Top PDF Desenvolvimento de um ambiente computacional baseado em cloud computing

Desenvolvimento de um ambiente computacional baseado em cloud computing

Desenvolvimento de um ambiente computacional baseado em cloud computing

A primeira vers˜ ao do Eucalyptus foi lan¸cada em maio de 2008, sob a licen¸ca GPL e permitia a cria¸c˜ ao e o gerenciamento de uma nuvem computacional, desenvolvida utilizando-se de Linux. Para isso, essa ferramenta utiliza-se exclusivamente de softwares de c´ odigo aberto. Inicialmente, esse continha algumas restri¸c˜ oes, como por exemplo, n˜ ao permitia a cria¸c˜ ao de modelos de ambiente, ou seja, esse disponibilizava somente um ambiente e n˜ ao permitia a sua altera¸c˜ ao. Al´ em disso, esse permitia somente a utiliza¸c˜ ao do Xen para o gerenciamento das m´ aquinas virtuais dos nodos. Uma vez que o Eucalyptus deveria ser capaz de interagir com a nuvem da AWS, o seu funcionamento tamb´ em ´ e similar ao da AWS. Essa similaridade permite que os usu´ arios que utilizam a AWS passem a utilizar o Eucalyptus sem maiores dificuldades. Atualmente, todas as melhorias que est˜ ao sendo feitas no Eucalyptus tem como objetivo implementar a maior parte das funcionalidades existentes na AWS. O Eucalyptus possui, ainda, diversas APIs que podem ser utilizadas para a integra¸c˜ ao de uma nuvem computacional com a AWS, permitindo, por exemplo, que m´ aquinas virtuais da AWS possam ser utilizadas como nodos de uma nuvem criada a partir do Eucalyptus.
Mostrar mais

77 Ler mais

Processo de desenvolvimento e difusão de cloud computing: estudo sobre as redes de colaboração no Brasil

Processo de desenvolvimento e difusão de cloud computing: estudo sobre as redes de colaboração no Brasil

As entrevistas serão divididas em dois momentos. No primeiro, serão respostas a um questionário enviado em versão digital (Google docs) e logo após será agendada a segunda parte que poderá ser realizada pessoalmente ou via Skype/telefone. Portanto, a primeira parte consiste em obter informações de 3 dimensões: informações gerais da empresa; estratégias de inovação empresarias e por fim, redes de colaboração – inovação aberta. A segunda parte proporcionará uma conversa com os gestores, podendo ser feitos breves comentários sobre as respostas obtidas no preenchimento do questionário online e é previsto também a resposta a duas perguntas abertas. Ainda nesta etapa serão coletadas as informações necessárias (perguntas diretas em forma de quadro) para a construção da Análise de Rede. A justificativa para escolha de se trabalhar com a ferramenta de Análise de Redes Sociais é pela visão abrangente que este método pode proporcionar para identificar as relações existentes entre as empresas que desenvolvem e oferecem os serviços de Cloud Computing. A ARS permitirá traçar um diagnóstico da propagação e o processo de desenvolvimento desta tecnologia no cenário escolhido para a análise, neste caso, o Brasil. Partindo do princípio que a ARS permitirá a observação do comportamento das estratégias empresariais presentes neste mercado, será possível ter explicações empíricas sobre a influência exercida pelas redes de colaboração no desenvolvimento de uma inovação disruptiva.
Mostrar mais

28 Ler mais

Sistema baseado em cloud computing para gestão de confinamento de gado de corte

Sistema baseado em cloud computing para gestão de confinamento de gado de corte

Este capítulo contextualiza o referencial teórico, baseado em uma das ferramentas e tecnologias aplicadas durante a implementação do sistema para gestão de confinamento de gado de corte. Essa ferramenta é o OpenShift Online, descrito pela Red Hat (2016, p.1) como “[...] uma solução de desenvolvimento, criação, implantação e hospedagem de aplicativos na nuvem”. Assim, o referencial teórico apresenta os principais conceitos, divisões e características dos serviços de computação em nuvem, com ênfase em DBaaS, entretanto, sem aprofundar em suas várias especificidades.
Mostrar mais

64 Ler mais

Adoção de sistemas cloud computing

Adoção de sistemas cloud computing

Os autores distinguem duas categorias de frameworks - a provisão de capacidades de armazenamento e a provisão de poder computacional (Weinhardt et al., 2009). Temos como exemplo a empresa Amazon que oferece serviços baseados na sua infraestrutura como um serviço computacional (Amazon, 2014). A vertente PaaS representa soluções de plataformas acima da nuvem de infraestrutura que oferece serviços de valor adicionado (plataforma como serviço) de uma perspetiva técnica e de negócios. Os autores distinguem plataformas de desenvolvimento e plataformas de negócio. As primeiras permitem que programadores desenvolvam aplicações fazendo upload do código para a Cloud, onde a aplicação está acessível através de meios baseados na web.
Mostrar mais

83 Ler mais

Simulação Distribuída em Cloud Computing.

Simulação Distribuída em Cloud Computing.

Mesmo apresentando problemas a serem resolvidos, ´ e poss´ıvel encontrar projetos que visam criar servi¸cos de simula¸c˜ ao em nuvem, ou seja, projetos que n˜ ao visam o estudo do caso ou executar apenas uma simula¸c˜ ao pr´ opria, mas disponibilizar um ambiente de simula¸c˜ ao como servi¸co ao usu´ ario, como o SimPaaS, encontrado em Simzentrum (2015), que visa o desenvolvimento de um servi¸co PaaS que permita que simula¸c˜ oes sejam imple- mentadas como SaaS. Esse projeto escolheu o sofware OpenStack para o gerenciamento de nuvem, n˜ ao sendo, portanto, desenvolvido em cima de uma nuvem p´ ublica e prop˜ oe, como medida para melhoria de eficiˆ encia, melhorias no escalonamento de VMs e migra¸c˜ ao de VMs durante a simula¸c˜ ao, al´ em de diminui¸c˜ ao das latˆ encias da rede e virtualiza¸c˜ ao e aumento da prioridade dos servi¸cos de nuvem no sistema operacional. Outro projeto ´ e apresentado por Mancini et al. (2012), que busca um sistema em que o servidor em nu- vem execute a simula¸c˜ ao, enquanto um aparelho m´ ovel com Android instalado, permita visualizar os dados e gerenciar a simula¸c˜ ao.
Mostrar mais

82 Ler mais

A adopção da Cloud Computing e sua utilização no Ensino Superior

A adopção da Cloud Computing e sua utilização no Ensino Superior

Após o desenvolvimento do questionário, e numa fase preliminar, foi realizada a avaliação qualitativa de todos os itens com o intuito de validar o conteúdo e a forma. Após essa validação realizou-se um teste piloto do questionário com o objectivo de validar a clareza das questões. O questionário foi dividido em duas secções, sendo a primeira referente às escalas de medição das variáveis, onde utilizaremos como referencia as escalas de Likert com 7 categorias de resposta, que vão do “discordo totalmente” a “concordo totalmente”. A segunda secção diz respeito aos dados sociodemográficos dos alunos, bem como alguma informação académica.
Mostrar mais

14 Ler mais

Controlo de infra-estruturas de Cloud Computing

Controlo de infra-estruturas de Cloud Computing

Desde o princípio que a empresa viu o seu negócio crescer e diversificar. Ao mesmo tempo que o seu sucesso crescia exponencialmente também as exigências em termos de recursos, datacenters e complexidade de sistemas aumentava. As equipas de desenvolvimento foram sentindo a necessidade de criar APIs e determinar interfaces para a gestão desta complexidade ao mesmo tempo que melhoravam processos de integração internos. É neste preciso momento que se dá a visão de que essas estruturas poderiam também ser úteis para quem quisesse desenvolver aplicações na Internet e usar a estrutura da Amazon para as suportar. Em termos de infra-estrutura a Amazon dispunha de um investimento em datacenters espalhados um pouco por todo o mundo, sobredimensionados, para responder a picos de utilização das suas soluções online, mas cujos recursos em 99% das vezes não eram utilizados. Estavam criadas as condições para que estes mesmos recursos pudessem ser rentabilizados diminuindo assim o peso do investimento realizado [Hyne06].
Mostrar mais

102 Ler mais

As transformações nos sistemas de informação preconizadas pelo cloud computing

As transformações nos sistemas de informação preconizadas pelo cloud computing

Fundada em 1989, a PHC é actualmente um dos principais players nacionais ao nível da oferta de soluções de gestão para PME’s, estando presente em Portugal, Espanha e no continente Africano. Em meados de 2010 a empresa disponibilizou a sua primeira solução SaaS, sendo a oferta vocacionada principalmente para micro-empresas 39 . A solução conta, entre outras, com funções ao nível da facturação, da gestão financeira, da gestão de encomendas e de inventário e CRM. Tendo em conta as características das soluções SaaS, questões como a usabilidade assumem bastante importância, assim, e com o intuito de que a versão acedida via browser proporcionasse o mesmo nível de experiência que a versão on-promise, a empresa optou desde logo pela utilização de uma solução RIA (Rich Internet Application). Em termos de arquitectura a solução permite ao cliente a escolha entre vários motores de base de dados de forma a que o cliente seleccione o que lhe for mais conveniente (tendo por exemplo em consideração necessidades de migração de dados). Em termos de desenvolvimento do Backend e da lógica de negócio, tal como nas versões on-premise, no FX foi utilizada a tecnologia .Net da Microsoft (existindo certamente muito reaproveitamento de código). Relativamente ao Frontend, e tendo em consideração os objectivos anteriormente referidos, a empresa optou pela adopção do Adobe Flex. Trata-se de uma ferramenta com um nível de maturidade e de fiabilidade bastante elevado que, adicionalmente comunica de forma muito aceitável com o .Net.
Mostrar mais

78 Ler mais

Implementação de um serviço de telemetria do OpenStack em um ambiente Cloud Computing

Implementação de um serviço de telemetria do OpenStack em um ambiente Cloud Computing

Fornecendo uma gama de op¸c˜oes e oportunidades para o desenvolvimento de aplica¸c˜oes baseadas em seus servi¸cos. Diante deste cen´ ario, surgiu a necessidade de desenvolver uma aplica¸c˜ao com o objetivo de realizar c´alculos e estimativas do uso de recursos fornecidos pela nuvem, por meio da implanta¸c˜ao e utiliza¸c˜ao do servi¸co de telemetria. Durante o desenvolvimento deste trabalho, e da aplica¸c˜ao resultante, foi feito a escolha do tema, realizado estudos bibliogr´aficos e t´ecnicos, a implementa¸c˜ao do sistema, coleta e an´ alise dos resultados. Conclui-se os resultados obtidos como positivos e satisfat´orios, j´a que os testes realizados demonstraram que a aplica¸c˜ao desenvolvida fornece controle e gerˆencia do uso de recursos na nuvem, provendo transparˆencia para todos os tipos de usu´ arios, sendo que este trabalho pode ser utilizado pela comunidade em geral, para estudos posteriores, levando em considera¸c˜ao nuvens computacionais e problemas de estudos similares.
Mostrar mais

74 Ler mais

Cloud Computing : implantação de um serviço de colaboração na nuvem

Cloud Computing : implantação de um serviço de colaboração na nuvem

1. Fazer muito dinheiro - embora 10 centavos por servidor/hora aparenta ser um valor baixo, a Tabela 1 resume as estimativas (HAMILTON, 2008), as quais deduzem que datacenters de larga escala (dezenas de milhares de computadores) podem adquirir Hardware, Banda de Rede e Rede de Energia a uma taxa de 1/5 a 1/7 em relação aos preços oferecidos a datacenters de tamanho médio (centenas ou milhares de computadores). Além disso, os custos fixos de desenvolvimento e implantação de Software podem ser amortizados através de um número maior de servidores. Dessa forma, uma empresa suficientemente grande pode alavancar essas economias de escala para oferecer um serviço bem abaixo dos custos que teria uma empresa de médio porte e ainda gerar um lucro ordenado.
Mostrar mais

66 Ler mais

MBA EM ARQUITETURAS DE REDES E CLOUD COMPUTING

MBA EM ARQUITETURAS DE REDES E CLOUD COMPUTING

seminários de melhores práticas de TI. Através de uma rede global de parceiros, oferece o mais completo portfólio de material educacional para o desenvolvimento de competências, materiais de exames, e-learning e cursos combinados para os domínios que incluem Cloud Computing, ITIL®, COBIT®, PRINCE2 e ISO/ IEC27000.

5 Ler mais

Sistema ciber-físico baseado na integração PNRD e iPNRD utilizando Cloud Computing

Sistema ciber-físico baseado na integração PNRD e iPNRD utilizando Cloud Computing

A computação em nuvem é a evolução natural da convergência de muitas tecnologias e conceitos. Ela descreve um ambiente de computação baseada na gigantesca rede de servidores, sendo estes, virtuais ou físicos (TAURION, 2009). De acordo com Mell, Grance et al. (2011), este modelo vai proporcionar acesso a uma rede onipresente, conveniente e sob demanda de diversos recursos computacionais configuráveis. Uma característica importante deste modelo é chamada On-Demand self-service, que significa self-service sob demanda, onde um servidor provém capacidades computacionais como armazenamento em rede ou poder de processamento e um consumidor qualquer pode solicitar de qualquer lugar e a qualquer momento.
Mostrar mais

73 Ler mais

Cloud computing: uma questão de segurança

Cloud computing: uma questão de segurança

A solução de Infraestrutura como Serviço, do Inglês Infrastructure as a Service (IaaS), fornece estruturas de servidores virtualizados, em cluster ou em grade, além de armazenamento e sistemas projetados para melhorar ou substituir um data center completo, eliminando a presença dos servidores na empresa do cliente. O acesso à banda larga é essencial, pois o acesso a este servidor terceirizado ocorre através da Internet. O cliente pode aumentar ou diminuir dinamicamente a sua estrutura computacional. Elastic Compute Cloud (EC2) e Simple Storage Service são serviços da empresa virtual americana Amazon.com que permitem utilizar servidores virtuais e armazenamento remoto, respectivamente. O pagamento dos serviços da Amazon.com é baseado no volume de utilização, onde o cliente paga somente pelo utilizado.
Mostrar mais

34 Ler mais

Cloud computing: Estudo do impacto nas organizações

Cloud computing: Estudo do impacto nas organizações

Servidores na Nuvem podem ser máquinas físicas ou máquinas virtuais. Nuvens avançadas geralmente incluem recursos de computação, tais como redes de armazenamento (SANs), firewall, equipamentos e outros dispositivos de segurança. Computação em Nuvem também descreve as aplicações que são estendidas para se poderem aceder através da Internet. Grandes data- centers e servidores de Web poderosos são usados para hospedar aplicações e serviços web. Qualquer pessoa com uma conexão de Internet pode aceder a uma aplicação presente na Nuvem. É um modelo de computação baseado numa rede de data-centers interconectados que se comunicam com estações. Diferente de modelos tradicionais como os servidores dedicados. Este paradigma em evolução é composto por uma série de servidores que representam um amplo dispositivo de armazenamento e processamento de dados, permitindo total elasticidade em todos os recursos fornecidos. A infra- estrutura computacional está localizada na rede, as aplicações e os dados dos computadores pessoais e portáteis são movidos para grandes centros de processamento de dados, mais conhecidos como data-centers.
Mostrar mais

138 Ler mais

A tributação da computação em nuvem (cloud computing)

A tributação da computação em nuvem (cloud computing)

Bem, podemos dizer que a Computação em Nuvem é um termo para descrever um ambiente de computação baseado em uma imensa rede de servidores, sejam estes virtuais ou físicos. Uma definição simples pode então ser "um conjunto de recursos como capacidade de processamento, armazenamento, conectividade, plataformas, aplicações e serviços disponibilizados na Internet". O resultado é que a nuvem pode ser vista como o estágio mais evoluído do conceito de virtualização, a virtualização do próprio data center.

53 Ler mais

Planejamento de infraestruturas de mobile cloud computing baseado em modelos estocásticos

Planejamento de infraestruturas de mobile cloud computing baseado em modelos estocásticos

Esta tese também propõe modelos analíticos para representar a conectividade do telefone móvel e da descarga da bateria em configurações distintas de cobertura de rede e protocolos de comunicação. Esta abordagem de modelagem proporciona meios para analisar o impacto dessas variáveis sobre a vida útil da bateria, ou seja, o tempo total de utilização de uma bateria se todos os ciclos de descarga estão esgotados, exigindo a substituição da bateria. A análise considerou uma arquitetura de computação móvel projetada para o monitoramento remoto de pacientes. Os protocolos WebSockets e XMPP produziram os maiores tempos de vida de bateria. O cenário com cobertura de rede fraca para ambas as tecnologias, locais e móveis, também demonstrou a melhor vida útil da bateria, apesar da péssima qualidade do serviço oferecida. A conectividade ruim economiza bateria porque somente poucos dados são transmitidos de forma eficaz, o que representa, portanto, um risco para em diversos cenários de aplicação, a exemplo de um paciente que está sendo monitorado em um ambiente de mHealth. Entre os cenários onde o serviço foi devidamente entregue, o melhor é quando há uma boa cobertura para a conexão de rede local e fraca cobertura para a conexão de rede de área ampla (ou seja, 3G ou 4G).
Mostrar mais

150 Ler mais

Cloud Computing para a Administração Pública Portuguesa

Cloud Computing para a Administração Pública Portuguesa

Das diversas definições encontradas na bibliografia, a que, na perspetiva do candidato, melhor define este conceito é a descrita na versão final do NIST 2 (MELLl, et al., 2011) onde é referido que ―Cloud computing is a model for enabling ubiquitous, convenient, on-demand network access to a shared pool of configurable computing resources (e.g., networks, servers, storage, applications, and services) that can be rapidly provisioned and released with minimal management effort or service provider interaction. This cloud model is composed of five essential characteristics, three service models, and four deployment models".
Mostrar mais

69 Ler mais

Sistema de avaliação de serviços de cloud computing

Sistema de avaliação de serviços de cloud computing

Alguns gestores percepcionam que o mercado de cloud computing pode constituir uma oportunidade de mudança estratégica para o seu negócio (Armbrust et al (2010), Das et al (2011), Marston et al (2011)), outros podem apenas aperceberem-se disso no seu dia a dia de negócios, por um concorrente ou de uma sugestão de um cliente, mas não têm ideia do que isso realmente significa ou que implicações podem ter, tanto positivas como negativas. No entanto, quando se toma a decisão de mudar para a computação em nuvem já se deve estar ciente dos impactos, riscos e benefícios que estas decisões podem ter na organização.
Mostrar mais

59 Ler mais

Architectures for cloud computing based information systems

Architectures for cloud computing based information systems

Due to budget constraints, all of the software used must be free (as in beer), therefore all the projects that require payment are automatically excluded. A search for projects that implement the required functionality showed that a great number of them started as grid management platforms and are now turning to cloud interfaces, leveraging previous knowledge on distributed computing platforms. Some are quite new, and do not yet gather community consensus as to their quality. The ones that stood the initial challenge are compared bellow. An initial look at the contenders shows that there are many interpretations of what are the most important features of an IaaS cloud. The contenders are Apache VCL, Nimbus, OpenNebula, Eucalyptus, Enomaly, OpenQRM and ConVirt. Of these, ConVirt was quickly dismissed as an option as at the time of deployment, the documentation states that it crashes intermittently. However, its feature list is quite large and this project may be worth revisiting at a later time.
Mostrar mais

87 Ler mais

Cloud Computing: A study of cloud architecture and its patterns

Cloud Computing: A study of cloud architecture and its patterns

modules, development communities, etc. For the sake of simplicity, the PaaS IDM could adopt a Role- Based Access Control (RBAC) system to handle each of this and its user space. An RBAC system for source control will allot minimum set of privileges to the developer accounts and essential services, depending on the interdependency of the applications hosted on the platform. For test communities, IDM manages tester accounts, privileges, autorun test suites and knowledge collaboration portals of the tester communities required for hosting a test bed. In case of development communities, IDM manages the collaboration of developer communities, access and privilege of each group of developer, the bug tracker system, etc. The cloud could also expect IDM to handle the database challenges, by controlling the access and synchronization with the in premise segments. In addition to all these, IDM handles the SaaS based challenges of federated user space.
Mostrar mais

6 Ler mais

Show all 10000 documents...