Top PDF Desgaste em ferramentas de máquinas agrícolas: revisão bibliográfica

Desgaste em ferramentas de máquinas agrícolas: revisão bibliográfica

Desgaste em ferramentas de máquinas agrícolas: revisão bibliográfica

Com o advento das máquinas a vapor, proveniente da Revolução industrial do século XIX, a mão de obra humana passou a ser substituída também na agricultura, contudo a produtividade biológica das lavouras era um fator limitante (GOODMAN e REDCLIFT, 1991). Estudos foram realizados com o intuito de mudar este panorama e baseado nas comprovações empíricas de Justus Von Liebig, passou-se a utilizar fertilizantes sintéticos na Europa (VEIGA, 1994). Neste mesmo período, eram observadas muitas perdas decorrentes de pestes e fungos, o que estimulou a realização de pesquisas focadas no desenvolvimento de agrotóxicos, sobretudo nos Estados Unidos, para erradicar ou atenuar tais perdas (STETTER, 1993). Outro grande avanço no ramo foram as sementes geneticamente modificadas, criadas no início do século XX; esta tecnologia fez com que a produtividade média dos cereais dobrasse em um período de 30 anos (PRETTY, 1995).
Mostrar mais

50 Ler mais

Origens, evolução e tendências da indústria de máquinas agrícolas.

Origens, evolução e tendências da indústria de máquinas agrícolas.

Resumo: O presente trabalho contribui com o estudo da gênese e da evolução histórica da indústria de máquinas e implementos agrícolas, destacando o papel de algumas empresas e como suas estratégias moldaram a estrutura produtiva e de mercado atuais, um “oligopólio diferenciado-concentrado mundial”. Do ponto de vista metodológico, este é um texto qualitativo-quantitativo, exploratório e descritivo. A pesquisa bibliográfica mostrou que existiam poucos trabalhos sobre a evolução da estrutura de mercado e das empresas atuantes neste segmento, o que gerou a necessidade de um levantamento exploratório de dados e uma ampla revisão de literatura. O texto mostra a importância do progresso técnico e dos ganhos de escala no processo competitivo deste setor. O trabalho conclui que o setor tem as características de um oligopólio diferenciado-concentrado, sendo a inovação e a diferenciação de produtos através da fidelização dos clientes à marca de dois importantes instrumentos competitivos, assim como as economias de escala e escopo. Outra característica fundamental é o caráter global desta concorrência, com poucas empresas com atuação mundial e muitas com atuação regional ou local.
Mostrar mais

26 Ler mais

Tecnologia embarcada em máquinas agrícolas

Tecnologia embarcada em máquinas agrícolas

A eletrônica embarcada já é uma realidade nos maquinários agrícolas, com essa tecnologia é possível obter produtividades cada vez maiores e fazer uma melhor gestão dos insumos utilizados na agricultura, principalmente através da Agricultura de precisão. Esta revisão bibliográfica tem por objetivo descrever conceitos que fazem parte da Agricultura 4.0 e como são aplicados para que funcionem de forma correta no campo, possibilitando que o leitor possa se atualizar de assuntos que são de fundamental importância para o desenvolvimento tecnológico dos produtores rurais. Buscar entendimento sobre o que a agricultura mundial tem feito para que exista uma padronização entre os equipamentos eletrônicos dos maquinários agrícolas, retifica a importância do tema, então, uma breve explicação sobre a ISO 11783 foi completamente cabível. O fato é que o Brasil é uma grande potência agronômica mundial, contudo se aplicado mais investimentos em tecnologia e capacitação profissional, o cenário pode ser ainda mais promissor.
Mostrar mais

26 Ler mais

ESQUIZOFRENIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

ESQUIZOFRENIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A esquizofrenia é uma enfermidade complexa, caracterizada por distorções do pensamento, da percepção de si e da realidade externa. É uma síndrome de longa duração e de inicio precoce, associada a uma série de sintomas e sinais como alucinações, apatia, isolamento social e até suicídio, atingindo cerca de 1% da população mundial. O objetivo do estudo foi aprimorar os conhecimentos sobre a doença no intuito de proporcionar mais informações e contribuir para novos estudos. Trata-se de uma revisão bibliográfica sistematizada, de publicações realizadas nos últimos 18 anos. Encontraram-se 26 referências que preencheram os critérios previamente determinados pelo estudo. Concluiu-se que a esquizofrenia é a doença na área da psiquiatria que mais desperta atenção e interesse e conhecê-la é de essencial relevância para proporcionar melhor qualidade de vida ao paciente.
Mostrar mais

8 Ler mais

uma revisão bibliográfica :: Brapci ::

uma revisão bibliográfica :: Brapci ::

A dor é definida pela Associação Internacional para o Estudo da Dor como sendo “uma experiência emocional e sensorial desagradável associada a uma lesão tecidual real ou potencial ou descrita em termos de tal lesão”. O aspecto sensorial da dor está associado ao processo de transmissão do impulso doloroso o qual é denominado de nocicepção. Já o aspecto emocional, por sua vez, está relacionado com as respostas comportamentais à dor. De acordo com a duração, a dor pode ser classificada em aguda ou crônica. É através da dor que se pode perceber um sinal de alerta para um perigo iminente, estando assim relacionada com a proteção do organismo, exibindo os limites que não podem ser transgredidos. Além de induzir anormalidades físicas, a dor pode alterar o equilíbrio psicológico do indivíduo. O objetivo deste trabalho é mostrar uma revisão bibliográfica sobre a psicofisiologia da dor, visando esclarecer as suas vias de ação e sua relação com alterações comportamentais. O tratamento da dor é feito baseando-se na sua etiologia e fisiopatologia e suas repercussões com o uso de fármacos analgésicos e adjuvantes. Além disso, medidas não farmacológicas, como recursos de medicina física e de reabilitação, somados aos procedimentos psicoterápicos, devem ser incluídas no tratamento.
Mostrar mais

10 Ler mais

Nomofobia: uma revisão bibliográfica

Nomofobia: uma revisão bibliográfica

Com a chegada das novas tecnologias e com a interatividade presente na vida diária das pessoas, os computadores, os telefones celulares e a internet tornaram-se instrumentos de amplo uso, desencadeando um dos maiores fenômenos mundiais do século XXI. Neste estudo, realizou-se uma revisão bibliográfica da literatura sobre nomofobia, tendo como base sites como Scielo, Bvsms, Lilacs, entre outros; utilizou-se como parâmetro os termos: telefones celulares, computadores, internet, transtornos de ansiedade e nomofobia. A inexistência de produções científicas com esses ter- mos na língua portuguesa em sites específicos e a partir da constatação de publicação de obra brasileira na língua inglesa, tomou-se esta como literatura original e partiu-se para a pesquisa de artigos complementares citados nela em bases de dados internacionais por meio do Portal Periódico CAPES. A busca eletrônica foi feita de fevereiro a abril de 2016. Estudos pioneiros realizados no Brasil apontam que as novas tecnologias produzem impactos e mudanças no compor- tamento, nas emoções, na vida social e pessoal e, ainda, na vida profissional dos usuários. São imprescindíveis novas pesquisas para determinar se a nomofobia pode ser compreendida como uma das mais novas classificações psiquiátricas do século XXI ou se consiste somente em substratos de outros transtornos.
Mostrar mais

8 Ler mais

Polihidrâmnios : uma revisão bibliográfica

Polihidrâmnios : uma revisão bibliográfica

O aumento patológico do volume de LA pode ser causado por diminuição da absorção, tipicamente devida a desregulação da deglutição fetal por malformações fetais gastrointest[r]

39 Ler mais

Os fitonutrimentos : revisão bibliográfica

Os fitonutrimentos : revisão bibliográfica

Alguns autores fazem a classificação de acordo com a actividade biológica que desempenham no organismo, como por exemplo, os fitoestrogéneos (englobam as isoflavonas, lenhinas e coume[r]

65 Ler mais

Modelo de referência para o processo de desenvolvimento de máquinas agrícolas

Modelo de referência para o processo de desenvolvimento de máquinas agrícolas

Da 1ª avaliação das máquinas agrícolas disponíveis no mercado resultam fatores que incluem os fatores-chaves para o sucesso, as potencialidades, as vantagens competitivas, as vulnerabilidades, as desvantagens competitivas, as ameaças, entre outros. Da análise das normas necessárias à homologação da máquina agrícola para os mercados pretendidos resultam fatores ligados à segurança, proteção do operador, defesa do consumidor, etc. Dos ensaios a serem submetidos os protótipos e produtos do lote piloto, resultam fatores ligados ao desempenho funcional da máquina, à confiabilidade e mantenabilidade. Das características requeridas da máquina agrícola resultam fatores relacionados aos conhecimentos específicos necessários ao projeto, tais como, eletrônica, sistemas hidráulicos, etc. Outros fatores de influência no projeto da máquina agrícola se relacionam diretamente à operação agrícola a ser executada, e envolvem portanto, parâmetros agronômicos e mecânicos. Para levantar estas informações fazem-se uso de dados de ensaios de laboratório, de testes de campo, de simulações, de levantamentos durante estudos de casos e avaliações de campo, bem como, dos registros realizados na operação e/ou na manutenção de equipamentos similares.
Mostrar mais

321 Ler mais

Controle ativo de vibrações em máquinas-ferramentas

Controle ativo de vibrações em máquinas-ferramentas

Os resultados da identificação, modelagem e projeto de controladores são vali- dados em processo através da adição de amortecimento aos modos de vibração e consequente diminuição do temp[r]

179 Ler mais

Utilização de coordenadas georreferenciadas aplicada à máquinas agrícolas

Utilização de coordenadas georreferenciadas aplicada à máquinas agrícolas

comunicando-se de forma serial ass´ıncrona com o m´odulo receptor u-blox MAX-7, para a obtenc¸˜ao de dados via sat´elite das coordenadas geogr´aficas referentes ao deslocamento de uma m´[r]

46 Ler mais

Própolis: revisão bibliográfica

Própolis: revisão bibliográfica

Particularmente a própolis, sob a forma de extratos hidroetanólicos, vem se destacando tanto pelas suas propriedades terapêuticas, tais como atividade antimicrobiana, antiinfl[r]

43 Ler mais

Mesoterapia: uma revisão bibliográfica.

Mesoterapia: uma revisão bibliográfica.

Resumo: A intradermoterapia é um procedimento médico introduzido por Pistor, em 1958, e consiste na aplicação, diretamente na região a ser tratada, de injeções intradérmicas de substâncias farmacológicas muito diluídas. Esse método é capaz de estimular o tecido que recebe os medicamentos tanto pela ação da punctura quanto pela ação dos fármacos, e apregoa-se que sua vantagem é evitar o uso de medicação sistê- mica. Há relatos da utilização da intradermoterapia para tratamento de doenças dolorosas, dermatoses e condições consideradas inestéticas. Atualmente, clínicas médicas oferecem esse tratamento, utilizando, porém, o nome mais popular para essa prática, mesoterapia. Há escassa informação científica sobre o tema publicada em periódicos indexados no MedLine e poucos estudos com metodologia mais rigorosa sobre a eficácia e o mecanismo de ação da via intradérmica. A maioria das publicações indexadas sobre esse tema versa sobre as complicações dessa técnica. As dermatoses inestéticas têm se tornado queixas frequentes nos consultórios dermatológicos, sendo necessário um embasamento científico para lidar com tais pacientes, os quais, muitas vezes, estão em busca das novidades mostradas através da mídia. Assim, há necessidade de estudos cientificamente bem conduzidos sobre essa técnica. Estes estudos deverão oferecer aos médicos elementos para esclarecer os pacientes sobre quais benefícios esperar e quais os riscos de tal abordagem. Desse modo, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o assunto e constatou-se a necessidade de novos estudos com metodologia adequada para a confirmação dos benefícios da intradermoterapia como ferra- menta útil no tratamento dermatológico.
Mostrar mais

6 Ler mais

Metodologia de desenvolvimento baseado em modelos e sua aplicação em máquinas agrícolas

Metodologia de desenvolvimento baseado em modelos e sua aplicação em máquinas agrícolas

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a aplicação da metodologia baseado em modelos (MBD – model-based design) para o desenvolvimento de dispositivos eletrônicos de controle e automação para máquinas agrícolas. Baseado nos conceitos de MBD, foi proposto o desenvolvimento de uma central eletrônica embarcada para controle de funções específicas de uma plantadeira. Baseado na definição de requisitos, utilizou-se um conjunto dos principais sensores e atuadores para o desenvolvimento do modelo. Utilizou-se ferramentas como Matlab/Simulink ® para o modelamento em fluxo de estados e geração de código automático o qual foi validado em software através da etapa MIL (Model-in-the-Loop). Posteriormente, realizou-se a geração automática de código através da etapa SIL (Software- in-the Loop), validando-se o firmware gerado em software; e, através da etapa PIL (Processor-in-the Loop), validou-se experimentalmente o código gerado gravando-o no microcontrolador e utilizando materiais de apoio para simulação experimentalmente dos sensores e atuadores. Posteriormente, uma vez validadas as partes do projeto e, como forma de avaliação do sistema em uma situação próxima da realidade de um plantio, desenvolveu-se uma aplicação para avaliar com dispensa controlada de sementes, inclusive avaliando uma possível obstrução de um dos orifícios do disco de dispensa. Como resultado, esta aplicação teve por objetivo propor uma ferramenta para avaliar a distância média do plantio entre sementes, velocidade média do plantio e gerar informações estatísticas a respeito da precisão da dispensa de sementes. Por fim, os resultados de validação e experimentais são apresentados, os quais permitiram concluir que a metodologia baseada em modelos pode ser aplicada também em sistemas agrícolas resultando no rápido desenvolvimento de dispositivos de eletrônica embarcada e permitindo os processos de teste e validação durante o seu desenvolvimento.
Mostrar mais

97 Ler mais

PERFIL DA FROTA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS ( PROJETO PILOTO NO CERRADO)

PERFIL DA FROTA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS ( PROJETO PILOTO NO CERRADO)

Temos certeza de que as informações contidas nos 81 quadros e dentro dos 13 capítulos, serão de grande valia para os órgãos do Governo Federal em sua elaboração de estratégias para a mecanização da agricultura, como também de táticas setoriais. Segmentos importantes como tributação das máquinas, perfil menos perverso para os financiamentos, introdução de novas tecnologias, assim como a inversão do atual sucateamento da frota nacional deverão ser itens a ser considerados pelos órgãos financeiros, operacionais e técnicos do Governo Federal

92 Ler mais

Determinação de fluxo de materiais por meio do gerenciamento de máquinas agrícolas

Determinação de fluxo de materiais por meio do gerenciamento de máquinas agrícolas

RESUMO: A abordagem da incorporação material em sistemas agrícolas é importante, pois determina a convergência de insumos (indiretamente, de recursos naturais) no campo. Além disso, os fluxos de materiais são a base para quaisquer análises ambientais (análises de energia, síntese de emergia, ciclo de vida e inventários de carbono) e econômicas. Uma vez que diferentes materiais não podem compor um único índice, geralmente esses fluxos não são mostrados. Isso dificulta comparações entre análises. Outro aspecto que contribui para isso é a definição dos limites dos sistemas estudados. Se eles diferirem os resultados serão diferentes, disfarçando as distinções reais entre eles. O presente estudo visa sugerir um arranjo de modelos existentes para a determinação dos fluxos de energia e materiais em sistemas agrícolas. Os seguintes passos foram considerados: i) a adoção de uma linguagem de diagramação para representar o sistema analisado; ii) a determinação do fluxo de materiais dos insumos diretamente aplicados; iii) a determinação do fluxo de materiais dos insumos indiretamente aplicados, que envolve a capacidade de campo operacional dos sistemas mecanizados, o consumo de combustível, a depreciação de maquinário e a mão-de-obra. Dados de consumo de combustível foram comparados com os modelos apresentados. O melhor modelo aplicado foi o fixado em função da potência do motor (0,163 L kW –1
Mostrar mais

9 Ler mais

Mecanização Agrícola - Análise dos aspectos de operacionalidade de máquinas agrícolas

Mecanização Agrícola - Análise dos aspectos de operacionalidade de máquinas agrícolas

Os solos agrícolas mobilizados cedem por baixo dos pneus. O sulco resultante não só é responsável pelo aumento do coeficiente de atrito e, portanto por todo o desperdício energético que lhe está associado; é sobretudo no plano agronómico que se causam os maiores danos, uma vez que a compactação do solo inibe o crescimento correcto das plantas.

53 Ler mais

Show all 10000 documents...