Top PDF Design de superfície: o bordado manual como interferência têxtil

Design de superfície: o bordado manual como interferência têxtil

Design de superfície: o bordado manual como interferência têxtil

Segundo Queiroz (2011), o bordado é um método que não deve ficar no passado, como um artigo de luxo dos antepassados da moda. A arte de bordar deve estar presente na contemporaneidade, sair do senso comum de que é algo rústico ao seu tempo, e ser cada vez mais apreciada. O processo de bordar ainda se faz presente em muitos meios, podendo ser encontrado nos ateliês, ou andando pelas ruas, onde, singelamente, pode-se deparar com uma placa, na fachada da casa, indicando a prestação do serviço de costura e bordado, que, sem dúvida, são realidades pouco expressivas da utilização do bordado, mas, nem por isso, pode-se desconsiderá-lo como uma técnica a ser utilizada em grandes coleções, como ideia inspiradora, pois, como bem explica Queiroz, o bordado tem o poder de encantamento:
Mostrar mais

105 Ler mais

Técnicas criativas para a criação de design têxtil e de superfície

Técnicas criativas para a criação de design têxtil e de superfície

Esta dissertação apresenta uma pesquisa sobre o exploratório-experimental, que tem por finalidade apresentar técnicas criativas para o desenvolvimento de padronagens aplicadas ao design de superfície têxtil. Pretende-se com este estudo contribuir para o desenvolvimento do processo criativo do aluno na criação de padronagens têxteis. Este estudo tem um enquadramento téorico para o desenvolvimento da pesquisa experimental, apresenta o conceito de design de superfície, e o seu surgimento no meio académico no Brasil. Apresenta ainda os antecedentes históricos e a interdisciplinariedade nos meios criativos, bem como os princípios básicos e específicos do design de superfície e as ferramentas computacionais para o desenvolvimento de padrões. Demonstra que a criatividade pode ser desenvolvida, e apresenta as fases deste processo criativo e relata os resulados obtidos da pesquisa experimental sobre as técnicas criativas. Descreve a metodologia e técnicas criativas do Design Thinking para o desenvolvimento de padrogagem têxtil. Enuncia a passo e passo o desenvolvimento da experimentação em artigos de malha como uso da técnica criativa Tangram. Por fim, faz o desenvolvimento de uma mini coleção com estampas fotográficas submetidas a manipulações, quer digital, quer manual, recorrendo a técnicas criativas.
Mostrar mais

111 Ler mais

Design de superfície têxtil: um estudo sobre o conhecimento geométrico presente nos Freedom Quilts

Design de superfície têxtil: um estudo sobre o conhecimento geométrico presente nos Freedom Quilts

Os métodos selecionados são a pesquisa bibliográfica e exploratória, realizadas em duas etapas. Na primeira etapa foram estudadas as bases teóricas de forma a adquirir recursos para análise e discussão, investigando-se: o design de superfície têxtil; os quilts africanos e afro-descendentes em seu contexto histórico e cultural e os conceitos geométricos presentes nas composições. Na segunda etapa, foi realizada a análise iconográfica de blocos de quilt de origem africana e afrodescendente, para verificar as ocorrências de transformações geométricas presentes nos blocos e em suas aplicações em peças artesanais. A análise dos blocos e de suas composições foi realizada com base na metodologia utilizada por Menezes (2005) que averiguou a ocorrência de transformações geométricas em panos africanos nas técnicas de estamparia, tecelagem, tingimento e bordado para, posteriormente, discutir o legado desta cultura quanto a técnicas e tecnologias de produção aplicáveis ao design. Esta metodologia pautou-se em Gerdes (1992, p. 99 apud MENEZES, 2005) na qual o autor propõe que os povos que possuem tradição oral e não escrita, podem ter seus pensamentos geométricos estudados por meio de suas obras, ou seja, os objetos por eles produzidos.
Mostrar mais

25 Ler mais

Transformação do nãotecido: uma  abordagem do design têxtil em produtos de moda

Transformação do nãotecido: uma abordagem do design têxtil em produtos de moda

Nãotecido Fitesa S.A, REG 725: 100%Polipropileno. Nãotecido desenvolvido com filamentos contínuos com processo exclusivo Fitesa, não revelado pela empresa, que lhe confere elasticidade no sentido horizontal, maleabilidade, leveza, respirabilidade e toque macio. Apresenta desenho pontilhado de relevo em sua superfície (gofragem) caracterizando-se por ser material compactado e sem fibras ou filamentos soltos na superfície. Sob pressão manual, amassa. Para tirar vincos, pode ser passado à ferro com temperatura branda de até 130°C. Por não ser produzido a partir de trama, e possuir filamentos contínuos não desfia e pode ser cortado em todas as direções. Não absorve água, não encolhe e a secagem é extremamente rápida, pois as fibras são hidrófobas, ficando a água retida entre os filamentos, o que facilita a sua secagem. É hipoalergênico (não provoca alergias), permeável ao ar, hidrofílico (permite a passagem de líquidos corporais) e não forma pilling. Permite beneficiamentos como termosoldagem, estampagem em silkscreen ou rotativa adesivação (resinagem), impregnação com produtos químicos, bordados e vazados.
Mostrar mais

200 Ler mais

INOVAÇÃO, DESIGN E ESTRATÉGIA MANUAL DO CURSO

INOVAÇÃO, DESIGN E ESTRATÉGIA MANUAL DO CURSO

 Construir a experiência do usuário em um projeto de design digital, por meio da criação de personas, definição de cenários para priorização de requisitos, construção de protótipos de baixa-média fidelidade e aplicação dos padrões e princípios de design para definição da estrutura de interface e interações.

13 Ler mais

Design de Superfície na Indústria Brasileira de Móveis Planejados

Design de Superfície na Indústria Brasileira de Móveis Planejados

The customized furniture industry plays a leading role in the Brazilian furniture industry, by implementing technological and formal innovations, and establishing new ways of seeing and thinking about products in the others segments of the furniture sector.The present study aims to investigate the decorative papers for the coating of manufactured boards used in the country. Starting from bibliographical research, documentary research, and field research, in addition to the ex post facto research about the experience of the practitioners. It exposes the sequence of procedures adopted in the development of the wood decors, in agreement with the academic bases of the surface design. It introduces the installed printing technologies, according to the respective raw materials. The understanding of these procedures and resources allows the improvement of the design methodologies and opens new possibilities, aiming at the evolution and expansion of this field of academic and professional performance.
Mostrar mais

24 Ler mais

O design gráfico e a indústria têxtil num contexto contemporâneo de proximidade

O design gráfico e a indústria têxtil num contexto contemporâneo de proximidade

A indústria da moda é um dos sectores mais influentes da nossa sociedade, não apenas em termos de poder financeiro, mas também na forma como molda tendências e se afirma enquanto cultura. A presente investigação procura perceber as possibi- lidades e desafios que o designer gráfico enfrenta com a evolução da tecnologia no campo dos têxteis, e se se verifica um regime de comunicação mútuo. O designer gráfico acrescenta novas e diferentes características ao trabalho com tecido, mas a impressão do tecido incorpora preocupações que refletem na escala do ser humano. A diferença reside principalmente em questões de tipologia, sendo que habitualmente o designer gráfico trabalha o papel, mas pode também trabalhar o tecido. Presente- mente existe um interesse crescente pela impressão digital têxtil, sobretudo pela sua versatilidade e desempenho nas possibilidades que oferece ao abrir portas, tanto para os intervenientes historicamente afastados destas operações, assim como para aqueles que não intervinham no mundo da impressão têxtil, devido à tecnologia surgir como inacessível técnica e economicamente. A tecnologia evolui no sentido do print-on- demand e ano após ano os avanços são crescentes e sistematicamente adotados pelos criadores de moda, escancarando-se também a oportunidade para o designer gráfico de ser cada vez mais interveniente.
Mostrar mais

160 Ler mais

Bordazul: bordado e cuidado

Bordazul: bordado e cuidado

Na década de 1940, no auge dos tratamentos com eletrochoque e lobotomia, Nise da Silveira inaugurou 17 ateliês de expressão por meio dos mais variados recursos, como tecido, desenho, pintura, argila, além de música, teatro e literatura, em um hospital psiquiátrico, transformando o setor denominado, à época, Terapêutica Ocupacional. Ressalta-se que o primeiro ateliê do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, foi de bordado (SILVEIRA, 1981). Desde essa experiência de iniciação científica, a relação entre arte e saúde é minha motivação para pesquisar. Já estava próxima a conclusão da graduação em Psicologia, em 2014, quando conheci o projeto “Conversando sobre saúde”, organizado pelo Sesc, e os bordados produzidos por um grupo demulheres que eram nomeadas “bordadeiras do litoral norte”, sob a orientação de Lúcia Galvão e Gianinna Bernardes. Foi um encontro decisivo.Tomei ainiciativadeconvidá-lasparaexpornaGaleriaSesc.
Mostrar mais

167 Ler mais

Design de superfície: por uma visão projetual geométrica e tridimensional

Design de superfície: por uma visão projetual geométrica e tridimensional

In: Congresso Internacional de Engenharia Gráfica nas Artes e no Desenho, 4., Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico, 13., 2005, São Paulo. AVOLIO, Jelssa Ciardi; [r]

216 Ler mais

Artesanato têxtil e design: um estudo sobre alterações na forma do objeto artesanal têxtil brasileiro

Artesanato têxtil e design: um estudo sobre alterações na forma do objeto artesanal têxtil brasileiro

tece questionamentos sobre o bem cultural e o papel do designer na sociedade. No título “Tempos de grossura: o design no impasse” (1994), a arquiteta Lina Bo Bardi aborda a produção popular de objetos brasileiros e instiga designers a repensarem sua atuação diante da realidade da produção material no Brasil. Magalhães e Bardi seguem as proposições de Mário de Andrade de atuar a partir da pesquisa da cultura popular brasileira e da compreensão do que há de novo no campo das artes. Segundo Lopez (1984, p. 18), Mário de Andrade “reconhece a dignidade da criação popular, absorve temas e estruturas, integrando-os no próprio trabalho de poeta e ficcionista erudito”. Ainda como referencial teórico, analisou-se a obra “Design+Artesanato: um caminho brasileiro” (2011), da jornalista Adélia Borges, que trata da atual e crescente parceria entre designers e artesãos em projetos que visam à revitalização do objeto artesanal brasileiro.
Mostrar mais

142 Ler mais

Design de Superfície e Design de Moda: Estudo e Experimentação para a Criação de Padronagens

Design de Superfície e Design de Moda: Estudo e Experimentação para a Criação de Padronagens

Estudando a Gestalt observa-se que as leis da teoria assim como os estudos que tratam da comunicação visual podem ajudar a direcionar o foco de atenção e a organização de conteúdos visuais de uma forma eficaz. Podem ser consideradas ferramentas teóricas essenciais também para o design de superfícies têxteis auxiliando na compreensão do comportamento da percepção humana sobre a estampa, no entendimento da relação que cada elemento do padrão cria dentro do rapport e que mais tarde criará na peça do vestuário (SILVA, MENEZES, NEVES, 2014).
Mostrar mais

24 Ler mais

Pontos e Contos – Sociabilidade, Aprendizagem e Autoestima. A participação de idosas na oficina de bordado manual do IF Muriaé

Pontos e Contos – Sociabilidade, Aprendizagem e Autoestima. A participação de idosas na oficina de bordado manual do IF Muriaé

Por fim, os resultados relatados pelas idosas afirmam que o desenvolvimento e a participação na oficina de bordado têm oferecido a oportunidade, em grande parte, de descontração, mantendo a autonomia e independência, além de propiciar a interação social. Em consequência, é geradora afetos que impactam positivamente a autoestima das mesmas, pois “quanto maior for a nossa autoestima, mais bem equipados estaremos para lidar com as adversidades da vida [...]” (BRANDEN, 1997, p. 11).

9 Ler mais

Imagens híbridas e design: um estudo inicial sobre a relação do design de superfície com o design gráfico

Imagens híbridas e design: um estudo inicial sobre a relação do design de superfície com o design gráfico

Em Things I have learned in my life so far, o leitor tem que decifrar cada palavra, as frases são compostas a partir de combinações incomuns e metáforas não-óbvias. Os trabalhos do designer retratam a pluralidade do design pós-moderno e servem como estímulo aos espectadores, a comunicação não tem um fim em si mesma, ela continua pois é interativa, criativa, e suscita sensações, experimentações e memórias. Após todo o conteúdo exposto neste trabalho, pode-se considerar que Stefan Sagmeister é um designer gráfico que se destaca no mundo do design graças a sua visão ampla de projeto, sua inquietação e busca constante por novos meios de representações, e seu desejo de aumentar a participação do receptor. Ao se preocupar com as características físicas, táteis, sensoriais, aspectos visuais, sonoros e toda a linguagem que pode aproximar o receptor a participar intencionalmente da interpretação e transmissão da mensagem, Sagmeister pode contribuir para valorizar e enriquecer o estudo, a produção e a hibridação do design, principalmente, o design de superfície.
Mostrar mais

139 Ler mais

O design thinking como enfatizador da gestão de design em nível estratégico de uma empresa têxtil: o caso Marisol

O design thinking como enfatizador da gestão de design em nível estratégico de uma empresa têxtil: o caso Marisol

This research is problematic presence of strategic level management design in a textile industry. Therefore, we sought to understand the levels of management and design, through a case study, systematize how design thinking can help to emphasize the strategic level study in the target organization. As the study object, it is in the textile industry of Santa Catarina, Marisol belonging to the garment segment. To form the basis of the theoretical literature search was conducted to where they were taken as reference books, articles and periodicals in the field of design, design management, innovation and design thinking. To achieve the objectives of stage practice, composed of the case study, we used interviews, observations and triangulation of data. The results achieved by the survey show that design plays an important role within organizations, promoting competitiveness and market differentiation of these proposals through innovative products and services. To fulfill this role effectively and efficiently, the design must be closely linked to management of organizations to which part. This process, called design management occurs at three levels, each with subtle differences, and the strategic level is the recommended approach for the design of strategies. It is clear also that the approach called design thinking can be of great service to organizations and the more the approach is used to innovate and solve problems, the clearer it is the role that the design meets the organizations and hence the ratio is greater than the design is replaced with the strategies and objectives of same.
Mostrar mais

110 Ler mais

A LEITURA-FIO: RECONTO DO BORDADO

A LEITURA-FIO: RECONTO DO BORDADO

Assim, nesse contexto em que tudo parece surgir em caráter de emergência, o trabalho artesanal tem seu espaço reduzido. As narrativas orais já não fazem parte do cotidiano das pessoas como há algum tempo atrás, porque o contar e o ouvir necessitam de um ambiente sereno, no qual a pressa não permite pouso. Antes, as pessoas aproveitavam-se de determinadas situações, como a falta de energia elétrica, para criar um ambiente propício à narração de histórias e, nesse ritmo, as narrativas expandiam-se pelas eras “de boca em boca”. O espaço de contação, por natureza dialógico, vem cedendo o seu lugar a imagens poderosas e ao mesmo tempo fugazes da comunicação eletrônica, a imagens monológicas. Essas, trajadas de uma falsa interatividade, são rapidamente consumidas e esquecidas. Mesmo quando se tem um grupo que interage entre si para, por exemplo, navegar pelos sites da Internet, a relação do grupo se configura com o imperativo dos olhares voltados para a tela, e não dos entreolhares. O homem de hoje, como afirmou Paul Valèry (Apud BENJAMIN, op. cit., p. 206), “não cultiva o que não pode ser abreviado”. Rendas, bordados, narrativas orais demandam tempo, arte e um saber caracterizado não pela tecnologia, mas por uma sapiência que é produto da experiência, da memória e da herança cultural. Saber e sabor, conforme sugere Roland Barthes (1988), são traços definidores da sapiência. Um bordado, assim como uma narrativa oral, é produto de um saber saboreado e experimentado. Os fios que entrelaçam as formas e cores do bordado, como os fios discursivos de uma narrativa contada, têm a sua consistência derivada da memória, do saber herdado. A velha bordadeira do reconto, quando se encanta com a paisagem do bordado do mercado, passa a dividir o seu tempo em duas principais tarefas: os bordados habituais para a venda e o bordado dos seus sonhos – o encantado –, e esse traz em sua essência a conjunção entre saber e sabor e entre memória e experiência.
Mostrar mais

12 Ler mais

Uma Contribuição do Design Emocional para o Design de Superfície: um estudo de caso da ciclovia Van Gogh-Roosegaarde

Uma Contribuição do Design Emocional para o Design de Superfície: um estudo de caso da ciclovia Van Gogh-Roosegaarde

O nível visceral é atendido por meio do impacto alcançado pelo design de superfície, o qual, com suas luzes, cores e composição dinâmica, é atrativo para os passantes à medida que surpreende pela estética e apresenta uma solução interativa incomum em espaços urbanos. A opção por materiais fosforescentes, por sua vez, tornou possível a utilização da ciclovia durante a noite, atuando no nível comportamental, o qual se relaciona ao uso, pois possibilita ao usuário uma nova forma de experienciar o espaço público, podendo, ainda, incentivar a criação de novos hábitos. Por meio de uma solução lúdica, conferiu-se maior segurança ao usuário, dispensando o uso de iluminação pública ao longo da intervenção.
Mostrar mais

13 Ler mais

Design de superfície: estampas fotográficas inspiradas em Clarice Lispector

Design de superfície: estampas fotográficas inspiradas em Clarice Lispector

Em se tratando da impressão têxtil, existem algumas possibilidades a serem consideradas pelo designer de moda, que deve fazer sua escolha a partir de algumas questões, como o tecido em que será impressa a estampa, a quantidade, o número de cores, o tipo de estampa (corrida ou localizada), entre outros. Segundo André Villas-Boas, em seu livro Produção Gráfica para Designers (2010, p.57), “uma das maneiras mais eficazes de se classificar os processos de impressão é a partir da forma e do tipo de funcionamento da matriz que cada um desses processos utiliza”. Sendo assim, por motivos didáticos, a autora decidiu por separar os processos de impressão de acordo com suas matrizes, que nesse caso, podem ser físicas (serigrafia e rotativa) ou digitais (sublimação e digital direta). É importante frisar que, além destas, existem técnicas manuais, como o tie dye, o batik, o carimbo e o stencil.
Mostrar mais

168 Ler mais

Processos de criação e estratégias de comunicação do design têxtil – G Sport

Processos de criação e estratégias de comunicação do design têxtil – G Sport

Quando é dado o inicio de um coleção de moda é feita uma pesquisa referencial, ou seja, procura-se por tudo o que possa se tornar referência para a criação, como arte, musica, história, literatura, arquitetura, cinema, tecnologia e etc. O processo de desenvolvimento de uma coleção não tem “receita” e nem acontece sequer de uma forma linear. Desta forma, nem todos os profissionais seguem o mesmo caminho. Para o maior sucesso de uma coleção, ela é pensada até ao ínfimo detalhe, para que haja coesão, ou seja, existe sempre um plano de coleção. Ao fazer-se um plano de coleção, o trabalho do designer é altamente facilitado, isto porque ajuda no processo criativo. O plano é constituído essencialmente por informações recolhidas a partir pesquisas, previamente realizadas, havendo uma incidência nas tendências, no tema, na palete de cores e materiais, nos pormenores, que mais tarde irão dar origem a esboços, croquis, desenhos técnicos, sublimados e bordados, protótipos, culminando na escolha de modelos, na fichas técnicas finais e no custo das peças. A pesquisa de tendências é uma etapa extremamente importante no desenvolvimento de uma coleção e deve ser uma atividade constante para quem trabalha no mundo do design de moda, visto ser o princípio de qualquer processo criativo. Para uma atualização constante, um designer deve consultar regularmente revistas e sites especializados, e mesmo no mundo da moda desportiva, deve frequentar muitas das vezes desfiles e feiras, entre outros eventos, embora no momento em que for desenvolver a sua própria coleção, seja necessária uma pesquisa mais específica, levando em conta o mercado comercial e o comportamento do seu público-alvo. O designer precisa de ter a sensibilidade para descobrir o que vê e a partir desse momento, partir para algo novo, algo que seja seu. Existem Fashion Weeks que acontecem pelo mundo, em que cada vez mais marcas que o público não está habituado a ver (marcas como Vogue e Versace) participam, trazem muita inspiração e referência para desenvolver uma coleção.
Mostrar mais

90 Ler mais

Estudo e aplicação do design paramétrico à superfície da malha de trama

Estudo e aplicação do design paramétrico à superfície da malha de trama

De modo habitual, o conceito de design de superfície estava relacionado à superfície bidimensional, ou seja, aquela que tem o comprimento e a largura considerados sem a profundidade. Pode-se afirmar que essa relação era feita pela quase ausência, até pouco tempo, de variações volumétricas e de textura nas superfícies dos objetos, quase sempre revestidos de imagens ou cores. Contudo, estudos mais recentes ligam o design de superfície a estruturas tridimensionais, isto é, que consideram além do comprimento e a largura, sua profundidade e esse fato alarga o campo de estudo de superfícies. Levinbook (2008) sugere que uma superfície do tipo têxtil é constituída por um conjunto de propriedades subdivididas em dois componentes principais: de um lado, a peculiaridade da matéria, que depende da composição e da estrutura técnico-construtiva especificando o tecido do ponto de vista sensorial e tátil; a outra característica é visível e trata dos requisitos formais, estilísticos e cromáticos, o que determina a qualidade estético-expressiva do tecido (Levinbook, 2008).
Mostrar mais

126 Ler mais

Otimização da técnica de eletrofloculação via análise de superfície de resposta aplicada ao efluente de uma indústria têxtil

Otimização da técnica de eletrofloculação via análise de superfície de resposta aplicada ao efluente de uma indústria têxtil

Como a água é essencial para a vida na terra, é cada vez mais crescente a necessidade de cuidados para com ela. Devido à dificuldade de fazer o tratamento dos efluentes das indústrias têxteis, este estudo consistiu em aplicar a técnica de eletrofloculação, utilizando um eletrodo de Alumínio (Al), em um efluente líquido de uma indústria têxtil, inicialmente, por meio de um Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR), identificar os valores ótimos de variáveis como condutividade elétrica, intensidade de corrente, tempo de retenção sobre o desempenho da técnica, avaliado por indicadores como cor, turbidez e DQO. Para faixa de valores estudada, apenas a variável tempo se mostrou significativa estatisticamente, para a remoção de DQO, a 5% de significância. Porém, analisando os gráficos de superfície de resposta obtidos a partir do DCCR, foi possível determinar uma região ótima para os valores de tempo de reação, condutividade elétrica e intensidade de corrente, de modo a proporcionar um resultado apurado na remoção de turbidez, DQO e cor.
Mostrar mais

52 Ler mais

Show all 10000 documents...