Top PDF Detecção de acordes musicais por meio de informações espectrais

Detecção de acordes musicais por meio de informações espectrais

Detecção de acordes musicais por meio de informações espectrais

Músicos e cientistas musicais necessitam cada vez mais de ferramentas computacionais que auxiliem em seus trabalhos. Um exemplo disso são ferramentas que reconheçam propriedades de forma automática na música. O intuito deste trabalho é a realização da detecção de acordes por meio de informações espectrais. A estrutura básica do projeto envolve um sinal áudio, que foram convertido para o domínio da frequência, resultando no espectro de potência do sinal. Este então foi utilizado para extração dos valores do vetor de notas, que foram usados posteriormente como entrada para a classificação dos acordes referente ao áudio de entrada, gerando assim a cifra da música tocada como saída. Os resultados acadêmicos foram muito satisfatórios, a fidelidade do Sistema de Detecção alcançou para o melhor cenário 90% de acerto gerando assim uma média de 80% de acerto para todas as amostras testadas. Esta discrepância de resultados não ocorreu devido ao processo de reconhecimento, mas sim ao formato habitual com que os músicos executam estes acorde e o ambiente onde foram gravados. Este trabalho, com seus resultados práticos, poderá servir como referência para outros que envolvam tópicos aqui relacionados, como por exemplo, percepção computacional da música ou processamento digital de sinais.
Mostrar mais

36 Ler mais

Detecção de limites de solos por dados espectrais e de relevo.

Detecção de limites de solos por dados espectrais e de relevo.

Existe a necessidade de avaliar a importância do relevo associado aos parâmetros espectrais de solos como base no mapeamento. O objetivo deste trabalho foi determinar um método de detecção de limites de solos por meio da interação de dados espectrais e formas de relevo. Foram percorridas 14 topossequências representativas de uma área de 13.000 ha próxima dos municípios de São Carlos e Araraquara, SP. As amostras foram caracterizadas pelos métodos convencionais de análise química e granulométrica. Posteriormente, foram obtidos dados espectrais de 400 a 2.500 nm. As informações do relevo foram obtidas pelo emprego de técnicas de geoprocessamento. Geraram-se o modelo digital de elevação do terreno e os mapas de declividade, de curvatura, de índice topográfico composto e de Potencial de Densidade de Drenagem. Ainda, procedeu-se à validação dos métodos pontual e espacial. Na primeira validação, os pontos classificados nas topossequências foram tomados como verdadeiros e contrastados com as informações contidas no mapa de solo pré-existente, com os dados de relevo e com os dados espectrais agrupados. Na validação em nível espacial, procuraram-se avaliar em que locais os diferentes métodos indicavam mudanças nos limites dos solos e comparar com as observações reais. Verificou-se que a análise de agrupamento com cluster evidenciou-se eficiente na discriminação das unidades de solos em topossequência, quando utilizados parâmetros espectrais do solo. Já o conjunto de parâmetros de relevo isoladamente não foi o mais adequado.
Mostrar mais

12 Ler mais

Um ambiente híbrido inteligente para previsão de acordes musicais em tempo real

Um ambiente híbrido inteligente para previsão de acordes musicais em tempo real

Na definição da nossa metodologia para os experimentos, sabíamos que as informações relacionadas com a melodia da canção tinham que ser utilizadas em algum nível, pois a sua importância parecia indiscutível. Entretanto, para a maioria dos algoritmos de aprendizagem, e para todos os que selecionamos para os nossos testes, seria muito difícil conseguir incluir no processo de aprendizagem as informações da melodia da canção no mesmo nível das informações relacionadas com os acordes, pois a cada acorde podemos ter muitas e variáveis informações de melodia. Em outras palavras, poderíamos ter que lidar com um tamanho de entrada de dados (janela temporal) variável em nossos algoritmos de aprendizagem, o que não era suportado pela maioria deles. Se quiséssemos definir uma entrada fixa incluindo a melodia, teríamos que conseguir um meio de, por exemplo, identificar as notas mais relevantes da melodia e tentar reduzir (ou aumentar) este número de notas a um tamanho fixo determinado para o algoritmo de aprendizagem. Esta tarefa seria difícil seria extremamente complexo concluir o quanto uma nota em uma melodia é mais importante do que outra.(Figura 4.1).
Mostrar mais

114 Ler mais

Acordes saudáveis: musicoterapia e educação para a saúde

Acordes saudáveis: musicoterapia e educação para a saúde

Essencialmente a música relaciona-se com o conceito de harmonia que se traduz por ordem e/ou equilíbrio que existe com a capacidade de proporcionar ao ser humano a própria revelação e conhecimento de si através de processos terapêuticos (cf. Sousa, 2005: 121) contudo, não podemos considerar que a isto se condiciona a musicoterapia, sendo muito mais alargado e meticuloso o seu âmbito de incidência e assim, a sua definição. Desta forma, começamos por adoptar uma conceptualização acerca do instrumento de trabalho da musicoterapia que é a música. Efectuamos esta análise prévia por considerarmos essencial conhecer o objecto através do qual a musicoterapia se torna eficaz. Contudo, julgamos ser pertinente perceber que não existe um meio concreto para definir e materializar a música, o que existe são construções, interpretações estéticas significantes que nos vão aludindo acerca deste fenómeno cultural (cf. Ruud, 1990: 19). Percebemos assim a música como um instrumento significativo para cada um na medida de cada um e não numa própria medida. A música é abstracta por muito exacta e concertante que nos possa parecer. Para além de tudo isto, e pela complexidade do próprio ser humano seu autor, ela hoje é frutífera, amanhã indiferente e depois uma recordação. Questionámo-nos: quantas vezes escutamos uma música que nos engaja de esperança, deliciosa e revigorante e, numa situação distinta, a mesma música pouco ou nada nos transmite? Aqui está a essência da música que nos transforma e nos faz evoluir, ela é fruto do ser humano e é feita para si mesmo mas é evolutiva e permite-nos revitalizar.
Mostrar mais

199 Ler mais

Métodos espectrais de partição de grafos

Métodos espectrais de partição de grafos

Uma propriedade que geralmente está associada às redes é a existência de comunidades, ou seja, a partição dos vértices da rede em grupos onde a conectividade é mais frequente. A identificação dessas comunidades é interessante pelo fato de que os elementos dessas comunidade possuem, muitas vezes, características semelhantes. Portanto, um problema muito comum é a detecção dessas comunidades. Existem diversos métodos de se resolver esse problemas, como o método do corte mínimo e a maximização da modularidade que será apresentado neste trabalho. A Modularidade, definida por Newman (2006) [5] surgiu como uma alternativa para a detec- ção de comunidades, utilizando a análise espectral dos grafos e a maximização da modularidade. A modularidade é um conceito que tem motivado novas abordagens a problemas em aberto da teoria de grafos, como a determinação de cliques máximos. Entretanto, na detecção de comu- nidades para grafos de ordem muito grande, a falta de esparsidade da matriz de modularidade eleva o custo computacional, o que eventualmente pode impedir o uso desse método.
Mostrar mais

45 Ler mais

Geração de informações sobre a agricultura de energia por meio das geotecnologias.

Geração de informações sobre a agricultura de energia por meio das geotecnologias.

As geotecnologias podem ser descritas como o conjunto de tecnologias que envolvem a coleta, processamento, análise e disponi- bilização de informação com uma posição defi nida no espaço, ou seja, com referência geográfica. Dentre as geotecnologias estão o Sistema de Informação Geográfi ca (SIG), Cartografi a Digital, Sensoriamento Remoto, Sistema de Posicionamento Global (GPS), Aerofotogrametria, dentre outros. Estas se tornaram indispensáveis no desenvolvimen- to de estudos espacial e temporal das feições terrestres globais, regionais e locais, e ainda na organização de dados e informações para o or- denamento do espaço (FAVRIN, 2009; LIMA; FLORENZANO, 2009; CAMPOS et al., 2009).
Mostrar mais

9 Ler mais

Música e Autômato: uma receita de nomeação de acordes

Música e Autômato: uma receita de nomeação de acordes

Neste trabalho usaremos as letras em negrito para nomear os acordes, como segue: A ( lá ), B( si ), C( dó ), D( ré ), E ( mi ), F( fá ), G( sol ), seu uso irá depender da nota fundamental do acorde. Para indicar acordes maiores, usaremos apenas a letra em negrito, para os menores além da letra que identifica o acorde adicionaremos a letra ‘m’, por exemplo, Cm (acorde de Dó menor). Também faremos uso de números para indicar os intervalos que as notas fazem com a tônica, por exemplo, C7m (Dó com sétima menor). Os acidentes são adicionados após a letra que nomeia o acorde. P ara diminuto usamos o símbolo ‘°’, para os acordes aumentado o símbolo ‘+’, por exemplo, C#°(Dó sustenido diminuto) e C+ (Dó aumentado).
Mostrar mais

116 Ler mais

Modelagem de um complexo de inundação por meio de sistema de informações geográficas.

Modelagem de um complexo de inundação por meio de sistema de informações geográficas.

O rio Paraná é o principal formador da bacia do Prata. Parte significativa dessa bacia está incluída na Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná. A compartimentalização dessas áreas assume caráter transitório, possibilitando no decorrer do tempo, mudanças para reordenação do sistema ambiental, devido ao fato de essa região ser alagada anualmente, seja pelas enchentes dos rios, seja pela ocorrência de precipitações pluviais diretas. Assim, o objetivo deste trabalho foi o estabelecimento do período de ocorrência bem como as áreas atingidas pelas enchentes do rio Ivaí. Os estudos concentraram- se no município de Querência do Norte (PR) onde se procedeu levantamento cartográfico e altimétrico do terreno e a incorporação de dados em um SIG – Sistema de Informações Geográficas que, posteriormente, juntamente com a incorporação de imagens orbitais Landsat, possibilitou a elaboração de um modelo numérico de terreno para representação da superfície. Pelos resultados verificou-se que a variação altimétrica do terreno foi superior a 100 metros e a variação sazonal das enchentes, 4 metros acima do nível normal do rio (9 metros em régua), caracterizando como em situação regular as lavouras regionais. O leito maior sazonal do rio Ivaí atinge a cota altimétrica de 235,04 metros.
Mostrar mais

7 Ler mais

Algunos acordes de la melodía ibérica

Algunos acordes de la melodía ibérica

Se impone, así, en cualquier Encuentro de literatura o de cultura peninsulares – como en tantos otros de orden familiar –, el «sentir» lo ibérico con franqueza, abordándolo sin prejuicio[r]

13 Ler mais

Reconhecimento de estresse por meio de técnicas de detecção de padrões

Reconhecimento de estresse por meio de técnicas de detecção de padrões

É comum a utilização de algoritmos para a transformação dos dados para extração de mais características relevantes. Uma transformação utilizada na tarefa de detecção de estresse é a conversão do domínio de tempo para o domínio da frequência (ou vice-versa). Este processo tem como objetivo extrair dados que podem ser significativos no outro domínio ( SHARMA; GEDEON , 2012). As duas técnicas mais utilizadas são: Transformada de Fourier ( CAN; ARNRICH; ERSOY , 2019; GREENE; THAPLIYAL; CABAN-HOLT , 2016; HOU et al. , 2015; KUMAR et al. , 2007) e Transformada de Wavelet ( CAN; ARNRICH; ERSOY , 2019; KUMAR et al. , 2007). Utilizando a Transformada de Fourier, por exemplo, pode-se decompor o sinal original (Figura 9) nas frequências puras que o constituem (Figura 10) ( GONZALEZ; WOODS , 2006). Além disso, através da soma dos senos e/ou cossenos das diferentes frequências que foram encontradas é possível retornar ao sinal original ( GONZALEZ; WOODS , 2006).
Mostrar mais

89 Ler mais

Detecção e inferência de clusters por meio do fluxo de pessoas

Detecção e inferência de clusters por meio do fluxo de pessoas

Os Modelos Gravitacionais são técnicas de estimação do fluxo de pessoas, ou melhor, da força de interação entre regiões, através de informações econômicas e sóciodemograficas como, por exemplo, o PIB (Produto Interno Bruto), a renda per capita e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), dentre outras. Este método atribui maior força entre relações cujos resultados de desenvolvimento econômico e sóciodemograficos são significativos, sem deixar de levar em consideração a distância entre regiões, que também é uma medida muito informativa sobre a interação entre elas (Signorino et al. 2011).
Mostrar mais

82 Ler mais

Música e Modelagem Matemática: representações de notas musicais por meio da função seno

Música e Modelagem Matemática: representações de notas musicais por meio da função seno

Ainda de acordo com Gardner (1994, p. 98), “há elementos claramente musicais, quando não de ‘alta matemática’ na música: estes não deveriam ser minimizados. Para apreciar a função dos ritmos no trabalho musical o indivíduo deve ter alguma competência numérica básica”. Diversas pesquisas mostram a relação entre música e Matemática, entre elas, pode-se destacar as de Camargos (2010) e Grams (2014) que, além de relacionar Matemática e música, trazem a ideia dessas relações com a modelagem matemática. Modelagem “é o processo envolvido na elaboração de modelo de qualquer área do conhecimento” (Biembengut, 2014, p.21).
Mostrar mais

17 Ler mais

Interações entre microclima, parâmetros de crescimento da planta e informações espectrais em cultivo de milho irrigado sob plantio direto

Interações entre microclima, parâmetros de crescimento da planta e informações espectrais em cultivo de milho irrigado sob plantio direto

No limiar entre os quadrantes Nordeste e Sudeste do PIVOT foi instalada uma torre micrometeorológica equipada por Estação Meteorológica Automática (EMA), com a finalidade de obter os dados climáticos, os quais permitiram a caracterização do microclima no dossel do milho, ao longo do período experimental. Os elementos climáticos foram registrados continuamente em um sistema Datalogger, que armazenou as informações geradas a cada segundo, com valores de médios calculados a cada 30 minutos. A referida estação era composta dos sensores de temperatura do ar, umidade relativa, velocidade do vento, radiação fotossinteticamente ativa, saldo de radiação, fluxo de calor no solo, temperatura e umidade do solo, e chuva, cujas características se encontram no Quadro 2. Dados complementares de insolação e radiação solar incidente, para o mesmo período, foram disponibilizados pela EMBRAPA Milho e Sorgo por meio da Estação Climatológica Principal (ECC), bem como pela Estação Meteorológica Automática da EMBRAPA (EMA EMBRAPA ) que ficavam distantes do PIVOT 3 km
Mostrar mais

123 Ler mais

Levantamento de informações geoespaciais por meio de métodos de baixo custo

Levantamento de informações geoespaciais por meio de métodos de baixo custo

Com a análise dos aplicativos espera-se obter dados quantitativos e qualitativos dos mesmos. Para instruir pessoas interessadas na utilização desta ferramenta como seu aliado no meio de trabalho. Com os dados de precisão, pode ser avaliada a possibilidade do uso do telefone celular na demarcação de porções de terras e também contribuir no aperfeiçoamento e desenvolvimento dos sistemas nos smartphones, que possam melhorar a qualidade do posicionamento dos mesmos para assim serem usados por empresas que necessitem dos respetivos dados.

17 Ler mais

Detecção e avaliação da atividade da cárie por meio do ICDAS II

Detecção e avaliação da atividade da cárie por meio do ICDAS II

O problema da cárie diminuiu em populações europeias (36), nos Estados Unidos da América (EUA) (37), em algumas regiões da América Latina e no Caribe e se manteve mais ou menos estático em alguns locais na África (38). A melhor percepção e sensibilização do público para as causas da cárie, o uso de creme dental fluoretado e aplicação tópica de flúor, bem como melhores condições materiais e sociais da população (36, 37) têm contribuído para um declínio acentuado e continuado na prevalência da doença e para uma progressão mais lenta de cárie (39). No Brasil, ainda continua sendo uma doença de alta prevalência em alguns grupos etários. O último levantamento epidemiológico realizado pela Pesquisa Nacional de Saúde Bucal – SB 2010 (2) mostrou que na idade adulta de 35 a 44 anos, o brasileiro tem em média 16,75 dentes cariados, perdidos ou obturados. Apesar do índice CPO aos 12 anos ter diminuído de 2,8 para 2,1 nos últimos 7 anos e uma taxa de 43,5% de crianças consideradas livres de cárie nessa idade, há uma diminuição dessa porcentagem para 23,9% na faixa etária entre 15 e 19 anos. Isso reforça a necessidade da detecção de lesões de cárie para que medidas de tratamento e controle possam ser implantadas oportunamente a fim de evitar o aumento do número de lesões de cárie com a idade.
Mostrar mais

97 Ler mais

Programação concorrente baseada em acordes para plataforma java

Programação concorrente baseada em acordes para plataforma java

Sendo uma solução baseada em compilador, toda a verificação e validação da sintaxe é feita em tempo de compilação. Além disso, uma vez que o compilador tem uma visão global do sistema, é possível aplicar otimizações mais agressivas aos bytecodes gerados. Apesar de exigir um ambiente de desenvolvimento customizado, Join Java gera bytecodes de acordo com a especificação padrão da máquina virtual Java e, por con- sequência, classes compiladas com Join Java operam em ambientes de execução padrão. Sintaticamente, Join Java é uma implementação mais limpa e direta de acordes. Em contrapartida o uso de compiladores customizados pode inviabilizar o uso de Join Java em situações onde JChords pode ser aplicado sem restrições.
Mostrar mais

167 Ler mais

Abordagens para detecção de Síndrome Metabólica por meio de sinais de Eletrocardiografia

Abordagens para detecção de Síndrome Metabólica por meio de sinais de Eletrocardiografia

J´ a a CNN utiliza o sinal de ECG completo e extrai, automaticamente, caracter´ısticas que s˜ ao significativas para diferenciar as classes [19]. Logo, a hip´ otese ´ e que a CNN obteve resultados superiores, pois caracter´ısticas relevantes para a detec¸c˜ ao da SM n˜ ao foram desconsideras. Portanto, conclui-se que a CNN, em compara¸c˜ ao com as demais t´ ecnicas utilizadas neste trabalho, ´ e a estrat´ egia mais indicada para ser utilizada como uma ferramenta de detec¸c˜ ao de SM por meio de sinais de ECG. Apesar da etapa de treinamento da CNN exigir maior custo computacional, para um diagn´ ostico em tempo real, um sistema classificador de SM j´ a estaria previamente treinado, de forma que este custo n˜ ao interferiria.
Mostrar mais

83 Ler mais

Detecção de danos em estruturas de concreto por meio de tomografia ultrassônica

Detecção de danos em estruturas de concreto por meio de tomografia ultrassônica

Como os prismas foram moldados com concreto sem nenhum tipo de heterogeneidade significativa, decidiu-se realizar um tratamento aos dados experimentais das velocidades de propagação das ondas a fim de ajustar a faixa de velocidades para cada prisma tirando aqueles dados atípicos ocasionados por efeitos de borda e possíveis erros durante os ensaios. A análise foi realizada por meio de digramas de caixas ou “box-plot”; estes diagramas proporcionam uma visão geral da simetria da distribuição dos dados e são úteis para identificar valores atípicos, pontos máximos e mínimos e ver a dispersão dos dados com relação à mediana (MARTINS, 2005).
Mostrar mais

169 Ler mais

A cultura, o meio ambiente e a Educação Ambiental nas letras musicais do carimbó de Marapanim (PA)

A cultura, o meio ambiente e a Educação Ambiental nas letras musicais do carimbó de Marapanim (PA)

A área de estudo compreendeu o município de Marapanim-PA, conhecido legalmente como a Capital do Carimbó por meio do Conselho Deliberativo do IPHAN. Para isso, foram importantes os relatos orais que informaram a procedência dessa arte na comunidade rural de Maranhãozinho, e, hoje, o referido município apresenta dezenas de mestres, músicos, dançarinos, aprendizes e brincantes (MMA, 2014). Além disso, desde 2003, foi criado o projeto “Festival do Carimbó de Marapanim: o Canto Mágico da Amazônia” com o intuito de resgatar, valorizar e divulgar a cultura de um povo amazônico - evento que vem ocorrendo continuamente, uma vez por ano na sede municipal.
Mostrar mais

10 Ler mais

Publicações do PESC Detecção de Homologias Distantes Utilizando HMMs e Informações Estruturais

Publicações do PESC Detecção de Homologias Distantes Utilizando HMMs e Informações Estruturais

Nossa abor- dagem constrói um conjunto de pI-IMMs, atribuindo mais pesos aos arninoácidos, considerando cada uma das seguintes propriedades estruturais: estrutura primária, [r]

130 Ler mais

Show all 10000 documents...