Top PDF Determinação da curva característica de um horizonte do perfil geotécnico da formação Guabirotuba

Determinação da curva característica de um horizonte do perfil geotécnico da formação Guabirotuba

Determinação da curva característica de um horizonte do perfil geotécnico da formação Guabirotuba

Aos meus amigos de universidade, em especial ao Gustavo Yoshio Matsubara, Thiago Vidoto, Guylherme Cunha, Alexandre dos Reis, Wagner Teixeira, Daniel Valença, Rodolfo Roque, Lucas Oliveira e Alexandre Esper, que estiveram ao meu lado dentro e fora da universidade, me acompanhando de perto durante a graduação. Aos professores que acompanharam a minha formação acadêmica e me passaram seu conhecimento para que eu pudesse crescer profissionalmente e como ser humano, em especial ao meu orientador do trabalho de conclusão de curso e de monitoria em Mecânica dos Solos, Ronaldo Luis dos Santos Izzo. Também agradeço à professora Amanda Dalla Rosa Johann, ao professor Rogério Francisco Küster Puppi e à professora Juliana Lundgren Rose, por toda a ajuda durante a execução deste trabalho e durante a minha formação acadêmica. Ao meu orientador de iniciação científica Adalberto Matoski e ao meu orientador de monitoria em Cálculo III, Carlos Magno. À mestranda Vanessa Corrêa Andrade, com quem tive o prazer de aprender, acompanhando suas pesquisas na área de solos.
Mostrar mais

72 Ler mais

Estudo da curva característica de um horizonte do perfil geotécnico da Formação Guabirotuba

Estudo da curva característica de um horizonte do perfil geotécnico da Formação Guabirotuba

Na hipótese unimodal com trecho único foi levado em consideração o ajuste da equação desde a origem até os 400 kPa, porém, no ajuste unimodal com trecho duplo foi considerado uma reta horizontal de sucção constante equivalente ao valor médio dentre as sucções anteriores a 40 kPa, sendo depois ajustado as equações que foram analisadas para valores posteriores a 40 kPa. Não foi calculado o coeficiente de determinação para reta horizontal de valores anteriores à 40 kPa do método unimodal de trecho duplo, pois considerou-se o trecho com variação quase desprezível de forma a tender a uma reta horizontal. Para critérios de comparação, no método bimodal foi separado em dois trechos considerados não lineares e analisados de forma a verificar se essa simplificação utilizada no método unimodal de trecho duplo é coerente.
Mostrar mais

64 Ler mais

Estudo de curvas características de solos que compõem o perfil geotécnico da Formação Guabirotuba

Estudo de curvas características de solos que compõem o perfil geotécnico da Formação Guabirotuba

Os solos estudados no presente trabalho foram coletados da região oeste de Curitiba e foram caracterizados e submetidos a ensaio visando obter as curvas características. Para os três solos foram traçadas as curvas características de secagem, sendo uma delas obtida experimentalmente e as outras duas retiradas da literatura, e a elas ajustadas curvas baseadas nas equações propostas pela literatura. O objetivo principal é alcançado ao se determinar que, para os dados experimentais coletados, a equação proposta por Fredlund e Xing (1994) é a que melhor descreve a curva característica dos três horizontes estudados, e no intervalo de sucção matricial abrangido. Tal equação apresentou os melhores resultados para os três horizontes. Os dados aqui apresentados, portanto, corroboram com a hipótese inicialmente levantada. Atingir o objetivo principal, logicamente só foi possível após o comprimento dos objetivos específicos, ou seja, após a determinação das curvas características, através de ensaios para o horizonte 1 e pela literatura para os horizontes 2 e 3, e dos ajustes a elas pertinentes.
Mostrar mais

107 Ler mais

DETERMINAÇÃO DA CURVA DE RETENÇÃO DE ÁGUA EM SOLOS UTILIZANDO BOMBA DE FLUXO

DETERMINAÇÃO DA CURVA DE RETENÇÃO DE ÁGUA EM SOLOS UTILIZANDO BOMBA DE FLUXO

Esta pesquisa introduz no Brasil um procedimento de ensaio alternativo para determinação da curva de retenção de água em solos utilizando a bomba de fluxo. A técnica preconiza estágios de retirada/injeção de água num corpo de prova triaxial até que se atinjam níveis de sucção de interesse, seguido de estágios de equilíbrio hidráulico de sucções e teor de umidade volumétrica. O sistema de ensaio é constituído de: uma bomba de fluxo, um transdutor diferencial de pressão, uma célula triaxial, uma unidade de aquisição de dados, uma placa de controle do ensaio e um programa supervisório. O programa tem um algoritmo que permite a seleção dos níveis de sucção desejados (pontos da curva de retenção) e controla a equalização da distribuição de teor de umidade volumétrica e de sucção dentro do corpo de prova.
Mostrar mais

86 Ler mais

Valores de tensão na determinação da curva de retenção de água de solos do Cerrado.

Valores de tensão na determinação da curva de retenção de água de solos do Cerrado.

No ajuste da curva de retenção, é previsível que, quan- to maior o número de pontos, mais representativa será a curva de retenção; no entanto, mais oneroso será seu levantamento. Na seleção dos pontos para o traçado da curva de retenção, observa-se que não existe critério padronizado, sendo comum o uso de seis a oito pontos, incluindo o conteúdo de água do solo na saturação, para o ajuste do modelo matemático adotado, como pode ser constatado em vários trabalhos (Silva et al., 1990; Macedo et al., 1998; Spera et al., 2000; Silva & Azevedo, 2002; Abreu et al., 2004; Cintra et al., 2004). A utilização arbitrária de um determinado conjunto de pontos, sem um critério de seleção estatístico definido, pode resultar em curvas de retenção de água não representativas do solo. Por isso, é fundamental o estudo que leve à definição do número mínimo e à melhor combinação de pontos, em bases estatísticas, que resulte na descrição adequada da curva de retenção da água do solo.
Mostrar mais

8 Ler mais

DETERMINAÇÃO DA CURVA DE SECAGEM DE FARINHA DE CARNE E OSSOS EM BALANÇA DE INFRAVERMELHO.

DETERMINAÇÃO DA CURVA DE SECAGEM DE FARINHA DE CARNE E OSSOS EM BALANÇA DE INFRAVERMELHO.

Comparando os valores encontrados e correlacionando com as sugestões do fabricante da balança e com o obtido no método da estufa a 105ºC, podemos sugerir os parâmetros de temperatura e tempo 135ºC e 3 min, respectivamente, o qual apresenta valor determinado igual a 3,7% de umidade, o mais próximo do encontrado na determinação em estufa a 105ºC e o que mais se aproxima com o sugerido pelo fabricante do equipamento, entretanto

5 Ler mais

A formação humana no horizonte da integralidade

A formação humana no horizonte da integralidade

Portanto, a relevância do tema aqui analisado poderia ser justificada pela im- portância destas questões metodológicas e subjetivas para a construção das práticas alternativas, ou seja, práticas que consigam cobrir (se isto for possível) os três diferen- tes e interligados campos da formação hu- mana – cognitivo, afetivo, político – nas condições sociais vividas em nosso país. Longe de ser uma problemática já resolvida pelas mais recentes teorias, esta questão é de uma grande atualidade, em virtude do próprio fato de não se ter ainda alcançado em nossa sociedade um suficiente grau de autonomia dos atores sociais que permita um suporte político para os projetos realmente democráticos de sociedade. Este problema perdura além e apesar de todo o desenvol- vimento das tecnologias da informação, pois os efeitos políticos destas dependem de como elas são apropriadas socialmente e com que fins.
Mostrar mais

15 Ler mais

Variabilidade de atributos físicos e químicos de solos da formação guabirotuba em diferentes unidades de amostragem.

Variabilidade de atributos físicos e químicos de solos da formação guabirotuba em diferentes unidades de amostragem.

A área de estudo está situada na Fazenda Experi- mental do Canguiri (CEEX), da Universidade Fede- ral do Paraná (UFPR), no município de Pinhais, re- gião metropolitana de Curitiba (PR), entre as coorde- nadas geográficas: -25º22’38" e -25º24’46" de latitude sul, -49º09’05" e -49º06’40" de longitude oeste, com altitude média de 920 m. O material de origem é a Formação Guabirotuba, composto por argilito, seguin- do-se de arcósios e depósitos rudáceos, além de peque- nos horizontes de caliche (Salamuni & Stellfeld, 2001). Os solos derivados desse material são predominante- mente Cambissolos álicos, Latossolos Vermelho-Ama- relos álicos e Solos Orgânicos (Embrapa, 1984).
Mostrar mais

12 Ler mais

Determinação da curva de rotação galática e estudo do mínimo próximo a R0

Determinação da curva de rotação galática e estudo do mínimo próximo a R0

uma afirma¸c˜ao categ´orica, interpretam implicitamente o m´ınimo como sendo o resultado do decr´escimo do efeito do disco, combinado com o aumento do efeito de um hipot´etico halo de mat´eria escura. A existˆencia de tal interpreta¸c˜ao refor¸ca a importˆancia de um estudo detalhado sobre sua natureza. No presente trabalho n´os mapeamos a curva de rota¸c˜ao entre os raios gal´aticos 5 < R < 12 kpc usando diversas estrelas como tra¸cadoras, por exemplo, Cefeidas, C-Miras, etc. Atrav´es de um m´etodo original realizamos o estudo cinem´atico para 322 Cefeidas. A partir desse estudo determinamos os melhores valores para os parˆametros da Gal´axia, V 0 = 202 ± 15 km/s e R 0 = 7.5 ± 0.5 kpc. A melhor
Mostrar mais

188 Ler mais

A formação humana no horizonte da integralidade

A formação humana no horizonte da integralidade

Conteúdo: Embora os vários paradigmas docentes surgidos no século XX, com orientações teóricas e ideológicas alternativas ao modelo tradicional, defendam ou ao menos sugiram uma educação integral, a estruturação metodológica desta formação tem se mostrado difícil, na teoria e na prática. Será tal dificuldade inerente à prática educativa? Será sempre necessário que uma prática privilegie uma dimensão na formação das crianças (cognitiva, afetiva ou social) em prejuízo das demais? Este é o problema central desta investigação, que foi desenvolvida com os conceitos e reflexões da pedagogia humanista, especialmente o pensamento de Rousseau, Dewey e Rogers. Trata-se aqui de uma pesquisa teórica, que buscou inicialmente trabalhar com os conceitos de sujeito e de natureza humana para lidar com a questão da formação humana. Em seguida, foi abordada a filosofia social e a concepção de democracia, com especial ênfase para a forma como esta abordagem relaciona os fenômenos do desenvolvimento pessoal e vida social, tentando superar os dualismos presentes nos modos modernos de pensar, tais como individual-social, sujeito- estrutura, mente-objeto, razão-emoção. A próxima etapa foi desenvolver a concepção de conhecimento e aprendizagem, e a forma como ela poderia favorecer os processos de formação integral. Na última parte, esta investigação procurou mergulhar nos aspectos mais íntimos do que seriam estas práticas de formação integral, tentando desvendar os mistérios do que já existe e construir alguns princípios para o que poderá vir a existir. Contudo, esta construção aqui não se refere a técnicas, receitas ou fórmulas, mas princípios inspiradores para a ação e o pensamento.
Mostrar mais

25 Ler mais

Curva característica da vazão de gotejadores em diferentes temperaturas da água e ação do cloro ou ácido -  DOI: 10.7127/rbai.v8n300214

Curva característica da vazão de gotejadores em diferentes temperaturas da água e ação do cloro ou ácido - DOI: 10.7127/rbai.v8n300214

Para o emissor J apenas a curva vazão- pressão com aplicação dinâmica de 100 mg L -1 de cloro livre (100 AD) apresentou valores de vazão inferior em todos os pontos de pressão, sendo mais acentuada na temperatura de 25ºC, ficando assim essas diferenças entre 4 e 20%, isto porque este tratamento foi mais agressivo à membrana de compensação do emissor. O mesmo comportamento foi observado para o emissor do modelo K, entretanto o aumento da pressão de maneira geral, nas temperaturas de 15 e 25ºC, tendeu a diminuir a vazão.
Mostrar mais

14 Ler mais

Abordagem metodológica envolvendo tensiometria e determinação da curva de retenção...

Abordagem metodológica envolvendo tensiometria e determinação da curva de retenção...

Com base no exposto, a agricultura é responsável por grande parte do consumo da água no planeta (PAZ et al., 2000). Dessa forma, técnicas que possibilitem o melhor aproveitamento de uso desse recurso natural são de suma importância para a redução do desperdício e melhor eficiência de utilização da água para fins agrícolas. Nesse contexto, Lopes et al. (2004) reforçam que, ao agricultor, devem ser fornecidas técnicas simples, mas com precisão suficiente para possibilitarem, no campo, a determinação criteriosa do momento e da quantidade de água a ser aplicada. Dentre essas técnicas, a tensiometria se apresenta como uma ferramenta confiável e prática.
Mostrar mais

56 Ler mais

Proposta de reanálise do risco geológico-geotécnico de escorregamentos em Belo Horizonte - Minas Gerais

Proposta de reanálise do risco geológico-geotécnico de escorregamentos em Belo Horizonte - Minas Gerais

No Aglomerado Morro das Pedras, região oeste do município, até o ano de 1995 havia um grande lixão, caracterizado como uma área crítica em termos de vidas humanas, face aos aspectos geológicos da área e aos processos de instabilização. Esse local foi caracterizado na época como risco iminente, sujeito a processos de instabilização do tipo escorregamento de lixo e solo residual. O local de deposição do lixo era uma antiga voçoroca, com taludes laterais íngremes. A porção central da voçoroca era ocupada por um espesso pacote de lixo (a área era o antigo depósito de lixo da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - PBH, a qual parou de depositar material em 1970). Apresentava em média, 8 metros de espessura, cujo volume estimado era de 2.880.000 m³ de lixo acumulado em toda área. Muitas casas foram construídas sobre este material inconsistente, expondo em média 350 famílias ao risco geológico. Em 1995 a PBH removeu estas famílias, recuperando a área, transformando-a em uma área de lazer para o aglomerado.
Mostrar mais

143 Ler mais

Análise sensorial, estudo da coloração característica e perfil de aminoácidos da pêra passa de Viseu

Análise sensorial, estudo da coloração característica e perfil de aminoácidos da pêra passa de Viseu

A análise de aminoácidos realizou-se na sequência do estudo da ocorrência de reacções de Maillard, uma vez que a quantificação dos resíduos de CML, de CEL e de furosina foi efectuada relativamente ao teor de lisina presente em cada uma das amostras. Outro objectivo para a realização desta análise foi o de estudar o efeito dos diferentes processos de secagem no perfil de aminoácidos dos frutos secados em relação ao fresco. Este estudo envolveu a análise do produto fresco, produto secado tradicionalmente, produtos secados em estufa (ESAV e ESTV) e produto secado em túnel (UC) obtidos de duas secagens realizadas em 2008 e 2009. No caso da secagem de 2008 não foram analisados os frutos secados em estufa na ESTV por falta de amostra. O método de análise para a determinação dos aminoácidos totais foi semelhante ao efectuado na detecção dos resíduos indicadores da ocorrência de reacções de Maillard, mas a concentração do ácido clorídrico usado na hidrólise foi inferior (6 M) e os hidrolisados foram apenas filtrados e de seguida derivatizados. Para a determinação dos aminoácidos livres o procedimento foi o mesmo mas não se realizou a hidrólise ácida, uma vez que o objectivo era o de caracterizar a fracção não associada em proteínas.
Mostrar mais

15 Ler mais

Influência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentação

Influência da fração vermelha do resíduo de construção civil com cal na estabilização de um solo da formação Guabirotuba para pavimentação

Uma outra finalidade à correção granulométrica de um solo, especialmente da fração de siltes ou argilas em predominância, é a necessidade de redução do índice de plasticidade e do limite de liquidez do material. Essa correção é geralmente conseguida misturando um solo pouco plástico ao solo original de elevado potencial plástico. E a dosagem dos solos na mistura pode ser obtida pela determinação experimental do índice de plasticidade e do limite de liquidez das próprias misturas (NASCIMENTO, 1970 apud CRISTELO, 2001). Na dosagem, poderá também prever- se de forma estimativa os valores aproximados destes parâmetros, por meio da média ponderada nos solos, sendo que os pesos da referida média serão as quantidades de finos com que cada um dos solos contribui para a mistura (CRISTELO, 2001).
Mostrar mais

95 Ler mais

Comparação entre os ajustes de curva exponencial e polinomial na determinação do limiar de lactato pelo método Dmax.

Comparação entre os ajustes de curva exponencial e polinomial na determinação do limiar de lactato pelo método Dmax.

Deste modo, considerando a inexistência de um consenso sobre qual função deva ser utilizada para a determinação da vLL pelo método Dmax, e sabendo-se que a escolha da função para o ajuste dos dados provavelmente influenciará na estimativa do LL, o objetivo deste estudo foi comparar os ajustes exponencial mais constante e polinomial de terceira ordem na determinação da vLL pelo método Dmax. Além disso, a vLL determinada por ambos os ajustes foi comparada com a velocidade pico (Vpico) atingida ao final do teste incremental máximo, visto ser esta uma variável preditora do desempenho de média e longa distâncias (NOAKES; MYBURGH; SCHALL, 1990; SCOTT; HOUMARD, 1994; STRATTON et al., 2009).
Mostrar mais

12 Ler mais

Modelos de ajuste e métodos para a determinação da curva de retenção de água de um Latossolo-vermelho-amarelo.

Modelos de ajuste e métodos para a determinação da curva de retenção de água de um Latossolo-vermelho-amarelo.

Propriedades do solo, como teor de água de saturação (θs) e teor de água residual (θr), são necessárias e afetam a obtenção da curva de retenção de água do solo, θ(Ψ), e a curva de condutividade hidráulica não saturada, K(θ). Entretanto, na obtenção da curva de retenção são negligenciados importantes fatores ligados ao teor de água no solo, como histerese, difusão de vapor, expansão das argilas, temperatura, concentração de solutos na solução do solo, distribuição relativa do tamanho, da forma e do arranjo das partículas do solo (Hutson & Cass, 1987; Moraes et al., 1993).
Mostrar mais

9 Ler mais

Comportamento mecânico de um solo siltoso da formação geológica Guabirotuba tratado com cal em diferentes tempos de cura

Comportamento mecânico de um solo siltoso da formação geológica Guabirotuba tratado com cal em diferentes tempos de cura

Os solos variam desde sua composição química, sua Formação geológica, suas propriedades físicas e mecânicas, e também em seus usos na construção civil. O uso de solos para atividades construtivas demanda muito desse material, principalmente em atividades como a pavimentação onde o solo é usado como camada de base ou sub-base.Esse fato faz com que seja necessário desenvolver novas tecnologias como o melhoramento e tratamento de solos com agentes cimentantes como a cal, cimento Portland, resíduos de demolição e construção civil, ou o emprego de misturas destes, quando, em algumas regiões do Brasil os solos não têm características e propriedades que cumpram as especificações para serem usados em tais atividades. Por isso, é importante o estudo dos solos de Curitiba/PR para entender o processo de mudança da resistência quando são tratados com cal, analisando a influência de relações como água/cal, vazios/cal no comportamento mecânico das misturas.
Mostrar mais

175 Ler mais

Análise sensorial, estudo da coloração característica e perfil de aminoácidos da pêra passa de Viseu.

Análise sensorial, estudo da coloração característica e perfil de aminoácidos da pêra passa de Viseu.

a mais baixo e b mais elevado, indicando que não são tão avermelhadas tendendo mais para o amarelo. De facto, este método de secagem é o que apresenta valores mais díspares nos parâmetros de cor, sendo o que produz peras com uma coloração menos parecida com a pêra tradicional. Efectivamente, a secagem no túnel, sem a exposição à luz solar, não parece favorecer os fenómenos responsáveis pelo desenvolvimento da cor avermelhada característica deste produto. Por outro lado, a secagem feita na estufa solar da ESAV produziu peras também relativamente claras, mas mais vermelhas e mais amarelas, sendo que há uma intensificação das cores em relação às peras tradicionais. No caso das peras secadas no protótipo de secador solar da ESTV, elas apresentam-se muito mais parecidas com as da secagem tradicional, que são as peras que se apresentam mais escuras (com valor de L mais baixo).
Mostrar mais

16 Ler mais

Uso da centrífuga para determinação da curva de retenção de água do solo, em uma única operação

Uso da centrífuga para determinação da curva de retenção de água do solo, em uma única operação

Contudo convém salientar que as curvas de estabilização variam de acordo com o solo estudado (Veihmeyer et aI. Os valores de umidade volumétrica e seus correspon- dentes valores de pot[r]

6 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados