Top PDF Diagnóstico ambiental em uma indústria metalúrgica de Imbituva - PR

Diagnóstico ambiental em uma indústria metalúrgica de Imbituva - PR

Diagnóstico ambiental em uma indústria metalúrgica de Imbituva - PR

A geração de resíduos sólidos é intrínseca a qualquer atividade. Para as indústrias do segmento metal mecânico, os resíduos sólidos são um tema de especial preocupação devido à diversidade e o grande volume gerado e, ainda, pelos possíveis impactos ambientais associados a esse ramo de atuação. Neste contexto, o presente trabalho propõe um diagnóstico ambiental em uma empresa do ramo metalúrgico, com o objetivo de identificar como é realizado o gerenciamento de seus resíduos, e desta forma estabelecer modelos ou ferramentas que corroborem à gestão ambiental, adequados à realidade da mesma. Para isto, primeiramente, foi realizado o diagnóstico e mapeamento do processo produtivo atualmente desenvolvido pela empresa e a identificação dos resíduos gerados em cada etapa bem como sua classificação com base na NBR 10004/2004. Como resultado foram listados os impactos associados à empresa a fim de que a ela possa concentrar seus esforços em pontos considerados mais críticos diante de uma proposta de gestão ambiental adequada a realidade da empresa, através da proposição de ferramentas, práticas de gestão e melhor organização de espaços ou processos.
Mostrar mais

55 Ler mais

Diagnóstico ambiental da criação de suínos em uma propriedade rural em Toledo - Pr

Diagnóstico ambiental da criação de suínos em uma propriedade rural em Toledo - Pr

A produção de suínos no Brasil em sistema de confinamento começou a ser realizada a partir da década de setenta, com o objetivo de melhorar o controle sanitário, reduzir a perda energética dos animais e aumentar a produtividade (SAMPAIO et al., 2007). Atualmente a carne suína brasileira é produzida com alta tecnologia e manejo, além de possuir certificação sanitária. A produção se dá em propriedades pequenas, médias e integradas á grandes cooperativas como BR Foods, Grupo Marfrig, Cooperativa Copérdia, dentre outras. Na produção integrada a cooperativa fornece insumos e tecnologias, assim como métodos e procedimentos de trabalho, com o objetivo de produzir de acordo com as normas e fornecer o produto com a qualidade e características exigidas pela indústria. Sendo que a suinocultura no Brasil, atualmente, é em sua maioria integrada á industria, os produtores independentes representam menos de 25% da produção total (SEAB, 2013).
Mostrar mais

67 Ler mais

Diagnóstico ambiental de empresas de móveis em madeira situadas no pólo moveleiro de Arapongas-PR

Diagnóstico ambiental de empresas de móveis em madeira situadas no pólo moveleiro de Arapongas-PR

Na aplicação do questionário durante as visitas nas indústrias, pôde-se observar que não existe um controle quantitativo por parte da indústria com relação aos resíduos. A única ação realizada é a separação de tais resíduos para encaminhá-los ao CETEC. Ainda assim os resíduos não são bem segregados, devido à própria cultura dos empregados, que acreditam que isto gera perda de tempo na produção. Acredita-se com relação a este fato que as empresas poderiam elaborar um sistema de controle dos resíduos, para que pudessem fazer um aproveitamento maior dentro da própria indústria. Este sistema auxiliaria no plano de segregação e na quantificação de resíduos.
Mostrar mais

150 Ler mais

Previsão de resultado empresarial baseado em cenários em uma indústria metalúrgica

Previsão de resultado empresarial baseado em cenários em uma indústria metalúrgica

Partindo desta premissa, através da aplicação de tal ferramenta, o estudo de caso descrito no presente trabalho justifica-se por meio das três características conceituadas por Castro (1977), onde todo tema de estudo deve ter sua escolha justificada através das seguintes características: originalidade, importância e viabilidade. Diante disso este estudo é original, pois aplica a sistemática de previsão de resultados em uma indústria metalúrgica testando sua eficácia; é um estudo viável devido ao acesso às informações referentes à entidade e ao conteúdo que nesta será aplicado; sua importância é justificável dado o momento em que atinge três notáveis esferas: (i) a acadêmica, por sua contribuição bibliográfica; (ii) a científica, por validar uma ferramenta correlativa à ciência; (iii) a empresarial, por aplicar na prática um estudo teórico, que trará benefícios ao setor estudado.
Mostrar mais

98 Ler mais

MARCAS DE UMA REGIONALIDADE INTERIORANA: COMPOSIÇÕES DE FESTAS DE PADROEIROS E TROPEADAS EM COMUNIDADES RURAIS DE IMBITUVA-PR

MARCAS DE UMA REGIONALIDADE INTERIORANA: COMPOSIÇÕES DE FESTAS DE PADROEIROS E TROPEADAS EM COMUNIDADES RURAIS DE IMBITUVA-PR

Este estudo aborda fenômenos de festas de padroeiros com tropeadas em comunidades rurais de Imbituva - PR. Tem-se como principal foco de investigação eventos realizados em quatro comunidades rurais do município. O contexto destas localidades é marcado pelos agrupamentos de vizinhança formados a partir da ocupação de grupos familiares. As relações de parentesco, vizinhança e as atividades em torno das capelas da Igreja Católica Apostólica Romana contribuem de maneira significativa na delimitação espacial destas comunidades rurais. O objetivo deste trabalho é explicitar os entrelaçamentos entre a composição das festas de padroeiro e uma regionalidade interiorana, a qual é compreendida como elementos simbólicos relativos a um espaço geográfico de referência, mencionado pelos sujeitos da pesquisa como ―o interior‖. A metodologia fundamenta-se principalmente em trabalhos de campos nas comunidades rurais, desta forma, as investigações e as interpretações são construídas a partir da observação e observação participante em festas com tropeadas, aliadas as entrevistas semiestruturadas com pessoas representantes de diferentes categorias de festeiros. A festa de padroeiro com tropeadas é compreendida como uma composição constituída por múltiplos momentos e situações, em apenas um dia a festa congrega a expressão da crença aos santos, arrecadação financeira para a manutenção das capelas, o encontro, a diversão e dispêndio, a tradição e o ritual. Constatou-se ainda que a festa é um importante momento de enredamento social das comunidades rurais e que alguns dos elementos que a constituem conformam também marcadores simbólicos que expressam e reproduzem uma regionalidade interiorana. A presença dos cavalos, os enunciados de comunidade, os produtos da agricultura e a figura dos cavaleiros reforçam sentidos de uma festa no/do interior, reproduzindo simbolicamente elementos que representam uma diferenciação espacial ancorada na noção de um espaço comunitário interiorano.
Mostrar mais

190 Ler mais

Proposta de implantação do balanced scorecard em uma indústria metalúrgica de Garibaldi

Proposta de implantação do balanced scorecard em uma indústria metalúrgica de Garibaldi

O processo de desenvolvimento econômico no Brasil, nos dias atuais, tem gerado crises, provocando uma grande concorrência entre as indústrias metalúrgicas. A realidade mercadológica tem mudado o relacionamento das empresas com seus clientes, fornecedores e funcionários, o que provoca as mesmas na busca de novas ferramentas administrativas. É devido a esse cenário que a Controladoria exerce papel importante e indispensável dentro do ambiente corporativo, pois a mesma, elabora o planejamento e controle das organizações, direcionando-as na tomada de decisão mais acertada, visando, assim, maximizar os seus resultados levando em conta os recursos disponíveis. Dentro dessas ferramentas, há muitas formas de controle, capazes de gerenciar as informações necessárias, para embasar o gestor nas suas decisões, entre elas o Balanced Scorecard. Este trabalho teve como problema analisar os procedimentos necessários para a implantação do Balanced Scorecard em uma indústria metalúrgica em Garibaldi. O modelo é composto por quatro perspectivas, sendo elas, financeira, de cliente, processos internos e aprendizagem e crescimento. Buscou-se detalhar os passos da implantação na empresa e, a partir do referencial teórico apresentam-se os elementos teóricos que dão início a construção na gestão da empresa objeto de estudo. A proposta de implantação do Balanced Scorecard pode se tornar a chave para a tomada de decisão dos gestores, em busca do sucesso da organização. Seus benefícios são percebidos à medida que a empresa integra seu novo sistema de mensuração em processos gerenciais, que comunica a estratégia aos funcionários, alinhando os objetivos e os incentivos individuais com a implementação bem-sucedida desta, juntamente com esses processos. Este estudo se limitou a analisar a criação do mesmo, não podendo estender os resultados deste a outras empresas do mesmo ramo. Sugere-se, para fins de futuros estudos, que se avalie o efeito da implantação do Balanced Scorecard na empresa objeto de estudo.
Mostrar mais

133 Ler mais

Compensação reativa em uma indústria metalúrgica na região metropolitana de Curitiba

Compensação reativa em uma indústria metalúrgica na região metropolitana de Curitiba

O banco de capacitores puro (sem filtros) se mostrou a opção economica- mente mais viável, pois apresentou um payback descontado de 3,4 anos, VPL de R$ 37.650,12 e TIR de 28%, porém é tecnicamente inviável, devido ao fato do ponto de ressonância neste caso ser exatamente na 7ª harmônica e, se caso esta opção fos- se escolhida, o sistema apresentaria uma alta distorção total de tensão na barra de 380 V de 9,10 % e provavelmente problemas relacionados à má qualidade de ener- gia seriam observados na indústria, tais como queima precoce do sistema de com- pensação reativa e disparo intempestivo de equipamentos de proteção.
Mostrar mais

83 Ler mais

Ocorrência de dor em trabalhadores da indústria metalúrgica e sua relação com o trabalho

Ocorrência de dor em trabalhadores da indústria metalúrgica e sua relação com o trabalho

Estamos realizando um trabalho de pesquisa sobre a existência de dor corporal em trabalhadores da indústria. Para isto, gostaríamos de contar com a sua colaboração durante alguns minutos para responder a um questionário. Serão feitas várias perguntas sobre a existência ou não de dor em alguma parte de seu corpo. Asseguramos que todas as informações prestadas pelo senhor (a) são sigilosas e serão utilizadas somente para esta pesquisa. A divulgação das informações será anônima e em conjunto com as respostas de um grupo de pessoas. Gostaríamos de deixar claro que esta pesquisa está sendo realizada pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e não pela empresa. Se você tiver alguma pergunta a fazer antes de decidir, sinta-se a vontade para fazê-la.
Mostrar mais

50 Ler mais

Dor orofacial e absenteísmo em trabalhadores da indústria metalúrgica e mecânica.

Dor orofacial e absenteísmo em trabalhadores da indústria metalúrgica e mecânica.

Absenteísmo é o termo utilizado na literatura para, genericamente, indicar o não-comparecimento inespe- rado ao trabalho, especialmente aquele que acontece de forma repetitiva. Dentre as diversas possibilidades utilizadas para caracterizar o absenteísmo, pode-se evi- denciar o absenteísmo por motivo de saúde e o absente- ísmo-doença (Castejón, 2002). O primeiro compreende ausências devido a problemas de saúde próprios ou de seus dependentes, onde o trabalhador não está impe- dido de exercer suas atividades. Trata-se de aspectos que envolvem procura por diagnóstico, prevenção ou terapia. Caracterizaria uma condição potencialmente questionável em relação à necessidade de interrupção do exercício laborativo. No segundo caso, a ausência ao trabalho decorreria da falta de capacidade para exercer as atividades em razão de doença ou acidentes, confi- gurando condição inquestionável quanto à necessidade de afastamento (Castejón, 2002).
Mostrar mais

10 Ler mais

Perfil sociodemográfico e estilo de vida de trabalhadores de uma indústria metalúrgica.

Perfil sociodemográfico e estilo de vida de trabalhadores de uma indústria metalúrgica.

Estudo epidemiológico transversal realizado em indústria metalúrgica, no interior do estado de São Paulo, com o objetivo de identifi car o perfi l sociodemográfi co, aspectos de saúde, como índice de massa corporal, horas de sono, tabagismo, etilismo e estilo de vida dos trabalhadores. Foram entrevistados 182 trabalhadores que responderam questionário com dados sociodemográfi cos, estilo de vida e saúde. A maioria era do sexo masculino (75,8%), com idade média de 33,8 anos, realizava atividade de lazer (88,5%) e fazia hora extra (72,5%). Faziam atividade física (55%); fumavam (17,6%) e relataram ingestão de bebida alcoólica (59,3%). A investigação dos aspectos de saúde e trabalho é de grande importância visando à implantação de medidas de proteção e prevenção relacionadas ao trabalho e à vida pessoal de cada trabalhador.
Mostrar mais

7 Ler mais

Solução alternativa na gestão de resíduos sólidos em indústria metalúrgica

Solução alternativa na gestão de resíduos sólidos em indústria metalúrgica

Dentro desse contexto, existem diversos tipos de im- pactos ambientais e ecológicos que as organizações causam no meio ambiente. Andrade et al. (2002) classificam as em- presas e seus respectivos impactos ambientais e ecológicos. As organizações que mais geram impactos ambientais são do ramo industrial, dada por sua característica de serem transfor- madoras de insumos produtivos em produtos finais. Como as empresas do ramo comercial realizam a intermediação dos bens produzidos pelas companhias industriais, os impactos ambientais e ecológicos são de moderada intensidade. Já as empresas prestadoras de serviço são as que provocam o me- nor impacto ambiental, conforme a Figura 2. Nesse sentido, o consumidor final tem o papel de agente que induz às mu- danças internas nas organizações. Isto é devido a uma maior conscientização dos efeitos ambientais que essas organiza- ções e seus produtos causam no meio ambiente.
Mostrar mais

12 Ler mais

Aplicação de FMEA e CEP para redução de sucata em uma indústria metalúrgica

Aplicação de FMEA e CEP para redução de sucata em uma indústria metalúrgica

Os gráficos de controle tornaram possível a identificação de causas especiais que costumavam deixar o processo fora de controle, com isso, a aplicação do FMEA permitiu realizar uma avali[r]

13 Ler mais

Conflitos Ambientais na Indústria Mineira e Metalúrgica: o passado e o presente

Conflitos Ambientais na Indústria Mineira e Metalúrgica: o passado e o presente

O primeiro contributo deste projeto foi dar visibilidade à frequência deste tipo de conflitos no nosso país, muito embora esse número fosse inferior à metade daquele que foi encontrado na Grécia (1.322 casos) e a quarta parte do que foi registado para Espanha (2.336 casos). Os resultados dessa análise extensiva e comparativa foram depois amplamente divulgados (Kousis e Klaus, 2001, Kousis, 1996 e 2004; Rootes, 1999). Para Portugal, mostraram que os protestos ambientais de base eram, na sua esmagadora maioria, de tipo comunitário (77 por cento dos casos), maioritariamente localizados em freguesias rurais, raramente violentos, envolvendo menos de 100 participantes. Como forma de protesto quase exclusivas encontraram as queixas às autoridades, a petição e as conferências de imprensa (Paiva, 1998). Os aterros e o tratamento de lixo foram a principal causa de mobilização (34 por cento dos casos), seguidos de questões relativas à construção ou infraestruturas e indústria transformadora. A maioria dos protestos procurou compromissos e apelou a criação de novas regras ou ao cumprimento de legislação ambiental recente, mais do que ao encerramento da fonte do conflito ambiental. Por seu turno, os sucessivos governos portugueses pós-1974 mostraram-se habitualmente sensíveis aos protestos, dando um conjunto de respostas positivas aos movimentos locais mais frequentemente do que ocorreu em Espanha ou na Grécia. Finalmente, pretendeu demonstrar-se que, em Portugal, havia um fosso não só entre o governo, as instituições nacionais e europeias, por um lado, e as populações mobilizadas, por outro, como também entre a agenda das grandes organizações ambientais e os movimentos locais autónomos, o que se relacionaria com o baixo nível de educação ambiental e envolvimento em organizações deste tipo (Paiva, 1998, p. 3). 3 No essencial, estes movimentos locais reagiram
Mostrar mais

400 Ler mais

Qualidade de vida no trabalho e síndrome de Burnout entre professores da Rede Municipal de Ensino de Imbituva – PR

Qualidade de vida no trabalho e síndrome de Burnout entre professores da Rede Municipal de Ensino de Imbituva – PR

The present study aimed to analyze the interrelation between the burnout and quality of work life of teachers from the Municipal Education of Imbituva, in Paraná State. The study links the bibliographical to the exploratory research, being the results presented as papers. The two former papers aimed to identify in the literature the productions related to the burnout and the quality of work life (QWL) between the teachers referred, taking into account the setting up of theoretical support to the development of the third paper, which features the research as descriptive and quantitative, cross-sectional, developed with the total number of 122 teachers who act in the Municipal Education of Imbituva, in Paraná State. The instruments of data collection were a questionnaire of socio-demographic and professionals data, the Maslach Burnout Inventory-MBI and the Total Quality of Work Life (TQWL-42). The researches results indicate the teachers constitute a vulnerable group to the burnout, and demonstrate the working conditions and organization usually are related to the QWL and burnout. There is a lack of studies related to basic education teachers’ quality of work life. Regarding the teachers from the Municipal Education of Imbituva, the most are satisfied with the QWL and, regarding the burnout, the averages observed indicated low probability of its occurrence. Throughout the joint analysis of burnout and QWL levels, the existence of significant correlations was verified, which suggests the QWL and the burnout are closely related in the people studied, showing the interrelation of both variables. Thus, the higher is the QWL satisfaction, the lower is the occurrence probability of professional burnout. This study can help planning interventions to improve the teachers’ working and health conditions in the city studied, as well as contributes to reinforce studies in the area.
Mostrar mais

125 Ler mais

Como as condições de trabalho nas indústrias de compensado do Município de Imbituva - PR refletem na saúde das mulheres empregadas

Como as condições de trabalho nas indústrias de compensado do Município de Imbituva - PR refletem na saúde das mulheres empregadas

Para tanto, o estudo persegue os seguintes objetivos específicos: descobrir o número de mulheres que trabalham no ramo da indústria de compensado em Imbituva – PR; traçar o perfil das mu[r]

148 Ler mais

Diagnóstico e implantação de boas práticas de fabricação em uma indústria de conservas do Município de Francisco Beltrão, PR

Diagnóstico e implantação de boas práticas de fabricação em uma indústria de conservas do Município de Francisco Beltrão, PR

Na Higiene pessoal e requisitos sanitários, foram realizados alguns passos que promoveram resultado positivo na indústria, por exemplo: Foram providenciados procedimentos visuais para higiene de mãos para todas as pias exclusivas para este fim, tanto internamente como externamente, foram fixadas na parede avisos educativos, identificação de banheiro feminino e masculino, placa de lixo, proibido fumar, entrada proibida, manter portas fechadas, realizado um cronograma para os exames periódicos, uma caixa de luvas de látex identificada somente para este fim, para quando não estivessem usando para ir ao banheiro, lixeiras com identificação de papel, plástico, vidro, tampa.
Mostrar mais

65 Ler mais

Contaminación ambiental por cadmio en una ciudad metalúrgica

Contaminación ambiental por cadmio en una ciudad metalúrgica

Son necesarios estudios epi- demiológicos de mayor am- plitud entre residentes de dis- tintos grupos de edad de la ciudad de La Oroya, así como investigaciones sob[r]

8 Ler mais

As dinâmicas espaciais da atuação de homens e mulheres na produção de festas de padroeiro em comunidades rurais de Imbituva – PR

As dinâmicas espaciais da atuação de homens e mulheres na produção de festas de padroeiro em comunidades rurais de Imbituva – PR

Esse caráter manifesta-se na fala de um casal que participa ativamente na organização de festas na comunidade de Faxinal dos Penteados, Imbituva-PR 7 , que revelam que a maior preocupação durante os preparativos está no garantir que não ocorram “erros” durante a festa, por exemplo, a falta ou má qualidade da comida e, principalmente, confusões entre os participantes. Argumentam que é preciso investir na qualidade da comida e na contratação de seguranças, caso contrário, as pessoas das outras comunidades deixam de prestigiar a festa. Quando não se tomam estas providências, isso pode manchar a reputação não só dos organizadores, mas da comunidade como um todo, pois consideram que o êxito do evento é da responsabilidade de todos.
Mostrar mais

19 Ler mais

APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE SALUBRIDADE AMBIENTAL (ISA) PARA DIAGNÓSTICO DE ÁREAS URBANAS: UM ESTUDO DOS MUNICÍPIOS DE MARINGÁ-PR E SARANDI-PR

APLICAÇÃO DO ÍNDICE DE SALUBRIDADE AMBIENTAL (ISA) PARA DIAGNÓSTICO DE ÁREAS URBANAS: UM ESTUDO DOS MUNICÍPIOS DE MARINGÁ-PR E SARANDI-PR

Este estudo tem foco no município de Maringá-PR e Sarandi-PR, ambos pertencem à mesorregião Norte Central do Paraná, com bioma Mata Atlântica (IBGE, 2004). Sarandi-PR foi instituída pela Lei Complementar Estadual nº 83/1998, sendo pertencente à região metropolitana de Maringá-PR. Segundo Mendes, Vercezi e Tows (2008), Sarandi-PR é considerada uma “cidade dormitório”, pela sua proximidade com Maringá-PR, e seu modelo de urbanização apresenta características e aspectos que indicam uma diferença social entre as duas.

19 Ler mais

PERCEPÇÃO DE RISCOS NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO COM COLABORADORES DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA

PERCEPÇÃO DE RISCOS NO TRABALHO: ESTUDO DE CASO COM COLABORADORES DE UMA INDÚSTRIA METALÚRGICA

No cotidiano das organizações é comum a existência de riscos, que podem interferir na saúde do colaborador bem como no exercício de sua profissão. Dessa forma, a saúde e segurança de um indivíduo em seu ambiente de trabalho e as condições proporcionadas pela empresa refletem diretamente em sua produtividade e no bem-estar pessoal durante as ações que este exerce.Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a percepção de riscos no trabalho com colaboradores de uma metalúrgica localizada no noroeste do estado do Paraná. Adotou-se como metodologia a pesquisa exploratória e básica, implantada com o auxílio de questionário aplicado aos colaboradores. Para o desenvolvimento do artigo foram seguidas as etapas de elaboração da bibliografia, levantamento das informações ecaracterização da empresa, coleta e análise dos dados, a verificação dos equipamentos de segurança, elaboração da análise preliminar dos riscos e, por fim, proposição de melhorias para os riscos identificados pelos colaboradores. Como resultados identificaram-se os riscos presentes nos processos com base na percepção dos colaboradores, dentre os quais destaca-se: utilização inadequada de EPIs, risco de quedas e intoxicaçãobem como ruídos. A partir de então foram propostas melhorias. Desta forma foi possível concluir que as situações identificados pelas análises trazem risco asegurança e saúde dos colaboradores desta empresa, devendo as mesmas receberem a devida atenção por parte dos responsáveis pela organização.
Mostrar mais

39 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados