Top PDF Diagnóstico das ferramentas da qualidade em oficina mecânica

Diagnóstico das ferramentas da qualidade em oficina mecânica

Diagnóstico das ferramentas da qualidade em oficina mecânica

A revolução industrial mudou o modo como as organizações trabalhavam, trazendo consigo a produção em grande escala, assim, necessitando de funcionários especializados, equipamentos, matéria prima entre outros. A qualidade sempre esteve relacionada com a produção de bens ou serviços desde a antiguidade, ou seja, as empresas acabam buscando progresso em todos os setores para melhorar o desempenho tanto em redução de custo, como qualidade de vida de seus funcionários e satisfação dos clientes. Este trabalho tem por objetivo mostrar como algumas das 7 ferramentas clássicas da qualidade, juntamente com o fluxograma e o 5s podem ser mecanismos importantes dentro de uma organização que almeja ser referência de mercado em termos de competitividade e qualidade. O ciclo PDCA abordado no trabalho mostra como qualquer empresa está apta a se desenvolver em nível organizacional, resolvendo todos os tipos de problemas através de sua metodologia. As empresas estudadas são duas oficinas mecânica que a partir do desenvolvimento da pesquisa poderão implementar melhorias em seus processos produtivos sendo possível ao final desta, realizar uma análise comparativa entre as mesmas. Essas técnicas poderão representar a eliminação de falhas de processo buscando maior eficiência e evidentemente aumentando o lucro da organização.
Mostrar mais

65 Ler mais

Aplicação de ferramentas da qualidade no diagnóstico de fatores críticos de sucesso em projetos industriais: estudo de caso em uma empresa automotiva

Aplicação de ferramentas da qualidade no diagnóstico de fatores críticos de sucesso em projetos industriais: estudo de caso em uma empresa automotiva

Neste contexto, saber identificar os pontos fortes ou fracos durante o processo de inovação de seus produtos, ou seja, os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) pode ser o ponto chave para se destacar neste mercado. Ter como base o histórico de projetos anteriores, denominado como lições aprendidas pelo Project Management Body of Knowledge (PMBOK) pode auxiliar nessa tarefa, mas para alcançar resultados significativos é importante definir uma adequada metodologia de análise. Como possível recurso para atender a esses critérios destacam-se as ferramentas da qualidade que, dado seu rigor e dimensão, muito teriam a contribuir na identificação de tais fatores.
Mostrar mais

26 Ler mais

Gestão de recursos : oficina mecânica

Gestão de recursos : oficina mecânica

Assim, com as medidas propostas no presente documento pretende-se um aumento da eficiência dos processos analisados reduzindo os custos de funcionamento e, principalmente, aumentar a qualidade do serviço prestado. As medidas propostas envolvem algum investimento, quer em material, quer em formação dos recursos humanos para a utilização correta das ferramentas informáticas, que apesar dos custos iniciais (impossível de quantificar devido à necessidade de criação de projetos de redes e comunicação) devem ser ponderadas pois estima-se a sua diluição num curto período de tempo, devido às vantagens que apresentam para o grupo.
Mostrar mais

116 Ler mais

Saberes dos sabores – Trabalho é dignidade: visita a uma cafeteria e a uma oficina mecânica

Saberes dos sabores – Trabalho é dignidade: visita a uma cafeteria e a uma oficina mecânica

O título do livro faz referência a um ambiente que era comum em escolas americanas na primeira metade do século 20, a oficina (shop class). A Escola Nova e certa saudade das virtudes que eram atribuídas ao trabalho artesanal levaram as escolas americanas a instalar, em seus prédios, oficinas onde predominavam atividades de marcenaria e mecânica. Tais oficinas não tinham finalidade de capacitar trabalhadores por meio de engajamento dos alunos em atividades que exigiam produção manual de obras, mas garantir aprendizagens de valores importantes relacionados com o trabalho. Dos anos de 1970 para cá, há um número expressivo de ferramentas de qualidade em lojas que vendem artigos de segunda mão. Boa parte dessas ferramentas vem de oficinas escolares que foram desativadas. Em seu lugar, surgiram laboratórios de informática.
Mostrar mais

10 Ler mais

Abordagem Lean a uma oficina mecânica caso prático : transportes Cascão e Manuela, Lda.

Abordagem Lean a uma oficina mecânica caso prático : transportes Cascão e Manuela, Lda.

A abordagem Lean, como já foi referido ao longo deste projeto, baseia-se na melhoria contínua de todos os processos inerentes ao negócio, e como tal através desta metodologia foi possível: aumentar a produtividade dos colaboradores, diminuindo o tempo despendido em deslocações, e na procura de ferramentas e peças de reserva; aumentar a qualidade do serviço prestado e das instalações; reduzir os acidentes de trabalho, devido à falta de uma disciplina de segurança no trabalho e de EPI indicados; melhoria das condições do posto de trabalho, que se traduziu numa maior satisfação das pessoas que neles trabalhavam; melhoria da autodisciplina por parte dos trabalhadores em deixar o seu posto de trabalho limpo e arrumado, para que no dia seguinte estivesse tudo em condições de voltar ao trabalho; redução de custos, devido à redução de desperdícios que inicialmente existiam.
Mostrar mais

101 Ler mais

FERRAMENTAS DA QUALIDADE E SUAS APLICAÇÕES NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

FERRAMENTAS DA QUALIDADE E SUAS APLICAÇÕES NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Este artigo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica e da aplicação de princípios em um estudo de caso. Foram destacados fatores de grande importância na gestão da qualidade, assim como, quanto à utilização de ferramentas de qualidade que podem contribuir positivamente no processo das empresas. O conteúdo transparece técnicas e procedimentos a serem seguidos para melhorar o processo com a finalidade de diminuir perdas/desperdícios, antecipando o surgimento de problemas.

13 Ler mais

AVALIAÇÃO, FERRAMENTAS E  INDICADORES DE QUALIDADE :: Brapci ::

AVALIAÇÃO, FERRAMENTAS E INDICADORES DE QUALIDADE :: Brapci ::

Segundo a CAPES (2014), a classificação dos periódicos científicos se dá pelas áreas de avaliação e passa por um processo anual de atualização. Os veículos de informação são enquadrados em estratos indicativos de qualidade que vai de A1, o mais alto; A2; B1; B2; B3; B4; B5; à C, com peso zero. Os periódicos são avaliados em alguns dos seguintes critérios: reconhecimento da publicação na área, adoção de normas editorias nacionais e internacionais, periodicidade, circulação, regularidade, indexação, se possui conselho editorial e corpo de pareceristas formados por pesquisadores nacionais e internacionais de diferentes instituições, dentre inúmeros outros critérios. É importante ressaltar que cada área tem suas particularidades nos critérios que devem ser levados em conta na avaliação. Além disso, um periódico pode ser avaliado em mais de uma área, sendo definida uma pontuação específica para cada área avaliada (CAPES, 2014). A avaliação dos periódicos se dá de forma trienal e o aplicativo que permite a divulgação da classificação das áreas, bem como os critérios de avaliação utilizados para avaliar os periódicos científicos, denomina-se “Plataforma Sucupira”, substituindo o WebQualis 2 .
Mostrar mais

31 Ler mais

Aula 10 – Ferramentas do Controle da Qualidade

Aula 10 – Ferramentas do Controle da Qualidade

O Diagrama de Causa e Efeito (ou Espinha de peixe) é uma técnica muito utilizada, que mostra a relação entre um efeito e as possíveis causas que podem estar co[r]

51 Ler mais

Implementação de ferramentas de qualidade em processos industriais

Implementação de ferramentas de qualidade em processos industriais

Após a chegada dos discos, estes vão ser marcados e vão sofrer uma separação de acordo com o grau de qualidade. Seguidamente ocorre a aglutinação do granulado, que maioritariamente das vezes ocorre por polimerização a quente, que com aditivos e resinas de origem sintética ou vegetal forma os corpos aglomerados. Logo a seguir, os corpos de cortiças aglomerados, passam para os acabamentos mecânicos para serem topejados. Os corpos, já topejados, são fornecidos às máquinas de colar onde são colados dois discos de cortiça natural no mesmo topo. Os discos são designados por discos do meio e discos espelho. O disco espelho tem sempre melhor qualidade do que o do meio, visto que é este disco que fica em contacto direto com o champanhe. Após a colagem, em que os corpos juntamente com os discos passam a ser rolhas, vão para uma estufa de estabilização onde vão permanecer cerca de 20 h.
Mostrar mais

105 Ler mais

Uso de ferramentas de geoprocessamento na análise da resistência mecânica do solo à penetração

Uso de ferramentas de geoprocessamento na análise da resistência mecânica do solo à penetração

A partir do surgimento da informática, tornou-se possível armazenar e representar informações geográficas em um ambiente computacional, permitindo uma análise simultânea de mapas e dados, originando o termo Geoprocessamento. Tal termo refere-se ao conjunto de tecnologias voltadas para a coleta, armazenamento, tratamento e análise de dados com referência geográfica (ROSA, 2005, p.81), as quais, através de ferramentas como os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), são analisadas de forma complexa, e integradas em bancos de dados georreferenciados (CÂMARA e DAVIS, 2001, p.1). Esses, por sua vez, são sistemas capazes de gerenciar dados com representação geométrica, que podem ser utilizados tanto no Geoprocessamento, quanto em outras áreas (LISBOA FILHO, 1995, p.11).
Mostrar mais

63 Ler mais

Aplicação das ferramentas da qualidade em uma trefilaria de arames

Aplicação das ferramentas da qualidade em uma trefilaria de arames

Segundo Kume (1993), uma vez definido o objetivo da coleta de dados, os tipos de comparações a serem realizadas também são determinados, e isto, por sua vez, identifica o tipo dos dados que devem ser coletados. Por exemplo, suponha que haja um problema envolvendo variação numa característica da qualidade de um produto. Se for coletado apenas um dado por dia, é impossível determinar a variação que ocorre ao longo de um dia. Ou, caso se deseje descobrir de que maneira são produzidos produtos defeituosos por dois operários, é necessário colher seus dados em separado para que seja possível analisar o desempenho de cada operário. Se a comparação de um em relação ao outro revela uma clara diferença, a ação corretiva que elimina a diferença entre os operários irá também reduzir a variação do processo. Este modo de dividir um grupo de diversos subgrupos com base em certos fatores é chamado de estratificação. A estratificação é muito importante. É necessário tornar habitual a aplicação da estratificação, no seu raciocínio, em todos os tipos de situações.
Mostrar mais

65 Ler mais

Aplicabilidade do PPRA em empresas de pequeno porte: estudo de caso em marmoraria e oficina mecânica

Aplicabilidade do PPRA em empresas de pequeno porte: estudo de caso em marmoraria e oficina mecânica

Os resultados alcançados e apresentados pelas empresas, marmoraria e oficina mecânica demonstram a necessidade de melhorias significativas em seus ambientes de trabalhos. As instalações dos estabelecimentos não possuem sinalizações de orientações ou de emergências, os funcionários não receberam treinamentos e conscientização da importância do PPRA, e, utilizam equipamentos e ferramentas sem o conhecimento mínimo das normas regulamentadoras colocando sua segurança e saúde em risco.

41 Ler mais

Ultrassonografia seriada no diagnóstico da pneumonia associada à ventilação mecânica

Ultrassonografia seriada no diagnóstico da pneumonia associada à ventilação mecânica

85 Tabela 12 - Indicadores de acurácia da ultrassonografia diária no diagnóstico da pneumonia associada à ventilação mecânica – análise sequencial do surgimento dos d[r]

146 Ler mais

Aplicação de ferramentas da qualidade para redução de desvio microbiológico

Aplicação de ferramentas da qualidade para redução de desvio microbiológico

Este trabalho tem por justificativa contribuir para aprendizado acadêmico, redução de desvios microbiológicos em Escherichia coli e melhorar a produtividade e desempenho da empresa estudada. De forma que a contribuição acadêmica vai auxiliar na aplicação das ferramentas utilizadas, colocando em pratica os conceitos relevantes na área de engenharia de produção. As principais ferramentas utilizadas foram o PDCA, 5W2H e diagrama de Pareto, sendo que elas foram aplicadas de forma a não gerar custo nenhum para a empresa.

58 Ler mais

Aplicação de ferramentas da qualidade em uma linha de produção de refrigerantes

Aplicação de ferramentas da qualidade em uma linha de produção de refrigerantes

Diante de um cenário altamente competitivo e um ambiente globalizado, as empresas priorizam, antes de qualquer decisão, uma maneira de se diferenciar diante dos consumidores. Isso porque, com a grande variedade de produtos e serviços disponíveis para escolha, os consumidores detém o poder do que pretendem comprar sempre baseado na relação qualidade/preço. As empresas, então, enfrentam uma busca constante de novas ideias, métodos e ferramentas para levar vantagem frente à concorrência. Os consumidores, cada vez mais exigentes, prezam pela confiabilidade e credibilidade da empresa, e um passo em falso pode ser fatal para a organização. A capacidade de oferecer custo adequado, qualidade e respostas rápidas aos clientes são fatores que definem o sucesso ou não de uma organização.
Mostrar mais

57 Ler mais

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES ACÚSTICAS DE UMA OFICINA MECÂNICA SITUADA NA AV. COLOMBO, MARINGÁ-PR: ESTUDO DE CASO

AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES ACÚSTICAS DE UMA OFICINA MECÂNICA SITUADA NA AV. COLOMBO, MARINGÁ-PR: ESTUDO DE CASO

Este trabalho trata de realizar a avaliação da condi- ção acústica (ruído) a que estão submetidos trabalhado- res e clientes de um empreendimento comercial (oficina mecânica) situada numa avenida que produz muito ruído, e somados aqueles que normalmente essa oficina produz, causando sérios problemas a saúde laboral destas pesso- as, e verificar se esse fator está acima do limite de tole- rância fixado pelas normas brasileiras, principalmente pela norma ABNT NBR 10.151/2000 12 e da NR-15 –

9 Ler mais

O uso das ferramentas da qualidade nas organizações Portuguesas

O uso das ferramentas da qualidade nas organizações Portuguesas

Thia et al . (2005) investigaram as razões para a adoção ou não adoção de ferramentas da qualidade pela indústria no desenvolvimento de novos produtos. Segundo os autores, os fatores internos que influenciam a adoção de ferramentas da qualidade são a utilização e aprendizagem fácil, a utilidade, o tempo de aprendizagem de execução e de manutenção, os custos, a flexibilidade para a ferramenta ser utilizada de forma eficaz e a popularidade da ferramenta. Os fatores externos identificados são o projeto de implementação, a organização estrutural da indústria, o setor de atividade e a cultura organizacional.
Mostrar mais

106 Ler mais

APLICAÇÃO PRÁTICA DAS SETE FERRAMENTAS DA QUALIDADE

APLICAÇÃO PRÁTICA DAS SETE FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Conforme demonstrado no decorrer deste artigo, “As Sete Ferramentas da Qualidade” foram utilizadas para investigar o processo. Agora,cumprindo o ciclo PDCA (Planejar, Fazer, Verificar e Agir), as mesmas sete ferramentas devem ser aplicadas para avaliar se as ações propostas para adequação dos problemas identificados na figura 7 foram consideradas eficazes. Em caso afirmativo, encontrou-se, de fato a origem do problema e o sanou. Não obstante, se o processo continuar falho, então, há que se reunir a equipe multidisciplinar que elaborou o Diagrama de Ishikawa (3.2.7) para reavaliá-lo e definir uma nova possível causa raiz para ser tratada. Essa rotina deve ser conduzida
Mostrar mais

15 Ler mais

IMPLEMENTAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE EM GELADOS COMESTÍVEIS

IMPLEMENTAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE EM GELADOS COMESTÍVEIS

Objetivou-se neste estudo a implantação das ferramentas da qualidade na produção de gelados comestíveis a partir da avaliação microbiológica. A mesma foi desenvolvida em uma empresa de pequeno porte produtora de gelados comestíveis, localizada no município de Ponta Grossa (PR). Várias são as ferramentas da qualidade utilizadas para o controle na produção de alimentos, porém poucas são aplicadas ou descritas para a produção de gelados comestíveis. Foram coletadas amostras em três linhas de processamento de gelados comestíveis: base branca, base de morango e base de chocolate. Para cada linha as amostras foram coletados quatro pontos do processo produtivo: pasteurização, resfriamento, saborização e produto pronto. Em cada um dos pontos, nas três linhas foram coletadas quatro amostras com intervalo de 90 dias entre cada coleta durante um ano, de junho de 2012 até julho de 2013, totalizando 48 amostras. Conclui-se que a principal contaminação ocorre por coliformes; o pico de contaminação ocorreu no mês de fevereiro 2013, em que, além da alta produção também tem a presença de funcionários temporários com baixo grau de qualificação e treinamento das boas práticas de fabricação. A partir destes resultados estão sendo elaboradas medidas preventivas para serem aplicadas e posteriormente verificado o efeito destas sobre a contaminação.
Mostrar mais

15 Ler mais

Diagnóstico do processo produtivo na oficina da empresas Dimas Automóveis LTDA

Diagnóstico do processo produtivo na oficina da empresas Dimas Automóveis LTDA

O autor ! apresenta como relevante o cuidado em relação as características tecnológicas. Portanto, devem ser considerados materiais novos, ferramentas, etc. Aqui, pode-se relevar, sob o aspecto da manufatura, a utilização de materiais reciclados, amplamente divulgados pela mídia e pelos especialistas. Quanto a utilização de novas ferramentas, pode-sé considerá-la tanto para a manufatura quanto para a produção de serviços e, neste último, faz-se muitas vezes, primordial no desenvolvimento da competitividade da empresa. Normann (1993) corrobora neste sentido quando apresenta alguns exemplos, dos quais destaca-se o efeito proporcionado pela utilização de máquinas para autodiagnóstico e de manufatura modular. O autor cita o exemplo de várias máquinas, entre elas os carros, os quais possuem módulos próprios que identificam onde se encontram possíveis defeitos ou'máquinas que ajudam na busca do problema. Normann (idem, p. 120) destaca ainda o seguinte: "Uma empresa que presta serviço de acordo com a habilidade de
Mostrar mais

92 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados