Top PDF Ecologia da polinização de Raphiodon echinus (Nees & Mart.) Schauer (Lamiaceae) em Petrolina, PE, Brasil.

Ecologia da polinização de Raphiodon echinus (Nees & Mart.) Schauer (Lamiaceae) em Petrolina, PE, Brasil.

Ecologia da polinização de Raphiodon echinus (Nees & Mart.) Schauer (Lamiaceae) em Petrolina, PE, Brasil.

RESUMO – (Ecologia da polinização de Raphiodon echinus (Nees & Mart.) Schauer (Lamiaceae) em Petrolina, PE, Brasil). Raphiodon echinus é uma espécie de hábito rasteiro, que ocorre espontaneamente em áreas de caatinga. No presente trabalho foram observados a biologia reprodutiva desta espécie com o objetivo de contribuir com informações sobre sua ecologia da polinização. As observações foram feitas em áreas de caatinga da Embrapa Semi-Árido, em Petrolina, PE. Para os experimentos de autopolinização espontânea, autopolinização manual, apomixia, geitonogamia, xenogamia, botões foram ensacados, emasculados e polinizados, quando necessário. Flores foram marcadas para estimar a polinização em condições naturais. Os visitantes florais foram observados das 7h30 min às 16h00, totalizando 45 horas de observações. As flores de R. echinus são infundibuliformes, de coloração violeta, exalam odor adocicado e estão reunidas em glomérulos. A antese é diurna, assincrônica, sendo mais freqüente no período da manhã, por volta das 07h00. A duração das flores é de aproximadamente 10 horas e cada inflorescência apresenta número variado de flores/dia. As flores são visitadas por abelhas e borboletas. Centris hyptidis foi responsável por 26% do total das visitas e, de acordo com o comportamento e freqüência de visitas, foi considerada como polinizador efetivo desta espécie. Quanto ao sistema de reprodução, R. echinus é autógama facultativa, produzindo frutos por autopolinização manual (70%), geitonogamia (63%) e xenogamia (40%).
Mostrar mais

6 Ler mais

Biologia reprodutiva e polinização de Jacquemontia nodiflora (Desr.) G. Don (Convolvulaceae) em Caatinga na região de Petrolina, PE, Brasil.

Biologia reprodutiva e polinização de Jacquemontia nodiflora (Desr.) G. Don (Convolvulaceae) em Caatinga na região de Petrolina, PE, Brasil.

RESUMO - (Biologia reprodutiva e polinização de Jacquemontia nodiflora (Desr.) G. Don (Convolvulaceae) em Caatinga na região Petrolina, PE, Brasil). O principal objetivo deste trabalho foi estudar aspectos da biologia da polinização, comportamento e frequência de visitantes florais, reprodução e fenologia de Jacquemontia nodiflora em área de Caatinga hiperxerófila, em Petrolina-PE, no período de março de 2004 a março de 2005. Os dados fenológicos mostraram que a brotação, floração e frutificação concentram-se na estação chuvosa, enquanto a senescência foliar ocorre na estação seca, indicando a influência de precipitação no processo de reprodução. As flores estão reunidas em cimeiras, são pequenas (10 mm de diâmetro), curto-campanuladas, brancas, inodoras e secretam pequena quantidade de néctar (< 1 µl). A antese é diurna, ocorrendo por volta das 5 h 30 min., sendo o tempo de vida da flor apenas de nove horas. As flores são visitadas por abelhas, vespas e moscas, sendo as abelhas Apis mellifera, Trigona spinipes e Frieseomelitta doederleini os visitantes mais frequentes (47,7, 26,0 e 12,1% do total de visitas, respectivamente). Quanto ao sistema de reprodução, J. nodiflora é autógama facultativa, produzindo frutos por autopolinização (taxas > 90%) e por polinização cruzada (75,6%). Jacquemontia nodiflora pode ser considerada como uma importante fonte de néctar para abelhas de tamanho médio e pequeno, sendo A. mellifera, T. spinipes e F. doederleini consideradas como polinizadores desta espécie.
Mostrar mais

10 Ler mais

Biologia floral e sistema de reprodução de Annona squamosa L. (Annonaceae) na região de Petrolina-PE.

Biologia floral e sistema de reprodução de Annona squamosa L. (Annonaceae) na região de Petrolina-PE.

Aspectos da biologia da polinização e do sistema de reprodução de Annona squamosa L. foram estudados em Petrolina-PE, nordeste do Brasil, no período de junho de 1999 a fevereiro de 2000, entre 6:00 e 18:00h. As flores de A. squamosa são hermafroditas, axilares, com cálice e corola carnosos, formando uma câmara floral, que funciona como abrigo, fonte alimentar e/ou local de acasalamento para os visitantes florais. As flores apresentam características da síndrome de cantarofilia, tais como pétalas carnosas, de coloração clara e emissão de odores fortes e desagradáveis. A antese é crepuscular, iniciando por volta das 17 horas e a duração das flores é de aproximadamente dois dias. As flores se apresentam em fase feminina nas primeiras 20 horas e em fase masculina nas 20 horas seguintes, caracterizando a dicogamia. Carpophilus hemipterus, Carpophilus sp e Haptoncus ochraceus (Nitidulidae) são os principais visitantes, sendo considerados como polinizadores desta anonácea. A espécie é autocompatível, contudo, os testes de germinação indicam que as sementes obtidas por polinização cruzada apresentam maior viabilidade do que as resultantes de geitonogamia.
Mostrar mais

6 Ler mais

Balanço hídrico e períodos pluviometricamente homogêneos para a produção de capim tanzânia em Petrolina-PE / Water balance and pluviometrically homogenic periods for the production of tanzania grass in Petrolina-PE

Balanço hídrico e períodos pluviometricamente homogêneos para a produção de capim tanzânia em Petrolina-PE / Water balance and pluviometrically homogenic periods for the production of tanzania grass in Petrolina-PE

O grupo 3 foi composto pelos meses de transição, no qual, o mês de abril define o período de transição da alta para baixa produção e, os meses de novembro e dezembro, marcam o período onde se inicia o aumento da produção do capim Tanzânia. Dessa forma, considerando as fases fenológicas da planta, onde se observa menor exigência hídrica nas fases iniciais e, substancial aumento na demanda de água ao longo do seu desenvolvimento, é válido ressaltar que os meses de novembro e dezembro, por apresentarem ocorrência de chuvas (Fig. 3), podem ser considerados adequados para a semeadura do capim Tanzânia no município de Petrolina-PE.
Mostrar mais

14 Ler mais

MERCADO DE TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM PETROLINA (PE): UMA ANÁLISE DO PROGRAMA CHAPÉU DE PALHA

MERCADO DE TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM PETROLINA (PE): UMA ANÁLISE DO PROGRAMA CHAPÉU DE PALHA

The purpose of the present research is to analyze the transformations in agricultural labor market in the municipality of Petrolina (PE) from the implantation of the program Chapéu de Palha. Due to the large contingent of workers in tropical fruit production in region of Vale do São Francisco, many are the problems related to the theme of labor market, especially regarding the widespread unemployment that installs in the region in the months of offseason of fruit production. In 2007 the Government of Pernambuco resumed the program Chapéu de Palha of former Governor Miguel Arraes, expanded, in 2009, for workers of fruitculture irrigated in backland. The program consists in financial and social aid for unemployed workers in the period the offseason with the requirement that they participate in training courses and professional qualifications. Faced of context above mentioned it is necessary investigate the limitations and possibility of public policies to the rural areas considering the persistence of seasonality of labor agricultural, geographical workers' mobility, precarization of work and the conflicts involving the relationship between the state, employers in agribusiness sector and rural workers.
Mostrar mais

10 Ler mais

A OMC e os efeitos destrutivos da indústria da cana no Brasil E

A OMC e os efeitos destrutivos da indústria da cana no Brasil E

A ex pansão e a cres- cente meca nização setor canavieiro têm ge rado maior exploração (chamada de “flex ibilização”) da força de trabalho. Principalmente em São Paulo, a maior par- te do corte da cana é realizada por traba- lhadores m igrant es, principalm ent e do Nordeste e do Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais. A Pastoral dos Migrantes es- tima que cerca de 200 mil trabalhadores migrantes trabalhem em São Paulo no pe- ríodo da safra de cana, laranja e café. No setor canavieiro do estado, o número de migrantes por safra é estimado em 40 mil. Para milhares de trabalhadores essa si- tuação “temporária” se torna permanente por falta de alternativas de emprego em suas regiões de origem. Eles iniciam um círculo vicioso: “O trabalho aqui é o mais bruto que ex iste, mas é o único que te- m o s” , af i r m a u m t r ab al h ad o r p er - nambucano em Dobrada (SP). Mesmo di- zendo que não voltariam mais a trabalhar no corte da cana, muitos acabam se sub- metendo indefinidamente a essa situação de extrema exploração. Na entressafra, um número mais reduzido de mão- de- obra é utilizado para o preparo da terra e plantio
Mostrar mais

24 Ler mais

Ecologia da polinização do maracujá-amarelo, na região do vale do submédio São Francisco.

Ecologia da polinização do maracujá-amarelo, na região do vale do submédio São Francisco.

RESUMO-Este estudo descreve aspectos da biologia floral e sistema reprodutivo de Passiflora edulis f. flavicarpa (Passifloraceae), incluindo os padrões de forrageio e comportamento dos visitantes florais. O estudo foi desenvolvido em cultivo irrigado no Projeto Maniçoba, em Juazeiro-BA, em 2005/2006. A antese floral ocorreu entre 12h e 13h, o fechamento da flor teve início às 18h, terminando por volta de 1h. O tempo para a deflexão dos estiletes foi de 71,4 ± 12,4 min, mas cerca de 5% das flores permaneceram com os estiletes sem curvatura. Os estigmas foram receptivos durante toda a antese, e os grãos de pólen apresentaram viabilidade de 94%. O volume de néctar foi em média de 100 µL, com 48% de concentração de açúcares. O número médio de grãos de pólen/ flor foi de 140.595 ± 34.175, e 426 ± 77 óvulos/ ovário. As maiores taxas de frutificação (74%) foram obtidas com polinização cruzada manual, confirmando a existência de sistema de autoincompatibilidade. Registraram-se 10% de flores com quatro estigmas que, quando polinizadas manualmente, apresentaram frutos maiores e com maior número de sementes (477,7 ± 76,8). Observou-se correlação positiva entre o número de sementes e o peso dos frutos. Os visitantes florais identificados foram Apis mellifera, Trigona spinipes, Xylocopa grisescens, X. frontalis e X. cearensis. As abelhas A. mellifera e T. spinipes foram pilhadores de pólen e néctar, respectivamente. As abelhas do gênero Xylocopa foram mais frequentes nas flores durante o período seco, e A. mellifera, durante o período chuvoso. Os polinizadores efetivos foram X. grisescens e X. frontalis, constatando-se uma limitação desses polinizadores nas áreas estudadas. Entretanto, eles foram mais frequentes em outras espécies vegetais no período chuvoso, indicando competição com as flores dos maracujazeiros pelos serviços de polinização.
Mostrar mais

12 Ler mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PRISCILA SOARES LIMA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CENTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA PRISCILA SOARES LIMA

A Educação Integral é entendida como uma educação que busca desenvolver o educando em múltiplas dimensões . Pode ser concebida como um meio de garantir o direito fundamental à educação. Nesse sentido, com o vislumbrar de uma educação para todos, a partir dos ideais expressos no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932; Anísio Teixeira transforma ideais em ações, criando, em 1950, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro (CECR). Esta notável experiência foi implementada antes mesmo de haver um documento legal fundamentando-a, visto que a educação integral, em jornada ampliada, foi legalmente regulamentada somente a partir de 1996, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Contudo, em 1988, já se preconiza, d e forma incipiente, o “pleno desenvolvimento” dos estudantes por meio da Constituição Federal brasileira de 1988. Assim, tendo em vista a possibilidade de oferecer educação de qualidade a partir da Educação Integral, esta vem ganhando notoriedade, como nas experiências mais recentes do Programa Mais Educação e nas iniciativas das redes estaduais e municipais de educação (BRASIL, 1988).
Mostrar mais

198 Ler mais

Competitividade e fruticultura no Brasil: o caso do cluster de Juazeiro e Petrolina.

Competitividade e fruticultura no Brasil: o caso do cluster de Juazeiro e Petrolina.

demais frutas quase não merecem atenção. Quase nenhuma atenção é dada também à industrialização e manufatura de subprodutos. Nem toda a produção possui o nível esperado para exportação, e a parte que não possui poderia ser mais bem aproveitada. Visitando os packing houses pode-se ver as caixas de produtos de descarte, que acabaram sendo vendidos por muito pouco nos mercados locais. A Sucos Del Valle, por exemplo, cresce a uma taxa de 20% ao ano, nos últimos cinco anos, evidenciando o potencial da industrialização das frutas (DATAMARK REPORTS, 2001). Outro aspecto importante é a identificação das necessidades dos clientes e a produção de produtos específicos, o que não é absolutamente feito no Brasil. As reações às tendências internacionais acontecem muito depois de se iniciarem os processos nos países desenvolvidos. Por exemplo, existem dezenas de lojas especializadas em produtos orgânicos no exterior, mas o Brasil não se debruçou ainda sobre a questão. Na rede inglesa Wild & Fresh pode-se encontrar mangas orgânicas da Espanha, mas não do Brasil. Alimentos prontos para consumir, como frutas em pedaços, descascadas ou com alguma outra forma de serviço agregado também é uma tendência verificada, mas pouco explorada. Certo é que para se fazer isso é necessário que haja instalações junto aos mercados consumidores, e assim volta-se a verticalização.
Mostrar mais

118 Ler mais

Avaliação do conhecimento e percepção dos profissionais da estratégia de saúde da família sobre o uso de plantas medicinais e fitoterapia em Petrolina-PE, Brasil.

Avaliação do conhecimento e percepção dos profissionais da estratégia de saúde da família sobre o uso de plantas medicinais e fitoterapia em Petrolina-PE, Brasil.

que consomem planta medicinal foi de 62,2%. Na pesquisa de Fontenele et al. (2013), a maioria dos proissionais de saúde já fez uso pessoal de plantas ou medicamentos itoterápicos (79,4%). Segundo relato dos entrevistados, esse uso teve como fonte de informações o contato com grupos culturais compreendendo parentes, amigos, vizinhos e os próprios usuários do SUS. Em estudo semelhante realizado com médicos no estado do Rio Grande do Sul, Rosa et al. (2011) trazem dados que corroboram esta realidade (77,8% de uso). Podemos suspeitar que o consumo de plantas medicinais esteja associado, em parte, aos hábitos culturais da região e ao poder aquisitivo da população, já que essas espécies costumam ser mais utilizadas pela população em geral que pelos proissionais da saúde. Percebe-se então, que apesar do proissional da saúde fazer uso de plantas medicinais em seu cotidiano, ele não se sente apto a prescrevê-las ou pela falta de crença nas práticas advindas da sabedoria popular (Brasil, 2006).
Mostrar mais

10 Ler mais

As TIC como instrumento de preservação da identidade social das comunidades campesinas de Petrolina/PE

As TIC como instrumento de preservação da identidade social das comunidades campesinas de Petrolina/PE

Apesar da busca institucional e eletrônica nos sítios da SEE/PE e da Prefeitura Municipal de Petrolina/PE, as principais fontes de dados foram os arquivos pessoais de alguns gestores pesquisados e, especialmente, da SEDUC, os sítios do MEC, IBGE, INEP e FNDE. Com particular destaque a forma como as informações relacionadas à educação nacional são trabalhadas pelo Censo escolar, realizado pelo MEC, segundo informações disponibilizadas no sítio do ministério “as escolas que não participarem do senso podem ficar fora das estatísticas oficiais que servem para o cálculo das taxas de aprovação, reprovação e abandono, e para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IBED”, fato que levam as escolas a quererem participar do recenseamento.
Mostrar mais

22 Ler mais

Relação entre a teoria e a prática da educação ambiental na EJA do SESC – Petrolina/PE

Relação entre a teoria e a prática da educação ambiental na EJA do SESC – Petrolina/PE

O estudo monográfico presente teve como objetivo diagnosticar se existe relação entre teoria e prática de Educação Ambiental no Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos do SESC de Petrolina/PE, ressaltando a importância de se trabalhar temas ambientais nessa modalidade educacional uma vez que a heterogeneidade do sujeito pertence às classes sociais vulneráveis ao socioambiental decorrente do preconceito e da desigualdade econômica na sociedade. A metodologia foi desenvolvida in lócus, na qual utilizou a pesquisa do tipo explicativa e de campo, com aplicação de um questionário composto por respostas múltiplas aos alunos da respectiva instituição, trabalhando-se assim com o método dedutivo. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos têm acesso à educação ambiental na escola de maneira limitada e, com maior freqüência, na disciplina de geografia e que, apesar de já terem ouvido falar da preocupação com o meio ambiente, principalmente através de noticiários da TV, encontram dificuldades de identificar alguns tipos de problemas ambientais. Conclui-se que, para formar cidadãos conscientemente críticos do seu papel no âmbito social, faz-se necessário incluir projetos ecopedagógicos no ensino formal.
Mostrar mais

12 Ler mais

J. Bras. Patol. Med. Lab.  vol.52 número5

J. Bras. Patol. Med. Lab. vol.52 número5

Introdução: O gênero Enterobacter é formado por bactérias fermentadoras de lactose. Esse microrganismo causa largo espectro de infecções hospitalares, como pneumonia, infecções do trato urinário e feridas, além de associar-se à colonização de dispositivos hospitalares. Objetivo: Definir o perfil de resistência e a produção de biofilme de cepas de Enterobacter sp. isoladas de úlcera por pressão. Materiais e métodos: Estudo quantitativo, tipo pesquisa de campo (documental) laboratorial, realizado em um hospital do município de Petrolina (PE). Foram coletadas amostras de 30 feridas de pacientes internados na clínica médica, portadores de úlceras por pressão em estágio II, utilizando a técnica em “Z” com swab estéril no período de fevereiro a maio de 2014. Resultados: As bactérias mais prevalentes foram Enterobacter sp. e Escherichia coli. Todas se mostraram multirresistentes aos antimicrobianos. As cepas de Enterobacter sp. em sua maioria foram classificadas como produtoras moderadas de biofilme. Conclusão: As cepas de Enterobacter sp. mostraram alto perfil de resistência aos antimicrobianos usados na rotina clínica.
Mostrar mais

6 Ler mais

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DO PNAIC DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CATENDE - PE: DESAFIOS E APRENDIZAGENS

FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DO PNAIC DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CATENDE - PE: DESAFIOS E APRENDIZAGENS

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Esta tem como objetivo geral analisar a formação continuada oferecida aos professores alfabetizadores da rede municipal de ensino de Catende-PE, no âmbito do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, considerando as possibilidades de mudanças ou não na prática pedagógica dos professores egressos da primeira edição do Programa. Os objetivos específicos são: descrever a formação continuada do PNAIC no município de Catende; analisar as possíveis contribuições da proposta de formação continuada do PNAIC para professores alfabetizadores da rede municipal; e propor ações para potencializar a transformação das práticas docentes voltadas para a alfabetização no município de Catende. Proposto pelo Ministério da Educação (MEC), o PNAIC tem por objetivo alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, e, para atingir esta meta, o programa traz como eixo principal, a formação continuada docente. A relevância desse estudo consiste nas reflexões feitas sobre os desdobramentos desse Programa na formação dos professores alfabetizadores e o reflexo desta nas salas de aula do terceiro ano do ensino fundamental. A abordagem da pesquisa é qualitativa e o tipo é estudo de caso, com produção de dados através da realização de uma seção reflexiva, realizada com vinte e um professores alfabetizadores das escolas urbanas, bem como do questionário aplicado a vinte e dois professores das escolas urbanas que participaram do PNAIC no período de 2013 a 2016 ininterruptamente. O referencial teórico foi construído a partir dos documentos do programa (BRASIL, 2015) e da contribuição de autores
Mostrar mais

191 Ler mais

Ressignificado, avaliação e implantação do ensino médio : um estudo de caso sobre a reforma do ensino médio numa escola confessional

Ressignificado, avaliação e implantação do ensino médio : um estudo de caso sobre a reforma do ensino médio numa escola confessional

school in a Confessional School - Nossa Senhora Auxiliadora School in a city of Pernambuco - Petrolina. After thirteen years of interruption, that level modality of education was reestablished in the last years, raising an important question between the pedagogic proposal of the school in a culture of mechanic contents of education effective in the area. Starting from a historical perspective, emphasizing the high school in Brazil, it analyzes the reform, consolidated in the Law of Guidelines Bases and National Curricular Parameters of high school, in the salesian educational proposal and in the pedagogic political project of the school. The data were collected and analyzed, through the application of questionnaires together with the teachers and students of high school. The results highlight the educators' paper, nuclear characters in the materialization of the reform of high school and the adolescents and young people´s differentiated glance in the definitions on the pedagogic political project, abilities and competences, curriculum, mechanisms of assessment, cross- curricular studies, traverse themes, methodology and a partnership between family and Salesian School Network. The study arises problems related to human and pedagogic resources. It demonstrates the consequences of the limits and challenges faced by the educational ones and the educational community, as well as the progress perspectives. The study generated subsidies for permanent new examination and new guidances demanded by the progresses of the knowledge demanded by the national and international contexts. The results suggest a more systematic investment in the pedagogic and human resources. It signals difficulties in inserting the didactic material of the Salesian School Network, in meeting the challenges on the road desired transformations, considering its school daily routine, as well as its temporal spatial benchmarks.
Mostrar mais

160 Ler mais

O CONSELHO DE CLASSE COMO UM ESPAÇO DE CONTRADIÇÕES E FORMAÇÃO DO TRABALHO EDUCATIVO NO IF SERTÃO, CAMPUS PETROLINA

O CONSELHO DE CLASSE COMO UM ESPAÇO DE CONTRADIÇÕES E FORMAÇÃO DO TRABALHO EDUCATIVO NO IF SERTÃO, CAMPUS PETROLINA

Os resultados dos conselhos de classe realizados no IF SERTÃO-PE, Campus Petrolina mostram também que para um melhor acompanhamento do aluno deve acontecer a parceria escola-família, porém o que é visto no trabalho diário é que muitas famílias não são presentes na escola, ou seja, na vida escolar do aluno e consequentemente não são atuantes, deixando que estes fiquem por conta de si mesmos. Muitos pais desconhecem as atividades e acontecimentos do ano escolar do seu filho e isso reflete negativamente no rendimento escolar do aluno. Ao mesmo tempo se pode perceber que pais que participam ativamente da vida escolar dos filhos, estes tem um melhor desempenho e o sucesso escolar é garantido. De acordo com Brilhante (2004) as dificuldades encontradas relacionadas com a aprendizagem e com o sucesso escolar são inúmeras. Por um lado, há uma espécie de sentimento de culpa dos pais, que se cobram por não conseguirem atender às necessidades dos filhos, e do outro lado, os filhos sentem-se abandonados pelos pais nas suas necessidades, e por fim a escola, que não consegue desempenhar o papel social para o qual foi designada.
Mostrar mais

11 Ler mais

Degradação do paclobutrazol em solos tropicais.

Degradação do paclobutrazol em solos tropicais.

Resumo – O objetivo deste trabalho foi avaliar a degradabilidade do regulador de crescimento vegetal paclobutrazol em solo. Os solos fo- ram coletados em regiões representativas de plantios comerciais de manga para exportação, em Petrolina, PE e em Lins, SP. Culturas bacterianas mistas, isoladas destas amostras de solo foram avaliadas quanto à sua capacidade degradativa em meio de cultura líquido suplementado com paclobutrazol. A determinação dos resíduos do regulador de crescimento, realizada a partir do 15 o dia de incubação e

5 Ler mais

Aspectos físico-químicos e microbiológicos de polpas de frutas comercializadas em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

Aspectos físico-químicos e microbiológicos de polpas de frutas comercializadas em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

Objetivou-se com este trabalho avaliar as características físico-químicas e microbiológicas de polpas de frutas congeladas comercializadas em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Para tanto, foram analisados sete sabores de quatro marcas de polpas de frutas (A, B, C e D) quanto ao número total de bolores e leveduras, coliformes totais e termotolerantes a 45 °C (fecais), pH, sólidos solúveis e cor. Os resultados obtidos para um mesmo sabor, das diferentes marcas, de quatro repetições, foram submetidos à análise de variância e comparação de médias pelo teste de Tukey, a 5% de significância. Os resultados de cada amostra foram comparados, individualmente, aos valores determinados pela legislação brasileira para cada sabor de polpa de fruta. Todas as marcas apresentaram características de sólidos solúveis e cor condizentes com a legislação, com pequenas variações entre marcas, a depender do sabor. A marca C apresentou amostras com valores elevados de bolores e leveduras em todos os sabores. Observou-se, ainda, valores de pH diferentes do estabelecido pela legislação nas polpas de manga e caju. Também foram detectados coliformes termotolerantes em polpas da marca C. Concluiu-se que 61,75% das polpas da marca C, 14,29% das polpas da marca A e 14,29% das polpas da marca D apresentaram-se impróprias para o consumo. Constatou-se também a necessidade de se estabelecerem, na legislação, padrões físico-químicos para polpas de abacaxi e tamarindo.
Mostrar mais

9 Ler mais

POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE GESTORES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE JUIZ DE FORA EM 2011 – Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública

POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE GESTORES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE JUIZ DE FORA EM 2011 – Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública

Pesquisadores como Fernando Abrucio (2009), na pesquisa Práticas Comuns dos Diretores Eficazes, promovida pela Fundação Victor Civita, reconhecem a capacitação profis[r]

93 Ler mais

Show all 10000 documents...