Top PDF Elon Lages Lima-Logaritmos-Sociedade Brasileira de Matemática (1996)

Elon Lages Lima-Logaritmos-Sociedade Brasileira de Matemática (1996)

Elon Lages Lima-Logaritmos-Sociedade Brasileira de Matemática (1996)

Os logaritmos, que durante três séculos e meio tão bem desempenharam o papel de maravilhoso inslrumento para simplificar o cálculo aritmético, penuitindo que se efetuassem, [r]

123 Ler mais

Elon Lages Lima

Elon Lages Lima

Elon Lages foi um dos principais personagens no desenvolvimento do IMPA, além de pesquisador e professor do instituto, foi diretor e vice diretor em vários mandatos, também foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, instituição gerada com apoio do IMPA. E desenvolveu diversas outras atividades de gestão e consultoria em órgãos públicos e privados como a FGV, Ministério da Educação, CNPq, Academia Brasileira de Ciências e outros. Na faceta de escritor, deu uma colaboração sem precedentes, escreveu mais de 40 livros, que trataremos a seguir de alguns destes textos, criou as coleções de livros Projeto Euclides e Matemática Universitária, também idealizou e muito contribuiu para a Revista do Professor de Matemática. Todas estas atividades destacam o espírito docente e o interesse em criação e difusão de uma bibliografia matemática nacional. E, assim, na próxima seção, apresentamos uma breve discussão sobre os primeiros trabalhos de pesquisa do professor Elon.
Mostrar mais

15 Ler mais

ELON LAGES LIMA E O SEU PRIMEIRO LIVRO

ELON LAGES LIMA E O SEU PRIMEIRO LIVRO

objetivo desta pesquisa é apresentar um levantamento da carreira de Elon Lages Lima e suas principais contribuições para a Matemática, como professor, pesquisador e escritor. Além disso, buscamos compreender o livro Topologia dos Espaços Métricos, de sua autoria, por meio de uma breve discussão sobre a metodologia usada pra explanar os assuntos contidos nos capítulos do livro em questão. A pesquisa é do tipo descritiva, por meio de um levantamento bibliográfico e documental. Após a análise do livro, é notável o cuidado do autor em usar uma linguagem mais acessível para explanar os conteúdos, sem abrir mão do rigor necessário para um bom aproveitamento do estudo. Sua metodologia mostra ainda o desejo de despertar o interesse e a curiosidade no leitor, usando táticas para fazê-lo participar das demonstrações e demais operações contidas nos capítulos. Constata-se, com esse estudo, a grande importância de Elon para a Matemática brasileira e que sua atuação na área rendeu enormes avanços para o ensino e a pesquisa em Matemática. Dessa forma, espera-se incentivar o aprofundamento de pesquisas sobre a carreira e as obras de Elon Lages Lima e contribuir para a disseminação dos ensinamentos desse matemático para aqueles interessados no assunto.
Mostrar mais

16 Ler mais

Sociedade Brasileira de Mastologia

Sociedade Brasileira de Mastologia

Pelo presente edital, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a Comissão Executiva do Título de Especialista em Mastologia e a Associação Médica Brasileira (AMB), fazem saber, que estarão abertas as inscrições do Concurso para Obtenção do Título de Especialista em Mastologia (TEMa), reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina em convênio com a Associação Médica Brasileira (AMB).

11 Ler mais

LOGARITMOS E APLICAÇÕES

LOGARITMOS E APLICAÇÕES

O padre jesuíta belga Gregory Saint Vincent 6 , em 1647, e o cientista Isaac Newton, em l660, reconheceram uma relação estreita entre a área de uma faixa de hipérbole e o logaritmo – embora nenhum dos dois tenha identificado realmente essa área com os logaritmos naturais,nem tenham reconhecido o número e. Foi Alphonse Antônio de Sarasa que primeiramente conectou essa proposta em 1649,mostrando que a área da hipérbole equilátera média eram os logaritmos dos números que formavam as abcissas. Tomando a iniciativa da verdade estabelecida por Sarasa, concluímos que as abcissas cresciam em progressão geométrica e suas respectivas áreas, em progressão aritmética.
Mostrar mais

57 Ler mais

Logaritmos e suas aplicações

Logaritmos e suas aplicações

Hoje, porém, com o advento das espantosas e cada vez mais baratas e rápidas calculadoras, ninguém mais usa uma tábua de logaritmos ou uma régua de cálculo para fins computacionais. O ensino dos logaritmos, como um instrumento de cálculo, está desaparecendo das escolas, os famosos construtores de réguas de cálculo de precisão estão desativando sua produção e célebres manuais de tábuas matemáticas estudam a possibilidade de abandonar as tábuas de logaritmos. Os produtos da grande invenção de Napier tornaram-se peças de museu.
Mostrar mais

42 Ler mais

LOGARITMOS E APLICAÇÕES

LOGARITMOS E APLICAÇÕES

Segundo Boyer (1974), Jobst Bürgi, um relojoeiro suíço, a serviço do Duque de Hesse- Kassel, foi o primeiro a formar uma concepção sobre logaritmos. O método dos logaritmos naturais foi proposto pela primeira vez em 1614, em um livro intitulado Mirifici Logarithmo- rum Canonis Descriptio (Uma Descrição da Maravilhosa Regra dos Logaritmos) e em 1619 Mirifici Logarithmorum Canonis Constructio (Uma Construção da Maravilhosa Regra dos Logaritmos) escrito por John Napier, Barão de Merchiston na Escócia, quatro anos após a publicação de sua memorável invenção. Este método contribuiu para o avanço da ciên- cia, especialmente a astronomia, fazendo com que cálculos muito difíceis se tornassem possíveis.
Mostrar mais

58 Ler mais

Logaritmos e aplicações.

Logaritmos e aplicações.

Quando vamos resolver equações exponenciais em R, por exemplo, a equação 10 x = 100 , devemos encontrar um valor para a letra x ∈ R de modo que se tenha 10 x = 100. Nesse caso, x = 2, pois 10 x = 100 ⇐⇒ x = 2 . Essa equivalência é verdadeira devido ao fato da função exponencial ser injetora. Nem sempre os elementos do conjunto solução de uma equação exponencial são números naturais. Em muitos casos, o conjunto solu- ção contém números racionais ou até mesmo irracionais. Considere a equação 10 x = 2. Resolver essa equação em R significa encontrar valor(es) real(is) para x de modo que se tenha 10 x = 2. A grande questão é que o provável valor para r é um número irraci- onal. Então o que podemos encontrar é uma aproximação para x tal que 10 x ≈ 2. Essa aproximação pode ser feita com quantas casas decimais você queira. Por exemplo, com três casas decimais, temos 0, 301, é um valor aproximado para x por falta, pois 10 0,301 ≈ 1,99987 e 10 0,302 ≈ 2,00447. O valor da letra x na potência 10 x de modo que x seja solução da equação 10 x = 2 é chamado logaritmo de 2 na base 10, que de- notamos por log 10 2. Dessa forma, com três casas decimais temos x = log 10 2 ≈ 0,301. Na tabela 3.1 tem-se que as colunas pares da mesma, representam os logaritmos, na base 10, dos números naturais compreendidos entre 1 e 30. No entanto, log 10 r pode
Mostrar mais

57 Ler mais

A importância dos logaritmos ontem e hoje no desenvolvimento da matemática e das ciências: uma abordagem didática

A importância dos logaritmos ontem e hoje no desenvolvimento da matemática e das ciências: uma abordagem didática

Napier dedicou-se em simplificar esses c´alculos e ap´os vinte anos de pesquisa, publicou, em 1614, o resultado de seus estudos apresentando o seu trabalho, que para ´epoca seria uma revolu¸c˜ao comparado ao surgimento dos computadores no s´eculo XX[6], de modo que a inven¸c˜ao dos logaritmos causou grande impacto nos meios cient´ıficos da ´epoca, pois eles representavam um poderoso m´etodo de c´alculo num´erico, que impulsionou o desenvolvimento do com´ercio, da navega¸c˜ao e da as- tronomia.

101 Ler mais

Autoria: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia Sociedade Brasileira de Infectologia Sociedade Brasileira de Reumatologia

Autoria: Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia Sociedade Brasileira de Infectologia Sociedade Brasileira de Reumatologia

Entretanto, outras drogas alternativas isoladas ou combinadas podem ser utilizadas com igual eficácia e melhor adesão, sendo que o esquema combinado rifapentina/isoniazida semanal por 12[r]

7 Ler mais

Os logaritmos

Os logaritmos

O estudo dos logaritmos desempenha fundamental importˆancia em todos os campos da ´area t´ecnica. Os logaritmos durante trˆes s´eculos e meio desempenharam com louvor o papel de sim- plificar o c´alculo aritm´etico, permitindo que operac¸˜oes de multiplicac¸˜ao com muitos algarismos ou potenciac¸˜ao com expoente fracion´ario fossem realizadas com rapidez e precis˜ao. Atualmente esses c´alculos s˜ao realizados por m´aquinas eletrˆonicas. Apesar disso, os

55 Ler mais

Educação Matemática e Sociedade

Educação Matemática e Sociedade

A partir da década de 1980, os sistemas educacionais, em âmbito global, têm sido criticados. Naturalmente, antes desse período é possível encontrar diferentes pontos de vista sobre a educação, contudo, o crescimento exponencial da educação escolar mundialmente implicou em uma nova configuração social, em razão da qual as críticas de antes não se aplicam aos novos padrões das instituições educacionais. A educação matemática assumiu o ideal democrático de popularizar a matemática. Esse ideal, bem ou mal, tem sido cumprido sob severas críticas. A maioria delas converge para o reconhecimento do fracasso da educação matemática escolar, contudo diverge sobre a causa do fracasso.
Mostrar mais

20 Ler mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COLOPROCTOLOGIA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COLOPROCTOLOGIA

2.  A  solicitação  deverá  ser  feita  por  escrito,  estar  devidamente  identificada,  conter  o  endereço  e  os  telefones  do  candidato,  bem  como  sua  assinatura  ou  a  do  seu  procurador  legal.  Será  dirigida  à  Comissão  de  Título  de  Especialista  da  Sociedade  Brasileira de Coloproctologia, podendo ser entregue em mãos ou enviada pelo correio  para a sede da SBCP (Avenida Marechal Câmara, 160 sala 916 ­ Edifício Orly ­ CEP  20020­080 ­ Rio de Janeiro, RJ). Para avaliação do prazo, será respeitada a data da  postagem. 
Mostrar mais

8 Ler mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE GEOFÍSICA-

SOCIEDADE BRASILEIRA DE GEOFÍSICA-

Como acertado com V. Exa, a proposta ora apresentada é fruto de acordo entre as entidades representativas da categoria dos geólogos e dos geofísicos, a Federação Brasileira de Geólogos e a Sociedade Brasileira de Geofísicos, respectivamente. O texto elimina as questões conflitantes e assegura a representação do segmento de profissionais do ramo das geociências no plenário do CONFEA. Elimina também omissões na Lei n.º 4.076, de 24 de junho de 1962, que regulamenta a profissão dos geólogos, explicitando um conjunto de atribuições tradicionalmente realizadas por estes profissionais e amplamente amparadas em instâncias jurídicas.
Mostrar mais

7 Ler mais

O  na sociedade e na educação brasileira

O na sociedade e na educação brasileira

O horror ao trabalho, o simbolismo dos car- gos e dos títulos, a manipulação afetiva dos laços pessoais, ao lado da incapacidade para resolver pro- blemas práticos, são traços da forma t[r]

10 Ler mais

Jornalismo, literatura e sociedade em Lima Barreto

Jornalismo, literatura e sociedade em Lima Barreto

O peso dos const r angiment os, dos muit os casos de abandono ou de conivência assumida dá munição aos que apont am ser os j or nais uma espécie de bast ão pest íf er o. Mesmos assim, os j or nais não deixam de ser impor t ant e f ont e de pesquisa par a hist or iador es, sociólogos, psicólogos e muit os out r os pr of issionais. O escr it or , em suas buscas, t ambém se encaixa nessas possibilidades e, t alvez mais ínt imo que o escr it or com o cot idiano, exist e o cr onist a. Balzac, por exemplo, é um escr it or pr of issional, t ir a o sust ent o at r avés de cada livr o que escr eve, est á à mer cê dos direit os aut or ais e do bom ou mau humor de edit or es. Sabe, mesmo que af ir me nada dever ao j or nalismo, que uma cr ít ica f avor ável num j or nal de grande cir culação é um passapor t e par a o cr esciment o do númer o de leit or es e, conseqüent ement e, t ir agens cada vez maior es. Ao cont r ár io de Balzac, Lima Barr et o não vive soment e de lit er at ur a apesar de, à sua maneir a, viver lit er ar iament e. É f uncionár io público e j ornalist a, duas f ont es de r enda insuf icient es par a per mit ir que viva com cer t a t r anqüilidade. Aliás, é um escr it or que t ambém é j ornalist a, idealizador de uma obr a que algumas vezes se conf unde com sua pr ópr ia vida, pois em seus livr os não há o dist anciament o que alguns escr it ores conseguem colocar ent r e a vida e a obr a. Em Recor dações do escr ivão I saías Caminha, posiciona-se cont r a det er minadas f alhas da impr ensa; em Tr ist e f im de Policar po Quaresma aparece
Mostrar mais

119 Ler mais

Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 30 anos: sujeitos, políticas e produção de conhecimento

Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 30 anos: sujeitos, políticas e produção de conhecimento

O estudo das instituições que firmam a Educação Matemática nos cenários político, científico e acadêmico, como é o caso da SBEM, permite compreender processos que participam intensamente da formação de professores e pesquisadores brasileiros desde os primeiros movimentos de idealização da Sociedade na VI Conferência Interamericana de Educação Matemática (CIAEM), em Guadalajara (México), passando pela fundação oficial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, no II Encontro Nacional de Educação Matemática, em Maringá (PR), até os dias atuais. Na maturidade que lhe cabe, podemos dizer, sem dúvidas, que a SBEM figura como instituição consolidada que representa os diversos sujeitos individuais e coletivos que compõem a Educação Matemática brasileira. Após 30 anos de atuação, uma memória coletiva da SBEM anima e fortalece grupos de jovens professores e pesquisadores que veem nessa Sociedade um abrigo, um caminho, um coletivo, uma luta e uma oportunidade de estar com os outros e seguir.
Mostrar mais

16 Ler mais

Gráficos de Logaritmos

Gráficos de Logaritmos

Escalas logarítmicas são usadas para facilitar a representação e a compreensão de grandezas que apresentam intervalos de variação excessivamente grandes.. Sabendo que os eixos estão gra[r]

7 Ler mais

Solucoes de Exercicios Curso de Analise Vol 1 Elon Lages Lima

Solucoes de Exercicios Curso de Analise Vol 1 Elon Lages Lima

Suponha que todos os n´umeros naturais menores do que n sejam escritos de forma ´unica como produto de fatores primos... Quest˜ ao digitada errada[r]

321 Ler mais

Show all 10000 documents...