Top PDF Estudo do processo de montagem de um silo metálico de fundo plano

Estudo do processo de montagem de um silo metálico de fundo plano

Estudo do processo de montagem de um silo metálico de fundo plano

Segundo a definição de Calil Junior e Cheung (2007), silo é uma construção destinada a armazenar e conservar qualquer produto industrial ou agrícola. Os silos podem ser ou não equipados com sistemas de aeração e geralmente possuem forma cilíndrica apresentando condições que contribuem com a preservação da qualidade do produto durante longos períodos de armazenagem. Existem silos de vários modelos e tamanhos, podendo ser elevados ou de fundo plano, dependendo da relação entre altura e diâmetro (DEVILLA, 2004). Os silos em estrutura metálica apresentam certas vantagens em relação aos demais tipos quanto ao processo de montagem e desmontagem devido às suas ligações serem parafusados, assim como seu peso, por resultar em uma estrutura mais leve (BARBOSA, 2014).
Mostrar mais

64 Ler mais

Estudo das patologias na base de concreto de silos metálicos de fundo plano causadas por falhas no processo de impermeabilização e manutenção

Estudo das patologias na base de concreto de silos metálicos de fundo plano causadas por falhas no processo de impermeabilização e manutenção

b) Armazéns graneleiros: Comparado ao seu baixo custo em relação ao silo elevado e rapidez de construção, o busca sobre o emprego de armazém graneleiro tem sido crescente. Este tipo de estrutura apresenta algumas limitação funcionais, destacando-se a necessidade de manter o teor de umidade da massa de grãos mais baixo que no silo elevado, emprego frequente de aeração mecânica, ineficiência do sistema de termometria e dificuldades na descarga do produto. São caracterizados por grandes compartimentos de estocagem de concreto ou alvenaria. A unidade pode apresentar fundo plano, semi plano, em forma de “V” ou em forma de “W”.
Mostrar mais

41 Ler mais

Dimensionamento de um silo metálico com fundo plano para armazenamento de soja

Dimensionamento de um silo metálico com fundo plano para armazenamento de soja

Neste trabalho apresenta-se um conteúdo sobre silos metálicos, que são estruturas construidas em aço e destinadas ao armazenamento de grãos. Consiste em um com- pacto estudo sobre o comportamento dessas estruturas quando carregadas com as ações de grãos, e com ações do vento. Seguindo com base em normas nacionais e estrangeiras mais utilizadas pelos projetistas, um silo exemplo com fundo plano é utilizado para dimensionamento.Este silo exemplo tem capacidade máxima de car- regamento de 1490 toneladas de soja, e fica situado na região de Pato Branco-PR, informação utilizada para ações do vento. Para essas combinações de ações, houve um caso crítico, e para esse resultado, um cálculo de dimensionamento foi feito, os esforços solicitantes de componentes como chapas e parafusos são encontrados para o corpo do silo, e materiais são selecionados para atender esses esforços. Nos montan- tes da estrutura utilizou-se um software de dimensionamento estrutural para cálculos, denominado RFEM, versão liberada para estudantes.
Mostrar mais

71 Ler mais

O processo de avaliação de cursos do Plano Nacional de Educação Profissional: um estudo de caso /

O processo de avaliação de cursos do Plano Nacional de Educação Profissional: um estudo de caso /

O Capitulo 3 apresenta em revista, sob uma tipificação Marxista, a consolidação do sistema de produção a partir do modo de produção manufatureiro até o processo de industrialização, e comenta os processos ergonômicos neste sistema, onde a nova organização do trabalho demanda novas doenças. Traz também uma discussão acerca do mercado de trabalho brasileiro e especificamente catarinense para discutir as questões: desemprego, precarização das relações do trabalho, demandada em muitos casos pelo modelo de desenvolvimento político adotado. E, finaliza discutindo objetivamente, sob a luz de Machado (1996) e Kuenzer (1985), a empregabilidade e as competências demandadas pelo mercado de trabalho. Tais discussões são pertinentes neste universo, pois é neste mercado de trabalho, permeado por estas relações contraditórias e cada vez mais exigentes, que o PLANFOR deverá qualificar os sujeitos.
Mostrar mais

79 Ler mais

Proposta de implantação de um processo de montagem enxuto no setor de produção de bens de consumo duráveis: um estudo de caso

Proposta de implantação de um processo de montagem enxuto no setor de produção de bens de consumo duráveis: um estudo de caso

À empresa que gentilmente possibilitou o estudo desenvolvido e as pessoas envolvidas no projeto, em especial à Marilaine Jancowshi Pedroso e ao Eng. Antonio Carlos Lupinacci Filho por colaborarem com o desenvolvimento, construção, funcionamento e aprimoramento da célula de montagem. Ao Gerente Industrial, Maciel Leve Laus, pela oportunidade e total apoio. Ao colega Iury Luís Radünz por auxiliar na criação do projeto. Agradeço também a Roberto Beirão Amaral e Silvano Mafra por contribuírem com a construção da célula, assim como às funcionárias Dilma de Abreu Rosa, Jurema Vieira da Silva e Maria Aparecida Padilha da Silva. A participação e comprometimento destas funcionárias foram de extrema importância, permitindo que a célula deixasse de ser um desafio para tornar-se uma realidade.
Mostrar mais

136 Ler mais

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE  INSTITUCIONAL (PDI): UM ESTUDO DE CASO :: Brapci ::

O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE INSTITUCIONAL (PDI): UM ESTUDO DE CASO :: Brapci ::

A pesquisa pautou-se em uma abordagem qualitativa em razão dos objetivos definidos, com delineamento de estudo de caso. Classifica-se como descritiva, pois possui como principal objetivo descrever as características de determinada população, fenômeno ou o estabelecimento de relações entre as variáveis (GIL, 1999). Este estudo descreve, portanto, as estratégias adotadas para a elaboração PDI no período entre 2012-2016 para a Universidade Federal do Paraná – UFPR e visou transformar os dados em informações que pudessem auxiliar na compreensão das experiências de elaboração do mesmo no contexto desta Universidade.
Mostrar mais

14 Ler mais

Sistema de monitoramento de temperatura e umidade para um silo

Sistema de monitoramento de temperatura e umidade para um silo

Temperature monitoring in a silo is necessary because temperature is the main factor involved in the deterioration of stored grain. By controlling the temperature it is possible to reduce losses due to the proliferation of fungi and to avoid the germination of the grains. This work proposes a system for monitoring the internal temperature of a silo and the temperature and humidity of the incoming air in the silo. Monitoring uses SCADABR supervisory software for storing and viewing temperature and humidity data. This supervisory software communicates via an RS-485 bus using Modbus protocol with the sensing devices. The system hardware uses sensors and microcontrollers to collect data for supervisory software. The system provides alarms and sends e-mail to registered users when reached predetermined temperatures, thus allowing the operator of the silo the decision making.
Mostrar mais

55 Ler mais

Ciência como montagem, montagem como ciência

Ciência como montagem, montagem como ciência

Nos r eunim os dia 03 de fever eir o, em um a livr ar ia da cidade, par a conver sar m os sobr e o t ext o escr it o. Havia um clim a de descr ença no ar , sobr et udo por que Rafael não havia m ais apar ecido nos ensaios e j á est ava m eia hor a at r asado. Paula e eu com eçávam os a ficar const r angidos na fr ent e do encenador . Rafael chegou, lem os o t ext o que t inha as pr im eir as páginas com a colabor ação dele. Das dem ais, ele não par t icipar a. Eu e Paula falam os da nossa visão do t ext o e j ust ificam os cer t as t ent at ivas de nar r at iva. Tr at ava- se da confusão de t r ês per sonagens que, no fundo, er am dois ou m esm o um que delir ava, por que havia m at ado a m ãe e ali, em baixo daquela ár vor e, fazia sua r edenção. Rafael cr it icou a est r ut ur a, achou fr agm ent ada e achou que j á não er a o que ele quer ia com unicar . Um a pequena cr ise se inst aur ou. A vont ade de fazer sozinho m e veio à cabeça, m as m e lem br ei de que é por isso que fazia t eat r o, por acr edit ar no cr escim ent o do t r abalho em gr upo e, conseqüent em ent e, no am adur ecim ent o dos suj eit os. Ter ia que com pr eender que er a um a doação par a a colet ividade.
Mostrar mais

132 Ler mais

Desenvolvimento de um  Plano – Sistematização de  um Processo

Desenvolvimento de um Plano – Sistematização de um Processo

A exigência e competitividade do mundo laboral, obriga a uma maior necessidade de especialização a um nível superior. Pala além do mais, os avanços tecnológicos e científicos fazem com que surjam necessidades de atualização, reaprendizagem e evolução. Ao enquadrar estes factos, nasce a motivação e vontade de com este estágio, construir um modelo de trabalho em psicologia do desporto, que permita associar os conhecimentos teórico-práticos aprendidos, com a primeira experiência profissional. O estágio curricular foi realizado numa academia de futebol juvenil situada no concelho de Oeiras entre os meses de Setembro de 2011 e Junho de 2012. O objetivo principal seria a aplicação dos conhecimentos apreendidos na área de psicologia do desporto, cumprindo um trabalho de acompanhamento a uma equipa de competição de benjamins sub-9 em todos os seus momentos (planeamento de atividades, treino e competição). Para o desenvolvimento da atividade foi primeiramente realizado um projeto de intervenção que depois de uma análise mais profunda e presencial, fora alvo de alterações que permitiram uma maior operacionalização das intervenções perspetivadas. O produto final de todo o processo, tendo em conta a análise detalhada de todas as tarefas e aplicações de métodos inerentes à prática da psicologia do desporto num contexto específico, permitiu a sistematização dos conteúdos anteriormente apreendidos.
Mostrar mais

31 Ler mais

Estudo do aumento da capacidade da linha de montagem

Estudo do aumento da capacidade da linha de montagem

no desenvolvimento dos modelos. Refira-se que as motos serão apresentadas em Colónia ainda que não totalmente terminadas (serão apresentados protótipos que incluem soluções finais e também soluções que necessitam de afinação posterior), no entanto a sua produção em série só será possível depois dos modelos surgirem na sua versão final. Este atraso trouxe algumas dificuldades no decorrer do trabalho do estagiário: um dos itens a ser abordado ao longo deste período de tempo seria a determinação da sequência de montagem de uma das novas motos (o segundo modelo em desenvolvimento utiliza as mesmas soluções dos modelos actuais, apenas irá incorporar um novo motor, maior, que requer algumas alterações essencialmente ao nível do quadro da mota, no entanto o seu processo de montagem e pré-montagem de componentes será igual aos dos actuais modelos). Não sendo possível, este trabalho debruçou-se sobre o modelo actual, fazendo uma estimativa para o novo modelo, visto serem idênticos na maior parte das soluções. Permitiu ainda a realização de trabalhos paralelos que serão oportunamente descritos.
Mostrar mais

61 Ler mais

Ferramenta computacional para dimensionamento de silo unicelular de concreto armado – parte I: silo de seção circular.

Ferramenta computacional para dimensionamento de silo unicelular de concreto armado – parte I: silo de seção circular.

ABSTRACT: Silos are constructions, which according to their purpose of use, are subject to peculiar loads, such as horizontal and vertical pressures - static or dynamic, depending on the phase of operation - wall friction, and thermal loads, all caused by the presence of the bulk solids. In order to systematize the procedures required for the design of isolated reinforced concrete silos, a computer program named SILOS was developed, consisting of two modules: Module 1 for cylindrical silos of circular cross section and module 2 for prismatic rectangular silos. This article (Part I) presents the Module 1 procedures. Module 2 will be presented in subsequent article (Part II). The program was developed in DELPHI language and can be used by professionals and students of Rural Construction area, regardless of the user's familiarity with the computer language adopted. KEYWORDS: silo, reinforced concrete, bulk solids, structural analysis, design, computer procedure.
Mostrar mais

12 Ler mais

Uma aplicação da análise biomecânica do processo de montagem de produtos industriais.

Uma aplicação da análise biomecânica do processo de montagem de produtos industriais.

Os processos de montagem respondem por cerca de 50 até 70% dos custos de mão-de-obra de um produto. Trata- se, portanto, do processo que envolve o maior contingen- te de pessoas em uma indústria de manufatura e o respon- sável pela maior parcela do custo total de fabricação. Nos últimos anos vêm sendo empreendidos esforços para re- duzir os custos de montagem através da utilização da automação; entretanto, a maioria das operações de mon- tagem continua sendo feita com praticamente as mesmas ferramentas utilizadas no passado. Os ciclos de trabalho de montagem são em sua maioria curtos: 1,5 minuto para 42% dos postos de trabalho e menos de 30 seg para 26% dos postos de trabalho, o que acarreta muitas operações repetidas e lesões por esforço repetido são comuns de ocorrer entre os trabalhadores (NAVEIRO, 2001).
Mostrar mais

15 Ler mais

Logística interna : melhoria do processo de abastecimento a uma linha de montagem de bancadas

Logística interna : melhoria do processo de abastecimento a uma linha de montagem de bancadas

O  desafio  de  realizar  esta  dissertação  numa  empresa  como  a  Mercatus,  permitiu  que  fosse  possível  entender  como  funciona  uma  organização  industrial  e  de  como  são  tomadas  decisões  importantes,  que  antes  só  se  tinham  conhecimento  de  uma  forma  teórica.  Ao  realizar  esta  dissertação  tendo  como  base  conceitos  Lean,  foi  possível  alargar  os  conhecimentos  sobre  este  ponto  extremamente  importantes  na  área  de  Produção.  Como  foi  referido  a  metodologia  desta  dissertação  foi  uma  metodologia  de  pesquisa‐ação.  Logo  todas  as  melhorias  feitas  ao  processo  foram  efetuadas  em  equipa  e  não  de  uma  forma  individual.  Dito  isto  é  possível  referir  que  os  objetivos  propostos  foram  atingidos,  pois  foi  possível  a  aplicação  de  técnicas  Lean  na  implementação da nova linha de produção. 
Mostrar mais

101 Ler mais

ANÁLISE DE PRODUTIVIDADE DE UM PROCESSO OPERACIONAL DE MONTAGEM EM UMA FÁBRICA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

ANÁLISE DE PRODUTIVIDADE DE UM PROCESSO OPERACIONAL DE MONTAGEM EM UMA FÁBRICA DE MÁQUINAS AGRÍCOLAS

Em linhas muito automatizadas, o trabalhador deixa de trabalhar diretamente na transformação do produto e passa a monitorar o funcionamento da máquina, intervindo apenas diante de problemas e falhas. Isto também tem ocorrido em indústrias de processo intermitente ou discreto, aproximando o trabalho do operário direto nessas do que já ocorre a mais tempo em indústrias de processo contínuo (TOLEDO et al., 1989). O ritmo de trabalho deixa de ser determinante para definir o volume de produção, mas há um aumento de responsabilidade dos trabalhadores, que podem ser envolvidos em atividades de programação de equipamentos computadorizados (MARX, 1997), na troca de ferramenta e em tarefas simples de manutenção.
Mostrar mais

60 Ler mais

Estudo sistematizado das técnicas do PPM :  projeto para a montagem

Estudo sistematizado das técnicas do PPM :  projeto para a montagem

Equipamentos mecanizados e automáticos são extremamente sensíveis a compo nentes defeituosos alimentados inadvertidamente (ver também capítulo 6). Um cuidado a ser tomado é EVITAR COMPONENTES INADEQUADOS [1]. Inadequados serão componentes e partes que apresentem defeitos de fabricação, distor ções ou dimensões fora de tolerância [1]. É conveniente estabelecer rigoro so controle quanto a tais problemas, principalmente se algumas dimensões da peça (superficies de montagem) serão usadas para localizá-la durante o processo de alimentação e montagem automáticas. Deve-se cuidar para que tais dimensões críticas sejam mantidas em valores compatíveis. Partes fie xíveis como molas e outras feitas de arame, fitas metálicas estreitas ou borracha também são consideradas componentes inadequados ao processo de montagem automática e o ideal é que sejam excluídos do mesmo [17].
Mostrar mais

179 Ler mais

Roadmap de prevenção contra acidentes no processo de montagem de elevador de carga

Roadmap de prevenção contra acidentes no processo de montagem de elevador de carga

Com a finalidade de permitir o balizamento técnico e gerencial da realidade sobre prevenção contra acidentes de trabalho, foi realizada uma pesquisa de campo que consistiu em duas etapas, sendo a primeira, a avaliação da usabilidade das NRs 10 e 12 no setor industrial de médio porte na atividade de montagem industrial, a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas que possibilitaram que o autor conhecesse o ambiente original da empresa estudada e que houve uma maior elasticidade na estruturação de perguntas e na obtenção das respostas; a segunda, a entrada dos dados coletados para formular o modelo proposto neste trabalho para auxiliar na gestão empresarial a partir do estudo do ambiente escolhido.
Mostrar mais

64 Ler mais

Montagem de laboratório para estudo experimental de coberturas verdes

Montagem de laboratório para estudo experimental de coberturas verdes

De modo a atingir-se os objetivo propostos para o presente estudo, foi essencial um planeamento pormenorizado do trabalho. Para tal, foi necessário realizar uma revisão bibliográfica extensa, destinada a definir uma projeção adequada do laboratório, nomeadamente “célula-de-teste”, o sistema de aquisição de dados e parâmetros a monitorizar, e cobertura verde. A “célula-de-teste” não se encontra em contacto com o solo, de modo a aproveitar a elevada inércia térmica por este oferecida, facto que, por si só, poderá alterar o desemprenho térmico do equipamento. No que diz respeito aos instrumentos de monitorização, é importante realçar que o fator principal para a escolha desses equipamentos eletrónicos foi a possibilidade de registo da evolução temporal de diversos parâmetros, nomeadamente temperatura, humidade, radiação solar total na horizontal e velocidade do vento. Outro parâmetro de interesse para o estudo das coberturas verdes em edifícios é a quantificação da retenção de águas das chuvas. Embora, a pluviosidade seja um parâmetro essencial no estudo das coberturas verdes, o laboratório implementado não contempla, pelo menos numa fase inicial, qualquer instrumento capaz de o fazer. A ausência de tal instrumento é explicada pelo facto de a empresa vendedora dos instrumentos de monitorização não ter disponível qualquer modelo de pluviómetro que permitisse a comunicação dos dados através do protocolo RS485.
Mostrar mais

81 Ler mais

Aplicação do método DMAIC no processo de pintura em uma linha de montagem de ônibus

Aplicação do método DMAIC no processo de pintura em uma linha de montagem de ônibus

No modelo proposto, o diagrama de solução de problemas tem três passos: análise de causa e efeito, pesquisa da causa fundamental e plano de ação, tal diagrama é ilustrado na Figura 22. A seqüência de utilização é simples, inicia-se pela análise de causa e efeito em relação aos desperdícios apresentados em relação ao meio ambiente, mão de obra, máquina, medida material e método. A seguir, lista-se as causas prováveis e utiliza-se da ferramenta dos 5 porquês com objetivo de encontrar a causa fundamental. Por último listam-se as ações para mitigar as causas fundamentais dos desperdícios.
Mostrar mais

113 Ler mais

Estudo de Melhoria de Processos numa Linha de Montagem de Bicicletas

Estudo de Melhoria de Processos numa Linha de Montagem de Bicicletas

Outro pilar do TPS é o Jidoka, que consiste na transferência do controlo de qualidade para as máquinas, sendo destas a responsabilidade pela deteção de desvios e falhas que estejam presentes no produto. As máquinas têm capacidade de parar as linhas de produção de maneira autónoma, para que o problema possa ser corrigido, fazendo com que a sua resolução seja mais rápida e eficaz, evitando a propagação de defeitos ao longo da linha. (Wilson, 2010). Deste modo é possível a um só operador supervisionar inúmeras máquinas (Womack et al., 2003). Outra das vantagens associadas a este princípio é o fato de ser reduzido o inventário em processo, conhecido por WIP (Work-in-Progress), levando a uma redução do lead time (corresponde ao tempo entre o momento do pedido realizado pelo cliente e a sua entrega), devido á eliminação dos tempos não produtivos, um menor investimento (uma vez que são adaptados os equipamentos já existentes) e um aumento da produtividade (Pinto, 2008).
Mostrar mais

139 Ler mais

O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em Sem Sol, de Chris Marker.

O arquivo e o sonho: a montagem como processo de mediação em Sem Sol, de Chris Marker.

Marker retoma o plano no fim do filme, quando finalmente consegue associá-lo a outras imagens. Ele aparece seguido de imagens de crianças japonesas que participam de um ritual. A narradora diz que por iniciativa própria o diretor introduziu novamente as três crianças. No entanto, o plano é inserido em sua totalidade: no início do filme, o fim havia sido cortado. Talvez o corte seja justamente porque é no fim do plano que a ideia de felicidade que Sandor percebia na cena se desfaz, quando vemos as crianças se afastando da câmera, em uma imagem tremida e pouco fluída (como comenta Alexandra). A cena seguinte é composta por imagens de Helmaey, uma cidade da Islândia, enviadas a Sandor por um amigo. Nelas, vemos a cidade destruída, e a narração informa que a destruição foi causada por um vulcão que entrou em erupção em 1965 (o mesmo ano das imagens das crianças).
Mostrar mais

12 Ler mais

Show all 10000 documents...