Top PDF Estudo e mapeamento de processos de uma indústria de sistemas construtivos modulares

Estudo e mapeamento de processos de uma indústria de sistemas construtivos modulares

Estudo e mapeamento de processos de uma indústria de sistemas construtivos modulares

O presente trabalho propõe o estudo e mapeamento dos processos de uma indústria de um sistema construtivo modular industrializado com base em fluxogramas, materiais e métodos utilizados na produção. A indústria produz módulos construtivos de casas edifícios dentro de uma fábrica e os leva quase prontos para serem montados no canteiro de obras. Os módulos apresentam estrutura metálica convencional (steel frame) combinada com o fechamento em light steel framing , que utiliza perfis de aço galvanizado, placas cimentícias, chapas de madeira de fibras orientadas (OSB) e placas de gesso acartonado, portanto trata-se de uma estrutura mais leve, veloz e sustentável quando comparada às construções convencionais. Para o desenvolvimento do mapeamento de processos foram estudadas todas as operações dentro da indústria através de fluxogramas, definidas
Mostrar mais

89 Ler mais

MAPEAMENTO DE PROCESSOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA METAL MECÂNICA

MAPEAMENTO DE PROCESSOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA METAL MECÂNICA

Para os processos de manufatura, inicia-se com o planejamento do PCP, que gera as ordens de produção e disponibiliza lista de corte para serra. Após receber a programação de corte, é feito os cortes da matéria-prima e a destinação das peças cortadas ao processo de primeira usinagem nos quais são feitas as usinagens dos guias, êmbolos, haste, tubo haste, camisa e conexões conforme ordens de produção. Após esta primeira usinagem, os guias e êmbolos seguem para a solda circunferencial onde são realizadas as soldas de cada componente em seu respectivo estágio (ou camisa). Após conclusão de solda, os tubos hastes soldados, são novamente encaminhados a usinagem e passam por processos de usinagem dos canais de para alocação de reparos internos que garantem as vedações para não passagem de óleo entre camadas e nesta usinagem também retiram material de solda que fica entre êmbolo e tubo haste que mudariam dimensional de curso.
Mostrar mais

90 Ler mais

O uso do mapeamento de processos para proposições de melhorias em uma indústria de cerâmica vermelha em Russas-CE

O uso do mapeamento de processos para proposições de melhorias em uma indústria de cerâmica vermelha em Russas-CE

O polo industrial de cerâmica vermelha em Russas-CE é o maior do estado e conta com aproximadamente 140 empresas, sendo fundamental para o desenvolvimento socioeconômico da cidade e emprega uma grande parte da população local. No entanto, a maioria das fábricas possuem sistema de gestão familiar e muitas decisões são tomadas empiricamente, sem um estudo prévio e sem planejamento. O processo produtivo é baseado em conhecimentos adquiridos ao longo das gerações e pela proximidade com as empresas da região, que sempre buscam trazer inovações na cadeia produtiva. A carência em metodologias e ferramentas que auxiliam na gestão e melhoria dos produtos e processos faz com que a empresa perca eficiência e posicionamento no mercado, além de aumentarem seus custos de produção.
Mostrar mais

74 Ler mais

MAPEAMENTO DE PROCESSOS E PROPOSTA DE MELHORIA EM UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES LOCALIZADA NA CIDADE DE MARINGÁ – PARANÁ

MAPEAMENTO DE PROCESSOS E PROPOSTA DE MELHORIA EM UMA INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES LOCALIZADA NA CIDADE DE MARINGÁ – PARANÁ

Atualmente é necessário que as organizações conheçam de forma detalhada as atividades que fazem parte do seu processo produtivo, para que, dessa forma, possam trabalhar em prol da melhoria desses processos e qualidade do produto final. Esse é um ponto determinante no que diz respeito tanto aos processos internos quanto as estratégias utilizadas para manter o produto no mercado e garantir a satisfação do cliente final. Algumas ferramentas foram criadas a fim de facilitar o detalhamento dessas atividades, dentre elas o mapeamento de processos que, alinhado a outros métodos, auxilia na elaboração de um plano de ação de melhoria. Assim, através de um estudo de caso, o presente trabalho tem por objetivo realizar o mapeamento de processos e propor melhorias nas atividades realizadas em uma Indústria de Confecção localizada na cidade de Maringá - PR. Com a elaboração desse trabalho foi possível detectar problemas relacionados aos processos da empresa como: corte de peças desnecessárias, erro na separação dos lotes, lotes incompletos, conferência errada, problemas de costura e falta de controle da produção dos lotes. Por fim, pela identificação das falhas relacionados aos processos da organização foram propostas melhorias de forma a otimizar a realização das atividades e contribuir para um melhor funcionamento da empresa como um todo.
Mostrar mais

29 Ler mais

Mapeamento e Melhoria de Processos na Indústria Grossista Alimentar

Mapeamento e Melhoria de Processos na Indústria Grossista Alimentar

As oportunidades de melhoria que irão ser identificadas e desenvolvidas são referentes aos macroprocessos Aprovisionamento, Gestão de Stocks, Logística, Qualidade e Produção. Como descreve IAPMEI (2015), e tal como foi executado para o presente projeto, a prática de Benchmarking consistiu na pesquisa dos melhores métodos utilizados nos diferentes processos, obrigando a análise aprofundada das diversas formas de implementação dos processos e das metodologias de trabalho em empresas concorrentes à empresa cliente. Neste caso, a pesquisa incidiu na área de comércio grossista e de distribuição alimentar. Ou seja, o Benchmarking permite conhecer as melhores práticas, as inovações tecnológicas e operacionais e os modelos de negócio através de um estudo de empresas concorrentes num dado ramo, comparando como é executado um dado processo em diferentes organizações. Realce-se que a identificação das oportunidades de melhoria potenciou e serviu de principal pilar do mapeamento do Modelo de Estado Futuro (Modelo To Be), que irá ser apresentado no Capítulo 5.
Mostrar mais

126 Ler mais

Mapeamento de processos: um estudo de caso no setor de comércio

Mapeamento de processos: um estudo de caso no setor de comércio

Segundo Ottobani (2003) os processos, imprescindíveis no desenvolvimento das etapas pelas quais uma empresa pretende produzir e entregar seus produtos e serviços aos seus clientes são fonte de capacidades “específicas da empresa” e são diferenciais da concorrência, além do peso que podem ter com relação a estratégia, a estrutura e a indústria. Não apenas criam as habilidades de hoje como também certificam que se tenha um futuro onde se tenha capacidades que se aplicam aos novos produtos.

23 Ler mais

O estudo de equipes de desenvolvimento de software na indústria : um mapeamento sistemático da literatura

O estudo de equipes de desenvolvimento de software na indústria : um mapeamento sistemático da literatura

Em relação ao agrupamento dos construtos analisados, foi utilizado o modelo teórico de efetividade de equipes desenvolvido por Cohen e Bailey (1997). Desta forma, cada item do modelo foi comparado com os construtos identificados e enquadrados nos itens e grupos correspondentes ao modelo. Os resultados desta síntese são apresentados na Figura 4. Dentre as categorias existentes, apenas fatores ambientais, definidos como fatores externos a organização, não foram encontrados nos estudos incluídos neste mapeamento. Faz sentido, uma vez que o foco desta pesquisa é saber os principais temas que estão sendo estudados sobre equipes de software, e não é interessante estudos que investigam assuntos externos a equipes. Contudo, até mesmo no modelo original, os estudos encontrados que investigavam respeito destes fatores externos, a quantidade foi baixa. Apesar de no modelo original ser apresentado poucos exemplos de cada categoria (Figura 1), vários itens foram agrupados principalmente em Processos de Grupo e Traços Psicossociais de grupo. Esse agrupamento foi realizado tomando como base as definições do próprio modelo e também através dos exemplos, podendo assim estender os itens para os construtos encontrados.
Mostrar mais

141 Ler mais

Estudo de sistemas construtivos pré-fabricados modulares aplicados em canteiros de obras

Estudo de sistemas construtivos pré-fabricados modulares aplicados em canteiros de obras

A indústria da construção civil é responsável por grande parte da economia brasileira e é um setor que tem sua taxa de crescimento constante, conforme aponta o banco de dados CBIC (Câmara Brasileira da Industria e da Construção). Segundo a NR 18:1978 - Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, canteiros de obras são locais de trabalho fixos ou temporários onde se desenvolvem operações de apoio a execução de uma obra. Sua organização e tipologia de construção são de extrema importância porque impactam diretamente na produtividade do trabalhador e em sua saúde e segurança.
Mostrar mais

83 Ler mais

Sistemas construtivos de reabilitação e reforço de fundações

Sistemas construtivos de reabilitação e reforço de fundações

O presente trabalho tem como principal objetivo a análise e sistematização de diferentes soluções e tecnologias construtivas de reabilitação e reforço de fundações, pretendendo-se realizar uma ampla apresentação das mesmas. Deste modo, para além de se enfatizar as etapas mais relevantes dos diversos sistemas construtivos apresentados, neste documento também se descrevem os estudos e investigações preliminares necessários para a execução deste tipo de obras, bem como as diversas atividades que decorrem transversalmente às mesmas, cuja concretização pretende assegurar a obtenção dos resultados propostos em condições de segurança para todos os intervenientes, para as próprias estruturas alvo dos trabalhos e também para as estruturas e serviços adjacentes. Sendo o tema referente à reabilitação e reforço de fundações, abordam-se as técnicas que permitem a reabilitação de fundações através do seu reforço, logo não se consideram as tecnologias de melhoramento de solos de fundação, à exceção da técnica de jet grouting. Ao longo do trabalho dão-se também exemplos de obras já concluídas que ilustram as várias tecnologias abordadas.
Mostrar mais

225 Ler mais

SISTEMAS DE MEDIAÇAO, ELEMENTOS CONSTRUTIVOS E ESPACIAIS

SISTEMAS DE MEDIAÇAO, ELEMENTOS CONSTRUTIVOS E ESPACIAIS

Mas esta duplicação não é específica da sacristia e muitas vezes nem acontece na sacristia, se bem que aparece noutros espaços fronteiros entre a clausura e o exterior, ou locais em contacto com o exterior, como nos confessionários e nos palratórios, dos quais se fala mais adiante, tanto das suas características espaciais como construtivas. Tornando-se por vezes difícil distinguir o espaço da sua construção, uma vez que em dados momentos a preocupação de estabelecer essas fronteiras, faz os elementos construtivos ganhar espessura, recorrendo-se á utilização da sua própria massa, criando-se bolsas de ar, passíveis de ser utilizadas, como chega a acontecer em nos confessionários.
Mostrar mais

23 Ler mais

MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS PARA O SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UM ESTUDO DO CONHECIMENTO SOBRE PROCESSOS INSTITUCIONAIS

MOVIMENTOS CONSTRUTIVOS PARA O SER PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: UM ESTUDO DO CONHECIMENTO SOBRE PROCESSOS INSTITUCIONAIS

Ao lado das características apontadas pelos pesquisadores quanto ao processo de formação das instituições investigadas pelos pesquisadores, com quem dialogo neste estudo do estado da arte, quis também conhecer algumas imagens desses lugares. Neles trabalham, estudam, ensinam, aprendem os interlocutores pesquisados. Fui até as universidades pelo olhar, pela voz e pelo escrito dos autores. Ficou mais uma pergunta: como são esses lugares? Por isso, acrescento à linguagem verbal deste texto dissertativo, imagens das instituições visitadas no trabalho de campo nas pesquisas analisadas. Se lá estivesse, não poderia escolher o ângulo, a luz, o lado mais bonito, o mais acolhedor. Uso dessa liberdade que tenho agora para escolher lugares de beleza e de guarida que as fotografias registraram.
Mostrar mais

107 Ler mais

Tecnologia e processos construtivos de estruturas de edifícios altos

Tecnologia e processos construtivos de estruturas de edifícios altos

São mundialmente famosas as pirâmides egípcias, entre as quais a já referida pirâmide de Quéops com 146m (Figura 1.2). Menos conhecido é o túmulo do imperador Nintok em Osaka (Japão) que, no século V, pôde considerar-se um precedente claro das pirâmides maias e aztecas. Os processos construtivos destes marcos das respectivas culturas, claramente artesanais e inteiramente manufacturados, eram possíveis pela forma da sua execução. Podiam alcançar-se alturas elevadas partindo de bases muito amplas, cuja secção diminuía à medida que a altura aumentava. Existiam ainda rampas que permitiam a elevação dos materiais arrastando-os com tracção animal ou humana. Noutros casos, a construção em altura partia de uma base reduzida, com uma esbelteza elevada. Este processo exigia já a utilização de algum tipo de maquinaria (Wells, 2005).
Mostrar mais

194 Ler mais

ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE EM PROCESSOS CONSTRUTIVOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

ANÁLISE DA PRODUTIVIDADE EM PROCESSOS CONSTRUTIVOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O setor da construção civil cresceu bastante nos últimos anos no Brasil, porém os processos construtivos executados em algumas obras atualmente são considerados de baixa produtividade e qualidade. Compreende-se que a produtividade está ligada à melhoria do desempenho da mão de obra do funcionário, por isso algumas construtoras vêm procurando melhorar a qualificação da mão de obra, e realizar um acompanhamento do desempenho operacional e produtivo dos funcionários, contribuindo desta forma para o aumento dos lucros da empresa, através da redução dos custos operacionais e a organização do sistema produtivo, resultados estes diretamente ligados a um bom sistema de gestão de acompanhamento do serviço realizado. Com base nisso é de extrema importância a realização de um acompanhamento e uma análise dos processos construtivos desempenhados em um canteiro de obras.
Mostrar mais

11 Ler mais

As Fábricas do Vale do Nabão: estudo comparativo dos sistemas construtivos e sua relação com a água

As Fábricas do Vale do Nabão: estudo comparativo dos sistemas construtivos e sua relação com a água

Procurámos elaborar uma sucinta descrição dos sistemas construtivos das fábricas localizadas ao longo do Rio Nabão em Tomar em conjunto com uma descrição histórica da construção. Percebemos que quanto maior o período de ocupação da fábrica, maior serão as suas alterações e os seus sistemas construtivos tendem a seguir a mesma linha. Para fábricas como a Fábrica de Papel do Sobreirinho ou Marianaia, com um período de ocupação relativamente curto, os seus sistemas construtivos são à semelhança do original, porém quando olhamos para o Conjunto Industrial da Levada, Fábrica de Papel do Prado, Fábrica de Fiação percebemos a miscigenação na tipologia construtiva e o caso mais extremo como a Fábrica de Papel de Porto de Cavaleiros onde a fábrica original parece ter desaparecido para dar lugar a uma fábrica nova. Em contrapartida quando mais longeva é a utilização da fábrica, melhor é o seu estado de conservação, salvo a exceção da Fábrica de Fiação que tem um período de ocupação muito longo e mesmo assim encontra-se em estado de ruína devido a incêndios recentes.
Mostrar mais

16 Ler mais

Sistemas construtivos para habitação de interesse social

Sistemas construtivos para habitação de interesse social

Deverá ser montada junto ao canteiro de obras, uma indústria de pré- moldados de argamassa armada, em pátio próprio, com área mínima de 1000 m2, exigindo um projeto específico, em função do terreno escolhido, preferencialmente junto à indústria de tijolos, para concentrar esforços e racionalizar instalações e funções administrativas. No Conjunto Habitacional proposto para a Palhoça, deverá ser construído o "envelope" do Centro Comunitário, com área de cerca de 1200 m2 cobertos para ser utilizado como barracão para a instalação das indústrias, utilizando-se um terço para cada indústria. Para a indústria de argamassa armada, prevê-se espaço suficiente para produção (coberto) e estocagem (descoberto) de peças para a produção mínima de uma semana, conforme quadro abaixo:
Mostrar mais

128 Ler mais

A cortiça na construção: Sistemas construtivos tradicionais

A cortiça na construção: Sistemas construtivos tradicionais

A maior parte das alusões ao uso da cortiça na construção referem-se ao contexto rural mas também se encontram alguns casos em contexto urbano. Um estudo muito representativo das cons- truções em contexto rural em que foi identificado o uso da cortiça foi desenvolvido por Manuel Sílvio Alves Conde e centra-se na construção comum das aglomerações rurais e explorações agrícolas na zona do Médio Tejo nos finais do século XV e inícios do século XVI. Este estudo tem por base tombos de propriedades locais e, mesmo tendo em conta que a documentação patrimonial tende a ser “mais omissa naquilo que é mais comum e considerado de menos valor” (Conde 1997), apresenta uma referência clara à utilização da cortiça na Idade Média. [Figura 1]
Mostrar mais

12 Ler mais

MAPEAMENTO DE PROCESSOS EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO VISUAL – UM ESTUDO DE CASO

MAPEAMENTO DE PROCESSOS EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO VISUAL – UM ESTUDO DE CASO

Desde os anos 90 todos os tipos de organização aumentaram seu interesse em utilizar a administração de processos como um dos instrumentos administrativos (CURY, 2006). Este conhecimento sobre os processos passou a ser visto como um instrumento de grande relevância para as empresas que buscam readequar sua estrutura em busca de melhorias. Isto porque ele estabelece auxílio no progresso da qualidade dos produtos e serviços e na disseminação correta das informações sobre o funcionamento dos processos (CRUZ, 2002). Para que uma organização estabeleça um funcionamento eficaz, ela deve determinar e gerir suas atividades, se atentando a forma como estas estão interligadas. Segundo Santos e Brandão (2014), estas diferentes atividades relacionadas entre si, podem ser definidas como um sistema de processos, que são definidos e gerenciados a fim de se obter o resultado desejado, aplicando-se assim uma "abordagem por processos". Esta forma de abordagem permite um controle passo a passo tanto dos processos individuais, como de sua combinação e interação com os demais, melhorando assim a análise global de todo o sistema produtivo da organização, conferindo a ela uma autopercepção holística.
Mostrar mais

68 Ler mais

Avaliação de sistemas construtivos em edificações de interesse social

Avaliação de sistemas construtivos em edificações de interesse social

A busca por sistemas construtivos não-convencionais, que tenham vantagens pertinentes quando em comparação com os tradicionais, é um tema que está sendo trazido a muitas pautas na atualidade. Sistemas não-convencionais são aqueles que possuem características diferentes das usualmente encontradas no mercado tradicional. De acordo com Kalil (1983), o uso do termo “tecnologia construtiva não convencional” permite englobar qualquer tecnologia que não a convencionalmente utilizada no meio, independente do seu grau de racionalização, inovação ou industrialização. Segundo Siluk et al. (2015), o cenário da construção civil no Brasil vem se tornando cada vez mais competitivo, evidenciando-se a necessidade de diminuição de custos e aumento da produtividade. Tais aspectos influenciam na tomada de decisão pela utilização ou não de determinado sistema em prol de outro.
Mostrar mais

68 Ler mais

Identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte em processos construtivos.

Identificação, mensuração e caracterização das perdas por transporte em processos construtivos.

Além disso, grande parte das causas apresentadas neste estudo pode ser associada com algumas causas de perdas identificadas em outros trabalhos (ISHIKAWA, 1982; SOIBELMAN, 1993). A causa entendida neste estudo como “acesso/mobilidade” agruparia as perdas por más condições dos percursos, falta de espaço para o transporte e leiaute impróprio, identificadas por Soibelman (1993), podendo ser associada com a causa “método” (ISHIKAWA, 1982), por fazer referência à forma de realização das atividades. A perda identificada neste trabalho como “armazenamento” pode estar também associada à causa “método” (ISHIKAWA, 1982) e à falta de preparação para o recebimento dos materiais (SOIBELMAN, 1993). A perda entendida como “equipamento” foi denominada por Soibelman (1993) com o mesmo nome; e como “máquina” por Ishikawa (1982). A causa da perda “embalagem do material” pode ser associada à perda por “material defeituoso” (SOIBELMAN, 1993) e à causa “material” (ISHIKAWA, 1982). Segundo Ishikawa (1982), essa causa faz referência à forma como os materiais chegam, podendo estar danificados, errados ou perdidos. As causas denominadas neste trabalho de “equipe” e “informação” podem ambas ser enquadradas à causa “mão de obra” (ISHIKAWA, 1982), referente a grupos de montagem para realizar o transporte e à ausência de informação ou conhecimento ou desatenção de um colaborador no momento de realizar um transporte.
Mostrar mais

21 Ler mais

Linóleo como revestimento de piso: processos construtivos, execução e patologia

Linóleo como revestimento de piso: processos construtivos, execução e patologia

No tema do linóleo como revestimento de piso ficam ainda algumas questões que podem ser aprofundadas. Visto existirem no mercado outras opções de revestimentos de piso que são preferidos ao linóleo, poder-se-ia efetuar um estudo comparativo entre o linóleo, o vinil e o aglomerado de cortiça, de forma a verificar qual é o mais adequado para cada situação. Para este estudo teria de ser feita recolha de informação junto de empresas fabricantes e revendedoras dos diferentes materiais, poder-se-á ainda realizar um pequeno estudo sobre a gama de preços de cada revestimento, para melhor compreensão dos fatores que influenciam a escolha de cada material.
Mostrar mais

143 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados