Top PDF Formação do tutor e o trabalho na EAD

Formação do tutor e o trabalho na EAD

Formação do tutor e o trabalho na EAD

As novas tecnologias, em especial as que envolvem a interação, como as TICs, tiveram um grande e importante papel para o avanço e crescimento da Educação a Distância no Brasil, também conhecida como EaD. Para chegar ao contexto atual, muitos desafios foram enfrentados, assim também como muitos foram os suportes que deram sustentação a essa modalidade de ensino em nosso país. Diante desse cenário de constante crescimento, surge a preocupação com a formação que o tutor a distância recebe como requisito básico para assumir sua função e para lidar com suas atribuições diárias, que envolvem, além de muitas outras, interação e mediação, tendo como base de sustentação as plataformas virtuais ou, como é mais conhecido, o ambiente virtual de aprendizagem – o AVA. Este trabalho objetiva analisar a formação que os tutores recebem e o trabalho na EaD, tendo como aporte teórico, entre outros, Bernal (2008), Trenk (2014), Souza (2004) e Marchi (2011). Para a realização deste trabalho, foi necessário um contato com o sujeito que lida com a EaD, o tutor a distância, que mostrou, a parir de relatos de experiências, como se sente lidando com essa modalidade de ensino e como se reconhece enquanto tutor diante das necessidades de seus alunos. A partir desses relatos, constatou-se que o trabalho na EaD exige um comprometimento grande dos tutores. Além da criação de um elo entre seus conhecimentos de formação acadêmica e formação para exercer o cargo, ele deve agir em favor da interação, socialização e aprendizado dos seus alunos.
Mostrar mais

39 Ler mais

Educação a distância (EaD) num IPES brasileira : as condições de trabalho do tutor no sistema UAB. A Unimontes em questão.

Educação a distância (EaD) num IPES brasileira : as condições de trabalho do tutor no sistema UAB. A Unimontes em questão.

Tutora P4: Com relação às condições precárias, essa minha resposta sobre essa questão da “precariedade” é baseada em uma opinião que ouvi de uma aluna na EaD: – ‘eles jogam a aula na TV e pronto![...] as aulas são muito deficientes, não fazemos mais trabalhos dinâmicos, discussões, dinâmicas de grupos, seminários, mais nada que nos motive [...] as provas são de múltipla escolha, não há questões discursivas [...] estágio e trabalhos complementares é só enviar por sedex constando as horas que você fez. [...] Estou querendo sair do curso porque vou passar 4 anos lá e sair uma péssima profissional’ – [Sic]: argumento de um aluno na UAB, segundo relato do Tutor P4]. Quanto à intensificação do trabalho e seus múltiplos papéis, hoje, não há mais dúvida, no meio educacional, que a presença do tutor no ambiente de aprendizagem em um curso a distância seja o grande diferencial desta proposta [UAB], pois é esse personagem [tutor] que permite que o aluno não se sinta perdido e abandonado e que ocorra a interação multidimensional entre todos os personagens envolvidos na EaD, realizando com eficácia a sua principal função que é a mediação e orientação pedagógica, estimulando continuamente a participação e a integração de todos os aprendizes; sem a presença atuante do tutor, abrem-se brechas para que os alunos que seja apáticos não levem adiante o processo de aprendizagem diferenciado. Dessa maneira, o tutor exerce, sim, múltiplos papéis na educação a distância.
Mostrar mais

250 Ler mais

O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem

O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem

Para tentar refletir sobre essas ques- tões, propomos, em 2012, por meio da Coordenação Geral de Tutoria de uma insti- tuição federal de ensino superior do Rio de Janeiro, um Curso de Formação de Tutores em EaD (CFTEaD). Esse curso é apresentado ao longo desse trabalho, destacando-se sua estrutura e alguns de seus resultados obser- vados pelos autores do texto por meio dos fóruns de discussão e das tarefas realizadas pelos cursistas, que eram, em geral, profissio- nais de educação ou interessados em atuar na área. Antes de apresentar o CFTEaD, traze- mos alguns referenciais teóricos a partir de autores que sustentam as escolhas feitas para a estrutura do curso e que oferecem parâme- tros norteadores para nossas observações. Por fim, nas considerações finais, registramos alguns pontos que nos pareceram positivos e outros que precisam ser melhorados em
Mostrar mais

12 Ler mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EAD PARA USO DAS TIC’s NA REGIÃO AMAZÔNICA: TUTOR PRESENCIAL

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EAD PARA USO DAS TIC’s NA REGIÃO AMAZÔNICA: TUTOR PRESENCIAL

Depreende do Gráfico 3 que dos vinte e nove tutores (29) somente dezoito (18) tem formação específica para atuar na EAD. Onze (11) assinalaram não ter formação adequada. Identificamos que alguns cursos apresentados pelos tutores não mencionavam a instituição formadora, o que nos leva a deduzir que possam não ter concluído o curso e até mesmo que este não exista. Os cursos de formação mencionados são: Técnico em Segurança do Trabalho, História, Metodologia no ensino de Linguagens, Cursos do Sebrae, Pós graduação em Coordenação de Polo, Proinfo, entre outros (estes são alguns exemplos descritos pelos tutores). Para (Vilaça, 2010, p. 96) “é necessário que os professores sejam devidamente preparados em termos pedagógicos e tecnológicos para a EAD, compreendendo suas possibilidades, características e potencialidades”. Além da formação contínua, já proposta por (Belloni, 2002), é importante que os educadores estejam preparados para o uso da tecnologia na aprendizagem.
Mostrar mais

14 Ler mais

O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem

O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem

formação de tutores para atuar em ambientes virtuais de aprendizagem de cursos na moda- lidade Educação a Distância (EaD) oferecido por uma instituição federal de ensino supe- rior situada no Estado do Rio de Janeiro. São apresentadas ainda, uma breve revisão da li- teratura sobre o tema, bem como as habilida- des consideradas indispensáveis ao tutor para que ocorra uma aprendizagem autônoma do educando. Essas contribuições teóricas ser- vem de suporte para discutir o modelo esco- lhido para o Curso de Formação de Tutores para Educação a Distância (CFTEaD), ofere- cido pela instituição. Por meio de um estudo exploratório envolvendo os participantes do curso, foi possível observar que o CFTEaD se apresenta como uma efi ciente estratégia de formação para profi ssionais que pretendem atuar na modalidade a distância, mais especi- fi camente, como tutores a distância, estando em consonância com as propostas sugeridas na literatura consultada.
Mostrar mais

12 Ler mais

A importância do trabalho do professor-tutor no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso que analisa a experiência da EAD do Centro Universitário de Araraquara - São Paulo - Brasil

A importância do trabalho do professor-tutor no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso que analisa a experiência da EAD do Centro Universitário de Araraquara - São Paulo - Brasil

Refletindo sobre as demandas do professor tutor admite-se que o seu trabalho torna-se cada vez mais complexo, à medida que a própria EAD se expande como modalidade de ensino reconhecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a 9394/96, (BRASIL, 1996) que estabelece equivalência no valor dos cursos a distância com os cursos presenciais, incentivando assim o desenvolvimento e expansão dos programas em EAD. Como apontam Mill, et al (2008, p.114, grifo dos autores) há que se discutir a importância desse novo docente como "[  ] elemento-chave para o desenvolvimento cognitivo do estudante nas atividades individuais e coletivas ao longo da disciplina.". Esses autores destacam outro aspecto central desse profissional que por sua proximidade com os alunos, tem sido visto como "a cara da instituição"; "[  ] a identidade do curso ou da instituição passa pela imagem criada pelo tutor que o atende.".
Mostrar mais

14 Ler mais

O TRABALHO DO TUTOR NA EAD: FUNÇÃO, ATRIBUIÇÕES E RELAÇÕES ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO

O TRABALHO DO TUTOR NA EAD: FUNÇÃO, ATRIBUIÇÕES E RELAÇÕES ENTRE O PROFESSOR E O ALUNO

Em meio às controvérsias instituídas, a Resolução Nº 1, de 11 de março de 2016, que Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância, destacou em seu Art. 8º, parágrafo 2º que “Entende-se por tutor da instituição, na modalidade EaD, todo profissional de nível superior, a ela vinculado, que atue na área de conhecimento de sua formação, como suporte às atividades dos docentes e mediação pedagógica, junto a estudantes, na modalidade de EaD (BRASIL, 2016). A resolução, em vigência, transparece a posição oficial do governo, que firma a postura de não reconhecimento do tutor como professor. O fato posto não minimiza as posições contrárias, mas fortalece a figura do tutor como profissional com posição intermediária, afastada de ações de planejamento e condução do conhecimento, que são restritas à docência, e coloca-o apenas como auxiliar no processo de ensino.
Mostrar mais

11 Ler mais

Devir-tutor : cuidado e vínculo na formação em saúde mental.

Devir-tutor : cuidado e vínculo na formação em saúde mental.

Neste relato de experiência, pretendo narrar e analisar a vivência de ser tutor. A presença desse agente nos processos de formação em saúde tem se difundido em cursos de diversas modalidades. No entanto, a experiência e o papel desse educador são pouco discutidos nas produções acadêmicas, em especial nos próprios projetos ou processos educativos que o formam e o convocam. A experiência de ter sido tutor no Projeto Caminhos do Cuidado será aqui narrada de modo a explicitar como esse papel combinou o cuidado, expresso na prática educativa, na relação entre os profissionais e na organização do projeto; e o vínculo, na forma da amizade, que oportunizou o trabalho e o aprendizado coletivo. Desse modo, o projeto possibilitou tanto a formação dos agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem em Saúde Mental como a de um educador sensível e acolhedor que aprende, ensina e cuida a cada encontro, em um devir-tutor. Palavras-chave: Saúde Mental. Capacitação profissional. Agentes comunitários de saúde. Atenção Primária à Saúde.
Mostrar mais

10 Ler mais

Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial

Elementos da formação docente do tutor na educação superior semipresencial

Os Elementos formadores da docência na Educação superior semipresencial são o foco desse trabalho que objetiva conhecer os elementos formadores da docência. Especificamente analisar esses elementos, bem como compreender a sua racionalidade, destacar a sua importância na prática educativa semipresencial. O referencial teórico está embasado em uma pesquisa bibliográfica. A tessitura do primeiro capítulo versa sobre a docência na educação superior semipresencial o segundo capítulo aborda os elementos formadores da docência, seu significado e suas contribuições para a ação do tutor. Na sociedade contemporânea, a formação docente numa concepção pós moderna, apresenta uma visão que relaciona conhecimento, cultura e tecnologia.Diante desses pressupostos o interesse por esse estudo, deu-se por ocasião do curso de especialização em docência do ensino superior, com o enfoque na ação do tutor que para tanto enuncia-se o seguinte questionamento: O que é necessário para que o tutor desenvolva a ação tutorial com eficácia na educação superior semipresencial? Considera-se que o enfoque desse estudo é relevante em várias dimensões, no sentido de que tanto em relação a aula presencial e ao acompanhamento no ambiente virtual de aprendizagem, a formação docente influencia diretamente na ação do tutor no processo ensino-aprendizagem.
Mostrar mais

35 Ler mais

O papel pedagógico do tutor de EAD : uma abordagem bibliométrica baseada no banco de teses da CAPES

O papel pedagógico do tutor de EAD : uma abordagem bibliométrica baseada no banco de teses da CAPES

As intenções inovadoras e de interdisciplinaridade, presentes nos materiais da TV Escola e do Programa Um Salto para o Futuro não atingem seus objetivos, e os resultados no lado da utilização – as formas como os usuários se apropriam deste conhecimento – não mostram esta integração pedagógica entre as disciplinas, e menos ainda uma prática mais ativa e centrada no aluno. Ao contrário, nem professores, nem escolas costumam abrir espaços em suas agendas carregadas de conteúdos para desenvolver atividades "extracurriculares" de discussão de temas extremamente importantes para os jovens (e, portanto, com alto potencial de motivação) tais como sexualidade, violência, mídias, meio-ambiente, profissões. Torna-se mais uma vez evidente que os programas de formação continuada e mesmo as propostas curriculares mais inovadoras não têm conseguido romper a barreira entre a teoria inovadora e a prática convencional nem entre políticas tecnocráticas e "propagandeiras" e as condições precárias de realização efetiva dessas políticas. (BELLONI, 1999, p.15)
Mostrar mais

126 Ler mais

Saberes na formação docente do tutor a distância

Saberes na formação docente do tutor a distância

Por isso, não se deve mais considerar o professor como o detentor do saber, mas que precisa saber, saber fazer e saber ser em uma relação dialógica em que o fazer pedagógico se desenvolve, como evoca Freire (1993), “Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação - reflexão[...]”. Esta reflexão é desenvolvida através de um trabalho em que a observação do contexto escolar vai do nível social dos alunos até as condições de formação que os professores apresentam na unidade de ensino, que é a escola, a Universidade ou a sala de aula virtual.
Mostrar mais

15 Ler mais

O Papel do Tutor-Professor na EaD em Nível Superior: Aspectos Históricos e o Reconhecimento Legal

O Papel do Tutor-Professor na EaD em Nível Superior: Aspectos Históricos e o Reconhecimento Legal

na modalidade à distância. Neste documento, a existência de representantes de professores, tutores e discentes é um instrumento de avaliação. Instituições que não apresentam regras plenamente institu- cionalizadas que permitam a representação desses grupos mencionados recebe pontuações menores. Neste mesmo documento a política de capacitação para a educação a distância dos tutores e de acompa- nhamento de seus trabalhos é definida como critério de avaliação. Os tutores aparecem novamente no documento referido, no que diz respeito a análise do perfil dos docentes e suas titulações acadêmicas. Há um item especialmente destinado à Titulação dos Tutores, não sendo especificada a titulação mínima necessária para atuar nesta função. Para citar um exemplo, é possível observar que “Quando menos de 50% dos tutores previstos para a primeira metade do curso são graduados ou a atuação de cada um no curso não é condizente com a respectiva formação acadêmica” uma menor pontuação é atribuída neste quesito (NUNES, 2014).
Mostrar mais

10 Ler mais

Práticas avaliativas na ead: formação continuada para tutores de EAD em saúde do NUTEDSUFC

Práticas avaliativas na ead: formação continuada para tutores de EAD em saúde do NUTEDSUFC

As falas dos tutores, portanto, reforçam a ideia de que o tutor faz parte de todo o processo avaliativo. Tem o papel de mo- tivar os cursistas, levá-los a refletirem sobre suas aprendizagens e práticas, com o intuito de promover mudanças nos paradigmas existentes. Além disso, o tutor deve estar atento aos objetivos da aprendizagem, ao acompanhamento individual de cada aluno, percebendo sua evolução. Os tutores dão ênfase à importância de oferecer feedbacks aos aprendizes sobre as tarefas por eles re- alizadas, visando promover sua aprendizagem. Para Cortelazzo (2009, p. 141), “[...] a ação do tutor não implica um movimento unidirecional, mas uma interação social comunicativa intencio- nal que só acontece com efetividade e eficácia se houver a parti- cipação de todos os envolvidos”.
Mostrar mais

18 Ler mais

Os desafios do tutor na formação de professores

Os desafios do tutor na formação de professores

Nesta pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a entrevista com dez tutores de uma IES (Instituição de Ensino Superior) com licenciaturas na modalidade EaD, que participaram relatando seus desafios e suas con- quistas no cotidiano dessa modalidade. Também foram entrevistados dez estudantes da mesma IES, com uma pergunta única: a “Qual é a importância do tutor para você e qual é a função dele no seu curso? ”. Para salvaguardar o anonimato dos sujeitos da pesquisa os estudantes serão denominados com a letra B do alfabeto e um número (estudante B 1). Os tutores apenas por números ex.: 1,2,3......
Mostrar mais

14 Ler mais

O trabalho do tutor em uma instituição pública de ensino superior.

O trabalho do tutor em uma instituição pública de ensino superior.

V - Professor-pesquisador: professor ou pesquisador designado ou indicado pelas IPES vinculadas ao Sistema UAB, que atuará nas atividades típicas de ensino, de desenvolvimento de projetos e de pesquisa, relacionadas aos cursos e pro- gramas implantados no âmbito do Sistema UAB, sendo exigida experiência de 03 (três) anos no magistério superior. O valor da bolsa a ser concedida é de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais) mensais, enquanto exercer a função (Professor-pesquisador I). Aquele que não comprovar essa experiência, mas que tenha formação mínima em nível superior e experiência de 1 (um) ano no magistério superior, ou a formação ou a vinculação em programa de pós-gra- duação de mestrado ou doutorado, receberá bolsa no valor de R$ 1.100,00 (um mil e cem reais) mensais e ficará vinculado como Professor-pesquisador II. VI - Tutor: profissional selecionado pelas IPES vinculadas ao Sistema UAB para o exercício das atividades típicas de tutoria, sendo exigida formação de nível superior e experiência mínima de 1 (um) ano no magistério do ensino básico ou superior, ou ter formação pós-graduada, ou estar vinculado a pro- grama de pós-graduação. O valor da bolsa a ser concedida é de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) mensais, enquanto exercer a função. Cabe às IPES determinar, nos processos seletivos de tutoria, as atividades a serem desenvolvidas para a execução dos Projetos Pedagógicos, de acordo com as especificidades das áreas e dos cursos.
Mostrar mais

30 Ler mais

O trabalho do tutor em educação a distância

O trabalho do tutor em educação a distância

O presente estudo é apresentado para conclusão do Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino oferecido pela UTFPR, Campus Medianeira e realizado através do Polo de Paranavaí. O assunto contempla a importância do trabalho desenvolvido pelos perfil, suas habilidades e competências para atuarem em educação à distância que é fruto desta sociedade . O papel do tutor que antes era o de acompanhar um responsabilidades e novos tipos de tutores que demandam formação continuada para cumprirem as no processo de ensino aprendizagem no e abrangência de prestação de serviços e seu amparo legal também está contemplado devido sua evidente ria de trabalho. O trabalho fora desenvolvido através de pesquisa bibliográfica e levantamento realizado através
Mostrar mais

19 Ler mais

Professor tutor e as técnicas utilizadas para avaliação do aluno na modalidade EaD

Professor tutor e as técnicas utilizadas para avaliação do aluno na modalidade EaD

A partir de 2001, foram estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação as normas para a modalidade de Ensino a Distância para os cursos de Graduação, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB- Lei nº 9.394/96), gerando flexibilidade aos interessados em cursar o Ensino Superior. A crescente procura por formação profissional aliado ao desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´s) gerou um grande impacto as Instituições de Ensino Superior que passaram a investir não somente na contratação de profissionais especializados para desenvolver conteúdo para os novos estudantes, como também profissionais para a mediação e orientação dos alunos: o Professor Tutor.
Mostrar mais

15 Ler mais

TUTOR EM EAD: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR

TUTOR EM EAD: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR

Diante desse cenário, valendo-se de um estudo qualitativo de natureza fenomenológica, o presente trabalho tem por objetivo discutir algumas necessidades, oportunidades e desafios impostos a esses profissionais fundamentais na EAD, os professores tutores. A discussão abordará aspectos relacionados à sua (i) identidade profissional, (ii) à sua formação, (iii) à organização e às condições em que desempenha suas atividades profissionais-acadêmicas e (iv) como se configuram as relações do professor tutor com os meios e objetos de trabalho na EAD. Assim, propõem-se as seguintes questões direcionadoras para esta pesquisa científica:
Mostrar mais

13 Ler mais

Tutoria em Educação a Distância: Efetividade do Tutor no Desempenho dos Alunos no EaD

Tutoria em Educação a Distância: Efetividade do Tutor no Desempenho dos Alunos no EaD

Por ser um importante campo educacional crescente a cada ano, o Ensino à Distância – EaD, vem oferecendo vários desafios na busca da aprendizagem no Brasil. Desse modo, observa-se o desafio dos tutores na mediação entre alunos e professores, em meio a um ambiente virtual cada vez mais tecnológico e prático. Na busca da efetividade no aprendizado dos alunos, os tutores focam um desempenho global na facilitação do entendimento no uso das ferramentas e material didático, em um ambiente virtual e desafiador. Entretanto, entre seus maiores desafios está na variabilidade do comportamento, nos ritmos individuais inerentes às diversidades socioculturais e nas diferentes experiências pessoais e profissionais, mediante um público discente diversificado e totalmente heterogêneo. Embasado em um levantamento bibliográfico, o presente trabalho traz uma proposta metodológica que propõe ampliar a capacitação do tutor frente aos interesses das instituições que visam efetiva aprendizagem e melhor desempenho dos seus alunos no EaD.
Mostrar mais

5 Ler mais

As representações sociais do trabalho do tutor presencial: limites e possibilidades.

As representações sociais do trabalho do tutor presencial: limites e possibilidades.

A partir das premissas destacadas, se evidencia a problemática de pesquisa: qual a representação social do tutor presencial no desenvolvimento das ativida- des pedagógicas dos cursos, presente em editais de seleção desse profissional? Essa temática se insere em uma pesquisa qualitativa que busca contribuir no desenvolvimento de trabalhos científicos na área de EaD e que tem como objetivo principal entender o papel do tutor presencial nas ações da modalidade, ciente que o termo tutor, carregado de toda a semântica de sua nomenclatura, aliado à representação de sua atividade profissional no âmbito das ações da EaD, é ainda muito recente. Contudo, as funções e características da formação, perfil, atuação dos tutores tanto presenciais como a distância são objetos de estudos de pesquisadores como Gonzales, que afirma:
Mostrar mais

20 Ler mais

Show all 10000 documents...