Top PDF Formação de preços dos serviços contábeis: um estudo com contadores da região do Cariri Ocidental Paraibano

Formação de preços dos serviços contábeis: um estudo com contadores da região do Cariri Ocidental Paraibano

Formação de preços dos serviços contábeis: um estudo com contadores da região do Cariri Ocidental Paraibano

As empresas prestadoras de serviços sugerem um valor a ser pago pelo seu cliente alusivo ao seu trabalho prestado. Para os escritórios de contabilidade não seria diferente, eles prestam seus serviços para pessoas físicas e pessoas jurídicas. A Formação dos preços dos serviços contábeis contribui para as empresas e seus clientes. Essa pesquisa objetivou demonstrar os fatores que influenciam na formação de preços dos serviços contábeis. Como procedimentos metodológicos a mesma se caracterizou como, descritiva, exploratória com procedimento de pesquisa de campo mediante aplicação de utilização de questionário. Quanto a abordagem do problema a mesma de classifica como sendo qualitativa e quantitativa, cuja análise foi desenvolvida através de estatística descritiva simples e apresentada com auxilio de tabelas. A pesquisa foi realizada na micro região do Cariri Ocidental Paraibano-PB com os sócios e donos dos escritórios de contabilidade compondo uma amostra total de 14 escritórios escolhidos por acessibilidade. Sobre os resultados foi possível analisar idade, formação acadêmica dos contabilistas, os quais boa parte já estão situados no mercado a anos. Rematar que as influências que mais ocorrem, são os gastos administrativos e a influência do preço por concorrência ou preço de mercado, estes se espelham no preço de mercado ou preço por concorrência para formar seu preço. Diante das opiniões dos empresários contábeis ficou evidente que os clientes estão satisfeitos com o valor pago pelos serviços.
Mostrar mais

29 Ler mais

A qualidade dos serviços prestados pelos contadores na região do cariri paraibano; um estudo empírico

A qualidade dos serviços prestados pelos contadores na região do cariri paraibano; um estudo empírico

O presente trabalho procurou identificar e analisar a qualidade dos serviços prestados pelos escritórios contábeis nas organizações da região do Cariri Paraibano. Com o objetivo geral de identificar através de uma pesquisa de campo o grau de satisfação das empresas na qual os escritórios contábeis prestam serviços na região do Cariri Paraibano. Para isso foi realizado uma pesquisa de campo, de natureza descritiva, com abordagem qualiquantitativa, pois está relacionada a levantamento de dados de um determinado comportamento de percepção do cliente. A coleta de dados foi realizada através de um questionário, com perguntas de múltiplas escolhas, que no final do resultado foi elaborado gráficos para um melhor entendimento. Como objetivo específico, a finalidade: Discorrer sobre a importância da contabilidade nas empresas; Relatar através de conceitos específicos, a qualidade dos serviços prestados; Descrever a satisfação dos clientes pelos serviços prestados pelos contadores e fazer uma análise diante dos resultados obtidos pela pesquisa. A sobrevida de uma empresa nos dias de hoje está diretamente ligada na busca da perfeição e melhorias aos serviços. Conclui-se que durante a pesquisa foi constatado uma satisfação em relação a esses serviços, onde é de primordial importância os contadores entenderem o quanto são benéficos para seus clientes nas tomadas de decisões, pois é ele que conhece as necessidades atuais e futuras, e através das informações pode-se buscar alternativas para trazer um maior benefício para as empresas e com isso uma maior satisfação desses serviços.
Mostrar mais

25 Ler mais

Formação do preço de venda e percepções de Stakeholders: um estudo de caso no setor imobiliário na microrregião do Cariri Ocidental Paraibano

Formação do preço de venda e percepções de Stakeholders: um estudo de caso no setor imobiliário na microrregião do Cariri Ocidental Paraibano

A citação acima afirma que os imóveis possuem algumas características que dificultam a sua precificação como será mostrado em quadros a seguir. Os agentes econômicos de oferta e demandas (lei da oferta e da procura) são cercados por variáveis determinantes que influem nos resultados finais e na precificação de lotes em loteamentos urbanos. A assimetria de informação e as falhas de mercado, podem gerar uma resposta negativa depois da aquisição do bem. O comprador espera uma satisfação em uma comparação nas diversas características do bem, como os atributos físicos, vizinhança ou localização ótima e aspectos ambientais inerentes ao imóvel. A evolução do preço de imóveis é determinada por alterações nos fatores de oferta e demanda, assim como preços de produtos e serviços.
Mostrar mais

26 Ler mais

Interesse na oferta de serviços contábeis gerenciais pelos escritórios de contabilidade do Cariri Paraibano Ocidental: uma análise de fatores contingenciais.

Interesse na oferta de serviços contábeis gerenciais pelos escritórios de contabilidade do Cariri Paraibano Ocidental: uma análise de fatores contingenciais.

O presente estudo buscou responder a seguinte questão de pesquisa: quais os fatores contingenciais que explicariam a oferta de serviços contábeis gerenciais pelos escritórios de contabilidade?Portanto, o trabalho teve como objetivo principal investigar e os fatores contingenciais que podem explicar a oferta de serviços contábeis gerenciais pelos escritórios de contabilidade. A partir de uma amostra de 13 escritórios de contabilidade da região do Cariri Paraibano e de questionário elaborado com base em estudos anteriores, foi realizado uma análise de estatística descritiva e um teste de hipóteses não paramétrico. Portanto, Com base na análise descritiva, constatou-se que quanto aos fatores que poderiam influenciar na oferta de serviços contábeis gerenciais, começando pelo tipo de atividade das empresas. Os resultados da pesquisa mostraram através do teste de hipóteses de spearman que os fatores contingenciais da empresa atividade econômica, porte da empresa e intensidade competitiva apresentaram correlação significante com as informações referentes a cálculo de taxas e imposto, contabilidade gerencial, informação financeira e operacional. Quanto aos fatores inerentes ao empresário contábil, apenas o grau de instrução revelou-se significante ao contrário das variáveis remuneração e competencia técnica.
Mostrar mais

70 Ler mais

Formação de preços na prestação de serviços de mecânica automotiva

Formação de preços na prestação de serviços de mecânica automotiva

A orientação de Nagle e Hogan (2007) é no sentido de que os gestores não devem cair na armadilha de estabelecer o preço de acordo com o que os consumidores estão dispostos a pagar, embora essa decisão permita que as metas sejam atingidas, ela prejudica a lucratividade no longo prazo. A razão disso está nos problemas que surgem quando os preços refletem o que o cliente se dispôs a pagar, primeiro porque os compradores mais experientes acabam não sendo sinceros de quanto realmente está propenso a pagar por aquele determinado produto ou serviço, acabam omitindo o verdadeiro valor porque sabem que os preços são flexíveis. E também tem a questão de aceitação de mercado, a questão não é tão simples, clientes que nunca usaram do seu produto inicialmente não vão estar dispostos a pagar por ele.
Mostrar mais

79 Ler mais

Estudo da cisticercose em pacientes portadores de epilepsia residentes em municípios do Cariri paraibano.

Estudo da cisticercose em pacientes portadores de epilepsia residentes em municípios do Cariri paraibano.

Quanto aos hábitos alimentares, acre d i t a - s e que algumas respostas oferecidas pelos sujeitos investigados não foram sinceras no que diz re s p e i- to ao consumo de carne suína, pois foi constatado que esses pacientes tinham vergonha de dizer que consumiam tal alimento pelo fato de associare m a ingestão desse tipo de carne ao desenvolvimento da neuro c i s t i c e rcose, por eles denominada de “bi- cho do porco na cabeça”. Eles informaram ainda que recebiam orientações médicas para não con- sumir carne suína sob pena de contrair o “bicho do porco”. Sabe-se que essa orientação é no míni- mo equivocada, na medida em que proibir a inges- tão de carne suína, além de contribuir para o não reconhecimento público do homem como o princi- pal mantenedor da parasitose em questão, priva pessoas carentes de utilizar um alimento com alto teor protéico e de fácil aquisição na região estuda- da. Mais uma vez se constata a vã tentativa de se atacar os efeitos do problema, deixando suas cau- sas incólumes. A respeito da ingestão de verd u r a s , foi possível verificar que 81,8% dos indivíduos re s- ponderam afirmativamente. Além disso, acerca de tal consumo, constata-se que as preparações cozi- das foram as mais citadas (68,9%), o que reduz o risco de os indivíduos infectarem-se com ovos de T. solium ocasionalmente presentes em verd u r a s cruas.
Mostrar mais

5 Ler mais

Sustentabilidade na agricultura familiar: um estudo de caso na comunidade de Uruçu no cariri paraibano

Sustentabilidade na agricultura familiar: um estudo de caso na comunidade de Uruçu no cariri paraibano

O Semiárido brasileiro concentra os piores indicadores sociais do país em educação, saúde, mortalidade infantil, analfabetismo, situação que convive com um ambiente sócio-econômico e político marcado pela concentração de poder e renda, sobretudo na zona rural O presente artigo tem como objetivo avaliar o nível de sustentabilidade da comunidade de Uruçu no cariri paraibano a partir da aplicação do método IDEA. Para isso, foi utilizada uma pesquisa descritiva de caráter exploratório com 30 famílias de agricultores. O método IDEA tem como base na sua avaliação três eixos da sustentabilidade. No eixo da sustentabilidade agroecológica na comunidade de Uruçu é o que se encontra em um nível sustentável, pode-se perceber a preocupação com os animais, em não agredir o solo e buscar formas de energia renovável, é com essas medidas adotadas que se garante uma qualidade de vida melhor. No eixo da sustentabilidade sócio territorial destacamos a participação das pessoas na vida social da comunidade, um dado de suma importância no ganho de bem estar social, se fortalecendo os vínculos afetivos dentro da comunidade. Devido, as condições climáticas incertas, e a falta de recursos para investir na produção é que o eixo da sustentabilidade econômica obteve um índice menor do esperado. Portanto afirmamos que os eixos da sustentabilidade sócio territorial, a sustentabilidade econômica por ter apresentado um percentual inferir a 50% precisa de medidas corretivas e estudos por meio de grupos multidisciplinares para melhorar os índices de sustentabilidade e de adaptação deste método ás condições da comunidade de Uruçu.
Mostrar mais

28 Ler mais

A tecnologia da informação: um estudo acerca da percepção dos profissionais de contabilidade do Cariri Ocidental

A tecnologia da informação: um estudo acerca da percepção dos profissionais de contabilidade do Cariri Ocidental

A ferramenta utilizada na pesquisa de campo foi o questionário, onde de acordo com Tozoni-Reis (2009, p.40) “[...] Esse instrumento de pesquisa consiste num conjunto de questões predefinidas e sequenciais apresentadas ao entrevistado diretamente pelo pesquisador ou indiretamente via correspondência”. Diante disso, foi aplicado entre os profissionais de contabilidade atuantes no cariri ocidental dentre os meses de setembro e outubro de 2019 com o propósito de atender ao objetivo proposto. O instrumento de coleta de dados foi composto de 22 (vinte e duas) perguntas objetivas sendo dividas em 03 (três) partes: a primeira composta por 06 (seis) questões com o propósito de conhecer o perfil do entrevistado; a segunda parte composta por 08 (oito) perguntas com o intuito de obter informações referentes as transformações advindas da TI; e a última parte constituída de 08 (oito) questões com o objetivo de obter informações sobre a influência advinda da Tecnologia da Informação na contabilidade. Com relação ao universo da pesquisa, Oliveira (2003, p.82) “[...] O universo ou população é o conjunto de todos os elementos sob investigação; é o total de seres que apresentam alguma característica em comum”. Diante disso, o universo do estudo se deu ao total de contadores do cariri ocidental paraibano, compreendendo 38 (trinta e oito) profissionais ativos segundo dados informados pelo Conselho Regional de Contabilidade (2019).
Mostrar mais

42 Ler mais

O mercado financeiro e de capitais: um estudo no Cariri Ocidental da Paraíba no ano de 2011

O mercado financeiro e de capitais: um estudo no Cariri Ocidental da Paraíba no ano de 2011

cV]dTLY]SMSTRRaY\MSXMORRSMRReMLMfNMgRRWQ`QR LW]MORR[3 MLM0 RRQ N \T.[r]

59 Ler mais

Desafios da educação no/do campo no contexto do cariri paraibano

Desafios da educação no/do campo no contexto do cariri paraibano

cada região (rural). Foi a partir de então, que a Constituição Federal de 1988 consolidou o compromisso do estado e da sociedade brasileira em promover a educação para todos, garantindo o direito, a gratuidade e o respeito às singularidades culturais e regionais. Foi criado o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA (escolarização formal para trabalhadores rurais assentados, rede de universidades públicas e escolas técnicas, movimentos sociais e sindicais e Secretarias de Educação, em todos os estados da federação). Em 2001, a educação do campo ganhou mais credibilidade quando foi promulgado o Plano Nacional de Educação – Lei nº 10.172/2001, embora que ainda referenciou o modelo urbano. Ainda em 2001 com as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo, aprovado pelo Conselho Nacional de Educação, a Educação do Campo passou a ser reconhecida e valorizada por sua diversidade. As Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo, ainda veio propor adequar os conteúdos às peculiaridades locais, o uso de práticas pedagógicas contextualizadas, a gestão democrática, a consideração dos tempos pedagógicos diferenciados, a promoção através da escola do desenvolvimento sustentável e do acesso aos bens econômicos, sociais e culturais. Construindo desta forma, a concepção de convivência com o semiárido, onde professores e alunos dialoguem aprendendo e ensinando, ancoradas na Pedagogia da Alternância. Em 2003, foram formuladas políticas públicas de Educação do Campo com a participação de representações dos Movimentos Sociais e do campo. A CPT SERTÃO‐PB 4 , mediada pela Rede Educação do Alto Sertão Paraibano, criada em 2005 em parceria com a Rede de Educação do Semiárido Brasileiro – ( RESAB ) que veio contribuir, nesse processo com várias ações, entre elas, o debate sobre Educação do Campo na perspectiva da convivência com o semiárido. Em 2004, foi criado no âmbito do Ministério da Educação, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, à qual está vinculada a coordenação geral de Educação do Campo, em busca de uma inclusão estatal e uma instância que atendesse a demanda da educação a partir de suas necessidades e singularidades. Em complemento, a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n° 9.394/96) estabelece uma base comum a todas as regiões do país, a ser complementada pelos sistemas federal, estaduais e municipais de ensino e determina a
Mostrar mais

61 Ler mais

Open Paleoarqueologia na formação continuada de professores no Cariri paraibano: por uma educação ambiental  para o semiárido

Open Paleoarqueologia na formação continuada de professores no Cariri paraibano: por uma educação ambiental para o semiárido

demonstraram que muitos professores não possuíam conhecimentos aprofundados em questões educacionais atuais, ambientais e paleo-arqueológicas. Em alguns momentos, eles demonstraram ter opiniões equivocadas sobre esses temas, mas já possuíam boa capacidade de compartilhar os seus conhecimentos com seus alunos, não significando que isso estivesse ocorrendo de maneira totalmente correta. Com a realização das atividades vivenciais e os dados obtidos durante as mesmas, e após elas, se observou que a realização desta formação continuada foi válido, pois houve um aumento de conhecimento dos professores quanto aos temas tratados durante ela, e ocorreram mudanças substancialmente positivas na forma como os professores passaram a tratar e utilizar Paleo-Arqueologia para realizar EA em conjunto com seus alunos, demonstrando que elas podem ser empregadas em conjunto para que ocorra a formação continuada de docentes e para o desenvolvimento de atividades de sensibilização ambiental. Se espera que as mudanças que ocorreram ao longo desse estudo sejam perenes, tanto em sala de aula quanto no cotidiano, e que as informações assimiladas por eles continuem a ser repassadas a seus alunos. Sendo assim, a formação continuada é necessária para incorporar questões ambientais diversas e diferenciadas de forma contextualizada no cotidiano dos professores, propiciando uma nova percepção nas relações entre o ser humano, sociedade e natureza, promovendo assim, uma reavaliação de valores e atitudes na convivência coletiva e individual, reforçando a necessidade de ser e agir como cidadãos na busca de soluções para problemas ambientais.
Mostrar mais

363 Ler mais

Lei Complementar 123/2006 e tratamento diferenciado para Micro e Pequenas empresas: um estudo em quatro municípios do Cariri Ocidental Paraibano no ano de 2019

Lei Complementar 123/2006 e tratamento diferenciado para Micro e Pequenas empresas: um estudo em quatro municípios do Cariri Ocidental Paraibano no ano de 2019

Desse modo, entende-se que as empresas deixam de buscar informações sobre seus direitos e principalmente demonstram total desinteresse em usufruir dos benefícios que a LC disponibiliza. Os relatos registrados pelos servidores dos municípios de Sumé, Monteiro e Prata reforçam essa constatação, contudo, conforme menciona o servidor do município de Sumé naquele município existe a “Casa do Empreendedor” que sempre presta serviços de consultoria sobre estas questões a fim de dar suporte às empresas interessadas, mas são raras as que buscam este recurso.
Mostrar mais

56 Ler mais

Serras: refúgios da caatinga no cariri paraibano?

Serras: refúgios da caatinga no cariri paraibano?

não-paramétricas. Foram registrados 2911 indivíduos, distribuídos em 24 famílias e 70 espécies e 2208 indivíduos, 27 famílias e 71 espécies, no primeiro e segundo estudo, respectivamente. As famílias mais representativas foram: Fabaceae, Euphorbiaceae, Apocynaceae e Cactaceae. No primeiro enfoque deste trabalho, observou-se o incremento da riqueza do componente arbustivo-arbóreo ao longo do gradiente de elevação estudado. Determinadas espécies foram restritas à altitudes específicas, sendo encontrada na altitude 3 uma melhor distribuição horizontal das espécies. Também se constatou que a influência da altitude é indireta, sendo a ação humana o principal fator responsável pela estrutura da comunidade vegetal em tais áreas. Em relação ao segundo capítulo, observou-se que as áreas serranas abrigam maior número de espécies se comparadas às áreas planálticas. Os dados revelam uma matriz circundante mais pobre em relação à riqueza, equabilidade e diversidade, além de espécies com elevada frequência como Croton
Mostrar mais

71 Ler mais

Um breve estudo de gastos em educação pública no Cariri Ocidental – PB

Um breve estudo de gastos em educação pública no Cariri Ocidental – PB

A despesa pública pode ser conceituada como gasto ou compromisso da administração pública. Neste sentido a administração pública realizará a despesa pública, de acordo com os estágios do ciclo orçamentário explícitos na Lei nº 4.320/64. Mediante o exposto, a presente pesquisa teve como objetivo geral investigar como se comportam os gastos públicos em educação municipal no Cariri Ocidental – PB, no período de 2015 a 2018. Diante deste proposito, a metodologia classifica-se, quanto aos objetivos, como exploratória; quanto aos procedimentos técnicos, como estudo de caso; e como bibliográfica; e quanto à abordagem do problema, como qualitativa e quantitativa. Quanto aos dados referentes à educação infantil e ensino fundamental foi coletado de portais eletrônicos dos órgãos públicos do governo. Como resultado, verificou-se uma priorização constitucional na educação básica e o compromisso legal dos municípios com as primeiras etapas de ensino. Além disso, constatou-se que os gastos foram maiores na educação fundamental, tendo, portanto uma relação com o número de matriculados nesta etapa de ensino. Também se notou que os gastos são maiores em municípios com mais habitantes, e menores em municípios com menos habitantes. No, entanto notou-se pouca relação com o IDEB.
Mostrar mais

35 Ler mais

As faces de Eunice: Mulher e representação no Cariri Paraibano

As faces de Eunice: Mulher e representação no Cariri Paraibano

Este trabalho insere-se no rol de pesquisas acerca das representações da Mulher no interior do cariri paraibano na segunda metade do século XX. Para tanto, elegemos como objeto de estudo a figura de Eunice Braz de Macedo, uma mulher que, nascida no oitocentos, desafia os códigos comportamentais de uma sociedade extremamente machista e patriarcal, como era a do município de São José dos Cordeiros na Paraíba. A organização do estudo deu-se, a partir de um conjunto de entrevistas com quatro pessoas que conviveram com Eunice Braz, as imagens e as representações que os entrevistados têm acerca dela e refletir até que ponto essas imagens são construções do imaginário local e, portanto, estão condicionadas pelo que espera ser o “lugar” social da mulher, visto que Eunice Braz rompeu com muitos desses lugares destinados às mulheres de sua época. Para realização do presente estudo, valemo-nos dos estudos de gênero como aporte teórico e, como instrumental metodológico, guiamo-nos pela História Oral. Esperamos com o nosso estudo prestar uma contribuição aos trabalhos acerca das representações da mulher em nossa sociedade, especialmente das mulheres que tiveram um papel ativo em espaços públicos de atuação ao investigar as imagens ou discursos que sobre Eunice Braz foram construídos na cidade de São José dos Cordeiros - PB.
Mostrar mais

44 Ler mais

A expansão da indústria têxtil no Cariri Oriental Paraibano e seus impactos gerados no município de São Domingos do Cariri

A expansão da indústria têxtil no Cariri Oriental Paraibano e seus impactos gerados no município de São Domingos do Cariri

Nesse desenrolar de apontamentos, esse segundo semestre do ano, tem sido marcado pela maior aceitação de produtos cuja matéria prima é o poliéster, visto que o mercado brasileiro exige ao longo dos meses uma diferenciação nas formas de produtos, tendo assim esse período do ano, o mercado consumidor se comportado de maneira a privilegiar as peças advindas do poliéster, entre quais citamos as calças, saias e shorts que estão sendo elaborados neste momento conforme, é visto através das figuras acima expostas. Desse modo, a compra do material imprescindível a existência dessa dinâmica econômica é fornecida a trinta estabelecimentos industriais precedentemente localizados de forma preponderante no espaço urbano e apenas dois espaços destinados a confecção do jeans e poliéster, estão situados no meio rural. Nesse sentido, grande parte dessas instalações industriais é pertencente às empresas precedentemente citadas, e quatro áreas de produção foram disponibilizadas pela prefeitura municipal de São Domingos do Cariri, a qual tem subsidiado essa atividade empregatícia, através do fornecimento de espaços destinados a construção desse trabalho, como também inicialmente houve o apoio político através da adoção de máquinas para que um maior número de pessoas viesse a empregarem-se.
Mostrar mais

45 Ler mais

Projeto Pacto Novo Cariri: uma abordagem geográfica acerca das mulheres rendeiras no Cariri paraibano

Projeto Pacto Novo Cariri: uma abordagem geográfica acerca das mulheres rendeiras no Cariri paraibano

As profundas transformações do capitalismo neste início de século têm levantado inúmeros debates sobre o tema do desenvolvimento econômico e seus efeitos sobre Estados Nacionais, empresas e trabalhadores. Nessa perspectiva, este trabalho procurou analisar o modelo de desenvolvimento regional, chamado de Pacto Novo Cariri, mais precisamente em torno do Projeto Renda Renascença do Cariri Paraibano, que fomentava cinco associações comunitárias de mulheres rendeiras. O estudo constatou que o local é reafirmado como espaço de reprodução do sistema econômico, de acordo com as exigências da globalização, buscando responder às novas demandas de eficiência e eficácia do sistema produtivo. Através da pesquisa documental e bibliográfica, buscou-se subsídios para responder ao seguinte questionamento: o projeto incorporou idéias de reverter o quadro da pobreza presente na região através da recuperação dos setores produtivos, gerando emprego e renda, ou se desenvolveu uma política local assistencialista dos segmentos socioeconômicos marginalizados? Utilizando a pesquisa participativa, na qual o pesquisador mergulha na realidade local, identificou-se que por trás da dinâmica de desenvolvimento estabelecida pelas instituições parceiras, existe um processo bem acentuado de alienação que ajuda a promover uma política assistencialista que quebra a autonomia das famílias envolvidas, realizando um controle sutil e comprometendo a sustentabilidade de todos os empreendimentos. O estudo revelou também que o projeto não obteve o sucesso esperado, pelo contrário, o mesmo ampliou um espaço de reprodução da exploração econômica e da desigualdade social.
Mostrar mais

67 Ler mais

Reestruturações territoriais e novas territorialidades no cariri paraibano: reflexões a partir do Pacto Novo Cariri

Reestruturações territoriais e novas territorialidades no cariri paraibano: reflexões a partir do Pacto Novo Cariri

Com base nas palavras do entrevistado, podemos inferir que, para os integrantes dessa proposta, o Pacto correspondeu a um movimento inovador pelo simples fato de despertar a discussão entre as lideranças políticas sobre o delineamento de melhores formas e projetos de desenvolvimento socioeconômico. Na visão deles, esse ambiente era uma espécie de “fórum permanente de discussão”, que não pretendia efetuar ações concretas de construções de obras físicas, mas de constituir uma forma ideal de gestão que possibilitasse a articulação entre instituições e pessoas em diferentes escalas de ação, com vistas a captar financiamentos e outros recursos destinados ao aprimoramento das atividades locais. Apesar de ser colocada como uma novidade, essa forma de pensar reproduz as velhas concepções que envolvem a destinação de recursos públicos para fomentar as atividades produtivas e a melhoria das condições sociais, como historicamente tem ocorrido em diversas partes do território brasileiro. Na Região Nordeste, especificamente no semiárido, a indústria da seca pode ser considerada um bom exemplo do processo que envolve a destinação de recursos públicos e a reprodução das oligarquias locais 17 .
Mostrar mais

156 Ler mais

A percepção dos servidores públicos do setor de contabilidade em relação à aderência às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBCASP): um estudo comparativo nos municípios do Cariri Ocidental Paraibano

A percepção dos servidores públicos do setor de contabilidade em relação à aderência às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBCASP): um estudo comparativo nos municípios do Cariri Ocidental Paraibano

O presente trabalho buscou analisar a percepção dos servidores públicos do setor de contabilidade dos Municípios do Cariri Ocidental Paraibano sobre as mudanças ocorridas no reconhecimento e tratamento das informações contábeis com a aderência das NBCASP. Como objetivos específicos buscou: caracterizar o perfil profissional dos servidores que atuam no setor contábil das prefeituras do Cariri Ocidental Paraibano, e; conhecer a percepção dos servidores no tocante às principais dificuldades, nível de aderência e contribuições fomentadas a partir da implementação das NBCASP. Quanto aos procedimentos metodológicos o estudo classificou-se como descritivo e comparativo, de casos múltiplos, com abordagem qualitativa e coleta de dados mediante aplicação de questionário com dez servidores de nove Municípios. Os dados evidenciaram que 80% dos servidores atuantes nos setores de contabilidade das entidades não encontram-se preparados para as novas exigências das aderência às NBCASP, embora tenham formação técnica. Percebeu-se que 50% trabalham na função entre 01 e 04 anos, e 70% dos servidores pesquisados são comissionados. As principais dificuldades evidenciadas foram falta de capacitação e a forte presença de escritório de contabilidade como suporte externo. E como benefício identificou-se uma melhor qualidade no controle do patrimônio público e das informações geradas.
Mostrar mais

30 Ler mais

Uma pesquisa explicativa quanto a eficiência do gasto no setor público em uma escola da rede estadual de ensino localizada no município de Serra Branca no Cariri Ocidental paraibano: um estudo de caso

Uma pesquisa explicativa quanto a eficiência do gasto no setor público em uma escola da rede estadual de ensino localizada no município de Serra Branca no Cariri Ocidental paraibano: um estudo de caso

Este trabalho teve por objetivo analisar se há eficiência no gasto público com o setor educacional, buscando entender através de uma análise qualitativa aspectos que evidenciem o nível de qualidade do ensino na rede estadual. A Contabilidade Pública vem passando por um importante processo de reformulação de foco e das práticas contábeis consequentemente. Nesta concepção o controle dos custos do setor público está sendo fortemente exigidos pelos órgãos fiscalizadores da gestão, como pela própria sociedade que começa a toma consciência e compreende como esses instrumentos são fundamentais para avaliar e cobrar melhores resultados da gestão pública. Foi realizado um estudo de caso junto a uma amostra de 108 alunos e 10 professores de uma escola da rede estadual de ensino. A metodologia empregada foi Explicativa quanto aos objetivos, Bibliográfica e Documental quanto aos procedimentos, Qualitativa quanto à abordagem e indutiva quanto ao método de constatação. Os resultados foram analisados através de planilhas Excel, SPSS, Gráficos e Tabelas. Nos resultados encontrados observou-se que os mesmos estão insatisfeitos com as condições que lhe são ofertadas, pois os níveis de discordância foram maiores percentualmente na maioria das questões levantadas. Diante dessas informações qualitativas pode-se dizer que o custo encontrado de R$ 170,47 mensal por aluno, não está suprindo as necessidades da escola, evidenciando a ineficiência do estado nas ações governamentais, fato que vem reforça a importância da contabilidade e principalmente da contabilidade de custos para o aperfeiçoamento da gestão.
Mostrar mais

83 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados