Top PDF Fracasso escolar: um estudo de caso na Escola E.E.F.M. Bernardino Bento na cidade de Aguiar-PB

Fracasso escolar: um estudo de caso na Escola E.E.F.M. Bernardino Bento na cidade de Aguiar-PB

Fracasso escolar: um estudo de caso na Escola E.E.F.M. Bernardino Bento na cidade de Aguiar-PB

O presente trabalho realiza um estudo de caso na Escola Bernardino Bento na cidade de Aguiar-PB, que teve como objetivo analisar as causas e consequências do fracasso escolar no Fundamental da EJA O fracasso escolar tem sido objeto de várias análises, pesquisas, proposições nos sistemas de ensino. Trata-se de uma temática complexa que não se resume a uma única dimensão e não possui um único culpado. Nessa direção, buscar alternativas para a compreensão e superação do fracasso escolar implica em apreender tal processo em seus múltiplos aspectos envolvendo, portanto as dimensões histórica, cognitiva, social, afetiva e cultural. A pesquisa procurou investigar os fatores internos e externos que levam ao fracasso escolar a partir dos questionários aplicados aos professores e alunos da referida escola ,buscando conhecer a opinião sobre as causas que levam ao fracasso escolar.Esta pesquisa foi desenvolvida no período de Abril de 2014 a partir de uma abordagem quanti- qualitativa.Através dos resultados verificamos que as causas que levam ao fracasso escolar da EJA Fundamental são: a distância para a escola,pois o governo não disponibiliza ônibus para o locomoção dos estudantes, a falta de tempo para dedicar aos estudos e a falta de merenda na escola,mas também foi verificado que os alunos conhecem a importância da EJA para a sua formação e aconselham outras pessoas a frequentarem a EJA.No entanto sabemos que o fracasso escolar que ocorre no fundamental II da EJA da escola foi determinado e esses problemas serão avaliados pela Direção e a escola,fazendo com que busque alternativas para minimizar estes problemas,uma vez que a escola pode desenvolver projetos que incentivem aos alunos a frequentarem as aulas.
Mostrar mais

52 Ler mais

Fracasso escolar: um estudo de caso da crise educacional contemporânea em Aracati-CE

Fracasso escolar: um estudo de caso da crise educacional contemporânea em Aracati-CE

Renildo Franco da Silva – Faculdade do Vale do Jaguaribe/Brasil RESUMO: Este trabalho relata a crise educacional contemporânea vivida na EEM Aldolfo Caminha, na cidade de Aracati-CE e sua relação com o fracasso escolar. Tal abordagem se faz necessária, pois o objeto de estudo de acordo com Charlot (2000) tem sido um dos grandes desafios da atualidade, comum em diversas escolas, o que acaba formando um educando cheio de lacunas de aprendizagem por não saber ler ou interpretar situações. Os déficits eclodem nas avaliações externas e no fluxo interno tornando necessário discutir o que leva, não apenas o educando, mas a escola, família e estado, a esse fracasso. A finalidade deste estudo é identificar os fatores que contribuem para o crescimento da crise educacional contemporânea ligada ao fracasso escolar na EEM Adolfo Caminha, Aracati-CE. Este propósito foi realizado mediante a pesquisa de campo no contexto da escola citada que atende, aproximadamente, um mil quinhentos e sessenta e cinco sujeitos, sendo incluída uma amostragem de cinquenta investigados. A análise demonstrou que a escola investigada apresenta fatores muito relevantes que contribuem para o fracasso escolar dos alunos, entre eles destacam-se: a realidade violenta, o uso de drogas, desestruturação familiar e financeira, o uso de metodologias de ensino engessadas, o desinteresse dos alunos e o descompromisso de alguns educadores, as discussões sem objetividade das reuniões de conselho de classe mesmo com a visão inovadora da gestão escolar, culminando com a estrutura educacional defasada oferecida pelo estado.
Mostrar mais

16 Ler mais

Fracasso escolar: o caso da evasão na E. M. E. F. Aracy Nóbrega Montenegro de Alagoa Grande - PB

Fracasso escolar: o caso da evasão na E. M. E. F. Aracy Nóbrega Montenegro de Alagoa Grande - PB

Falar sobre educação e deixar os problemas que se enfrentam diariamente é praticamente impossível. É de suma importância analisar e se buscar meios de solucionar tais obstáculos, que tornam o trabalho dos educadores uma tarefa difícil de cumprir, pois além de ter a função de passar conhecimento, ainda tem que deixar as aulas e o próprio ambiente escolar atrativo, para que o trabalho “dê certo”. O fracasso escolar (evasão e reprovação), tema deste artigo, possui varias causas, fazendo-se necessário um estudo de caso, para que se encontrem as soluções mais adequadas para a situação a ser analisada. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aracy Nóbrega Montenegro, situada no Distrito de Canafístula em Alagoa grande PB, se encontrou um cenário não muito diferente das muitas escolas do município e região. O diferencial está no fato como se enfrenta tal obstáculo, onde se encontra uma escola quase fechando por falta de alunos, com o ensino comprometido e uma comunidade desacreditada do trabalho oferecido na escola. A problemática existe, soluções podem ser encontradas analisando a situação a qual se encontra a instituição e os resultados serão satisfatórios de acordo com as aplicações da medotologia adotada, servindo de exemplos para casos com as mesmas características.
Mostrar mais

26 Ler mais

O uso de recursos tecnológicos em sala de aula pelos professores da escola estadual João Silveira Guimarães na cidade de São Bento -PB

O uso de recursos tecnológicos em sala de aula pelos professores da escola estadual João Silveira Guimarães na cidade de São Bento -PB

O presente tema foi escolhido através da minha experiência como docente, onde decidi fazer uma análise quanto ao uso da tecnologia em sala de aula pelos professores da Escola Estadual João Silveira Guimarães na cidade de São Bento/PB. A partir desse fato propus este trabalho que tem como objetivo pesquisar as relações entre professor, aluno e a tecnologia. Os objetivos específicos se desdobram em identificar o uso da tecnologia e de que maneira a mesma está sendo usada destacando-se a problemática: de que forma os professores identificam e buscam soluções para utilizar a tecnologia em suas aulas. Com este propósito, realiza-se pesquisa bibliográfica, levantando contribuições teóricas sobre os temas propostos: tecnologia e educação, computador na educação. Procede-se a pesquisa de campo, mediante a coleta e análise de dados obtidos através da aplicação de questionários a professores e alunos da referida escola. O estudo mostra-se relevante à medida que traz uma reflexão sobre a importância da inclusão tecnológica em sala de aula, de forma a promover mudanças no modo de ensinar, de aprender e de enxergar o aluno nessa perspectiva.
Mostrar mais

32 Ler mais

FATORES DE RISCO DE FRACASSO E ABANDONO ESCOLAR PREMATURO: UM ESTUDO DE CASO PARA A MELHORA EDUCATIVA

FATORES DE RISCO DE FRACASSO E ABANDONO ESCOLAR PREMATURO: UM ESTUDO DE CASO PARA A MELHORA EDUCATIVA

Uno de los objetivos prioritarios en el marco de la mejora de la acción educativa es la articulación de medidas que incrementen el éxito y que impliquen el desarrollo de actuaciones dirigidas a reducir el absentismo y el abandono educativo, a incrementar la persistencia educativa, más allá de la escolaridad obligatoria, y de las aspiraciones de los niños, adolescentes y jóvenes. Pero también a potenciar una cultura de la inversión en formación, sobre todo en contextos donde predomina una tendencia de transición rápida a la esfera laboral. En esta línea, las administraciones locales, especialmente preocupadas por la necesidad de nuevas infraestructuras sociales y el impacto producido por el aumento demográfi co en el territorio, han impulsado la realización de investigaciones que profundicen en las especifi cidades territoriales, para el diseño e implementación de estrategias y acciones integrales que permitan potenciar una escolarización positiva. Nuestro estudio de caso, inscrito en un proyecto fi nanciado por la Administración en el año 2009, toma como unidad de análisis un territorio conformado por tres municipios adscritos administrativamente a la comarca catalana del Garraf [2], cercanos al área metropolitana de Barcelona. Cabe subrayar dos particularidades fundamentales del territorio: por un lado, el aumento exponencial de su población en la última década; y por otro, la subsiguiente incidencia en la conformación de un nuevo modelo urbanístico, caracterizado por la discontinuidad y la dispersión poblacional. De ahí que encontremos un tejido social fragmentado, atomizado y estructurado en función de barrios que formarían un archipiélago de islas independientes (Muñoz, 2008). Podemos encontrar este modelo en las áreas circundantes a otras grandes metrópolis españolas.
Mostrar mais

9 Ler mais

O estágio como intervenção na geografia escolar: um diálogo entre teoria e prática na E. E. E. F. M. Félix Araujo, Campina Grande - PB

O estágio como intervenção na geografia escolar: um diálogo entre teoria e prática na E. E. E. F. M. Félix Araujo, Campina Grande - PB

O Estágio Supervisionado enquanto componente curricular na formação docente, conforme Pimenta e Lucena (2009) pode ser entendida em diferentes acepções. A autora considera o Estágio como uma aproximação da realidade e atividade teórica, concebe a formação do Estágio como atividade teórica instrumentalizadora da práxis, ou seja, o Estágio como investigação das práticas pedagógicas educativas. Ressalta o Estágio como pesquisa e enfatiza a importância de se pesquisar. Sendo assim, a Escola passa a ser um espaço de estudo durante o processo de Estágio Supervisionado em Geografia. Sob o mesmo ponto de vista, “o Estágio Supervisionado acaba sendo um espaço de convergência das experiências pedagógicas vivenciadas no decorrer do curso e, principalmente, ser uma contingência de aprendizagens da profissão docente, mediada pelas relações sociais historicamente situadas.” (2009. p.102).
Mostrar mais

41 Ler mais

Os azulejos do Mosteiro de São Bento de Cástris de Évora : o ciclo bernardino e o seu significado

Os azulejos do Mosteiro de São Bento de Cástris de Évora : o ciclo bernardino e o seu significado

No Mosteiro de Alcobaça (fig. 129, fig. 130), alguns dos painéis da Sala dos Reis também referem São Bernardo, mais uma vez através da perspectiva de Frei Bernardo de Brito. Trata-se do ciclo temporalmente próximo de São Bento de Cástris, datado de 1775-1785, tendo a sua realização sido atribuída à Fábrica do Juncal 329 , embora esta atribuição seja discutível 330 . Relatam a história da fundação do mosteiro, relacionando-a com aspectos do reinado de D. Afonso Henriques. Este deve aos monges cistercienses e, particularmente a São Bernardo, o sucesso das suas empresas militares, o que se pode ler como o papel primordial desempenhado pela Ordem de Cister na consolidação do reino. Por outro lado, o rei é directamente relacionado com a fundação do mosteiro, colocando a primeira pedra do edifício. Relatam-se os seguintes episódios: Voto de El-Rei D. Afonso Henriques - em como fundaria o Mosteiro de Alcobaça se São Bernardo intercedesse pela vitória na conquista de Santarém; São Bernardo reza com os seus monges pela vitória de D. Afonso Henriques - depois de tomar conhecimento, por revelação divina, do voto que D. Afonso Henriques fizera; Chegam a Coimbra os cinco monges – e entregam ao rei um documento escrito por São Bernardo; D. Afonso Henriques toma Santarém; S. Bernardo noticia em Claraval – a conquista de Santarém; S. Bernardo recebe carta de D. Afonso Henriques – a contar-lhe a vitória que ele misteriosamente já conhecia , tendo já tomado providências para o envio de monges; Confrontações do mosteiro; Mudança do local do mosteiro – na presença de D. Afonso Henriques, soldados e cinco monges; D. Afonso lança a primeira pedra. Por último, um painel é totalmente ocupado com uma inscrição reproduzindo um excerto da Crónica de Cister. Nela se destacam os privilégios da casa cisterciense, concedidos desde a origem e afirmados pelo primeiro monarca: “E se alguém intentar coisa contrária a esta vassalagem e testemunho de feudo; sendo vassalo seja desterrado deste Reino mas se acaso for Rei (o que Deus não consinta) haja a nossa maldição e não se conte em nossos descendentes e seja despojado da dignidade pelo mesmo Deus que nos deu o Reino seja vencido de seus inimigos e sepultado no inferno em companhia do falso Judas” 331 .
Mostrar mais

210 Ler mais

Diagnóstico hidrossanitário da cidade de Cuitegi – PB: um estudo de caso

Diagnóstico hidrossanitário da cidade de Cuitegi – PB: um estudo de caso

A idéia central deste diagnóstico está ligada à compreensão dos processos históricos, econômicos que estão associados a urbanização de pequenas cidades, com foco na condição hidrossanitária em Cuitegi - PB, onde a deterioração das condições sanitárias é uma questão que vem ocorrendo na cidade ao longo do tempo, sendo bastante visível dentro de sua infra-estrutura urbana. Como objetivo geral, buscou-se analisar o crescimento urbano e as diversas formas locais de ocupação do espaço em áreas carentes e com e sistema de saneamento insalubre, bem como identificar potenciais problemas ambientais decorrentes da falta de planejamento dos órgãos públicos. A metodologia nos permitiu compreender de forma coesa e racional os aspectos empíricos e conceituais a cerca do tema, através de levantamento bibliográfico, trabalho de campo e tabulação dos dados. Como resultado percebeu-se então que a falta de saneamento básico é um problema que ocorre em bairros considerados pobres, como também na área central, onde há uma maior concentração de bens e serviços, causando uma série de impactos ambientais e paisagísticos. Esta cidade necessita urgentemente uma intervenção dos órgãos públicos a partir do ordenamento e planejamento territorial que busque uma melhor qualidade de vida de sua população que sofre os efeitos nocivos deste problema ambiental abordado nesta pesquisa.
Mostrar mais

35 Ler mais

As mudanças espaciais ocasionadas pelo processo industrial na cidade de São Bento-PB

As mudanças espaciais ocasionadas pelo processo industrial na cidade de São Bento-PB

Nesse cenário inúmeras transformações ocorreram no espaço geográfico da cidade, ocasionadas pelo rápido crescimento demográfico devido à vinda de pessoas que migraram dos municípios vizinhos e de outras regiões, atraídas pela possibilidade de emprego nas fábricas de redes e da garantia de melhores condições de vida. Associado a esse aspecto, o êxodo rural ocorrido no município contribui para o seu processo de urbanização aumentando o número de pessoas a se instalar na zona urbana, o que, consequentemente, implicou num acelerado crescimento no número de edificações, o que gerou alterações significativas e mudanças na estrutura físico-espacial do município. Segundo Carneiro (2001, p. 40)
Mostrar mais

19 Ler mais

Fracasso escolar

Fracasso escolar

Sendo o ensino fundamental direito e dever, universalizante, é preciso assumir os parâmetros de oferta massificada. Consequentemente difícil de evitar é seu nivelamento por baixo, que em nosso país tornou-se regra. Escola pública, de modo geral, emergiu como oferta pobre para o pobre, e para que permaneça pobre. Aconteceu aí ganho importante: quase todas as crianças têm acesso a ela. É um traço fundamental, quantitativamente. Oferecer qualidade a preço de elitismo não interessa. O desafio é oferecer qualidade para todos. Escola, desde muito, não se restringe à extensão do lar, ao cultivo moral e cívico. Embora tais componentes tenham seu lugar, não definem, sozinhos, a escola. Espera-se dela, hoje, impacto muito mais profundo e decisivo, que a família, que a socialização escolar, por exemplo, já não conseguem garantir. Uma professora de boa aparência, elegante, religiosa, familiar, já não basta, se não for profissionalmente competente e valorizada. Dela, em grande parte depende o futuro da cidadania e da produtividade. Ser professor de educação básica, em particular do ensino fundamental, é profissão estratégica, e, como tal, merece ser valorizada. Precisa ter formação, atualização conveniente e remuneração adequada. É necessário ter profissão disputada, não tolerada ou relegada.
Mostrar mais

45 Ler mais

Os conselhos escolares e a democratização da escola: a educação básica em Aguiar-PB

Os conselhos escolares e a democratização da escola: a educação básica em Aguiar-PB

crescido no Brasil um movimento pela busca da qualidade. No âmbito da educação, esta busca está relacionada, entre outros à gestão democrática do ensino público. A Gestão Democrática pode ser definida como uma forma de gestão que privilegia a participação e democracia com todos os sujeitos envolvidos. No caso da educação, seriam pais, professores, funcionários, diretores e diversos segmentos da comunidade, denominado de Conselhos Escolares. Nossos objetivos serão mostrar que papel o conselho exerce para a melhoria pedagógica e a integração da escola e da comunidade; Apresentar a historicidade da gestão democrática; Desenvolver uma abordagem acerca dos conselhos escolares; Identificar os conselhos escolares na democratização da escola: E.E.E.M. Agenor Mendes Pedrosa. A metodologia empregada foi um estudo bibliográfico com o propósito de constituir um referencial teó rico sobre o tema, onde utilizamos os autores : Brasil (2004), Ferreira (1995), Fonseca (1997), Melo (2000), Paro (2005), entre outros; Realização de uma análise escrita atentando para a importância do tema enfatizado de forma teórica; Organização do estudo em texto escrito, para atender a seleção das informações que deverão conter no trabalho.Fizemos, também a aplicação de um questionário aos professores, para coleta de dados, e para melhor compreensão dos dados, foram distribuídos em gráfico e tabela. A gestão democrática eficiente dos recursos públicos destinados à educação pode, além de promover maior qualidade no ensino, também promover o pleno exercício da cidadania a todos os envolvidos neste processo. No entanto, para se efetivar de maneira satisfatória, uma gestão financeira democrática da educação implica, antes de tudo, em uma mudança de mentalidade de todos os membros da comunidade escolar.
Mostrar mais

42 Ler mais

RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA E A INTERVENÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA PREVENÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR

RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA E A INTERVENÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA PREVENÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR

Legitimado como espaço onde o conhecimento historicamente produzido seria socializado por entre as gerações, possibilitando assim que o sujeito estivesse preparado para entender, compreender, ter uma visão crítica da sociedade e que pudesse transformar estar em sua essência quantas vezes fossem necessárias. Utopias à parte, não é isso que vem acontecendo há muitas gerações talvez fosse justo afirmar que desde as primeiras estruturações pós-revolução industrial, o conhecimento que deveria ser socialmente e democraticamente socializado ainda está nas mãos das elites. Deve-se reiterar ainda que o fato da instituição escolar não cumprir suas metas, seus objetivos não podem ser analisados de forma isolada. A escola é, por natureza, o espaço onde se reflete a sociedade. Quem transforma a escola é a sociedade. Busco em Weiss (2004, p.16) um olhar que adentra os muros da escola e das salas de aula buscando o foco na figura do mediador deste conhecimento em relação aos alunos: professores em escolas desestruturadas, sem apoio material e pedagógico, desqualificados pela sociedade, pelas famílias, pelos alunos não podem ocupar bem o lugar de quem ensina tornando o conhecimento desejável pelo aluno. É preciso que o professor competente e valorizado encontre o prazer de ensinar para que possibilite o nascimento do prazer de aprender. O ato de ensinar fica sempre comprometido com a construção do ato de aprender, faz parte de suas condições externas.
Mostrar mais

14 Ler mais

Empreendedorismo feminino em destaque na cidade de Patos - PB: estudo de caso

Empreendedorismo feminino em destaque na cidade de Patos - PB: estudo de caso

O aumento do empreendedorismo feminino, levando em consideração as variáveis que colaboram com a prática dessa atividade, ainda é uma questão de suma importância para o levantamento de reflexões sobre como o tema é abordado. Neste sentido, o presente artigo retrata a questão do empreendedorismo feminino como forma de empoderamento da mulher e imposição da mesma no ambiente corporativo ao abordar o processo histórico do empreendedorismo feminino e trazê-lo para a realidade de Patos-PB, onde é possível evidenciar uma empreendedora de grande destaque e sua importância socioeconômica na cidade. Desse modo, o objetivo da pesquisa consistiu em analisar e compreender as motivações da empreendedora a adentrar nesse meio, bem como evidenciar a importância do empreendedorismo feminino para sociedade em geral, e provocar uma reflexão sobre a mudança do papel da mulher meio dos negócios. Nesse sentido, realizou-se um estudo de caso com Rafaelly Nogueira Galvão, proprietária de três empreendimentos na cidade de Patos-PB. A pesquisa foi do tipo descritiva com uma abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi por meio de um questionário e uma entrevista realizada junto à empreendedora. Os resultados apresentaram grande impacto positivo sobre o empreendedorismo por oportunidade, e como isso pode ser diretamente proporcional ao desenvolvimento econômico e dos negócios. O empoderamento feminino dá-se pelo reconhecimento da capacidade da mulher empreendedora ao desenvolver um papel de liderança sobre o seu negócio. O estudo fundamentou-se, sobretudo nas teorizações de Dornelas (2007), Schumpeter (1982) e Dolabela (1999), nomes de destaque nessa área.
Mostrar mais

35 Ler mais

Comunidade, escola, jornal escolar : um estudo de caso

Comunidade, escola, jornal escolar : um estudo de caso

"(...) Em Dourados (...) foi estabelecida uma grande colônia agrícola federal (criada  em  1943  e  efetivamente  implantada  a  partir  de  1948),  sendo  igualmente  sabido  que, desde 1949, o referido município era servido pela estação de Itaum, do ramal  de  Ponta  Porã.  Entretanto,  o  que  não  é  perfeitamente  conhecido  é  a  medida  em  que essa estação serviu ao município de Dourados, vale dizer, a proporção em que  se  podem  atribuir  à  Noroeste  os  impulsos  ao  desenvolvimento  populacional  e  agrícola  da  região  (...)  De  antemão,  o  que  me  sinto  autorizado  a  afirmar  é  que  a  efetiva  decolagem  da  economia  agríccola  de  Dourados  prescindiu,  em  larga  medida,  do  ramal  de  Ponta  Porã.  A  esse  respeito,  cabe  desde  logo  assinalar  a  situação relativamente desfavorável desse ramal, um tanto excêntrico em relação  ao núcleo agrícola constituído pela CAND: essa colônia, de fato, estendeu‐se a leste  da cidade de Dourados, enquanto a estação de Itaum foi estabelecida cerca de 60  km  a  oeste  da  cidade  (...)  De  fato,  pelo  que  se  sabe,  chegou  a  ser  encaminhada  para Itaum grande parte da produção agrícola do município de Dourados; em 1951,  por  exemplo,  um  jornal  douradense  se  referia  aos  milhares  de  caminhões  que  trafegavam para Itaum, calculando que seriam necessárias "5000 viagens só para o  escoamento  da  safra  de  algodão"  (O  Progresso,  21  de  abril  de  1951).  Nessas  circunstâncias, não é de admirar que já em 1954 fosse instalada em Dourados uma  agência do Rodoferroviário da Noroeste e que, em termos de rendas arrecadadas,  essa  agência  assumisse  enorme  destaque  entre  suas  congêneres  no  Estado  do  Mato  Grosso.  Todavia,  parece\muito  significativa  a  trajetória  claramente  descendente da importância de Itaum no âmbito das linhas sul‐mato‐grossenses da  NOB, depois do pico atingido em 1952." (2004, p.453 e 454) 
Mostrar mais

207 Ler mais

Cyberbullying no contexto escolar: percepções de alunos de uma escola pública estadual na cidade de Patos-PB

Cyberbullying no contexto escolar: percepções de alunos de uma escola pública estadual na cidade de Patos-PB

Declaro, por meio deste termo, que concordei em participar na pesquisa de campo intitulada “CYBERBULLYING: um estudo de caso em uma escola pública estadual na cidade de Patos-PB” que tem por objetivo analisar a existência da prática do cyberbullying no espaço espaço escolar. Fui informado(a) de que a pesquisa é orientada pelo professor Sergio Morais Cavalcante Filho, docente da Universidade Estadual da Paraíba - Campus VII, a quem poderei contatar/consultar a qualquer momento que julgar necessário através do e-mail sergio.smcf@gmail.com. Afirmo que aceitei participar por minha própria vontade, sem receber qualquer incentivo financeiro ou ter qualquer ônus e com a finalidade exclusiva de colaborar para o sucesso da pesquisa. Fui informado(a) dos objetivos estritamente acadêmicos do estudo. Minha colaboração se fará de forma anônima, por meio de resposta a um questionário. O acesso e a análise dos dados coletados no questionário se farão apenas pelos pesquisadores e/ou seu orientador. Fui ainda informado(a) de que posso me retirar dessa pesquisa a qualquer momento, sem prejuízo para meu acompanhamento ou sofrer quaisquer sanções ou constrangimentos. Fui informado(a), ainda, que meu nome não será utilizado em qualquer fase da pesquisa o que garante o anonimato e a divulgação dos resultados será feita de forma a não identificar. Não será cobrado nada e não haverá gastos. Outros esclarecimentos sobre esta pesquisa, poderei entrar em contato com a pesquisadora principal Thais Dias Fernandes Medeiros, residente na Rua José Mendes, n. 690, Jardim Guanabara - Patos - PB tel. (83) 9.9869-2357.
Mostrar mais

38 Ler mais

O fracasso escolar: a quem atribuir?.

O fracasso escolar: a quem atribuir?.

No passado, segundo Moysés e Collares (1985) as justificativas eram as verminoses, a desnutrição e outras condições adversas de saúde das classes menos favorecidas socialmente. Os prob[r]

9 Ler mais

A criança com TDAH na escola: fracasso escolar ou uma maneira singular de relação com o saber?

A criança com TDAH na escola: fracasso escolar ou uma maneira singular de relação com o saber?

criança hiperativa é desigual, imprevisível e não-reativo às intervenções normais do professor. A criança hiperativa pode ter- minar uma lição do dia e é incapaz de com- pletar uma taref[r]

7 Ler mais

A disciplina de matemática e o fracasso escolar na 5ª série de uma escola municipal de Florianópolis

A disciplina de matemática e o fracasso escolar na 5ª série de uma escola municipal de Florianópolis

Os professores habituam-se a ver o fracasso escolar como um fator de procedência psicológica como decorrência dos problemas particulares com os quais a criança está lidando. Para estes, a criança não consegue aprender porque é afetivamente desajustada, tem problemas emocionais complicados, está sempre distraída, sem memória, não consegue se concentrar, não entende nada que o professor explica, é preguiçosa e insurgente. Ou seja, a culpa é da criança que não aproveita as oportunidades que lhe estão sendo oferecidas. Para muitos alunos a escola não é um lugar onde eles se sentem à vontade. A escola não tem nada a ver com seu cotidiano, dentro dela não há lugar para seus problemas e suas preocupações. Nada que os alunos carregam como experiência própria é levado em consideração, pois os professores corrigem sua maneira de falar, seus modos de agir, seu jeito de se vestir, e às vezes comentam que eles são incapazes de aprender e que não adianta perder tempo porque de qualquer jeito eles vão ser reprovados. Isso tudo é assimilado pelo aluno, que entra em conflito com sua personalidade e aceita ser o responsável da situação do próprio fracasso escolar.
Mostrar mais

48 Ler mais

Fracasso escolar e autoconceito

Fracasso escolar e autoconceito

e classe social no autoconceito, ou seja, de como anos de repe-. tência e classe social afetavam o autoconceito[r]

95 Ler mais

Evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo de caso na Escola Municipal Estudante Maria Auxiliadora - Serra de São Bento/RN

Evasão escolar na educação de jovens e adultos: um estudo de caso na Escola Municipal Estudante Maria Auxiliadora - Serra de São Bento/RN

O presente trabalho discute a evasão escolar no contexto da Educação de Jovens e Adultos, tendo, como foco de análise, a realidade da Escola Municipal Estudante Maria Auxiliadora, localizada no município de Serra de São Bento/RN. Tem como finalidade principal investigar as principais razões que contabilizam os altos índices de abandono escolar, marcantes nessa modalidade de ensino, constituindo-se em uma problemática com a qual nos deparamos no atual contexto escolar, além de evidenciar a importância do educador no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, fizemos uso de uma abordagem qualitativa de pesquisa, através de um estudo de caso, na escola mencionada. Na busca de compreendermos os fenômenos inerentes a este estudo, dialogamos com autores como: GIL (2002), SOARES (1998), FREIRE (2005) e GADOTTI (2005). Os resultados apontam a necessidade de haver uma conscientização acerca da complexidade da evasão escolar no processo educativa da EJA, cujas causas devem ser compreendidas e combatidas, como direito e condição de cidadania dos jovens e adultos dessa modalidade educativa.
Mostrar mais

41 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados