Top PDF Futsal na escolinha do DEF: Relato de experiência do Estágio Supervisionado

Futsal na escolinha do DEF: Relato de experiência do Estágio Supervisionado

Futsal na escolinha do DEF: Relato de experiência do Estágio Supervisionado

O Estágio Supervisionado destaca-se no currículo de Educação Física como um importante passo para a o seguimento profissional do futuro professor, pois é nele em que a prática pedagógica será desenvolvida, aumentando seu acervo didático e deixando-o apto para resolver a problematização em sua área de atuação. Tendo o futsal como foco, utilizou-se no intuito auxiliar na formação integral do aluno, visando desenvolver todas as capacidades dele. O projeto teve como objetivo relatar a experiência enquanto estagiário do Projeto Escolinhas do DEF na modalidade de futsal referente ao componente curricular obrigatório Estágio Supervisionado IV. O estágio ocorreu no Departamento de Educação Física, nas terças e quintas-feiras, com o horário das aulas sendo das 7:30 as 9:30, para as duas turmas, uma hora de aula para cada, com uma média de 22 alunos por turma. Esse período de estágio foi muito proveitoso, o planejamento traçado foi cumprido, atendendo as expectativas, e direcionando as crianças para uma atividade prazerosa pra elas, a interação entre os estagiários presentes nesse período foi de suma importância para o bom andamento, concluindo-o com total êxito.
Mostrar mais

22 Ler mais

Estágio Supervisionado: uma experiência vivenciada na Escolinha de Natação do DEF/UEPB

Estágio Supervisionado: uma experiência vivenciada na Escolinha de Natação do DEF/UEPB

Venho através deste trabalho relatar a experiência vivenciada no Estágio Supervisionado II em Educação Física na Escolinha de Natação do DEF (Departamento de Educação Física), bem como apresentar aspectos relacionados à fundamentação teórico prática. O estágio foi vivenciado na UEPB no CAMPUS I, no período de março a junho de 2011. Neste estágio pude vivenciar algumas experiências com colegas e alunos onde percebi a importância que há na preparação dos alunos para enfrentar as mais diversas situações que a prática pode nos mostrar e fornecendo subsídio para o nosso futuro acadêmico- profissional. O ensino-aprendizagem na prática e as orientações do professor orientador fez com que percebêssemos onde estávamos falhando, quais os pontos fortes de nossos colegas e como proceder em determinadas situações. Conhecendo o ambiente do estágio vi qual seria a melhor forma de atuar no mesmo, levando em consideração quais as limitações do ambiente, que material poderíamos utilizar, levando em conta também a disponibilidade de tempo para a execução das aulas, o nível de evolução dos alunos e seu desenvolvimento durante este período. Por isto é de fundamental importância uma boa formação do profissional de Educação Física. Desta forma o curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, pois a nossa disposição uma grade curricular onde dispomos de diversos componentes que nos trouxe entendimento de caso. Desta forma, o componente Estágio Supervisionado II, contribui para um aprofundamento acadêmico-profissional de forma bem relevante e tornando mais sólido meu aprendizado como graduando.
Mostrar mais

23 Ler mais

Relato de experiência da prática do futsal no Projeto Escolinhas do DEF

Relato de experiência da prática do futsal no Projeto Escolinhas do DEF

O presente trabalho trata-se de um relato de experiência que foi desenvolvido no programa “Escolinhas do DEF”, no estágio supervisionado IV, que é um componente curricular obrigatório do curso de Educação Física, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que acontecia nas terças e quintas no ginásio de esportes do Departamento de Educação Física (DEF) da UEPB. Teve como objetivo relatar a importância do futsal para as crianças e a importância da experiência do estágio para mim, no qual pude agregar muitos conhecimentos práticos da profissão de professor, e aprendi muito de como lidar com os alunos, e estes alunos tiveram uma boa participação no estágio, pois gostavam do esporte e das atividades propostas durante as aulas, apesar de terem um pouco de resistência no começo para realizar as atividades lúdicas antes do jogo, também aprendi um pouco mais sobre o esporte ao qual pratiquei toda a minha vida (futsal). Buscamos sempre levar uma forma diferente dos alunos verem o futsal e se interagirem se socializando cada vez mais.
Mostrar mais

22 Ler mais

Natação na Escolinha do DEF: Relato de Experiência

Natação na Escolinha do DEF: Relato de Experiência

O Programa do Programa laboratório pedagógico: saúde, esporte e lazer da Escolinha do Departamento de Educação Física - DEF, visa proporcionar às crianças, adolescentes e adultos moradores das comunidades circunvizinhas à Universidade Estadual da Paraíba e as crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), exercícios e atividades que estejam relacionados com a Educação Física, com o esporte, saúde e lazer. Tendo como objetivo maior a inserção do aluno estagiário em um campo que futuramente possa o ajudar a se tornar profissional na área, caso seja seu campo alvo de atuação, e a contribuição para a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Com a finalidade de consolidar a função social do mesmo, o programa traz através de exercícios físicos, atividades de extensão que possibilitam o desenvolvimento de cada participante estimulando-os a construírem um futuro através de valores e atitudes baseadas na educação, ética e cidadania. Entre as várias atividades desenvolvidas na Escolinha, a Natação destaca-se como importante instrumento na formação integral do aluno, visando desenvolver todas as capacidades dele. Este relato tem como objetivo refletir sobre a experiência enquanto Estagiário do Projeto Escolinhas do DEF na modalidade de Natação.
Mostrar mais

19 Ler mais

A importância do esporte como fator educativo na Escolinha de Futsal do DEF: relato de experiência

A importância do esporte como fator educativo na Escolinha de Futsal do DEF: relato de experiência

O relato buscar mostrar a importância do esporte como fator educativo na escolinha de futsal do departamento de Educação Física (DEF), tendo em vista que é um trabalho desenvolvido através da UEPB pelo Programa de Erradicação do Trabalho infantil (PETI), que conta com crianças de 7 a 15 anos, oriundas de comunidades carentes, onde é de suma importância o papel do professor como educador uma vez que o mesmo é exemplo como pessoa, cidadão e principalmente como influenciador de caráter, são desenvolvidas aulas com atividades coletivas e individuais, visando trazer o aluno da sua realidade do cotidiano em busca de obter melhora no desempenho físico, motor, cognitivo e social. A intervenção do professor é de fundamental importância, pois é através da mesma que irá ter resultados de forma satisfatória e adequada, sabendo-se que são crianças que sofrem diariamente a influencia do meio que vivem, já que convivem rotineiramente com a violência e com a falta de estrutura familiar, usando o futsal como elemento principal nas aulas para obter resultados benéficos, sendo utilizados métodos teórico-pedagógicos e práticos do futsal como foco nas aulas.
Mostrar mais

21 Ler mais

Escolinha de futsal: um relato de experiência do Estágio Supervisionado IV

Escolinha de futsal: um relato de experiência do Estágio Supervisionado IV

Este relato teve como objetivo mostrar o trabalho realizado no Estágio Supervisionado IV na escolinha de Futsal do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, apresentando os conteúdos que foram transmitidos, desafios encontrados pelos estagiários e a forma com que os monitores ministraram as aulas, mostrando assim o papel do estagiário, as condições de trabalho dos mesmos e as experiências obtidas durante esse período. As disciplinas de estágio supervisionado possibilitam o contato direto do estudante com a prática pedagógica. Dessa forma acreditamos que elas são de fundamental importância para a formação dos futuros profissionais e por isso devem ser realizadas de maneira organizada e sistematizada, pois é nesse processo de experiência que aluno pode usar o conhecimento obtido durante a sua formação fazendo com que haja uma relação entre o referencial teórico e as situações de realidade do meio em que esta atuando. Por fim, o período de estágio foi muito proveitoso, aprendemos bastante com os alunos do projeto e também com as pesquisas para o planejamento das nossas aulas, foram experiências bastante ricas, que servem de suporte na preparação dos futuros profissionais, no que diz respeito à prática pedagógica.
Mostrar mais

20 Ler mais

A prática do handebol feminino para um grupo de mães da escolinha de futsal tiradentes na cidade de Monteiro: um relato de experiência

A prática do handebol feminino para um grupo de mães da escolinha de futsal tiradentes na cidade de Monteiro: um relato de experiência

As demais estão em manutenção, em má estado de conservação ou não podem abrir exceção para a comunidade. Ao que se refere o grupo de “mães do handebol,” foram feitas a solicitações para que pudéssemos jogar pelo menos 02(duas) vezes por semana 1hora e 30minutos por noite. As instituições alegaram que por conta dos gastos de energia não poderiam liberar a quadra. Sabendo do esforço e vendo a motivação das mães em querer seu espaço, resolvemos ficar na quadra da associação, uma quadra pequena sem muita estrutura, com paredes muito próximas as linhas laterais, mas é o espaço que conquistamos e nos divertimos semanalmente, as mães não pagam nada para a energia já que a maioria delas, tem seus filhos na escolinha de futsal e elas pagam uma quantia simbólica ao idealizador da escolinha, professor Genival muitas vezes, esse dinheiro não cobre as despesas, mas com muita boa vontade, ele nos acolheu e devemos agradecer por essa oportunidade.
Mostrar mais

26 Ler mais

Relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas no Programa "Escolinha do DEF": O caso da natação

Relato de experiência sobre as atividades desenvolvidas no Programa "Escolinha do DEF": O caso da natação

O curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba foi criado em 26 de maio de 1978, sendo reconhecido pelo MEC com portaria N.º 436/84, apenas em 25 de outubro de 1984. O departamento está localizado no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, no bairro de bodocongó em Campina Grande. Atualmente, departamento possui vários projetos além do Programa Escolinhas do DEF que atendem a população, a exemplo pode- j : “cultura corporal em auxílio à saúde”, “viva a velhice com plenitude” “universidade em dança”.
Mostrar mais

28 Ler mais

Relatando vivências de dança do Programa Escolinha no DEF da UEPB

Relatando vivências de dança do Programa Escolinha no DEF da UEPB

Este relato trata de uma vivência no Programa Laboratório Pedagógico: Saúde, Esporte e Lazer Do Departamento De Educação Física (Programa Escolinha de Dança do DEF), especificamente na Escolinha de Dança, durante o período de cinco meses e tem como objetivo mostrar a importância do componente curricular Estágio Supervisionado para integração do aluno ao mercado de trabalho, ao aprimoramento de suas habilidades no âmbito profissional. Trata-se também de um aspecto relevante na formação da pessoa. Assim a proposta de uma aproximação da educação na teoria e na prática não só para desenvolver capacidades racionais e morais do individuo, mas emocionais, expressivas, pessoais e corporais. A faixa etária dos alunos foi entre 06 e 14 anos. Nas aulas havia a presença de 35 alunos, sendo 30 do sexo feminino e 05 do sexo masculino. Como já possuía uma experiência de aproximadamente um ano na área de dança, as dificuldades foram poucas, dentre elas foi a necessidade de sempre fazer o maior número de exercícios diferentes possíveis, pelo fato de serem crianças e atividades repetitivas não chamarem muita atenção. Contudo, esse período de estágio foi, para mim, bastante satisfatório, pois também pude aprender com os meus alunos, tanto no aspecto profissional quanto no aspecto pessoal, pelo fato de ter conhecido um pouco das dificuldades que muitos passavam diariamente, onde posso destacar como principais, o lado financeiro muito precário e o lado educacional (familiar) bastante espesso. Reconhecer e conhecer algumas dessas dificuldades me fez dar ainda mais valor a minha vida, família, educação e me incentivou ainda mais a trabalhar o lado moral/educacional com essas crianças, tentando melhora-las como seres humanos o máximo possível através da dança.
Mostrar mais

37 Ler mais

A importância do esporte (futsal) como elemento socializador das crianças e adolescentes da Escolinha do Departamento de Educação Física (DEF)

A importância do esporte (futsal) como elemento socializador das crianças e adolescentes da Escolinha do Departamento de Educação Física (DEF)

A intenção desta modalidade presente neste relato não é o de iniciação esportiva que poderá se transformar mais adiante em esporte de alto rendimento, visando à ascensão de atletas, tampouco estamos preocupados em acelerar o processo de desenvolvimento dos praticantes para que se tenha bons rápidos resultados além de supremacia em algumas habilidades, entretanto, objetivamos incluir esses jovens no esporte para que assim possamos fazer com que eles despertem cada vez mais o interesse em ir à escola e tornar-se cidadãos de bem.
Mostrar mais

29 Ler mais

Natação no programa de extensão - Escolinha do DEF

Natação no programa de extensão - Escolinha do DEF

No que se refere a formação do discente em Educação Física na licenciatura, torna-se indispensável a educação no âmbito escolar no qual se insere o licenciado, visto que na graduação precisa o graduando absorver ao máximo o conhecimento acadêmico visto nos componentes curriculares e aplicar na sua carreira profissional como professor licenciado em educação física. Nesse contexto implementar todas as informações metodológicas e as abordagens necessárias para sua inteira execução no âmbito escolar, deve o graduando atuar de acordo com as variadas situações no seu local de trabalho. No exposto relato será apresentado minha vivencia na modalidade de natação, esta insere- se no programa " Laboratório Pedagógico: Saúde Esporte e Lazer - Escolinhas do DEF", no programa de extensão da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Departamento de Educação Física. O programa tem como principal objetivo oferecer serviços de saúde esporte e lazer, para a população campinense, assim as modalidades esportivas se diferenciam para a melhoria da saúde da população que utilizam esses serviços, além de ser um fator primordial na formação dos graduandos, onde o objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso é mostrar aos leitores sobre a experiência por mim vivida no tempo em que estive participando do programa Escolinhas do DEF, onde a mim foi agregado muitas experiências de vidas além do conhecimento científico sobre a modalidade , o programa extensionista foi uma forma de acrescentar muito conhecimento para a minha formação acadêmica e também na modalidade na qual fiz parte , a natação.
Mostrar mais

21 Ler mais

Corporeidade e educação: um relato social histórico de gênero na escolinha do DEF

Corporeidade e educação: um relato social histórico de gênero na escolinha do DEF

Nesta experiência indagamos sobre os valores culturais nas relações de gênero e corporeidade. A percepção sobre as relações de gênero foi instância fundamental para articularmos conceitos para uma proposta pedagógica libertadora sob o caminho teórico de ARIÉS (1981); FREIRE, (1996), FOULCAULT (1995), (2004b); LOURO (2010), MARQUES, (2005), MORIN (1987), TEIXEIRA (1999), entre outros. Nosso eixo condutor teórico compreendeu que a corporeidade e as identidades masculinas e femininas se pertencem mutuamente no seio familiar se estendendo ao universo educacional. Uma não pode ser completa sem a outra. Aquela é possibilidade humana de ser e estar-no-mundo, a outra é a realização do ser que se diz sensível, é a experiência corporal vivida frente aos desafios do cotidiano. Enfim, verificamos os modos pelos quais os participantes da Escolinha do DEF têm atribuído significado ao corpo, frente às diversas delimitações do universo masculino versus feminino, com evidentes marcas de sexismo, percebendo assim, como a corporeidade e as práticas pedagógicas de educação física influenciam nos perfis de gênero.
Mostrar mais

46 Ler mais

Estágio Supervisionado em Natação: um relato de experiência no curso de Educação Física da UEPB

Estágio Supervisionado em Natação: um relato de experiência no curso de Educação Física da UEPB

Em se tratando de nível organizacional o DEF/UEPB detém projetos orientados a comunidade sendo aqui onde se situa o Laboratório Pedagógico. Esse projeto atende um número significativo de pessoas de toda a cidade e em diferentes faixas etárias, oferecendo práticas de atividades esportivas em diferentes horários exigindo tão somente (no caso das crianças e adolescentes, especialmente) que estejam devidamente matriculados e frequentarem a escola para que possam entrar e permanecer no programa. Seus objetivos principais estão em atender as expectativas da comunidade, oportunizando o conhecimento e a prática de atividades físicas em diferentes modalidades, sendo no presente ensaio, as modalidades aquáticas. No que diz respeito ao ensino, propõe-se à consolidação pedagógica dos conteúdos de graduação, fornecendo elementos para auxiliar, monitorar e ainda a planificação de aulas. Aqui, os estagiários têm a oportunidade de aplicar e aprofundar concepções e práticas dessas modalidades, confrontando-se ainda com situações nem sempre previsíveis pelo conhecimento teórico recebido em sala de aula. Tais características tornam cada uma dessas oportunidades espaço de aprendizado e de amadurecimento acadêmico.
Mostrar mais

26 Ler mais

Relato de experiência docente em Estágio Supervisionado: a teoria e a prática em Ciências Biológicas

Relato de experiência docente em Estágio Supervisionado: a teoria e a prática em Ciências Biológicas

Durante a vida acadêmica os estudantes de licenciatura permeiam por contradições no que diz respeito ao processo de aprendizagem, no tocante do que se deve ensinar e o que se deve aprender, pois são vários os métodos repassados pelos seus professores ao longo do curso. Daí surge à necessidade do estágio, pois a partir dele esses estudantes poderão criar o seu próprio método de ensino, bem como ele irá revelar-se também como um espaço de construção da profissão professor e da sua profissionalidade,formando-o enquanto sujeito que tem domínio de sua própria prática, de seu papel social, com base na reflexão contextualizada na ação, sobre a ação e sobre o próprio conhecimento na ação, num processo de ressignificação permanente (SANTANA et al.,1998).
Mostrar mais

39 Ler mais

Psicologia organizacional e do trabalho: Um relato de experiência em Estágio Supervisionado V

Psicologia organizacional e do trabalho: Um relato de experiência em Estágio Supervisionado V

O presente trabalho é um relato de experiência vivenciado no Estágio Supervisionado V na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), realizado em uma indústria metalúrgica localizada na cidade de Campina Grande – PB. Fundamentados em uma breve construção histórica do campo (ZANELLI, 2014) e sua atualidade, são indicadas as principais influências para a transformação da psicologia nas organizações como a conhecemos hoje. As atividades do estágio envolveram, efetivamente, práticas de recrutamento e seleção, programas de qualidade de vida no trabalho (QVT) e comunicação interna, durante sete meses, com vinte horas semanais, de segunda a sexta, acrescidas de duas horas de encontros semanais para supervisão, discussão e avaliação das atividades discutidas através da atuação em Psicologia com docente e discentes da área. Com objetivo de evidenciar a importância do estágio como etapa fundamental ao processo de transição entre o papel de estudante e papel profissional, e como ensaio da experiência de trabalho. Aspectos como enquadre de trabalho, responsabilidade, autonomia, feedback (SILVA; TEIXEIRA, 2013), segurança para novas oportunidades, desenvolvimento de novas habilidades e perfil profissional foram considerados nessa vivencia de estágio supervisionado.
Mostrar mais

29 Ler mais

Relato de experiência didática durante o Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências

Relato de experiência didática durante o Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências

Para que a formação de um professor esteja completa é necessário que o aluno universitário cumpra com um Estágio Supervisionado onde terá a oportunidade de vivenciar o ambiente profissional, no qual pretende ingressar. O objetivo deste relato de experiência é refletir sobre a importância do Estágio Supervisionado na construção da personalidade profissional do futuro professor. As análises contidas neste trabalho foram embasadas em pesquisas bibliográficas e em reflexões sobre o campo de Estágio Supervisionado em Ciências, que foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo, localizada em Campina Grande-PB. As estratégias Didáticas utilizadas nas aulas foram diversificadas, na sua maioria com aulas expositivas/dialogadas e aulas práticas experimentais. O Estágio Supervisionado constitui um momento de aquisição e aprimoramento do conhecimento nos dando a oportunidade de crescimento pessoal e profissional tendo a função de unir a teoria à prática, nos dando a oportunidade de aprender a lidar com os obstáculos diários e assim, no final de cada aula, conseguir atingir objetivo que é a promoção da aprendizagem. Para ser um professor, o estagiário deve forma-se com o intuito de mostrar o conhecimento aos seus alunos de uma forma que os tornem cidadãos críticos, capazes de compreender o que acontece no mundo, podendo interferir no meio onde vive de uma maneira individual ou coletiva.
Mostrar mais

33 Ler mais

Estágio Supervisionado em Educação Física: um relato de experiência no Ensino Médio

Estágio Supervisionado em Educação Física: um relato de experiência no Ensino Médio

A experiência prática fora das salas de aula da universidade nos leva a refletir como possivelmente será o nosso futuro como professor. Enquanto estamos na Universidade não temos ideia de como é realmente estar à frente de uma turma e ser o responsável pela mediação, não temos a noção exata da grande responsabilidade que é assumir uma sala de aula. O estágio de uma forma ampla proporciona a análise de que a teoria e prática devem caminhar juntas, possibilitando reflexões acerca da profissão e na construção da identidade profissional de educador.
Mostrar mais

24 Ler mais

FUNÇÃO EXPONENCIAL ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FUNÇÃO EXPONENCIAL ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O trabalho realizado pelas estagiárias 1 ocorreu em 2014 por meio de oficinas sob orientação de uma docente do Departamento de Matemática da UEL 2 . No 1º semestre desse ano, as estagiárias elaboraram três planos de aula, cada um sobre um conteúdo matemático, que foram escolhidos por elas dentre conteúdos sugeridos no início do mesmo ano letivo pelos professores das turmas de alunos com as quais elas trabalhariam na escola. Esses planos tinham por objetivo orientar o trabalho das estagiárias em oficinas de matemática realizadas no estágio de regência em três sábados durante o 2º semestre, com duração de 4 horas cada uma.
Mostrar mais

19 Ler mais

Estágio supervisionado em educação de surdos na perspectiva da educação inclusiva: relato de experiência

Estágio supervisionado em educação de surdos na perspectiva da educação inclusiva: relato de experiência

As proposições desenvolvidas nessa fase inicial do estágio foram ao encontro dos anseios de Campos e Santos (2013) quanto à: formação de professores bilíngues, cria- ção de currículo específico para alunos surdos, de materiais e livros didáticos adapta- dos e de provas especializadas na língua de sinais; oferta da disciplina de Libras como primeira língua para alunos surdos e segunda língua para ouvintes e do português como segunda língua na estrutura curricular. As referidas autoras discutem a respeito de algumas adversidades e contradições presentes na educação inclusiva na rede regu- lar de ensino e defendem uma proposta de educação bilíngue, na qual a Libras seja a base para o aprendizado do aluno e não, como observado cotidianamente, uma língua relegada ao segundo plano, complementar e acessória.
Mostrar mais

16 Ler mais

O papel do estágio supervisionado na formação profissional do (a) professor (a) de história: relato da experiência

O papel do estágio supervisionado na formação profissional do (a) professor (a) de história: relato da experiência

Pensando na importância do estágio supervisionado como recurso necessário à formação docente, durante os cursos de licenciatura, principalmente em história, este texto tem por finalidade apresentar um relato de experiência, na condição de aluna-mestre, realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, localizada na cidade de Campina Grande-PB, no período de 25 de Setembro a 20 de Novembro de 2017. Abordando os desafios e as possibilidades do ensino de história em tempos atuais. Metodologicamente, utilizamos anotações de diário de campo, relatório do estágio supervisionado, análise do livro didático e planejamento de aulas, tendo o apoio de revisamento bibliográfico a partir dos referenciais teóricos de Caimi (2001), Schmitd (2004), Pinsky (2003), Zabalza (2014), dentre outros.
Mostrar mais

27 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados