Top PDF Geopolítica da água: açude de Boqueirão/PB e as disputas territoriais por água

Geopolítica da água: açude de Boqueirão/PB e as disputas territoriais por água

Geopolítica da água: açude de Boqueirão/PB e as disputas territoriais por água

A Pesquisa apresenta como objetivo geral analisar a complexidade geográfica a partir da categoria território e do elemento água na perspectiva geográfica de disputas. Considerando o pensamento de diferentes autores que teoricamente afirmam estarmos diante de uma eminente crise ambiental por água e que este fato já caracteriza motivos suficientes para “conflitos por água”, exemplificados por autores como: (CARMO, 2001). (BRITO, 1944); (RAFFESTIN, 1993); (VIANNA, 2005); BERTOLDI (2000); (NELSON, 2009); (PRETTE, 2000); (GETIRANA, 2005), como principais referências teóricas. O estudo é eminentemente teórico, pois acreditamos ser possível discutir sobre uma geopolítica da água, mas buscamos um suporte territorial a partir do semi-árido paraibano, em terras do Cariri, tendo o Açude Presidente Epitácio Pessoa (Açude de Boqueirão) como objeto da pesquisa. Esse açude atende diretamente as populações de municípios como Boqueirão, Queimadas, Campina Grande e demais municípios circunvizinhos. A metodologia consistiu em levantamento bibliográfico, pesquisa campo em que a ideia de que os recursos hídricos representam importante base teórica. Também foi fundamental fazer uma prévia sondagem a respeito das possibilidades de pesquisas sobre territórios da água na Paraíba, que apresenta grande extensão territorial influenciada pela semi-aridez, o que permitiu situações geográficas para análise, focada na abordagem territorial. O Açude de Boqueirão representa um lócus de água, em uma região onde a escassez é a marca principal. A ideia inicial foi fazer um panorama sobre o tema conflito pela água já pode ser observado em todos os cinco continentes do planeta. Teoricamente existem muitos argumentos acerca do tema, mas elegemos Também dados institucionais de entidades como a CPT; SEMARH; AESA e Nações Unidas, no que diz respeito aos recursos hidricos e a insuficiencia da água existente.
Mostrar mais

30 Ler mais

VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO AÇUDE EPITÁCIO PESSOA, BOQUEIRÃO, PB, BRASIL

VERIFICAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO AÇUDE EPITÁCIO PESSOA, BOQUEIRÃO, PB, BRASIL

Este trabalho teve como objetivo averiguar a pota- bilidade da água do açude Epitácio Pessoa no mu- nicípio de Boqueirão, Paraíba, Brasil. As amostras para as análises físico-químicas foram coletadas em recipientes plásticos de 2L e foram conduzidas ao Laboratório de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande. Os parâmetros analisa- dos foram os seguintes: pH, temperatura, acidez carbônica, as durezas totais, de cálcio e magnésio, alcalinidade, cloreto, condutividade elétrica, cin- zas e sólidos dissolvidos totais. As amostras para as análises microbiológicas foram coletadas em re- cipientes de vidro (500 ml) previamente esteriliza- das, foram conduzidas ao laboratório de alimentos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Cam- pus João Pessoa. Verificou-se um teor de cloreto de 56 mg/L. A condutividade elétrica foi de 261,37 µS a uma temperatura de 24,5 o C. Os Sólidos Totais
Mostrar mais

15 Ler mais

Avaliação microbiológica e físico-química da água de Engenheiro Ávidos (Boqueirão) de Cajazeiras – PB

Avaliação microbiológica e físico-química da água de Engenheiro Ávidos (Boqueirão) de Cajazeiras – PB

Essas práticas, inclusive inerentes à cultura local de uso e consumo d’água e em razão de grave crise hídrica que, havia vários anos, afetando todo o Nordeste brasileiro e das crescentes reclamações da população do município de Cajazeiras (cidade e campo), cuja população estimada em 60 mil habitantes, com maior concentração na cidade, tendo 83,33% e, apenas 16,67% moradores do campo, tem sido alvos nos meios midiáticos, quanto os aspectos quantitativos e qualitativos motivam e induzem às instituições e órgãos público-privados a responderem compromissadamente, com base em estudos e pesquisas, a revelação das reais condições do principal manancial de abastecimento humano e demais animais e de outras áreas de uso, como a indústria, comércio, agropecuária e demais ecossistemas que sedentam das águas do Açude Boqueirão (área rural de Cajazeiras).
Mostrar mais

9 Ler mais

Repercussões da instalação do aterro sanitário sobre a qualidade da água do açude Evaldo Gonçalves, Puxinanã - PB

Repercussões da instalação do aterro sanitário sobre a qualidade da água do açude Evaldo Gonçalves, Puxinanã - PB

A alcalinidade de um corpo d’agua tende a alterar-se em decorrência da quantidade de água existente no reservatório elevando-se, consequentemente, nos períodos de estio, conforme evidenciado por Guimarães (2005) no Açude Epitácio Pessoa,Boqueirão-PB, onde a concentração da alcalinidade total, dureza, oxigênio dissolvido e cloretos se acentuou durante o período seco atingindo os valores máximos enquanto no período mais chuvoso esses valores foram minimizados. No entanto, no Açude Evaldo Gonçalves os valores apresentados na segunda análise efetuada depois das primeiras chuvas de 2013 mostraram aumento significativo em relação ao ano anterior, fenômeno que pode ser explicado pelo funcionamento do aterro sanitário, muito embora as precipitações durante os anos de 2012 e 2013 tenham se mostrado abaixo da normalidade fator que interfere diretamente na dinâmica hídrica podendo refletir-se nos resultados encontrados.
Mostrar mais

37 Ler mais

Secas e seus impactos no município de Boqueirão, PB, Brasil

Secas e seus impactos no município de Boqueirão, PB, Brasil

Pode ser observado na Figura 2 A, B, C, D e E que a correlação entre precipitação (mm) e área plantada (ha), área colhida (ha), quantidade produzida (ton), rendimento médio (kg/ha) e valor da produção (R$) da banana, caju, coco, goiaba, laranja, limão, mamão, maracujá e manga, que são culturas permanentes, nem sempre ocorre. Isso é explicado porque grande parte dessas culturas são irrigadas com a água do açude Epitácio Pessoa. Ou seja, quando aconteceu a seca, o manancial tinha uma satisfatória quantidade de água, o que fez com que os impactos nas culturas agrícolas permanentes não fossem tão intensos durante 2012-2013.
Mostrar mais

15 Ler mais

Influência da radiação ionizante natural no açude do boqueirão (RN): avaliação de risco saúde/ambiente

Influência da radiação ionizante natural no açude do boqueirão (RN): avaliação de risco saúde/ambiente

O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto de contaminações geogênicas e antropogênicas em um ecossistema aquático de uma região semiárida, localizada no Brasil, através da utilização de ensaios de mutagenicicidade em Oreochromis niloticus e linfócitos humanos. Amostras de água também foram coletadas para a avaliação de parâmetros físico-químicos e concentração de metais pesados, radiação ionizante e radônio. A análise da água mostrou concentrações de chumbo, níquel, prata, cobalto, radiação alfa e radônio acima dos valores de referência da Organização Mundial da Saúde. Nos ensaios de mutagenicidade, ambos os testes detectaram um aumento na frequência de micronúcleos nos bioindicadores utilizados, indicando assim o potencial mutagênico da água analisada e um cenário potencialmente nocivo para populações cronicamente expostas a este recurso. Neste contexto, é recomendado a realização de uma avaliação de risco para saúde humana, de modo a quantificar o risco que populações estão sujeitas devido a utilização deste corpo hídrico.
Mostrar mais

73 Ler mais

Que Bonito é esse? Disputas territoriais em terras do agro-eco-turismo

Que Bonito é esse? Disputas territoriais em terras do agro-eco-turismo

A criação das UCs teria como foco principal proteger as áreas que controlam a qualidade da água, que é a mercadoria principal do turismo de Bonito/MS. Então, qual a razão do trade se ausentar da discussão? Em nossa concepção, aqueles que não são proprietários rurais se relacionam com esse setor, e não se posicionam para evitar problemas de relacionamento, mas não percebem que com o uso intenso de áreas de banhado podem comprometer a atratividade das águas de Bonito/MS. Para Vasques (2016), os empresários do turismo não se deram conta que a não preservação de ambientes de nascentes e recarga dos rios pode comprometer toda a cadeia de serviços do turismo na cidade:
Mostrar mais

31 Ler mais

Qualidade da água e Comunidade Íctia do Açude Marengo (Madalena, CE) durante o período de estiagem

Qualidade da água e Comunidade Íctia do Açude Marengo (Madalena, CE) durante o período de estiagem

peixes foi menor durante o período de estiagem, sendo os indivíduos adultos encontrados mais facilmente em locais com alta concentração de oxigênio. Em ambientes com alta condutividade elétrica os peixes tornam-se menos abundantes (CARVALHO et al., 2005). Em diferentes áreas no entorno do rio Paraná, a baixa diversidade de peixes pode estar relacionada com a alta dominância de espécies pequenas (baixa equitabilidade) (DELARIVA et al., 1994). No ponto 3 foram capturados 442 indivíduos, indicando que a movimentação de peixes nesse local é maior do que nos demais pontos observados. Os valores de equitabilidade não indicam a dominância de espécies no açude Marengo. Porém, este local foi caracterizado pela captura de peixes de pequeno porte, tais como A. bimaculatus, S. notonota e C. orientale. O ponto 3 é considerado tradicional em pescarias da região e é caracterizado por uma reentrância do açude Marengo com águas mais calmas. Além disso, apresenta aporte de matéria orgânica devido a realização do plantio de vazante. Essas características podem ter influenciado na disposição dos peixes, favorecendo a ocupação do local por espécies de pequeno porte. Levando-se em consideração a diversidade da ictiofauna, este ponto foi considerado o mais pobre e inapropriado para a pesca. Mesmo assim, a quantidade de indivíduos capturados foi maior neste local, quando comparados com os demais pontos de coleta durante o período da pesquisa.
Mostrar mais

90 Ler mais

Qualidade da água e Comunidade Íctia do Açude Marengo (Madalena, CE) durante o período de estiagem

Qualidade da água e Comunidade Íctia do Açude Marengo (Madalena, CE) durante o período de estiagem

A quantidade de água disponível no reservatório reduziu drasticamente ao longo do tempo devido à ausência de chuvas regulares na região, demanda populacional e perdas por infiltração e evaporação (PESSOA, 2002; DUARTE, 2002a). Entre esses fatores, a evaporação é o mais efetivo processo de perda de água em corpos d’água naturais, representando uma fração importante da água armazenada. Na Turquia, estudos indicam que mais água é perdida por evaporação do que é utilizada para fins domésticos e industriais (GÖKBULAK; ÖZHAN, 2006; MARTÍNEZ-ALVAREZ et al., 2008; MUGABE; HODNETT; SENZANJE, 2003). Araújo e Piedra (2009) estudaram duas bacias hidrográficas de regiões tropicais localizadas em áreas de diferentes climas (úmido e semiárido). A análise mostrou que a alta taxa de evaporação consome 55% da água nos reservatórios do semiárido (considerando vazão utilizada com 90% de garantia anual), contra somente 12% dos corpos hídricos de regiões úmidas em condições semelhantes.
Mostrar mais

90 Ler mais

Análise das perdas físicas de água em um sistema de abastecimento de água: Estudo de caso no município de Araruna– PB

Análise das perdas físicas de água em um sistema de abastecimento de água: Estudo de caso no município de Araruna– PB

Os Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) são infraestruturas responsáveis pelo transporte de água aos centros populacionais urbanos com regularidade, segurança e qualidade.Em geral é composto por unidades complementares e subsequentes, as quais cumprem a finalidade de fazer com que a água em sua origem, superficial e/ou subterrânea, ainda sem potabilidade, chegue a cada ponto de consumo com condições de qualidade e pressão satisfatória (BEZERRA E CHEUNG, 2013). Ainda faz-se necessário que a concepção, implantação, as formas de operação e manutenção do sistema sejam cautelosamente projetadas para que os SAA se tornem eficientes a fim de proteger os diversos consumidores quanto aos riscos com a saúde humana.
Mostrar mais

43 Ler mais

Eficiência do tratamento da água de açude pelo método sodis com concentrador solar associado à filtragem

Eficiência do tratamento da água de açude pelo método sodis com concentrador solar associado à filtragem

A normatização dos padrões de qualidade da água para fins de irrigação e o seu uso no Brasil é regulamentada pela resolução n° 357 (CONAMA, 2005). Porém, não é exigido dos agricultores a análise e avaliação dos valores dos parâmetros de qualidade de água de que trata esta Resolução, as quais, segundo esta portaria, devem ser realizadas pelo Poder Público. Outros critérios complementares são adotados por entidades como a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), entre outras. Dentro das características analisadas na água para a irrigação por diferentes autores destacam-se as indicadoras de contaminações por dejetos animais e esgoto doméstico, com a presença de coliformes termotolerantes e a demanda bioquímica de oxigênio; e as relacionadas aos aspectos físico- químicos, como o pH, a condutividade elétrica, a dureza e a concentração de elementos químicos, especialmente os metais pesados (SCIENTIA VITAE, 2016).
Mostrar mais

28 Ler mais

Evolução temporal da qualidade da água do açude Gavião/CE e sua correlação com outros fenômenos

Evolução temporal da qualidade da água do açude Gavião/CE e sua correlação com outros fenômenos

Os anos de 2005 e 2007 foram caracterizados por apresentarem os índices mais elevados na série histórica disponível, respectivamente 0,114 e 0,137 mg/L, já dos anos de 2008 a 2010 apresentaram concentrações mínimas de nitrito, com 0,003; 0,006 e 0,001 mg/L, respectivamente. No ano de 2011, as médias mensais para o nitrito apresentaram-se inferiores aos dados da série histórica, permanecendo abaixo dos 0,002 mg/L. Desta forma, percebe-se que a partir do ano de 2008 até 2011, a concentração de nitrito nas águas do açude Gavião vem diminuindo em comparação ao pico máximo encontrado em 2007, não existindo grandes incrementos na concentração deste parâmetro na água ao longo dos últimos anos.
Mostrar mais

10 Ler mais

Análise do Assoreamento de um Pequeno Reservatório: Estudo de caso Açude Boqueirão, Aiuaba, CE

Análise do Assoreamento de um Pequeno Reservatório: Estudo de caso Açude Boqueirão, Aiuaba, CE

Na trincheira 5, utilizando o método proposto, não haveria deposição, uma vez que todos os pontos apresentam M.O. abaixo do limite considerado (6,5%). De fato, essa região representa a zona de entrada do rio no reservatório, onde a velocidade do fluxo durante eventos extremos é relativamente alta, permitindo o transporte de sedimentos mais finos. Como a BEA possui solo predominantemente silteKarenoso (FARIAS, 2008) e é relativamente plana (declividade predominante no riacho de 0,1%, vide Figura 3), permitindo a deposição de sólidos mais grosseiros antes da entrada do reservatório, esperaKse que apenas uma pequena parcela de areia seja depositada nesta área. PodeKse afirmar então que a deposição de finos seria mais concentrada nas áreas de maior profundidade (e na porção central do reservatório), onde a corrente de água tende a reduzir a sua velocidade, permitindo assim a deposição de sedimentos.
Mostrar mais

85 Ler mais

Proteção catódica de estrutura metálica semisubmersível de captação de água. Estudo de caso: Açude Gavião

Proteção catódica de estrutura metálica semisubmersível de captação de água. Estudo de caso: Açude Gavião

A escolha do revestimento a ser utilizado é função, entre outras variáveis, das condições do meio onde a instalação será construída. Os revestimentos betuminosos, aplicados a quente, vêm sendo utilizados há muitos anos para a proteção de tubulações, apresentando grande eficiência. Mais recentemente estão sendo usados, também, revestimentos por meio de fitas adesivas. O revestimento possui a finalidade específica de formar uma barreira protetora, isolante, entre o metal e o solo ou água, impedindo, com isso, o funcionamento das pilhas de corrosão. Desde que as correntes de corrosão sejam impedidas de circular través do eletrólito, a corrosão cessa totalmente. Acontece, porém, que mesmo os revestimentos de boa qualidade, bem especificados e aplicados com o máximo rigor, mediante preparo adequado da superfície, aplicação de prímer conveniente, inspeção com holiday detector e reparos, possuem falhas, devido à porosidade normal dos materiais utilizados e aos danos decorrentes do transporte, manuseio e instalação, sem falar nas uniões soldadas, que são revestidas, muitas vezes precariamente, por meio de processo manual. Além disso, as variações das condições do eletrólito contribuem para o envelhecimento da camada isolante, com o passar do tempo diminuindo progressivamente sua eficiência. Sempre acontece que um revestimento com excelente eficiência imediatamente após a construção da obra fica sujeito a falhas. As correntes de corrosão fluindo através dessas falhas, normalmente em pontos concentrados, contribuem para corrosão localizada, podendo furar a parede metálica.
Mostrar mais

95 Ler mais

Metodologia de elaboração de base de informações para alocação negociada de água: aplicação ao Açude Arneiroz II

Metodologia de elaboração de base de informações para alocação negociada de água: aplicação ao Açude Arneiroz II

O FlowTracker ou ADV (velocímetro acústico Doppler) é um medidor bistático de velocidade pontual que se utiliza do efeito Doppler para medir a velocidade da água. Bistático se refere aos sensores: o sensor que envia a energia acústica não é o mesmo que recebe o retorno do eco, diferentemente dos medidores acústicos Doppler mais conhecido como os ADCPs e ADPs. Isto é uma grande vantagem, pois pode medir bem perto do transmissor (~10cm), em uma área chamada volume de amostragem. Os dados de velocidade são gravados a cada segundo durante todo o intervalo de amostragem, e depois calcula-se a média. Baseado na profundidade, largura da estação, e velocidade media, a vazão da estação é calculada instantaneamente. A vazão total é fornecida pela soma de todas as estações.
Mostrar mais

106 Ler mais

Dinâmica nictemeral e vertical da qualidade da água do açude Epitácio Pessoa, semi-árido paraibano

Dinâmica nictemeral e vertical da qualidade da água do açude Epitácio Pessoa, semi-árido paraibano

A CE pode fornecer informações sobre o metabolismo do ecossistema aquático que ocorrem em sua bacia de drenagem. Assim a influência direta e indireta das atividades antrópicas desenvolvidas nas bacias, tais como lançamento de afluentes domésticos e industriais e atividade agropastoril nos recursos hídricos ( lagos, reservatórios, rios), pode ser avaliada mais facilmente quando se dispõe de dados sobre a condutividade elétrica da água, uma vez que o resultado da poluição pode ser detectado pelo aumento desta condutividade no curso d´água. O parâmetro condutividade elétrica não determina, especificamente, quais os íons que estão presentes em determinadas amostras de água, mas contribui para possíveis reconhecimentos de impactos ambientais que ocorram na bacia de drenagem, podendo variar de acordo com a temperatura e a concentração total de substâncias ionizantes dissolvidas (APHA, 1998).
Mostrar mais

34 Ler mais

Qualidade da água em açude utilizado como fonte de abastecimento público localizado no interior do Estado do Ceará

Qualidade da água em açude utilizado como fonte de abastecimento público localizado no interior do Estado do Ceará

É necessária a organização de uma sólida base de dados para que, posteriormente, sejam implementados instrumentos de gestão de água, sobretudo, quando se objetiva garantir o acesso a águas com qualidade potável suficiente, de modo a garantir que a saúde das populações não sejam atingidas. Diante disso, o objetivo do estudo foi de avaliar a qualidade da água do açude Tucunduba, bem como, diagnosticar as principais e possíveis fontes de poluição localizadas nas áreas de entorno do açude sob influência do município de Senador Sá/CE, visando contribuir com a gestão dos recursos hídricos do Estado. Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro etapas: I-Visitas in loco; II-Análise de qualidade da água em 06 pontos diferenciados do açude para 11 parâmetros diferentes, com análises realizadas nos laboratórios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, denominados LAAE e LAMAE, com 04 campanhas amostrais e III- Integração dos resultados, com comparação pela Resolução n° 357 de 17 de Março de 2005 do CONAMA. Os principais resultados são: detecção de fontes pontuais como os lançamentos de esgotos domésticos pela população que vive às margens do açude, utilização da água do reservatório para banho de pessoas, animais e lavagem de roupa, assim como as fontes difusas: arrasto de poluentes pelo lixão localizado as suas margens e utilização de agrotóxico da atividade de irrigação verificada próximo ao açude. Com relação à qualidade da água encontrada, em sua grande maioria os parâmetros estavam em acordo com a legislação, sobretudo, nos pontos em proximidade com a área urbana local, verificou elevações que necessitam ser pontuado para nitrito, fósforo total e coliforme totais. Conclui-se que foi possível identificar as possíveis fontes de poluição da bacia hidrográfica, sendo elas pontuais (lançamentos de esgostos) e difusas (escoamento superficial) o que apresenta a possível relação entre a fonte e o produto gerado. Alguns parâmetros estiveram em desacordo com as recomendações da legislação.
Mostrar mais

8 Ler mais

Estudo da qualidade da água do Açude Gavião, mediante o modelo difuso de OD para diferentes temperatudas

Estudo da qualidade da água do Açude Gavião, mediante o modelo difuso de OD para diferentes temperatudas

É de conhecimento comum que o Brasil é um país privilegiado em relação à quantidade de recursos hídricos, uma vez que detém a maior reserva de água doce do Planeta, com aproximadamente 12% do total mundial. Entretanto, apesar dessa grande oferta hídrica, sua distribuição é irregular, fazendo-se necessária a implantação de reservatórios na região do semiárido brasileiro para que o abastecimento de água seja contínuo, uma vez que nos períodos de estiagem, os rios da região secam, cessando a oferta de recurso hídrico.

8 Ler mais

Contribuição para estudo fisico-químico da água do açude Pereira de Miranda, Pentecoste, Ceará, Brasil

Contribuição para estudo fisico-químico da água do açude Pereira de Miranda, Pentecoste, Ceará, Brasil

TABELA I - Valores absolutos e médios da temperatura ( °C), da água da superficie do açude Pereira de Miranda, no período de abril a julho de 1994, Pentecoste, Ceará Brasil.. TABELA V [r]

23 Ler mais

A conquista do Maranhão e as disputas atlânticas na geopolítica da União Ibérica (1596-1626).

A conquista do Maranhão e as disputas atlânticas na geopolítica da União Ibérica (1596-1626).

A conquista efetiva do Maranhão foi planejada na administração do con- de de Ericeira, d. Antes disso, hou- ve certas consultas ao embaixador espanhol na França, d. Iñigo de Cárdenas, p[r]

22 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados