Top PDF Gestão documental em empresa privada: estudo de caso em arquivo corrente e jurídico

Gestão documental em empresa privada: estudo de caso em arquivo corrente e jurídico

Gestão documental em empresa privada: estudo de caso em arquivo corrente e jurídico

O surgimento desta pesquisa se deu da seguinte forma, por um contado inicial com o arquivo corrente em período de estagio extracurricular na empresa privada, pois como estagiaria pude perceber que é de suma importância a pratica de nosso conhecimento adquirido no âmbito acadêmico aplicada na realidade dos arquivos, neste estudo de caso pode ver que sem sempre a teoria pode ser aplicada a pratica, pois a realidade das instituições e de como pode ser realizada a gestão dos documentos correntes, nem sempre vem de querer e saber e sim de poder aplicar e ter recursos para isso, tornando assim este trabalho de grande importância para o autor.
Mostrar mais

50 Ler mais

A gestão eletrônica documental como melhoria do fluxo de informação: um estudo de caso

A gestão eletrônica documental como melhoria do fluxo de informação: um estudo de caso

Na filial de São José, os documentos eram armazenados em uma sala com aproximadamente 20m 2 , com problemas de infiltração e cupim no teto. O acesso à sala é feito por acesso externo e fica no piso superior. Nesta sala funcionava o que chamavam de “arquivo morto”, assim chamado porque eram guardados equipamentos obsoletos, papeis sem necessidade de guarda, dentre inúmeros itens considerados sem utilidade, conforme mostra a fotografia 2. Porém, lá foram encontrados documentos do setor financeiro, misturados com documentos do setor pessoal e os documentos do setor comercial, enfim, todos os tipos de documentos gerados pela empresa eram armazenados em caixas e depositados na sala, sendo que muitos destes tinham importância informacional para empresa.
Mostrar mais

95 Ler mais

DIAGNÓSTICO DE ARQUIVO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA GESTÃO DOCUMENTAL

DIAGNÓSTICO DE ARQUIVO COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA GESTÃO DOCUMENTAL

Resumo: O artigo tem por objetivo investigar a eficácia e a contribuição do diagnóstico na gestão documental pertencente ao arquivo alvo desta pesquisa. Uma vez que este instrumento identifica e aponta as possíveis falhas ou lacunas no armazenamento e no tratamento do acervo pesquisado, é possível realizar por meio do levantamento de dados às propostas que beneficiam o processo de recuperação da informação, a preservação e a conservação dos documentos que fazem parte de qualquer instituição, seja ela, pública ou privada. Diante disto, este artigo se apoia na prática arquivística por estudar as funções do arquivo e trazer embasamento teórico e prático a respeito da relevância do diagnóstico como um mecanismo que possibilita o tratamento da informação que foi gerada, registrada e guardada. Para comprovar a eficácia desse instrumento é apresentado um pequeno estudo de caso referente a uma instituição no qual a coordenadora do setor de informações criou um projeto de gestão de documentos, aplicando o diagnóstico de arquivo para identificar e avaliar os documentos que não eram tratados há anos. Portanto, o objetivo da pesquisa foi alcançado e traz os resultados da aplicação deste instrumento que foi imprescindível na avaliação de todo o processo do fluxo documental, pois de forma precisa apontou a situação do arquivo físico, proporcionando as soluções necessárias para implantar a gestão documental de acordo com a necessidade da instituição, tornando principalmente a informação acessível ao usuário de forma eficaz e eficiente.
Mostrar mais

21 Ler mais

Motivação em integrantes de equipes de desenvolvimento de software no contexto de uma empresa privada: um estudo de caso

Motivação em integrantes de equipes de desenvolvimento de software no contexto de uma empresa privada: um estudo de caso

33 Esta pesquisa, por envolver a participação de seres humanos na obtenção de dados através de técnicas de entrevistas e estudo diário, seguirá as orientações da regulamentação da resolução 196/96, a qual estabelece que devam ser gerados alguns documentos para esse fim. O TCLE – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido segundo a resolução 196/96 e Filgueiras e Silva (2008) é o documento mais importante no que se refere ao envolvimento de seres humanos numa pesquisa. Este termo deve ser elaborado de forma a ser compreendido pelos participantes envolvidos na pesquisa. De forma resumida, o TCLE-Termo de Consentimento Livre e Esclarecido deve ter: o propósito e objetivos da pesquisa, os procedimentos do estudo e procedimento para assegurar a privacidade dos envolvidos. Os riscos e benefícios da pesquisa também devem fazer parte do documento. Runeson e Host (2008) no seu trabalho consideram a importância das questões éticas na pesquisa, e que estes aspectos devem fazer parte do planejamento do estudo de caso.
Mostrar mais

137 Ler mais

Arquivo do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba – COREN – PB: uma proposta de gestão documental

Arquivo do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba – COREN – PB: uma proposta de gestão documental

O campo de análise do presente estudo foi no Arquivo do Conselho Regional de Enfermagem (COREN – PB) é responsável por fiscalizar e uniformizar o exercício profissional de enfermagem, cuidando da qualidade dos serviços e cumprimento da lei do exercício profissional de enfermagem. O Conselho Regional de Enfermagem localiza-se na Av. Maximiano de Figueiredo nº 36, Edifício Empresarial Bonfim Centro, João Pessoa-PB, CEP: 58013-460. Foi criado através da Lei 5.905/73 de 12 de julho de 1973, tendo como denominação abreviada: COREN-PB. Organizada pelo conjunto das Autarquias Federais, fiscalizadoras do exercício da profissão de enfermagem, diretamente subordinado ao Conselho Federal de Enfermagem - COFEN. Sua Natureza é Jurídica.
Mostrar mais

44 Ler mais

"Disck 192": um olhar sobre a importância da gestão documental no arquivo do SAMU/PB

"Disck 192": um olhar sobre a importância da gestão documental no arquivo do SAMU/PB

A Gestão Documental é primordial em qualquer instituição. Sua aplicação permite criar ferramentas que garantem a guarda e disponibilização das informações. Desse modo, a gestão documental se faz necessário nas intuições de saúde, considerando a importância dos arquivos médicos para organizações hospitalares. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou analisar as perspectivas da gestão documental aplicada no Arquivo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa – PB (SAMU). Buscando verificar o processo de produção, tramitação e tratamento dos documentos, verificar como se dá o acesso às informações registradas nos documentos e descrever os métodos de ordenação utilizados pelo SAMU. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como empírica, de abordagem qualitativa e descritiva. A coleta dos dados foi constituída por entrevista semi-estruturada e observação direta para compreender melhor todo processo de organização documental e suas funcionalidades. As considerações finais demonstram que a gestão documental em alguns aspectos encontra-se presente no arquivo, porém, nota-se a necessidade de uma melhor aplicação de seus instrumentos e que ela seja feita dentro dos princípios arquivísticos. Desse modo, foi proposto a Tabela de Temporalidade e o Plano de Classificação.
Mostrar mais

67 Ler mais

GESTÃO DE ESTOQUE NA EMPRESA TRACTEBEL GERADORA DE ENERGIA PRIVADA

GESTÃO DE ESTOQUE NA EMPRESA TRACTEBEL GERADORA DE ENERGIA PRIVADA

Para definição da demanda regular na Tractebel energia são utilizados os seguintes indices: lote de compra (LC), é a quantidade adquirida em cada processo de ressuprimento, sendo o[r]

93 Ler mais

Planejamento estratégico em empresa pública versus empresa privada :: estudo de caso Epagri e Macedo Koerich S.A /

Planejamento estratégico em empresa pública versus empresa privada :: estudo de caso Epagri e Macedo Koerich S.A /

Para Tavares (1991), contudo, as opiniões e atitudes desfavoráveis em relação ao planejamento estratégico, baseiam-se ainda em experiências malsucedidas de planejamento. São, segundo ele, contudo, contestáveis. O autor postula que o planejamento é indispensável num quadro econômico, político e social marcado por turbulências, uma vez que em um ambiente de mudanças previsíveis e de constante estabilidade sua necessidade não é tão vital. Os requisitos ambientais de desempenho se afiguram à sua maneira, demandando respostas da organização, independentemente do seu porte ou natureza. E, em termos gerais, a pequena empresa, bem como a organização pública, estão inseridas no mesmo ambiente que a organização privada de grande porte. Finalmente, quando fala-se no nível pessoal, pode-se afirmar que a nossa vida é, em grande parte, planejada. O que acontece são as chamadas contingências. Assim, afirma o autor, o planejamento aplica-se a todas as situações, isto é, tem que ser flexível e aberto a contingências. Se analisadas em face a uma dimensão mais ampla de tempo, todas essas questões podem ser plenamente explicadas dentro de uma perspectiva favorável ao planejamento.
Mostrar mais

142 Ler mais

O bibliotecário atuando em arquivo: o caso de uma empresa do setor contábil

O bibliotecário atuando em arquivo: o caso de uma empresa do setor contábil

Atuação do bibliotecário: Neste item a bibliotecária atua para que a localização do documento se torne rápida e eficaz. Identificando padronizadamente os nomes em cada escaninho no mobiliário do arquivo em ordem numérica sequencial junto ao nome da empresa (cliente). Mesmo não havendo a padronização física dos armários, identificado no diagnóstico com diferenças nos tamanhos, se ressalta que um arquivo bem identificado, torna a pesquisa mais rápida. Para as gavetas é utilizado o nome do setor e especificado com letras a ordem dos arquivos, para organização das pastas suspensas, se mantém em ordem alfabética letra por letra, método simples para os usuários localizarem os documentos. A bibliotecária também faz a leitura de escaninhos uma vez por mês para correção e atualização das informações, caso haja alguma modificação. Além destas atividades, também é responsável pelo pedido de compra de material para os processos de arquivamento, feito junto ao setor administrativo uma vez por mês e o controle do material de expediente.
Mostrar mais

71 Ler mais

Arquivo pessoal: proposta de implantação de gestão documental no acervo do cartunista Byrata Lopes

Arquivo pessoal: proposta de implantação de gestão documental no acervo do cartunista Byrata Lopes

Segundo Mollina Nortes (1996), para garantir a correta conservação e proteção do patrimônio documental é necessário dispor de instalações adequadas e o arquivo deve manter estreito contato com as unidades responsáveis pela aquisição de material arquivístico para que adquiram materiais adequados à conservação de documentos. Sendo assim, sugere-se que os armários de madeira existentes sejam substituídos por estantes e arquivos de aço, para que se evite a proliferação de agentes de degradação dos acervos. Salienta-se a necessidade de aquisição de ar condicionado para o controle dos fatores ambientais, temperatura e umidade relativa do ar.
Mostrar mais

8 Ler mais

Gestão sustentável : estudo de caso da empresa CAESB

Gestão sustentável : estudo de caso da empresa CAESB

voltamos, resgatamos o que já havia sido feito e em consenso com o sindicato e com representantes da empresa nós voltamos a elaborar esse plano, foram 2 anos de trabalho, ponto a ponto em vez de ser implementado na empresa, faltando só finalizar o processo de aprovação para gente poder implementar. E a gente acredita que alguns problemas que a gente tinha identificado nos planos anteriores estejam sendo sanados nesse, não que a gente não vá identificar outros, mas a questão por exemplo da dificuldade do processo seletivo, nós sanamos com a definição e um percentual mínimo especificamente para o processo seletivo, então todo ano a gente tem um orçamento mínimo para que esse processo seletivo aconteça, não estamos mais trabalhando com a questão de vagas porque o foco desse modelo é o desenvolvimento do empregado e não a vaga, então se ele entrega, se ele se desenvolve e a empresa especifica o quê que a empresa quer do empregado tanto em termos de entrega quanto em termos de conhecimento, habilidades e ele mostra que tem estar atendendo a isso, ele demonstra o desenvolvimento dele e aí sim ele pode ser promovido, então a princípio esse aspecto está sanado. E um outro as aspecto que é a questão da tabela, nós fizemos uma pesquisa de mercado grande, temos acompanhado o mercado e a ge teàte àvistoà ueàte ...àB asíliaà àu aà idadeà ... àe àte osàdeà e adoà salarial, porque ela tem órgãos federais, tribunais, enfim e nós identificamos que esse mercado pra quais a gente perde empregados, eles tinham uma perspectiva salarial grande, então a gente teve que fazer um bom ajuste na tabela mais para o final da carreira, dentro do que é possível a Caesb suportar sem trazer nenhum problema para ela. Então nós temos um salário hoje proposto o inicial bastante bom, e um salário de meio para final de carreira excelente. Então eu acho que a princípio os problemas que a gente identificou, os principais estão resolvidos e outros problemas que esse modelo que traz de dificultador a gente está conseguindo sanar também, mas a hora que ele for implantado a gente vai identificar se de fato está tudo certo, se a gente vai ter que fazer algum ajuste.
Mostrar mais

251 Ler mais

GESTÃO DE EMPRESA FAMILIAR: Um estudo de caso da HEBRON

GESTÃO DE EMPRESA FAMILIAR: Um estudo de caso da HEBRON

As empresas familiares são a forma dominante de empresa em todo o mundo. Elas ocupam uma grande parte de nossa paisagem econômica social. Nas economias capitalistas a maioria das empresas se inicia com as idéias, o empenho e o investimento de indivíduos empreendedores e seus parentes. Uma empresa familiar não precisa exatamente ser uma empresa de grande porte o que a destaca é o seu fundador, que deve ser um empreendedor com características fortes de pró-atividade, persistência, visão de futuro e ousadia. Ao utilizar o termo família, deve-se entender que não se refere a apenas um empreendedor, ou somente a dois sócios. Família é um conceito muito mais abrangente, que engloba parentes dos fundadores da empresa, composto por cônjuges, filhos, agregados e outros.
Mostrar mais

5 Ler mais

Ficheiro documental: Arquivo Secreto do Vaticano

Ficheiro documental: Arquivo Secreto do Vaticano

Se materialmente se não pode continuar o registo da documentação de Lisboa, de al- gum modo vou tentar remediar a falta involuntária, publicando o índice, embora esquemático, de um dos[r]

13 Ler mais

ARQUIVO UNIVERSITÁRIO: IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE GESTÃO DOCUMENTAL NO GABINETE DO VICE-REITOR DA UFSM

ARQUIVO UNIVERSITÁRIO: IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS DE GESTÃO DOCUMENTAL NO GABINETE DO VICE-REITOR DA UFSM

Este trabalho é resultado da pesquisa realizada no Gabinete do Vice- Reitor da Universidade Federal de Santa Maria – RS. Tem como finalidade apresentar as atividades de implantação de políticas de gestão documental, a fim de dar continuidade à implementação e estabelecimento de políticas adotadas pelo Departamento de Arquivo Geral. Assim, evidencia-se a importância de seguir as políticas do Sistema de Arquivos da Universidade Federal de Santa Maria (SIARQ), e também de incluir as acadêmicas responsáveis pelo projeto nas práticas teórico-científicas, a fim de aliar a teoria adquirida no decorrer do curso de Arquivologia com a prática de uma realidade institucional. Dessa maneira Para alcançar este objetivo, primeiramente foi realizado um diagnóstico do acervo documental para subsidiar a proposta de ações arquivísticas. Esta proposta, elaborada com base na revisão de literatura realizada, foi aprovada. Entre junho e novembro de 2011 esta proposta foi implementada. Neste sentido, este trabalho descreve a implementação desta política de gestão documental, ressaltando a sua relevância dentro de uma instituição, contribuindo para a eficiência na agilidade e no acesso à informação.
Mostrar mais

21 Ler mais

Gestão Universitária na Instituição de Ensino Superior Privada Familiar: Um Estudo de Caso

Gestão Universitária na Instituição de Ensino Superior Privada Familiar: Um Estudo de Caso

Demers (1999), citado por Davel et al. (2000), abordando o tema, reflete que a evolução das empresas familiares, tendo como foco o desenvolvimento, representa o processo (ordenado e seqüenciado) de eventos durante o tempo. O desenvolvimento, então, corresponde ao processo de mudança progressivo, padronizado e provável do menor e mais simples estágio para um outro maior e mais complexo. Nesse esquema analítico, a mudança é concebida como um processo gradual de desenvolvimento, induzido pela natureza intrínseca da organização. É nessa perspectiva que se desenvolve a teoria sobre o ciclo de vida da empresa familiar. O modelo adotado nesta pesquisa é o modelo tridimensional de desenvolvimento de empresas familiares elaborado por Gersick et al. (1997). Trata-se de um modelo que visa a compreender as empresas familiares, na abordagem sistêmica das três dimensões, propriedade, família e empresa/gestão, apresentada através do Modelo de Três Círculos. A combinação dos estágios de desenvolvimento da propriedade, da família e da empresa é que determina os quatro tipos clássicos de empresa familiar, defendido por Gersick et al. (1997): 1) Empresa do Proprietário Fundador – empresa de primeira geração, dirigida pelo fundador, de propriedade de um indivíduo empreendedor; 2) Empresa Familiar Crescendo e Evoluindo – Sociedade de Irmãos; 3) Empresa Familiar Complexa – Consórcio de Primos; e 4) Empresa Familiar à Beira da Transição – controlada por uma família no “estágio da passagem do bastão”.
Mostrar mais

14 Ler mais

Uma análise à gestão do talento (caso de estudo: empresa industrial)

Uma análise à gestão do talento (caso de estudo: empresa industrial)

A capacidade de gerir proactivamente o desenvolvimento e reconhecimento, subjacente à re- tenção organizacional, depende amplamente da gestão do capital humano. Esta, é responsável pela obtenção, análise e reporte de dados relativos à direção estratégica do acréscimo de valor e da direção dos investimentos realizados. Com a informação obtida é possível tomar deci- sões que impactem a performance organizacional do capital humano. Como John Sunderland, Executive Chairman da Cadbury Scheppen plc, referiu: An organization´s success is the product of its people´s competence. The link between people and performance should be made visible and available to all stakeholders (Armstrong & Baron, 2007: 21). Trata-se de uma análise sistemática que procura perceber como as políticas e práticas de RH possibilitam a criação de valor de forma a: determinar o impacto das pessoas sobre o negócio; demonstrar que as práticas de RH têm um impacto financeiro; orientar futuras estratégias de RH e de ne- gócio; garantir informação preditiva. Irrefutavelmente, uma eficaz gestão do capital humano garante uma vantagem competitiva difícil de imitar pela concorrência.
Mostrar mais

99 Ler mais

Gestão estratégica de custos numa empresa têxtil : estudo de caso

Gestão estratégica de custos numa empresa têxtil : estudo de caso

A documentação pode ser apresentada sob a forma de cartas, agendas, actas, documentos de reuniões, documentos administrativos, estudos, entre outros; sendo uma fonte de dados com elevado relevo nos estudos de caso. Contudo, deve-se ter uma atenção especial, pois estas fontes podem não merecer ser classificadas como documentos precisos e rigorosos (Yin, 1989). Os registos e arquivos apresentam-se sob várias formas. Estes podem ser dados de serviços, dados organizacionais, dados de levantamento e dados pessoais, onde juntamente com outras fontes de informações, permitem analisar a precisão dos dados obtidos através de outras fontes. As entrevistas são fontes importantes nos estudos de caso assumindo várias formas. Estas podem ser entrevistas de natureza aberta ou fechada: As entrevistas abertas ou semi-estruturadas são entrevistas focadas onde o investigador é entrevistado por um curto período de tempo dando-se maior liberdade ao entrevistado para introduzir aspectos novos e conduzir as respostas geradas pela entrevista. As entrevistas estruturadas são semelhantes às questões do tipo “survey” e requerem questões e guiões de entrevistas mais rígidos assentando em perguntas fechadas (com respostas alternativas sugeridas pelo entrevistador). Por outro lado, quando o investigador visita o local em estudo, este recorre a um processo de observação no qual pode recolher evidências úteis para o estudo em questão. Este processo denomina-se por observação directa. Na observação participativa, o investigador deixa de ter uma atitude passiva, passando a assumir vários papéis nomeadamente o de investigador e o de “consultor” que participa de forma colaborativa no diagnóstico e na procura de soluções para o problema de investigação. Por último, os artefactos físicos, que podem ser diversos instrumentos, ferramentas e sistemas associados às questões de investigação em ambiente real podem fornecer igualmente informações importantes para a realização dos estudos de caso.
Mostrar mais

130 Ler mais

Gestão da qualidade em uma empresa de prestação de serviços: estudo de caso

Gestão da qualidade em uma empresa de prestação de serviços: estudo de caso

Objetivando complementar e adequar a filosofia do 5S ao Brasil, são propostos 3 novos Sensos (Shikari Yaro, Shido e Setsuyaku) de forma a torná-lo um êxito e de uso contínuo. É importante ressaltar que a grande vantagem do programa 8S é que ele não contempla o investimento em máquinas e sistemas automáticos, tratando-se de uma metodologia de gestão de recursos humanos e materiais, baseado totalmente na capacidade intelectual e criativa dos funcionários. O investimento é nos seres humanos, com educação, treinamento e qualificação profissional. A metodologia promove a mudança de comportamento de dirigentes e funcionários que, passam a formar um grupo unido com visão de sobrevivência e continuidade dos negócios, principalmente através da economia e combate aos desperdícios (Abrantes, 2009:3).
Mostrar mais

88 Ler mais

GESTÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO EM UMA EMPRESA FRIGORÍFICA: UM ESTUDO DE CASO

GESTÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO EM UMA EMPRESA FRIGORÍFICA: UM ESTUDO DE CASO

Com o crescente aumento do rebanho no Brasil, estabelecimentos de abate e processamento de carnes passam a ter maior importância na cadeia produtiva do país, gerando mais renda e empregos. Por outro lado, o aumento de produção e de postos de trabalho faz crescer, em geral, os riscos laborais a que os trabalhadores de frigoríficos estão expostos. Os acidentes mais comuns nesses estabelecimentos estão relacionados aos membros superiores, especificamente, as mãos, dado o uso contínuo de ferramentas cortantes e dada a exigência acentuada de forças e movimentos repetitivos. O presente trabalho investiga os acidentes com as mãos de uma empresa frigorífica na região metropolitana de Belo Horizonte Minas Gerais, a partir da análise das comunicações de acidentes de trabalho (CATs). Os resultados mostram que a empresa ainda está em fase embrionária na questão de segurança do trabalho. Sugere-se que a empresa deve desenvolver e implementar um plano formal de gestão de segurança que seja fortemente baseado em treinamentos.
Mostrar mais

14 Ler mais

Gestão de estoque: estudo de caso de uma empresa de instalações elétricas

Gestão de estoque: estudo de caso de uma empresa de instalações elétricas

Devido à crise no setor da Construção Civil, em que se observa índices negativos de crescimento (2017), acompanhada da crescente competitividade entre as empresas, a preocupação com a Gestão de Estoques torna-se uma das principais estratégias para minimizar custos desnecessários. Este Estudo de Caso teve como objetivo analisar a gestão de estoque de uma empresa de Instalações Elétricas. Foram empregadas três ferramentas, de avaliação, quantificação e qualificação: Curva ABC, Giro de Estoque e Just-in-time, respectivamente. Os materiais amostrais do estoque foram selecionados e classificados por relevância. Após aplicação dos três métodos, concluiu-se que existe potencial ativo financeiro para o estoque, através da venda de alguns itens. Além disso, foi elaborado um algoritmo padrão de Tomada de Decisão de Compra baseado no conceito de gestão estratégica de Construção Enxuta (Lean
Mostrar mais

44 Ler mais

Show all 10000 documents...