Top PDF Gestão em EAD no ensino:um avaliação do curso piloto de graduação em administração da SEAD/UEPB

Gestão em EAD no ensino:um avaliação do curso piloto de graduação em administração da SEAD/UEPB

Gestão em EAD no ensino:um avaliação do curso piloto de graduação em administração da SEAD/UEPB

As novas tecnologias na educação à distância, antes centralizada em textos impressos e uni- direcionados configuram-se eletronicamente informatizadas, permitindo possibilidades de aprendizagem concreta pela EAD online. Nesse novo cenário a gestão em EAD conecta a tecnologia da informação com a pedagogia e a administração clássica; cujo princípio gestor permite avaliar a operacionalidade focada no ensino ao aluno, elemento de destaque co- relacionado com o tutor no processo de educação virtual à verificação de pontos fortes e pontos fracos; contemplado pelo objetivo geral desse trabalho em avaliar o nível de satisfação tutorial e discente no curso piloto de graduação em administração da SEAD/UEPB, levando em consideração a estrutura administrativa e pedagógica, como também a compreensão perfilada sobre os discentes e tutores do Curso. O estudo apresentou uma abordagem exploratória e quantitativa e foi realizado no Pólo de Campina Grande/PB. A amostra foi constituída por 66 acadêmicos e 7 tutores contemplados, ambos por um questionário fechado e disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem do Curso. A coleta dos dados foi submetida às análises estatísticas geradas pelo limesurvey. Quanto aos resultados obtidos, o nível de satisfação dos respondentes atingiu elevados índices de satisfação, por uma maioria representatividade discente e tutor-docente, enquanto uma minoria respondente mensurou-se parcialmente insatisfeita, sinalizando revisões de planejamento para ajustes de práticas comuns no exercício do ensino docente para o saber discente.
Mostrar mais

72 Ler mais

GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: COMPARAÇÃO ENTRE UM CURSO PRESENCIAL E OUTRO A DISTÂNCIA

GESTÃO ACADÊMICA DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO: COMPARAÇÃO ENTRE UM CURSO PRESENCIAL E OUTRO A DISTÂNCIA

Discute-se o impacto da Educação a Distância (EaD) nos cursos de Administração, em relação aos tradicionais cursos do ensino presencial de Administração. Parte destas mudanças decorrem cada vez mais da utilização intensiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que alavancadas pela evolução tecnológica, estão potencializando seus usos cada vez mais na Educação. A expansão da EaD no Brasil iniciou-se em 2006, com a criação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que escolheu como projeto de implantação o Curso Piloto de Administração, o que veio a influenciar nas mudanças de cunho acadêmico e de gestão educacional nas universidades públicas brasileiras. Ilustra-se essas implicações pedagógicas e de gestão acadêmica com o estudo de caso de dos cursos de Administração de uma universidade estadual brasileira, onde demostra-se uma melhor performance do curso de Administração na modalidade a distância.
Mostrar mais

13 Ler mais

Avaliação da gestão do curso de administração pública da Universidade Federal de Santa Catarina

Avaliação da gestão do curso de administração pública da Universidade Federal de Santa Catarina

O presente Trabalho de Dissertação refere-se à pesquisa realizada com o objetivo de analisar a gestão do Curso PNAP, graduação em Administração, na modalidade EAD, ministrado pela UFSC. A economia da nova Era da Informação tem suas raízes de riqueza no conhecimento e na comunicação. Daí, a razão de se buscar novas práticas gerenciais para incrementar, capacitando àqueles que mais precisam, no caso desta modalidade tão flexível, os gestores da EAD. Em assim sendo, para alcançar os objetivos propostos neste trabalho, utilizou-se uma metodologia científica específica, caracterizando este estudo como pesquisa aplicada. Com isso, espera-se que o trabalho possa contribuir também no aperfeiçoamento da gestão do curso em Educação a Distância (EAD) levantada na pesquisa. Para atingir os objetivos propostos e responder ao problema de pesquisa, utilizou-se o método indutivo, bem como do tipo de pesquisa exploratória e estudo de caso, com levantamento bibliográfico permitindo aprofundamento sobre o estudo. O resultado obtido pela pesquisa indica que as competências necessárias dos gestores são habilidades técnicas, intelectuais, cognitivas, relacionais, didático-pedagógicas, metodológicas, de liderança e organizacionais. Porém, identificou que há sugestões para melhorias: treinamentos (cursos) específicos para os gestores estarem melhor capacitados para esta modalidade de ensino (EAD), assim como treinamentos na área de gestão de pessoas, para melhor compreender a filosofia da EAD, além da instituição ter normas mais específicas para a organização do referido curso. A gestão do conhecimento deve ser utilizada para promover o compartilhamento e o aumento dos recursos numa organização. Considerando-se que o presente trabalho alcançou os objetivos propostos e, como sugestão, destaca-se que cada Instituição Superior de Ensino (IES) deva ter seu próprio projeto de gestão, pois cada IES possui suas peculiaridades, adequando as características de cada polo.
Mostrar mais

95 Ler mais

Tecnologia EAD: reflexos no ensino da administração

Tecnologia EAD: reflexos no ensino da administração

Atualmente se ouve falar muito em ensino a distância, educação a distância e ensino virtual. Esta modalidade de educação está sendo potencializada graças às Tecnologias da Informação e da comuni- cação (TICs) que estão sendo utilizadas como recurso no sistema educacional, no intuito de aprimorar o processo de ensino- aprendizagem. O pesquisador identificou o quadro de referências sobre o tema, que permitiu realizar o levantamento. Foram consi- derados dados e informações obtidas junto a órgãos governamen- tais como o INEP, SEED, PROINFO, curso piloto de graduação em Administração à distância da Universidade Aberta do Brasil, com a Confederação Federal de Administração, bem como dados do levantamento exploratório realizado em 11 (onze) universidades da região Sul do Brasil, as quais possuem Projeto EAD no Curso de Graduação em Administração. O estudo demonstra a relação de ensino-aprendizagem influenciada pelo uso da Tecnologia EAD, abrangendo os principais aspectos relacionados à infra- estrutura tecnológica, ao processo de gestão acadêmica do curso de graduação em Administração e a metodologia de ensino, ten- tando sempre evidenciar os seus reflexos no ensino da Adminis- tração, relacionados à instituição, ao curso, aos professores e aos alunos.
Mostrar mais

12 Ler mais

Processo de gestão do ensino em um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública

Processo de gestão do ensino em um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública

Por fim, a terceira subcategoria “Contribuindo com a formação de profissionais qualificados para a prática de enfermagem” aponta que os docentes desenvolvem o processo de gestão do ens[r]

128 Ler mais

Avaliação das habilidades em TI: um estudo do ensino de informática no curso de administração.

Avaliação das habilidades em TI: um estudo do ensino de informática no curso de administração.

Em relação à discrepância observada entre a importância e o aproveitamento obtido na(s) disciplina(s), os professores apontaram várias razões. Um deles afirmou que “as disciplinas de informática não são estudadas em consonância com as disciplinas das outras áreas” (P2). De acordo com o coordenador do curso, “existe a necessidade de focar mais o aspecto prático, através de simulações, pois o administrador, sem este ferramental, não vive” (C1). Foi citado, ainda, justificando o desinteresse da turma, “que informática não é considerada disciplina ‘fim’, a metodologia aplicada pelo professor não tem sido adequada e as turmas são muito grandes” (P1), o que dificulta o aproveitamento nas aulas práticas. De acordo com o coordenador, há uma distância enorme entre as preferências dos alunos quanto ao uso da informática, quando chegam à universidade, e o conteúdo curricular da(s) disciplina(s), em termos de habilidades e conceitos. De acordo com os professores, o curso tende a ser mais conceitual do que prático, mas deve ter um equilíbrio entre conceitos e práticas, procurando sempre casos ligados ao curso.
Mostrar mais

29 Ler mais

EDITAL N 05/2013 SEaD-UFSCar Curso de Especialização em Gestão Pública Turma II

EDITAL N 05/2013 SEaD-UFSCar Curso de Especialização em Gestão Pública Turma II

Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto s disser respeito, circunstância que será mencionada em Edital ou Aviso a ser publicado no site da SEaD/UFSCar A inexatidão das declarações, as irregularidades de documentos ou as de outra natureza, das no decorrer deste Edital, mesmo que só verificada posteriormente, inclusive após a se todos os atos e efeitos decorrentes de sua rão resolvidos pela Coordenação do Curso de

14 Ler mais

Avaliação alternativa digital : estudo de caso em um curso Técnico em Administração da Rede Nacional EaD Senac - Brasil

Avaliação alternativa digital : estudo de caso em um curso Técnico em Administração da Rede Nacional EaD Senac - Brasil

A motivação para realizar esta investigação se deu a partir da expansão da oferta a distância de cursos de formação profissional técnica e da escassez de estudos que dessem sustentação a essas práticas, sobretudo no que tange aos desafios de realizar a avaliação de competências com o uso de recursos digitais. Assim sendo, o presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada acerca do processo avaliativo em cursos profissionais técnicos de nível médio desenvolvidos em contextos digitais. Para tanto, optou- se por uma metodologia de pesquisa qualitativa, com recurso a um estudo de caso, tendo sido selecionada como objeto de estudo uma turma do curso Técnico em Administração, ofertado a distância em uma Instituição de educação profissional brasileira. Foram utilizados como instrumentos para recolha e análise de dados: entrevistas com professores e coordenador pedagógico do curso, observação não participante a uma turma do curso (Turma 2018/1) e análise de documentos, a saber: Projeto Político Pedagógico, Plano do curso Técnico em Administração, Manual de Procedimentos do Pedagógico e os Planos de Trabalho Docente do primeiro módulo do curso. A recolha de dados foi realizada de abril a agosto de 2018. O referencial teórico no qual está assente esta pesquisa diz respeito à cultura da avaliação de competências e à edumetria, em especial nas dimensões e nos critérios estabelecidos pelo Modelo PrACT, desenvolvido no âmbito de uma perspectiva de avaliação alternativa digital. Tais referenciais foram organizados em dois capítulos, sendo o primeiro dedicado à contextualização e evolução do conceito de avaliação desde o início do século XX até os dias atuais, com foco na avaliação em contexto pedagógico. Já no segundo, foram apresentadas as bases teóricas da nova cultura da avaliação, em especial da avaliação alternativa digital. A análise dos dados recolhidos foi realizada à luz das quatro dimensões do referido modelo e respectivos parâmetros: Praticabilidade (custo, eficiência e sustentabilidade); Autenticidade (similitude, complexidade, adequação e significância); Consistência (alinhamento instrução/avaliação, multiplicidade de indicadores, adequação dos critérios e alinhamento competência/avaliação) e Transparência (democratização, envolvimento, visibilidade e impacto). Em relação às conclusões deste estudo, destaca-se que a análise do processo avaliativo do curso permitiu estabelecer o seu grau de aderência às dimensões do Modelo PrACT e indicar algumas ações à Instituição, de modo a ampliar seu alinhamento às práticas de uma avaliação alternativa digital, potencializadora da qualidade da aprendizagem no curso.
Mostrar mais

98 Ler mais

Fatores que influenciam a utilização do e-commerce na percepção de futuros gestores do curso de Administração da UEPB

Fatores que influenciam a utilização do e-commerce na percepção de futuros gestores do curso de Administração da UEPB

Atualmente os consumidores podem comprar tudo o que precisam pela internet. As empresas estão cada vez mais atuando no ambiente on-line e diversificando seu mix de produtos para atender ao maior número de clientes possível. A internet tornou-se uma ferramenta indispensável na vida das pessoas, usuários que compram seus produtos, fazem transações bancárias, cursos online, dentre outras coisas por meio da internet. As organizações passam a ser desafiadas a encontrar, por meio da internet, esses usuários, buscando satisfazer suas necessidades, procurando conseguir um relacionamento aberto entre empresa e clientes. Assim, a internet vem facilitando e dando suporte a todas as áreas da administração, mais especificamente ao marketing.
Mostrar mais

27 Ler mais

Humanismo no Curso de Graduação em Administração da UFSC

Humanismo no Curso de Graduação em Administração da UFSC

Os currículos foram analisados individualmente, identificando-se o percentual que cada matéria representava no total de horas aula do curso. Elas se encontravam (como se encontram até hoje) dispostas no curso em forma de códigos alfa numéricos. A matéria CAD 5106, por exemplo, referia-se à Teoria Geral da Administração obrigatória para o curso de Administração do Centro Sócio Econômico. Através do código alfa foi identificada a origem de cada matéria, de qual Departamento ela é proveniente e a que Centro de Ensino ela pertence. Depois de concluída a identificação e seleção das matérias, estas foram agrupadas em um único bloco por similaridade de código alfa. Para compor o objetivo desta pesquisa todo este bloco foi considerado como uma disciplina. Fundamentados na leitura de Paviani e Botomé (1993), os autores deste trabalho convencionaram que cada Departamento de Ensino constituiria uma grande área disciplinar.
Mostrar mais

14 Ler mais

Interdisciplinaridade e complexidade no curso de graduação em Administração.

Interdisciplinaridade e complexidade no curso de graduação em Administração.

Este artigo tem por objetivo geral discutir as bases, a metodologia de operacionalização e os resultados do programa de integração horizontal e vertical de conteúdos implantados no 2º semestre de 2009 no Curso de Graduação em Administração em uma Universidade Pública Estadual da Região Sul do Brasil. Os conceitos e as características dos paradigmas tradicional e emergente da ciência e seus reflexos na educação são discutidos, além de a questão da interdisciplinaridade, com suas respectivas modalidades e classificações, ser observada no referencial teórico. A pesquisa é exploratória, descritiva e interpretativa. Os dados e as informações foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, observação participante e análise documental. Eles foram organizados e sistematizados a partir dos indicativos constantes nos planos de ensino (objetivos das disciplinas, conteúdos programáticos, metodologias de ensino-aprendizagem, sistemas de avaliação e referências bibliográficas). Os dados e as informações foram descritos e interpretados a partir da vivência dos autores no curso de Administração, complementada pelos fundamentos teóricos e práticos discutidos pelos estudiosos da área. O programa foi operacionalizado por meio de integração sistêmica e complementar quando da realização de reuniões de sensibilização, de reuniões pedagógicas e de reuniões de socialização, além de sessões de feedback. O programa revelou que: a) gestores, docentes e alunos precisam estar identificados e comprometidos para entender e perceber as consequências do paradigma cartesiano, assim como a relevância dos fundamentos do paradigma da complexidade, na implantação de programas voltados à interdisciplinaridade; b) a interdisciplinaridade identifica e nomeia uma mediação possível entre saberes e competências, garantindo a convivência criativa com as diferenças, como percebido na identificação de temas e conceitos em comum; e c) a prática interdisciplinar representa uma possibilidade pedagógica para instigar, indagar e intervir, como verificado nas reuniões pedagógicas, suscitando o que Freire (2005) chamou de “curiosidade epistemológica”.
Mostrar mais

27 Ler mais

MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq - Curso EAD

MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq - Curso EAD

Graduado em Administração de Empresas, Mestre e Doutor em Administração, todos cursados na Universidade de São Paulo (USP), com passagem pela Cranfield University (2009). Atual professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e do curso de graduação em administração da Faculdade de Economia, Administração e

5 Ler mais

Avaliação EaD : análise das ferramentas avaliativas do curso de biologia EaD-UAB-UnB

Avaliação EaD : análise das ferramentas avaliativas do curso de biologia EaD-UAB-UnB

No que se refere às avaliações presenciais, várias são os tipos preferidos pelos professores do curso de Biologia. É utilizada a prova impressa, que pode ser objetiva e/ou subjetiva, a qual é aplicada pelo tutor presencial no polo. Outro tipo são as provas online presenciais, nas quais é usado o computador e, na plataforma Moodle do curso na página da disciplina, é disponibilizado uma senha para o tutor presencial, o qual informa aos os alunos a hora de fazer a prova, quando todos farão a prova online com tempo determinado e com nota automática, momento em que o aluno envia a prova. Outra forma é a prova prática, podendo ser oral ou escrita, em um laboratório, no qual é disponibilizado o material da disciplina, distribuído nas bancadas e numeradas em relação a cada questão. Outra forma muito comum é apresentação de seminários individuais ou em grupo, utilizando PowerPoint ou pôsteres, por meio dos quais os alunos apresentam o trabalho, sendo avaliados pelos tutores e/ou professores.
Mostrar mais

9 Ler mais

Diagnóstico do comportamento de compra dos estudantes do curso de administração da UEPB em relação aos produtos e serviços de estética

Diagnóstico do comportamento de compra dos estudantes do curso de administração da UEPB em relação aos produtos e serviços de estética

Para coletar os dados da pesquisa foi aplicado um questionário com 20 perguntas, sendo 3 destinadas a identificar o perfil de cada respondente, e 17 referente a influência dos fatores pessoais, sociais, culturais, psicológicos. O questionário possui 16 questões fechadas e uma aberta. Aplicado entre os dias 09 de Julho a 12 de Julho de 2013 em Campina Grande PB, na UEPB com os alunos do gênero masculino curso de administração manhã e noite.

25 Ler mais

Análise sobre o mercado de livros na percepção dos discentes do curso de administração da UEPB - Campus I

Análise sobre o mercado de livros na percepção dos discentes do curso de administração da UEPB - Campus I

Para adquirir conhecimentos, é necessário que o indivíduo faça uso de materiais que auxiliem na sua percepção e absorção de conteúdo, para assim fixar e passar a diante. A gestão do conhecimento é imprescindível e indispensável em qualquer área do conhecimento, tratando-se de Administração não é diferente. Por ser um campo que requer um conhecimento de várias outras áreas, é necessário que este profissional esteja frequentemente buscando aprendizagem, atualizando-se e procurando informar-se das novidades do país e do mundo. Diante deste fato, é importante reconhecer a leitura como um dos pilares dessa construção de conhecimento, por isso, este trabalho teve como objetivo identificar e analisar a percepção dos discentes do curso de Administração da UEPB – Campus I, sobre o mercado de livros, em Campina Grande – PB. Para alcançar o objetivo, na metodologia foram utilizadas pesquisas exploratória, descritiva, de campo, bibliográfica, e ainda, quantitativa e qualitativa. O instrumento foi um questionário, contendo questões objetivas e abertas aplicado a uma amostra de 76 ou 12% em universo de 613 alunos. Nos resultados, verificou-se que além de considerarem a leitura importante, os alunos mostram-se insatisfeitos com o mercado de livros na cidade, considerando-o insuficiente. Espera- se que este artigo contribua para melhorias nesse mercado específico a fim de fomentar a cultura da leitura bem como o conhecimento.
Mostrar mais

26 Ler mais

Práticas interdisciplinares no ensino superior: a experiência do curso de graduação em administração da UNAMA - Pará

Práticas interdisciplinares no ensino superior: a experiência do curso de graduação em administração da UNAMA - Pará

Historicamente, referindo-se às práticas docentes utilizadas no processo de formação do administrador, estas têm assumido um enfoque tradicional, funcionalista, decorrente do excesso de pragmatismo, assentado numa estrutura epistemológica de disciplina, que conduz a fragmentação do conhecimento por parte do aluno, com ênfase no enfoque técnico e instrumental para a realização de procedimentos específicos, do “fazer” especializado dos administradores, situação que se funda pela própria gênese do curso, corroborada pela criação em 1993, das chamadas áreas de especialização – as chamadas habilitações no ensino de graduação em administração. Esse modelo formativo, que já demonstrava sinais de esgotamento, irá prevalecer até 2004, quando são propostas as DCNs, com o objetivo de redirecionar a formação dos administradores para o curso de administração, a partir de habilidades e competências que precisarão ser desenvolvidas através de propostas interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão.
Mostrar mais

130 Ler mais

Praticando o que ensinamos: inovação na oferta do curso de graduação em administração - gestão para inovação e liderança da Unisinos.

Praticando o que ensinamos: inovação na oferta do curso de graduação em administração - gestão para inovação e liderança da Unisinos.

Este trabalho buscou compartilhar a idéia de que é possível trabalhar o ensino-aprendizagem em Administração de forma inovadora para a área e em consonância com as convicções construídas na Pedagogia, nos últimos vinte anos. Embora a experiência do curso de gestão para inovação e liderança seja ainda recente, pode-se perceber os ganhos obtidos a partir da mesma. Esses gan- hos estão relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, e podem ser identi- ficados pelas atividades específicas ou pelo processo de construção do conheci- mento nas interações entre oficinas e conteúdos do curso. Como exemplo, salienta- se o resgate da importância de disciplinas vinculadas às ciências humanas (como filosofia e sociologia), por meio de seminários e atividades integradas e com o foco na administração. Além disso, pode-se citar a importância do desenvolvimento de competências como princípio fundamental para a formação dos alunos desse curso, sendo o retorno e o contato constante entre professores e alunos fatores funda- mentais para a alavancagem do processo de ensino-aprendizagem proposto.
Mostrar mais

17 Ler mais

AVALIAÇÃO DE COTISTAS E NÃO COTISTAS: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO E DA EVASÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO.

AVALIAÇÃO DE COTISTAS E NÃO COTISTAS: UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO ACADÊMICO E DA EVASÃO EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO.

Diante da importância dos processos avaliativos em políticas públicas e da escassa investigação comparando cotistas e não cotistas em universidades públicas brasileiras, o trabalho buscou avaliar duas dimensões de tal contexto, evasão e desempenho acadêmico no curso de graduação em Administração de uma universidade federal. Para tal, a pesquisa utilizou-se de uma abordagem quantitativa, buscando no sistema de acompanhamento acadêmico da instituição todos os ingressantes no curso de Administração (diurno e noturno) entre 2008 e 2012, discriminando por forma de ingresso, situação acadêmica e Índice de Aproveitamento Acadêmico (IAA). Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2017, obtendo uma população de 942 ingressantes no período. Os resultados mostram diferenças entre os grupos cotistas e não cotistas tanto com relação à evasão quanto ao desempenho acadêmico. O grupo dos dos cotistas exibe um IAA médio relativamente menor e um maior índice de abandono e desistência. Também mostra que existe diferença entre cotistas autodeclarados negros e egressos de escola pública, tendo estes evasão menor e desempenho acadêmico melhor.
Mostrar mais

16 Ler mais

Ensino e pesquisa em gestão ambiental nos programas brasileiros de pós-graduação em administração.

Ensino e pesquisa em gestão ambiental nos programas brasileiros de pós-graduação em administração.

A inserção de tópicos relacionados à gestão ambiental nos grupos de pesqui- sa se deu lentamente no país, a considerar o tempo de existência dos grupos de pesquisa atualmente reportados no inventário do CNPq: o mais antigo grupo data de 1978, e no período 1978-1992, apenas um novo grupo com interesse no tema foi formado, a cada ano. No período 1996-2001, essa média aumentou ligeiramente para 1,5 novos grupos/ano. Apenas de 2002 em diante é que essa média sobe para 18 novos grupos/ano, provavelmente como reflexo da criação da diretoria do ProNEA em 1999, assim como da publicação da lei nº 9.795/1999, que estabeleceu a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), e de sua regulamentação por meio do Decreto nº 4.281/2002, tornando obrigatória a abordagem do tema em todos os níveis de ensino. Vale observar que este levan- tamento não leva em conta grupos devotados ao tema que tenham sido eventual- mente encerrados até a data de corte desta pesquisa, julho de 2012, porém os dados apresentados são ainda úteis para ressaltar a importância da regulamenta- ção do tema em nível governamental para que os esforços de pesquisa se ali- nhem aos interesses do país e do mundo na questão ambiental.
Mostrar mais

28 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados