Top PDF A gestão escolar e suas ações com a família: relato de experiência do Estágio Supervisionado em Gestão

A gestão escolar e suas ações com a família: relato de experiência do Estágio Supervisionado em Gestão

A gestão escolar e suas ações com a família: relato de experiência do Estágio Supervisionado em Gestão

A gestão escolar é a responsável pela atenção democrática e participativa que assegura o bom funcionamento do estabelecimento educacional, assumindo a responsabilidade de atuar na instituição e compreender o sistema de forma humana e igualitária. O gestor, tem o papel de estimular e propiciar a construção de práticas democráticas com os membros da escola sobre o importante papel da coletividade na gestão, substituindo a administração centralizada tão presente nas escolas, por novas práticas organizacionais descentralizadas. Nesse sentido, o objetivo foi compreender os processos de gestão na Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Frei Alberto no Município de Fagundes, Paraíba. Conscientizando sobre a importância do acompanhamento familiar na vida escolar dos educandos, através de questionários aplicados ao gestor, professores e alunos. O estágio foi composto por um período de observação, e posteriormente, através das observações realizadas, e das análises dos questionários, foi desenvolvido um projeto de intervenção, que teve como eixo principal, estabelecer relações mais estreitas entre a família e escola. Logo após a aplicação do projeto, observamos que houveram alguns avanços, tanto por parte da gestão escolar, como dos pais, mas que ainda são muitos os desafios encontrados, visto que, algumas mudanças dependem de instâncias superiores administrativas do próprio município.
Mostrar mais

34 Ler mais

Reflexões sobre gestão escolar no Estágio Supervisionado I

Reflexões sobre gestão escolar no Estágio Supervisionado I

Plantão Pedagógico – nesse momento a gestão escolar junto com o corpo docente, reúne os pais e por incrível que pareça com quase 90% de participação, deliberam, ações que façam com que os alunos matriculados possam melhorar o seu aproveitamento escolar e como na creche os alunos passam pelo processo de alfabetização, essas ações também se centram num bom rendimento e num bom resultado nesse ciclo. Os professores em um determinado momento passam por uma conversa individual com cada pai, mostrando a importância do reforço e da família no desenvolvimento dos seus filhos.
Mostrar mais

21 Ler mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

O presente relato aborda as experiências vivenciadas durante a realização do estágio supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Estágio Supervisionado é um momento de reflexão sobre a prática pedagógica desenvolvida pelos acadêmicos e tem por objetivo, compreender as especificidades da atuação docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, observando, acompanhando e participando de atividades em instituições educacionais, no sentindo de conhecer aspectos referentes à organização pedagógica ao trabalho docente, a gestão da articulação entre teoria e prática. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e documental (observações participantes in loco), portfólios, que descrevem os momentos em que as estagiarias observaram a prática da professora regente e também realizaram práticas pedagógicas na sala campo de estágio. A fundamentação teórica está ancorada em estudiosos como: Brasil (2017), Pimenta (1999; 2002), Fazenda (1991), Silva e Muniz (2019), Santos, Muniz e Silva (2020), entre outros. É possível afirmar que a observação é parte importante na realização do estágio, ela norteia o acadêmico quanto as suas ações com a turma estagiada, verificando o perfil do aluno, do mais tímido ao mais participativo, procurando sempre focar em pontos que ajudem na construção do planejamento e atuação.
Mostrar mais

9 Ler mais

Adentrando o universo escolar – Relato de experiência do Estágio Supervisionado em Psicologia Educacional Escolar

Adentrando o universo escolar – Relato de experiência do Estágio Supervisionado em Psicologia Educacional Escolar

Esta monografia é um relato da experiência vivenciada no estágio supervisionado em Psicologia Educacional Escolar, realizado numa escola pública de ensino fundamental na cidade de Campina Grande-PB. As intervenções e ações desenvolvidas foram ancoradas no objetivo de observar, refletir e compreender as concepções e as práticas dos atores escolares frente à produção da Queixa Escolar(QE) e embasadas nos pressupostos teóricos da Psicologia Educacional Escolar Crítica. Foram utilizadas vinte horas semanais, sendo doze horas para atividades na instituição e oito horas nos encontros regulares para supervisão e acompanhamento teórico-prático, discussão, orientação e reavaliação das atividades, perfazendo um total de duzentas e quarenta e cinco horas. O estágio teve como referência procedimental frente à queixa escolar a metodologia expressa no PAIQUE – Procedimentos de Avaliação das Queixas Escolares e Níveis de Intervenção (NEVES, 2011), que inclui na análise da queixa intervenções com a escola, família e aluno. Os resultados ratificam a emergência de profunda reformulação no sistema educacional, priorizando o professor, que se vê obrigado à dupla e tripla jornada de trabalho, em detrimento da prática pedagógica, e atribui as dificuldades de aprendizagem como consequência do contexto sociofamiliar, culpabilizando o aluno sem se implicar no processo. Constatou-se a expectativa do imaginário docente de que o psicólogo faça atendimentos clínicos-terapêuticos e individuais para transformá-los em crianças obedientes e cumpridores de regras, desconsiderando os determinantes contextuais e subjetivos.
Mostrar mais

50 Ler mais

Discutindo a gestão escolar a partir do estágio supervisionado

Discutindo a gestão escolar a partir do estágio supervisionado

Este trabalho de conclusão de curso (TCC) consiste na sistematização da nossa experiência adquirida durante o estágio supervisionado III, na área de gestão escolar, realizado em uma escola pública estadual do município de Guarabira-PB, ano de 2012.Através deste, tivemos a oportunidade de confrontar a teoria até então estudada na universidade com a realidade da escola campo. Trata-se de observações referentes à gestão da escola, dos projetos existentes e como são desenvolvidas as ações naquele ambiente escolar. Para tanto, bebemos da fonte de autores e autoras que foram essenciais para nos profundar em nossa temática de estudo e que nos deram suporte para desenvolver o nosso trabalho, a exemplo de: Luck (2008), Libaneo (2008), Pimenta (2011) e Broering (2008), entre outros, tão importantes quanto. Procuramos relatar as nossas vivências e observações, como também a entrevista com a gestora, de forma que venha a contribuir para todos aqueles que pretendam conhecer na prática uma escola e a sua gestão.
Mostrar mais

29 Ler mais

Relato de experiência didática durante o Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências

Relato de experiência didática durante o Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências

O Estágio Supervisionado para um professor em formação é de suma importância fazendo-o lançar um olhar crítico sobre o que é a vida de um professor, e sobre a vida de seus alunos, que enfrentam realidades diferentes e até muitas vezes difíceis chegando ao ambiente escolar com uma carga emocional grande, cabendo ao futuro professor ministrar suas aulas de uma maneira a incentivar seus alunos a buscar o conhecimento. É o que diz Andrade (2005) Estágio Supervisionado é uma importante parte integradora do currículo, a parte em que o licenciando vai assumir pela primeira vez a sua identidade profissional e sentir na pele o compromisso com o aluno, com sua família, com sua comunidade com a instituição escolar, que representa sua inclusão civilizatória, com a produção conjunta de significados em sala de aula, com a democracia, com o sentido de profissionalismo que implique competência - fazer bem o que lhe compete.
Mostrar mais

33 Ler mais

Ações do hiperdia durante o Estágio Multidisciplinar Interiorizado: Relato de experiência

Ações do hiperdia durante o Estágio Multidisciplinar Interiorizado: Relato de experiência

O estágio é definido pela Lei nº. 11.788, de 25 de setembro de 2008, como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso. Dessa forma, o Estágio Multidisciplinar Interiorizado (EMI), engloba – além dessas características citadas anteriormente – a necessidade de promover práticas de saúde em âmbito municipal, sob uma perspectiva multidisciplinar.
Mostrar mais

28 Ler mais

Estágio supervisionado em educação de surdos na perspectiva da educação inclusiva: relato de experiência

Estágio supervisionado em educação de surdos na perspectiva da educação inclusiva: relato de experiência

Por outro lado, como desvantagem, instaurou-se uma comercialização da Libras como instrumento, com fins políticos centralizadores, alimentando a ponte para o en- sino da oralidade. A autora também descreve uma possível e sutil paralisação das resis- tências surdas pela ilusão de “trabalho cumprido”, o que define como um movimento perverso, capaz de, lentamente, provocar o enfraquecimento da cultura e identidade surdas, se colocado apenas como uma língua memorável, pela qual os sujeitos surdos não se identificam mais. Alerta ainda para os perigos de transformar a disciplina de Libras num manual de ensino rápido que facilita e promove, por si só, o acesso à in- clusão. Por fim, faz ainda uma importante crítica ao que chama de ações politicamente corretas. Tais ações seriam superficiais e apenas estariam mascarando a situação edu- cacional historicamente vivenciada pelas pessoas surdas na área da surdez, tratando da Libras e da cultura surda como um “ritual folclórico” na sociedade majoritária ouvinte e não provendo transformações nas políticas públicas (MARTINS, 2008, p. 195).
Mostrar mais

16 Ler mais

Currículo escolar: um olhar a partir da experiência do estágio curricular supervisionado

Currículo escolar: um olhar a partir da experiência do estágio curricular supervisionado

Na tentativa de articular teoria e prática, considerando o estágio obrigatório do Curso de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina, bem como se aproximar do objeto de estudo que direcio- nou as atividades relativas ao estágio supervisionado, com o tema diversidade e padronização da escola de educação básica, procurou-se realizar uma prática educativa em prol da valorização da cultura e dos saberes particulares de cada sujeito, em todas as etapas do estágio. Além da valorização dos saberes individuais, recebeu atenção a necessidade de relacionar esta prática com as funções do currículo, esta- belecendo uma relação flexível, acentuando o que significa na sua totalidade, indo além do que é consi- derado, ou seja – apenas o que diz respeito aos conteúdos programáticos de cada ano escolar.
Mostrar mais

10 Ler mais

Psicologia organizacional e do trabalho e gestão em saúde: Relato de experiência de estágio em um hospital público

Psicologia organizacional e do trabalho e gestão em saúde: Relato de experiência de estágio em um hospital público

Nesse sentido, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) foi lançada pelo Ministério da Saúde através da Portaria nº 198 de fevereiro de 2004 e posteriormente instituída no ano de 2007, tendo como proposta a "aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam no cotidiano das organizações e ao trabalho" (Portaria nº 1.996/2007, p. 6). Tal política foi instituída com vistas a identificar as necessidades de formação e de desenvolvimento dos trabalhadores da área da saúde e a construir estratégias e processos que qualifiquem a atenção e a gestão nesse setor, fortalecendo o controle social com o objetivo de produzir um impacto positivo sobre a saúde individual e coletiva da população. De acordo com o Ministério da Saúde (2007), a EPS pode ser entendida como uma importante estratégia para desenvolver processos de mudança nas dinâmicas institucionais e fundamenta-se nos conceitos de ensino problematizador e aprendizagem significativa. Parte da proposição de que o ensino-aprendizagem ocorre a partir da reflexão da realidade vivenciada no cotidiano, tendo o trabalhador a possibilidade de repensar condutas, de procurar novas estratégias e caminhos para a superação de dificuldades individuais e coletivas.
Mostrar mais

35 Ler mais

FUNÇÃO EXPONENCIAL ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FUNÇÃO EXPONENCIAL ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Resumo: O objetivo com este artigo é relatar a experiência de duas alunas do 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL), do ano de 2014, ao utilizarem a Resolução utilizarem a Resolução de Problemas, na perspectiva de ensinar através da resolução de problemas, para iniciarem o trabalho com função exponencial com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Londrina - PR durante uma oficina do estágio supervisionado. Por meio desse trabalho, as futuras professoras puderam perceber que alguns alunos tiveram dificuldade em ‘aceitar’ a dinâmica da aula, talvez por não estarem familiarizados com ela. No entanto, trabalhar nessa perspectiva foi considerado válido por elas, pois a aula não foi conduzida de forma ‘mecânica’ e maçante, e grande parte dos alunos pôde valorizar o próprio trabalho, se engajando e participando no desenvolvimento das tarefas.
Mostrar mais

19 Ler mais

Relato de experiência docente em Estágio Supervisionado: a teoria e a prática em Ciências Biológicas

Relato de experiência docente em Estágio Supervisionado: a teoria e a prática em Ciências Biológicas

Durante a vida acadêmica os estudantes de licenciatura permeiam por contradições no que diz respeito ao processo de aprendizagem, no tocante do que se deve ensinar e o que se deve aprender, pois são vários os métodos repassados pelos seus professores ao longo do curso. Daí surge à necessidade do estágio, pois a partir dele esses estudantes poderão criar o seu próprio método de ensino, bem como ele irá revelar-se também como um espaço de construção da profissão professor e da sua profissionalidade,formando-o enquanto sujeito que tem domínio de sua própria prática, de seu papel social, com base na reflexão contextualizada na ação, sobre a ação e sobre o próprio conhecimento na ação, num processo de ressignificação permanente (SANTANA et al.,1998).
Mostrar mais

39 Ler mais

Relato de uma experiência do estágio supervisionado em Ciências Biológicas: definindo metas de aprendizagem

Relato de uma experiência do estágio supervisionado em Ciências Biológicas: definindo metas de aprendizagem

A mudança em relação aos objetivos educacionais, do ensino de conteúdo para o de competências e habilidades, implicou em uma série de ações no sentido de contribuir para formação de educadores que compreendessem a amplitude desse processo. A partir de 1996, foram publicados os Parâmetros Curriculares Nacionais e documentos de atualização. Verificou-se que houve uma nítida mudança em relação aos objetivos do ensino de Biologia. De acordo com os PCNs (BRASIL,2006), os conteúdos de biologia devem promover a compreensão da vida como sistemas organizados e interligados, que interagem com o ambiente físico-quimico. O aluno deve compreender que ele mesmo é parte integrante e sujeito aos processos naturais, como os demais seres. O ensino da biologia proporciona a interpretação de fatos utilizando a óptica da ciência, que irá possibilitar ao aluno uma visão crítica. Isto permitirá uma tomada de decisão usando seus conhecimentos nessa área, sempre que necessário. Ao desenvolver os conteúdos de biologia, os professores podem aliar-se a temas estruturadores, que possivelmente representarão alicerces na formação de competências e habilidades na escola.
Mostrar mais

42 Ler mais

Psicologia organizacional e do trabalho: Um relato de experiência em Estágio Supervisionado V

Psicologia organizacional e do trabalho: Um relato de experiência em Estágio Supervisionado V

Também, o empenho do supervisor acadêmico que direcionou meu olhar a complexidade do trabalho e a forma como cada ação voltada para o colaborador pode ter seu devido embasamento teórico na POT. A cada supervisão, entendendo o cotidiano da empresa, passamos a vislumbrar os aspectos que compunham as atividades desempenhadas no estágio em que o supervisor chamava atenção para uma prática profissional que não fosse simplista e que acontecesse de modo a ver o todo e o singular, sempre. A exemplo, da construção feita a respeito dos programas de QVT, em que se caracterizam como um processo que tem o objetivo de desenvolver práticas junto ao colaborador, visando mantê-lo e lhe proporcionar clima e cultura organizacionais favoráveis ao seu bem-estar dentro e fora da organização.
Mostrar mais

29 Ler mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

No estágio anterior, desenvolvido na primeira fase do Ensino Fundamental. A turma escolhida foi o 2° ano do ensino fundamental, uma classe regular da rede pública municipal, e por se identificar com a turma em questão. Wallon (2007, p.17) afirma que “[...] Não há observação sem escolha ou sem alguma relação, implícita ou não”. A escolha é dirigida pelas relações que passam a existir entre o objeto ou o conhecimento e nossa perspectiva [...]. Os dias de observação na Escola Municipal São Vicente Ferrer, foi levado em conta não apenas as aulas, didática dos educadores mais também toda a estrutura física da escola.
Mostrar mais

8 Ler mais

Estágio Supervisionado em Educação Física: um relato de experiência no Ensino Médio

Estágio Supervisionado em Educação Física: um relato de experiência no Ensino Médio

Na aula prática de fundamentos do futebol as meninas não queriam participar isso acontecia em alguns nas aulas de alguns conteúdos, então foi necessário adequar as aulas de acordo com a realidade da turma. Com isso a supervisora do estágio sempre nos pedia para que nas atividades envolvessem as meninas, para que todos participassem das aulas. Para o Coletivos de Autores (2009) é possível durante as aulas dialogar com os alunos para avaliar o que foi proposto na aula, e em um segundo momento discutir com os alunos o que pode melhorar para o próximo encontro.
Mostrar mais

24 Ler mais

Repensando a gestão escolar a partir do estágio supervisionado

Repensando a gestão escolar a partir do estágio supervisionado

Este foi um trabalho de campo realizado na Escola Edgardo Julio, situada na periferia do município de Guarabira – PB, tendo como foco a função do gestor escolar. Foi de natureza qualitativa, e o recurso metodológico utilizado foi a técnica da observação feitas durante o estágio supervisionado em gestão educacional. Para entendermos como se dava o processo da gestão da escola, lançamos mão de estudos que retratam a historia da educação no Brasil, os marcos referenciais da educação no contexto atual, escritos de autores que discutem a atual política educacional brasileira, de forma a entender as relações entre a educação e a sociedade. Acreditamos que o mesmo servirá de suporte teórico para pesquisas futuras sobre a gestão no interior da escola. E também de chamar a atenção de docentes e coordenação do curso de pedagogia do Centro de Humanidades sobre a necessidade de pensar o estágio supervisionado como uma prática que sirva de subsídio e/ou inspiração para a elaboração do trabalho de conclusão do curso.
Mostrar mais

20 Ler mais

Relatos da experiência do estágio supervisionado

Relatos da experiência do estágio supervisionado

O lugar do nosso estágio foi na escola Estadual de Ensino e Médio e fundamental Professor Jose Soares de Carvalho conhecida mais popularmente como colégio estadual. Está situada na cidade de Guarabira, A escola encontra- se geograficamente localizada em um bairro residencial, pavimentado e de fácil acesso (Rua Henrique Pacifico, nº. 45, Bairro da Primavera), situa-se relativamente próxima ao terminal rodoviário Antonio Gentil de Amorim, fator favorável á acessibilidade de alunos de cidades circunvizinhas e da zona rural, inclusive do próprio município. Está a uma pequena distancia de um Posto da saúde da família (PSF). Possui aos seus arredores uma instituição de ensino publico municipal, o Centro Educacional Raul de Freitas Mousinho, que atua na prática de ensino fundamental e educação de jovens e adultos EJA, e um educandário infantil de ensino privado.
Mostrar mais

44 Ler mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Como resultados das atividades do estágio realizado na FIC obteve-se informações de diferentes épocas a respeito da imprensa, cultura, literatura e bibliotecas no Brasil, mais especificamente em Goiás. A partir da identificação dos documentos, e com o uso de caixas-arquivo, os documentos estão organizados para facilitar o acesso dos próximos estagiários e das pessoas que forem armazenar adequadamente esses documentos. Tais caixas-arquivo dividiram-se entre itens que precisam de um scanner grande para serem digitalizados e itens que podem ser digitalizados em scanner pequeno, a divisão ficou da seguinte forma: itens grandes a serem digitalizados, itens grandes digitalizados, itens pequenos a serem digitalizados e itens pequenos digitalizados. No começo de outubro de 2017 as digitalizações dos itens pequenos foram finalizadas, porém os itens grandes não foram totalmente digitalizados, mas todos os itens (pequenos e grandes) foram identificados.
Mostrar mais

6 Ler mais

Estágio Supervisionado : uma experiência vivida

Estágio Supervisionado : uma experiência vivida

O objetivo deste trabalho é de discutir sobre a vivência no Estágio Supervisionado em Educação Física, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, situada no bairro de Bodocongó, da cidade de Campina Grande/PB, nas modalidades de ensino fundamental II e médio, considerando os aspectos relacionados ao cotidiano e planejamento escolar. Desta forma, ressaltando experiências vivenciadas em docência durante o período de execução do Estágio Supervisionado I e II, do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, onde foi possível na graduação, ter a oportunidade de vivenciar o prazer da descoberta, bem como ter o contato direto com a real situação no campo de trabalho, e suas dificuldades. Entende-se que a prática do Estágio Supervisionado em Educação Física pode ser executada nas escolas públicas de nível fundamental e médio, porém, levando-se em conta que as mesmas devam estar devidamente vinculadas às instituições de ensino superior, e que no Estágio conste exclusivamente o objetivo de preparar o mais adequadamente possível seus futuros profissionais. Dentro dos pressupostos vivenciados, constata-se que os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, situada no bairro de Bodocongó, já encontram-se desestimulados das práticas de atividades físicas, e que é necessário ao professor ser mais criativo e ousado no tratante as modalidades utilizadas, investindo em novas formas de estimular a atenção dos alunos voluntariamente as aulas de Educação Física, não se prendendo apenas a conteúdos futebolísticos, Abrindo os horizontes de seus alunos de forma crítica e enriquecedora.
Mostrar mais

27 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados