Top PDF Gestão de Estoque: um estudo de caso na Eletro Laser no munícipio de Patos - PB

Gestão de Estoque: um estudo de caso na Eletro Laser no munícipio de Patos - PB

Gestão de Estoque: um estudo de caso na Eletro Laser no munícipio de Patos - PB

No ritimo de competitividade atual, dispor de infraestrutura e técnicas para prestar um serviço rápido aos consumidores é algo necessário para as organizações. Ao longo dos anos, empresas de vários setores surgiram e cresceram, formulando técnicas e formas de gestão. O estoque como um importante setor dessas empresas, conta com diversas técnicas e modos de ser gerido. Partindo de uma questão central, quanto á que aspectos práticos condizem com a teoria no processo de gestão do estoque na Eletro Laser? O estudo procurou descrever quais são as técnicas e modelos de gestão aplicados da organização referida. Para isso, foram apresentados tipos e modelos de gestão de estoque. Como metodologia, pesquisa descritiva qualitativa, com um estudo de caso, entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo. O resultado obtido foi a classificação dos aspectos de armazenagem da empresa de acordo com o fundamento teórico. Concluiu-se então que se trata de um estoque do tipo isolador ou de segurança, de produtos acabado, pautado em um modelo de gestão ativa com reposição contínua.
Mostrar mais

26 Ler mais

Proposta de um modelo de gestão de estoque na Churrascaria Recanto do Sabor na Cidade de Patos - PB

Proposta de um modelo de gestão de estoque na Churrascaria Recanto do Sabor na Cidade de Patos - PB

Sabe-se que a disputa em um mercado cada vez mais competitivo, tona-se necessário à elaboração de estratégias operacionais que suportem a mudança, no caso do presente estudo será abordado estratégias que melhor condizem com a realidade da organização estudada sugerindo um plano adequado de gestão de estoques, no qual recomenda alguns modelos de gestão que facilitem o modo de gerenciar os estoques. Com foco neste objetivo, primeiro devem-se conhecer alguns conceitos e funções dos estoques, pois, esta é a base para o enfoque no diz respeito à Gestão de Estoques. Também se busca a relação com conceitos, objetivos e características mais importantes incluídas neste assunto. Visto que o mesmo pode ser o agente causador de prejuízos na organização, se mal elaborado. Partindo desse pressuposto, a gestão de estoques é tratada como uma ferramenta que planeja, controla e organiza os fluxos de materiais dentro da empresa. É importante que os métodos e as técnicas de controle de estoque sejam aplicados de acordo com a necessidade e estrutura da organização. E com o uso das ferramentas adequadas, os gestores de estoques fazendo a utilização correta de todo processo sugerido, das suas políticas, avaliando bem os seus custos e unindo tudo isso a um bom sistema de informação, poderá fazer um bom planejamento, assim, atingindo o maior objetivo das empresas que é a redução de custos.
Mostrar mais

32 Ler mais

Gestão do controle financeiro em micro empresas familiares: um estudo de caso na empresa Eletro Laser

Gestão do controle financeiro em micro empresas familiares: um estudo de caso na empresa Eletro Laser

Os gerentes financeiros também têm a responsabilidade de decidir os termos de crédito sob os quais os clientes podem comprar, quanto estoque a empresa pode carregar, quanto dinheiro deve ter em mãos, se devem adquirir outras empresas (análise de fusões) e quanto dos lucros da empresa deve ser investido de volta no negócio versus pagamento de dividendos (WESTON; BRIGHAM, 2000, p. 5). Para Gitman (2004) o administrador financeiro tem que estar atento com relação aos efeitos do ambiente externo que envolvem atividades econômicas, sendo portanto indispensável que este tenha conhecimento adequado para atender a necessidade do ambiente financeiro e as teorias de decisão que constituem as bases da administração financeira. Vale destacar ainda que os profissionais financeiros devem ser especializados e ágeis no processo de tomada de decisões, pois, essa atitude poderá determinar o fracasso ou o sucesso das empresas.
Mostrar mais

67 Ler mais

Estresse no trabalho: um estudo com militares no município de Patos - PB

Estresse no trabalho: um estudo com militares no município de Patos - PB

Na contemporaneidade é crescente o fato de as pessoas dizerem-se estressadas. Este termo que popularmente ganhou as conversas cotidianas representa algo ainda mais severo do que o senso comum jamais pensou, dado o sofrimento biopsicossocial que traz aos sujeitos. Assim, este tem sido um dos problemas mais discutidos na atualidade, em especial, o estresse nas organizações e no contexto do trabalho, que ultrapassa as esferas meramente trabalhistas, afetando também as esferas pessoais, familiares e sociais. Daí a importância de melhor estudá-lo, sendo este o foco deste estudo. Especificamente, esta monografia pauta-se nos estudos de estresse para compreender a existência ou não de tal fenômeno entre os policiais militares do município de Patos. A seguir apresentam-se os achados principais da pesquisa.
Mostrar mais

74 Ler mais

Os desafios da Gestão de Pessoas na Administração Pública: um estudo na 6ª Gerência Regional de Saúde de Patos, PB

Os desafios da Gestão de Pessoas na Administração Pública: um estudo na 6ª Gerência Regional de Saúde de Patos, PB

O dinamismo das mudanças que ocorre em todas as áreas do conhecimento no mundo contemporâneo, em virtude do desenvolvimento de novas tecnologias e das exigências do modelo capitalista globalizado, requer que as organizações se adaptem a essas transformações e exigências de maneira constante sob pena de se extinguirem. O ambiente empresarial e organizacional, seja ele público ou privado, atualmente, exige muita competência daqueles que nele estão inseridos ou pretendam participar. A Gestão de Pessoas, nesse contexto, precisa de muita eficiência para atender às demandas pertinentes. No entanto, é incalculável, ainda, o número de organizações que não estão devidamente preparadas para o enfrentamento dessa realidade, onde sobrevivem os melhores, os mais competentes, e que buscam fórmulas adequadas como caminho para a reformulação necessária. Assim, as bases conceituais precisam ser mudadas e atualizadas, para que possam obter os resultados desejados. Esses conceitos devem ser buscados entre aqueles indivíduos devidamente preparados para a administração e para a gestão de pessoas. Este trabalho tem como objetivo principal compreender os desafios enfrentados pela Gestão de Pessoas no âmbito da Administração Pública da 6ª Gerência regional de Saúde de Patos - PB. Trata-se de uma pesquisa descritiva, quantitativa e um estudo de caso realizado na 6ª Gerência Regional de Saúde de Patos/PB. Os principais resultados encontrados foram: se a Gestão de Pessoas tem procurado desenvolver e estimular equipes de trabalho, se promove a diversidade e se há uma tendência em promover a realização e satisfação no trabalho, pode-se concluir que todos foram parcialmente neutros. Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Desafios. Gestão Pública.
Mostrar mais

28 Ler mais

Gestão de estoque e armazenagem: um estudo de cas

Gestão de estoque e armazenagem: um estudo de cas

Desta forma, tratar dos aspectos relativos a armazenagem de produtos, exige uma exposição ampla, e estudo profundo, sobre todos os detalhes que o envolvem, sendo coerente sempre as evoluções ocorridas na área, e denunciando os fatos que podem ser melhorados tanto em casos especificos, quanto no setor inteiro. Isso, pois graças à uniformidade destinada ao setor nas últimas décadas, vem exigindo uma certa integração plural das empresas de armazenamento, pedindo assim, um profissionalismo cada vez maior por parte da gestão aplicada à área.
Mostrar mais

60 Ler mais

Qualidade nos serviços de Shopping Center: um estudo de caso realizado no Guedes Shopping da Cidade de Patos, PB

Qualidade nos serviços de Shopping Center: um estudo de caso realizado no Guedes Shopping da Cidade de Patos, PB

Para isso é preciso conhecer quais as expectativas dos consumidores e oferecer serviços que se enquadrem em suas necessidades e desejos. Sendo assim, essa pesquisa quis saber como estava à satisfação dos lojistas e clientes com relação ao atendimento, a segurança, limpeza, ambiente, localização, site e ações administrativas do Guedes Shopping na cidade de Patos-PB. Chegando a conclusão que, de acordo com a opinião dos lojistas mais da metade deles declararam estarem satisfeitas e muito satisfeitos e essas sobressaíram sobre as demais, afirmando uma satisfação positiva dos lojistas para com o shopping. Ressaltando apenas no quesito segurança, onde as opiniões ficaram muito divididas deixando um sentimento de incerteza com relação à mesma, então o shopping tem que focar mais na segurança para alcançar a igualdade na satisfação. Outro ponto a ser trabalhado pelo shopping é o site, é preciso realizar uma divulgação interna do mesmo, já que alguns lojistas afirmaram nunca ter acessado o site por não saber de sua existência, outros por não ter interesse.
Mostrar mais

30 Ler mais

Os sistemas de avaliação do ensino básico brasileiro e qualidade na Educação: um estudo de caso no Município de Patos - PB

Os sistemas de avaliação do ensino básico brasileiro e qualidade na Educação: um estudo de caso no Município de Patos - PB

mandando, materiais riquíssimos, mas nós estamos recebendo os alunos do fundamental I sem saber ler e escrever. Aí a gente questiona de quem é a culpa? Sempre a culpa vai para quem alfabetiza, mas será que é só para quem alfabetiza? Então há uma série de interrogações... [...] eu vejo assim, que tudo vem de cima para baixo. Se o MEC viesse até nós, verificar a nossa realidade, eu acredito que as coisas andariam de outra forma. Eu vou te dar o exemplo do Mais Educação, o Mais Educação veio para Patos e praticamente hoje, todas as escolas já, já aderiram ao Mais Educação. É um programa bom? Maravilhoso! É muito bom! Mas nós precisamos de espaço, não temos. É, pra você desenvolver o Mais Educação eles diz: “olha, até de baixo de um pé de árvore você pode dar uma aula”. Mas não, isso é muita utopia! Eu acho assim, que as pessoas, eu sou utópica, eu sou uma sonhadora também, mas com os pés no chão. Não é chegar com um programa, jogou aqui dentro, a gente tem que se virar, de todas as maneiras para desenvolver esse programa. Mas assim, eu acho que a saída seria chamar, quem realmente vive, tem experiência, com a realidade do ensino público, pra conversar, pra analisar o que se pode ser feito. Mas o Brasil isso não acontece, no Brasil eles chamam quem primeiro? As universidades, que estão lá, com outra realidade, pra desenvolver projetos e programas que serão desenvolvidos nas escolas públicas. Pessoas que geralmente nunca entraram nem numa escola pública. Infelizmente a realidade é essa, são pessoas incapacitadas? De jeito nenhum, extremamente capacitadas, professores, professores com conhecimento científico imenso! Mas o que falta? Experiência em escola pública. E eu vou citar a escola municipal. [cada região] Tem a sua realidade. Você vai olhar o IDEB, é, do país, você se assusta com a disparidade, sabe? É uma disparidade imensa (ELISA)
Mostrar mais

145 Ler mais

Gestão Estratégica do Conhecimento na Micro Pequena Empresa: Um estudo de caso na Empresa UDI - Unidade de Diagnóstico por imagem da Cidade de Patos, PB

Gestão Estratégica do Conhecimento na Micro Pequena Empresa: Um estudo de caso na Empresa UDI - Unidade de Diagnóstico por imagem da Cidade de Patos, PB

O questionário aplicado na pesquisa foi dividido em duas partes, onde a primeira contém cinco perguntas referentes ao perfil sócio demográfico: sexo, faixa etária, escolaridade, tempo de trabalho e função que desempenha na empresa; já a segunda etapa (objeto de estudo) leva em consideração oito critérios: identificação, aquisição, desenvolvimento, distribuição, utilização, retenção, metas e avaliação do conhecimento. No geral são onze afirmativas com as seguintes alternativas de resposta: discordo totalmente, discordo, concordo parcialmente, concordo e concordo totalmente. A pesquisa na UDI foi realizada com três recepcionistas, dois técnicos de radiologia, e um de enfermagem, um faturista, um gerente, uma sócia administrativa e um médico que é também sócio proprietário, totalizando 10 pessoas das mais variadas áreas da organização.
Mostrar mais

62 Ler mais

Estratégias de diferenciação: um estudo de caso numa Instituição de Ensino Superior à Distância na Cidade de Patos - PB

Estratégias de diferenciação: um estudo de caso numa Instituição de Ensino Superior à Distância na Cidade de Patos - PB

Este artigo caracteriza-se como um estudo qualitativo e quantitativo, conforme Richardson (2008) o método quantitativo caracteriza-se pelo uso de técnicas estatísticas com a intenção de garantir a precisão dos resultados. Enquanto o qualitativo segundo Creswell (2007) concentra-se na coleta, registro, análise e comunicação dos dados, no qual, o pesquisador usa da confiabilidade para verificar e validar os resultados. Em relação à natureza do estudo, pode ser caracterizado como exploratório, pois possibilita ao pesquisador obter um maior conhecimento acerca do assunto estudado, e proporciona ao mesmo criar novas hipóteses que venham a ser estudadas posteriormente (GIL, 2002). E descritivo conforme o mesmo autor, pois utilizam técnicas padronizadas de coleta de dados, como os questionários e observação sistêmica.
Mostrar mais

22 Ler mais

Influência das cores no comportamento do consumidor na hora da compra: um estudo de caso na Cidade de Patos - PB

Influência das cores no comportamento do consumidor na hora da compra: um estudo de caso na Cidade de Patos - PB

As pesquisas realizadas sobre a percepção das cores são importantes para as estratégias de marketing nas empresas, pois cores planejadas em um ambiente de negócios podem influenciar o comportamento de consumo e a tomada de decisão no momento da compra. Porém, apesar da grande importância que esse tema tem para as organizações na elaboração de suas estratégias, ainda são poucos os estudos sobre o assunto. O presente estudo tem como objetivo geral analisar se as cores das embalagens influenciam os consumidores no momento da compra e mais especificadamente: verificar as características que afetam o comportamento do consumidor; compreender o significado das cores e suas aplicações; descrever a forma como as cores chamam a atenção do consumidor e identificar quais os fatores decisivos no momento da compra. Quanto aos procedimentos utilizados, trata-se de uma pesquisa de campo. O estudo identifica-se como sendo de campo, pois o mesmo irá colher dados fundamentais que irão ser à base de compreensão do tema estudado; já no que diz respeito à abordagem, a pesquisa é classificada como qualitativa. De acordo com a pesquisa realizada e os resultados encontrados a partir da mesma, percebeu-se que mesmo a cor da embalagem chamando a atenção do consumidor, ela não foi apontada como sendo um fator determinante na hora da compra de produtos alimentícios (setor bebidas); pois com base nos dados coletados, outros fatores foram apontados como sendo essenciais na escolha desses produtos; fatores como preço e necessidade foram apontados como sendo os mais decisivos.
Mostrar mais

40 Ler mais

Análise interna da Gestão Estratégica sob a ótica das Estratégias de Diferenciação de Mintzberg: um estudo de caso na empresa Arte Papel em Patos - PB

Análise interna da Gestão Estratégica sob a ótica das Estratégias de Diferenciação de Mintzberg: um estudo de caso na empresa Arte Papel em Patos - PB

Com as mudanças constantemente ocorridas no mercado, os consumidores necessitam de uma melhor assistência e monitoramento dos serviços prestados nas empresas, com isso, a empresa que se destaca e sai na frente perante seus concorrentes, é aquela que administra estrategicamente para enaltecer seus pontos fortes, melhorar seus pontos fracos, enxergar suas oportunidades e desbancar suas ameaças. O presente estudo tem como objetivo compreender como uma livraria e papelaria utiliza a gestão estratégica como ferramenta de destaque no mercado. Descrição de como atua a gestão estratégica na empresa Arte Papel em Patos-PB, conceitos e objetivos de gestão estratégica, além de identificar quais das estratégias de diferenciação de Mintzberg são aplicadas na empresa e descrever quais das estratégias a empresa deveria utilizar no alcance da vantagem competitiva. Para fazer um link com o objetivo na pesquisa foi utilizado um questionário aplicado aos colaboradores da empresa, foram inseridos gráficos com o objetivo de uma melhor visualização dos resultados obtidos, dessa forma, levando em consideração a abrangência dos assuntos abordados, foi necessário estudá-los separadamente, para se obter a compreensão e o entendimento de todo o contexto e da realidade da organização estudada e após terem sido extraídos os resultados, compará-los com base nas teorias de estudiosos da área e assim chegou à conclusão de que, a empresa utiliza a gestão estratégica como diferencial competitivo e ela usa das estratégias de diferenciação de Mintzberg em diferentes graus de importância.
Mostrar mais

24 Ler mais

Mobilidade Tecnológica nas Organizações: um Estudo de Caso realizado em uma Distribuidora de Energia Elétrica na Cidade de Patos - PB

Mobilidade Tecnológica nas Organizações: um Estudo de Caso realizado em uma Distribuidora de Energia Elétrica na Cidade de Patos - PB

In the market scenario we live in today, companies seek every day the best way to employ their resources and manpower. For this, they invest in improvements in their processes. In this sense, this article aims to analyze impacts of the use of mobile technologies in the electricity distribution process at the Departamento de construção e Manutenção da Distribuição of a major distributor of electricity in the city of Patos - PB. For this, this study used is descriptive qualitative approach, as well as a case study, having as a basic tool to collect data through the application of questionnaire and interview. The results showed positive points, such as technological mobility contribution to facilitate the work of employees, bigger and better communication and aid in decision making, but also points to be improved as the difficulty to operate the tool even after training, delay in Return support and the fact that the tool can be utilized better than it currently is. Through the research we identified that the adoption of mobile technologies in organizations requires time and work and involvement of all stakeholders in the process by identifying, with respect to areas of the organization that make use of technology, aspects needing improvement, and enhancing those who already operate properly.
Mostrar mais

27 Ler mais

Gestão por Competências como uma ferramenta estratégica na Gestão de Pessoas: um estudo no Ministério Público Federal - Procuradoria da República em Patos - PB PRM/PT

Gestão por Competências como uma ferramenta estratégica na Gestão de Pessoas: um estudo no Ministério Público Federal - Procuradoria da República em Patos - PB PRM/PT

Parece lícito supor, portanto, que a abordagem da competência é uma forma inovadora de gestão. No entanto, sua aplicação nas organizações em geral e nas organizações públicas em particular requer o atendimento de algumas condicionantes. A primeira seria a existência de uma estratégia corporativa definida de forma clara, na qual a organização estabeleça sua missão, sua visão de futuro, seu negócio, seus objetivos e indicadores de desempenho. Essa estratégia seria o elemento balizador da gestão baseada nas competências, tanto no nível da organização quanto no de seus recursos humanos. A segunda condicionante diz respeito a um ambiente organizacional que privilegie o pensamento estratégico, a inovação e a criatividade, bem como o empowerment, onde existam gestores dotados de autonomia e responsabilidade, além de equipes técnicas de alta performance. A terceira condicionante refere-se à coerência entre as políticas e as diretrizes de gestão da organização como um todo e de seus recursos humanos. Isto é, a organização necessita estabelecer e utilizar mecanismos de gestão que garantam uma consistência entre sua intenção e sua prática.
Mostrar mais

84 Ler mais

Gestão Estratégica e competitividade: um estudo de caso em torno das forças competitivas em micro e pequenas empresas do setor calçadista associadas à ASSPA na cidade de Patos - PB

Gestão Estratégica e competitividade: um estudo de caso em torno das forças competitivas em micro e pequenas empresas do setor calçadista associadas à ASSPA na cidade de Patos - PB

The present study reports the competitiveness employed strategically, entering the strategic field management, the environment approach of micro and small enterprises . There is a micro and small enterprises overarching need for survival in competitive business scenario, this environment is very turbulent. The main objective of this paper study is to identify how the footwear business sector in the city of PatosPB , specifically those associated with ASSPA , (Associação dos Sapateiros de Patos) realize the competitive influence forces in the industry .To do this we analyzed the five forces used by Michel Porter. This research has a quantitative and qualitative descriptive approach character, featured as a study case. To obtain the result owe did a closed application questionnaire with the micro and small formal firms owners associated with ASSPA. The results analysis shows that all the forces influencing the daily footwear business and in some managers’ view excel.
Mostrar mais

24 Ler mais

Gestão de estoque em uma distribuidora de medicamentos farmacêuticos: gestão de estoque

Gestão de estoque em uma distribuidora de medicamentos farmacêuticos: gestão de estoque

uma distribuidora de medicamentos. Através do detalhamento das operações logísticas envolvidas na gestão e controle dos estoques, busca-se identificar fragilidades e propor possíveis melhorias. Este trabalho consiste em um estudo de caso desenvolvido em uma distribuidora de produtos farmacêuticos situada na cidade de Fortaleza que atende clientes em todo o estado do Ceará. Sua relevância se justifica na importância de uma distribuição eficiente para atender com excelência o competitivo mercado farmacêutico. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema estudado, detalhando os conceitos básicos de logística e estoque, tipos de estoques, ferramentas de controle, assim como os custos para manutenção e a importância de manter um estoque regulado com a demanda existente no mercado. A pesquisa ocorreu entre os meses de Março e Maio do corrente ano, tratou-se de um estudo de caso com natureza descritiva, abordagem qualitativa e a técnica utilizada na coleta dos dados foi a entrevista estruturada. Interpretados os resultados, foram identificados fragilidades no processo de gestão do estoque e baseado na teoria estudada, foram sugeridos aperfeiçoamentos nos processos existentes de controle do estoque. Os objetivos gerais e específicos foram atingidos, apesar da limitação de informações obtidas por parte do pesquisador. Novos trabalhos comparativos sobre o tema abordado se faz pertinente diante da diversidade de processos presentes no mercado ao qual a empresa estudada está inserida.
Mostrar mais

56 Ler mais

IMPACTO DA ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DO ESTOQUE NA GESTÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO: UM ESTUDO DE CASO

IMPACTO DA ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DO ESTOQUE NA GESTÃO DE UMA EMPRESA DO RAMO ALIMENTÍCIO: UM ESTUDO DE CASO

A metodologia utilizada no trabalho foi a pesquisa aplicada explicativa com estudo de caso, devido as características de coleta e análise de informações com aplicação de conhecimentos básicos e uso de tecnologias existentes. De acordo com Yin (2005), a natureza desse tipo de estudo é tentar esclarecer uma decisão, ou um conjunto de decisões, seus motivos, implantações e resultados. Quanto à abordagem, a pesquisa é qualitativa, pois a princípio as variáveis serão analisadas de forma subjetiva, para posterior introdução de métricas quantitativas. O estudo é realizado por meio de análises e interpretações, aplicação e avaliação de resultados. Em relação aos objetivos, a pesquisa é considerada explicativa, já que se refere a um estudo de caso.
Mostrar mais

21 Ler mais

Modelo de gestão de informação com foco na fidelização  dos clientes: um estudo de caso na Comercial Eletro Motores    CEM

Modelo de gestão de informação com foco na fidelização dos clientes: um estudo de caso na Comercial Eletro Motores CEM

It has become even more difficult to establish a relation of loyalty with the clients, being by the quantity of offers of the more diverse competitors, being by the lack of structure of the company itself, providing to the clients some kind of disappointment, or just by the intention of the client to try, even in the condition of satisfaction, the product/service of the competitor. The Comercial Eletro Motores (CEM), despite being the only authorized technical assistance of WEG in Maceió, has felt the necessity to develop the relationship with their clients, because the disloyalty by the part of these ones has become considerable. Therefore, the objective of the work is to propose a methodology capable to provide the construction of a model of CRM that enables to their clients to following the provision of services in their equipments through the internet, based on their perceptions related to quality. This way, it was put in practice a survey with some of their clients, which provided necessary information to verify their receptivity to using a tool of CRM that can make possible the visualization through the internet, of the service in their motors, bombs and electrical generators. Knowing that one of the biggest problems of the CEM is related to its structure of process, with absence of standardization in its line of production, the proposed methodology also has its basis, the utilization of managing by the process. This work has showed itself relevant, because it indicates the receptivity of the clients of the CEM to use a tool that provides the following of their services. Considering that there was a receptivity by the clients in utilizing the CRM tool, where 50% of the surveyed ones pointed being fully interested in making use of it, and 24,1% have significant interest, such work showed its relevance, pointing to the methodology that makes feasible formatting this CRM tool .
Mostrar mais

122 Ler mais

Análise das práticas ambientais nas indústrias de Patos - PB: um estudo de caso nas Organizações Coroa, Quasar e Raboni Calçados

Análise das práticas ambientais nas indústrias de Patos - PB: um estudo de caso nas Organizações Coroa, Quasar e Raboni Calçados

Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, que teve por objetivo empreender um estudo sobre as práticas ambientais em três das indústrias da cidade de Patos, Estado da Paraíba. As práticas ambientais integram o processo da Gestão Ambiental, que por sua vez visa promover políticas ambientais no âmbito das organizações. Assim, a Gestão Ambiental é o conjunto de diretrizes e atividades administrativas e operacionais, tais como planejamento, direção, controle e alocação de recursos com o objetivo de obter efeitos positivos sobre o meio ambiente, quer reduzindo ou eliminando os danos ou problemas causados pelas ações humanas. Os ganhos advindos da adoção da Gestão Ambiental por parte da empresa não se resumem à melhoria do meio e à redução dos impactos ambientais. Verdadeiramente a empresa lucra, ela tem ganhos econômicos. E mais, ganha um maior espaço no mercado, visto que passa a atender às exigências daqueles clientes que privilegiam o consumo sustentável. Todas as organizações demonstraram um certo cuidados com os resíduos produzidos. Mas, não ficou demonstrada a existência de uma preocupação ecológica. Percebeu-se que se tais empresas promovem a coleta seletiva, fazem isto pensando mais no retorno financeiro. No geral, quando se analisa os discursos apresentados, percebe-se claramente que as empresas que serviram de campo para a presente pesquisa desenvolvem parcialmente as práticas ambientais.
Mostrar mais

59 Ler mais

Processo de inovação nas organizações: um estudo no setor calçadista de Patos, PB

Processo de inovação nas organizações: um estudo no setor calçadista de Patos, PB

This study aimed to analyze innovation processes used in micro and small enterprises LTD Legal Nature of the footwear sector Patos-PB, since innovation is one of the ways used by organizations to capture new markets or keep it, and the the innovation process is the path used to reach the desired goals. To perform this research was performed initially a theoretical survey on this issue to support all other phases of the study. This is a descriptive research, qualitative and quantitative, using the comparative case study. The same models emphasizes the innovation process used by organizations studied. After analyzing the data collected, the results showed that the most commonly used model is the model ladder Learning and Innovation (E & I). In this sense, it can be concluded that with the use of such a model, companies seek to plan and understand what the market offers and how the organization can apply these innovations in their processes.
Mostrar mais

30 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados