Top PDF A gestão funcional e gerencial em uma empresa privada do Setor Calçadista na cidade de Patos, PB

A gestão funcional e gerencial em uma empresa privada do Setor Calçadista na cidade de Patos, PB

A gestão funcional e gerencial em uma empresa privada do Setor Calçadista na cidade de Patos, PB

O presente estudo tem como objetivo identificar a percepção dos colaboradores de uma empresa calçadista da cidade de Patos/PB, quanto ao modelo de gestão adotado pela organização. Utilizou-se como parâmetro para buscar as respostas a esse objetivo o quadro posposto por Albuquerque (2002) que demonstra as características distintivas entre os modelos funcional e gerencial sobre a perspectiva de gestão, traduzido para um questionário voltado à realidade da empresa. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi um estudo de caso em uma empresa calçadista de Patos, onde se realizou um levantamento quantitativo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas fechadas e em escala, aplicado a uma amostra de 15 colaboradores, a fim de avaliar como os mesmos são assistidos e tratados pela organização. Dentre as questões elaboradas na presente pesquisa observou-se um bom equilíbrio entre as afirmativas, onde a maior parte delas apresentaram um posicionamento de concordância em relação as opiniões obtidas pelos respondentes, e a outra parte um posicionamento de discordância que teve pouca disparidade em relação a concordância. Os dados extraídos da pesquisa permitiram concluir que a empresa atua de forma vertical, com modelo de gestão mais tradicional, necessitando alinhar algumas políticas de recursos humanos a uma realidade mais moderna, valorizando os colaboradores, com uma gestão mais participativa.
Mostrar mais

38 Ler mais

Mistura de contas pessoais e empresariais em uma micro empresa do Setor Calçadista na Cidade de Patos, PB

Mistura de contas pessoais e empresariais em uma micro empresa do Setor Calçadista na Cidade de Patos, PB

A administração tem evoluído bastante como ciência e tornou-se indispensável à sobrevivência da empresa. Em um cenário extremamente competitivo e globalizado, as empresas não são mais locais, pois competem a nível mundial, como afirmam Bateman e Snell (2011, p. 8): “hoje, bem mais do que no passado, as empresas são globais, com escritórios e linhas de produção espalhados por diversos países do mundo”, e, por isso, administrar deixou de ser uma simples atividade para se tornar uma função de extrema importância, auxiliando a organização na obtenção de vantagem competitiva, já que, por meio de gestão adequada dos recursos organizacionais, atrelados a excelentes estratégias, a organização consegue se inserir neste vasto mercado de concorrência acirrada.
Mostrar mais

26 Ler mais

Ética no Terceiro Setor: aspectos na Gestão da ONG Operação Resgate na Cidade de Patos – PB

Ética no Terceiro Setor: aspectos na Gestão da ONG Operação Resgate na Cidade de Patos – PB

O presente artigo tem como finalidade questionar a postura ética com base na transparência para a estrutura de uma Organização Não Governamental (ONG) na cidade de Patos-PB, sendo essa uma fundação e atuando como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Fundada em agosto de 2008, a ONG Operação Resgate atende o bairro mutirão _ uma das áreas mais carentes da cidade, assim como também áreas adjacentes e municípios próximos com finalidade preventiva e protetora. O termo ONG determina entidades que desenvolvam ações filantrópicas e assistencialista setor surgido pela falta de cobertura por parte do Primeiro Setor formado pelo Estado e pelo Segundo, sendo formado por empresas de capital privada. De acordo com o estudo, pode-se perceber como características o objetivo social, não fazer parte de órgão governamental e reinvestir seu saldo na própria missão. No Brasil, o seu público-alvo da ONG refere-se a movimentos urbanos e crianças e adolescentes. Assim, é necessário que se possua um bom equilíbrio na gestão de empresas do terceiro setor; para isso, um plano transparente de seus objetivos e conduta são de grande importância para as suas atividades. Foi realizada, portanto, uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória com base em uma entrevista com o gestor e um questionário para os colaboradores da organização com base nas categorias de conscientização, programas, projetos, ações, prestação de contas e avaliação dos resultados, tendo como resultado para a ONG Operação Resgate a ética como papel fundamental em suas atividades para o princípio da transparência, o qual é atendido em toda a sua estrutura gerencial e institucional.
Mostrar mais

22 Ler mais

GESTÃO DO TEMPO E PRODUTIVIDADE: ESTUDO DE CASO NO SETOR DE PESSOAL DE EMPRESA PRIVADA DE SANEAMENTO BÁSICO

GESTÃO DO TEMPO E PRODUTIVIDADE: ESTUDO DE CASO NO SETOR DE PESSOAL DE EMPRESA PRIVADA DE SANEAMENTO BÁSICO

significando sobrecarga, com consequências no prazo de entrega do serviço com qualidade como a qualidade de vida do empregado. Esta sobrecarga é provocada pela má gestão do tempo tanto do integrante quanto da empresa. Isso pode ser evitado por meio de atribuições bem distribuídas para cada colaborador e organização. Destaca-se que 23%, demonstraram que são moderadas as suas atribuições, executando suas atividades dentro de limites razoáveis. Gráfico 7: Como avalia a quantidade de tarefas que executa levando em consideração sua capacidade física e psicológica?
Mostrar mais

18 Ler mais

Análise da gestão patrimonial de empresa privada

Análise da gestão patrimonial de empresa privada

deve ser obtida mediante uma administração que seja capaz de explicitar as divergências e alcançar um consenso razoável entre os diferentes atores envolvidos, usuários, compradores, almoxarife, diretor financeiro etc. Isso pode ser obtido através de comitês interfuncionais que analisam os materiais para efeito de selecionar os mais adequados para a organização e os seus diversos usuários. Durante a II Guerra Mundial, um político disse que a guerra é um assunto tão importante que não poderia ficar a cargo exclusivo dos militares. Parafraseando o citado político, pode dizer que a escolha dos materiais é tão importante para a empresa que não pode ficar exclusivamente na mão dos usuários dos materiais. E nem dos administradores de materiais”. 4 Torna-se evidente e lógico que a Área Patrimonial deve fazer parte do processo.
Mostrar mais

72 Ler mais

Gestão da Cadeia de Suprimentos como vantagem competitiva: um estudo de caso na empresa Casa do Bolo da cidade de Patos

Gestão da Cadeia de Suprimentos como vantagem competitiva: um estudo de caso na empresa Casa do Bolo da cidade de Patos

gestão da cadeia de suprimentos com foco na vantagem competitiva para a empresa Casa do Bolo Sertanejo, mostrando reflexões a respeito de estratégias e os melhores meios para a sua vantagem competitiva. A eficiência na gestão da cadeia de suprimentos é fonte de vantagem competitiva para muitas empresas, que alcançaram custos menores e maior qualidade nos produtos e serviços. Nesse sentido, a logística em conexão com a gestão da cadeia de suprimentos, através de estratégias bem elaboradas, tem papel fundamental no desenvolvimento das organizações. Com a concorrência acirrada entre empresas, o fluxo de investimento na empresa devem aumentar, com o intuito da empresa se sobresair na frente de seus concorrentes, desenvolvendo de novas tecnologias, estratégias, consolidação de compras e aquisições, assim, se faz necessário que a cadeia de suprimentos seja um diferencial competitivo para que as organizações se tornem líderes nos seus segmentos. Pesquisa carater qualitativo, com instrumentos de coleta, observação e entrevista. Ao analisar as respostas obtidas pelo gestor da empresa, entende-se que se trata de uma empresa com características competitivas e que apresenta um diferencial mas que, no entanto, necessita de algumas alternativas para aumento de capital.
Mostrar mais

21 Ler mais

O perfil empreendedor: um estudo com empresários de academia da cidade de Patos - PB

O perfil empreendedor: um estudo com empresários de academia da cidade de Patos - PB

A justificativa para tal escolha é que segundo ACAD Brasil, (2018) o Brasil é o segundo maior mercado de academias no mundo, com um número superior a 33.000 unidades registradas na Associação Brasileira de Academias (ACAD Brasil), ficando atrás somente dos Estados Unidos. No que diz respeito ao faturamento, o Brasil está em décimo lugar no mercado fitness, com aproximadamente 2,5 bilhões de dólares, ou seja, algo em torno de 8 bilhões de reais por ano, que corresponde a 0,13% do PIB nacional e 3% do faturamento do setor de serviços.
Mostrar mais

30 Ler mais

Proposta de um modelo de gestão de resíduos industriais para o setor calçadista de...

Proposta de um modelo de gestão de resíduos industriais para o setor calçadista de...

um modelo pode ser uma abstração ou uma versão simplificada de uma parte da realidade. Eriksson, Ofsson e Ekvall (2003) complementam que modelos de gestão de resíduos têm sido desenvolvidos desde os anos 1960 e que têm como objetivo geral auxiliar os tomadores de decisões a lidar com resíduos de forma ambientalmente segura e eficiente em termos de custo. Inicialmente, esses modelos estavam focados na otimização de algum problema específico, como a roteirização de veículos ou definição do local de um aterro. Atualmente, a maioria dos modelos de gestão de resíduos municipais encontrados na literatura são os modelos de apoio à tomada de decisão e, normalmente, são divididos em três categorias: os baseados na Análise do Ciclo de Vida (ACV), na Análise Custo-Benefício (CBA) e na Tomada de Decisão Multicritério (MORRISSEY; BROWNE, 2004; KARMPERIS et al., 2013).
Mostrar mais

272 Ler mais

Análise do grau de satisfação dos usuários de restaurantes da Cidade de Patos - PB

Análise do grau de satisfação dos usuários de restaurantes da Cidade de Patos - PB

Os restaurantes, já existiam de certa maneira, na época dos mercados e feiras, quando as pessoas se deslocavam de seus lares para trabalhar, e por isso, procuravam locais para se alimentar. Essa tendência aumentou quando se iniciou a Urbanização e Industrialização, esta última trazendo consigo a praticidade das refeições processadas nas fábricas. O objetivo geral é medir o grau de satisfação dos consumidores de Patos em relação aos serviços ofertados pelos restaurantes da cidade. Os específicos consistem em investigar a freqüência de utilização dos serviços por parte dos consumidores, saber a opinião dos consumidores acerca da qualidade da comida, investigar a opinião dos consumidores em relação a higiene e condições de infraestrutura dos restaurantes e investigar a opinião dos consumidores em relação aos atendimentos e as formas de pagamentos. A justificativa deste artigo baseia-se no município de Patos, por ser pólo e atrair pessoas das cidades circunvizinhas, que vão demandar aumento de consumo nos restaurantes, no conhecimento que a pesquisadora vai adquirir sobre um tema que têm proporcionado grandes discussões acerca de como oferecer um serviço de qualidade pelas empresas que possam proporcionar satisfação aos consumidores, na sociedade, colaborando com dados que refletem o grau de contentamento na opinião dos consumidores em relação a esses serviços e na ciência,auxiliando para que os respectivos estabelecimentos possam aperfeiçoar seu trabalho e satisfazer verdadeiramente seus clientes. Pata tanto se realizou um estudo de campo nos restaurantes, onde os consumidores, escolhidos aleatoriamente, puderam expressar suas opiniões. O instrumento para coleta desses dados foi através de questionários. Os resultados mostraram que os clientes estão razoavelmente satisfeitos, demonstrando que essas empresas precisam investir e aperfeiçoar mais seus serviços para poder atender melhor aos anseios e gerar uma satisfação significativa.
Mostrar mais

24 Ler mais

Análise da vantagem competitiva com base no modelo estratégico da massa crítica em uma Empresa Varejista na Cidade de Patos - PB

Análise da vantagem competitiva com base no modelo estratégico da massa crítica em uma Empresa Varejista na Cidade de Patos - PB

massa crítica ou um limite que deve ser ultrapassado para se obter adequado retorno do investimento”. Para isso, deve-se, no mínimo, desenvolver alguns aspectos importantes, sendo eles: selecionar os fatores críticos de sucesso mais importantes no mercado, que correspondem a uma técnica em que se identificam os fatores que cada executivo considera como mais importantes para a empresa; determinar, para os vários fatores, se a empresa é mais forte, ou se ela, pelo menos, se equipara com os principais concorrentes; preparar um novo perfil da empresa; estabelecer as estratégias e os recursos necessários para o desenvolvimento dos fatores, pela estruturação de projetos; e implementar e avaliar as estratégias estabelecidas.
Mostrar mais

28 Ler mais

Impactos da Gestão Ambiental na Sustentabilidade Empresarial: um estudo na Indústria Quasar da Cidade de Patos - PB

Impactos da Gestão Ambiental na Sustentabilidade Empresarial: um estudo na Indústria Quasar da Cidade de Patos - PB

De acordo com resultados obtidos pela pesquisa, os objetivos específicos responderam às questões propostas, caracterizando o processo da sustentabilidade empresarial na indústria Quasar na cidade Patos-PB, identificando às práticas da gestão ambiental utilizada nesta indústria, avaliando a influência das práticas de gestão ambiental sobre o processo de sustentabilidade, buscando correlacionar ao problema da pesquisa. Chega-se a conclusão que a empresa consegue obter lucros com a sustentabilidade empregada, produzindo uma linha de produtos ecológicos que corresponde aos requisitos de sustentabilidade e mostra ao consumidor outra vertente que é de satisfazê-lo com menos degradação ambiental, fidelizando seus clientes em longo prazo.
Mostrar mais

29 Ler mais

Gestão de processos no Serviço Público: uma análise no setor comercial da Cagepa, Regional das Espinharas, Patos, PB

Gestão de processos no Serviço Público: uma análise no setor comercial da Cagepa, Regional das Espinharas, Patos, PB

Atualmente, é notável que os usuários do serviço público estão, a cada dia, mais exigentes, ansiando por serviços de maior qualidade. De tal modo, qualquer órgão ou entidade da administração pública que almeja atender as expectativas e as necessidades da população, deve primar por um bom desempenho organizacional, que pode ser alcançado através da gestão de processos dos serviços prestados. Este trabalho teve por objetivo compreender a gestão de processos na prestação do serviço de ligação de água promovido no setor comercial da CAGEPA Regional das Espinharas Patos/PB. A CAGEPA (Companhia de Água e Esgoto da Paraíba) é responsável por prestar serviços de abastecimento de água, de esgotamento sanitário e de cooperação técnica, bem como contribuir para a melhoria da qualidade de vida e da saúde pública dos paraibanos. Nesse âmbito, a gestão de processos é uma excelente ferramenta para promover a melhoria no desempenho na prestação de serviços. Partindo de uma abordagem de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, adotou-se para a coleta de dados a aplicação de questionários e a entrevista semiestrurada. Diante dos achados é possível observar que a empresa estudada não possui um gerenciamento de processos institucionalizado, com o intuito de acompanhar o serviço analisado, no entanto, o estudo permitiu a melhor compreensão da gestão de processos como modelo base para aprimorar o desempenho da organização, e com isso, contribuir para avigorar a qualidade do serviço público ofertado pela Companhia.
Mostrar mais

81 Ler mais

Inventário de competências individuais da empresa Paulo Vidros - Patos/PB

Inventário de competências individuais da empresa Paulo Vidros - Patos/PB

O conceito de competências tem sido um dos mais utilizados e mais debatidos na administração moderna, visto que ele admite análise em diversos níveis no contexto organizacional (essenciais, organizacionais, individuais). Pequenas empresas são mais vulneráveis à demanda do mercado e dependentes de certos públicos, elas estão intensamente ligadas à necessidade de desenvolver competências essenciais para a formação de estratégias que agreguem valor percebido aos clientes, desta forma, torna-se necessário à organização destacar as competências dos indivíduos atuantes na mesma, potencializando-as e transformando-as em competências essenciais à empresa. Neste sentido, o presente artigo é um estudo de caso acerca da aplicação da abordagem de competências, aplicando uma metodologia para demonstrar como este conceito ocorre na empresa. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa que visa a identificação das competências relevantes aos funcionários da empresa Paulo Vidros. Dentre os resultados encontrados, destacam-se principalmente as habilidades e atitudes que se destacaram como sendo de maior relevância para os funcionários da empresa, foram a organização, avaliada como a habilidade de maior valor, e a ética profissional, sendo a atitude analisada como de maior importância. No caso da empresa estudada, em se tratando de uma empresa com estrutura pequena, mas que atende muitos clientes, sugere-se a aplicação da gestão por competências como uma alternativa de administração mais ágil e eficaz dos funcionários e de resposta aos seus clientes e mercados.
Mostrar mais

27 Ler mais

Influenciadoras Digitais (blogueiras) e suas contribuições para as empresas da Cidade de Patos - PB

Influenciadoras Digitais (blogueiras) e suas contribuições para as empresas da Cidade de Patos - PB

As empresas 01 e 05 possuem parcerias com a Blogueira 02. Essas parcerias também têm muita coisa em comum pelo fato de que também foram as empresas que procuraram essa Blogueira. Também a deixam livre para que ela faça seu trabalho da maneira que achar melhor, mas sempre orientada sobre o que informar na hora da divulgação dos produtos e serviços desses parceiros (principalmente no caso da Empresa 05 que é na área médica); não possuem contrato formal, mas firmaram um acordo informal e os motivos que fizeram essas empresas escolherem justamente essa Blogueira para parcerias foram sua disponibilidade, seu “jeito de ser” e também pela sua visibilidade.
Mostrar mais

27 Ler mais

Gestão Escolar e mecanismos de Gestão Democrática: um estudo no Município de Patos - PB

Gestão Escolar e mecanismos de Gestão Democrática: um estudo no Município de Patos - PB

Tomando como base os dados sociodemográficos, nesta escola foram entrevistadas uma Gestora e uma Supervisora e 12 professores dentre eles os que ensinam pela manhã, tarde e noite. Dos 12 questionados, identificou-se que 50% destes servidores educacionais estão entre a idade de 41 a 50 anos, 25% entre 31 a 40 anos, 8,33% entre 25 a 30 anos e 16,67% acima de 50 anos. Quanto ao gênero, 91,67% são mulheres e 8,33% são servidores masculinos. Com relação à formação profissional, a gestora possui formação em Licenciatura Plena em geografia, especializada em Gestão Escolar e trabalha no dia-a-dia direcionando a escola voltada para o setor administrativo. Atua há (07) sete anos como Diretora e (17) dezessete anos como professora. Segundo a gestora, a escola é composta pela Direção: que compreende (02) dois adjuntos, (02) duas supervisoras, (01) uma coordenadora do Mais Educação, (34) trinta e quatro professores, secretaria escolar e demais funcionários. Quanto à supervisora, a formação profissional é em Pedagogia e trabalha no dia-a-dia supervisionando a escola. Atua na área há (03) anos como supervisora. Referindo a interferência da formação profissional no gerenciamento escolar, também foi questionada a supervisora se a formação profissional da gestora interfere na gerência escolar por ela ter formação apenas pedagógica e não administrativa. A supervisora afirmou que “não interfere, pois o tempo que faz que a gestora atua no cargo de direção, a experiência é adquirida no dia-a-dia da escola ”.
Mostrar mais

94 Ler mais

Fatores condicionantes entre a remuneração estratégica e o desempenho dos colaboradores: um estudo dirigido a uma empresa de pequeno porte da cidade da Patos - PB

Fatores condicionantes entre a remuneração estratégica e o desempenho dos colaboradores: um estudo dirigido a uma empresa de pequeno porte da cidade da Patos - PB

This paper seeks to contribute to the understanding of the strategic Factors affecting between remuneration and performance of employees in a small business. The overall goal is to understand how the strategic influence on the performance of the compensation of employees Ckone small business city of Patos - PB. The methodology was supported by a case study presented by the application of a semi - structured interview spot with employees of the company studied, another point that gave support to the formulation of the research was carried out through the analyzes provided by the historical reference company, that shows how the company behaves in the face of factors remuneration strategy and employee performance, important elements for the development and success of a company because the employee becomes motivated when they receive their pay on time and especially when it is able to supply their needs. Keywords: Employees; Performance; Company; Conditioning factors; Strategic Compensation.
Mostrar mais

22 Ler mais

Análise das atividades logísticas sob a ótica do consumidor: um estudo de caso na Empresa Laticínios da Serra na Cidade de Patos-PB

Análise das atividades logísticas sob a ótica do consumidor: um estudo de caso na Empresa Laticínios da Serra na Cidade de Patos-PB

Acerca do serviço de descarregamento, este obteve um resultado satisfatório, porém ao analisar os resultados quanto ao fardamento e preparo do entregador os resultados se mostram concentrados entre bom e ruim, neste quesito os respondentes dividiram suas opiniões levando a crer que exista uma lacuna acerca do preparo do funcionário tornando necessário investimentos nesse setor para uma boa imagem do pessoal, diante disso, pode-se citar algumas das atitudes cabíveis como a aquisição de novos fardamentos, além da implantação de períodos de treinamentos voltados para o preparo e capacitação daquele que atua na função.
Mostrar mais

25 Ler mais

Gestão estratégica e gestão por competências: um estudo de caso no Fórum de Patos – PB

Gestão estratégica e gestão por competências: um estudo de caso no Fórum de Patos – PB

As organizações públicas vêm passando por modificações no seu modelo de gestão, tal fato está ocorrendo devido às mudanças de paradigmas do mundo pós-moderno globalizado com internacionalização da economia. Com a finalidade de adaptar-se a essa nova conjuntura ambiental as organizações têm recorrido a novas teorias administrativas como a Gestão Estratégica e a Gestão por Competências para garantir a prestação de um serviço qualificado. Tais abordagens constituem o Gerencialismo que traz no seu arcabouço conceitual os ideais de uma prestação de serviço mais eficaz. Motivadas por esses fatores ambientais, as organizações precisam ajustar todo o seu planejamento e mobilizar os atores envolvidos no processo organizacional para inserir modelos de gestão. Essa monografia teve por objetivo “Compreender como a gestão estratégica do TJPB orienta a utilização da gestão por competências na gestão de pessoas do Fórum de Patos-PB ”. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa do tipo descritivo, utilizando o método de pesquisa de estudo de caso simples. Os procedimentos utilizados na coleta de dados foram a pesquisa documental e a pesquisa de campo integrada pela utilização de uma entrevista e aplicação de um questionário. Ao analisar os dados foi possível observar que a instituição estudada já trabalha conforme o modelo de Gestão Estratégica e está elaborando a utilização do modelo de Gestão por Competências com a proposta de desenvolvimento de competências no quadro funcional integrante da organização.
Mostrar mais

60 Ler mais

O setor de recepção como satisfação nas Unidades Básicas de Saúde, no Município de Patos - PB

O setor de recepção como satisfação nas Unidades Básicas de Saúde, no Município de Patos - PB

Este artigo apresenta um estudo realizado nas Unidades Básicas de Saúde de Patos- PB. A qualidade no atendimento possui papel fundamental para um bom andamento nos demais procedimentos a serem realizados dentro das Unidades Básicas de Saúde. O recepcionista tem grande importância no que diz respeito ao bom atendimento, pois é a porta de entrada das unidades e cabe a ele recepcionar bem a clientela assistida e que para que isso aconteça da melhor maneira ele tem que está devidamente capacitado e apto a realiza o seu trabalho com desenvoltura. Este estudo é para o usuário avaliar se de fato houve ou não satisfação e é preciso enumera vários pontos importantes nesse atendimento como pronto atendimento, competência, credibilidade, entre outros. Sendo assim foi aplicado um questionário fechado preenchido pelos clientes das unidades básicas de saúde. Tendo como objetivo identificar se há satisfação percebida pelos usuários nas Unidades Básicas de Saúde. Palavras-chaves: Satisfação; Atendimento no SUS; Qualidade.
Mostrar mais

30 Ler mais

Estudo da viabilidade do comércio de Hobbies Colecionáveis na Cidade de Patos - PB

Estudo da viabilidade do comércio de Hobbies Colecionáveis na Cidade de Patos - PB

Este trabalho teve como objetivo estudar a viabilidade do comércio de hobbies colecionáveis na cidade de Patos-PB por meio da observação da demanda, visto que, identificamos que havia uma parcela da população interessada pela prática, mas que não era atendida pelo comercio local. Para operacionalizar a pesquisa, incialmente foi realizado um levantamento teórico sobre o tema e o objeto de pesquisa, visando dar suporte á realização do estudo. Quanto a natureza do estudo o mesmo trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, quantitativa, concretizada pela utilização de um estudo de campo. Por meio dos dados coletados e descritos, os resultados encontrados mostraram que realmente existe um público significativo de pessoas na cidade de Patos-PB que pratica hobbies colecionáveis e não dispõem de um estabelecimento especializado que oferte os produtos necessários para manter seus hobbies. Nesse sentido, podemos concluir que, existe na cidade de Patos-PB demanda suficiente que justifique a existência de uma loja especializada em hobbies colecionáveis, em curto prazo online, e a longo e médio prazo uma loja física.
Mostrar mais

26 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados