Top PDF Gestão de negócios internacionais: uma abordagem da Empresa Santa Luzia de São Bento - PB

Gestão de negócios internacionais: uma abordagem da Empresa Santa Luzia de São Bento - PB

Gestão de negócios internacionais: uma abordagem da Empresa Santa Luzia de São Bento - PB

Compreender como é a atuação do gestor de negócios internacionais é de fundamental importância, quando se busca o sucesso da empresa a qual faz parte, o estudo na área possibilita vários benefícios e consequentemente mostrará as técnicas da administração adequadas especificamente a área de gestão internacional, que por ser recente, ainda necessita de uma visão mais atenciosa dos estudiosos do setor. Como justificativa o artigo torna-se importante para a academia, pois busca verificar a gestão de negócios internacionais em uma organização de pequeno porte. Tendo como problemática: Quais os principais problemas e benefícios encontrados por uma empresa exportadora? Sendo assim o principal objetivo do estudo é avaliar a gestão de negócios internacionais através de uma abordagem da empresa Santa Luzia de São Bento - PB. Observando como a empresa desenvolve suas atividades, busca-se mostrar, os benefícios gerados pelas exportações para a organização que decide atuar no mercado internacional. Para isso, foi realizado uma pesquisa na Empresa Santa Luzia LTDA, onde foi comparada a forma de atuação do gestor da empresa com teorias de estudiosos da área. Sendo considerada uma pesquisa descritiva, qualitativa, tendo como ferramenta de pesquisa um roteiro, que foi respondido pelo gestor e proprietário da empresa. Como resultados foi observado que, realmente, é gratificante para empresa a busca desses mercados estrangeiros, e que comparado aos benefícios ganhos pela organização, os problemas tornam-se quase irrelevantes.
Mostrar mais

26 Ler mais

Gestão Ambiental: enfoque em indústrias do ramo têxtil: um estudo no município de São Bento - PB

Gestão Ambiental: enfoque em indústrias do ramo têxtil: um estudo no município de São Bento - PB

O contexto de mercado atual tem considerado questões socioambientais como fatores indispensáveis na continuidade e solidificação das empresas perante o mesmo, sendo aspectos a serem discutidos nas diferentes instituições. O estudo em questão buscou analisar o desenvolvimento da Gestão Ambiental na Indústria Têxtil no município de São Bento-PB, para tanto foi necessário identificar as práticas sustentáveis desenvolvidas por essa indústria, comparar estas práticas com as desenvolvidas por outras organizações, além de mostrar os motivos que levam essas empresas a praticarem atividades nesse sentido. Por meio de uma abordagem qualitativa descritiva foi possível desenvolver um estudo de caso em três diferentes empresas do setor têxtil daquele município com uso de uma entrevista semiestruturada aplicada aos gestores das organizações que contribuíram para os seguintes resultados: dentre as práticas desenvolvidas estão a despoluição e reutilização da água no processo produtivo, cultivo da matéria-prima de forma ambientalmente responsável; destino adequado dos resíduos descartáveis e investimentos em material reciclado sendo incorporados na produção. Os principais motivos que impulsionaram as mesmas a adotarem essas práticas estão ligados ao atendimento das exigências legais, a diminuição dos custos na produção e como estratégia de autopromoção. Apesar de não existir um departamento específico que trate das questões socioambientais nessas empresas, o gestor é o responsável pela reflexão e monitoramento das atividades ligadas a essas questões. A partir desse estudo foi possível concluir que se faz necessário o desenvolvimento de um sistema de Gestão Ambiental nas empresas no sentido de promover o potencial de suas atividades, obtendo assim, mais benefícios para as mesmas, não se restringindo apenas às questões legais, mas que possa maximizar seus lucros e auxiliá-las no processo de solidificação diante do mercado competitivo.
Mostrar mais

62 Ler mais

Gestão da segurança do trabalho um estudo de caso no posto São Sebastião, São Bento - PB

Gestão da segurança do trabalho um estudo de caso no posto São Sebastião, São Bento - PB

Nos dias atuais com os avanços econômicos, políticos, sociais e tecnológicos as empresas buscam novos meios para se tornarem competitivos no mercado, ao mesmo tempo em que procuram proporcionar aos seus colaboradores um ambiente de trabalho com condições seguras e saudáveis. Como as pessoas constituem o principal patrimônio para qualquer organização, a implantação de normas de segurança como estratégia de negócio tornou-se fundamental para o sucesso das empresas. Neste contexto, o objetivo principal deste estudo é compreender como ocorre o processo de gestão da segurança do trabalho em um Posto Revendedor de Combustível, mostrando a percepção dos colaboradores acerca das práticas de segurança adotadas pela empresa e como os usos das ferramentas de segurança do trabalho contribuem para o bom desenvolvimento de suas atividades profissionais. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa e quantitativa através de uma pesquisa descritiva, com características de estudo de caso, sendo os dados obtidos a partir de uma entrevista e um questionário fechado, ambos adaptados do modelo de Melo (2002). A partir da análise de resultados notou-se que a empresa adota algumas normas de segurança, principalmente relacionadas ao fornecimento dos Equipamentos de Proteção Individuais e a sua fiscalização quanto ao seu uso, mas há resistência pelos colaboradores quanto ao uso destes. Portanto, conclui-se que a empresa pesquisada tem certa preocupação quanto à segurança de seus funcionários, buscando proporcionar um ambiente de trabalho confortável e com qualidade de vida. No entanto, torna-se necessário uma maior conscientização dos colaboradores para a importância da Segurança do Trabalho.
Mostrar mais

26 Ler mais

Diagnóstico do solo, água e vegetação em um trecho do rio Chafariz – Santa Luzia (PB)

Diagnóstico do solo, água e vegetação em um trecho do rio Chafariz – Santa Luzia (PB)

e influencia diretamente no equilíbrio do ecossistema. Este trabalho foi realizado num trecho de 6 km do rio Chafariz, no Município de Santa Luzia (PB), visando diagnosticar os impactos ambientais decorrentes da agropecuária, agricultura e mineração desenvolvidas na região. Análises químicas foram realizadas em amostras da água corrente durante o período chuvoso e da armazenada nos poços naturais no período seco ao longo do trecho estudado. Também foram coletadas e analisadas física e quimicamente amostras de solo. Os resultados mostraram que no período chuvoso as águas correntes apresentam salinidade média e sodicidade baixa, classificada como C2S1, e no período de estiagem as águas paradas apresentam salinidade de alta a muito alta e sodicidade baixa (classificadas como C3S1 ou C4S1). Os solos apresentam textura arenosa e franco arenosa. Os resultados da análise química mostraram que nas áreas onde os solos não foram removidos pela mineração são levemente ácidos a montante do rio, e nas áreas mais a jusante são próximos da neutralidade. A quantidade de sais nas margens foi baixa, com exceção de algumas áreas adjacentes ao leito que apresentam manchas esbranquiçadas com solos altamente salinizados.
Mostrar mais

89 Ler mais

O processo de Urbanização de São Bento-PB

O processo de Urbanização de São Bento-PB

O desenvolvimento urbano, grandemente impulsionado pela produção e venda das famosas “redes de São Bento”, feitas de algodão tecido com fios de côres vivas, ou de algodão natural, sempre finalizadas por belas varandas em macramê e crochê, as quais traduzem beleza, cultura e territorialidade numa demonstração de esmero e criatividade, além de técnicas comerciais de colocação do produto em cadeia estadual, nacional e mesmo internacional, revela-se um dos mais dinâmicos na malha urbana do interior do estado da Paraíba. Sabemos que a origem do uso da rede de tecido, remonta às heranças indígenas, apropriadas pelos antigos colonizadores, e hoje símbolo da cidade e apoio para seu desenvolvimento.
Mostrar mais

41 Ler mais

UMA ABORDAGEM SOBRE CRIATIVIDADE E GESTÃO DE IDEIAS EM EMPRESAS DE SÃO BENTO DO SUL

UMA ABORDAGEM SOBRE CRIATIVIDADE E GESTÃO DE IDEIAS EM EMPRESAS DE SÃO BENTO DO SUL

A presença de instituições de grande porte foi mais significativa na amostra (50%). Sua expressiva presença na amostra – e no evento – aponta a competição em produtos e serviços e a necessidade da inovação como estratégia e da tecnologia como ferramenta de mudança. Além disso, feiras deste tipo servem de observatório para grandes empresas encontrarem novos parceiros, seja em empresas nascentes e com tecnologias de ponta ou outras empresas da cadeia produtiva e uma oportunidade de interação direta com consumidores. Ou seja, eventos deste tipo propiciam um ambiente interessante para geração de ideias e inovação. Entre grandes e médias empresas, tem-se 87% da amostra, o que implica na interpretação das respostas em pensar em empresas com estratégias e sistemas de gestão internos implementados e amadurecidos, portanto com melhores condições de estruturação da gestão das ideias e da inovação, porém, por outro lado, com um desafio maior da mudança cultural entre tradicionais e inovadoras.
Mostrar mais

8 Ler mais

Desafios do processo sucessório em empresas familiares: um estudo de caso em uma empresa da cidade de Santas Luzia, PB

Desafios do processo sucessório em empresas familiares: um estudo de caso em uma empresa da cidade de Santas Luzia, PB

O presente trabalho buscou compreender os desafios de gestão enfrentados no processo sucessório em uma empresa familiar do ponto de vista dos sucessores, no que diz respeito à profissionalização e o planejamento da sucessão. Para atingir o objetivo, realizou-se um estudo de caso, cuja coleta de dados foi realizada a partir de uma entrevista com o empresário e o sucessor. Os dados coletados foram analisados através da análise de conteúdo e comparados aos conceitos do planejamento da sucessão e da profissionalização do sucessor. O estudo verifica se há um planejamento para a sucessão em uma pequena empresa e como os desafios de troca de comando são enfrentados. A partir da análise dos resultados, foi possível perceber que houve dificuldades quanto ao planejamento e no processo de transição do controle da empresa. Em relação aos desafios, os principais encontrados foram o desligamento do gestor da empresa e a confiança de passar o seu controle para o sucessor, por parte do empresário. Já em relação ao sucessor, os principais desafios foram a obtenção de confiança de seu pai e dos fornecedores e a manutenção de uma gestão eficiente para que a empresa continuasse alcançando os resultados esperados. Também foi possível perceber que a falta do planejamento não foi um empecilho para o início do processo de sucessão e que a profissionalização do sucessor, transcorreu de forma satisfatória, envolvendo elementos como a busca de conhecimentos e receptividade do sucessor a novos processos gerenciais.
Mostrar mais

23 Ler mais

ATA FINAL. Prefeitura Municipal de Santa Luzia d`oeste Prefeitura Municipal de Santa Luzia d`oeste Prefeitura de Santa Luzia d`oeste

ATA FINAL. Prefeitura Municipal de Santa Luzia d`oeste Prefeitura Municipal de Santa Luzia d`oeste Prefeitura de Santa Luzia d`oeste

- Capacidade: 150 Litros No Reservatório - Torneiras: 04 (quatro) Cromadas - Aparador de Água Frontal Em Chapa de Inox Com Dreno - Revestimento Externo Em Chapa de Aço Inox - Reservatóri[r]

7 Ler mais

Solução WorkFlow para o processo de trabalho na Ascon - Assessoria Contábil na Cidade de Santa Luzia - PB

Solução WorkFlow para o processo de trabalho na Ascon - Assessoria Contábil na Cidade de Santa Luzia - PB

This study aims to show how a workflow solution can provide improvements in the work pro- cess of the fiscal, personal and accounting sectors of ASCON Company – Assessoria Contábil em Santa Luzia-PB. Firstly, it was reported, by a descriptive and explanatory research, the advantages and the importance of this tool, which provides a quality service, saving time and reducing failures from the implementation of new technologies. Concepts and definitions will also be presented in order to explain the matter, which will be studied separately, making easier its understanding. In the next stage of this study it will be seen an exploratory research and a case study in the company, in which the employees' opinions and the observation meth- od served as a basis for analysis of the ASCON needs. Lastly, the results of this research evi- denced how much the implementation of the workflow solution was needed in the tasks' per- formances and which process technologies were implemented by the firm, seeking the im- provement of the accounting operation routine, and therefore, raising the quality and speed of the provided service.
Mostrar mais

25 Ler mais

Estratégias de Negócios Internacionais

Estratégias de Negócios Internacionais

O projeto aborda questões logísticas, mercadológicas e estratégias que fazem da empresa Amazon.com uma empresa de sucesso internacional. Este projeto irá ainda objetivar a quais setores desta empresa recebem mais investimento, tentando exemplificar e explorar pontos positivos a serem vistos e adotados por outras empresas varejistas que se assemelham a filosofia e estrutura da empresa em questão. Será destacado também a questão teórica aplicada ao marketing da empresa, e como em geral a pesquisa e inovação são colocadas a prova. O estudo também detalhará a história da Amazon.com, sua rentabilidade e sobretudo, como o marketing da empresa se mantém correto em seu direcionamento a atrai novos clientes. Também será incluído como a empresa foi evoluindo, desde seu início em 1994, até os dias atuais. Em adição, serão analisadas as tendências e inovações da empresa e como estão inseridas no mercado. Também será verificado a atuação da Amazon Go, empresa inovadora pertencente ao grupo Amazon.com e irá ser levantados aspectos sociais e economicos de sua entrada no mercado europeu, bem como em quais regiões da Europa a sua introdução no mercado seria mais precisa. Será detalhado a ideia e conceito por tras da Amazon Go, bem como sua estrategia. A metodologia passará por pesquisas em bases de dados confiáveis tendo como base publicações científicas, artigos, periódicos, revistas acadêmicas, e fontes da internet. Para tal pesquisa em bases de dados será usado artigos recém-publicados, conseguidos através biblioteca UBI e também como EBSCO-host, Scielo, Web of Knowledge, entre outros.
Mostrar mais

63 Ler mais

SUPER ADESIVO SANTA LUZIA

SUPER ADESIVO SANTA LUZIA

3-(trimetoxissilil)propilamina Coelhos Levemente irritante para pele Coelhos Provoca irritação grave nos olhos. 11.3 Sensibilização[r]

15 Ler mais

Prefeitura Municipal de Santa Luzia

Prefeitura Municipal de Santa Luzia

I - Abrir créditos suplementares nos limites e com os recursos abaixo indicados. a) decorentes de superavit financeiro até o limite de 100% (cem por cento) do mesmo, de acordo com o esta[r]

28 Ler mais

"A internacionalização dos negócios e a gestão de marcas: uma abordagem à Berg Outdoor"

"A internacionalização dos negócios e a gestão de marcas: uma abordagem à Berg Outdoor"

Os estudos acerca da internacionalização identificaram a variedade de barreiras e propuseram algumas classificações (ex. Miesenbock, 1988; Leonidou, 2000). Katsikeas e Morgan (1994) identificaram quatro grupos de barreiras: externas, operacionais, internas e de informação. Zou e Stan (1998) dividiram as barreiras de exportação em fatores internos (estratégias de exportação, perceções dos gestores e atitudes, as características e competências da empresa) e fatores externos (características da indústria, e características do mercado doméstico e estrangeiro). Ao mesmo tempo, Leonidou (2004) distancia-se da distinção básica entre barreiras internas associadas a recursos organizacionais e, capacidades e estratégia da empresa, e as barreiras externas relacionadas com o ambiente doméstico onde a empresa opera. As empresas de pequena dimensão são geralmente consideradas para serem constrangidas nas suas atividades internacionais uma vez que possuem escassos recursos e experiência, comparadas com as de grande dimensão. Sob a definição das restrições dos recursos das empresas, Lenidou (2000) agrupou quatro barreiras que indiciam a falta de recursos de gestão, humanos, e financeiros, que bloqueiam ou escondem a empresa quando esta pretende iniciar ou aumentar a sua exportação: não familiarizadas com as condutas de negócios internacionais, inadequação/falta de formação do pessoal, custos/riscos de negócio proibidos além fronteiras, e a falta de investimento que teria como finalidade financiar esta internacionalização.
Mostrar mais

143 Ler mais

Elizandra Machado PLANO DE NEGÓCIOS: UMA ABORDAGEM BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

Elizandra Machado PLANO DE NEGÓCIOS: UMA ABORDAGEM BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

As organizações estão passando por constantes transformações e gradualmente incorporando elementos da sociedade do conhecimento. Tem-se observado que a mudança entre o contexto baseado na era industrial e o da sociedade do conhecimento não é muito simples. Considerando-se que a criação de um novo empreendimento é precedida por um Plano de Negócio e que neste momento a organização ainda está menos sujeita a padrões e a uma cultura arraigada, é oportuno incorporar elementos da Gestão do Conhecimento (GC) já nesta fase. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo geral evidenciar a importância da incorporação da GC na elaboração de Planos de Negócios. A pesquisa classifica-se como aplicada, qualitativa, bibliográfica e exploratória. Para o alcance dos objetivos propostos, o procedimento metodológico contempla as seguintes etapas: referencial teórico, no qual são abordados conceitos de Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo e Planos de Negócios e são extraídos os aspectos que evidenciam a importância da GC em Planos de Negócios; comprovação, feita com especialistas (gestores de empresas, consultores organizacionais e professores universitários) para buscar a concordância, ou não, com os aspectos encontrados; e análise dos dados da pesquisa. A partir da literatura, foram identificados 15 aspectos que evidenciam a importância da GC em Planos de Negócios, os quais foram submetidos para comprovação dos especialistas. Houve a concordância da maioria dos especialistas evidenciando a importância da inclusão da GC na elaboração de Planos de Negócios. Nesse contexto, a presente dissertação contribui com uma nova visão de Planos de Negócios na sociedade do conhecimento, em que o empreendedor terá a oportunidade de adotar novas formas de gerir o conhecimento em seu futuro empreendimento.
Mostrar mais

110 Ler mais

Análise da viabilidade de implantação de uma usina de triagem e compostagem de resíduos sólidos urbanos no município de Santa Luzia/PB

Análise da viabilidade de implantação de uma usina de triagem e compostagem de resíduos sólidos urbanos no município de Santa Luzia/PB

The problematic of environment appropriate solid waste disposal is due increase production of municipal waste. Therefore, this work aim measure feasibility for implementation of a plant for waste selection and composting (UCT) in Santa Luzia City, Paraíba State, with the intention of treat and dispose these municipal waste. For carrying out this feasibility study, was initially done a gravimetrically method of Santa Luzia’s municipal waste, by the quartering method. Then, was realized bibliographic research on projects and scientific studies about the subject, in order to choose a method for implementation of an UCT in Santa Luzia City. The gravimetrically method result in a composition of municipal waste with 39,64% of organic matter, 6,91% of paper/cardboard, 17,02% of plastic, 2,83% of metal, 16,14% of other wastes, 11,56% of care waste and 5,9% of textile waste. Based on the result of gravimetrically method, 66,39% of the solid waste can be treated on the UCT. With these data was done the sizing, selection of equipment and materials, besides a quotation of the UCT. The results showed that the implementation of UCT in the City is economically feasibility and bring positive impacts for the environment, society and economy, through of decrease of inadequate disposal of solid waste, avoid air, water and soil contamination, creating jobs and business in the local economy, besides to serve as example for other neighboring cities.
Mostrar mais

53 Ler mais

Educação para a ética e a cidadania na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coelho Lisboa no município de Santa Luzia - PB

Educação para a ética e a cidadania na Escola Estadual de Ensino Fundamental Coelho Lisboa no município de Santa Luzia - PB

O presente estudo teve como objetivo educar para a ética e a cidadania na Escola Estadual do Ensino Fundamental Coelho Lisboa no município de Santa Luzia-PB. Trata-se de um estudo do tipo exploratório e descritivo de abordagem quantiqualitativa, foi desenvolvido na Escola Estadual do Ensino Fundamental II “Coelho Lisboa”. A população foi constituída por todos os alunos que estudam na referida escola. A amostra foi composta por 23 alunos que se disponibilizaram a responder o questionário e assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A coleta dos dados foi realizada através de um questionário, com perguntas objetivas e subjetivas os dados quantitativos são apresentados em gráficos e tabelas e os qualitativos de forma descritiva, sendo articulados na análise de discussão. Através dos resultados obtidos, percebe-se que a maioria dos entrevistados 78,26% respondeu que sabem o que é cidadania. 47,23% responderam que ser cidadão é uma pessoa que tem caráter e respeito. 78,26% afirmam que o que envolve a cidadania são os direitos e deveres de cada cidadão. Para os alunos entrevistados o papel da cidadania para a sociedade é proporcionar paz, harmonia, direito e deveres aos cidadãos. Um percentual de 78,26% respondeu que sabem o que são os princípios de cidadania, descrevendo-os: o respeito, o amor e a solidariedade entre as pessoas. Todos os alunos entrevistados foram unânimes que a escolaridade contribui para a formação do cidadão. Eles acreditam que o ser humano não está exercendo sua cidadania com relação ao meio ambiente por poluí- lo. A grande maioria conhece o que é ética e acredita que a falta de ética é prejudicial para a sociedade de um modo geral, assim sendo, consideram a ética necessária e importante. Conclui-se que cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia, exercer a cidadania plena é ter direitos civis, políticos e sociais.
Mostrar mais

44 Ler mais

Empresa e poder nas relações internacionais: uma abordagem a partir das idéias de Susan Strange

Empresa e poder nas relações internacionais: uma abordagem a partir das idéias de Susan Strange

A soma desses fatores à ampliação do número de países em desenvolvimento que aderiram, a partir dos anos 80, às convenções internacionais de propriedade intelectual, resulta em um quadro[r]

116 Ler mais

Brand experience e estratégias de negócios internacionais

Brand experience e estratégias de negócios internacionais

During the latter part, the researcher analysed the data in order to make the link between brand experience antecedents at La Fée Maraboutée and the international business str[r]

84 Ler mais

Regulamento CONCURSO CULTURAL MARAVILHAS DE SANTA LUZIA

Regulamento CONCURSO CULTURAL MARAVILHAS DE SANTA LUZIA

A) O concurso cultural intitulado de Maravilhas de Santa Luzia é de caráter exclusivamente cultural com a participação voluntária e gratuita por parte dos interessados. Estando isento de quaisquer modalidades de sorteio ou pagamento pelos participantes nem veiculação à aquisição ou ao uso de qualquer produto, sendo dispensada de autorização, nos termos do artigo 3º, II, da Lei 5.768/71 e artigo 30, do Decreto 70.951/72.

5 Ler mais

Prefeitura Municipal de Santa Luzia publica:

Prefeitura Municipal de Santa Luzia publica:

O MUNICÍPIO DE SANTA LUZIA – ESTADO DA BAHIA, através do seu Pregoeiro, informa que o PREGÃO PRESENCIAL Nº009/2015, destinado a contratação de empresa para aquisição de urnas e serviços funerários para a secretaria de Assistência Social do Município, foi HOMOLOGADA na data abaixo, pelo Sr. Prefeito Municipal à empresa, conforme a seguir:

10 Ler mais

Show all 10000 documents...