Top PDF A gestão pública aplicada ao arquivo geral da secretaria municipal de saúde do município de João Pessoa-PB

A gestão pública aplicada ao arquivo geral da secretaria municipal de saúde do município de João Pessoa-PB

A gestão pública aplicada ao arquivo geral da secretaria municipal de saúde do município de João Pessoa-PB

Atualmente a administração pública é responsável por todas as ações realizadas no poder executivo. Essas ações necessitam de planejamento, estratégias, metas e principalmente de um grupo de gestores comprometidos e unidos em prol da eficiência no serviço público. O Gestor principal necessita conseqüentemente de Secretarias, setores, e principalmente pessoas capacitadas para auxiliá-lo na gerência de receitas, despesas, contratações e processamento de serviços. A fim de suprir essas necessidades visando o bom andamento da administração, surgiram vários setores com suas especificidades buscando descentralizar as responsabilidades e proporcionar um serviço mais transparente e eficaz. O presente trabalho apresenta o modelo de gestão pública desenvolvido na Diretoria da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Município de João Pessoa-PB, de forma que mostra o comprometimento do gestor municipal com a prestação de serviço à sociedade e ainda proporciona uma melhor condição de vida aos cidadãos. Esse modelo também é aplicado no setor de arquivo geral representando as ações da gestão pública com o objetivo principal de relacionar as atividades desenvolvidas noarquivo e o plano de gestão pública municipal.As atividades diárias correspondem ao planejamento municipal e estão de acordo com as diretrizes da gestão pública. Ao final veremos que a gestão pública deve ser aplicada em todos os setores independentemente de importância dentro da gestão municipal.
Mostrar mais

45 Ler mais

A implementação da política municipal para  mulheres em João Pessoa - PB

A implementação da política municipal para mulheres em João Pessoa - PB

A elaboração do PNPM foi iniciada a partir do Decreto Presidencial de 15 de julho de 2004 que instituiu o Grupo de Trabalho interministerial (GTI), composto por representantes de sete ministérios – Saúde; Educação; Trabalho e Emprego; Justiça; Desenvolvimento Social; Planejamento, Orçamento e Gestão -; da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR); do CNDM; e das Secretarias da Mulher do Estado do Acre e do Município de Campinas / SP, sob a Coordenação da Secretaria Especial de Políticas Para as Mulheres. (...) O trabalho foi realizado entre 03 de setembro e 26 de novembro (...). Tem como horizonte temporal a realização da próxima Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, significando, portanto, três anos. Assim o ano de 2007 é apontado como referência em grande parte das ações definidas, mas chama-se a atenção para o fato de que as ações serão realizadas no período de 2005 – 2007. (Ib., p. 15 - 16).
Mostrar mais

193 Ler mais

Open Construção de saberes na gestão da política pública: um estudo sobre o conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente no município de João Pessoa.

Open Construção de saberes na gestão da política pública: um estudo sobre o conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente no município de João Pessoa.

O 5º mandato, conforme termo de posse do dia quatorze do mês de janeiro do ano de 2001 teve vigência no período de 14 de novembro de 2001 a quatorze de novembro de 2003. Participaram dessa gestão os conselheiros governamentais: Jamacy da Costa Almeida e Teomary Andrade Alves, titular e suplentes, respectivamente, representantes da Secretaria de Educação e Cultura do Município (SEDEC); Elze Quinderé e Elisabeth Madruga Holanda, representantes da Secretaria de Trabalho e Promoção Social (SETRAPS); Leda Coelho de Sales e Francisco Aldo Silva, representantes do Gabinete do Prefeito; Sandra Maria Torres Dantas Barbosa e Ana Altina de Paula Maior, representantes da Procuradoria Geral de Justiça/Ministério Público da Paraíba; Marconi Holanda da Silva e Eveline Cavalcanti Jansen, representantes do Tribunal de Justiça – 1º Vara da Infância e da Juventude da Capital.
Mostrar mais

118 Ler mais

Políticas arquivísticas na cidade de João Pessoa-PB: uma análise do Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CMTPCC)

Políticas arquivísticas na cidade de João Pessoa-PB: uma análise do Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CMTPCC)

Este trabalho é resultado de uma pesquisa arquivística que teve como objetivo analisar o cenário informacional no município de João Pessoa-PB, sob a ótica do Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção (CMTPCC), visando identificar as ações propostas pelo conselho para políticas públicas arquivísticas. Para isso, foi feita a análise das atas de reunião do conselho no período de 2013 a 2018, e também realizamos entrevista com pessoas que representam essa entidade. Trata-se de uma pesquisa explicativa quanto aos seus objetivos, com características descritivas; quanto aos procedimentos é uma pesquisa documental, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. Os principais autores que dão embasamento ao estudo são José Maria Jardim e Rose Tenório de Oliveira. Nesse contexto informacional, foi verificado que o município, apesar de ser destaque nacional em transparência pública, em termos arquivísticos ainda caminha à passos lentos para estabelecer políticas na área, e as propostas para criação do Arquivo Público Municipal, dentre outras políticas arquivísticas, estão estacionadas.
Mostrar mais

41 Ler mais

FERRAMENTA DE ANÁLISE DE CENÁRIO – SWOT – APLICADA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SETE LAGOAS - GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

FERRAMENTA DE ANÁLISE DE CENÁRIO – SWOT – APLICADA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SETE LAGOAS - GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

Mais tarde os estados da Federação receberam maior autonomia e as dificuldades permaneciam no campo político, econômico e social, apesar de testar vários modelos econômicos em que alguns até trouxeram certo crescimento da economia. No entanto, as desigualdades sociais permaneceram. Com a constituição de 1988, os municípios brasileiros são os que passaram a receber maior autonomia política e administrativa. Mas muitos deles não tinham e ainda não tem infraestrutura adequada para prestação dos serviços básicos à população, além de não ter também autonomia financeira. A União retém a maior fatia dos recursos arrecadados, dificultando a gestão municipal, recursos esses tão necessários para o desenvolvimento dos municípios e consequentemente do país (SALLES, 2012).
Mostrar mais

25 Ler mais

GERENCIAMENTO DE RISCOS NO ACERVO DO ARQUIVO DA FUNDAÇÃO CASA DE JOSÉ AMÉRICO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA – PB

GERENCIAMENTO DE RISCOS NO ACERVO DO ARQUIVO DA FUNDAÇÃO CASA DE JOSÉ AMÉRICO NA CIDADE DE JOÃO PESSOA – PB

O gerenciamento de riscos nos arquivos tem o propósito de intervir preventivamente com relação às ações que possam causar danos ao patrimônio arquivístico. Neste contexto, a pesquisa objetiva conhecer como é realizado o gerenciamento de riscos no acervo do Arquivo da Fundação Casa de José Américo. Caracteriza-se como bibliográfica, exploratória e descritiva, sendo utilizada a abordagem qualitativa. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista estruturada aplicada a Diretora do Departamento de Documentação e Arquivo da Fundação. Os resultados apontam que não existe efetivamente um plano de gestão de riscos, porém o acervo faz uso de atividades ligadas a esse procedimento. As ações empregadas no arquivo visando sua proteção consistem em higienização ambiental e documental, dedetização, revisão do ar condicionado central, prevenção de goteiras, proibição do consumo de alimentos no arquivo. Com relação aos agentes de deterioração mais frequentes no ambiente, destaca-se o aparecimento de insetos e fungos, umidade e calor excessivos e manuseio inadequado dos documentos. Portanto, percebe-se a necessidade de se elaborar um planejamento de ações que visem à proteção preventiva do arquivo.
Mostrar mais

20 Ler mais

A preservação documental no Arquivo Geral e no Arquivo Histórico Municipal da Prefeitura Municipal de Santa Maria

A preservação documental no Arquivo Geral e no Arquivo Histórico Municipal da Prefeitura Municipal de Santa Maria

A teoria abordada no sub-capítulo 2.2, mostra a possibilidade de se utilizar prédios, não projetados para esse fim, para a instalação de arquivos, mas explicita a premência de sua adequação. Neste sentido, e considerando os resultados enunciados nos quadros ilustrativos do grupo 1, os prédios dos arquivos estudados, revelaram características que se contrapõem às indicações do referencial teórico. Logo, é recomendável que alterações no revestim ento do piso e das paredes sejam efetuadas para facilitar a manutenção da limpeza das salas dos acervos. Igualmente necessário, é a execução de reparos na rede hidro-sanitária do Arquivo Histórico, a fxm de sanear os focos de umidade existentes. As dificuldades constatadas nos prédios dos arquivos revelaram-se ainda no fator de segurança, representado pelas portas corta-fogo, inexistentes em ambos os locais. Dessa forma, é conveniente que esses elem entos sejam-instaladosTTas“salas dos depósitos de documentos, para assegurar-lhes maior proteção.
Mostrar mais

111 Ler mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE

O Secretario Municipal de Saúde, no uso de suas atribuições legais, e com fundamento no Art. 37, IX da Constituição Federal, Lei Municipal nº 6.396/2013, republicada no DOM de 15/08/2013, e considerando o estado de calamidade pública por toda a rede municipal de saúde de Natal, nos termos do Decreto Municipal nº 10.032/2013, publicado no DOM de 31/07/2013, torna pública a abertura de Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Técnicos em Radiologia, por tempo determinado, em virtude de excepcional interesse público, nos seguintes termos:
Mostrar mais

11 Ler mais

Análise das necessidades informacionais dos usuários internos do Arquivo Judicial do Fórum Cível de João Pessoa/PB

Análise das necessidades informacionais dos usuários internos do Arquivo Judicial do Fórum Cível de João Pessoa/PB

O estudo de usuários é de grande importância para as instituições públicas e privadas, pois é através da aplicação desse instrumento que pode trazer vários benefícios para o trabalho do profissional da informação como: conhecer os níveis de satisfação dos usuários em relação ao atendimento da instituição mantenedora, aprimorar os serviços prestados pelos funcionários do local em que trabalha e satisfazer principalmente as necessidades informacionais de seus usuários. Os usuários internos são subordinados pela gerência da instituição em que trabalha onde a sua função é solicitar as demandas de seu setor para o arquivo onde dá acesso e uso dos documentos para os usuários externos que necessitam e utilizam as suas informações, mas não prestam serviços para essa instituição mantenedora. O objetivo desse trabalho foi analisar as necessidades de informação dos usuários internos do Arquivo Judicial do Fórum Cível de João Pessoa - PB. A metodologia desta pesquisa foi caraterizada como abordagem qualiquantitativa, com a natureza descritiva e exploratória e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram à técnica da observação participante e o questionário semi-estruturado aplicado apenas para os servidores dos cartórios do Fórum Cível, o intuito desse estudo foi avaliar as opiniões dos usuários internos dessa instituição sobre o trabalho do Arquivo Judicial para poder identificar os erros nos serviços do arquivo, trazer melhorias no trabalho desse setor e dar acesso e uso das informações com eficiência e rapidez. Finalizando esse trabalho, o resultado da análise dos dados mostrou que mesmo diante das dificuldades existentes no Arquivo Judicial como: o número reduzido de servidores e estagiários, a estrutura inadequada, a falta de espaço físico e não possui qualidade de trabalho para os servidores desse setor, os usuários internos estão satisfeitos com os serviços prestados pelo arquivo, pois mostram empenho e boa vontade no atendimento e na medida do possível conseguem cumprir com os prazos de entrega das demandas dos cartórios suprindo assim as necessidades das partes dos processos.
Mostrar mais

79 Ler mais

Aportes estruturais e profissionais para atenção a saúde do idoso: um olhar sobre a realidade do município de joão Pessoa/PB

Aportes estruturais e profissionais para atenção a saúde do idoso: um olhar sobre a realidade do município de joão Pessoa/PB

O envelhecimento da população brasileira está ocorrendo em um nível sem precedentes, por isso tornou-se tema de discussões em diversos setores da sociedade. O processo de envelhecimento da população de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, desafia o governo e suas políticas públicas de saúde, a atender às necessidades de aperfeiçoamento dos serviços hospitalares, pois em um futuro próximo haverá mais idosos do que estruturas hospitalares que atendam aos padrões estabelecidos na Portaria nº249/SAS/MS, de 2002, que trata das normas para cadastramento de Centros de Referência em Atenção à Saúde do Idoso. Entre os médicos a opção pelas especialidades com foco no idoso, como a Geriatria, não está acompanhado a curva de crescimento da população idosa. Para analisar a situação na cidade de João Pessoa, realizou-se um estudo do tipo exploratório-descritivo e inferencial, desenvolvido a partir de abordagens quanti-qualitativas para aprofundamento do fenômeno em foco. As informações, referentes aos hospitais, foram coletadas por meio de um questionário com perguntas fechadas junto às instituições hospitalares que concordaram em participar da pesquisa e o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM/PB) forneceu as informações relativas às especialidades e número de profissionais médicos em exercício. Os dados referentes aos hospitais foram analisados, e então, verificadas as aproximações e distanciamentos destas instituições em comparação ao que propõe a Portaria nº249/SAS/MS, de 2002 de modo a classificá-los como Centros de Referência em Atenção à Saúde do Idoso. Quanto aos dados dos médicos, estes foram analisados estatisticamente por meio das metodologias de Séries Temporais e Análise de Regressão. Os resultados demonstraram que a cidade de João Pessoa, no ano de 2011, não possuía hospitais que atendessem a Portaria do Ministério da Saúde quanto às normas para cadastramento de Centros de Referência em Atenção à Saúde do Idoso. Em relação aos profissionais médicos, observou-se que na cidade, o número excede a relação recomendada pela Organização Mundial da Saúde. No entanto, o número de médicos nas especialidades mais procuradas pelos idosos apresenta uma tendência desfavorável de relação médico para idoso, sendo a especialidade de Geriatria a grande deficiência atual e sem perspectivas de uma situação melhor a curto prazo.
Mostrar mais

102 Ler mais

A proteção nacional e internacional aos deslocados ambientais no município de João Pessoa (PB)

A proteção nacional e internacional aos deslocados ambientais no município de João Pessoa (PB)

Esta pesquisa identificou, em João Pessoa, focos de deslocamento interno de pessoas motivado por questões ambientais, categorizando-os a partir das causas (naturais, antrópicas ou mistas) e das consequências. Enchentes, deslizamentos, projetos de desenvolvimento etc. têm causado conflitos e destruído o ambiente de centenas de pessoas, forçando deslocamentos e culminando na necessidade de novas formas de proteção ambiental e dos indivíduos dependentes deste ambiente, embora problemas ambientais também sejam, por vezes, consequência da migração, como construções em áreas de risco. Assim, regimes internacionais (i.e. normas e instituições), particularmente o de refugiado, precisam ser reavaliados para proteger estes indivíduos, focando na sua condição de vulnerabilidade no local de residência e nos seus arredores e propondo medidas que melhorem sua condição de vida, protegendo-os e o meio ambiente local. O estudo de caso foi o município do João Pessoa, PB, haja vista, correntemente, construções inadequadas, junto com chuvas e deslizamentos, por exemplo, causarem, na localidade, destruição de vidas humanas e do ambiente local. O objeto/problema foi o que segue: Até que ponto os deslocados internos ambientais de João Pessoa, PB, são migrantes forçados e, assim, sujeitos à proteção internacional? Concluiu-se que sim. E, secundariamente, de que forma a ausência de categorização como migrante forçado afeta a eles, à sociedade local e ao governo municipal e estadual? Concluiu-se, também, que sim, ou seja, afeta no sentido de construções irregulares com violações de direitos humanos (por ex. direito à moradia em ambiente adequado e equilibrado) e omissão do poder público. Assim, o objetivo geral da pesquisa foi localizar focos destes deslocamentos em João Pessoa, PB, suas causas e consequências, formas de proteção, em nível local, nacional e internacional, e propor medidas para protegê-los e inclui- los no regime internacional da migração forçada, via método indutivo (dos deslocados ambientais em João Pessoa ao regime internacional da migração forçada) e com estudo bibliográfico.
Mostrar mais

33 Ler mais

Valoração contingente de melhorias em mobilidade urbana no município de João Pessoa-PB

Valoração contingente de melhorias em mobilidade urbana no município de João Pessoa-PB

Quanto aos sinais dos coeficientes, o sinal negativo da variável ‘anos de estudo’ foi esperado para o contexto desta pesquisa. Por conter informações sobre a renda, visto que quanto maior o grau de instrução, maior a renda, sua influência negativa na proporção da DAP se deve pelo fato de que rendas maiores resultam em menores proporções da renda familiar a ser paga. Este resultado ocorre também pela maior conscientização, dos que possuem maior escolaridade, da má gestão dos recursos públicos, elevada carga tributária e corrupção, que levam à percepção de que, nas trocas entre governo e cidadãos, os contribuintes arcam com os custos, sem haver contrapartidas públicas, gerando desequilíbrio nas relações de troca.
Mostrar mais

100 Ler mais

Bases geológicas e geomorfológicas das organizações  espaciais no Município de João Pessoa (PB)

Bases geológicas e geomorfológicas das organizações espaciais no Município de João Pessoa (PB)

corresponds to the municipality, about 210.55 km 2 . The municipality of Joao Pessoa is located in the micro region of the same name which in turn, is part of the mid- region of the Mata Paraibana. It is geologically located in the Alhandra Sub-Basin, which together with the Olinda (south), and Miriri (north), sub-basins make up the Paraíba basin. Assuming that knowledge of one element alone is not sufficient to explain the functionality of all, we followed a geo-systemic perspective. Thus, it was possible to individualize the main components of each environmental system, while focusing particular attention on the landscape and its correlations with other elements, especially with the climate, geology and human activity. This geomorphological individualization adopted a morphological perspective, contemplating morphography and morphometry. The analysis focused on geomorphological morphography which deals with the qualitative aspect of the relief, and the morphology which focused on the quantitative aspect was developed in line with the methodological approach used. Even though the core of this study was to characterize geomorphology, we sought not to lose sight of the inherent multi-interdisciplinary character. By these core assumptions the morphography and morphometrics of the three main geomorphic units of the study area, namely: the Coastal Plains, Alluvial Plain or Flood Plains and the Low Coastal Tablelands were identified, characterized and mapped. As such it was necessary to subdivide two of these units because of the peculiarities found. In the Coastal Plains, were recognized five subunits; reefs, beaches, coastal dunes, beach ridges and tidal flats. Depending on the spatial representation of these subunits, not all were mapped. The Alluvial Plain or Flood Plain, due to its relative morphological uniformity and due to the scale adopted remained undivided. Finally the Low Coastal Tablelands were separated into three subunits: tops, slopes and coastal cliffs. These units and subunits, once identified and analyzed, were studied in morfocronológico morphogenetic and morphodynamic terms. For analysis cartographic materials were prepared that led to the making of the Joao Pessoa geomorphologic municipality map. The authors emphasize the need to consider the geosistemic perspective in the relief that social-economic-cultural man spatially organizes. Regulatory measures in principle urge discipline and deter certain forms appropriation given the vulnerabilities presented. From this perspective, the information and data collected can subsidize environmental and/or land management tools for the municipality of Joao Pessoa, a small contribution to help provide a spatially organized and sustainable environment for present and future generations.
Mostrar mais

320 Ler mais

Secretaria Municipal de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde

se faltam folhas, se a seqüência de questões, no total de 20 (vinte), está correta; se há imperfeições gráfi cas que possam causar dúvidas2. Comunique imediatamente ao fi scal qualquer irr[r]

8 Ler mais

Análise das políticas públicas de esporte e lazer no município de João Pessoa - PB

Análise das políticas públicas de esporte e lazer no município de João Pessoa - PB

A carência de programas públicos de esporte e lazer tem possibilitado o surgimento de ações isoladas de setores da sociedade, os quais muitas vezes não possuem uma concepção filosófica e pedagógica definida. Uma tendência das pesquisas em políticas públicas de esporte e lazer foi o crescimento de estudos relacionados à nova agenda política do Governo Federal, os megaeventos esportivos, com destaque para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos (2016-2017) e para a Copa do Mundo da FIFA (2014), sediados no Brasil. No entanto, ainda são escassos os estudos das políticas públicas de esporte e lazer no escopo municipal, especialmente no Estado da Paraíba. O objetivo do trabalho foi analisar a contribuição das políticas públicas de esporte e lazer desenvolvidas pelo Município de João PessoaPB na promoção da qualidade de vida da população. O presente estudo caracteriza-se por ser de natureza qualitativa, com caráter exploratório de viés descritivo e fundo bibliográfico, onde as questões explanadas referem-se aos principais aspectos inerentes às políticas públicas de um município, configurando, portanto, um estudo de caso. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista estruturada, concomitante a realização de uma análise documental. Os resultados permitem observar a existência de um planejamento prévio que orienta as ações a serem realizadas. Os programas desenvolvidos pela Prefeitura concentram-se em oito grandes áreas e em sua maioria é voltada para o público jovem. Contatou-se a dificuldade dos gestores quanto à formação de parcerias com financiamento privado. Fica evidente ainda a necessidade de buscar alternativas para captação de recursos que permitam atender melhor a necessidade da população, sejam para crianças, adolescentes, idosos, equipes escolares, portadores de deficiência, esporte de natureza e atividade física, esporte de base, entre outros. Evidencia-se a contribuição do estudo na discussão da temática exposta, entretanto espera-se que o mesmo possa incentivar o aprofundamento de pesquisas e investigações desta natureza, além de possibilitar a gestores públicos de esporte e lazer o reconhecimento de oportunidades e limitações de intervenção através de políticas públicas que promovam a qualidade de vida e o benefício social.
Mostrar mais

38 Ler mais

Vulnerabilidade no manejo dos resíduos de serviços de saúde de João Pessoa (PB, Brasil).

Vulnerabilidade no manejo dos resíduos de serviços de saúde de João Pessoa (PB, Brasil).

Br asília. Secr etar ia d e Saú d e d o Distr ito Fed er al  ( DF) . Su bsecr etar ia d e Pr ogr am ação, Regu lação, . Avaliação e Controle.  Relatório de Estatística Mensal [r]

8 Ler mais

A segurança do trabalho na construção civil: Um estudo de caso no município de João Pessoa/PB

A segurança do trabalho na construção civil: Um estudo de caso no município de João Pessoa/PB

Com o surgimento de vários problemas de saúde relacionados ao trabalho devido à revolução industrial, se viu a necessidade de criar medidas legais que melhorassem as condições de trabalho dos trabalhadores. Em 1802 foi aprovado, pelo parlamento britânico, a “Lei da Saúde e Moral dos Aprendizes” que tinha como objetivo proteger trabalhadores, sendo a mesma ineficaz, segundo Luxon. Assim em 1833 surgiu a “Lei das Fábricas”. Na lei foi estabelecido um limite semanal de 48 horas de trabalho, era proibido o trabalho noturno de menores de 18 anos e a idade mínima para trabalhar era de 13 anos, essa lei foi logo em seguida ampliada obrigando o uso de ventilações do ambiente, melhorando as condições do local (FUNDACENTRO, 2004).
Mostrar mais

43 Ler mais

A observação geográfica da degradação ambiental do rio Cuiá no município de João Pessoa-PB

A observação geográfica da degradação ambiental do rio Cuiá no município de João Pessoa-PB

A crescente urbanização agregada à exploração de recursos naturais e a ação humana, ao longo da história, vem ocasionando intensas mudanças nos ambientes naturais, e uma dessas mudanças são causadas devido à degradação ambiental em rios. Deste modo, o objetivo deste estudo é analisar o processo de degradação ambiental que o rio Cuiá (litoral sul de João Pessoa-PB) vem sofrendo. Dessa forma, no trabalho discutimos os temas como: histórico dos recursos hídricos, degradação ambiental em rios e as principais fontes de degradação encontradas em ambientes urbanizados, a importância da implantação de Áreas de Preservação Permanente (APP), processo de ocupação do município de João Pessoa/PB, além de expor as características físicas que compreendem o rio Cuiá, como: localização, clima, geologia, geomorfologia e solos. O método escolhido para a realização desta pesquisa e que entendemos que melhor se enquadra com o foco central do tema foi a ecogeografia. Já os procedimentos metodológicos para elaboração desta pesquisa pautaram-se primeiramente em pesquisas bibliográficas que retratavam o tema e em seguida realizou-se alguns trabalhos de campo que foi dividido em quatro momentos distintos, onde fomos a quatro pontos diferentes do rio Cuiá/PB, para observamos como se encontrava o estado ambiental de ambos os lugares e para o registro fotográfico. Os resultados obtidos a partir dos aspectos metodológicos nos levaram a debater outros pontos considerados importantes para o desenvolvimento do trabalho, como: características gerais dos bairros por onde o rio percorre as principais fontes de degradação e os danos e consequências para o meio ambiente e a população e por fim a necessidade de se implantar um sistema de recuperação do rio, o que nos propomos foi a renaturalização do rio. Nas considerações do trabalho trazemos os resultados obtidos com a pesquisa, a importância do mesmo para o desenvolvimento de outros estudos e para as comunidades próximas ao rio, além de conscientizar tanto as autoridades municipais, quanto a sociedade a necessidade de recuperação do rio Cuiá.
Mostrar mais

50 Ler mais

Avaliação de desempenho individual como estratégia de gestão na administração pública : o caso da Secretaria de Saúde do município de Manaus

Avaliação de desempenho individual como estratégia de gestão na administração pública : o caso da Secretaria de Saúde do município de Manaus

As organizações públicas deparam-se com o desafio de proporcionar o desenvolvimento organizacional, reformulando sua administração e seu funcionamento na busca de alternativas que universalize o acesso de seus serviços mediante as necessidades da sociedade. Para isto necessitam reformular seus modelos e práticas gerenciais na busca de um desempenho individual ativo e objetivo, indispensável para exercer o controle e participação efetiva sobre os resultados organizacionais, consolidando a satisfação de seu usuário. Esta pesquisa se propõe a observar o processo de avaliação de desempenho individual e verificar como ele contribui para a atuação gerencial comprovando sua eficácia como instrumento de gestão na administração pública de saúde. A opção metodológica foi por meio de abordagem qualitativa com uma estratégia de estudo de caso descritivo e interpretativo a cerca do processo de avaliação de desempenho gerencial da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Manaus; quanto aos meios, classifica-se como pesquisa documental, bibliográfica e de campo. As primeiras conclusões demonstram que a sistematização da definição, do desenvolvimento e do monitoramento das metas incitou a preocupação do gestor em discutir e definir metas com o grupo, a direcionar, analisar e redimensionar os recursos facilitando objetivar e definir as atividades prioritárias ao alcance dos objetivos. Tornado-os, assim, mais envolvidos e atentos a seus recursos, às pessoas e aos propósitos organizacionais, provocando desta forma, sua mudança de postura em relação a atuação diária.
Mostrar mais

148 Ler mais

A gestão municipal do programa Bolsa Família do município de Igaracy-PB

A gestão municipal do programa Bolsa Família do município de Igaracy-PB

A gestão local precisa ter funcionários competentes, que realmente se comprometam com o trabalho. Uma equipe de: Assistentes Sociais para dar esclarecimento às famílias, fazerem visitas domiciliares quando necessário em caso de denúncias ou para emitir pareceres da realidade da família, auxiliar as famílias a superar as dificuldades em cumprir as condicionalidades e outras funções; Entrevistadores e Técnicos do Cadastro Único que têm uma missão diária de sempre estar atualizando cadastros, que precisam ser atualizados sempre que houver alguma alteração na família, ou no máximo a cada dois anos, geralmente a Responsável Familiar atualiza seu cadastro uma vez por ano, e também inserem e atualizam os dados das famílias no sistema; Conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social, que fiscaliza o programa e os beneficiários, verificam se os recursos repassados do Governo Federal para a Gestão Municipal do bolsa família está sendo aplicado corretamente; Funcionários da Saúde e Educação, para enviarem as informações dos beneficiários do Bolsa Família, se não enviarem nas datas fixadas, as famílias são prejudicadas, podendo até perder o benefício, e o município também perde recursos federais; E a Gestora Municipal que é a responsável direta pelo Bolsa Família e pelo Cadastro Único no município. Faz a articulação entre as áreas de assistência social, saúde, educação e outras áreas, para viabilizar a gestão do Programa, e é a principal interlocutora com o MDS para o tema.
Mostrar mais

36 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados