Top PDF Gestão Pública no combate à seca no município de Ibiara-PB

Gestão Pública no combate à seca no município de Ibiara-PB

Gestão Pública no combate à seca no município de Ibiara-PB

A seca é considerada um problema nacional, constata-se que, durante as longas estações a população não dispõe de infra-estrutura necessária à convivência com a seca e nem de políticas públicas adequadas. Diante dessa problemática esse trabalho tem como objetivo analisar as ações governamentais destinadas ao combate à seca na zona rural do município de Ibiara-PB. Para tal, utilizou-se uma metodologia caracterizada por um estudo de caso, sendo caráter descritivo e quantitativo, desenvolvido através de questionários. Os resultados obtidos indicaram que o município possui sete programas em combate aos efeitos da seca, sendo seis advindos do governo federal e estadual e apenas um da prefeitura municipal. Os programas mais abrangentes foram: construção de cisternas com 88% dos moradores totalmente satisfeito, seguido do garantia safra com 56,25% totalmente satisfeito. Do total de entrevistados 35,48% estão parcialmente insatisfeito e 12,9% totalmente insatisfeito com as ações dos governos para minimizar os efeitos da seca. As ações públicas desenvolvidas no combate à seca para o município, ainda não são eficazes, precisando assim políticas públicas eficientes efetivas.
Mostrar mais

28 Ler mais

O papel da assistência domiciliar  na visão dos agentes de combate às endemias no município de São Bento-PB

O papel da assistência domiciliar na visão dos agentes de combate às endemias no município de São Bento-PB

Compete aos Estados a gestão do componente estadual do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica e Ambiental em Saúde: a Definição, em conjunto com os gestores municipais, na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), da Programação Pactuada Integrada (PPI-ECD) para as ações de Epidemiologia e Controle de Doenças, em conformidade com os parâmetros definidos pela FUNASA/MS; Coordenação; Execução; Assistência técnica aos municípios; Participação no financiamento das ações de Epidemiologia e Controle de Doenças; Provimento de equipamentos de proteção individual, seringas e agulhas, equipamentos de aspersão e medicamentos específicos nos termos pactuados na Comissão Intergestores Tripartite (CIT); Gestão dos estoques estaduais de insumos estratégicos, inclusive com abastecimento dos municípios; Consolidação dos dados provenientes de unidades notificantes e dos municípios, por meio de processamento eletrônico, do SIM, SINAN, SINASC, SI-PNI e outros sistemas que venham a ser introduzidos, bem como a análise e envio dos dados ao nível federal dentro dos prazos estabelecidos pelas normas de cada sistema; a Divulgação de informações e análises epidemiológicas; a Definição de Centro de Referência Estadual de Epidemiologia e Controle de Doenças; a Normatização técnica complementar do nível federal para o seu território; a Fiscalização, supervisão e controle da execução das ações de Epidemiologia e Controle de Doenças realizadas pelos municípios, programadas na PPI-ECD, incluindo a permanente avaliação dos sistemas municipais de vigilância epidemiológica e ambiental em saúde; o Provimento de diagnóstico laboratorial das doenças de notificações compulsória e outros agravos de importância epidemiológica, na rede estadual de laboratórios de saúde pública.
Mostrar mais

25 Ler mais

Violência doméstica contra a mulher: um estudo no município de Lagoa Seca - PB

Violência doméstica contra a mulher: um estudo no município de Lagoa Seca - PB

Sobre o trabalho de enfrentamento da violência contra a mulher, Saffioti(2004) sugere uma política de combate à violência que funcione em rede, com o trabalho de diversas áreas, que juntamente concedem serviços de apoio e proteção que as mulheres necessitam, como: polícia, Ministério Público, defensoria pública, magistratura, hospitais e profissionais da saúde, do serviço social, etc. É ainda de grande importância as casas abrigos muito bem geridas, delegacias especializadas com profissionais especializados na área de gênero. É necessário, portanto, um diálogo junto com a sociedade e as famílias para o debate sobre as transformações históricas e as novas relações de gênero. Debates que devem ser travados por instituições sociais que justamente possuam uma equipe multidisciplinar.
Mostrar mais

26 Ler mais

Nível de estresse e qualidade do sono em professores da rede pública no município de Lagoa Seca-PB

Nível de estresse e qualidade do sono em professores da rede pública no município de Lagoa Seca-PB

Na tentativa de reduzir a desigualdade social, as escolas aumentam o numero de matriculas, para atender um maior número de alunos, porém, algumas não oferecem estrutura para tal, aumentando a quantidade de alunos por sala. Essa organização resulta em mudanças na configuração do sistema educativo, o que vem acompanhado de relativa responsabilização da gestão escolar pela adoção de critérios de eficácia, produtividade e excelência. Assim, observa-se paradoxalmente a noção de justiça social mesclada aos princípios de eficácia que passam a orientar as políticas públicas educacionais, revelando que a democratização do acesso à escola dá-se ao custo da massificação do ensino (MARTINS, 2007).
Mostrar mais

26 Ler mais

Programa Nacional de Alimentação Escolar em Ibiara-PB

Programa Nacional de Alimentação Escolar em Ibiara-PB

Sendo cumprida a execução do programa no município, apresenta algumas ressalvas quanto a apreciação da lei (11.947/2009) que rege o programa, segundo os entrevistados, a chamada pública é o principal problema, onde a divulgação não é amplamente divulgada, sendo claro esse problema principalmente na fala dos agricultores participantes, que tomaram conhecimento pela gestão de forma informal. Segundo a EMATER isso implicar na possibilidade da participação inadequada do programa com “empréstimos” da DAP (Declaração de Aptidão do Pronaf) que é um documento exigido para participação dos agricultores no PNAE, o que configuraria fraude.
Mostrar mais

7 Ler mais

Produção do espaço urbano e segregação socioespacial na Vila Florestal no município de Lagoa Seca - PB

Produção do espaço urbano e segregação socioespacial na Vila Florestal no município de Lagoa Seca - PB

Housing in Brazil, over time, has been the scene of many discussions among scholars, since it directly reflects the socioeconomic conditions of the population and its class structures. High- income people choose where they want to live, but low-income people are induced to live in places where land prices are cheap and there is no adequate urban infrastructure. This is the case of Vila Florestal, a community located in the rural area of the municipality of Lagoa Seca, in the state of Paraíba. This community was originated in a process of expropriation followed by the "donation" of land and occupation by a poor population of the town in the early 1990s. These individuals gained small plots to build homes, but due to lack of financial conditions people occupied the land in a disorderly way and built their homes themselves, giving rise to Vila Florestal, a segregated area on the outskirts/rural area of the town, which spatially defines the object of this research. This study aims to understand the spatial organization process of Vila Florestal (currently with about 300 families) within the urban development strategy of Lagoa Seca, analyzing the socio-spatial formation factors, identifying how the process of planning and consolidation of the site occurred as an urban area, defining the elements that express the characterization of the place as a segregated space. The methodology applied in the development of this work was based on: data collection in the Secretariats of Agriculture, Social Assistance, Health, Infrastructure and Civil Defense, since there is no literature on the studied area, as well as: interviews with employees of the Secretariats of Lagoa Seca, residents of Vila Florestal and some political candidates and former candidates of the municipality, besides mappings, photographs and observations in loco. In this study it can be seen that Vila Florestal, besides being an unequal space compared to other areas of the city, is segregated by the lack of planning. The space was occupied in a chaotic way creating great urban problems, for this reason the population has suffered since the beginnings of this area because there was no planning on how the village would develop economically, which has increased the social inequality. It was also verified that there are few public policies developed by the State directed to Vila Florestal, which raises both structural and social vulnerability.
Mostrar mais

68 Ler mais

Gestão Escolar e mecanismos de Gestão Democrática: um estudo no Município de Patos - PB

Gestão Escolar e mecanismos de Gestão Democrática: um estudo no Município de Patos - PB

Quanto ao meio de comunicação mais utilizado, a gestora informou que realiza reuniões quando há necessidade, sendo feitos entre pais, professores e com a própria secretaria. A supervisora afirmou também que o governo promove reuniões quinzenalmente para discutir temas relacionados ao projeto pedagógico e ao ensino. Com relação aos dados dos professores a este aspecto, constatou-se que 66,67% responderam que a reunião é o meio de comunicação mais difundido na escola, 16,67% responderam que é o e-mail e 16,67% responderam outro, no caso o telefone. Em seguida foi perguntada a frequência da realização de reuniões, 50% responderam quinzenalmente, 41,67% semanalmente e 8,33% não responderam. As reuniões são de grande importância para que a escola promova debates a cerca de assuntos referentes à realidade escolar, seja sobre questões de gestão, desempenho, ensino, entre outros. Outro ponto considerado foi com relação ao que precisa ser melhorado na gestão escolar, para que o convívio entre gestor e colaboradores seja mais dinâmico e democrático. Dos 12 questionados apenas 41,67% não souberam responder, os demais responderam que melhorias devem ser aplicadas em todo contexto educativo, na interlocução entre a gestão e funcionários e principalmente a presença da diretora no turno da noite.
Mostrar mais

94 Ler mais

Estudo de caso: gestão dos riscos de acidente com a utilização do método marat numa obra pública no município de Araruna-PB.

Estudo de caso: gestão dos riscos de acidente com a utilização do método marat numa obra pública no município de Araruna-PB.

A indústria da construção Civil é uma das áreas de maior impacto na economia de uma nação, este setor se desenvolve de maneira rápida gerando muitos empregos, porém o crescimento desenfreado das construções faz com que a segurança fique muitas vezes em segundo plano, não seguindo os padrões estabelecidos pelas normas vigentes. Este descaso resulta em problemas dentro da construção civil, como: riscos de acidentes do trabalho, condições inseguras, insalubridade, atraso da obra, entre outros. Gerenciar os riscos de acidentes de uma obra consiste em identificar os perigos existentes e situações críticas, avaliá-los através de metodologias e propor planos de ação. O objetivo deste trabalho é gerenciar os riscos eminentes diagnosticados numa obra pública no município de Araruna-PB, através do Método de Avaliação de Riscos de Acidentes de Trabalho (MARAT) e propor medidas mitigadoras. A obra foi analisada e dividida em duas etapas: fase de demolição do antigo empreendimento e fase de construção do novo. Assim, foi acompanhado as atividades que foram executadas em cada uma das fases, identificando os riscos eminentes no qual os colaboradores estavam sujeitos. Como resultado da pesquisa constatou-se que de forma geral o nível de deficiência dos riscos na obra foi igual a 2; nível de exposição equivalente a 4; nível de probabilidade no geral foi classificado como médio. Com base na avalição do método, conclui-se que para fase de demolição o nível de intervenção mais frequente dos riscos foi o III que mostra que nessa etapa a situação está passível de melhoras e na fase de construção o nível de intervenção mais comum foi o nível II que trata-se de uma situação a ser corrigida adotando medidas de intervenção como a utilização de EPI’s e melhoria na organização do canteiro de obra, até os problemas serem solucionados.
Mostrar mais

50 Ler mais

A construção da barragem Mucutú, no município de Juazeirinho - PB, como alternativa de convivência com a seca – uma análise ambiental

A construção da barragem Mucutú, no município de Juazeirinho - PB, como alternativa de convivência com a seca – uma análise ambiental

This work has an objective to show that the construction and management of dams is a viable resource to closeness with the drought in Semi-arid north-east region of Brazil, especially in Juazeirinho, a city Paraiba’s state, and we are going to demonstrate too that paradoxically it can represent still socio-environment risks. Water stored in these reservoirs can be used to human’s consume and other activities mainly in period dry spell. To reflect the space of research in its politics, socio-economic and environmental dimensions, and fetched data in environmental report of Mucutu’s dam, beyond other informations from state organs like SECTMA, AESA and SUDEMA. The field work was realized through observation and photographic register, besides we interview residents near dam and members from fishermen colony at local. Since the XIX century, public policies were established in order to minimize problems from dry north-east region. Organs were founded like IOCS, IFOCS, DNOCS and other that studied and executed steps in relation to effects dry spell, characterized like emergencies palliative and broken. Drought is a natural, therefore, there is no how to avoid it. However, its consequences may be reducing through technology and public politics appropriate. The exploration of an water table in northeast is not a viable solution, because the physics structure semi-arid is formed of 70% by foundation in crystal-clear rocks, where water is stored just in fractures from these rocks. So, the construction of dams and with a good management of them is an alternative which can be used to soften the shortage of water resources in Semi-arid. Mucutú’s dam, located in Juazeirinho-PB with an administration integrated and participating could be seen like resource in order to reduce water problems from this city to others next cities. However phenomenon, with base on research, we could see that at present this spring is not much used became a source of earning to some people, who survive from fishing activities, irrigation and fish culture.
Mostrar mais

75 Ler mais

A gestão dos resíduos sólidos no município de Alagoa Nova – PB

A gestão dos resíduos sólidos no município de Alagoa Nova – PB

Estamos vivenciando uma crise ambiental, e um dos problemas que se destaca é a falta de gestão de resíduos sólidos, decorrente principalmente da ausência de preocupação com a problemática ambiental. Então, para diminuir os problemas relacionados à disposição inadequada dos resíduos sólidos, a solução mais indicada é a gestão integrada de resíduos sólidos que propõe como alternativa a coleta seletiva e a compostagem aliados ao processo de Educação Ambiental. O município de Alagoa Nova foi pioneiro na elaboração do projeto voltado à Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Logo, o presente trabalho tem como objetivo principal avaliar a gestão de Resíduos Sólidos no município de Alagoa Nova-PB, observando desde a coleta, a forma de acondicionamento até sua destinação final . O trabalho aconteceu de Dezembro de 2012 à Agosto de 2013 tendo por base a pesquisa participante. No primeiro momento foram colhidos os dados secundários a partir de relatórios que exibem a situação dos Resíduos sólidos no município. No segundo momento, foram coletados os dados primários através de entrevistas semiestruturada aplicadas aos representantes de diferentes segmentos sociais locais. No terceiro momento foram realizadas visitas ao aterro sanitário da cidade, bem como a outros locais onde são depositados os resíduos . As variáveis averiguadas, tanto nos relatórios, quanto através das entrevistas semi- estruturada foram: quantidade de resíduos produzida; leis municipais e projetos em execução ou em elaboração voltados para os resíduos sólidos, dentre outros. Percebeu- se através dos resultados que a opinião dos diferentes atores sociais quanto à gestão de resíduos sólidos do município, contradizia com os dados que estavam expostos no relatórios oficiais do município em estudo, como por exemplo, o local
Mostrar mais

62 Ler mais

P1MC: uma mudança paradigmática do combate á seca?

P1MC: uma mudança paradigmática do combate á seca?

A atividade inicial da região semiárida foi a pecuária extensiva, com algumas pequenas áreas de cultivo de subsistência para o abastecimento das famílias dos trabalhadores. Tem como bioma predominante a caatinga. Na grande maioria da região, conforme Duque (2008) os solos rasos são cobertos por uma vegetação arbustiva, onde predominam as cactáceas, altamente resistentes à seca, porém pouco ricas em biomassa, o que não favorece a cobertura dos solos. Segundo Silva (2008) as regiões semiáridas são caracterizadas de modo geral, pela aridez do clima, pela deficiência hídrica com imprevisibilidade das precipitações pluviométricas e pela presença de solos pobres em matéria orgânica.
Mostrar mais

71 Ler mais

Gestão municipal da segurança pública:  dos municípios brasileiros no combate à violência

Gestão municipal da segurança pública: dos municípios brasileiros no combate à violência

Resumo: Os mecanismos de gestão da segurança pública são instrumentos administrativos que potencializam os resultados de políticas nessa área. É o caso dos Conselhos, Planos, Fundos e Secretarias Municipais de Segurança Pública, além das Guardas Municipais. O artigo tem como objetivo verificar se a adoção de tais mecanismos produz impacto nos indicadores de violência. Para tanto, foram construídos o Índice de Gestão Municipal da Segurança Pública e o Índice de Violência. A partir de análise de correlação entre tais variáveis, aponta que o nível atual de adoção dos mecanismos de gestão avaliados é muito baixo em todas as unidades federativas do Brasil, e não consegue influenciar os níveis de violência. Conclui que, ao omitir-se de implementar mecanismos de gestão da segurança pública, o poder municipal, como ente mais próximo da população, enfraquece uma estrutura administrativa que deveria servir de base para as políticas públicas voltadas para a redução da violência no âmbito local.
Mostrar mais

16 Ler mais

O uso das TIC’S em uma escola pública do município de Pilar- PB

O uso das TIC’S em uma escola pública do município de Pilar- PB

Considerando que as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e, com intensa velocidade têm chegado às escolas, consideramos a real necessidade da comunidade escolar mostrar-se preparada para integrar novos recursos e métodos às suas práticas pedagógicas (ABREU-TARDELLI; CRISTOVÃO, 2009). De igual modo, esta realidade provoca mudanças na ação dos professores, possibilitando o aperfeiçoamento do seu trabalho, o desenvolvimento dos alunos e sua formação como cidadãos (JULIANI, 2011). O uso das TIC’s na sala de aula tem facilitado a prática de muitos docentes, como também tem se apresentado como um desafio para muitos deles que não se sentem capazes de lidar com as tecnologias (AMORA, 2011; KENSKY, 2012). Com base nisso, o presente trabalho buscou investigar em que medida o uso das TIC’s em sala de aula tem contribuído como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem nas turmas de ensino médio de uma escola pública estadual. Para tanto, realizou-se uma entrevista com 13 professores do ensino médio de uma escola estadual de Ensino Fundamental e Médio no município de Pilar-PB. Assim, constatou-se que apesar de ser uma necessidade e encontrar algumas resistências pela falta de capacitação para utilizar as TIC’s como instrumento pedagógico da prática docente, o uso das tecnologias digitais nas aulas dos professores colaboradores constitui-se uma realidade para a maioria deles e tem promovido uma maior integração na sua relação com os discentes ao possibilitar que o conhecimento seja mediado de forma mais prática.
Mostrar mais

59 Ler mais

Gestão de segurança pública e cidades: o papel dos municípios no combate à violência

Gestão de segurança pública e cidades: o papel dos municípios no combate à violência

Pretendemos com este trabalho investigar e resgatar os aportes teóricos que indicam o espaço urbano como fator inibidor ou potencializador da atividade criminosa, dependendo do seu nível de organização social e urbanística na perspectiva da Escola de Chicago. Para tanto optamos, inicialmente, pelo resgate dos fundamentos do controle social exercido pelo Estado, definindo os limites da ordem pública oriunda de tal controle e investigando o alcance que as políticas públicas podem desempenhar em tal mister. O objetivo geral da presente pesquisa é, a partir de estudos de pesquisadores brasileiros, averiguar a pertinência da inter-relação entre desorganização social, desorganização urbana e criminalidade no país, o que leva à seguinte problematização: Existe relação entre espaços da cidade desorganizados social e urbanisticamente e o cometimento de delitos? Por fim, serão estudadas as previsões legais, a partir da Constituição brasileira, acerca do desenvolvimento de políticas públicas em tal âmbito, como forma de combate à violência apontada pela pesquisa como setorizada social e espacialmente. Os métodos adotados foram: o de abordagem indutivo e o método de procedimento o monográfico; a técnica de pesquisa utilizada estritamente a bibliográfica, consequentemente, os dados utilizados os que constantes nos trabalhos referidos e que acabaram por apontar como hipótese a plausibilidade na ligação entre desorganização social, desorganização urbana e criminalidade sugerindo, de forma conclusiva mas não exaustiva, a necessidade de implementação de políticas públicas inclusivas, principalmente no âmbito dos municípios, que ataquem os problemas inter-relacionados acima expostos, como forma de combate às violências que destas se originam: a estrutural e a criminal.
Mostrar mais

125 Ler mais

Gestão dos resíduos sólidos no município de Curral Velho-PB

Gestão dos resíduos sólidos no município de Curral Velho-PB

This study aims to analyze the management of solid waste produced in the municipality of Corral / PB, investigating whether the waste disposal is appropriate in environmentally safe place within the rules, thus avoiding impact to the environment and public health. Through interviews, reports and experiences of managers, servers observations with public cleaning area, it was possible to identify several factors that point to difficult circumstances in which occurs the appropriate procedure for disposal of municipal solid waste. Were carried out field research and recording through photographs seeking to know how that comes to disposal of urban waste produced, causing large areas of contamination. It was observed that a small portion of the population has network of waste disposal and sanitation and that there is need for monitoring by municipal managers to properly proper disposal to the environment without any specific damage. After analyzing the results, representing different levels of reflection there was a larger need to implement specific public policies, focused on the issue of sanitation, collection and disposal of solid waste, as well as creation of separate collection of waste by the rules community.
Mostrar mais

24 Ler mais

Políticas públicas de combate à seca no semiárido e suas implicações para o antropoceno

Políticas públicas de combate à seca no semiárido e suas implicações para o antropoceno

Todavia, o que se pode constatar é que as políticas públicas específicas para resolu- ção da problemática da seca acabam por consumir muitos recursos financeiros e findam não alcançando seus objetivos. Na verdade, boa parte dessas políticas, a exemplo dos açudes, re- sulta em desapropriação de propriedades rurais e urbanas, perda de identidade cultural das comunidades rurais e modificação da paisagem natural. Já os perímetros irrigados resultam em uma infraestrutura que os próprios órgãos públicos indicam ter consequência como altera- ções visuais das paisagens, a destruição total ou parcial de aldeias, a destruição da fauna e da flora da região e destruição do patrimônio histórico com valor incalculável.
Mostrar mais

21 Ler mais

Identificação da macrofauna edáfica na cultura da mamoneira (Ricinus communis L.) no município de Lagoa Seca – PB

Identificação da macrofauna edáfica na cultura da mamoneira (Ricinus communis L.) no município de Lagoa Seca – PB

demonstrou uma grande variação de grupos faunísticos, onde foram coletados 318 indivíduos, pertencentes aos seguintes grupos taxonômicos: Araneae com 36 indivíduos, Blattodeae com 2 indi[r]

19 Ler mais

Levantamento florístico e análise titossociológica de um remanescente de mata atlântica localizado no município de Lagoa Seca-PB

Levantamento florístico e análise titossociológica de um remanescente de mata atlântica localizado no município de Lagoa Seca-PB

As florestas desempenham importante papel na proteção dos ambientes, principalmente na proteção dos solos. A Floresta Atlântica que engloba várias formações vegetacionais tem sofrido com ações antrópicas. Um dos caminhos para a resolução desta problemática é o conhecimento da biodiversidade natural. Neste contexto objetivou-se estudar a composição florística e a relação fitossociológica em um remanescente de Mata Atlântica no município de Lagoa Seca- PB. O levantamento florístico e fitossociológico dos componentes arbóreo e arbustivos, foi feito utilizando-se 4 parcelas de 25 x 25m, distribuídas no remanescente, e tomando- se os dados de altura total e diâmetro do caule ao nível do solo (DNS) de todos os indivíduos existentes nas parcelas, com altura ≥ 1m e DNS ≥ 3cm, para os cálculos de densidade, frenquência e dominância absolutas e relativas, além da área basal, índice de valor de importância, índice de Shannon e índice de riqueza taxonômica. Foram registrados 306 indivíduos, pertencentes a 19 famílias, 28 gêneros e 29 espécies. As famílias de maior destaque, com relação ao número de espécies foram: Arecaceae, Euphorbiaceae, Mimosaceae e Myrtaceae todas com 3 espécies. A densidade total e área basal total, registrados foram 1160 indivíduos ha -1 , 48,93 m 2 ha -1 . O índice de diversidade de Shannon (0,100 nats indivíduo -1 ) obtido foi baixo, já o índice de riqueza taxonômica (11,77 sp/ln PL) foi alto. A espécie Mellicoccus oliviformis apresentou o maior valor de IVI. Constatou-se que a área estudada apresentou grande número de plantas emergentes e jovens, o que evidencia a existência de uma população em processo de regeneração natural.
Mostrar mais

26 Ler mais

Entre dois paradigmas: combate à seca e convivência com o semi-árido.

Entre dois paradigmas: combate à seca e convivência com o semi-árido.

Um dos fatores marcantes da paisagem do semi-árido é a vegetação de caatinga, que na língua indígena quer dizer mata branca. Trata-se de um bioma caracteristicamente brasileiro, com alta biodiversidade, onde se destaca a formação vegetal xerófila (adaptada à seca) com folhas pequenas que reduzem a transpiração, os caules suculentos para armazenar água e as raízes espalhadas para capturar o máximo de água durante as chuvas. Além das cactáceas, destacam- se espécies arbóreas, herbáceas e arbustivas, sendo algumas endêmicas. Ao caírem as primeiras chuvas, a caatinga perde seu aspecto rude e torna-se verde e florida, inspirando o poeta sertanejo: “Chegando o tempo do inverno, tudo é amoroso e terno, sentindo o Pai Eterno sua bondade sem fim. O nosso sertão amado, estrumicado pelado, fica logo transformado no mais bonito jardim” (Patativa do Assaré. A festa da natureza).
Mostrar mais

26 Ler mais

Relato e análise da experiência de estágio supervisionado no CRAS do município de Lagoa Seca/PB: o ECA em debate

Relato e análise da experiência de estágio supervisionado no CRAS do município de Lagoa Seca/PB: o ECA em debate

A palavra “Política” é de origem grega, na qual estrutura-se da noção de “polis” e tudo a que se refere à cidade estado. Implica no ato de reger e administrar a coisa ou causa pública. Sua implementação ocorreu desde os primórdios, embora de forma tímida e fragilizada, surgiu da necessidade de pequenos grupos de firmar suas normas e regras dentro da comunidade, nas quais havia direitos e deveres a serem cumpridos por lei, e o Estado era tido como o mentor desta regularização e propunha estabelecer mecanismos que permitiam a construção coletiva do bem comum.
Mostrar mais

29 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados