Top PDF Gestão de serviços na estação digital do bairro dos bancários em João Pessoa - Paraíba

Gestão de serviços na estação digital do bairro dos bancários em João Pessoa - Paraíba

Gestão de serviços na estação digital do bairro dos bancários em João Pessoa - Paraíba

Trata da capacitação tecnológica, implantada pelo Governo Federal nos municípios, através do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em convênio com a Prefeitura Municipal de João Pessoa. Para nortear o trabalho houve o seguinte questionamento: Qual o nível de satisfação do corpo discente no curso oferecido pela Estação Digital do bairro dos Bancários? Teve como objetivo geral: analisar o nível de satisfação dos alunos que fazem os cursos de informática básica na Estação Digital do Bairro dos Bancários e especificamente, descrever o perfil dos alunos que fazem os cursos de informática básica na Estação Digital do Bairro dos Bancários; identificar os aspectos positivos e negativos existentes no processo de ensino-aprendizagem da Estação Digital e verificar a qualidade da gestão dos serviços da Estação Digital. Para tanto, foi estabelecido como marco metodológico a abordagem exploratória e a pesquisa descritiva para estabelecer os princípios formais e sistematizados da pesquisa tendo sido usado o questionário da coleta de dados como técnica de instrumentalização da investigação. A pesquisa foi realizada no ano de 2011 e teve como resultado que a maioria dos usuários deste serviço são jovens entre 15 a 20 anos, estão situados na classe C em sua maioria, são do gênero feminino, possui uma situação escolar de nível médio, busca a estação digital como qualificação para o mercado de trabalho, quanto a satisfação do serviço a maioria se situa como ótimo e que há qualificação do profissional de instrução, embora haja insatisfação quanto a falta de material para acompanhamento do curso, tendo sido a principal sugestão de melhoria apostilas como suporte a capacitação. Dessa forma os dados da pesquisa revelam que há uma inclusão digital em curso, bem como uma busca da população principalmente jovem em se qualificar para o mercado de trabalho no atual estágio da sociedade da informação.
Mostrar mais

40 Ler mais

A evolução do crescimento urbano no bairro dos Bancários na cidade de João Pessoa-PB

A evolução do crescimento urbano no bairro dos Bancários na cidade de João Pessoa-PB

Nosso trabalho tem como objetivo mostrar a evolução do Bairro dos Bancários, considerado um dos bairros modernos mais completos e economicamente dinâmicos da cidade de João Pessoa, no Estado da Paraíba, no Nordeste do Brasil. Consideramos seus aspectos iniciais, em que o conjunto residencial apresentava um perfil dominante de unidades residenciais, além de alguns pontos comerciais e de prestação de serviços. Registramos as transformações do seu espaço, em que a estrutura original está sendo modificada pelo acréscimo de edifícios de apartamentos, além da instalação de serviços bancários, supermercados, shoppings centers, a dinamização de logradouros públicos, como a Praça da Paz, as instituições educacionais, as clínicas e os laboratórios médicos, além de representações do poder público. Essa transformação resultou, não apenas em aumento populacional, como também em novas atividades, decorrentes da instalação de um novo contexto socioeconômico e cultural. Atualmente, o bairro do Bancários representa um lugar em que a interrelação entre atividades e entre pessoas representa o contexto urbano que o torna parte integrante da totalidade, representada pela cidade de João Pessoa.
Mostrar mais

41 Ler mais

Análise de custos de um serviço de práticas integrativas e complementares no município de João Pessoa – Paraíba

Análise de custos de um serviço de práticas integrativas e complementares no município de João Pessoa – Paraíba

O campo da pesquisa é denominado de Centro de Práticas Integrativas Equilíbrio do Ser (CPIES), localizado na cidade de João Pessoa-PB, no bairro dos Bancários. Trata-se de uma unidade de referência e pioneirismo em PICs nessa região, tem caráter público, vinculado ao Sistema Único de Saúde, com administração e gestão municipal. Entre as práticas individuais oferecidas por este centro, estão: acupuntura; aurículopuntura; homeopatia; fitoterapia; arteterapia (individual); terapia floral; quiropraxia; reiki; aromaterapia; massoterapia; terapia e massagem ayurvédica; gestalt terapia; reflexologia podal e naturologia, que também inclui iridologia e geoterapia.
Mostrar mais

46 Ler mais

O que é medo: Um adentrar no imaginário dos habitantes da cidade de João Pessoa, Paraíba.

O que é medo: Um adentrar no imaginário dos habitantes da cidade de João Pessoa, Paraíba.

Antes, fortiicam as residências, se isolando do outro morador e das pessoas que circulam nas ruas. as residências se transformam em fortalezas, com muros altos, cercas elétricas, guaritas, cartazes nas portas avisan- do sobre a presença de cachorros bravos ou associação a empresas de vigilância. Uma entrevistada, moradora de tambaú, fala da infância no bairro, brincando livre nas calçadas, ruas e praia, e a diferença dos seus ilhos adoles- centes e pré-adolescentes, obrigados a icarem trancados em casa, saindo apenas acompanhados dos pais. Fala do medo de sair a pé à noite na própria rua, hoje com apenas duas casas residenciais e o restante de edifícios: “a rua é só muros altos, com pouca iluminação, o que dá uma insegurança muito grande ao transeunte”.
Mostrar mais

9 Ler mais

Open O PRONERA no estado da Paraíba : avanços e limites João Pessoa 2012

Open O PRONERA no estado da Paraíba : avanços e limites João Pessoa 2012

O segundo capítulo descreve e caracteriza o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) como um Programa proposto pela sociedade civil e encampado pelo Estado, ou seja, um programa que incorpora a concepção de Educação do Campo que vem sendo construída em parceria com os movimentos sociais, porém sujeito às transformações ocorridas em sua forma de gestão e na estrutura organizacional ao longo do período estudado, mas que também tem causado repercussões e transformações, as quais, também, nos propomos a analisar. No terceiro capítulo, nos dedicamos a apresentar e descrever o PRONERA no estado da Paraíba, por meio da análise dos seis cursos selecionados, observando os avanços e os desafios encontrados e no que estas experiências contribuíram para o fortalecimento do paradigma da educação do campo, complementando e confrontando propostas e realizações. Para isso, selecionamos como co-sujeitos da nossa pesquisa, (09) nove participantes representativos entre os 18 projetos efetivados pelo PRONERA, de modo a nos trazer as experiências mais emblemáticas do Programa, permitindo uma visão mais ampla do mesmo, de modo a atingir o nosso objetivo.
Mostrar mais

140 Ler mais

Análise espacial dos homicídios intencionais em João Pessoa, Paraíba, 2011-2016

Análise espacial dos homicídios intencionais em João Pessoa, Paraíba, 2011-2016

The areas with higher risk of occurrence of intentional homicides in João Pessoa coincide with regions known to be of greater social vulnerability. Differences were found between the two triennia with regard to the distribution of clusters with higher mortality coefficients with neighboring tracts also having high coefficients. In the first triennium these areas were located in the central/outskirts region of the city, while in the second triennium they moved and were concentrated in three outskirt regions characterized by disorderly urbanization caused by the agglomeration of poor people in regions close to environmental protection areas. 10 This movement towards the outskirts probably occurred because of the unequal distribution of State interventions,
Mostrar mais

12 Ler mais

Atualização e aprofundamento do mapa de análises climáticas do município de João Pessoa - Paraíba

Atualização e aprofundamento do mapa de análises climáticas do município de João Pessoa - Paraíba

A reprodução cartográfica das informações climáticas da cidade é um instrumento que pode auxiliar no entendimento das questões ambientais urbanas e na tomada de decisão no planejamento das cidades. Diante disto, na presente pesquisa caracterizou-se a cidade de João Pessoa a partir da metodologia de mapeamento climático, aplicada por Katzschner, (DEPARTMENT OF ARCHITECTURE, 2008), que avalia o clima urbano considerando o balanço de energia da cidade, determinado pela sua carga térmica (características térmicas) e seu potencial dinâmico (ventilação). Nesse sentido, foram elaborados os mapas de volume construído, de áreas verdes, de ocupação do solo, e de proximidades a elementos que favorecem a ventilação. Através desses mapas, realizaram-se a classificação e a valoração das áreas da cidade segundo suas capacidades de elevação da temperatura do ar e de obstrução aos escoamentos dos ventos. Essa classificação e valoração fornecem informações que podem auxiliar futuras intervenções arquitetônicas e urbanísticas e incorporação de critérios climáticos ao planejamento da cidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Das análises dos resultados dos referidos mapas, constataram-se que as alterações causadas pelo aumento do volume construído, pela redução da porosidade ao escoamento de vento e pela escassez da cobertura vegetal têm provocado alterações no clima urbano de João Pessoa.
Mostrar mais

159 Ler mais

Qualidade No Atendimento Em Serviços Bancários

Qualidade No Atendimento Em Serviços Bancários

Esse instrumento é composto por vinte e dois itens que medem as expectativas e percepções dos clientes em cinco dimensões de qualidade: elementos tangíveis, confiabilidade, responsividade, segurança e empatia. Os resultados que a pesquisa fornece permite às empresas melhorarem a maneira como a qualidade de seus serviços é percebida pelos clientes possibilitando um melhor aproveitamento de seus serviços proporcionados.

10 Ler mais

Prevenção de falhas em serviços bancários

Prevenção de falhas em serviços bancários

Pode haver uma falha em atender às expectativas dos clientes quando a comunicação sobre o serviço não coincide com o que é entregue. Esta lacuna concentra-se na diferença entre a prestação de serviços e o que é comunicado externamente aos clientes através de publicidade, preços e outras formas de comunicações tangíveis. As suas principais causas são a falta de comunicação integrada no marketing de serviços, a falta de comunicação ascendente, promessas excessivas, a comunicação horizontal inadequada e precificação inadequada (GREEN, 2014; TAN; HAMID; CHEW, 2016; ZEITHAML; BITNER; GREMLER, 2014).
Mostrar mais

20 Ler mais

Open Gestão educacional e assistência estudantil: uma análise das práticas de gestão da assistência estudantil no Instituto Federal da Paraíba Campus João Pessoa

Open Gestão educacional e assistência estudantil: uma análise das práticas de gestão da assistência estudantil no Instituto Federal da Paraíba Campus João Pessoa

The social policy of student assistance, with the characteristic of social protection, aims to confront the socioeconomic and cultural vulnerabilities existing in the school context that compromise the presupposition of social inclusion as a horizon of excellence education. From this perspective, the current research aims to analyze the perception of students, technicians and managers of the practices of program management (food, transportation and housing) of student assistance at the Federal Institute of Paraíba Campus João Pessoa. From this perspective, the focus of this investigation is the three permanence programs, that is; Program of food, transportation and housing operationalized with income cutbacks. Regarding the theoretical basis, the theme in question points to the deepening of three analytical categories: public policies (official and in use); Management in the field of education, bureaucratic management and managerial or democratic management, and finally, questions related to student assistance in the conception of social law and the functionalist and / or welfare perspective. Regarding the methodological procedures to achieve the objectives of this qualitative study of the ongoing research, as strategies for data collection we decided to use the interview with the managers and the formation of focus groups with the students and with the professionals inserted in the context of the practice with the intention of ascertaining the perception of these subjects on the management of the AE in the context of the IFPB, notably in the João Pessoa Campus. The methodology should also consist of bibliographical research, monographs, dissertations, theses, articles, editorials and journals. The results point to the predominance of the conception of student assistance as a right, despite the contradictions. With regard to the management of the EA, processes of resistance to changes, the need to expand the professional staff and the establishment of a strategic plan were identified. All of this has compromised the achievement of the purposes of the National Program of Student Assistance. Finally, proposals are pointed out with a view to establishing a new culture in the treatment of the PNAES within the Federal Institute of Paraíba.
Mostrar mais

114 Ler mais

Estado da Paraíba. Prefeitura Municipal de João Pessoa. Secretaria de Desenvolvimento Social

Estado da Paraíba. Prefeitura Municipal de João Pessoa. Secretaria de Desenvolvimento Social

Cumprindo o que determina a Lei Municipal 11.608/2008 que instituiu o Programa Municipal Bolsa Universitária, a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDES, torna de conhecimento aos interessados que realizará Seleção Pública para concessão de benefício financeiro ao estudante regularmente matriculado em instituição de nível superior, pública ou privada, que esteja previamente cadastrados no CADÚNICO – Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal com o perfil para o Programa Bolsa Família, para efeito de auxílio nas despesas inerentes ao desenvolvimento do curso universitário.
Mostrar mais

6 Ler mais

Antecedentes da Lealdade em Serviços Bancários

Antecedentes da Lealdade em Serviços Bancários

A comunicação é a atividade humana que une as pessoas e facilita os relacionamentos (Patterson, 2016). É considerada como um diálogo interativo entre a empresa e os seus clientes, que ocorre durante as fases de pré-venda, venda, consumo e pós-consumo (Anderson & Narus, 1990; Loureiro, Kaufmann & Rabino, 2014). Segundo Ndubisi (2007), a comunicação é considerada como a capacidade para fornecer em tempo apropriado e de forma confiável toda a informação necessária. No âmbito do marketing relacional, na comunicação salienta-se o contacto que a empresa consegue manter com os seus clientes mais valiosos, fornecendo informação de confiança sobre os seus serviços e comunicando os problemas, caso sucedam.
Mostrar mais

34 Ler mais

Pré-diagnóstico do arquivo do orfanato Dom Ulrico, em João Pessoa - Paraíba

Pré-diagnóstico do arquivo do orfanato Dom Ulrico, em João Pessoa - Paraíba

Esta monografia tem como objetivo apresentar os resultados do pré-diagnóstico do acervo documental do Orfanato Dom Ulrico, visando identificar a real situação da massa documental, daquela instituição. Trata-se de um arquivo escolar que foi extinto, e onde funcionou no período compreendido entre 1922 a 2010, instituição escolar-benemerente que durante décadas produziu e recebeu documentos. A proposta partiu da necessidade de conhecer sua história e a localização do arquivo após encerramento das atividades educacionais no prédio da referida Instituição. A Instituição, ao longo dos anos, desenvolveu seu papel social voltado as crianças carentes dos 6 aos 18 anos, em especial as meninas paraibanas vítimas do abandono e da violência, oferecendo a elas um lugar amplo confortável e seguro, longe das mazelas sociais que assolava a capital no início do século XX, proporcionando em tempo integral uma educação escolar, profissional, moral, disciplinar sob regime religioso, administrado por freiras. O estudo fundamentou-se nas referências sobre Gestão Documental de alguns autores, como: Schellenberg (2006), Rosseau e Couture (1998), Ferreira (2011) e de diagnóstico discorrido por Lopes (2009), Ferreira e Melo (2008) e Cornelsen e Nelli (2006). Além desses autores, acrescenta-se à pesquisa outros autores para um melhor entendimento sobre sociedade disciplinar e de controle, como salienta Deleuze (1992) e Benelli (2004). Com esse estudo, conclui-se a necessidade de um tratamento arquivístico do acervo, como também a elaboração de um projeto de gestão como um todo ao seu espaço físico do Arquivo das escolas extintas da Paraíba, que garanta a preservação do patrimônio documental, e, sobretudo, sua Memória Social.
Mostrar mais

96 Ler mais

SCHOOL LIBRARIES IN THE MUNICIPALITY OF JOÃO PESSOA - PARAÍBA: A DIAGNOSIS

SCHOOL LIBRARIES IN THE MUNICIPALITY OF JOÃO PESSOA - PARAÍBA: A DIAGNOSIS

Tomando como referência os QUADROS 1 e 2, que trazem o número de alunos do 1 o e 2 o Graus assistidos pelos estabelecimentos visitados, e indicam a existência ou não de bibliotecas/salas de leitura e sua condição mínima de funcionamento, tem-se o ponto de partida da pesquisa. Embora os números aparentem ser animadores, observa-se que nas escolas da rede pública, onde não existem bibliotecas, o número de alunos é bastante acentuado. As escolas que constituem a amostra estudada nas redes pública e privada apresentam um fenômeno que ratifica as informações contidas no PLANDET (Paraíba. Governo do Estado, 1994): o abandono das escolas por evasão e reprovação, demonstrando a falta de assistência ao educando. A concentração de alunos no 1 o Grau denota esta tendência. Outro fenômeno observado é que nos estabelecimentos públicos há grande convergência de alunos em escolas que não dispõem de bibliotecas, o que não se constata no âmbito das escolas privadas. Este resultado sugere necessidade de investigar o papel das bibliotecas no aprendizado dos alunos.
Mostrar mais

16 Ler mais

Open Engenharia erótica, arquitetura dos prazeres: cartografias da pegação em João Pessoa, Paraíba.

Open Engenharia erótica, arquitetura dos prazeres: cartografias da pegação em João Pessoa, Paraíba.

Em uma outra situação, após quase dois meses de conversas quase diárias, pude encontrar Allan pessoalmente na sua casa durante um dia de folga de seu trabalho na distribuidora de energia. Na sua casa ele me contava as vantagens e aguras do trabalho na “vida”, como se referia à prostituição, comparando-a à “vida real”, compreendida pela rotina de cruzar a cidade até seu local de trabalho, as visitas à filha, além de suas atividades pessoais cotidianas que envolviam frequentar a academia de ginástica localizada a algumas quadras de sua casa, preparar comida e cuidar dos afazeres domésticos. A vantagem da sauna, para Allan, enquanto profissional era a segurança já que “é meio sinistro as vezes, você nem sempre conhece a pessoa, não sabe se ela é confiável ”. Essa era a razão pela qual ele recusava-se a atender em sua própria casa e também rejeitava alguns trabalhos, fosse por identificar algun s clientes como “mau encarados”, fosse porque acreditava que pudessem comprometer sua vida real através de vínculos com conhecidos, amigos pessoais e familiares. Assim, sua vida na sauna foi resumida, curta, de modo a gerenciar não apenas as responsabilidades e obrigações com outras atividades, como também em função da exposição intensa que sofria ao estar lá.
Mostrar mais

180 Ler mais

Open Educação ambiental e saneamento básico no âmbito escolar em João Pessoa – Paraíba

Open Educação ambiental e saneamento básico no âmbito escolar em João Pessoa – Paraíba

A aplicação de estratégias voltadas ao despertar dos saberes ambientais nas escolas junto à crianças e adolescentes manifesta-se como uma eficiente estratégia de resultados a longo prazo. Incutir no cotidiano dos alunos ações que requeiram o despertar da consciência ambiental quer seja por meio de oficinas pedagógicas, quer seja por meio de jogos é uma atividade que só é possível desenvolver-se mediante paciência e continuidade. Objetivou-se diagnosticar a percepção dos educandos, sobre Educação Ambiental (EA) e Saneamento Básico (SB); investigar a concepção dos educandos sobre EA após atividades pedagógicas; verificar com a comunidade a aplicação de projetos escolares de EA e SB; promover a sensibilização dos educandos em EA através da ludicidade e verificar a concepção dos educadores sobre meio ambiente, EA e SB. A pesquisa foi realizada em duas escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa, nos bairros de Mangabeira e Cristo Redentor durante o ano de 2012 quanto a temática Educação Ambiental e sua estreita relação com a eficiente prestação de serviços de Saneamento Básico. A característica metodológica utilizada foi a abordagem qualitativa, apontando traços da pesquisa etnográfica, fenomenológica, do biorregionalismo e da observação participante. Para tanto, lançou-se mão da aplicação de questionários de pré e pós- teste junto aos alunos e com os professores e a comunidade apenas um questionário. Com os alunos das duas escolas desenvolveram-se cinco oficinas pedagógicas do sexto ao nono anos baseadas em técnicas de reutilização de materiais recicláveis. Nas duas escolas detectou-se que a maioria das respostas, inicialmente, apontavam para uma visão generalista de EA e que após as oficinas os alunos aumentaram a sua compreensão reconhecendo também a visão conservacionista, entre outras
Mostrar mais

122 Ler mais

Composição e similaridade da flora sssociada a sítios antropizados do município de João Pessoa - Paraíba.

Composição e similaridade da flora sssociada a sítios antropizados do município de João Pessoa - Paraíba.

ABSTRACT - This study presents the floristic composition and similarity of synanthropic vascular plant species in an anthropogenic peri-urban area in the city of João Pessoa, in the state of Paraíba, and how it is related to other synanthropic floras. A total of 98 species in 75 genera and 30 families were found. Among the species, 41.84% are cosmopolitan, 29.6% pantropical, 13.3% occur only in the Southern Cone of America, 8.2% are Neotropical, 5.1% gondwanic and 2% occurs across America. Asteraceae and Poaceae were the families with the biggest number of species. The results were compared with other related floristic surveys using Sörensen’s similarity coefficient, and it was observed that not it is only the geographical proximity of the two locations that reflects a higher floristic similarity between areas but also the extent of the taxa and the presence of a similar microhabitat. The study focuses on an area located in the Brazil’s Midwest region.
Mostrar mais

10 Ler mais

Prevalência de uso de recursos ergogênicos em praticantes de musculação na cidade de João Pessoa, Paraíba.

Prevalência de uso de recursos ergogênicos em praticantes de musculação na cidade de João Pessoa, Paraíba.

Algumas considerac ¸ões merecem ser realizadas quanto aos aspectos metodológicos dos estudos acima citados. Diferentemente dos demais, o desenho epidemiológico do presente estudo foi concebido de maneira que a amostra fosse representativa de toda a populac ¸ão de pratican- tes de musculac ¸ão da cidade de João Pessoa, permitindo, dessa maneira, realizar inferências relacionadas a todos os praticantes do município. Apenas Silva et al., (2007) apresentaram desenho metodológico similar. No estudo de Iriart e Andrade, 2002, por exemplo, desenvolvido na Bahia, apenas jovens fisiculturistas de um bairro pobre de Salva- dor foram pesquisados. Além disso, utilizou-se metodologia qualitativa, com grupos focais e entrevistas semiestrutura- das, o que impossibilita a generalizac ¸ão dos achados para a populac ¸ão do município. Adicionalmente, Domingues e Marins (2007) investigaram o uso de EAAs e SAs em pratican- tes de musculac ¸ão na cidade de Belo Horizonte (MG). Apenas 200 sujeitos participaram do estudo, sem qualquer delinea- mento estatístico; não há, portanto, poder inferencial para generalizac ¸ão dos dados obtidos.
Mostrar mais

9 Ler mais

Eficiência Hidráulica e Energética da Operação do Bombeamento para o Abastecimento do Bairro de Mangabeira em João Pessoa

Eficiência Hidráulica e Energética da Operação do Bombeamento para o Abastecimento do Bairro de Mangabeira em João Pessoa

Pedrosa Filho et al. (2007) desenvolveram um sistema de apoio a decisão com vistas à definição da melhor estratégia diária dos estados das bombas e válvulas de um sistema adutor, de forma a resultar na minimização dos gastos com energia elétrica. A metodologia empregada na busca do ótimo operacional ao longo de 24 horas, fundamentou-se na técnica estocástica dos Algoritmos Genéticos acoplada ao simulador hidráulico EPANET 2. A minimização da função representada pelos custos de bombeamento é tratada pelo Método de Penalidades. A aplicabilidade da metodologia proposta foi avaliada por meio de simulações realizadas no Sistema Adutor Marés, responsável pelo abastecimento de grande parte da cidade de João Pessoa - PB (Brasil). O trabalho apresentou resultados que comprovam a eficácia do modelo proposto em encontrar estratégias de operação viáveis de serem aplicadas a um sistema adutor real com múltiplas estações de bombeamento e reservatórios. A redução do consumo elétrico alcançada nas simulações evidencia a importância da aplicação de um modelo de otimização como instrumento para melhorar a eficiência energética do sistema.
Mostrar mais

93 Ler mais

Memória, imagem e arquivística na cidade de João Pessoa - PB: o bairro de Tambaú

Memória, imagem e arquivística na cidade de João Pessoa - PB: o bairro de Tambaú

17 Esse trabalho surgiu a partir da curiosidade de compreender a constituição de um lugar, no nosso caso, o do bairro de Tambaú, localizado na cidade de João Pessoa-PB, tendo como foco principal dessa preocupação as casas remanescentes na orla, oriundas do momento de ocupação da praia pelas classes mais ricas até as moradias mais simples dos pescadores residentes na praia removidas ao longo do tempo para acomodar os edifícios residenciais, hotéis e pontos comerciais. O foco de análise recairá sobre a série de registros fotográficos delimitados entre os anos de 1946 a 2002, as que dão conta deste processo de transformação urbanística , disponíveis nos acervos: Instituto Brasileiro Geográfico do Brasil (IBGE), Humberto Nóbrega no Campus Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), Walfredo Rodriguez e no Topical Hotel Tambaú.
Mostrar mais

70 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados