Top PDF Paquidermodactilia transgressiva: relato de um caso.

Paquidermodactilia transgressiva: relato de um caso.

Paquidermodactilia transgressiva: relato de um caso.

O caso aqui descrito corresponde à paquidermodacti- lia transgressiva, com acometimento dos dedos das mãos, articulações metacarpo e metatarsofalangianas, além da região plantar e do joelho direito. A associa- ção de paquidermodactilia com aspecto paquidérmico do joelho nunca havia sido descrita na literatura. Apenas um relato de associação com paquidermia plantar foi encontrado. 5

4 Ler mais

Anestesia no paciente com síndrome do pulmão encolhido: relato de caso.

Anestesia no paciente com síndrome do pulmão encolhido: relato de caso.

Justificativa e objetivos: A incidência de acometimento pulmonar no Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) pode apresentar-se como uma síndro- me denominada Síndrome do Pulmão Encolhido (SPE). De fisiopatologia bastante controversa, a SPE pode induzir dependência da ventilação mecânica. Devido à raridade, o número de publicações é restrito. O objetivo deste relato é apresentar o caso de paciente com SPE, submetida à correção de hérnia incisional sob anestesia peridural torácica.

4 Ler mais

PRESENÇA DE AMELOBLASTOMA EM JOVEM DO GENERO MASCULINO: RELATO DE CASO

PRESENÇA DE AMELOBLASTOMA EM JOVEM DO GENERO MASCULINO: RELATO DE CASO

Os ameloblastomas são neoplasias odontogênicas benignas de origem epitelial com comportamento localmente agres- sivo. Acometem predominantemente a mandíbula e podem atingir proporções variadas de acordo com o tempo de evolução. Manifestam-se geralmente entre a terceira e quinta décadas de vida. O tratamento conservador, muitas vezes associado a procedimentos adicionais, tem sido usado como opção de escolha para muitos que tratam deste tipo de tumor. Sendo assim este trabalho tem como objetivo apresentar, através de um relato de caso clínico, a remoção de um ameloblastoma na região posterior da mandíbula. PALAVRAS-CHAVE: Ameloblastoma, maxilomandibular, tratamento.
Mostrar mais

5 Ler mais

Cervicoplastia na flacidez cutânea por síndrome de Ehlers-Danlos: relato de caso.

Cervicoplastia na flacidez cutânea por síndrome de Ehlers-Danlos: relato de caso.

sheet 7 , em um relato de caso semelhante, citam complicações como hematomas recorrentes no pós-operatório, deiscência da incisão retroauricular e aspecto inaceitável desta cicatriz, intercorrências não observadas pelos autores do presente relato.

3 Ler mais

Transplante renal em paciente pediátrico com associação de Vater: relato de caso.

Transplante renal em paciente pediátrico com associação de Vater: relato de caso.

RELATO DE CASO: Paciente del sexo masculino, 11 años, 23 kg, Hbs positivo sometido a esofagostomia con 30 horas de vida. Desde los 7 anos realiza hemodiálisis, actualmente a través de catéter atrial, por falta de otras vías de acceso. Sometido a los 11 años a transplante renal con donador cadáver, sin interocurrencias. Diuresis adecuada al término de las anastomosis vasculares. Drenaje de hematoma de la fosa ilíaca D en el primer día de pós-operatorio. Alta 21 días después del transplante con función renal normal.

4 Ler mais

Injeção inadvertida de metoclopramida no espaço subaracnóideo: relato de caso.

Injeção inadvertida de metoclopramida no espaço subaracnóideo: relato de caso.

As tubulações dos gases hospitalares possuem padroniza- ção internacional de cores, porém, o mesmo não ocorre com as ampolas. Assim, é passível que ocorram injeções aciden- tais de drogas que são apresentadas em ampolas muito se- melhantes. O objetivo deste relato é mostrar um caso de inje- ção inadvertida de metoclopramida no espaço subaracnói- deo em paciente obstétrica.

5 Ler mais

Uso de terapia biológica na doença de Crohn metastática: relato de caso e revisão da literatura.

Uso de terapia biológica na doença de Crohn metastática: relato de caso e revisão da literatura.

RESUMO: A doença de Crohn metastática envolve a infiltração cutânea granulomatosa em locais anatomicamente separados do trato gastrointestinal, com tendência à cronicidade. É relatado caso de paciente masculino, 20 anos, há seis meses com dor e eliminação de secreção purulenta de úlceras em região perianal, inguinal direita e genital, sem melhora com o uso metronidazol e ciprofloxacina. Antecedente de proctocolectomia em 2002. Ao exame, à inspeção, evidenciava-se orifício fistuloso posterior a 2,0 cm da borda anal, úlcera de 5,0 cm na base do escroto e outra úlcera circundando a base do pênis; ao toque, ânus fibrótico e encarcerado. Realizada fistulotomia, biópsia e curetagem das úlceras genital e inguinal. O resultado histopatológico evidenciou processo inflamatório granuloso não caseoso. Em virtude da falha terapêutica dos antimicrobianos, foi optado pelo tratamento com infliximabe na dose 5 mg/kg nas semanas 0, 2 e 6, e azatioprina 2 mg/kg/dia. Ao término da fase de indução, o paciente apresentava cicatrização parcial das lesões ulceradas, ausência de secreção e alívio da dor. Atualmente em acompanhamento ambulatorial com infusões de infliximabe a cada oito semanas.
Mostrar mais

5 Ler mais

Perda visual bilateral grave como sinal de apresentação de trombose de seio venoso cerebral: relato de caso.

Perda visual bilateral grave como sinal de apresentação de trombose de seio venoso cerebral: relato de caso.

No caso em questão, a anamnese criteriosa, o exame oftal- mológico e os achados observados ao exame de campo visual foram elementos fundamentais para o diagnóstico de pseudo- tumor cerebral. Como o paciente era do sexo masculino e não obeso, suspeitamos de uma trombose de seio venoso crania- no, que foi confirmada pela angiorressonância venosa. O re- sultado do hemograma revelando uma trombocitose sugere que uma doença hematológica era a responsável pela trombo- se venosa cerebral. A biópsia de medula óssea foi inconclusa, afirmando apenas que os achados eram compatíveis com doença mieloproliferativa crônica.
Mostrar mais

5 Ler mais

Regeneração aberrante do nervo oculomotor secundária a aneurisma intracraniano: relato de caso.

Regeneração aberrante do nervo oculomotor secundária a aneurisma intracraniano: relato de caso.

Relatar um caso de regeneração aberrante secundária à paralisia aguda do nervo oculomotor causada por aneurisma intracraniano. Paciente atendida em fevereiro de 2006 queixando-se de dor de cabeça acompanhada de visão dupla e queda da pálpebra no olho direito. Na avaliação da motilidade ocular extrínseca, verificou-se incapacidade da adução, da supradução e da infradução associada à blefaroptose no olho direito. Com relação à motilidade intrínseca, midríase paralítica no olho direito. Formulou-se diagnóstico de paralisia aguda de nervo oculomotor no olho direito e solicitou-se avaliação neurológica. No Departamento de Neurocirurgia, após ser diagnosticada presença de aneurisma de artéria comunicante posterior, a paciente foi submetida a tratamento cirúrgico. Em dezembro de 2006, observou-se melhora relativa da adução, mantendo a incapacidade da supradução e da infradução com blefaroptose melhorada à adução do olho direito. Com relação à motilidade intrínseca, miose no olho afetado. O diagnóstico de regeneração aberrante do nervo oculomotor pós-para- lisia aguda foi formulado baseando-se na anamnese e nos exames oftalmo- lógicos seqüenciais.
Mostrar mais

3 Ler mais

Síndrome de Rubinstein-Taybi: anomalias físicas, manifestações clínicas e avaliação auditiva.

Síndrome de Rubinstein-Taybi: anomalias físicas, manifestações clínicas e avaliação auditiva.

IIIII ntrodução ntrodução ntrodução ntrodução ntrodução: A Síndrome de Rubinstein-Taybi foi descrita pela primeira vez em 1963, após a observação dos traços físicos seme- lhantes apresentados por sete crianças com retardo mental, baixa estatura, polegares grandes e largos e anomalias faciais. Mais tarde, novas publicações definiram outras características dessa síndrome, a qual incide em 1 a cada 300.000 nascidos e apresenta etiologia incerta. Sintomas otorrinolaringológicos e fonoaudiológicos são fre- qüentes, daí a importância de melhor conhecimento dessa síndrome por esses especialistas. Relato de Caso Relato de Caso Relato de Caso Relato de Caso Relato de Caso: Apresentamos as principais manifestações clínicas, traços físicos e as avaliações auditivas de cinco crianças portadoras da Síndrome de Rubinstein-Taybi, em atendimento na Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP). Para as avaliações auditivas foram realizados exames de audiometria tonal, imitanciometria e potenciais evocados do tronco encefálico (BERA). As principais características observadas foram: retardo mental, baixa estatura, polegares largos, pirâmide nasal alta, palato ogival, má oclusão dentária, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e de linguagem. Discussão: Discussão: Discussão: Discussão: Os traços físicos ca- Discussão: racterísticos dos portadores dessa síndrome facilitam o diagnóstico, e muitos deles são responsáveis por sintomas otorrinolaringológi- cos e fonoaudiológicos, como infeções de vias aéreas superiores, obstrução nasal, otites médias, hipertrofia adenoamigdaliana, sur- dez condutiva, hipotonia perioral e disfagia. O importante compro- metimento cognitivo é responsável pelo atraso no desenvolvimen- to da linguagem e pelo baixo rendimento escolar. Conclusões: Conclusões: Conclusões: Conclusões: Conclusões: Frente às várias manifestações otorrinolaringológicas e fonoaudiológicas apresentadas pelas crianças portadoras da Síndrome de Rubinstein-Taybi, torna-se necessário que esses espe- cialistas conheçam melhor essa síndrome para que possam fazer o diagnóstico precoce e orientar o tratamento dessas crianças.
Mostrar mais

5 Ler mais

Rev. Bras. .  vol.74 número2

Rev. Bras. . vol.74 número2

3 Este é o primeiro relato de caso de ressecção de schwannoma do vago com monitorização contínua eletrofisiológica do nervo laríngeo recorrente.. RELATO DE CASO.[r]

1 Ler mais

PROEB E O CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS DE CORONEL FABRICIANO – MINAS GERAIS

PROEB E O CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO EM DUAS ESCOLAS DE CORONEL FABRICIANO – MINAS GERAIS

Desde sua implementação, o PIP tem oportunizado às escolas que oferecem o ensino fundamental o envolvimento dos educadores no planejamento e desenvolvimento de ações para o alcance das metas propostas pela SEE, SRE e escola. O PIP proporciona momentos de avaliação do processo de aprendizagem da turma e de cada aluno nas suas especificidades, o desenvolvimento de estratégias de atendimento para favorecer que todos os alunos possam demonstrar níveis de aprendizagem compatíveis com as propostas de ensino que apontam as capacidades ou habilidades a serem desenvolvidas em cada ano do ensino fundamental. Para concretização desse projeto a SEE/MG conta com uma Equipe Central para apresentar as diretrizes do trabalho, orientar e acompanhar, juntamente com a Equipe do PIP nas Regionais, as ações propostas e desenvolvidas, como também avaliar e orientar o redirecionamento das intervenções no atendimento aos alunos com defasagem no processo de aprendizagem e aos professores no processo de ensino. Essa metodologia do PIP pode ser confirmada no relato da coordenadora das avaliações na SRE de Coronel Fabriciano:
Mostrar mais

93 Ler mais

Rev. Bras. Anestesiol.  vol.51 número3

Rev. Bras. Anestesiol. vol.51 número3

Relato del Caso - Niño con 57 días, 3700 gramas, perímetro cefálico 39 cm, ASA II, con craneosinostosis, retrognatia, macroglosia y exoftalmía bilateral, dificultad inspiratoria y retracción intercostal leve. Después decúbito dorsal, cojín sobre los hombros, pré-oxigenación e infusión de propofol (10 mg) y succinilcolina (5 mg), se realizó laringoscopia (lámina nº 1 reta), sin visualización de la epiglotis. Fue hecha ventilación asistida seguida de nuevas tentativas (4) de IOT, sin suceso. Se optó por la ventilación espontanea asistida e IOT, nuevamente sin suceso. Por la capnografía no había CO 2
Mostrar mais

7 Ler mais

Hematoma subdural agudo potencialmente fatal após anestesia combinada raqui-peridural em parto.

Hematoma subdural agudo potencialmente fatal após anestesia combinada raqui-peridural em parto.

Justificativa e objetivos: Apenas alguns relatos na literatura mencionaram a possibilidade de formac¸ão de hematoma subdural craniano associada à punc¸ão durante a raquianestesia ou anestesia epidural. O presente relato descreve um caso tão raro que foi diagnosticado como hematoma subdural agudo após anestesia combinada raqui-peridural usada em parto. Relato de caso: Paciente primípara, 34 anos, com 38 semanas de gestac¸ão, submetida à cesari- ana sob anestesia combinada raqui-peridural, deu à luz um menino saudável. Após 32 horas do parto, a dor de cabec¸a moderada da paciente progrediu para dor de cabec¸a intensa associada a náusea e vômito e se complicou subsequentemente com crise convulsiva generalizada tônico- -clônica e consequente letargia. Tomografia computadorizada do cérebro revelou hematoma subdural agudo do lado direito em região frontotemporoparietal (FTP) com edema cerebral difuso. A paciente foi submetida à craniotomia FTP de urgência e evacuac¸ão do hematoma. Tomografia computadorizada do crânio no pós-operatório precoce mostrou um sítio operatório limpo. Oito dias após a cirurgia do hematoma subdural, a paciente voltou a ficar letárgica e, dessa vez, a tomografia computadorizada revelou um hematoma extradural sob o retalho ósseo que exigiu outra cirurgia. Dois dias depois, a paciente recebeu alta hospitalar com classificac¸ão de desempenho Karnofsky de 90/100. Ao exame de acompanhamento, a paciente apresentou-se neurologicamente intacta e sua tomografia computadorizada e ressonância magnética estavam normais.
Mostrar mais

4 Ler mais

Sao Paulo Med. J.  vol.123 suppl.spe

Sao Paulo Med. J. vol.123 suppl.spe

RELATO DO CASO Paciente do sexo feminino, 55 anos, 80kg, 165 cm, a ser submetida a gastrectomia. Monitorizada com oxímetro de pulso, cardioscópio, pressão arterial não-invasiva e cap- nografia. Indução anestésica venosa com fentanil, propofol, atracúrio e succinilcolina através de acesso venoso central (jugular interna direita). Manutenção com propofol e alfen- tanil em bomba de infusão contínua. Devido à presença de sinais flogísticos, baixo fluxo no cateter central e difícil acesso periférico, optou-se por nova punção em jugular interna esquerda com a técnica de Seldinger e abordagem posterior. Houve punção acidental da artéria carótida E seguida de compressão local por 10 minutos. Outra punção foi realizada na mesma veia por abordagem anterior, havendo retorno de sangue e progressão do cateter. A infusão de líquidos foi ini- ciada e, após a administração de 400 ml de SF 0,9% e fixação do cateter, observou-se novamente refluxo, com retorno de líquido de aspecto sanguinolento, porém claro. A infusão foi interrompida e realizou-se RX de tórax no intra-operatório, identificando-se imagem sugestiva de hidrotórax à esquerda. A paciente apresentou pequena diminuição do MV em base E, sem outras alterações. O cateter foi retirado e obtido novo
Mostrar mais

1 Ler mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP

A vida dele no trabalho ficou estagnada após a crise que teve. E o fato de também não ter conseguido ir estudar nos Estados Unidos desencadeou uma nova tentativa de se recompor na vida profissional. Renato sentia que havia fracassado porque não fora compreendido. Mas havia por trás desse relato uma certeza: seu projeto não estava errado, “só precisava de uns ajustes”. E ele buscou a universidade para fazê-los. Ingressou no mestrado aqui no Brasil e desenvolveu um projeto possível que o colocou de volta no laço social. Conseguiu também uma importante recolocação profissional em uma empresa multinacional e começou a trabalhar novamente. Só que, a partir da primeira grande crise, sua relação social não foi mais a mesma. Tinha desconfiança de que as pessoas já não o achavam esquisito, elas sabiam de sua “condição”. Seus amigos do trabalho e do mestrado não sabiam sobre a sua doença, mas ele tinha certeza que mentiam para ele, escondendo o que sabiam. Isso acabou refletindo no seu trabalho e suas relações profissionais começaram a ruir. Seu estado piorou e ele entrou em crise novamente. Dessa vez sua melhora demorou mais tempo para acontecer, mesmo estando medicado.
Mostrar mais

83 Ler mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CAED - CENTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA CATARINA DE ARRUDA CORTEZ

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CAED - CENTRO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA CATARINA DE ARRUDA CORTEZ

Esta dissertação é caracterizada pelo estudo de caso realizado em duas escolas estaduais urbanas, no município de Querência – MT, com o objetivo de analisar as ações da equipe gestora, a partir de preceitos definidos na Lei de Gestão Democrática nº 7.040/98 do Estado de Mato Grosso. A pesquisa foi executada para responder a seguinte questão: de que maneira as ações da equipe gestora das duas escolas urbanas do município de Querência, embasadas nos princípios da gestão democrática participativa, podem ou não contribuir para a efetividade da educação escolar? Para responder a essa questão, foi feita a coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas com membros do Conselho Deliberativo da Comunidade Escolar (CDCE), observação não participante e análise documental de registros das escolas. A análise dos dados constituiu-se em um conjunto de informações que, à luz das legislações vigentes e das concepções teóricas revisitadas em Paro, Lück e Machado, apontaram avanços e desafios para a efetividade da gestão democrática participativa nas escolas. No Capítulo I, são apresentadas a estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso (SEDUC/MT) e das escolas, bem como dados que as caracterizam, inclusive os das aprendizagens dos alunos. O Capítulo II traz a fundamentação teórica que subsidia o modelo de gestão escolar democrática e participativa. O Capítulo III apresenta um Plano de Ação Educacional voltado para a consolidação de práticas participativas na gestão das escolas, com ação conjunta SEDUC a fim de integrar colaborativamente os atores educativos internos e externos do Órgão Central e Escolas e desta com a comunidade escolar. A efetividade da gestão democrática participativa contribui significativamente para a melhoria da qualidade da educação, sendo esta o resultado de uma escola considerada eficaz.
Mostrar mais

125 Ler mais

PRAZER E SOFRIMENTO: Um estudo de caso com pós-graduandos no curso de Mestrado Acadêmico em Administração na cidade de Belo Horizonte - MG

PRAZER E SOFRIMENTO: Um estudo de caso com pós-graduandos no curso de Mestrado Acadêmico em Administração na cidade de Belo Horizonte - MG

O estudo buscou também contribuir para o desenvolvimento científico, disponibilizando para a sociedade os impactos acerca da saúde mental, social e corporal dos al[r]

116 Ler mais

ANELORIA COSTA GADELHA DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL A: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A GESTÃO PEDAGÓGICA

ANELORIA COSTA GADELHA DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL A: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A GESTÃO PEDAGÓGICA

A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu a gestão escolar em sua dimensão pedagógica no desenvolvimento do Programa Mais Educação na Escola A, em Manaus-AM. O objetivo geral definido para este estudo foi o de investigar como se estabelece a gestão pedagógica no desenvolvimento do Programa Mais Educação na escola em estudo. Os objetivos específicos foram: (i) descrever o funcionamento do Programa Mais Educação na Escola Estadual A desde sua implantação; (ii) analisar de que forma a gestão escolar organiza, acompanha e avalia o desenvolvimento do Programa Mais Educação na escola e como esse se integra às ações regulares da mesma; (iii) propor ações que possam contribuir para o aprimoramento do programa na escola, considerando a atuação da gestão pedagógica nesse contexto, como também a aproximação entre as atividades do PME e as atividades regulares da escola. Assumimos a hipótese de que a gestão pedagógica constitui uma das variáveis de influência para o alcance das metas e objetivos do Programa Mais Educação na escola em estudo, na perspectiva da educação integral. Para tanto, utilizamos como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa e como instrumentos para coleta de dados a entrevista e o questionário, aplicados aos segmentos que se encontram vinculados ao desenvolvimento do Programa.
Mostrar mais

115 Ler mais

A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE A GESTÃO DE RESÍDUOS DA SUINOCULTURA: um estudo de caso em granjas na região da Zona da Mata mineira

A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE A GESTÃO DE RESÍDUOS DA SUINOCULTURA: um estudo de caso em granjas na região da Zona da Mata mineira

Constatou-se deficiência dos mecanismos legais quanto à fiscalização e monitoramento das atividades licenciadas pelos órgãos oficiais. Isso revela que há um aparato de leis e políticas que primam pela eficiência das normas, legisladas nas três esferas administrativas que tratam a gestão dos dejetos suínos sob a égide dos crimes ambientais com poder de polícia em vez de políticas educativas. Haja vista o caso estudado, que mudou o tipo de criação de UCC para UPL, houve redução do porte do empreendimento, que passou a poluir menos, no entanto o empreendedor foi multado e autuado pelo órgão ambiental pelo fato de não ter protocolado essa alteração. Assim, infere-se a primazia da gestão legal em detrimento da gestão ambiental desejável.
Mostrar mais

141 Ler mais

Show all 10000 documents...