Top PDF Perfil da gestão do negócio dos personais trainers de Curitiba/PR

Perfil da gestão do negócio dos personais trainers de Curitiba/PR

Perfil da gestão do negócio dos personais trainers de Curitiba/PR

Existe uma tendência de crescimento no setor fitness no Brasil, onde o número de academias de ginástica já saltava para 20.000 em 2005, fazendo com que o país fosse considerado o que possui a maior proporção de academias de ginástica por habitante, atingindo a marca de frequentadores de academias em mais de 3,2 milhões de pessoas. Dentre as inúmeras áreas que o profissional formado em Bacharelado em Educação Física pode atuar, o enfoque deste trabalho está no segmento de Personal Trainer (PT). Esta demanda abre uma grande oportunidade e procura pelo serviço dos PTs, onde as pessoas buscam estes com vários objetivos, como: qualidade de vida, status, preparação física, dentre outros. O PT está cada vez mais invadindo as academias. Sendo assim o objetivo deste trabalho foi de apresentar o atual perfil da gestão do negócio do PT atuante em Curitiba/PR. Foi realizada uma pesquisa descritiva quantitativa, através da aplicação de um questionário com 282 participantes, dos quais apenas 262 foram credenciados para a pesquisa. As constatações principais foram que no setor de gestão de pessoas os profissionais estão preocupados em fazer atualizações e/ou cursos na área, além de buscarem fazer de alguma maneira uma avaliação de seu trabalho com seus clientes. Na parte do marketing os PTs variaram muito nas questões e demonstraram que necessitam de mais conhecimento nesta área. Por fim a gestão financeira também precisa de mais estudos, em virtude das informações com qualidades precárias neste setor.
Mostrar mais

113 Ler mais

PERFIL DA GESTÃO DO NEGÓCIO DOS PERSONAL TRAINERS DE CURITIBA/PR

PERFIL DA GESTÃO DO NEGÓCIO DOS PERSONAL TRAINERS DE CURITIBA/PR

de profissionais capacitados na área da gestão, com conhecimento em marketing, finanças, administração e gerenciamento. Dentre as inúmeras áreas que o profissional formado em Bacharelado em Educação Física pode atuar, o enfoque deste trabalho está no segmento de Personal Trainer (PT). Esta demanda abre uma grande oportunidade e procura pelo serviço dos PTs, sendo que as pessoas procuram estes com vários objetivos, como: qualidade de vida, status, preparação física, dentre outros. O crescimento no número de oportunidades de trabalho ao PT é compatível com o ascendente número de profissionais atuantes no mercado, logo “preparação” e “qualificação” são diferenciais para obter melhores retornos financeiros. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi de apresentar o atual perfil da gestão do negócio do PT atuante em Curitiba/PR. Foi realizada uma pesquisa descritiva quantitativa, através da aplicação de um questionário com 282 participantes, dos quais apenas 262 foram credenciados para a pesquisa. As constatações principais foram que no setor de gestão de pessoas os profissionais estão preocupados em fazer atualizações e/ou cursos na área, além de buscarem fazer de alguma maneira uma avaliação de seu trabalho com seus clientes. Em relação ao marketing observou-se que os profissionais pretendem fidelizar seus clientes, porém, não realizam pacotes de aderência, o que seria recomendável; além disso, se preocupam em saber o motivo da desistência de seus serviços por parte de seus clientes, contudo não possuem um padrão para estipular o preço de seus serviços ficando, portanto, vulnerável ao mercado. Por fim, a gestão financeira também carece de maior preocupação haja vista que poucos profissionais confeccionam planilhas de gastos, formalizam contratos com os clientes ou preocupam-se com seus planos de previdência.
Mostrar mais

11 Ler mais

Plano de negócio: gestão da manutenção predial em redes bancárias de Curitiba (PR)

Plano de negócio: gestão da manutenção predial em redes bancárias de Curitiba (PR)

Os serviços de manutenção da estrutura física das agências geralmente são realizados por empresas terceirizadas. Devido à falta de acompanhamento dos gestores dos estabelecimentos bancários, que por muitas vezes executam outras inúmeras atividades ao mesmo tempo, aliadas a falta de conhecimento técnico para recebimento do serviço, fazem com que a qualidade da entrega fique aquém do esperado, principalmente se a contratada não possuir um corpo técnico qualificado e uma gestão eficiente do contrato.

81 Ler mais

Análise da gestão de negócios no crossfit em Curitiba/PR

Análise da gestão de negócios no crossfit em Curitiba/PR

O mercado fitness vem crescendo constantemente nos últimos anos, e juntamente com ele o surgimento de novas modalidades que são atrativas aos olhos do consumidor. O Crossfit é a nova “sensação do momento” e atualmente é a modalidade que mais cresce no mundo com mais de 13 mil afiliações. No Brasil a modalidade chegou em 2009 e rapidamente conquistou adeptos por todo o país, são mais de 750 unidades conveniadas sendo que 53 estão localizadas no estado do Paraná e 27 na cidade de Curitiba. Por ser uma modalidade recente são escassos os estudos sobre um perfil de gestão de negócios no Crossfit, sendo assim o objetivo deste trabalho foi de analisar a atual gestão de negócios no Crossfit em Curitiba/PR. Foi realizada uma pesquisa descritiva quantitativa, através da aplicação de um questionário com 17 gestores de box credenciados para a pesquisa. A análise de dados foi através de estatística descritiva associada à distribuição de frequência, utilizando medidas de posição ou tendência central, como média, moda e mediana, além de medidas de dispersão como o intervalo interquartil e desvio padrão. As principais constatações foram que muitos dos gestores não são formados em educação física e atuando também em outras funções no box. Constatou-se que uma grande parcela dos boxes não possuem nenhum critério de divisão de turmas o que pode ser um fator de risco para as inúmeras lesões ocorridas na modalidade, sendo necessário mais estudos nessa área para confirmação de tal fato. Os três pilares da gestão de negócios “de pessoas, financeira e marketing” são muito bem trabalhados pelos gestores e isso pode ser explicado devido ao Crossfit ser uma franquia com modalidade de treinamento especifico, contudo são necessários mais estudos para maiores esclarecimentos.
Mostrar mais

97 Ler mais

Análise de perfil do consumidor para a abertura de uma academia de tênis em Curitiba/PR

Análise de perfil do consumidor para a abertura de uma academia de tênis em Curitiba/PR

São as pessoas que fazem o negócio. Embora a empresa seja dotada de máquinas, equipamentos, prédios, instalações, tecnologia e uma porção de outros recursos físicos, na realidade, esses elementos concretos sozinhos não a fazem funcionar nem atingir seus objetivos. (CHIAVENATO, 2004) São justamente as pessoas que darão vida ao negócio; elas é que serão capazes de dar à empresa excelência, qualidade, produtividade e competitividade. Partindo-se do ditado de que “a união faz a força”, o trabalho em equipe permite a troca de experiências e opiniões, permitindo-se chegar a uma melhor solução. O gerenciamento de equipes é uma tarefa de extrema importância para o empreendedor, já que cada pessoa é única e traz consigo uma carga diferente de historias, objetivos, habilidades, personalidade. (CHIAVENATO, 2004)
Mostrar mais

34 Ler mais

Avaliação da aplicação de conceitos do lean construction no planejamento e gestão de uma obra residencial multipavimentos em Curitiba - PR

Avaliação da aplicação de conceitos do lean construction no planejamento e gestão de uma obra residencial multipavimentos em Curitiba - PR

A notação EPC, desenvolvida pela IDS-Scheer dentro da arquitetura do ARIS (Architecture of Integrated Information Systems) – software de maior sucesso mundial na área de modelagem de processos – tem sido usada por muitas organizações para modelar, analisar e redesenhar processos de negócio. Esta notação se insere dentro de um pacote computacional chamado de ARIS Toolset, que reflete a arquitetura da organização e que é bastante amplo, possibilitando a modelagem integrada de diversos outros aspectos da organização, tais como estrutura organizacional, árvore de objetivos e sistemas de informação.
Mostrar mais

73 Ler mais

Implantação da gestão de desempenho por competência, em empresa do ramo bancário, situada na região de Curitiba - PR

Implantação da gestão de desempenho por competência, em empresa do ramo bancário, situada na região de Curitiba - PR

Identificar o profissional de desempenho superior, aquele que traz resultados significativos para a empresa, é um desafio para os gestores, para a área de Capital Humano e para o próprio profissional que, na maioria das vezes, não sabe se seu desempenho está de acordo com as expectativas, qual é o seu valor para a empresa e onde poderá chegar. Uma das práticas mais úteis para ajudar a encarar este desafio é o processo de Gestão de Desempenho. Hoje, na era do planejamento e dos mapas estratégicos, passa de um mero processo de avaliação focado essencialmente em números, metas e objetivos para um processo de gestão da aprendizagem e desenvolvimento, de gestão de carreira, aspirações profissionais e contratação de resultados para o negócio. Ferramenta importante que permite que os colaboradores, os gestores e a área de Capital Humano, construam ciclos virtuosos de comprometimento, na medida em que articulam os interesses da empresa, da área e do indivíduo com critérios claros e transparentes para todos os envolvidos no processo.
Mostrar mais

76 Ler mais

Gestão do conhecimento nas práticas organizacionais numa administradora de condomínios em Curitiba - PR

Gestão do conhecimento nas práticas organizacionais numa administradora de condomínios em Curitiba - PR

É uma máquina em perpétuo aprendizado, dedicada a transformar operários em trabalhadores do conhecimento. Os funcionários fazem rodízio de cargos a cada seis meses, passando pelas quatro principais áreas da fábrica. Depois de percorrer o circuito inteiro, todos que trabalham no chão da fábrica não só conhecem o trabalho que estão executando como também sabem que ele depende dos trabalhadores acima deles e como eles afetam a próxima pessoa da linha. A recompensa pelo aprendizado é um plano de remuneração de três níveis que paga segundo a habilidade, o conhecimento e o desempenho do negócio. Da primeira vez, recebem um aumento de 25 centavos de dólar por hora trabalhada em cada rodízio; daí em diante, eles podem praticamente dobrar seus salários caso “se formem”, por assim dizer, aprendendo um tópico como manutenção de máquinas [...]. Conseguem outros aumentos salariais se forem aprovados em cursos de inglês, práticas administrativas e outros assuntos. Há bonificações – US$225 ou mais por trimestre- para a concretização dos objetivos de desempenho em toda a fábrica e pela assiduidade ao trabalho. As decisões relacionadas a promoções e demissões são tomadas com base no que as pessoas sabem, não em seu tempo de casa (STEWART, 1998, pg. 36).
Mostrar mais

77 Ler mais

Análise microbiológica do Rio Belém, Curitiba-PR

Análise microbiológica do Rio Belém, Curitiba-PR

O rio Belém, a exemplo disso, é considerado, segundo estudos realizados pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) como sendo o rio que mais sofreu com a urbanização de Curitiba. Dados da prefeitura indicam a presença de 184.363 domicílios e 539.622 habitantes, vivendo próximos a sub-bacia. Destes, 581 domicílios são clandestinos, totalizando 2.237 habitantes. Segundo a SANEPAR (Companhia de Saneamento do Paraná) 100% dessas residências possuem rede de água e 90% tem atendimento à rede de esgoto (13) .

11 Ler mais

Análise do sistema de indicadores de gestão da manutenção de pavimentos flexíveis em vias urbanas da cidade de Curitiba – PR

Análise do sistema de indicadores de gestão da manutenção de pavimentos flexíveis em vias urbanas da cidade de Curitiba – PR

Os dados estatísticos mais ressaltantes da tabela 6 resumem que a categoria dos FCS não é muito abordada pela superintendência da área estudada a comparação com as outras duas categorias. Isso indica que os FCS deveriam ser tomados com mais importância e receber mais atenção por parte da gestão. Segundo teorias importantes os FCS quando devidamente gerenciadas podem ter um impacto significativo sobre o sucesso de uma empresa, considerando seu ambiente de competição (LEIDECKER; BRUNO, 1991). Os FCS devem ser traduzidos em indicadores de desempenho (QUINTELLA; LEMOS; LEITÃO, 2009; RAMOS, 2011), que devem receber uma atenção permanente e cuidada por parte da gestão, exigindo que a performance de cada área seja medida continuamente e essa informação deve ser disponibilizada (CORREIA, 2010). O processo de identificação dos FCS serve para priorizar atividades e informações, auxiliando a manter o foco de atenção nas atividades prioritárias (LAGUNA; OLIVEIRA, 2006)
Mostrar mais

129 Ler mais

Contribuições à gestão de processos de negócio

Contribuições à gestão de processos de negócio

A abordagem PL4BPM havia sido avaliada de forma b´asica at´e ent˜ao, por meio do que havia sido chamado um “estudo de caso”. Esse estudo de caso, embora tenha con- tribu´ıdo para apresentar um conjunto importante de informa¸c˜oes a respeito da abordagem sendo proposta, n˜ao foi realizado considerando as melhores pr´aticas de um estudo experi- mental de acordo com as pr´aticas de metodologia cient´ıfica. Assim, durante os primeiros anos de atua¸c˜ao como doutor, um dos trabalhos em que o autor esteve envolvido foi a realiza¸c˜ao de dois experimentos, com um objetivo comum de avaliar mais sistematicamente a abordagem PL4BPM, referida na se¸c˜ao anterior. Esses experimentos foram executados seguindo algumas das diretrizes propostas por pesquisadores especialistas na ´area conhe- cida como Engenharia de Software Experimental ( WOHLIN et al. , 2000; SHULL; CARVER; TRAVASSOS , 2001; ZELKOWITZ; WALLACE; BINKLEY , 2003). Experimentos engenharia de
Mostrar mais

79 Ler mais

Programa Negócio a Negócio do SEBRAE/PR: relatos de experiências das atividades desenvolvidas na edição 2016

Programa Negócio a Negócio do SEBRAE/PR: relatos de experiências das atividades desenvolvidas na edição 2016

RESUMO: O presente estudo apresenta os resultados do Projeto de Extensão Negócio a Negócio, realizado em parceria entre o SEBRAE e o curso de Secretariado Executivo, da Unioeste, Campus de Toledo. O projeto realizado no ano de 2016 objetivava oferecer, por meio da atuação de acadêmicos do curso, atendimentos e orientação empresarial através da realização de diagnóstico e recomendações sobre a gestão empresarial para aproximadamente 100 empreendedores individuais e/ou microempresários do município de Toledo-PR. Destaca-se que o projeto foi desenvolvido em três fases. Inicialmente, os acadêmicos participantes do projeto receberam capacitação técnica previamente às visitas, nas quais receberam treinamento de 32 horas, ministrado por técnicos capacitados pelo SEBRAE. Na segunda fase, os acadêmicos, capacitados como agentes de orientação empresarial, realizaram o diagnóstico empresarial nas organizações em que atuaram, buscando identificar gargalos que poderiam ser potencializados. Em último momento, realizou- se outra visita às empresas, na qual o agente de orientação apresentava a devolutiva do diagnóstico, a proposição de plano de ação, a apresentação das ferramentas de gestão e das soluções do SEBRAE/PR e realizava o esclarecimento de dúvidas do empresário.
Mostrar mais

7 Ler mais

Vandalismo em mudas da arborização viária de Curitiba, PR

Vandalismo em mudas da arborização viária de Curitiba, PR

The urban forestry of the streets reflects the quality of life in urban areas, as it brings many benefits to population. The planning of the implementation of the afforestation must contemplate in its diagnostic stage as well as after its execution, the engagement of the population to guarantee its success. In the implementation of the road afforestation, one of the greatest problems that can occur is the lost of the seedlings through vandalism acts, by suppression or damaging parts of their structures. The objective of the research was to identify the damages caused by vandalism in broken seedlings, planted in road afforestation and to evaluate the environmental perception of the population related to the vandalism of the streets afforestation in the city of CuritibaPR. The research had sought plantations in CuritibaPR, between the year 2008 and 2010, correlating rates of depredation in new planted seedlings that are below 2 meters in total height and below 1, 80 meters in bifurcation height. The variables that had been measured were: presence of a tutor, sidewalk area, increasing in total height, bifurcation height, lap circumference, canopy diameter, number of branches, number of second generation plants and kinds of depredations that had been occurred. Moreover, interviews had been applied to the population, with opened and closed questions to evaluate the satisfaction level in relation to the afforestation and the level of engagement in maintenance and conservation of the seedlings by them. In 2008, 2009 and 2010, 976 had been planted by the Curitiba City Hall, in 25 streets. They had been observed through a nine months interval in years 2010 and 2011. On the first analysis, 25,92 % of the seedlings were eliminated and 15,91 % on the second
Mostrar mais

131 Ler mais

Perfil dos frequentadores e padrão de uso das academias ao ar livre em bairros de baixa e alta renda de Curitiba-PR

Perfil dos frequentadores e padrão de uso das academias ao ar livre em bairros de baixa e alta renda de Curitiba-PR

o presente momento não existem estudos que tenham identificado o perfil dos usuários e o padrão de uso destas estruturas. Também, o potencial que as AAL podem apresentar para a promoção de AF na comunidade é ainda desconheci- do. A identificação destas características permitirá que os gestores direcionem as intervenções para alcançar os grupos populacionais desfavorecidos, o que pode reduzir as desigualdades observadas nos níveis de AF 13 .

12 Ler mais

Aplicação da ferramenta FMEA a uma microcervejaria em Curitiba – PR

Aplicação da ferramenta FMEA a uma microcervejaria em Curitiba – PR

Ademais, a contribuição acadêmica do presente trabalho deve ser ressaltada. A análise de risco, embora não seja um tema novo dentro da gestão da qualidade, foi adicionada como parâmetro normativo na norma ABN NBR ISO 9001 em sua última atualização, em 2015. Desta forma, a tendência é de que a aplicação de metodologias de análise de risco, seja em processos, projetos ou produtos, se torne cada vez mais frequente. A ferramenta FMEA, por ser uma metodologia indutiva, ou seja, que considera os efeitos da falha na proposição de medidas, tende a ser uma ferramenta amplamente utilizada.
Mostrar mais

39 Ler mais

GESTÃO DA INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE NO SEGMENTO METALÚRGICO NA CIDADE DE CURITIBA -PR

GESTÃO DA INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE NO SEGMENTO METALÚRGICO NA CIDADE DE CURITIBA -PR

Na dimensão liderança, a pesquisa aponta que a empresa estudada tem clareza sobre o conceito e a importância da inovação. Estes funcionários realizam cursos do SEBRAE, MBAs e entre outros. Cabe ressaltar que um dos funcionários está cursando mestrado em engenharia mecânica, na área de concentração de fabricação mecânica. Porém, por não despender de muitos recursos financeiros, muitas coisas que são vistas nos cursos não são aplicadas na empresa. O desempenho das lideranças não é mensurado com métricas específicas relacionadas à sua atuação no processo de gestão da inovação. Somente quando da execução de um projeto de inovação de curto prazo, as lideranças dedicam tempo e atenção para o acompanhamento desses projetos. Não existe um tempo destinado especificamente para o planejamento da gestão da inovação na empresa.
Mostrar mais

13 Ler mais

Avaliação nutricional de colaboradores de um hotel convention Curitiba/ PR / Nutritional evaluation of contributors of a hotel convention Curitiba/ PR

Avaliação nutricional de colaboradores de um hotel convention Curitiba/ PR / Nutritional evaluation of contributors of a hotel convention Curitiba/ PR

Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.6, p.34418-34430 jun. 2020. ISSN 2525-8761 Com a análise feita do cardápio oferecido de uma semana, o valor calórico ofertado está acima do valor estabelecido pelo PAT que preconiza 600 a 800 kcal para refeições principais, mas como é admitido um acréscimo de até 400 kcal em relação ao VET de 2000 Kcal por dia, os valores calóricos se enquadram em até 1200 kcal. Porém, deve se levar em conta que o sistema de distribuição é livre, colocando total autonomia aos usuários em relação às suas escolhas, e também, os usuários podem não comer todos os alimentos ofertados pela UAN.
Mostrar mais

13 Ler mais

O perfil do marketing esportivo na cidade de Curitiba

O perfil do marketing esportivo na cidade de Curitiba

Sports marketing has grown greatly in recent years, as well as the sports industry due to the great interest from companies wanting to sponsor events and sports clubs, and major events are held here in Brazil and the enhancement of physical education and health. This study aims to raise the profile of companies working with sports marketing in the city of Curitiba. We used the method of data collection, and the qualitative research and quantitative descriptive. The sample consisted of 11 companies in the field of sports marketing and 74 professionals working in these agencies. To profile the company has done an interview with the directors and marketing managers and to profile the work we used a questionnaire with 11 questions prepared by the researcher. As the profile of companies, concluded that companies are on average ten years of existence, which perform training for their employees. Its main customers are industries, especially food and the service providers in the communication area. The main profile is the professional man, marketing assistant, has between 26 and 30 years, graduated in Business Administration. This study enabled a deeper knowledge of an area that has been increasing in recent years and becoming more professional, making the sport in evident in the market and very profitable as a business.
Mostrar mais

59 Ler mais

Incentivo à ciclomobilidade em Curitiba-PR: desenvolvimento do modelo lógico dos programas Pedala Curitiba e CicloLazer

Incentivo à ciclomobilidade em Curitiba-PR: desenvolvimento do modelo lógico dos programas Pedala Curitiba e CicloLazer

O objetivo deste estudo foi desenvolver o modelo lógico dos programas Pedala Curitiba e Ciclolazer da cidade de Curitiba, PR. Foi empregada uma abordagem mista de métodos de pesquisa para obter e analisar informações sobre os programas. Foram conduzidas entrevistas com 32 profissionais, antigos e atuais, ligados aos programas de ciclomobilidade promovidos pela prefeitura, além de análise de documentos. As informações obtidas foram empregadas para estabelecer os elementos do modelo lógico, segundo o proposto pelo Centers for Disease Control and Prevention. Os programas apresentam características multissetoriais, sendo um fator importante para sua manutenção. Os modelos lógicos dos programas apontam para a necessidade de melhor alinhamento entre recursos, produtos e obje- tivos dos programas para dar maior conhecimento sobre o custo-efetividade do mesmo. Além disto, o alcance dos objetivos pode ser fortalecido com a ampliação e a regularidade de ações informativas junto à comunidade, o que pode auxiliar no processo de construção de apoio político aos programas. Palavras-chave: Ciclismo; Atividades de lazer; Promoção da saúde; Avaliação de programas e pro- jetos de saúde.
Mostrar mais

5 Ler mais

Gênero na engenharia: o corpo docente em Curitiba/PR

Gênero na engenharia: o corpo docente em Curitiba/PR

Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa sobre cursos de Engenharia. A hipótese apresentada neste estudo é de que pela maioria dos docentes dos cursos de engenharia na cidade de Curitiba ser composta por homens e a minoria por mulheres há um perfil característico nas relações de gênero entre docentes, alunas e alunos dos cursos de engenharia analisados. O objetivo central da pesquisa foi analisar as questões de gênero no corpo docente de cursos de engenharia. Foram estudados os seguintes aspectos: (I) a identificação de como ocorre a distribuição quantitativa por sexo no corpo docente dos cursos de engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR); (II) a interpretação das questões de gênero entre professoras e professores do curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFPR e do curso de Engenharia da Computação da UTFPR; (III) a percepção destas professoras e professores a respeito de suas alunas e alunos no curso, sob a ótica de gênero. Neste estudo foi adotada a metodologia de pesquisa qualitativa, classificada em duas etapas, uma quantitativa e outra qualitativa. A coleta de dados de campo deste estudo foi feita mediante entrevistas semi-estruturadas aplicadas a 5 professoras e 11 professores dos cursos acima citados. Ao final deste estudo foi possível constatar que foi essencial para a compreensão desse lento processo de democratização do ensino de engenharia o conhecimento sobre os desdobramentos históricos e conceituais, apresentados neste trabalho, os diálogos entre conceitos e autores sobre relações de gênero, a história da mulher e do gênero, a tecnologia, a ciência, a universidade e a engenharia no ocidente e no Brasil. Este estudo também possibilitou o acompanhamento das marcantes transformações que alteraram as estruturas sociais, resultando na reconstrução do dimensionamento dos espaços públicos e privados, fundamentais para a constatação de que a engenharia mantém-se predominantemente masculina, mas que há uma presença cada vez maior das mulheres na docência dos cursos de engenharia.
Mostrar mais

143 Ler mais

Show all 10000 documents...