Top PDF Porque Lewandowski assumiu a Presidência da República?

Efeitos hipotensores de exercícios aeróbios e resistidos realizados por funcionários da Presidência da República

Efeitos hipotensores de exercícios aeróbios e resistidos realizados por funcionários da Presidência da República

Propósito: Comparar os efeitos hipotensores de exercícios aeróbio com os efeitos dos exercícios resistidos e se podem ser mantidos durante as atividades realizadas ao longo dia de trabalho dos Funcionários da República. Métodos: A amostra foi composta por 15 voluntários hipertensos “bordeline” e fisicamente ativos (42.9±6.2 anos; 81.4±15.4 kg; 172.7±9.2 cm; 26.8±3.7 kg/m 2 e pressão arterial média de 90.0±9.6 mmHg) submeteram-se, em dias separados, a quatro sessões experimentais de exercícios: 1) Teste com uma repetição máxima (1RM); 2) 20 min de corrida em esteira (20Est); 3) 20 min de exercício resistido (20Res); 4) dia controle (Con). As sessões aplicadas na esteira ergométrica foram realizadas a 70% da freqüência cardíaca de reserva e as sessões de exercícios resistidos foram realizadas em forma de circuito, sendo executadas 20 repetições a 40% de 1RM, alterando-se exercícios entre membros superiores e inferiores A aferição da pressão arterial sistólica (PAS) e da pressão arterial diastólica (PAD) foi realizada durante 20 min em repouso pré-exercício (Pré Exerc), bem como a cada 15 min durante uma hora de recuperação pós-exercício (Rec), pós-prandial, 240 min e 420 min no local de trabalho, utilizando-se o aparelho de mensuração da pressão arterial com insuflação automática (Microlife, BP 3AC1-1). Adicionalmente, a pressão arterial e as respectivas variações dos deltas em relação ao repouso foram mensuradas entre o 15 0 , 30 0 , 45 0 ,60 0 min, pós-prandial,240 min e 420 min da Rec em relação ao Pré Exerc foram utilizados para comparação. Resultados: a hipotensão pós-exercício (HPE) foi observada após sessões de 20Est, 20Res e Con. Foram observadas diferenças na PAS entre Con e aeróbio Rec30, Rec60, pós-prandial, Rec240 e Rec420 (p<0,05) e entre controle e resistido Rec30, Rec45, Rec60, Rec240 e Rec420 (p<0,05), bem como para a PAD e entre controle e resistido Rec15, Rec60 (p<0,05) entre Con e aeróbio Rec60 (p<0,05), e entre aeróbio e resistido Rec15 (p<0,05). Em relação ao dia controle, a HPE foi observada após a execução da corrida em esteira e exercício resistido (p<0,05) durante o dia de trabalho dos funcionários da Presidência da República, do qual apresentou valores mínimos e máximos de PAM após 20Res (2.9±2.4 e 6.3±0.8 mmHg) na Rec45 e 420min, e de após 20Est (3.9±0.5 e 7.1±0,5 mmHg) nas Rec15 e 240min. Conclusão: As sessões de exercícios 20 minutos de corrida em esteira e 20 minutos exercício resistido (circuito), apresentaram HPE semelhante, podendo ser uma forma de tratamento não farmacológico da pressão arterial em indivíduos hipertensos bordeline durante o dia de trabalho.
Mostrar mais

82 Ler mais

TRANSIÇÃO JURÍDICO-POLÍTICA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM TEMPOS DE CRISE

TRANSIÇÃO JURÍDICO-POLÍTICA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA EM TEMPOS DE CRISE

não comporta toque pelo poder de reforma pela iniciativa dos congressistas ou da presidência da república, dispostas no § 4º do art. 60. Em outras situações, a Constituição impede a refor- ma de seu texto quando a sociedade esteja acometida por crises temporárias, como estado de sítio e estado de defesa, confor- me dispõe o §1º do art. 60. A Constituição fixou hipóteses nas quais considera que a situação de crise institucional instalada impede a saudável discussão do texto, colocando em risco sua estabilidade e segurança.

22 Ler mais

A comunicação governamental da presidente Dilma Rousseff: uma análise de conteúdo do portal da Presidência da República

A comunicação governamental da presidente Dilma Rousseff: uma análise de conteúdo do portal da Presidência da República

Dessa forma, sem a pretensão de ser um estudo global sobre o assunto, a pre- sente pesquisa propõe uma reflexão sobre a aplicação das estratégias de comunicação governamental da presidência da República. As considerações resultantes deste ensaio podem apontar caminhos e servir de contribuição para pesquisadores, jornalistas e es- tudantes que pretendem pesquisar sobre o mesmo tema, ou simplesmente queiram conhecer um viés diferente sobre o assunto proposto.

16 Ler mais

A temática ambiental nos programas de governo para a Presidência da República do Partido dos Trabalhadores (1989-2006)

A temática ambiental nos programas de governo para a Presidência da República do Partido dos Trabalhadores (1989-2006)

Como resultado das eleições para presidência da república de 1994, ocorreu a vitória do candidato Fernando Henrique Cardoso. Após obter grande aceitação popular devido à estabilidade na economia alcançada com a implantação do “Plano Real”, o então Ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso se candidatou para presidente da República pelo PSDB, tendo o apoio do então presidente Itamar Franco. Seu principal concorrente foi o candidato Luis Inácio Lula da Silva, reconhecido como liderança do movimento sindical, da “nova esquerda” brasileira, liderada pelo PT. Outros candidatos que também disputaram a eleições presidenciais de 1994 foram Enéas Carneiro (PRONA), Orestes Quércia (PMDB), Leonel Brizola (PDT), Esperidião Amin (PPR). Esta foi a segunda eleição direta após o fim do regime militar. No dia 3 de outubro de 1994 foram realizadas as eleições para deputados estaduais, federais e senadores, e em 15 de novembro do mesmo ano, para governador e presidente. O candidato do PSDB, Fernando Henrique Cardoso elegeu-se Presidente da República logo no primeiro turno, com 55% dos votos válidos contra 27% do candidato Lula da Silva. 23
Mostrar mais

161 Ler mais

Parecer e Anteprojeto da Reforma Administrativa - Presidência Da República

Parecer e Anteprojeto da Reforma Administrativa - Presidência Da República

Art. 91. O Ministério da Fazenda providenciará a abertura, no Banco do Brasil S. A ., de contas especiais para cada um dos Ministérios e órgãos diretamente subordinados à Presidência da República e ao Conselho de Ministros, as quais serão movi­ mentadas, por meio de cheques, ordens de pagamento e de supri­ mento, pelos respectivos Ministros de Estado ou dirigentes dos referidos órgãos, ou pelas autoridades a que os mesmos delegarem competência expressa para êsse fim.

45 Ler mais

O assessoramento da Presidência da República

O assessoramento da Presidência da República

em concreto.. Não trata do assessoramento cta Presidência da República em tese, mas do assessoramento de determinado chefe executivo, no caso, do President'e Getúli[r]

69 Ler mais

estudo de caso da Biblioteca da Presidência da República :: Brapci ::

estudo de caso da Biblioteca da Presidência da República :: Brapci ::

No que se refere à atividade promocional de relações públicas, a biblioteca oferece: treinamento de usuários por meio do “Programa de Ambientação da Presidência da República”, ou toda vez que é solicitada. Além disso, a biblioteca possui uma padronização no atendimento ao usuário e sempre participa de eventos permanentes realizados pela Presidência da República, a exemplo citamos: “Semana Pensa Vida”, “Semana do Servidor” e “Fóruns do Planalto”. Com exceção das atividades realizadas pela Presidência da República com o apoio da biblioteca, a unidade tem promovido eventos sociais, no dia do bibliotecário, para a classe de bibliotecários e profissionais afins. Em 2004, a comemoração do dia do bibliotecário foi marcada com o evento “A Biblioteca da Presidência da República na Era do Conhecimento”, em 2005, a
Mostrar mais

22 Ler mais

Presidentes fracos: legados de perda de poder para o cargo da Presidência da República

Presidentes fracos: legados de perda de poder para o cargo da Presidência da República

Mas não só para precedentes que atores políticos olham. Certamente a existência de precedentes facilita (ou dificulta) a tomada de decisões no futuro, mas outros fatores também são relevantes. O objetivo de parlamentares é, muitas vezes, tentar limitar o poder de agenda do presidente da República. Alguns fatores podem alterar essas oportunidades: a força do presidente naquele momento específico de seu mandato, a força e desenvoltura do senador que ocupa a presidência do Senado, a justificativa que foi usada. 45 Como veremos na seção 5, tentativas de devoluções ocorreram muitas vezes em relação a medidas impopulares adotadas pela Presidência da República. Tendo em vista que presidentes editam muitas medidas provisórias, será que há cálculos estratégicos do Congresso que indiquem esperar uma medida impopular para utilizá-la como justificativa para aumentar suas próprias prerrogativas? Veremos que isso parece ter ocorrido com a devolução da MP sobre desoneração da folha de pagamentos em 2015.
Mostrar mais

69 Ler mais

OS GASTOS SIGILOSOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA  Stefan Hanatzki Siglinski

OS GASTOS SIGILOSOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Stefan Hanatzki Siglinski

A pesquisa objetiva demonstrar a falta de transparência dos gastos realizados pela Presidência da República com o Cartão de Pagamento do Governo Federal e que a transparência integra a ideia de democracia, sendo um dos pilares do Estado Democrático. Para atingir o objetivo, utiliza-se fonte de pesquisa imediata formal, tipo de pesquisa, quanto à coleta de dados, bibliográfica, bem como método de abordagem dialético. Conclui-se que a expedição de lei vedando a classificação como sigilosos dos gastos pessoais realizados pela Presidência é medida necessária para preservar a ordem democrática.
Mostrar mais

20 Ler mais

Análise dos conteúdos implícitos no discurso dos candidatados à Presidência da República

Análise dos conteúdos implícitos no discurso dos candidatados à Presidência da República

Em continuidade a seu discurso a candidata afirma: “E eu queria dizer para vocês que eu vou tratar a ques- tão da educação dando prioridades a dois problemas: a qualidade do ensino.“ Aqui há uma violação franca da máxima da maneira, a candidata obscurece a informa- ção dada, pois diz que dará prioridade a dois problemas da educação e cita apenas um. Analisando-se todo o dis- curso da candidata nota-se que em nenhum momento ser, por quê? Porque a saúde, nós sabemos é algo que

6 Ler mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Governo Fernando Henrique Cardoso

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Governo Fernando Henrique Cardoso

Nesse sentido, ressalte-se que, a despeito de haver na literatura disponível uma certa concordância de que a pobreza seja a principal causa do trabalho infantil no Brasil, estudos recentes questionam a força dessa associação, até mesmo porque tendem a uma conclusão simplista em termos de política social, ou seja, de que seria suficiente acabar com a pobreza para erradicar o trabalho infantil 13 . Ademais, como extinguir a pobreza demanda investimentos sociais que levam tempo para surtir efeito, o problema do trabalho infantil só seria equacionado no longo prazo, quando o processo de desenvolvimento viesse a beneficiar todos os segmentos da sociedade. Independentemente das medidas de caráter mais geral destinadas a combater a pobreza e a reduzir as desigualdades, a luta contra o trabalho infantil, em especial os que envolvem situações de risco para a vida e a saúde das crianças, deve constituir uma preocupação própria e específica tanto do Estado quanto da sociedade.
Mostrar mais

81 Ler mais

PROJETO DE WEB TV NO ÂMBITO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

PROJETO DE WEB TV NO ÂMBITO DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

O presente projeto tem a sua génese nas experiências por mim adquiridas em diversas campanhas políticas em que tive oportunidade de participar nos últimos 3 anos. Entre Agosto e Outubro de 2009 assumi funções de Diretor/Produtor da Web TV de campanha do Dr. Isaltino Morais nas eleições autárquicas em Oeiras. Nessas eleições, Isaltino Morais foi reeleito presidente da Câmara Municipal de Oeiras com 41,52% dos votos. Entre Fevereiro e Março de 2010, assumi a função de coordenador da equipa de Audiovisuais e Multimédia da campanha de Pedro Passos Coelho nas eleições internas do PSD. O candidato, acabou por vencer essas eleições com maioria absoluta, tendo conquistado o voto de 61,06% dos militantes do partido. Pedro Passos Coelho é, hoje em dia, o Primeiro-Ministro de Portugal. Entre Novembro de 2010 e Janeiro de 2011, assumi funções de Diretor/Produtor da Web TV de campanha do professor Aníbal Cavaco Silva, nas eleições Presidenciais de 2011, tendo este sido reeleito Presidente da República com 52,94% dos votos.
Mostrar mais

96 Ler mais

A difícil arte de gerir pessoas

A difícil arte de gerir pessoas

Também faz parte das ações da diretoria o programa de relacionamento com os órgãos de origem, pelo qual cada servidor que chega à Casa Civil ou à Presidência da República ganha um tutor, que é responsável por ambientar o novo colega. A reativação do setor de prepa- ração física, onde são oferecidos fisiote- rapia e musculação, e o reaparelhamento do pronto atendimento médico-labora- torial também fazem parte dos planos da diretoria. “Nós estamos conseguindo resultados muito mais rápido do que esperávamos. O modelo deu certo e conseguimos dar um retorno positivo aos nossos servidores”.
Mostrar mais

8 Ler mais

Apagar incêndios

Apagar incêndios

O capítulo apresenta o estudo de caso objeto desta investigação e está dividido em três seções. Na primeira seção, resgatamos a história dos incêndios e da administração pública florestal portuguesa desde a monarquia constitucional até a atualidade. Na segunda seção, reunimos informações que situaram os incêndios de 2017 como os mais graves de que se tem memória em Portugal e entre os cinco maiores desastres naturais daquele ano em todo o mundo. Na terceira e última seção, explicitamos o papel da Presidência da República Portuguesa (PRP) diante dos incêndios e delineamos o perfil do presidente Marcelo Rebelo de Sousa, a forma como interage com a população e se comunica com a imprensa. Por fim, relatamos quais foram as atitudes do Chefe de Estado nas primeiras horas desde a deflagração da Tragédia de Pedrógão Grande e dos Incêndios de Outubro.
Mostrar mais

117 Ler mais

Olhares sobre o ano de 1968 nas lentes das revistas O Cruzeiro e Flama: uma abordagem...

Olhares sobre o ano de 1968 nas lentes das revistas O Cruzeiro e Flama: uma abordagem...

Contudo, de acordo com Teles (2000), a pacatez lusitana viu-se abalada com o desenvolvimento da campanha relativa à candidatura à presidência da república, em torno do gene[r]

256 Ler mais

OS PALÁCIOS ORIGINAIS DE BRASÍLIA

OS PALÁCIOS ORIGINAIS DE BRASÍLIA

Na obtenção da documentação de desenhos relativos aos palácios de Brasília, as fichas cadastrais das obras, obtidas na Fundação Oscar Niemeyer, localizada no Rio de Janeiro, constituíram dados preliminares para indicação de fontes. A partir destas indicações foram localizados no Arquivo Público do Distrito Federal os registros de projetos da construção dos edifícios do Palácio da Alvorada, do Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto. Complementaram a seleção de fontes cadastrais os desenhos provenientes dos acervos dos órgãos técnicos dos palácios. A Coordenação de Engenharia e Palácio, da Presidência da República, contribuiu com os produtos que tratam do Palácio da Alvorada e do Palácio do Planalto, a Seção de Arquitetura do Supremo Tribunal Federal foi responsável pelo repasse de documentos existentes naquela Corte e o acervo existente no Senado Federal complementou o conjunto do Palácio do Congresso Nacional, localizado, em boa parte, nos arquivos do Departamento Técnico da Câmara dos Deputados. Além dos acervos que estão nos órgãos públicos, valemo-nos de registros eventualmente constantes de acervos particulares, deste modo fizeram parte do agrupamento os raros documentos cedidos pelo
Mostrar mais

598 Ler mais

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DO DISCURSO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA POR OCASIÃO DA COPA DO MUNDO 2014

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DO DISCURSO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA POR OCASIÃO DA COPA DO MUNDO 2014

No que se refere à execução de ações relativas à aviação, o planejamento foi coordenado entre a Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, a Agência Nacional de Avi[r]

18 Ler mais

UMA ANÁLISE DA LEI Nº. 13.0192014  issimo Nascimento Ramos Dos Santos

UMA ANÁLISE DA LEI Nº. 13.0192014 issimo Nascimento Ramos Dos Santos

O grupo foi coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR) e contou com a participação da Casa Civil, Controladoria Geral da União, Advocacia[r]

28 Ler mais

Show all 10000 documents...