Top PDF Produção de metabólitos bioativos pelo líquen Cladonia substellata Vainio.

Produção de metabólitos bioativos pelo líquen Cladonia substellata Vainio.

Produção de metabólitos bioativos pelo líquen Cladonia substellata Vainio.

RESUMO – (Produção de metabólitos bioativos pelo líquen Cladonia substellata Vainio). Objetivando comparar a atividade antimicrobiana de extratos brutos de Cladonia substellata, proveniente dos Estados de Minas Gerais e Pará, Brasil, utilizou-se o método de difusão em meio sólido. Extratos etéreo, clorofórmico e acetônico foram testados contra patógenos humanos e fitopatógenos na concentração de 1,0 mg/mL, 0,1 mg/mL e 0,01 mg/mL. Os extratos foram submetidos à cromatografia em camada delgada, e o princípio ativo atribuído através de biocromatografia. Os resultados demonstraram que as sete espécies de fungos testadas foram resistentes aos extratos de C. substellata procedente do Pará, porém, quatro destas espécies mostraram-se sensíveis aos extratos etéreo e clorofórmico da amostra de Minas Gerais. Todos os extratos foram ativos contra as mesmas espécies de bactérias, entretanto os extratos da amostra procedente de Minas Gerais demonstraram melhor atividade. Das bactérias inibidas, Staphylococcus aureus mostrou-se a menos sensível, ao contrário das fitopatógenas que apresentaram grande sensibilidade. Os testes cromatográficos revelaram a presença de ácido úsnico em todos os extratos, porém, em maior quantidade na amostra do Pará. O biocromatograma revelou este ácido como princípio ativo da espécie, além de sua ação sinérgica com o ácido norestíctico, na amostra de Minas Gerais, justificando sua maior atividade.
Mostrar mais

8 Ler mais

Produção de metabólitos bioativos por biotransformações de diterpenos abundantes na natureza e avaliação do potencial destes na germinação e no crescimento de L. sativa

Produção de metabólitos bioativos por biotransformações de diterpenos abundantes na natureza e avaliação do potencial destes na germinação e no crescimento de L. sativa

Do final do século XIX à primeira metade do século passado, observou-se o desenvolvimento de muitas biotransformações baseadas no emprego da levedura Saccharomyces cerevisiae (fermento de pão). A ação redutora de S. cerevisiae foi observada pela primeira vez por Dumas, em 1874 12 . Ele constatou que a adição de enxofre finamente pulverizado a uma suspensão fresca de fermento biológico em uma solução de açúcar desprendia sulfeto de hidrogênio. A redução de furfural (19) a álcool furfurílico (20) em condições anaeróbicas de fermentação na presença de S. cerevisiae 39,40 (Esquema 1.4) foi demonstrada em 1898 por Windish 13 . Outras biotransformações empregando esta levedura surgiram de estudos direcionados à produção de acetona, glicerol e butanol durante a Primeira Guerra Mundial 13 .
Mostrar mais

304 Ler mais

REPOSITORIO INSTITUCIONAL DA UFOP: Bioprospecção de metabólitos bioativos produzidos por fungos endofíticos associados a angiospermas presentes na Antártica.

REPOSITORIO INSTITUCIONAL DA UFOP: Bioprospecção de metabólitos bioativos produzidos por fungos endofíticos associados a angiospermas presentes na Antártica.

Segundo Strobel (2003), muitas propriedades bioativas atribuídas as plantas hospedeira podem, na realidade, serem decorrentes da produção de moléculas bioativas sintetizadas por microrganismos endofíticos. Como exemplo, pode-se citar a espécie vegetal Kennedia nigriscans (Lindl.), utilizada pelas tribos aborígenes australianas para o tratamento de feridas, cortes e infecções. Muitas propriedades cicatrizantes atribuídas à K. nigriscans eram, na realidade, decorrentes da produção de peptídeos com ação antibacteriana sintetizados pelo endofítico Streptomyces NRRL 30562. Outro exemplo de substância bioativa extraída de plantas e produzida por fungos endofíticos é a podofilotoxina (Figura 3), sintetizada por espécies vegetais do gênero Podophyllum, a qual apresenta atividades antitumoral, antiviral, antibacteriana e imunoestimulante. Recentemente, foi relatado que o fungo endofítico Trametes hirsuta (Wulfen), obtido da espécie vegetal Podophyllum hexandrum (Berberidaceae), também é capaz de sintetizar podofilotoxina e outras lignanas bioativas com propriedades antitumoral e antioxidante (PURI et al., 2006).
Mostrar mais

76 Ler mais

Ação antagônica e de metabólitos bioativos de Trichoderma spp. contra os patógenos Sclerotium rolfsii e Verticillium dahliae.

Ação antagônica e de metabólitos bioativos de Trichoderma spp. contra os patógenos Sclerotium rolfsii e Verticillium dahliae.

Para os metabólitos não-voláteis termoestáveis, os isolados CEN747 e CEN786 (T. asperellum), CEN698 e CEN768 (T. koningiopsis), apresentaram inibição de S. rolfsii superior a 50% (Figura 5A). Destes, CEN768 e CEN786 são os isolados que apresentaram maior inibição. O algoritmo PAM estimou a existência de 4 grupos, cuja estrutura é fortemente sustentada pelo comprimento da silhueta (0,7951), observada na Figura 6A. Quanto a V. dahliae, o isolado CEN698 mostrou o melhor desempenho na inibição do patógeno, seguido pelos isolados CEN747 e CEN768 com inibição em torno de 60%, e os isolados CEN761 e CEN786 (T. asperellum), com aproximadamente 54% de inibição, conforme mostra o boxplot da Figura 5B. Quanto à similaridade desses isolados, o PAM estimou dois grupos. Notadamente, a separação ocorreu entre os isolados com inibição abaixo de 40% e Figura 2. Dendograma do agrupamento dos isolados de Trichoderma que inibiram Sclerotium rolfsii (A) e Verticillium dahliae (B) pela produção de metabólitos voláteis.
Mostrar mais

8 Ler mais

Cultura mista, manipulação química e genética de micro-organismos: estratégias para...

Cultura mista, manipulação química e genética de micro-organismos: estratégias para...

Os avanços no conhecimento da genômica microbiana tem favorecido o entendimento dos princípios que regem a biossíntese de produtos naturais, fornecendo alternativas promissoras para a descoberta e engenharia de novas entidades químicas (SCHERLACH; HERTWECK, 2009). Os programas recentes de sequenciamento genômico total revelaram que o potencial biossintético de um micro-organismo não tem sido amplamente explorado (FISCH et al., 2009; HERTWECK, 2009; SCHNEIDER; MISIEK; HOFFMEISTER, 2008). De fato, o número de genes que codificam enzimas biossintéticas em várias bactérias e fungos é claramente superior à quantidade de metabólitos conhecidos oriundos desses micro-organismos (HERTWECK, 2009; HOFFMEISTER; KELLER, 2007). A actinobactéria Streptomyces coelicolor foi um dos primeiros micro-organismos com o genoma sequenciado em que esse fato foi reconhecido (BENTLEY et al., 2002). Similares observações agora têm sido reportadas para uma grande diversidade de micro-organismos (GENBANK). Essas evidências representam uma forte contestação à idéia de que restam poucos compostos novos a serem descobertos a partir de fontes naturais (WALSH; FISCHBACH, 2010; CHALLIS, 2008). O maior desafio, no entanto, está na forma utilizada para conseguir acessá-los.
Mostrar mais

56 Ler mais

Análise histopatológica comparativa entre líquen plano oral e cutâneo.

Análise histopatológica comparativa entre líquen plano oral e cutâneo.

A vacuolização esteve presente em todas as biópsias estudadas para ambas as sedes, predominando a com- binação de vacuolização e apagamento da camada basal tanto na pele (77%) como na cavidade oral (93%). Borges de Santana (9) obteve resultados similares para as lesões cutâneas. Nos fragmentos de mucosa oral, no entanto, seus achados, assim como os de Andreassen (4), divergiram dos nossos, com menor número de ca- sos apresentando degeneração hidrópica da camada basal. De acordo com nossos resultados e o relatado na literatura consultada, o achado constante de vacuo- lização da camada basal favorece a hipótese de que os alvos principais no líquen plano são os ceratinócitos da camada basal.
Mostrar mais

10 Ler mais

Líquen estriado no adulto.

Líquen estriado no adulto.

Resumo: Líquen estriado é uma erupção inflamatória incomum, de etiologia desconhecida. Raramente acomete adultos, e é caracterizada pelo surgimento abrupto de pápulas coalescentes, em arranjo linear, usualmente em extremidades. A histopatologia mostra reação liquenóide envolvendo folículos e glân- dulas. Ocasionalmente há sobreposição com líquen plano linear e "blaschkitis", seus principais diagnós- ticos diferenciais. Relata-se um caso de mulher adulta com pápulas eritematovioláceas em região cervi- cal e hemiface direitas, cuja correlação clínico-histopatológica permitiu o diagnóstico de líquen estria- do. Os achados atípicos e a dificuldade diagnóstica são discutidos.
Mostrar mais

4 Ler mais

Produção de metabólitos secundários em cultura de células e tecidos de plantas: o exemplo dos gêneros Tabernaemontana e Aspidosperma.

Produção de metabólitos secundários em cultura de células e tecidos de plantas: o exemplo dos gêneros Tabernaemontana e Aspidosperma.

& Melzig, 2006; Biavatti et al., 2007; Barbosa-Filho et al., 2007; Saúde-Guimarães & Faria, 2007; Barbosa- Filho et al., 2008). Estudos recentes estabeleceram que nos países ocidentais, onde a química sintética é a base da indústria farmacêutica, 25% das moléculas alvo foram originalmente isoladas de plantas (Barreiro, 1991; Viegas Jr et al., 2006). Apesar dos grandes avanços na química sintética, a produção de metabólitos secundários de plantas, por muito tempo, vem sendo feita por cultivo das plantas medicinais. Por outro lado, plantas originárias de biótipos específi cos podem ter muitas difi culdades para crescer fora de seus ecossistemas locais. Algumas espécies de plantas comuns não podem ser cultivadas em larga escala devido à sua susceptibilidade a patógenos (ex. antracnose para Hypericum ou Arnica montana). Isto tem conduzido os cientistas e biotecnologistas a considerar as culturas de células, tecidos e órgãos como uma maneira alternativa para produzir os correspondentes metabólitos secundários in vitro.
Mostrar mais

15 Ler mais

Estudo epidemiológico das doenças dermatológicas imunologicamente mediadas na cavidade oral.

Estudo epidemiológico das doenças dermatológicas imunologicamente mediadas na cavidade oral.

Do total de 10.292 casos registrados no período de 1988 a 2009, 82 (0,8%) corresponderam a manifes- tações orais de doenças dermatológicas sistêmicas. As doenças avaliadas no estudo foram líquen plano oral, pênfigo vulgar e penfigoide benigno das membranas mucosas (Tabela 1). As demais doenças dermatológi- cas em que se observa envolvimento da mucosa oral não foram registradas durante o período analisado. O sexo feminino foi o mais acometido, correspondendo a 64,3% dos casos analisados(Tabela 2) , e o sítio ana- tômico de maior ocorrência foi a mucosa jugal, com 46,8% dos casos (Tabela 3). Com relação à idade, a maioria dos casos foi em indivíduos de meia idade (Tabela 4). No que diz respeito à raça, a de maior índi- ce foi a raça branca (leucoderma), observada em 44% dos casos (Tabela 5).
Mostrar mais

5 Ler mais

Perfilamento de metabólitos secundários, prospecção química e estudos quimiotaxonômicos de fungos endófitos

Perfilamento de metabólitos secundários, prospecção química e estudos quimiotaxonômicos de fungos endófitos

Os dados referentes aos marcadores quimiotaxonômicos, obtidos durante o perfilamento de metabólitos secundários, são tabulados em matrizes binárias e submetidos à análise estatística multivariada de classificação ou ordenação, visando ao agrupamento dos perfis em diferentes quimiotipos (Andersen & Hollensted, 2008; Andersen et al., 2002, 2008). Os perfis também podem ser analisados de forma automatizada. Os cromatogramas podem ser avaliados como figuras tridimensionais contendo os eixos tempo, comprimento de onda e intensidade de absorção. Após o alinhamento, esses podem ser comparados aos pares por um programa de análise de imagens e a matriz de similaridades obtida avaliada por métodos de estatística multivariada (Smedsgaard & Nielsen, 2005). O programa de computador Chemical Image Analysis, desenvolvido por pesquisadores do Centro de Biotecnologia Microbiana da Universidade Tecnológica da Dinamarca, tem sido usado satisfatoriamente para a classificação automatizada de espécies de Alternaria, Penicillium, Phoma e Ulocladium, com base em seus perfis de metabólitos secundários (Andersen & Hollensted, 2008; Andersen et al., 2008; Hansen et al., 2005, Sørensen et al., 2010).
Mostrar mais

301 Ler mais

Líquen plano oral.

Líquen plano oral.

Depende da morfologia das lesões. As lesões pápulo-reticuladas devem ser diferenciadas de lúpus eritematoso discoide, candidose, morsicatio bucca- rum (esfoliação mucosa por hábito de mordiscar) e outras lesões traumáticas, placas mucosas da sífilis secundária, leucoplasia pilosa oral e carcinoma epi- dermoide incipiente. O líquen plano erosivo deve ser adequadamente diferenciado de afta, penfigoide das membranas mucosas, pênfigo vulgar, reações medica- mentosas, eritema polimorfo e lesões agudas de lúpus eritematoso. A forma pigmentosa faz diagnose dife- rencial com as múltiplas causas de pigmentação mucosa.
Mostrar mais

11 Ler mais

Probióticos na avicultura.

Probióticos na avicultura.

A presença de bactérias comensais na microbiota é essencial para a produção de IgA intestinal em alguns animais, pois ela não é encontrada em animais livres de patógenos e a colonização do trato gastrintestinal por estas bactérias estimula o desenvolvimento dessa imunoglobulina (BOS et al., 2001). Alguns autores (Tabela 3) demonstraram o aumento na produção de IgA no trato gastrintestinal e no soro, facilitando o combate a patógenos presentes no trato gastrintestinal. Esta ação sugere que probióticos podem atuar como adjuvantes, realizando estímulo prévio do sistema imunológico, acelerando a resposta específi ca dos animais.
Mostrar mais

9 Ler mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE

É muito importante esta mudança de atitude, pois quebra com um elemento de nossa cultura política que faz com que os cidadãos percebam seus direitos como um favor, uma dádiva concedida por alguém poderoso, e não como uma conquista, um Direito que lhes é devido – é a “Cultura da Dádiva”, conceito trabalhado por Teresa Sales 41 . A educação do campo é uma conquista, é resultado da luta pelo Direito à Educação. O curso de Direito é, da mesma forma, uma conquista pela luta por educação. Assim, a identidade da Turma foi construída a partir da consciência de que estavam ali por direito, conquistado com muita luta, e permeado pela solidariedade e identificação com milhares de acampados e trabalhadores rurais, que permanecem com dificuldades no campo, que lutam para tentar mudar essa situação – desde o período de acampamento (com o enfrentamento direto com a violência rural) até quando são assentados (e têm muitas dificuldades na produção, comercialização e questões das associações e cooperativas).
Mostrar mais

159 Ler mais

Espécies de Parmotrema (Parmeliaceae, Ascomycota) do litoral Centro-Sul do Estado de São Paulo IV.: grupo químico protocetrárico.

Espécies de Parmotrema (Parmeliaceae, Ascomycota) do litoral Centro-Sul do Estado de São Paulo IV.: grupo químico protocetrárico.

Parmotrema dilatatum (Vainio) Hale caracteriza-se pela formação de sorais marginais ou nos ápices de lacínulas, ausência de cílios nas margens e pela presença na medula do ácido equi[r]

21 Ler mais

Influence of atmospheric pollutants in Belo Jardim (PE) using Cladonia verticillaris (lichen) as biomonitor.

Influence of atmospheric pollutants in Belo Jardim (PE) using Cladonia verticillaris (lichen) as biomonitor.

soras ou agressões resultantes de atividades agropecuárias, não tendo sido considerada a pluviosidade como parâmetro de influência no metabolismo liquênico. O ano de 2003 caracterizou-se por baixa precipitação (406,8 mm; média de 753,0 mm/ano). No entanto, existe à noite uma precipitação oculta (orvalho), não mensurável em postos pluviométricos, mas que contribui sobremaneira para o funcionamento do líquen. Por isso, a transferência de amostras entre áreas com características climáticas e microclimáticas semelhan- tes não interferiria de forma tão expressiva no comportamento do líquen. Dessa forma, é possível atribuir às F/Es as respostas quími- cas emitidas por C. verticillaris.
Mostrar mais

8 Ler mais

Cladonia verticillaris (raddi) fr., para diagnostico da salubridade do ar decorrente da extração e beneficiamento de calcário em Vertente do Lério, Pernambuco (Brasil) / Cladonia Verticillaris (Raddi) Fr., for diagnosis of the salubrity of the decurrent a

Cladonia verticillaris (raddi) fr., para diagnostico da salubridade do ar decorrente da extração e beneficiamento de calcário em Vertente do Lério, Pernambuco (Brasil) / Cladonia Verticillaris (Raddi) Fr., for diagnosis of the salubrity of the decurrent air of the limestone extraction and transformation activities in Vertente do Lério, Pernambuco (Brazil)

Nas figuras 7 a 12 o padrão de produção das substâncias liquênicas determina o grau de agressão verificada nos pontos estudados, onde as amostras da primeira coleta apresentaram boa produção do ácido fumarprotocetrárico, entretanto o ponto 4, localizado atrás de uma das indústrias, produz este metabólito em quantidades menores. No período da segunda coleta, caracterizada por um período de chuvas intensas, todos os pontos apresentam uma boa produção do FUM, com exceção do ponto 3 localizado no pátio de descarrego da indústria, provavelmente por estar em um galpão, onde a chuva não tenha lavado o líquen, impedindo assim uma recuperação do mesmo. Nesta ocasião já são observadas substâncias intermediárias do metabolismo liquênico.
Mostrar mais

17 Ler mais

PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO GESTOR INTERVENTOR DE UMEI EM BELO HORIZONTE

PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO GESTOR INTERVENTOR DE UMEI EM BELO HORIZONTE

A organização e prática pedagógicas devem existir para efetivar a realização, junto às crianças, de um espaço legítimo para viverem tudo aquilo que se considera próprio da infância: ambiente seguro, saudável, acolhedor e estimulante, rotina estruturada e flexível em seu cotidiano, respeito à sua individualidade e às suas diferenças, construção de laços afetivos e sociais, proteção, limite e segurança, construção de sua identidade e autonomia, cuidados básicos de saúde, higiene e alimentação, construção de conhecimentos na relação com o outro, possibilidades de se expressar por meio das múltiplas linguagens, oportunidades de experimentar, explorar e ampliar os conhecimentos do mundo à sua volta, espaços e tempos para brincar, imaginar, representar, repetir e imitar, acesso à produção cultural e científica da humanidade. Propõe-se, ainda, a organização do trabalho pedagógico através do desenvolvimento e ampliação das habilidades das crianças pautada nas intenções educativas para a educação básica no município de Belo Horizonte: a construção da autonomia do estudante, a construção de conhecimentos que favoreçam a participação na vida social e interação ativa com o meio físico e social, o tratamento da informação e expressão por meio das múltiplas linguagens (BELO HORIZONTE, 2008).
Mostrar mais

114 Ler mais

Open Potencial funcional de cristas e barbelas de frango: obtenção e caracterização de peptídeos bioativos

Open Potencial funcional de cristas e barbelas de frango: obtenção e caracterização de peptídeos bioativos

1) PROCESSO DE OBTENÇÃO DE PEPTÍDEOS BIOATIVOS DERIVADOS DE CRISTAS E BARBELAS DE FRANGO Caracterizado por um processo de elaboração de peptídeos bioativos em pó [r]

105 Ler mais

EFEITO ALELOPÁTICO DE EXTRATOS AQUOSOS DE Schinus  terebinthifolia Raddi SOBRE GERMINAÇÃO E DESENVOLVIMENTO  INICIAL DE Lafoesia pacariKaren Rosi Machado Dias, Raquel Barreti Geaquinto, Luciana Maria Cortez Marcolino, Liliana Auxiliadora Avelar Pereira Pa

EFEITO ALELOPÁTICO DE EXTRATOS AQUOSOS DE Schinus terebinthifolia Raddi SOBRE GERMINAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INICIAL DE Lafoesia pacariKaren Rosi Machado Dias, Raquel Barreti Geaquinto, Luciana Maria Cortez Marcolino, Liliana Auxiliadora Avelar Pereira Pasin

degradadas (CORREIA, 2009). Outro tema pouco explorado dentro de investigações sobre efeitos alelopáticos são os fatores que influenciam a produção de metabólitos secundários. Castro et al., (2001) ressaltam que a composição qualitativa e quantitativa dos metabólitos produzidos por plantas podem se alterar em função da época do ano, hora do dia e estágio de desenvolvimento da planta.

6 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados