Top PDF Propriedades mecânicas dos sistemas cerâmicos CAD/CAM: revisão de literatura.

Propriedades mecânicas dos sistemas cerâmicos CAD/CAM: revisão de literatura.

Propriedades mecânicas dos sistemas cerâmicos CAD/CAM: revisão de literatura.

Pode-se afirmar que blocos monolíticos pré-fabricados para CAD/CAM contribuem para uma menor concentração de defeitos, os quais ainda podem ser introduzidos durante a manipulação, em virtude de ajustes com instrumentos rotatórios, ou também da atividade mastigatória. Nesse contexto, também é notório o aumento da resistência flexural entre próteses confeccionadas por CAD/CAM quando comparada à dentes naturais, com exceção da cerâmica feldspática. As resistências mecânicas desses sistemas tendem à apresentar confiabilidade para as suas referidas indicações, contudo, são necessários mais estudos clínicos randomizados controlados com análises longitudinais incluindo diferentes variáveis biológicas para a consolidação do sucesso clínico destes materiais.
Mostrar mais

25 Ler mais

CONFECÇÃO DE RETENTORES INTRARRADICULARES COM SISTEMA CAD/CAM: REVISÃO DE LITERATURA

CONFECÇÃO DE RETENTORES INTRARRADICULARES COM SISTEMA CAD/CAM: REVISÃO DE LITERATURA

Baseado na literatura consultada, é notório que muitas vezes dentes que sofreram algum trauma, seja por quedas ou prática de esportes e atividade físicas ou até mesmo dentes afetados por lesão cariosa, necessitam de tratamento endodôntico (CAVALCANTI et al., 2011; QUINTERO et al., 2017). Visa se necessário a reabilitação com retentores intrarradiculares havendo perda significativa de mais de cinquenta porcento da coroa dentária, onde a estrutura dental remanescente não é suficiente para fornecer sustentação para futura restauração protética (ANDRADE et al., 2006; MUNIZ, 2010; REIS et al., 2010; PEGORARO et al., 2013; MARCHIONATTI, 2017). No mercado há uma grande variação de tipos de retentores intrarradiculares sendo usados, como o núcleo metálico fundido, porém a demanda por estética, e a exigência de materiais com propriedades mecânicas similares às da dentina, levou ao profissional a buscar por materiais como a fibra de vidro, que além da vantagem funcional, mostraram serem materiais biocompatíveis com a tonalidade adequada que favorecem a estética (MAZARO et al., 2006; BILGIN et al., 2016; JAYASENTHIL et al., 2016; GARCIA et al., 2018). Entretanto, a escolha do melhor material baseia-se na quantidade do remanescente, no qual existindo um efeito férula, de 1,5 a 2,0 mm de altura do remanescente coronal, é indicado a reabilitação com pino de fibra de vidro que vem sendo utilizada de forma pré-fabricadoe comercialmente disponível (POIATE, JUNIOR, BALLESTER, 2009; PEGORARO et al., 2013, EID a et al., 2019).
Mostrar mais

32 Ler mais

Comparação da adaptação marginal de peças protéticas confeccionadas no sistema CAD/CAM e no sistema termo-prensável: uma revisão de literatura

Comparação da adaptação marginal de peças protéticas confeccionadas no sistema CAD/CAM e no sistema termo-prensável: uma revisão de literatura

comparativamente a outros sistemas cerâmicos, visando sanar dúvidas e a fim de possibilitar a escolha da técnica mais adequada para as diferentes situações clínicas. Através dessa revisão de literatura, pode-se identificar um valor de limite para o que é considerável clinicamente aceitável em relação à adaptação marginal de peças protéticas (120 µm), onde observou-se que praticamente todos os estudos avaliando peças fabricadas através dos sistemas CAD/CAM e de cerâmica injetável apresentaram valores dentro desse padrão. Variações destes valores ocorrem conforme as diferentes marcas comerciais avaliadas pelas pesquisas, com a adaptação marginal apresentando-se maior ou menor, indicando a importância desse fator na hora de escolher o sistema a ser utilizado. Outros fatores, como a adaptação interna, também influenciam na durabilidade da peça, devendo ser também analisados na escolha do sistema. Assim, conclui-se que ambos os sistemas estão bem indicados para confecção de trabalhos protéticos, vistos que seus resultados não apresentam, de forma geral, diferenças significantes entre si que possam servir de contraindicação para qualquer um dos sistemas.
Mostrar mais

50 Ler mais

Utilização de pilares cerâmicos em prótese sobre implante: revisão de literatura

Utilização de pilares cerâmicos em prótese sobre implante: revisão de literatura

As propriedades ópticas dos materiais, no entanto, são não os determinantes exclusivos para o sucesso estético. Um projeto tridimensional adequado dos ma- teriais cerâmicos são fatores-chave para o máximo proveito das propriedades óp- ticas e alcance dos resultados estéticos. A tecnologia CAD/CAM tornou-se um ele- mento integrante da moderna odontolo- gia e tecnologia de laboratório, tendo em vista que se trata de uma ferramenta ex- tremamente útil para desenhar adequada- mente os pilares do implante em maneiras de fornecer suporte ideal para os tecidos moles circundantes. Alguns sistemas per- mitem que o técnico de prótese dentária a desenhe completamente no computa- dor, sem a necessidade de um padrão, uma vez que a espessura do material e as características de design são facilmente controladas 3 . A utilização de CAD/CAM
Mostrar mais

10 Ler mais

A Evolução dos sistemas cerâmicos a partir da avaliação de resistência flexural: revisão de literatura.

A Evolução dos sistemas cerâmicos a partir da avaliação de resistência flexural: revisão de literatura.

Em 1950, a leucita foi adicionada à formulação original, criando as vitrocerâmicas, aumentando o coeficiente de expansão térmica e implementando sua fusão com algumas ligas áuricas na confecção de próteses parciais fixas e coroas totais. Em 1965, foram desenvolvidas na Inglaterra as porcelanas feldspáticas, às quais foram incorporadas 40 a 50% de cristais de alumina, com o objetivo de melhorar a resistência sem sacrificar a estética. Em 1976 uma nova técnica foi introduzida para aumentar ainda mais a resistência das coroas de jaqueta em alumina, onde se utilizava óxido de estanho durante o processo de confecção das peças. Posteriormente, cristais de dissilicato de lítio dispersos em uma matriz vítrea melhoraram as propriedades mecânicas das cerâmicas feldspáticas. (GOMES et al, 2008; BISPO, 2015)
Mostrar mais

27 Ler mais

Revisão: efeito dos metais doadores nas propriedades elétricas e microestruturais dos varistores cerâmicos à base de SnO2.

Revisão: efeito dos metais doadores nas propriedades elétricas e microestruturais dos varistores cerâmicos à base de SnO2.

sistemas varistores a base de SnO 2 dopados com Nb e Co(III) com altos coeficientes não lineares foram encontrados [26, 27]. Para concentração de 0,15 mol% de Pr 2 O 3 o valor de α encontrado foi 61. Sem Pr 2 O 3 o coeficiente de não linearidade ficou em torno de 58,1. Os comportamentos microestrutural, elétrico e dielétrico também são influenciados à medida que se varia a concentração deste dopante. Em sistemas dopados com Ta e Co(III) tal comportamento é observado, porém o valor de α é bem menor, 23,9 para concentração de 0,10 mol%. Podem-se observar que para os sistemas contendo Ta 2 O 5 o tamanho médio de grão é quase três vezes maiores que os contendo Nb 2 O 5 , o que pode estar influenciando nas propriedades não lineares destas cerâmicas. A Tabela I mostra estes valores.
Mostrar mais

7 Ler mais

Ferramentas CAD/CAM e a arquitectura Digital

Ferramentas CAD/CAM e a arquitectura Digital

trabalho, acreditamos que seria benéfico para a arquitetura a utilização destes sistemas de forma ativa na concepção arquitetónica, ainda que para muitos profissionais seja também importante manter a relação com os métodos tradicionais de apoio ao projecto. Ao serem importados de outras áreas, como a aeronáutica ou o design industrial, os sistemas CAM sofrem alterações que permitem uma melhor adaptação às especificidades da concepção arquitetónica, tal como aconteceu com os sistemas CAD, mais associados à representação do objeto. Desta forma, estes sistemas estão cada vez mais adaptados à necessidade dos escritórios de arquitetura, sendo que, por causa deste complexo processo, ainda apresentam problemas que se prendem com o respetivo custo monetário envolvido nestas operações. Após este trabalho, foi possível tomar consciência de que existem muitas promessas associadas à integração de novas tecnologias na arquitetura, verificando- se no entanto que, na prática, a sua aplicação real não é tão simples ou inovadora como por vezes é apresentado. Uma possível explicação para a expectativa criada pela exploração das ferramentas e processos CAD/CAM na arquitetura é o fato de ser normal e usual a sua utilização por parte de outras áreas, como uma espécie de “migração tecnológica”, que ao mesmo tempo que enriquece a arquitetura apresenta falhas na sua concepção genuína. Como exemplo desta situação podemos apresentar a comparação que se pode fazer com a igual complexidade necessária para desen-
Mostrar mais

177 Ler mais

Propriedades físicas das resinas compostas: revisão de literatura

Propriedades físicas das resinas compostas: revisão de literatura

Conforme essa revisão, os resultados das pesquisas a respeito do uso das resinas compostas evidenciam suas inúmeras indicações, vantagens, maior longevidade, melhorias em sua composição e ressaltam a importância da realização de um acabamento e polimento bem feitos. A documentação cientifica disponível a respeito das resinas é abundante e diversa, com vasta experiência e clínica. Estudos biológicos, mecânicos e clínicos mostram que as resinas compostas são atualmente os materiais restauradores estéticos mais utilizados e recomendados na prática clínica odontológica.
Mostrar mais

21 Ler mais

CAD-CAM em Prótese Fixa - atualidades

CAD-CAM em Prótese Fixa - atualidades

Classicamente, o CAD-CAM é composto por três componentes principais. O primeiro, caracteriza-se por uma unidade de aquisição e leitura – o scanner - que pode ser feito diretamente na boca (intraoral) ou indiretamente a partir das impressões convencionais ou dos modelos obtidos destas impressões (extraoral). Usualmente, para além da aquisição das preparações dentárias (pilares/abutments) são adicionadas as áreas adjacentes e a área da arcada oposta ou antagonista, de modo a que se concretize um planeamento coerente com os vários fatores que podem condicionar a futura reabilitação. A informação obtida é depois transferida para um software de desenho (CAD), permitindo ao operador, de forma virtual, estudar, aplicar e aprimorar o desenho da restauração de acordo com as particularidades desejadas e exigidas. Por fim, a partir de um sistema de fresagem ou impressão 3D (CAM) é produzida a estrutura protética. Com estes componentes é possível a aquisição de uma impressão digitalizada e, consequentemente, um modelo virtual que pode ser aliado a outras técnicas convencionais como arco facial e articulações de modelos virtuais, maximizando assim as vantagens desta tecnologia (7) .
Mostrar mais

45 Ler mais

Sistemas adesivos universais: revisão da literatura

Sistemas adesivos universais: revisão da literatura

O esmalte cobre a coroa do dente. Ele é mais espesso nas pontas das cúspides e bordos incisais e mais fino na margem cervical. O esmalte superficial é mais duro, denso e menos poroso que o esmalte mais profundo. A nível de propriedades químicas, este composto dentário é constituído maioritariamente por cristais de hidroxiapatite de cálcio bem organizados em prismas que totaliza 88 a 90% do volume do tecido, sendo o restante material orgânico e água (Berkovitz et al., 2004). Os protocolos adesivos podem ser facilmente conseguidos através do condicionamento ácido, o qual transforma a superfície lisa e suave do esmalte numa superfície acentuadamente irregular, aumentado a sua energia de superfície (Baratieri et al., 2015). (Figura 1)
Mostrar mais

35 Ler mais

Propriedades ópticas das resinas compostas: revisão de literatura

Propriedades ópticas das resinas compostas: revisão de literatura

O método convencional utilizado inclui escalas de cor e incrementos de material como teste, bem como a subjetividade do olhar clínico. Não que sejam métodos ineficazes, mas exigem uma grande familiaridade e treinamento clínico, para se evitar insucessos nessa escolha. Entende-se que uma vez que se dispõe de uma gama de materiais com propriedades ópticas excelentes no mercado, necessita-se também de um conhecimento avançado para a sua escolha e utilização (NETTO, 2011).

20 Ler mais

Preparação, caracterização, propriedades mecânicas e térmicas de sistemas EPDM/CAULIM e EPDM/NANOCAULIM

Preparação, caracterização, propriedades mecânicas e térmicas de sistemas EPDM/CAULIM e EPDM/NANOCAULIM

O EPDM começou a ser produzido comercialmente a partir dos anos 60 com o surgimento de catalisadores à base de Alumínio-Vanádio utilizados para o processo de polimerização. A comercialização e o aumento rápido do seu consumo foi devido a sua cadeia carbônica insaturada com a presença de ligações duplas na cadeia lateral proporcionando excelentes propriedades, tais como: resistência ao ozônio e a intempérie, resistência ao calor e à oxidação, resistência química (a água quente e ao vapor, a muitos ácidos orgânicos e inorgânicos diluídos, entre outros), flexibilidade a baixas temperaturas (dependendo do teor de etileno), de isolamento elétrico, fácil processamento, possibilidade de ser formulada com grandes quantidades de cargas (negro de fumo ou cargas brancas) e de óleo sem prejuízo significativo das suas propriedades finais. (CANAUD, SENS, et al., 2000) , (Rubberpédia, 2011), (ZHAO, LI e GAO, 2008)
Mostrar mais

208 Ler mais

Avaliação das propriedades ópticas e mecânicas de cerâmicas utilizadas no sistema cad-on

Avaliação das propriedades ópticas e mecânicas de cerâmicas utilizadas no sistema cad-on

Com o objetivo de avaliar o desempenho clínico de próteses fixas realizadas com zircônia, Raigrodki et al. (2012) realizaram uma revisão sistemática. Doze estudos clínicos que avaliaram próteses com zircônia foram incluídos, sendo um estudo clínico randomizado com 3 anos de acompanhamento. A complicação técnica mais prevalente foi o lascamento da porcelana, seguido de fratura catastrófica, perda de retenção e desadaptação marginal. A taxa de sobrevida das próteses variou de 73,9% a 100% dentro dos 12 estudos avaliados. Um dos estudos teve uma alta incidência de desadaptação marginal e como consequência cárie secundária, os autores especulam que isso pode ter acontecido em função do protótipo de usinagem do sistema Cercon, em que a porcelana de recobrimento é aplicada em camadas e devido a diferença de coeficiente de expansão térmico (CTE) da Zircônia e da porcelana feldspática utilizadas nesse sistema. O que se justifica pelo fato de um outro estudo que utilizou o sistema Cercon Ceram Express em que a porcelana de recobrimento é aplicada por injeção, apenas duas restaurações foram perdidas. Uma falha foi por fratura catastrófica da restauração, porém a mesma se encontrava inadequada, com a cerâmica de infraestrutura com apenas 0,3mm de espessura, por preparo inadequado e a outra por falta de retenção. Levando os autores a concluírem que, os estudos realizados a curto prazo sugerem que as próteses fixas totalmente cerâmicas podem ser uma alternativa para restaurações em dentes anteriores e posteriores.
Mostrar mais

119 Ler mais

Avaliação da precisão de aquisição de dados nos Sistemas CAD/CAM: desadaptação marginal horizontal

Avaliação da precisão de aquisição de dados nos Sistemas CAD/CAM: desadaptação marginal horizontal

Material e Métodos: Foram confeccionados 50 corpos de prova divididos em 5 grupos, sendo eles, Convencional (Ni-Cr); GI: iTero; GII: CerecBluecam/fresadora industrial; GIII: 3S; GIV: CerecBluecam/ Sirona, todos com n=10. Os corpos de prova foram numerados e randomizados, realizou-se análise da desadaptação marginal horizontal, sendo ela dividida em positiva para sobre contorno e negativa para sub. Resultados: A análise intra examinador revelou não haver diferença estatística entre os dois períodos de análise (t pareado=0.019; p=0.985). Em relação as desadaptações de sobre contorno (valores positivos) podemos analisar que o grupo controle apresentou estatisticamente (p <0.001) menores valores de desadaptação (82 µm) quando comparado com o grupo CAD/CAM (144 µm). Ao comparar o sistema intra/ extra oral pode-se observar que o grupo intra oral (iTero) apresentou melhores resultados sendo essa diferença estatisticamente significante (p <0.001) que o extra-oral (3s). Já avaliando a diferença entre um sistema aberto com um fechado foi observado que o sistema aberto apresentou estatisticamente menor desadaptação (p<0.001). Quando avaliou-se a quebra de um sistema fechado (Cerec BlueCam) para sua fresagem a nível industrial (fresadora conexão) notou-se que há desvantagens em tal procedimento, pois houve estatisticamente maiores desadaptações no grupo que houve a quebra do sistema (p<0.001). Em contra partida nenhuma diferença estatisticamente significante foi encontrada em todas as análises quando se comparou desadaptação por sub contorno
Mostrar mais

107 Ler mais

Propriedades antibacterianas e anticariogênicas do xilitol: uma revisão da literatura

Propriedades antibacterianas e anticariogênicas do xilitol: uma revisão da literatura

tion of research-based information on xylitol to dentists in clinical practice is quite limited. As a result, published evidence on mother-to-child transmission of S. mutans or xylito[r]

7 Ler mais

Caracteristicas desejaveis para a implantação e o emprego de sistemas CAE/CAD/CAM no setor de moldes de injeção de plasticos

Caracteristicas desejaveis para a implantação e o emprego de sistemas CAE/CAD/CAM no setor de moldes de injeção de plasticos

acessar bibliotecas gráficas especificas, que armazenam informações sobre componentes/elementos padronizados, fabricados por diferentes fornecedores [75, 76, 77]. Adicionalmente aos elementos padrões disponiveis nos catálogos dos fabricantes, tais como DME, HASCO e outros, cujo modelamento é realizado passo-a-passo, mediante a escolha individualizada dos diversos acessórios contidos na biblioteca gráfica (catálogo), alguns sistemas ainda oferecem diferentes conjuntos formados por elementos já montados nas dimensões padronizadas, tendo ainda a possibilidade de alterar suas dimensões, dentro da gama de tamanhos oferecidos no catálogo. Por outro lado, dimensões especiais, não existentes nos catálogos, podem ser introduzidas e aceitas pelo sistema. Paralelamente ao processo de escolha dos elementos padronizados, é gerada, automaticamente, uma lista de materiais ("Bill of Materials") que, ao término do projeto, poderá ser impressa estando pronta para fazer o pedido ao
Mostrar mais

225 Ler mais

Desenvolvimento e optimização de automatismos CAD/CAM em VB.Net

Desenvolvimento e optimização de automatismos CAD/CAM em VB.Net

No entanto, este tipo de maquinação também sofreu um avanço tremendo, levando, assim, tudo de volta à estaca zero, no que diz respeito à dificuldade de escolha entre um processo e outr[r]

117 Ler mais

EVOLUÇÃO DA UTILIZAÇÃO E PROPRIEDADES DA RESINA FLOW: REVISÃO DE LITERATURA

EVOLUÇÃO DA UTILIZAÇÃO E PROPRIEDADES DA RESINA FLOW: REVISÃO DE LITERATURA

Resultados dos estudos examinando as propriedades mostraram que a simplificação com preenchimento usando a Filtek Bulk Fill Flowable Restorative 3M ESPE® não gerou contração de polimerização significativo, essa resina possui translucidez que permite uma eficaz polimerização em 4 mm. Segundo Deliperi e Bardwell (2002), o tamanho médio de partícula de Filtek® é pequeno em comparação o da SureFilflow®, dificultando a fotopolimerização para compósitos flow de 20 segundos. (ALSAGOB et al., 2018)

34 Ler mais

Arquitectura e Personalização. O impacto das tecnologias CAD/CAM

Arquitectura e Personalização. O impacto das tecnologias CAD/CAM

A ganhar cada vez maior popularidade encontra-se a Programação Robótica, à medida que os arquitetos vão descobrindo que, como aponta Braumann (2011: 242), os “robôs industriais são muito mais que máquinas cinemáticas para empilharem tijolos, soldar ou fresar - eles são altamente multifuncionais e podem ser utilizados para uma grande variedade de tarefas”. Até à emergência das tecnologias CAM, a programação robótica era exclusivamente realizada por operadores que conduziam o robô pelos movimentos a executar, gravando o percurso deste à medida que o desenvolviam. Este processo, apelidado por Braumann (2011: 243) de “programação on-line”, para além da sua morosidade, residia unicamente na intervenção humana, por diversas vezes fonte de erros. De modo a ultrapassar essas limitações, desenvolveu-se a “programação off-line”, que permite a determinação automática dos pontos da grelha e dos seus percursos diretamente a partir da base geométrica do CAD. Passando a programação a ser realizada por um computador externo à célula robótica, o processo
Mostrar mais

69 Ler mais

Sistemas de medição de desempenho: uma revisão e classificação da literatura.

Sistemas de medição de desempenho: uma revisão e classificação da literatura.

Neste período, surgem várias abordagens particularizando alguns processos dominantes na época como em Devise e Pierreval (2000), que abordam indicadores de desempenho em sistemas de manufatura flexível, e em Fleury (2000), que faz uma abordagem dos sistemas de indicadores de desempenho no recente mercado de comércio eletrônico utilizando como estrutura o BSC. Kochhar e Zhang (2002) também estudam SMD em empresas virtuais, identificando que cada envolvido em um processo “virtual” e “não virtual” possui uma avaliação própria de desempenho, os autores então atentam para o sincronismo deste processo. Najmi e Kehoe (2001) fazem uma abordagem prática de medidas de desempenho em ambientes onde foi implantado ISO9000, pois segundo os autores existe uma falta de adequação dos SMD no pós-ISO9000. Robert (2000) e Searcy et al. (2007) discutem medidas de desempenho sob o ponto de vista de sustentabilidade organizacional, ou seja, consideram questões relacionadas com o meio ambiente e a sociedade. Segundo Robert (2000), os conceitos e ferramentas para medir o desenvolvimento sustentável – por exemplo, avaliação do ciclo de vida e pegada ecológica – devem medir o alinhamento das atividades com os princípios contidos em um quadro de sustentabilidade. Este, por sua vez, deve envolver a esfera econômica, social e ambiental, relacionando-se com o planejamento estratégico.
Mostrar mais

19 Ler mais

Show all 10000 documents...