Top PDF RESUMO.- O presente trabalho descreve um estudo retros-

RESUMO.- O presente trabalho descreve um estudo retros-

RESUMO.- O presente trabalho descreve um estudo retros-

A alta mortalidade (84,4%) dos animais atendidos deve estar relacionada com a gravidade das lesões que esses apresentaram quando chegaram ao Hospital Veterinário. A avaliação dos laudos de necropsia demonstrou que muitos animais apresentaram complicações concomitantes ou se- cundárias aos traumas quando chegam para atendimento veterinário, como desnutrição, parasitose, corpo estranho no sistema digestório entre outras. A dificuldade de manter esses animais por longos períodos em cativeiro também contribui para o alto índice de óbitos. O estresse e dificul- dade de alimentação dessas aves são fatores significativos já que eles têm se mostrado resistentes a se alimentar so- zinhos. A dificuldade de adaptar os animais de vida livre a comer alimentos industrializados pode ser uma caracte- rística importante que contribui negativamente em trata- mentos prolongados em cativeiro. No entanto, nesse pro- jeto a equipe têm conseguido bons resultados em adaptar e manter a alimentação dos animais com carne de frango enriquecida com suplementos (carbonato de cálcio e com- plexos vitaminicos). Através deste estudo retrospectivo pode-se constatar que no período de 2003-2014 a espécie de ave com maior número de atendimentos no Projeto de Atendimento a Animais Selvagens do Planalto Catarinense foi a curicaca. Isso demonstra que essa é uma das espécies de ave de grande importância para a região do Planalto Ca- tarinense e a casuística reflete a condição de vulnerabilida- de em que a espécie se encontra em decorrência da pres- são antrópica, já que a maior parte dos animais atendidos apresentavam traumatismos (82,6% dos animais necrop- siados) e alguns casos ingestão de corpo estranho (10,9%). Fig.4. Perfuração em ventrículo de curicaca (Theristicus caudatus)
Show more

5 Read more

Estudos farmacognósticos, fitoquímicos, atividade antiplasmódica e toxicidade em Artemia salina de extrato etanólico de folhas de Montrichardia linifera (Arruda) Schott, Araceae.

Estudos farmacognósticos, fitoquímicos, atividade antiplasmódica e toxicidade em Artemia salina de extrato etanólico de folhas de Montrichardia linifera (Arruda) Schott, Araceae.

RESUMO: O presente trabalho descreve os resultados do estudo farmacognóstico, estudo itoquímico preliminar, toxicidade em Artemia salina e atividade antiplasmódica contra cepa de Plasmodium falciparum resistente a cloroquina (W2) do extrato etanólico obtido do pó das folhas de Montrichardia linifera (Arruda) Schott, Araceae. Para realização dos estudos farmacognósticos utilizou-se as metodologias descritas na Farmacopéia Brasileira. A prospecção itoquímica foi realizada pelos métodos descritos por Mattos. No ensaio antiplasmódico foi utilizado o microteste tradicional e no ensaio de Artemia salina. Os resultados obtidos nos estudos farmacognósticos do pó das folhas de M. linifera demonstraram tratar-se de um pó moderadamente grosso, com teores de água e cinzas totais dentro dos limites aceitáveis, baixa densidade (0,324 e 0,339 g/ mL), pH próximo de neutro (6,69±0,02). A análise itoquímica preliminar evidenciou a presença de alcaloides, lavonoides, taninos, triterpenos e esteroides. O extrato etanólico das folhas de M. linifera apresentou moderada atividade antiplasmódica e baixa toxicidade para a Artemia salina.
Show more

5 Read more

Constituintes químicos e avaliação preliminar in vivo da atividade antimalárica de Ouratea nitida Aubl (Ochnaceae).

Constituintes químicos e avaliação preliminar in vivo da atividade antimalárica de Ouratea nitida Aubl (Ochnaceae).

RESUMO: O presente trabalho descreve o isolamento de triterpenos (ácido 3,4-seco-friedelan-3-óico, friedelina e E-amirina) e outros compostos (éster etílico do ácido p-hidroxibenzóico e tetracosano), bem como a avaliação preliminar in vivo da atividade antimalárica de extratos das folhas de Ouratea nitida Aubl. Análise qualitativa através de CG-EM de uma fração apolar do extrato em hexano também foi efetuada. Ésteres metílicos e etílicos dos ácidos laúrico, mirístico, palmítico, esteárico e oléico, metílicos dos ácidos pentadecanóico, heptadecanóico, araquidônico, behênico e lignocérico e o etílico do ácido linoléico foram os componentes majoritários; enquanto que o estearato de n-butila, o tetracosano e a 6,10,14-trimetil-2-pentadecanona foram os minoritários. Os compostos isolados foram identifi cados com base na análise dos dados espectrais (IV, EM e RMN, incluindo DEPT) e estão sendo descritos pela primeira vez nesta espécie.
Show more

4 Read more

Geração de padrões ótimos de corte através de algoritmos de traçamento aplicados a fustes individuais.

Geração de padrões ótimos de corte através de algoritmos de traçamento aplicados a fustes individuais.

RESUMO - No presente trabalho descreve-se uma metodologia de otimização do corte ou traçamento de árvores para obtenção de multiprodutos em nível de fustes individuais. A geração dos padrões ótimos de corte foi realizada através de dois módulos: 1) um algoritmo heurístico que identifica os cortes potenciais (números úteis), que devem ser avaliados ao longo do fuste; e 2) um algoritmo com base na programação dinâmica (PD), que determina a combinação ótima de toras de cada tipo de comprimento a serem retiradas do fuste, visando maximizar o seu comprimento utilizado. Um exemplo da obtenção dos padrões ótimos de corte para um conjunto de 25 fustes é apresentado. O traçamento ótimo e o traçamento real obtido pelo motosserrista foram comparados. O resíduo de madeira deixado na floresta foi reduzido de 16 para 5% através dos padrões de corte ótimos.
Show more

11 Read more

Modelo biopsicossocial e formulação comportamental: compreendendo a cefaléia do tipo tensional.

Modelo biopsicossocial e formulação comportamental: compreendendo a cefaléia do tipo tensional.

RESUMO. A cefaléia do tipo tensional constitui um tipo freqüente de dor de cabeça, que tende a ocasionar uma série de comportamentos de evitação, com prejuízos físicos, sociais e psicológicos aos indivíduos afetados. O presente trabalho descreve algumas contribuições do modelo biopsicossocial de saúde para a compreensão da cefaléia do tipo tensional, descreve os tratamentos mais freqüentemente oferecidos e discute as vantagens de modalidades terapêuticas que utilizam a formulação comportamental. Destaca-se a relevância da consideração de fatores psicossociais presentes nas formas mais comuns de evolução da cefaléia do tipo tensional, o que contribui para a elaboração de planos de tratamento mais eficientes e coerentes com uma proposta realmente sistêmica e idiográfica.
Show more

9 Read more

Open Estudo teórico  experimental de um sistema de refrigeração por absorção de duplo efeito em série usando o par água  brometo de lítio.

Open Estudo teórico experimental de um sistema de refrigeração por absorção de duplo efeito em série usando o par água brometo de lítio.

O presente trabalho descreve um estudo teórico-experimental de uma máquina de refrigeração por absorção de duplo efeito em série usando o par água brometo de lítio e que utiliza o reje[r]

128 Read more

Resumo O presente trabalho aborda a relação cidade-rio na Amazônia, através de

Resumo O presente trabalho aborda a relação cidade-rio na Amazônia, através de

Com base nessa perspectiva, trabalhou-se com um estudo de caso, a cidade de Marabá, que é fortemente representativa de uma sub-região, o sudeste Paraense, na Amazônia oriental, onde o processo migratório e os investimentos públicos e privados foram decisivos para a sua confi guração territorial atual. Nesse sentido, a análise leva em conta as repercussões diferenciadas dos processos recentes relacionados ao ordenamento territorial regional, buscando desvelar especifi cidades que possam estimular proposições de políticas de desenvolvimento regional e urbano mais próximas das particularidades sub-regionais. Isto porque, mesmo se verifi cando o domínio do urbano como modo de vida na Amazônia, não se pode desconsiderar a forte ligação material e imaterial da cidade com o rio, que alguns fragmentos do espaço urbano de Marabá apresentam, chamados aqui de espaços de (sobre) vivência ribeirinha (SILVA; MALHEIRO, 2005).
Show more

30 Read more

RESUMO - No presente trabalho foram estudados alguns aspectos anatômicos

RESUMO - No presente trabalho foram estudados alguns aspectos anatômicos

(Simaroubaceae) ocorrentes no Brasil. O estudo foi baseado em materiais coletados pelo autor, observações de popu- lações na natureza e principalmente na revisão de coleções[r]

29 Read more

RESUMO: O presente trabalho analisa o desenvolvimento do ambiente regulatório,

RESUMO: O presente trabalho analisa o desenvolvimento do ambiente regulatório,

“A qualidade do ensino na área da contabilidade tem um impacto significativo na qualidade e no tipo de informação, assim como no sistema de contabilidade que ele tem capacidade de gerar”. Em alguns países com uma longa história em contabilidade, a Contabilidade é o campo principal de estudo na graduação (i.e. bacharel), na pós-graduação (i.e. máster) e até mesmo no doutorado (i.e. Ph.D) e a atratividade da contabilidade no campo educacional é muito alto. Entretanto, em outros países, a Contabilidade em termos educacionais é fraca, porque ele geralmente é comparado com um guarda livros e é considerada como uma vocação ao invés de uma profissão. Muitas vezes está limitada ao nível secundário, o qual não está disponível em universidades”(SAUDAGARAN, 2004)”.
Show more

21 Read more

Resumo: A presente pesquisa apresenta um levanta-

Resumo: A presente pesquisa apresenta um levanta-

O rádio, que completou 90 anos de existência no Brasil - considerando como referência a primeira trans- missão oficial no país, em 7 de setembro de 1922, durante as comemorações do centenário da Independência - vem sendo cada vez mais escolhido como objeto de estudo por pesquisadores de comunicação, história, sociologia e várias outras áreas do conhecimento. Em todos os con- gressos nacionais e regionais de comunicação se verifica a presença de pesquisadores que apresentam trabalhos sobre o rádio com diferentes abordagens. O crescimen- to e o interesse em pesquisar o rádio têm aumentado e os motivos para isso certamente incluem a proliferação dos cursos de pós-graduação em Comunicação. O baixo interesse em relação a este meio de comunicação ficou para trás e, como salienta Moreira (2003), “o rádio re- presenta, por motivos variados, um dos segmentos mais vivos da mídia, entre os quais se destaca a sua maleabili- dade, entendida aqui como a capacidade de se adaptar a momentos e situações distintos” (p. 10). A concentração das pesquisas ainda é na Região Sudeste do país, mas, aos poucos, investigadores de outras regiões começam a apresentar novos estudos, levantamentos e mapeamentos importantes para o entendimento da radiofonia. A pro- dução bibliográfica sobre o rádio também tem aumenta- do, possibilitando a ampliação do conhecimento sobre as teorias e as pesquisas. Na investigação realizada por este trabalho, por exemplo, elencamos 208 livros de autores brasileiros que têm o rádio como objeto principal.
Show more

18 Read more

Resumo O presente estudo traz uma sistemati-

Resumo O presente estudo traz uma sistemati-

Busca-se qualificar a interface da saúde com a justiça, esporte, lazer, cultura e trabalho, atuando sobre os fatores que predispõem ao uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas, e inse- rindo a dinâmica social de forma ativa tanto no auxílio às pessoas que vivem problemas quanto nas ações preventivas. As práticas de prevenção propostas pela RD abrangem a adoção de medi- das prévias ao surgimento e/ou agravamento da situação, visando eliminar ou diminuir a pro- babilidade de ocorrência de danos individuais e coletivos 9 .

12 Read more

RESUMO.- O presente estudo teve como objetivo investi-

RESUMO.- O presente estudo teve como objetivo investi-

Os resultados obtidos mostraram que o criadouro con- servacionista, por suas qualidades de recinto e baixa conta- minação cruzada é um local adequado para a preservação de aves silvestres. Pode-se dizer que os dados do presen- te estudo estão de acordo com o trabalho de Mattes et al. (2005), onde a colonização intestinal por Escherichia coli foi comparada em dois cativeiros diferentes. A presença da bactéria foi significativamente maior no criadouro recrea- cionista (80%, 28/35) quando comparado ao conservacio- nista (20%, 10/50). Por tanto, criatórios conservacionistas contribuem de forma mais efetiva com a preservação e ma- nutenção das espécies em cativeiro, quando comparada a saúde das aves dos outros locais estudados.
Show more

6 Read more

Caracterização química e mineralógica de birnessita natural da Mina do Azul (Província Mineral de Carajás, Brasil) e seu análogo sintético (K-OL-1) obtido pelo método sol-gel.

Caracterização química e mineralógica de birnessita natural da Mina do Azul (Província Mineral de Carajás, Brasil) e seu análogo sintético (K-OL-1) obtido pelo método sol-gel.

O presente trabalho descreve um estudo comparativo das propriedades química e mineralógica de birnessita natural (BIR-AZ) proveniente da mina do Azul (Província Mineral de Carajás, Brasil) e seu análogo sintético obtido pelo método sol-gel (K-OL-SG). As caracteriza ções foram realizadas por difração de raios X, espectroscopia FT-Raman, análise térmica (TG-DTA), microscopia eletrônica de varredura e análise química. Os resultados confirmam a presença das fases lamelares com sistema monoclínico, grupo espacial C2/m e com os seguintes parâmetros de cela unitária: BIR-AZ, a = 5,148 Å; b=2,843 Å, c=7,175 Å e b = 100,75º; K-OL- SG, a = 5,150 Å; b = 2,846 Å, c = 7,214 Å e b = 101,29º. Birnessita possui estabilidade térmica próxima a 600 ºC, enquanto seu análogo sintético acima de 900 ºC. Bandas obtidas por espectroscopia Raman foram observadas a 635, 570 e 410 cm -1 e atribuídas
Show more

5 Read more

Resumo O presente trabalho aborda a relação cidade-rio na Amazônia, através de

Resumo O presente trabalho aborda a relação cidade-rio na Amazônia, através de

Com base nessa perspectiva, trabalhou-se com um estudo de caso, a cidade de Marabá, que é fortemente representativa de uma sub-região, o sudeste Paraense, na Amazônia oriental, onde o processo migratório e os investimentos públicos e privados foram decisivos para a sua confi guração territorial atual. Nesse sentido, a análise leva em conta as repercussões diferenciadas dos processos recentes relacionados ao ordenamento territorial regional, buscando desvelar especifi cidades que possam estimular proposições de políticas de desenvolvimento regional e urbano mais próximas das particularidades sub-regionais. Isto porque, mesmo se verifi cando o domínio do urbano como modo de vida na Amazônia, não se pode desconsiderar a forte ligação material e imaterial da cidade com o rio, que alguns fragmentos do espaço urbano de Marabá apresentam, chamados aqui de espaços de (sobre) vivência ribeirinha (SILVA; MALHEIRO, 2005).
Show more

30 Read more

RESUMO.- O presente trabalho foi conduzido com o objetivo

RESUMO.- O presente trabalho foi conduzido com o objetivo

A fotossensibilização ocasionada por F. humboldtiana é bem conhecida na região semiárida do Nordeste do Brasil, afetando principalmente equídeos (Pimentel et al. 2007, Knupp et al. 2014, Medeiros et al. 2014). Porém os criadores alegam que a doença ocasionada pela planta, popularmente conhecida como ervanço, também afeta ovelhas e bovinos (Macedo et al. 2006), além de caprinos (Santos et al. 2016). Fato este comprovado em surtos de fotossensibilização primária causados por F. humboldtiana afetando bovinos de corte (Souza et al. 2012), ovinos (Pimentel et al. 2007), e caprinos (Souza et al. 2012, Santos et al. 2016) seguidos de experimentação científica. Todavia, não existem relatos de surtos naturais de fotossensibilização em bovinos leiteiros causados pela ingestão do ervanço. Neste estudo descrevem-se casos naturais de fotossensibilização primária associada à ingestão de F. humboldtiana em bovinos leiteiros no Nordeste do Brasil.
Show more

6 Read more

Resumo Este trabalho descreve as fácies sedimentares identificadas para um depósito lacustre localizado no

Resumo Este trabalho descreve as fácies sedimentares identificadas para um depósito lacustre localizado no

ÁREA DE ESTUDO O local onde foi recuperado o testemunho sedimentar trata-se de um ambiente em avançado estágio de assoreamento conhecido como brejão, situado próximo ao Batalhão da Polícia Militar Ambiental (portaria principal do PERD) precisamente nas coordenadas 23k 0747972/7813408 UTM (Fig. 2). Esta área encontra-se entre a Lagoa “33” (Tundisi & Tundisi 1981) e o lago Dom Helvécio, fazendo parte, a princípio, da antiga rede de drenagem que, após o bar- ramento, teria originado estes lagos.

7 Read more

RESUMO.- O presente trabalho teve por objetivo avaliar

RESUMO.- O presente trabalho teve por objetivo avaliar

RESUMO.- O presente trabalho teve por objetivo avaliar a influência do tipo de parto sobre a transferência de imunidade passiva e de alguns constituintes séricos de cordeiros recém-nascidos, alimentados naturalmente com colostro materno, criados no semiárido paraibano em sistema extensivo. Foram utilizados 34 cordeiros clinicamente sadios, da raça Santa Inês, os quais foram identificados e pesados imediatamente após o nascimento e separados em dois grupos experimentais com 17 animais cada. O grupo PS (nove machos e oito fêmeas) formado por animais nascidos de partos simples e o grupo PG (seis machos e onze fêmeas) formado por cordeiros nascidos de partos gemelares. A ingestão de colostro se deu de forma natural e voluntária em suas respectivas mães. Foram coletados 10 mL de sangue de cada animal, mediante punção da veia jugular, em tubos siliconizados a vácuo, 48 horas após o nascimento. Após centrifugação, as alíquotas de soro foram separadas e permaneceram congeladas a -15°C até o momento das análises. Para o estudo comparativo dos constituintes séricos, foram constituídos dois grupos experimentais distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado, no esquema fatorial 2x2 (tipo de parto e sexo). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância, cujas médias foram comparadas pelo teste de Tukey a 5%. Foram determinadas as atividades séricas das enzimas aspartato aminotransferase (AST) e gamaglutamiltransferase (GGT) e as concentrações séricas de proteína total, albumina, ureia, creatinina, cálcio, fósforo e magnésio, utilizando-se conjuntos de reagentes comerciais e as leituras das amostras em espectrofotômetro automático. As atividades séricas de AST, GGT e as concentrações séricas de proteína total, albumina e globulinas dos cordeiros dos grupos PS e PG não foram influenciadas pelo tipo de gestação e sexo. A partir da concentração sérica de proteína total, verificou-se falha de transferência de imunidade passiva (FTIP) nos cordeiros do grupo PG, utilizando-se o valor 5,0g/dL como ponto de corte. Com exceção do cálcio, as concentrações séricas da ureia, creatinina, fósforo e magnésio apresentaram o mesmo padrão de comportamento. Embora esses constituintes não tenham apresentado diferença significativa entre os grupos estudados e o sexo, pôde-se observar valores mais elevados nos animais nascidos de partos simples, sugerindo que a ausência de concorrência pela ingestão voluntária de colostro materno pode ter sido o fator determinante. Pode-se concluir que cordeiros Santa Inês nascidos de partos gemelares e criados extensivamente no semiárido paraibano apresentam falha na transferência de imunidade passiva e alterações/diminuições marcantes nos teores séricos de alguns constituintes bioquímicos, suscitando a necessidade de interferência humana nestes casos.
Show more

6 Read more

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIHORIZONTES Programa de Pós-graduação em Administração Mestrado Flávio José de Araújo Mateus

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIHORIZONTES Programa de Pós-graduação em Administração Mestrado Flávio José de Araújo Mateus

Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo descrever e analisar, comparativamente, a percepção das vivências de prazer e sofrimento no trabalho de professores do ensino fundamental que atuam em duas escolas, uma da rede pública e outra da rede privada, ambas localizadas em um município do interior de Minas Gerais. A psicodinâmica do trabalho foi o referencial teórico que deu escopo à realização da pesquisa descritiva de caráter qualitativo. Este trabalho teve como sujeitos de pesquisa 20 docentes, dentre eles 10 professores atuantes em uma escola da rede pública e 10 da rede privada. Um roteiro estruturado, elaborado exclusivamente para esta pesquisa, norteou as entrevistas, das quais os professores do ensino fundamental participaram. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo, à luz dos pressupostos teóricos de Bardin sobre a análise de conteúdos, com as temáticas predefinidas a partir da literatura dejouriana sobre prazer e sofrimento no trabalho. As unidades de registro foram: sentido do trabalho, contexto do trabalho, vivências de prazer no trabalho, vivências de sofrimento no trabalho, e mecanismos de defesa e estratégias de regulação ante o sofrimento advindo do trabalho. Emergiram dessas unidades de registro as categorias de análise diretamente correlacionadas aos objetivos específicos da pesquisa. Os resultados evidenciaram que o trabalho ocupa espaço central na vida dos docentes, tanto os da escola pública quanto os da privada. O sentido conferido ao trabalho pelos docentes da escola da rede pública diz respeito à interação pessoal estabelecida com os discentes, em que pode ocorrer, por exemplo, laços de amizade com os alunos. Na particular, está relacionado com a percepção pessoal do autodesempenho profissional que os professores têm, por exemplo, quando conseguem perceber que dominam o conteúdo
Show more

112 Read more

A materialidade do trabalho e o “trabalho imaterial” — Outubro Revista

A materialidade do trabalho e o “trabalho imaterial” — Outubro Revista

Com a observação a seguir, não desejamos sugerir que Negri, Hardt e Lazzarato sejam hegelianos; efetivamente não o são. Hegel, diferente desses autores, cultivava a precisão conceitual, o racionalismo, era metodo- logicamente aferrado à categoria da totalidade. E tinha, acima de tudo, uma enorme sede de história. O que tais autores compartilham com os “jovens hegelianos” de A sagrada família é sua “atitude livre” face ao objeto. Em um movimento análogo ao dos jovens hegelianos criticados por Marx, que inver- teram a seqüência histórica (a máquina a vapor como o coroamento, e não o início da Revolução Industrial; as cidades fabris antes das fábricas, etc.), Negri, Hart e Lazzarato invertem causa e efeito tomando a “reestruturação produtiva” como conseqüência – e não causa – do fechamento de postos de trabalho. Para eles, como vimos, foram os operários que se recusaram ao tra- balho fordista e não os capitalistas que, premidos pela crise e pela concorrên- cia mais acirrada, teriam expulsado os trabalhadores de seus postos de traba- lho. A causa do fechamento dos postos de trabalho seria os próprios operári- os, e não o processo de autovalorização do capital. No mesmo caminhar, to- mam por “comunista” um “território produtivo” que nada mais é que uma das formas mais intensas da exploração do trabalho pelo capital: a “Terceira Itália”. E, no mesmo diapasão, substituem a acumulação primitiva pelo “amor para o tempo” como força motriz da história moderna.
Show more

20 Read more

IGOR SIMONI HOMEM DE CARVALHO

IGOR SIMONI HOMEM DE CARVALHO

O PDA foi elaborado em cinco etapas, que contaram com a utilização de diferentes instrumentais. Na primeira etapa, foi feita a aproximação e o entrosamento entre a equipe e os assentados e o planejamento do trabalho, valendo-se de técnicas como mapeamento participativo, história oral e linha do tempo e levantando informações sobre a origem das famílias assentadas, suas trajetórias, os ecossistemas onde produziam e suas expectativas para o Assentamento. Na segunda etapa, foi discutida a delimitação do território do Assentamento e seu entorno, resgatando-se a história da ocupação da região e construindo um zoneamento agroambiental e uma tipologia dos sistemas produtivos locais. Na terceira, foi feito um diagnóstico sócio-ambiental do assentamento, identificando a infra-estrutura existente e as características de cada unidade da paisagem (solos, recursos hídricos, flora etc.). Por meio de entrevistas, foi levantado informações sobre a composição e situação das famílias assentadas, incluindo sua organização e suas relações internas e externas. Ao fim da terceira etapa, foi realizada uma plenária para apresentação e debate das informações levantadas pelos grupos de trabalho. A quarta etapa foi de elaboração do PDA propriamente dito, onde “a partir dos elementos fornecidos pelo diagnóstico da realidade atual e da interpretação e expectativas de cada grupo, fosse delineado o futuro desejado para o Assentamento” (CAA-NM & UFMG, 2002:18).
Show more

313 Read more

Show all 10000 documents...