Top PDF Sistema de geolocalização e rastreamento para a plataforma Android - Compass

Sistema de geolocalização e rastreamento para a plataforma Android - Compass

Sistema de geolocalização e rastreamento para a plataforma Android - Compass

As ferramentas utilizadas para este projeto foram o Eclipse Juno como IDE (Integrated development environment). Também foi instalado o Android SDK (Software Development Kit) para que fosse possível desenvolver aplicativos para a plataforma Android versão 4.1 utilizando um computador desktop. Foram utilizados dois bancos de dados no projeto: o SQLite para persistência dos dados no dispositivo Android e o PostgresSQL 9.3 como banco de dados no servidor (repositório central de dados). A IDE Eclipse também será utilizada no desenvolvimento de um aplicativo desktop servidor, o qual receberá dados do dispositivo Android via socket, para uma posterior persistência em um banco de dados, o trânsito das informações será realizado por meio de objetos, para isso foi utilizada a biblioteca GSON versão 2.3.1. Para a construção de modelos da UML foi utilizado o Astah Community 2.0.
Mostrar mais

55 Ler mais

Sistema integrado para geolocalização e rastreamento

Sistema integrado para geolocalização e rastreamento

O Android é considerado muito seguro. Como ele é executado em um Kernel (núcleo) Linux, toda a vez que um aplicativo for instalado no dispositivo, é criado um novo usuário Linux para aquele programa, com diretórios que serão usados pelo aplicativo, mas somente para aquele usuário Linux. Como cada aplicação instalada fica completamente isolada das outras, qualquer tentativa de acessar informações de outro aplicativo precisa ser explicitamente autorizada pelo usuário, podendo ser negada a sua instalação ou autorizada, mas controlando as permissões que este aplicativo poderá ter por meio de um mecanismo de permissões (PEREIRA; SILVA, 2009).
Mostrar mais

61 Ler mais

SIRASS: sistema de rastreamento de smartphone

SIRASS: sistema de rastreamento de smartphone

O surgimento de novas tecnologias e a melhoria das já existentes apoia o desenvolvimento de novos sistemas que contribuem para o desenvolvimento da tecnológica. A necessidade de manter-se disponível e conectado a web faz com que os aparatos tecnológicos estejam em nosso bolso de dia e a noite, para estarmos acessíveis a qualquer momento. Este projeto tem por objetivo a criação de um sistema para localização em tempo real de aparelhos celulares Smartphones, utilizando a plataforma Android para desenvolvimento do aplicativo com características dos sistemas de geoprocessamento para dispositivos móveis.
Mostrar mais

73 Ler mais

Desenvolvimento de Sistema de Geolocalização em Realidade Aumentada para Multiplataforma Móvel

Desenvolvimento de Sistema de Geolocalização em Realidade Aumentada para Multiplataforma Móvel

Este framework trabalha com dados do GPS e acelerômetro para rastrear a posição e orientação do dispositivo. Pode-se rastrear objetos pequenos usando QRCodes e exibir informações sobre eles. Ele pode também ser integrado a projetos Android, funcionando como um framework de auxílio em outras aplicações. É possível ainda inserir novos dados, e enviá-los para um servidor compartilhando com os demais usuários as novas informações. A plataforma é recente, bastante simples em relação às outras e, até o momento da escrita dessa dissertação, não tem suporte ao Windows Phone, IOs, BlackBerry e demais plataformas. Devido à licença ser open-source, não está disponível para desenvolvimento de aplicações comerciais.
Mostrar mais

63 Ler mais

Sistema de rastreamento e controle de recursos de um veículo utilizando um smartphone android

Sistema de rastreamento e controle de recursos de um veículo utilizando um smartphone android

GALON, Handrey E. Sistema de rastreamento e controle de recursos de um veículo utilizando um smartphone Android. 2014. 79 f. Monografia de Trabalho de Conclusão de Curso – Engenharia de Computação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Pato Branco, 2014. Desde os primórdios a humanidade buscou maneiras de se localizar no globo terrestre de forma rápida e eficaz. A sociedade moderna também exige que as pessoas estejam conectadas constantemente afim de que as informações sejam compartilhadas de forma rápida. No presente trabalho é proposto um protótipo envolvendo hardware e software, visando o desenvolvimento de uma plataforma de monitoramento e rastreamento de veículo. O software para uso do usuário foi desenvolvida usando a plataforma Android, visando seu uso nos smartphones. Para o acionamento e recuperação dos dados presentes no veículo, foi utilizado um microcontrolador TIVA TM4C123G, conectado a um módulo GSM SIM900, e a um módulo GPS NEO 6M para recuperação da posição do veículo. A tecnologia utilizada para transmissão de dados entre o software e o hardware foi SMS. Para os testes, foi utilizado um motor DC com caixa de redução para simulação do acionamento dos vidros elétricos, um servo motor Tower Pro SG-5010 para simulação do acionamento das travas elétricas, e um sensor PIR ligado a uma speaker para simulação de um alarme. Assim, o software desenvolvido para smartphone Android pôde controlar a distância os motores que simulavam os vidros e travas elétricas, assim como recebia uma notificação caso o sensor PIR fosse acionado. Já o módulo GSM conectado ao microcontrolador também enviava a cada intervalo de tempo pré-programado as coordenadas de longitude/latitude capturado pelo módulo GPS.
Mostrar mais

79 Ler mais

Plataforma gráfica de monitorização de produção FV para sistemas móveis Android

Plataforma gráfica de monitorização de produção FV para sistemas móveis Android

O mSMARTMSYST ao longo do seu desenvolvimento foi constantemente testado de modo a se poder verificar a programação desenvolvida. Em consequência dos testes efetuados, foram surgindo sucessivas melhorias até à obtenção da aplicação final. A aplicação desenvolvida funciona em Android 2.1 ou superior, sendo compatível unicamente com os parques FV cujo o projeto e construção foram realizados pela Martifer Solar. A aplicação permite listar qualquer parque da empresa e, para além dos dados de produção fornecidos por todas as aplicações expostas no capítulo 2.4.1, contém variáveis de alarmes e erros que ajudam na supervisão e manutenção do parque.
Mostrar mais

91 Ler mais

Concepção e implementação de um serviço baseado em localização na plataforma ANDROID/GOOGLE

Concepção e implementação de um serviço baseado em localização na plataforma ANDROID/GOOGLE

A gama de definições de SIG existente é muito extensa e muitas vezes controversa, uma definição mais abrangente deriva de (RIGAUX 3 et al. 2002 apud KUPPER, 2005) que caracteriza as funções de um SIG como: “sistema que armazena dados geográficos, recupera e combina esses dados para criar novas representações do espaço geográfico, fornece ferramentas para análise espacial e faz simulações para ajudar usuários experientes a organizar seus trabalhos em muitas áreas incluindo administração pública, rede de transportes, aplicações militares e sistemas de informação ambiental”.
Mostrar mais

73 Ler mais

Desenvolvimento de um aplicativo de análise de estruturas reticuladas planas em plataforma Android

Desenvolvimento de um aplicativo de análise de estruturas reticuladas planas em plataforma Android

A convergência para um mundo mais portátil é fato consumado no âmbito da engenharia. Isto se estende também para a esfera acadêmica, fazendo com que mais e mais estudantes recorram a dispositivos portáteis. O uso de tablets e smartphones, e a sua progressiva melhora, cria, então, uma demanda de programas que sejam compatíveis com essas plataformas. Nesse sentido, o presente trabalho tem o objetivo de prover uma alternativa de programa de análise estrutural para estruturas reticuladas planas, desenvolvendo um aplicativo para plataforma Android. É importante ressaltar, consequentemente, que este software não visa o uso profissional, salvo consultas rápidas e simplificadas, mas sim o uso em sala de aula. Levando em conta esta preferência, foram desenvolvidas ferramentas para facilitar este tipo de utilização, como a apresentação de elementos de cálculo – tal qual as matrizes de rigidez dos elementos. Também foi dada prioridade à facilidade de inserção, contando o programa com uma interface gráfica que mostrasse, concomitantemente, a inserção de novos elementos na estrutura, bem como a atribuição de carregamentos aos mesmos.
Mostrar mais

258 Ler mais

Biomobile: sistema de identificação de usuários em dispositivos móveis na plataforma Android utilizando reconhecimento de faces a partir de vídeo

Biomobile: sistema de identificação de usuários em dispositivos móveis na plataforma Android utilizando reconhecimento de faces a partir de vídeo

desempenho do sistema BioMobile apresenta um tempo de processamento bem maior ao se utilizar a técnica baseada em LBP com janelas se comparado à técnica LBP sem janelas. Isso ocorre porque o custo computacional para realizar as operações em cada janela é muito alto uma vez que para cada janela se faz necessário obter um histograma que será concatenado em um histograma maior usado como descritor da face. Com relação às configurações do sistema, a configuração P8R1 sem janelas foi a que apresentou o pior desempenho no quesito eficácia, com uma taxa de erros em torno de 15,5%. Portanto, sua adoção não é indicada nem para o modo de operação de autenticação, nem para o modo de operação de identificação. A configuração P8R2 com janelas de 20x20 pixels apresentou um resultado bem melhor no quesito eficácia do que a configuração P8R1 sem janelas, porém apresentou um baixo desempenho no quesito tempo de processamento o que inviabiliza sua adoção, mesmo em operações de autenticação.
Mostrar mais

85 Ler mais

Aplicação Android para sistema de Domótica

Aplicação Android para sistema de Domótica

Quanto ao resultado final do desenvolvimento da aplicação, esta provou ser uma aplicação intuitiva no controlo dos parâmetros, visto que fornece sempre qual o ponto em que o utilizador se encontra a efetuar a alteração necessária. Ainda no controlo, a aplicação possui a capacidade de realizar a atualização do valor do parâmetro selecionado em caso de inatividade da aplicação quando esta se encontra em execução, ou quando este é selecionado. Esta atualização permite ao utilizador ter conhecimento do valor atual do parâmetro, caso este, por exemplo, seja alterado na consola de comando que se encontra em cada divisão. Adicionalmente, a aplicação possui ferramentas como as configurações básicas que visam potenciar a gestão do sistema, através de alterações das designações ou ícones dos pisos, divisões e zonas. Outra ferramenta importante disponibilizada nesta aplicação foi a configuração das macros, componente vital neste tipo de sistemas, tendo em conta que permite configurar cenários específicos por parte do utilizador tendo em conta as funções a desempenhar por estes.
Mostrar mais

117 Ler mais

Protótipo de aplicativo para acompanhamento da carteira de ações para a plataforma Android

Protótipo de aplicativo para acompanhamento da carteira de ações para a plataforma Android

De acordo com a BM&FBOVESPA (2012c) no mercado de ações o “acesso rápido à informação é uma estratégia fundamental para a realização de bons negócios”, desta forma a disponibilização de uma ferramenta que possibilite ao investidor acompanhar a posição dos ativos de seu portfólio em dispositivos móveis com o sistema operacional Android se torna um diferencial interessante, pois desta forma serão aproveitados todos os diferenciais dos dispositivos móveis em uma plataforma presente na maioria dos smartphones e tablets vendidos atualmente, conforme demonstram pesquisas recentes.
Mostrar mais

101 Ler mais

Análise do suporte à automação de testes na plataforma aberta Android

Análise do suporte à automação de testes na plataforma aberta Android

A classe InstrumentationTestCase ´e a respons´avel por juntar a estrutura de gerenci- amento de casos de teste do JUnit com a classe Instrumentation, agregando `a plataforma o suporte ao[r]

63 Ler mais

Um estudo empírico sobre a notificação de exceções entre componentes na plataforma Android

Um estudo empírico sobre a notificação de exceções entre componentes na plataforma Android

for example, are harder to use, and therefore, brings instability to the application. They aim to understand what extent API fault- and change-proneness affect the user rating of an app, what extent Android developers experience problems using APIs, and how much they feel these issues can cause bad reviews. They conducted a software repository mining and a survey with developers. The questionnaire aims to answer the following big questions: (i) developer’s background; (ii) factors that negatively impact apps’ user rating; (iii) experience with used APIs and; (iv) the impact of faulty APIs on bad reviews. For the repository mining stage, they found that there is statically evidence that fault- and change-proneness decreases the app’s rating. Developers declared the factors that negatively impact the user ratings are: the app contains bugs and crashes, features not useful, the poor usability of apps and, better apps available. The most frequent perceived cause of bugs/crashes are Java programming errors (wrong implementation), fault-proneness of third-party APIs, fault-proneness of Android APIs followed by change-proneness of Android and third-party APIs. To summarize, change- and fault-proneness of APIs threatens the proper functioning of a program; developers are more concerned about the bugs in APIs than the changes performed in new releases of APIs. Finally, developers are more concerned about the changes in the Android API than the third-party ones. Oliveira and colleagues (OLIVEIRA et al., 2016) performed an exploratory study of exception handling behavior in Android and Java applications. They were interested in how the exception code evolves, and how the robustness evolves between versions. They extracted metrics that capture changes in code and metrics that measure the robustness of the program. The metrics divided into size, robustness, and change. For the Size, they use the traditional Lines of Code (LOC) metric. For Robustness, they count the number of exceptional flows and the relative number of exceptional flows between version. Finally, for change metrics, they used the typical change impact metrics, i.e., elements like classes or methods and try/catch blocks added, changed or removed. They also did the manual inspection to compute the metrics, textually describe the change scenario and assess the impact of the changes in robustness. Their results show that "Android developers not only worry less about exception handling but also about exception interfaces.". Normal code changes imply changes in the robustness of Android applications. In Android, 67% of all exceptions are from the unchecked type; these exceptions come from external libraries and Android platform methods. They conclude that the excessive use of unchecked exceptions decreases the Android applications robustness.
Mostrar mais

70 Ler mais

Repositório Institucional UFC: Um guia para análise de segurança de aplicativos na plataforma android

Repositório Institucional UFC: Um guia para análise de segurança de aplicativos na plataforma android

This article proposes a guide for vulnerability analysis of applications from the Android operating system for smartphones that brings a list of the found vulnerabilities as result. The guide was based from OWASP Mobile Top 10 2016, which gathers the 10 main vulnerabilities in mobile applications that had appeared in 2016. The guide splited the components to be analised in three: cryptograph uses; persistance and communications mechanisms; code, settings and platform. Each component had it’s possible vulnerabilities listed, in which had scores of severity attributed from the calculator from Common Vulnerability Scoring System(CVSS), together which it’s solutions and how to find if these vulnerabilities are present. For easy assimilation, the vulnerabilities were dividied in the low, medium, high and critical severity in the way they corresponds to each grade form CVSS. At the end is made a auditory from three Android application from distict categories that showed how the guide was effective in it’s proposed objective of finding vulnerabilities.
Mostrar mais

51 Ler mais

SISGV: sistema gerenciador de vendas com extensão para sistema Android

SISGV: sistema gerenciador de vendas com extensão para sistema Android

A MGMobile lançou o sistema VEMOVEL - automação de força de vendas (ANDROID, Windows Mobile e palmOS), realizando suas vendas no smartphone, verificando preços e estoques em tempo real, clientes com títulos em aberto e enviando tudo ao gerenciador do Desktop onde poderá ter controle total de sua empresa, emitindo relatórios de carga, romaneios de entrega, controla estoque, contas a pagar e receber, média de vendas e relatórios gerenciais.

100 Ler mais

de um aplicativo para o manejo de irrigação utilizando a ferramenta “App inventor” na plataforma “Android”

de um aplicativo para o manejo de irrigação utilizando a ferramenta “App inventor” na plataforma “Android”

A falta de um manejo adequado da irrigação por parte da maioria dos produtores instalados nos perímetros públicos irrigados no estado do Ceará é considerado como o principal fator com interferência direta na produtividade, custo de produção, qualidade dos produtos comercializados e principalmente na questão ambiental, onde o uso inadequado da água de nossos mananciais poderá comprometer seriamente nossas gerações futuras. A iniciativa de desenvolvimento de ferramentas para auxiliar o produtor a realizar um manejo de irrigação satisfatório, que seja acessível e de fácil operação é uma meta que devemos sempre definir como prioritária. Esse trabalho visa o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, capaz de utilizar uma base de dados própria na realização do cálculo do tempo diário de irrigação para cada cultura em uma determinada data. Foram utilizadas técnicas e ferramentas de desenvolvimento de software , específicas para a plataforma móvel Android. O aplicativo visa auxiliar na condução de um manejo com uso racional de água nos perímetros irrigados localizados no estado de Ceará, semiárido nordestino, mitigando a falta da assistência técnica especializada em agricultura de precisão, utilizando bancos de dados com informações necessárias para o cálculo da necessidade hídrica e posterior recomendação do tempo de irrigação. Entre os bancos de dados instalados, conta-se com as series históricas da “evapotranspiração potencial de referência” dos últimos dez anos nas regiões representativas onde se encontram implantados os oito principais perímetros irrigados do estado do Ceará: Curu-Paraipaba, Pentecostes, Baixo Acaraú, Araras Norte, Jaguaribe Apodi, Morada Nova, Tabuleiros de Russas e Icó-Lima Campos, além dos bancos de dados com informações relativas ao “coeficiente de cultivo” e “Percentual de cobertura” dos principais cultivos explorados nos perímetros. O sistema desenvolvido apresenta uma nova abordagem para o manejo da irrigação, fazendo uso da mobilidade disponível em celulares para permitir que os usuários realizem o cálculo do tempo de irrigação diário em qualquer um dos perímetros irrigados do estado do Ceará. A utilização do aplicativo em simulação para o Perímetro Irrigado Baixo Acaraú, demonstrou uma redução de aproximadamente 26 % em relação a utilização atual de água na irrigação, permitindo concluir-se que o seu uso proporciona um bom manejo de irrigação e poderá resultar em uma economia de água necessária para redução dos impactos recorrentes dos longos e repetitivos períodos de estiagem sobre os recursos hídricos do estado do Ceará.
Mostrar mais

68 Ler mais

Atribuição dinâmica de endereços em redes ad hoc sem fio em plataforma Android

Atribuição dinâmica de endereços em redes ad hoc sem fio em plataforma Android

Este trabalho fala sobre a importância de um protocolo de atribuição dinâmica de endereçamento IP em redes ad hoc, explicando o porquê que protocolos de conguração de endereços que usam abordagens centralizadas, como por exemplo o DHCP (Dynamic Host Conguration Protocol), não são interessantes em redes que possuem uma mobilidade muito alta, uma vez que redes ad hoc podem ser alteradas de forma aleatória. Foram implementados dois protocolos de atribuição de endereço IP baseados em protocolos já existentes, um protocolo em que cada endereço IP é gerido por si só que vai usar de mensagens broadcast e outro protocolo em que os nós conhecem o estado da rede e usa o protocolo de roteamento AODV (Ad hoc On-Demand Distance Vector), para criar as tabelas com os endereços IP dos nós. Para implementar esses protocolos foi usado a plataforma Android de Tablets, que é uma interface de fácil acesso, pois utiliza de código livre e seu desen- volvimento ocorre utilizando de linguagem Java. Com a implementação dos dois protocolos em dispositivos reais, foi possível, neste trabalho, submeter as propostas a diversos experimentos feitos em ambientes reais, com o objetivo de comprovar a eciência de cada um desses protocolos. As propostas foram submetidas a situações em que são necessários múltiplos saltos na rede, situações em que é preciso fazer várias buscas na rede antes de se atribuir um IP e situações em que a rede está com uma grande carga de dados. Como resultado será obtido, ao nal dos experimentos, se estes protocolos de fato conseguem fazer o que são supostos fazer.
Mostrar mais

70 Ler mais

Uso da plataforma android em um protótipo de aplicativo coletor de consumo de gás natural

Uso da plataforma android em um protótipo de aplicativo coletor de consumo de gás natural

O mercado de gás natural no Brasil acena com uma tendência de crescimento para os próximos anos e o segmento residencial, até então pouco explorado se comparado aos segmentos tradicionais de distribuição de gás natural como veicular e industrial, promete acompanhar esta tendência conforme apontam as expectativas de investimento das concessionárias distribuidoras de gás natural localizadas no sul do país. O crescimento do consumo de gás natural nas residências, por sua vez, deverá levar as concessionárias a terem uma forma de coletar estes valores de consumo de uma maneira prática e precisa. Este projeto pretende apresentar um protótipo de um aplicativo para auxílio no trabalho, de coleta de consumo de gás natural nas residências. Tal aplicativo foi desenvolvido para a plataforma Android que está disponível numa variedade de dispositivos móveis atuais como smartphones e tablets, e tendo como uma de suas principais características ser de código aberto e gratuito.
Mostrar mais

63 Ler mais

Sistema de telemetria e rastreamento de veículos

Sistema de telemetria e rastreamento de veículos

A frota de veículos aumentou 1,2% em 2017 no Brasil, comparado ao ano anterior. Após dois anos (2015 e 2016) de estabilidade, a quantidade de carros, caminhões e ônibus que circulam no país cresceu, e chegou a 43,371 milhões (SINDIPEÇAS, 2018). Com isso a utilização de um sistema de controle à distância dos recursos de um veículo, pode ser um diferencial para diversas empresas que tem o automóvel como sua principal ferramenta de trabalho (HELLENO, 2014). Fato maximizado se esse tipo de monitoramento ocorrer a custos atrativos. O controle e monitoramento de dados em qualquer área de negócios, traz excelentes resultados em logística, gerenciamento e prevenções, otimizando a atividade e gerando lucros (SILVA, 2015). Empresas de diversos ramos cada vez mais aderem a inovações tecnológicas, que se mostram como uma ótima alternativa para a obtenção de melhores resultados.
Mostrar mais

138 Ler mais

Plataforma de programação para microcontrolador PIC através de aplicativo Android

Plataforma de programação para microcontrolador PIC através de aplicativo Android

Al´em disso, o grande avanc¸o e a popularizac¸˜ao dos dispositivos m´oveis tem promovido grande inclus˜ao digital e despertado interesse por aplicativos e tecnologias port´ateis. Ademais, atualmente pode-se facilmente encontrar aplicac¸˜oes diversas que utilizam dispositivos m´oveis, tais como tablets e smartphones, para aplicac¸˜oes profissionais, como o monitoramento plantas produtivas (LIAN et al., 2013). Um dos sistemas operacionais mais comuns no mercado hoje em dia ´e o sistema Android da Open Handset Alliance, uma alianc¸a entre v´arias empresas, dentre elas a Google. Este sistema operacional baseado em Linux ´e bastante adapt´avel e tem forte suporte `a criac¸˜ao de sotwares de desenvolvedores que n˜ao estejam ligados diretamente `a Open Handset Alliance, como ´e o caso deste projeto.
Mostrar mais

45 Ler mais

Show all 10000 documents...