Top PDF Solos urbanos formados pelo acúmulo de resíduos em Manaus, Amazonas, Brasil.

Solos urbanos formados pelo acúmulo de resíduos em Manaus, Amazonas, Brasil.

Solos urbanos formados pelo acúmulo de resíduos em Manaus, Amazonas, Brasil.

Este estudo apresenta dados sobre a mineralogia e a química de dois solos urbanos em Manaus (Horto Minicipal e Novo Israel) formados a partir da disposição e degradação de resíduo urbano em condições tropicais úmidas. Foi determinada a concentração de Pb, Cu, Ni, Zn, Mn, Fe, Cd e Cr, investigado o grau de contaminação desses elementos no solo e o potencial deles comprometerem a qualidade da água subterrânea. Foi medido o fracionamento geoquímico por lixiviação sequencial dos elementos, além de determinado o pH, teor de matéria orgânica e caracterizados os grupos funcionais dos ácidos húmicos e fúlvicos. Comparativamente esses solos urbanos refletem a composição mineralógica dos solos naturais da região embora a caulinita tenha menor grau de ordenamento cristalino. Contudo, o pH e o conteúdo de matéria orgânica são bem mais elevados. Em termos absolutos ambos os solos têm aproximadamente a mesma sequência de concentração dos elementos: no Horto Municipal Fe>Zn>Mn>Cu>Pb>Cr>Ni>Cd e em Novo Israel Fe>Zn>Cu>Mn>Pb>Cr>Ni>Cd. As maiores acumulações foram nas frações hidróxido de Fe amorfo e óxi-hidróxidos de Fe seguidas da matéria orgânica. Comparativamente, essas frações tiveram maior enriquecimento no Horto Municipal, provavelmente em consequência dos efeitos de envelhecimento dos resíduos, enquanto as mais biodisponíveis e a residual se acumularam mais em Novo Israel. Esse acúmulo nas fases mais móveis em Novo Israel é a causa da contaminação da água subterrânea e indica que o mesmo deve ocorrer no Horto Municipal.
Mostrar mais

14 Ler mais

Implicações ambientais da destinação final de resíduos de obra no Município de Manaus (Amazonas - Brasil)

Implicações ambientais da destinação final de resíduos de obra no Município de Manaus (Amazonas - Brasil)

RESUMO: Este trabalho retrata a destinação de resíduos sólidos em obras na cidade de Manaus (Amazonas-Brasil. A cidade de Manaus foi escolhida para este estudo por estar localizada no centro da Floresta Amazônica, um patrimônio ambiental do planeta, por isto a preocupação com o descarte de resíduos sólidos. As práticas utilizadas pelas empresas de construção civil, na destinação final dos resíduos sólidos em suas obras, têm gerado dúvidas quanto a eficiência na proteção do meio ambiente. A metodologia aplicada para esta pesquisa foi a de elaboração de um questionário, o qual foi aplicado para os profissionais da área ambiental cadastrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas – CREA/AM, sendo que o questionário foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Fernando Pessoa – UFP, Porto/Portugal. O questionário foi encaminhado, via correspondência eletrônica, para 954 profissionais (jun/2018) e aplicados pessoalmente em 2 empresas de grande porte de Manaus. Os resultados encontrados demonstraram que 5% de profissionais responderam o questionário, e 100% das empresas responderam o questionário, onde concluímos que que o índice de empregabilidade é baixo, a atuação dos profissionais é pouca em comparação com o trabalho existente, e que quanto às empresas entrevistadas constatamos um monopólio no serviço terceirizado de destinação final, o que compromete a qualidade da proteção do meio ambiente.
Mostrar mais

5 Ler mais

Baratas (Insecta, Blattaria) sinantrópicas na cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.

Baratas (Insecta, Blattaria) sinantrópicas na cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.

Foi coletada na área externa, onde vive e se reproduz em locais de acúmulo de matéria orgânica em decomposição. É uma espécie silvestre, amazônica, que está se adaptando às proximidades das habitações humanas. Foi coletada em algumas residências com buscas direcionadas nas áreas externas e, eventualmente, dentro de habitações. Assim como a espécie anterior é invasora ocasional das habitações, principalmente na época chuvosa, quando fogem do excesso de água na parte externa ou quando seu ambiente é perturbado. Não conseguem se estabelecer no ambiente interno das habitações. B. parabolicus é bastante parecida com B. giganteus (Linnaeus, 1758) e pode ser diferenciada pelas asas anteriores (tégmina) sem a mancha escura presente em B. giganteus.
Mostrar mais

6 Ler mais

ESTUDO DE CASO: INVESTIGAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA O APROVEITMANETO ENERGÉTICO A PARTIR DO LIXO: USINA GASEIFICADORA MODULAR (UGM)

ESTUDO DE CASO: INVESTIGAÇÃO DE TECNOLOGIA PARA O APROVEITMANETO ENERGÉTICO A PARTIR DO LIXO: USINA GASEIFICADORA MODULAR (UGM)

Os dados aqui apresentados e discutidos permitem conferir o estágio de evolução do tratamento de resíduos no Brasil e os desafios existentes para o cumprimento das determinações da PNRS. O que se observa através dos dados apresentados é que não existe uma perspectiva de diminuição em termos absolutos ou do valor per capita da geração dos RSU no Brasil, e este fato já contradiz com a hierarquia da gestão de resíduos recomendada pela PNRS. De acordo com a PNRS deve-se priorizar a redução dos resíduos, antes de seu reaproveitamento e reciclagem. A coleta dos resíduos é um dos itens do sistema de limpeza urbana que alcançou um alto percentual de abrangência, principalmente nas áreas urbanas. No entanto, precisa ser ampliada para atingir a universalização. Com relação ao tratamento dos RSU ainda é bastante incipiente, pois além dos custos de implantação, operação e manutenção de uma unidade de tratamento, incluem os gastos relativos à execução de obras civis, aquisição de equipamentos, e projetos executivos e taxas de licenciamento.
Mostrar mais

17 Ler mais

COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO ESTADO DE SÃO PAULO (BRASIL).

COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO ESTADO DE SÃO PAULO (BRASIL).

Inicialmente foi realizado um levantamento de experiências, formais e informais, que desenvolvem compostagem de RSU no estado de São Paulo. Como experiências foram considerados os empreendimentos, programas ou projetos, ativos ou extintos, desenvolvidos pelo primeiro, segundo e terceiro setores em bairros, parques, escolas, universidades, empresas, instituições, pátios e usinas de compostagem. O levantamento buscou identificar diferentes tipos de experiências e ocorreu por meio de pesquisas na internet, revisão bibliográfica de relatórios e artigos jornalísticos, técnicos e científicos, contato com gestores e profissionais da área em congressos, seminários e conferências e contato com instituições governamentais, não governamentais e empresas privadas que se relacionam com RSU. Os dados foram coletados entre abril de 2013 e março de 2014. As experiências foram sistematizadas em modalidades, em função do tipo de gestão, em dois grupos principais: compostagem centralizada e compostagem descentralizada (Figura 1). Os empreendimentos licenciados que realizam compostagem de resíduos no estado de São Paulo, cadastrados no banco de dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB, 2013a), foram classificados como experiências centralizadas e foram divididos em duas modalidades: usinas de triagem e compostagem (UTC) e usinas de adubo orgânico (UAO).
Mostrar mais

22 Ler mais

O papel da informação na promoção de comportamentos de reciclagem

O papel da informação na promoção de comportamentos de reciclagem

O atraso de Portugal na gestão dos RU e os consequentes impactes ambientais tornaram o sector dos resíduos uma prioridade da política ambiental, o que levou em 1995 à elaboração de um documento de planeamento intitulado “Projecto de Plano Nacional de Resíduos Sólidos” e em 1996 à aprovação do primeiro Plano Estratégico para a Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU). No PERSU foram estabelecidas seis prioridades para a gestão dos RU: prevenção, limpeza do país através de encerramento ou reconversão de lixeiras, valorização energética e confinamento, educação ambiental, formação e qualificação de profissionais, reciclagem multimaterial e orgânica, libertação das barreiras à concorrência no mercado de gestão e exploração de resíduos com a abertura do sector a capitais privados e por último a recolha, análise e tratamento de dados da monitorização de todo o sistema (Martinho, 1998).
Mostrar mais

137 Ler mais

Relato de um caso de latrodectismo ocorrido em Manaus, Amazonas, Brasil.

Relato de um caso de latrodectismo ocorrido em Manaus, Amazonas, Brasil.

Abstract In July 2, 1995 arrived at the Instituto de Medicina Tropical do Amazonas an eleven-year- old male with complaining of spider bite on his right retroauricular region, presenting typical findings of latrodectism. The accident was reported as having ocurred in the suburbs of Manaus. The patient was g iven neostig mine p rec ed ed b y atrop in, c alc ium g luc onate, c imetid in, d iazep an and hidrocortisone. Within three days the patient showed improvement, and was aware, orientated and with significant palpebral oedem reduction. Muscle spasms are still present, as well as fever, shivering, and intense sweating. In spite of a daily progressive improvement, at the fifth day appeared a spotted papular erythem. The patient was discharged without simptoms after the13 th
Mostrar mais

4 Ler mais

Traumatismos vasculares pediátricos na cidade de Manaus, Amazonas - Brasil.

Traumatismos vasculares pediátricos na cidade de Manaus, Amazonas - Brasil.

Objetivo: avaliar a incidência de traumatismos vasculares pediátricos em doentes atendidos no Hospital Pronto Socorro da Criança Zona Leste, na cidade de Manaus. Métodos: estudo retrospectivo de doentes pediátricos vítimas de traumatismos vasculares atendidos no período de fevereiro de 2001 a fevereiro de 2012. Resultados: foram estudados 71 doentes com predominância do sexo masculino (78,87%) com média de idade de 7,63 anos. O mecanismo de trauma predominante foi o ferimento por arma branca em 27 pacientes (38,03%). A média de internação foi 10,18 dias, com 16 doentes necessitando de cuidados em unidade de tratamento intensivo com permanência média de 8,81 dias. As principais lesões ocorreram em extremidades, com predomínio do membro superior, com lesões das artérias ulnar em 13 (15,66%) e radial em dez (12,04%). O procedimento mais utilizado foi a exploração vascular 35 (32,4%). Em nove doentes (12,68%) ocorreram complicações. A mortalidade foi 1,4%, em um paciente com lesão da veia ilíaca comum e da veia cava inferior, devido à queda de altura. Conclusão: o traumatismo vascular pediátrico ocorreu predominantemente em extremidades. As dimensões dos vasos lesionados tornaram a correção cirúrgica mais complexa e aumentaram os índices de complicações, particular- mente, de amputações.
Mostrar mais

7 Ler mais

ESTIMATIVAS DOS CUSTOS PARA VIABILIZAR A UNIVERSALIZAÇÃO DA DESTINAÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL

ESTIMATIVAS DOS CUSTOS PARA VIABILIZAR A UNIVERSALIZAÇÃO DA DESTINAÇÃO ADEQUADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL

Tendo em vista as reais perspectivas de avanços no tratamento e destinação de RSU, foi ainda desenvolvido um outro cenário, com a in- clusão de processos de recuperação energética dos resíduos, através da tecnologia de incineração. Considerou-se que esse tratamento poderia ser utilizado para os resíduos que originalmente seriam encaminhados diretamente para aterros sanitários. Como não há metas previstas para tratamento térmico com recuperação energética no Planares, foi esti- mado que, até 2031, 10% dos RSU serão encaminhados para plantas de recuperação energética. Esse valor equipara-se ao de outros países, tais como Estados Unidos, o qual apresenta vasta extensão territorial, semelhante à realidade brasileira.
Mostrar mais

48 Ler mais

ESTUDOS SOBRE CAROTENÓIDES COM ATIVIDADE DE PROVITAMINA "A" EM CULTIVARES DE MANDIOCA (Manihot esculentaCRANTZ) EM ECOSSISTEMA DE TERRA FIRME DE MANAUS, AMAZONAS, BRASIL.

ESTUDOS SOBRE CAROTENÓIDES COM ATIVIDADE DE PROVITAMINA "A" EM CULTIVARES DE MANDIOCA (Manihot esculentaCRANTZ) EM ECOSSISTEMA DE TERRA FIRME DE MANAUS, AMAZONAS, BRASIL.

ESTUDOS SOBRE CAROTENOIDES COM ATIVIDADE DE PRO- VITAMINA "A" E M CULTIVARES D E MANDIOCA (Manihot esculenta CRANTZ) EM ECOSSISTEMA DE TERRA FIRME DE MANAUS, AMAZONAS, BRASIL[r]

10 Ler mais

Aplicação do Lean Office numa empresa de contabilidade

Aplicação do Lean Office numa empresa de contabilidade

A empresa S & S Escritório Contábil LTDA - ME iniciou suas atividades formalmente no ano de 2014, no Brasil, na Cidade da Manaus, Estado do Amazonas numa sala comercial alugada no [r]

92 Ler mais

SIRLEI ADRIANI DOS SANTOS BAIMA ELISIÁRIO POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA O ENSINO MÉDIO NO AMAZONAS: UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO TEMPO INTEGRAL EM UMA ESCOLA DE MANAUS

SIRLEI ADRIANI DOS SANTOS BAIMA ELISIÁRIO POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA O ENSINO MÉDIO NO AMAZONAS: UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO TEMPO INTEGRAL EM UMA ESCOLA DE MANAUS

atender uma necessidade estritamente burguesa (AZEVEDO et al., 2010 [1932]). Esse manifesto defendia uma educação nova desvinculada dos privilégios determinados pela condição econômica e social do indivíduo, preconizando ainda a igualdade de direitos e que as diferenças se pautavam apenas nas capacidades biológicas de cada um. Nessa perspectiva, a educação deveria reconhecer que todo indivíduo tem direito a ela, independentemente das condições sociais e econômicas nas quais se encontra, tendo como limitação somente suas aptidões naturais. Na concepção desses pensadores, a educação deveria assumir seu caráter social e, como tal, sua finalidade deveria se sobrepor aos limites de classes, assumindo, portanto, um aspecto mais humano; por conta disso, ela deveria ser pública e gratuita, tendo c omo finalidade “dirigir o desenvolvimento natural e integral do ser humano em cada uma das etapas do seu crescimento” (AZEVEDO et al., 2010 [1932], p. 40). Assim, um novo ideal de educação foi defendido e desenvolvido no Brasil de modo que causou importantes impactos e transformações políticas, econômicas e sociais.
Mostrar mais

185 Ler mais

Estudo da permeabilidade dos solos de fundação do aterro de resíduos sólidos urbanos de Bauru

Estudo da permeabilidade dos solos de fundação do aterro de resíduos sólidos urbanos de Bauru

Para a avaliação da contaminação dos solos em áreas de disposição de resíduos sólidos é fundamental conhecer a permeabilidade desses solos, quantificada pela condutividade hidráulica (K). Pesquisas anteriores avaliaram a contaminação que ocorre no Aterro de Resíduos Sólidos Urbanos de Bauru/SP, e sugerem valores de K para os solos que ocorrem no local. O objetivo desta pesquisa é dar continuidade aos estudos de investigação neste aterro, buscando encontrar valores representativos de K para os diferentes tipos de solos que ocorrem na área, empregando técnicas de ensaios em campo e laboratório. No laboratório foram realizados ensaios de condutividade hidráulica em permeâmetros de parede rígida e flexível a carga variável e constante em amostras indeformadas. Em campo, foram conduzidos ensaios de recuperação em poços de monitoramento (Slug Test), zona saturada, e ensaios de condutividade hidráulica com o permeâmetro de Guelph na zona não saturada. Quatro tipos de solos são encontrados na região do aterro, coluvião, aluvião, arenito e residual de arenito. No laboratório, utilizando permeâmetros de parede rígida, foi possível encontrar valores médios de K para o colúvio e o alúvio, sendo estes, respectivamente, K = 2,6x10 -6 , 2,0x10 -5 m/s. Para o
Mostrar mais

190 Ler mais

Revirando o Lixo: possibilidades e limites da reciclagem como alternativa de tratamento dos resíduos sólidos

Revirando o Lixo: possibilidades e limites da reciclagem como alternativa de tratamento dos resíduos sólidos

No segundo nível de análise (capítulo 4), a reciclagem será confrontada com outras formas de tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU). A reciclagem, que do ponto de vista social (inserção dos catadores no processo) e ambiental parece a melhor solução, encontra seus limites para ampliar sua escala, sobretudo nos países periféricos. Considerando as formas existentes de tratamento, cuja eficiência relativa se diferencia, segundo critérios ambientais, técnicos, econômicos, políticos e sociais, coloca-se o problema de como definir a cadeia de tratamento, sabendo que nenhuma alternativa adquiriu legitimidade hegemônica e nem pode ser considerada como a melhor segundo todos os critérios. Em conseqüência, se a cadeia contém um “mix” de tratamentos, como se dá esta combinação e a sua organização? Que relações (trade-offs, conflitos, contradições) se colocam no interior desta cadeia e entre os processos de tratamento que a compõem? Como os critérios técnico-ambientais, econômicos e sociais se apresentam em cada um deles e na cadeia como um todo? Que fatores determinam o lugar ainda pouco significativo da reciclagem nos sistemas de GIRSU?
Mostrar mais

166 Ler mais

Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em Tarumã e Teodoro Sampaio - SP.

Gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em Tarumã e Teodoro Sampaio - SP.

Em Tarumã as atividades relativas aos resídu- os são realizadas, em sua totalidade, numa Usina de Triagem e Compostagem. Tal condição permite tanto aos homens quanto às mulheres a realização de ativi- dades que num determinado momento requeira o uso da força braçal e em outro momento não, permitindo momentos de descanso físico entre uma atividade e outra. Já em Teodoro Sampaio as atividades relativas à catação são realizadas predominantemente nas ruas e no aterro, o que exige maior aplicação da força física do trabalhador. Essa necessidade de empurrar carri- nhos pesados, contendo os resíduos coletados pode se caracterizar como um dos motivos que dificulta a rea- lização desta atividade pelas mulheres.
Mostrar mais

21 Ler mais

A PRESENÇA DO LÚDICO NO EVENTO CIRCUITO DA CIÊNCIA, MANAUS, AMAZONAS, BRASIL

A PRESENÇA DO LÚDICO NO EVENTO CIRCUITO DA CIÊNCIA, MANAUS, AMAZONAS, BRASIL

Ainda com os coordenadores, Ney Amazonas, que recepciona os estudantes, “é uma oportunidade dos estudantes conhecerem o trabalho da instituição, a importância do INPA para sociedade, além de terem contatos com a produção científica e com os equipamentos utilizados em pesquisa”. De acordo com Moura (2012) “A percepção pública da ciência é demarcada pelas representações sociais dinâmicas construídas, compartilhadas e referendadas em distintos contextos sociais acerca do estatuto da ciência, sua infraestrutura e o papel atribuídos aos atores sociais a ela vinculados na vida em sociedade”.
Mostrar mais

10 Ler mais

Epidemiologia da leishmaniose tegumentar na Comunidade São João, Manaus, Amazonas, Brasil.

Epidemiologia da leishmaniose tegumentar na Comunidade São João, Manaus, Amazonas, Brasil.

rios em área periférica de Manaus, avaliaram 20 exemplares de D. marsupialis, dos quais se coletou material para cultura, obtendo isola- mento de flagelados no sangue periférico, que, no entanto, não foram caracterizados como leishmânias. Na Comunidade São João é fre- qüente o relato de D. marsupialis na periferia das casas, sugerindo que estas, reconhecida- mente reservatórios de leishmaniose, por seu caráter sinantrópico, estejam exercendo este papel em seu trânsito peridomicílio-mata, po- dendo ser encontrada alta taxa de infecção des- tes animais, explicável por uma diminuição no número dos reservatórios primários bem como aumento no número de gambás, atraídos pelo homem, nas áreas degradadas 26 .
Mostrar mais

9 Ler mais

Os desafios da destinação do lixo na cidade de Presidente Prudente (SP) / The garbage destination challenges in the city of Presidente Prudente (SP)

Os desafios da destinação do lixo na cidade de Presidente Prudente (SP) / The garbage destination challenges in the city of Presidente Prudente (SP)

Como resultado, nesse trabalho procuramos demonstrar que os efeitos do consumismo, nos remete aos malefícios que além de inviável é insustentável na perspectiva ambiental, em virtude da ampliação da demanda de exploração dos recursos naturais para a geração de matérias primas voltadas à fabricação de mercadorias, aumentando a produção de lixo e a poluição para o meio ambiente. Além de crises econômicas, geração de miséria e desemprego, cabe a nós futuros professores e geógrafos tornar indispensável a promoção de políticas de reciclagem, reutilização ou reaproveitamento dos resíduos, minimizando, assim a geração de lixo e a demanda desenfreada de matérias-primas.
Mostrar mais

16 Ler mais

Ectoparasitos de cães e gatos da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.

Ectoparasitos de cães e gatos da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil.

Apresentamos inicialmente os resultados obtidos em 1922 quando foram examinados, em Manaus, os ectoparasitos de cães e gatos (Gordon & Young, 1922). Naquele ano o método utilizado foi o de sacrificar os cães e gatos com fumaça de enxofre para em seguida coletar manualmente os ectoparasitos, os quais também morriam. Coletaram 4 carrapatos, 18 piolhos e 20 pulgas em 50 cães e 9 gatos. 18 cães e 4 gatos estavam infestados por ectoparasitos. O índice de infestação de ectoparasitos foi de 0,70 em cães e 0,77 em gatos. Os índices para cada espécie estão discriminados na Tabela I. A proporção sexual não foi fornecida. A prevalência total de ectoparasitos foi de 36% para cães e 44,4% para gatos e a prevalência para as diferentes espécies está na Tabela I.
Mostrar mais

4 Ler mais

Fauna de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae: Phlebotominae) em terra firme e planície fluvial na área de influência do gasoduto Coari-Manaus, Amazonas, Brasil.

Fauna de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae: Phlebotominae) em terra firme e planície fluvial na área de influência do gasoduto Coari-Manaus, Amazonas, Brasil.

Conforme a Tabela 1, o predomínio de L. umbratilis (43 – 21,7%) chama atenção por se tratar de uma espécie considerada vetora potencial em florestas primárias de terra firme, sendo a principal transmissora da L. guyanensis (Arias e Freitas, 1977, 1978, 1982; Young e Duncan, 1994; e Cabanillas e Castellón, 1999). É bem provável que esta seja a espécie envolvida na maioria dos casos de leishmaniose oriundos das áreas de influência do Gasoduto como, Coari, Codajás, Manacapuru, Iranduba e Manaus (Rima, 2003).

4 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados