Top PDF sujeitos perfilados com base na Ciência da Informação :: Brapci ::

sujeitos perfilados com base na Ciência da Informação :: Brapci ::

sujeitos perfilados com base na Ciência da Informação :: Brapci ::

RESUMO: No contexto hodierno em que se encontra a sociedade é crescente o nú- mero de informações disponibilizadas, bem como os canais de acesso à informação. O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação permitiu que as produções cientíicas perpassassem por mudanças em sua produção, disseminação, acesso e uso. Diante desse cenário, na Ciência da Informação, os sujeitos que utili- zam a informação, denominados de usuários da informação, passam a apresentar modiicações em suas demandas, desejos, necessidades e uso da informação. Nesse contexto, este artigo deine usuário da informação e os estudos de usuários a par- tir de suas tipologias e enfoca os principais paradigmas centrados no usuário com base na literatura revisada. Objetivamos reletir teoricamente acerca desses sujeitos que são fundamentais para o desenvolvimento de pesquisas sobre acesso e uso da informação, independentemente da unidade informacional que se inserem. Consi- deramos, inalmente, que os estudos de usuários, quando no contexto da Ciência da Informação, devem ser direcionados buscando não apenas identiicá-los, mas com- preender as lacunas apresentadas, suas necessidades, sua complexidade enquanto sujeito (que fez e poderá fazer uso da informação) e quais suas estratégias de busca em um ambiente informacional.
Show more

10 Read more

Arquivos públicos na base de dados em ciência da informação: um diagnóstico bibliométrico na BRAPCI

Arquivos públicos na base de dados em ciência da informação: um diagnóstico bibliométrico na BRAPCI

Resumo: Este é um estudo bibliométrico que analisa a temática ‘Arquivos Públicos’ nos periódicos da Ciência da Informação. O recolhimento de informações utiliza a Base de dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI). A análise enfoca três ambitos: i) Levantar os artigos publicados com foco em ‘Arquivos Públicos’ em periódicos da Ciência da Informação; ii) Identificar as revistas com maior representatividade na promoção e comunicação de estudos sobre Arquivos Públicos; iii) Descrever o perfil dos autores mais produtivos na área arquivística de acordo com sua titulação e instituição de origem. Observa-se como resultado 799 registros documentais, dos quais 258 artigos se enquadraram nos parâmetros estabelecidos para realização deste estudo. Assim a pesquisa revelou três revistas em atividade que mais publicaram a temática Arquivos Públicos: Ágora – Arquivologia em Debate, com 47 artigos; Acervo: Revista do Arquivo Nacional com 37 artigos; e a revista Archeion Online com 19 artigos itens documentais recuperados.
Show more

22 Read more

Em busca de uma base comum para a formação profissional em , Ciência da Informação e Arquivologia: relato de um simpósio promovido pela Unesco :: Brapci ::

Em busca de uma base comum para a formação profissional em , Ciência da Informação e Arquivologia: relato de um simpósio promovido pela Unesco :: Brapci ::

E ainda, considerando haver certa resistência ao conceito de compatibilização, pediu-se aos participantes que identificassem não só os obstáculos que têm sido encontrados, a nível nacion[r]

5 Read more

Referenciais teóricos sobre a temática “gestão de bibliotecas”: uma investigação na literatura em face da base de periódicos em ciência da informação (BRAPCI) :: Brapci ::

Referenciais teóricos sobre a temática “gestão de bibliotecas”: uma investigação na literatura em face da base de periódicos em ciência da informação (BRAPCI) :: Brapci ::

Revestir a biblioteca de recursos tecnológicos corresponde à estratégia utilizada pelos gestores, com o intuito de se adequarem às transformações do mercado e fidelizar seus usuários, de modo que eles se sintam realizados quando à informação solicitada. Desde meados do século XX, o processo de automação vem se consolidando no mundo. No entanto, adotar um sistema eletrônico não requer simplesmente a agilidade e economia de recursos, ele deve visar, principalmente, a satisfação de quem faz seu uso, o que requer práticas administrativas no sentido de monitorar, avaliar e melhorar a qualidade dos sistemas automatizados (LOSANO, 1981).
Show more

26 Read more

Ontologias em ciência da informação: um estudo bibliométrico no Brasil

Ontologias em ciência da informação: um estudo bibliométrico no Brasil

O estudo de ontologias como ferramenta de organização do conhecimento vem despertando interesse da academia. Cada vez mais publicações sobre o tema vem sendo produzidas, especialmente no âmbito da web semântica. O presente trabalho busca compreender o contexto de produção científica sobre ontologias no Brasil, analisando artigos científicos indexados pela BrapciBase de Dados em Ciência da Informação – Acervo de Publicações Brasileiras em Ciência da Informação, mantido pela Universidade Federal do Paraná. A análise foi realizada por meio de um estudo bibliométrico que determinou os autores de maior relevância para a temática no Brasil, as principais relações entre os autores e instituições, bem como a evolução da produção sobre ontologia nas últimas décadas. Os resultados apontam a necessidade da criação de vínculos entre os diversos polos de estudo sobre ontologias no Brasil, com a finalidade de ampliar o relacionamento dos autores e instituiçõesm bem como a troca de experiências e conhecimento. Ainda demonstram o aumento de artigos na temática desde 2001 em razão das relações entre ontologias, web semântica e ciência da informação, bem como do crescente interesse da tecnologia da informação. Por fim, é possível verificar, pelas palavras-chave dos artigos, a interdisciplinaridade e a influência da filosofia e tecnologia da informação nos trabalhos ontológicos na ciência da informação.
Show more

11 Read more

fenomenologia como base para o  de arquiteturas da informação aplicadas :: Brapci ::

fenomenologia como base para o de arquiteturas da informação aplicadas :: Brapci ::

COSTA, Ismael de Moura. Um método para arquitetura da informação: fenomenologia como base para o desenvolvimento de arquiteturas da informação aplicadas. Brasília, 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)- Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

1 Read more

efeitos da sobrecarga de informação sobre a Ciência da Informação :: Brapci ::

efeitos da sobrecarga de informação sobre a Ciência da Informação :: Brapci ::

Com base em um estudo de diversas definições do fenômeno, Jackson e Farzaneh (2012, p. 11) formulam um modelo da sobrecarga de informação com três elementos base: informação, indivíduo e tarefa. A ocorrência e a intensidade do fenômeno seriam determinadas por estes fatores: quantidade de informação, características da informação (―complexidade, ambiguidade, incerteza, novidade‖), qualidade da informação (―relevância e validade‖), capacidade de processamento de informação, tempo disponível, tarefa e parâmetros do processamento e fatores pessoais. Em cada caso, a configuração de níveis
Show more

5 Read more

A PRESENÇA DA FUNÇÃO HISTÓRICO-MEMORIAL NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ARQUIVÍSTICO EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NACIONAIS (1972-2011): (DES)CAMINHOS DA MEMÓRIA E DA HIS- TÓRIA NO CAMPO ARQUIVÍSTICO BRASILEIRO

A PRESENÇA DA FUNÇÃO HISTÓRICO-MEMORIAL NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ARQUIVÍSTICO EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NACIONAIS (1972-2011): (DES)CAMINHOS DA MEMÓRIA E DA HIS- TÓRIA NO CAMPO ARQUIVÍSTICO BRASILEIRO

Apresenta as relações da memória com a Arquivologia sob a perspectiva da História-Memória para analisar a influência desses eventos na produ- ção de conhecimento arquivístico no Brasil, mesmo antes do surgimento da noção de sociedade da informação na Ciência da Informação. Faz-se um breve histórico da função histórico-memorial nos arquivos, desde a Antiguidade até os dias atuais. Utiliza-se metodologia quali-quantitativa para se verificar o peso desta função sobre o conhecimento arquivístico registrado em periódicos científicos brasileiros, a partir de consultas à base BRAPCI e aos periódicos Acervo, Estudos Históricos e Arquivo & Administração. Conclui que a função histórico-memorial possui impor- tância periférica no campo arquivístico brasileiro, especialmente após o ano 2000.
Show more

29 Read more

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL EM BASES DE DADOS E REPOSITÓRIOS  :: Brapci ::

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL EM BASES DE DADOS E REPOSITÓRIOS :: Brapci ::

128 A partir da tabela observou-se que a grande maioria dos periódicos identificados com exceção do primeiro, apresentou uma quantidade e frequência de ocorrência de registros bem aproximada. Além disso, o periódico denominado Ciência da Informação (11 registros, 39,286%) que abrange o campo da Ciência da Informação e da informação em geral tal como o periódico Revista Árvore (3 registros, 10,714%) que compreende o campo da Ciência Florestal e áreas afins, se destacaram no presente levantamento com as maiores quantidades e frequências de ocorrência de registros. Percebe-se então que a preservação digital é um tema de pesquisa multidisciplinar, pois não é alvo de investigação de somente as áreas que lidam com a gestão da informação, mas também aquelas com origens nos campos das Ciências Biológicas e Exatas. Logo, as organizações envolvidas com tal temática podem então adotar como estratégia de pesquisa para obtenção de informações a não limitação a áreas específicas. Ademais, pode-se demonstrar na Tabela 15 através do número total de resultados obtidos nesta base, a distribuição ao longo de dezesseis anos da quantidade e subsequente frequência da ocorrência de registros ligados aos assuntos de preservação digital.
Show more

24 Read more

O moderno profissional da informação à luz dos paradigmas da ciência da informação :: Brapci ::

O moderno profissional da informação à luz dos paradigmas da ciência da informação :: Brapci ::

As competências profissionais são elementos relevantes para a adequação e expansão do exercício profissional, sobretudo no âmbito das profissões da informação em uma sociedade competitiva, globalizada e multicultural. Assim, este estudo tematiza as competências profissionais do Moderno Profissional da Informação e suas relações com os principais paradigmas que sustentam a Ciência da Informação. Objetiva identificar a correspondência entre esses paradigmas na formulação e estabelecimento das competências profissionais que viabilizam o perfil de um Moderno Profissional da informação. Através de pesquisa bibliográfica e exploratória, constatou-se que as competências profissionais manifestam-se com maior intensidade no paradigma físico, havendo pouca correspondência com os demais paradigmas, o que demonstra que a atividade profissional ainda se manifesta em fazeres técnicos, não priorizando questões humanistas. Portanto, as competências atribuídas ao Moderno Profissional da Informação são insuficientes para adequar o profissional à realidade do mercado atual. Percebeu-se haver necessidade de ampliação das competências, principalmente quanto ao paradigma cognitivo e sociocultural, em face da manifestação de uma sociedade multicultural, o que requer, para adequação a esse novo contexto, a aquisição de competências de cunho pedagógico e cognitivo. Assim, constatou- se que as competências não foram elaboradas com base em todos os paradigmas da Ciência da Informação.
Show more

12 Read more

PSL - Ciência da Informação: projeto de software livre em Ciência da Informação :: Brapci ::

PSL - Ciência da Informação: projeto de software livre em Ciência da Informação :: Brapci ::

Prospectar, analisar, traduzir e customizar soluções de software Open Source compõe o escopo deste projeto. Para alcançar tais objetivos será elaborado um modelo conceitual de modo a servir de base para a elaboração de um Sistema de Gerenciamento de Informação (SGI) - valendo-se para tal de linguagem de programação a ser definida posteriormente.

10 Read more

tendências e perspectivas na área de Ciência da Informação. :: Brapci ::

tendências e perspectivas na área de Ciência da Informação. :: Brapci ::

muito genéricos ou até mesmo inapropriados ao conteúdo que representavam. Nesses casos, a identificação dos tópicos foi buscada no texto do artigo. O levantamento permitiu a construção de planilhas com a identificação dos artigos, palavras-chave, metodologias ou formatos, e observação sobre resultados e conclusões, que então serviram de base para a análise. As palavras-chave nem sempre foram as encontradas os textos, mas atribuídas após a leitura. Constantes consultas aos textos foram necessárias para refinar a seleção e situar os artigos em grupos temáticos. De acordo com seu assunto, um mesmo artigo poderia ser incluído em vários grupos, pois dificilmente um autor se restringe a apenas um aspecto, como demonstram as palavras-chave que são atribuídas a cada texto. Apesar do cuidado em manter as ênfases dadas pelos autores de cada texto, é preciso reconhecer que o trabalho final reflete a interpretação pessoal da autora desta revisão.
Show more

42 Read more

Entrecruzamento dos estudos geracionais e a formação de usuários

Entrecruzamento dos estudos geracionais e a formação de usuários

Desse modo, determinou-se: i) o levantamento da literatura pertinente ao objeto de estudo nas áreas da Biblioteconomia, Ciência da Informação e da Sociologia. Para a identificação das fontes bibliográficas, foram consultados a Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI) e o Portal de Periódicos da CAPES. Estabeleceu-se um recorte temporal e temático que coadunasse com o objetivo proposto e, dessa forma, determinaram-se nos idiomas português e inglês os seguintes termos para a busca: educação de usuários; instrução bibliográfica, orientação bibliográfica, estudos de usuários, competência em informação e geração. Ainda como parte da estratégia de busca, utilizaram-se truncamentos, conectores e caracteres que pudessem aperfeiçoar o processo de recuperação de fontes de informação e, consequentemente, o resultado da pesquisa. E, a partir disso, foram realizadas: ii) a seleção e análise de textos específicos com a temática; iii) identificação de contribuições relevantes; iv) sumarização dos argumentos selecionados; e v) elaboração do texto.
Show more

21 Read more

Informação nãocientífica sobre a ciência na dinâmica da informação e da memória :: Brapci ::

Informação nãocientífica sobre a ciência na dinâmica da informação e da memória :: Brapci ::

Nesse sentido, para Bakhtin, as diferentes lingua- gens da sociedade se materializam no romance pelas figuras das pessoas que falam ou pela ressonância especial do discurso direto do romance. Há o caso das estilizações paródicas impessoais, que podem ser como as paródias utilizadas pelos humoristas ingleses e alemães; ou pode aparecer sob o aspecto de gêneros intercalados (poesia; narrativa histórica) atribuídos a outros autores supostos; ou pelo discurso incontestável do autor – se é polêmico ou apologético. Todas estas manifestações/linguagens quando não estão encarnadas em um personagem, são concretizadas sobre um plano social e histórico mais ou menos objetivado. Por isso, há um plano histórico e ideo- lógico sobre o qual o personagem age e vive e fala, e para Bakhtin, o problema central da estilística do romance é o problema da imagem da linguagem; o problema da representação literária da linguagem. Temos, então, uma linguagem social e historicamente construída cuja representação em um outro produto textual implica, necessariamente, uma transformação e tal representa- ção está na base de sua concepção de gênero. O gênero reflete as mudanças sociais e, de forma retroativa, um novo gênero literário, quando emerge, procura “ensinar” a se ver os aspectos da realidade sob uma nova forma (MORSON & EMERSON, 1990, p.277).
Show more

8 Read more

uma reflexão no contexto da ciência da informação :: Brapci ::

uma reflexão no contexto da ciência da informação :: Brapci ::

Resumo : A presente pesquisa estuda os sistemas de organização do conhecimento e a relação com as bases teóricas utilizadas na construção de tesauros, taxonomias, ontologias e sistemas de classificação encontrados na literatura da área de Ciência da Informação. Para tal estudo, utiliza-se a metodologia de revisão de literatura, além de pesquisa nas bases de dados da área, a fim de investigar a produção bibliográfica sobre o tema, de 1998 até junho de 2009. É realizada revisão bibliográfica na área de organização e representação do conhecimento, especificamente relacionada com o desenvolvimento de tesauros, taxonomias, ontologias e sistemas de classificação. Identifica um caminho teórico comum para ser percorrido na construção dos sistemas de organização do conhecimento passando pela teoria da classificação, teoria do conceito, os relacionamentos entre conceitos e os princípios da Linguística e Terminologia. A partir de amostra representativa da produção bibliográfica sobre o tema, faz-se a análise nas suas características extrínsecas e intrínsecas. As primeiras, relativas à forma, incluem ano de publicação, autores, título, publicação e palavras-chave. As características intrínsecas abrangem a análise de conteúdo dos documentos, respeitando a fundamentação teórica abordada na revisão de literatura. Conclui-se que os tesauros e os sistemas de classificação são os mais citados na literatura sobre sistemas de organização do conhecimento, inclusive servindo de referência teórica para o desenvolvimento desses sistemas. Apesar de contar com essa base teórica proveniente dos estudos sobre tesauros e classificações com normas e padrões relativos a esses dois sistemas reconhecidos internacionalmente, evidencia-se a necessidade da consolidação de padrões comuns para o desenvolvimento dos diferentes tipos de SOC, na área de Ciência da Informação. Aponta-se para a necessidade de congregar os interesses multidisciplinares pela convergência de objetivos e, com isso, gerar melhores práticas de organização e representação do conhecimento.
Show more

1 Read more

ARQUIVOLOGIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: SUBMISSÃO OU INTERLOCUÇÃO? :: Brapci ::

ARQUIVOLOGIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: SUBMISSÃO OU INTERLOCUÇÃO? :: Brapci ::

Também as classificações das ciências são classificações reais e, enquanto tal, não escapam às irregularidades e anomalias de que só as classificações ideais estariam isen- tas. Quer isto dizer que, na maior parte dos casos, também elas combinam diferentes tipos de procedimentos classifi- catórios, umas vezes de forma essencialista, pela determi- nação de caracteres comuns às diferentes ciências, por ex- emplo, a natureza do seus objectos de estudo (Ampère) ou o fim a que se propõem (Aristóteles); outras vezes de for- ma estrutural, tomando por base as articulações e influên- cias recíprocas das ciências entre si (Piaget) ou determi- nações internas às próprias ciências (por exemplo, as faculdades cognitivas que nelas são privilegiadamente mobilizadas (Bacon ou Diderot); outras vezes de forma genética, tomando as ciências na sua progressiva diferen- ciação (Comte); outras vezes ainda de forma pragmática, tendo em vista a constituição de um programa de estudos (St. Agostinho), a realização de uma enciclopédia (Cham- bers, Diderot) ou a organização de uma biblioteca (Leib- niz). (Pombo, 1998, p. 11).
Show more

9 Read more

: Brapci ::

: Brapci ::

“Em geral, as bases de dados não são desenvolvidas para se fazer análises” (PENTEADO FILHO, 2013, p. 129). Porém, a BRAPCI tornou-se um exemplo de uma iniciativa para recuperar registros informacionais de pesquisas na área de Ciência da Informação. Uma base de dados deve possuir uma interface “amigável”, a qual auxilie todos os usuários, até mesmo o usuário inexperiente a poder realizar uma pesquisa produtiva sem ajuda ou intervenção de um especialista em informação. “As bases de dados com interfaces amigáveis são uma inovação tecnológica que agrega a recuperação e a disseminação da informação a todo processo de busca que [...] o tornou mais simples e ágil” (SILVA; NASCENTES; OLIVEIRA, 2014, p. 4).
Show more

16 Read more

QUE FUTURO PARA O ENSINO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EM PORTUGAL? :: Brapci ::

QUE FUTURO PARA O ENSINO DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EM PORTUGAL? :: Brapci ::

mas também pela renovação da acreditação dos ciclos de estudos existentes. No início do Processo de Bolonha todos os cursos para serem lecionados foram sujeitos a uma acreditação preliminar, baseada em padrões mínimos de qualidade. De acordo com o Decreto-Lei nº 74/2006, de 24 de março, os requisitos gerais para a acreditação de um ciclo de estudos pressupunham a existência de um projeto educativo, científico e cultural próprio, um corpo docente qualificado e recursos humanos e materiais adequados. Neste mesmo documento legislativo ficou definido que esta acreditação era conferida por um determinado período de tempo, estando depois sujeita a reapreciação. O Regulamento nº 504/2009, que aprovou o regime dos procedimentos de avaliação e de acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos, definiu no artigo 22º que o tempo de funcionamento de um curso após a sua acreditação seria de um máximo de
Show more

19 Read more

Uma Leitura dos Fundamentos HistóricoSociais da Ciência Da Informação :: Brapci ::

Uma Leitura dos Fundamentos HistóricoSociais da Ciência Da Informação :: Brapci ::

Em primeiro lugar deve-se entender que a Ciência da Informação se origina, tanto quanto as outras ciências, de demandas sociais específicas. Outro aspecto é que a concepção de objeto ou tema de pesquisa não dispensa as relações sociais, as formas de produção e dispositivos de assimilação da informação. Desse modo, este trabalho objetiva-se empreender uma leitura dos fundamentos sociais presentes na história da Ciência da Informação, do papel social e das definições de seu pretenso objeto de estudo, a informação. A linha de interpretação aceita é construída pelos principais argumentos oriundos dos autores supracitados e que nos permitem ler a Ciência da Informação a partir de seu relacionamento inseparável com a sociedade. Os possíveis objetos da Ciência da Informação são definidos ultimamente de acordo com o grau de aproximação com os sujeitos instalados em grupos sociais. Exemplos disso estão nos estudos dedicados à organização da informação, os quais deixaram de focar as técnicas de organização para concentrar-se nos sujeitos que definem os mecanismos de organização, sua linguagem e seu modo de ver o mundo e organizar o conhecimento. O que de algum modo requer teorias das ciências sociais e humanas.
Show more

22 Read more

DISCURSO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO:PERSPECTIVAS INICIAIS À CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO :: Brapci ::

DISCURSO, INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO:PERSPECTIVAS INICIAIS À CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO :: Brapci ::

(...) a produção de sentido é estritamente indissociável da relação de paráfrase entre sequência tais que a família pa- rafrástica destas sequências constitui o que se poderia chamar a “matriz do sentido”. Isto equivale a dizer que é a partir da relação no interior desta família que se constitui o efeito de sentido, assim como a relação a um referente que implique este efeito (Pêcheux e Fuchs, 1997e, p.169). Em Foucault, a formação discursiva será parte de seu projeto arqueológico de construir um método que “pro- cura compreender o funcionamento dos discursos que constituem as ciências humanas” (Baronas, 2011, p.92), compreendo-os não como conjunto de signos e elementos dentro de um sistema e de uma estrutura como os estruturalistas trabalhavam, “mas como um conjunto de práticas discursivas que instauram os obje- tos sobre os quais enunciam, circunscrevem os concei- tos, legitimam os sujeitos enunciadores” (op. cit, 2011, p.92).
Show more

8 Read more

Show all 10000 documents...