Top PDF A temática ambiental nos programas de governo para a Presidência da República do Partido dos Trabalhadores (1989-2006)

A temática ambiental nos programas de governo para a Presidência da República do Partido dos Trabalhadores (1989-2006)

A temática ambiental nos programas de governo para a Presidência da República do Partido dos Trabalhadores (1989-2006)

Esta pesquisa analisa a inserção da temática ambiental nos Programa de Governo para a Presidência da República do Partido dos Trabalhadores (PT), os quais foram elaborados como diretrizes políticas e ideológicas, durante suas campanhas nas eleições ocorridas no Brasil nos anos de 1989, 1994, 1998, 2002 e 2006. A pesquisa empreende, portanto, a análise de um recorte determinado: investigar e identificar as concepções relativas á temática ambiental, expressas nos Programas de Governo, de um determinado partido político brasileiro, elaborados no decorrer de vinte sete anos da sua existência como instituição política, atuante e organizada, em diferentes contextos históricos e processos eleitorais. No estudo apresentado, tomamos como “princípio”, que para analisarmos a temática ambiental, sob qualquer perspectiva no tempo presente, faz-se imprescindível um amplo referencial que abarque ao máximo a historicidade das relações entre sociedade e natureza. Assim, a emergência da “crise ambiental” deve ser abordada a partir desta perspectiva. Para análise dos dados, a pesquisa recorre aos referenciais metodológicos da “Análise de Conteúdo”, configurando-se como uma pesquisa qualitativa, cujos resultados e discussões foram elaborados a partir da análise de determinado corpus documental. O trabalho mostra que o fato de o PT ter se configurado historicamente como um partido aglutinador das forças políticas progressistas identificadas com os “novos movimentos sociais”, emergidos no contexto das décadas de 1960 a 1980, influenciou a inserção da temática ambiental nos seus respectivos Programas de Governo. Neste sentido, os temas ambientais “Amazônia e a questão da produção energética na região”, concepções e propostas apresentadas relacionadas aos temas “desenvolvimento sustentável” e “educação ambiental” foram analisados com prioridade. Os resultados apontam a ampla defesa nos referidos Programas do “desenvolvimento sustentável” como modelo de desenvolvimento a ser implementado no Brasil a partir do governo do PT e que a inserção do tema “Educação Ambiental” nos referidos Programas se deu a partir das concepções de Educação Ambiental em suas dimensões político-emancipatória, engajada no resgate da cidadania e da defesa de políticas públicas para a implementação da Educação Ambiental institucionalmente estruturada a partir de uma concepção interdisciplinar.
Mostrar mais

161 Ler mais

Propostas de Política Externa do Partido dos Trabalhadores para a o Governo da República da Crítica Anti-sistêmica ao Pragmantismo (1980-2002)

Propostas de Política Externa do Partido dos Trabalhadores para a o Governo da República da Crítica Anti-sistêmica ao Pragmantismo (1980-2002)

Seguindo-se a metodologia da pesquisa, nos Programas de Governo do candidato Luis Inácio Lula da Silva, foram selecionadas as eleições presidenciais de 1989, 1994, 1998 e 2002. Privilegiou-se, nessas fontes, a análise das propostas de política externa, especialmente no que se refere à defesa da soberania e do interesse nacional, através da cooperação e integração regional, além das relações com o FMI e à dívida externa. No exame desses dois últimos temas buscou-se observar como o partido propunha relacionar-se no plano internacional com os demais Estados, numa conjuntura em que as medidas liberalizantes – recomendadas pelos organismos financeiros internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI), e o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) –, foram acatadas pelo governo Collor no início da década de 1990. Essas fontes foram submetidas a análises pertinentes aos estudos semânticos, que buscam interação entre a linguagem, a materialidade do mundo e do sistema de significados utilizados na conformação do campo político.
Mostrar mais

160 Ler mais

Análise dos programas eleitorais dos candidatos a presidente em 2014: o posicionamento ideológico do PT e do PSDB

Análise dos programas eleitorais dos candidatos a presidente em 2014: o posicionamento ideológico do PT e do PSDB

RESUMO Introdução: Esse artigo trata da ideologia dos partidos políticos brasileiros. Os autores analisam os programas de governo dos candidatos à Presidência da República do Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff, e do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Aécio Neves, nas eleições de 2014. O objetivo é responder à seguinte pergunta: qual o posicionamento desses partidos políticos na escala esquerda-direita? A hipótese situa o PT na centro-esquerda e o PSDB na centro-direita. Métodos: Desde 1994, PT e PSDB tornaram-se os dois principais protagonistas das eleições presidenciais. Assim, a escolha do objeto obedece a dois critérios pragmáticos. O primeiro critério foi a seleção de partidos que disputaram a eleição presidencial de 2014 no primeiro turno. O segundo critério foi a escolha de programas de governo de candidatos à Presidência da República que conseguiram mais de 5% dos votos nas eleições para o Executivo nacional, em 2014. Este critério é uma condição da metodologia escolhida, uma vez que optamos pela a abordagem oferecida pelo Comparative Manifesto Project (CMP), cujo propósito é codificar e quantificar as afirmações propostas pelos partidos em seus programas de governo. Foi necessário realizar a codificação dos referidos programas, seguida da aplicação do índice RILE, um indicador numérico proposto pela referida metodologia. Resultados: Estas duas etapas de caráter quantitativo foram precedidas pela análise qualitativa da história de ambos os partidos, bem como dos documentos em questão, realizada ao longo do próprio processo de codificação. Discussão: O resultado encontrado ao final de ambas as etapas, todavia, contraria parcialmente esta hipótese. Deste modo, embora o Partido dos Trabalhadores de fato esteja à esquerda do Partido da Social Democracia Brasileira, ambos os programas estão inseridos no espectro da esquerda. Não obstante, além deste diagnóstico geral foi possível ainda inferir algumas outras nuances percebidas ao longo do processo de codificação.
Mostrar mais

20 Ler mais

Maria Celina Soares D’Araujo e Guilherme Leite Ribeiro

Maria Celina Soares D’Araujo e Guilherme Leite Ribeiro

Segundo Putnam (1976), quando o recrutamento ministerial é estudado tendo como referência um período político determinado, em perspectiva com- parada com o passado, torna-se mais plausível entender as transformações em “carne e osso” na elite política e as conexões dessas mudanças com cada momento político-econômico de uma sociedade. Seguindo o que nos ensina Putnam (1976, p.166), a mudança na composição das elites políticas fornece um diagnóstico fundamental para entender as “vagas” da história. Da mesma forma, temos de lembrar que a qualidade do governo e da democracia estão associadas às características de quem governa e de como chega-se ao poder. Em outras palavras, faz diferença ter um ou outro grupo no poder: “quem governa” é uma questão fundamental para o estudo de qualquer regime. A qualidade e as capacitações dos ministros devem ser buscadas ao longo do tempo. É uma maneira de aferir um aspecto ainda relegado na literatura sobre ministros no Brasil, qual seja, seus saberes, ainda que esses saberes nem sempre representem habilidades específicas para os cargos ocupados. Tampouco se poderia avaliar o desempenho de governos a partir da maior qualificação intelectual de seus quadros, na medida em que todos apresentam alta qualificação. Mais do que isso, se comparada com Espanha e Portugal, a elite do Poder Executivo no Brasil apresenta níveis mais altos de escolaridade (Silveira 2015).
Mostrar mais

23 Ler mais

DESAFIOS DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO ESTADO DO AMAZONAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DO SADEAM – Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública

DESAFIOS DA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO ESTADO DO AMAZONAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DO SADEAM – Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública

Quantos aos atores (servidores) responsáveis pela divulgação dos resultados dentro da SEDUC, o gestor afirma que essa ação parte primeiro do próprio Secretário de Educação, que é quem determina quando, como, onde se divulgam os resultados. Após esse primeiro momento, parte para a assessoria de avaliação junto à secretaria pedagógica. Após, há um planejamento da comunicação interna aos setores internos da secretaria e às escolas e coordenadorias; e essas também fazem um trabalho de comunicação e apropriação internamente em cada uma das suas áreas. Então, na verdade, o primeiro passo de divulgação é dado pela assessoria de avaliação, pela secretaria pedagógica e o próprio Secretário. Essas ações de divulgação interna na Secretaria são importantes, pois possibilitam utilizar as informações geradas pelo SADEAM para planejamentos estratégicos 6 e para elaboração de políticas e programas
Mostrar mais

118 Ler mais

REFORÇO ESCOLAR: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALORJ

REFORÇO ESCOLAR: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALORJ

O segundo capítulo apresentará o referencial teórico escolhido, e para isso, autores que tratam do tema abordado pela pesquisa foram selecionados sendo eles: Ciclo de Políticas Públicas (Stephen Ball e Richard Bowe) a partir de autores como Mainardes (2006) e Condé (2011), entre outros, que abordam a temática, Telma Weisz (2011), que tratará a respeito da questão do ensino e aprendizagem para discutirmos o aprendizado proporcionado durante as aulas do Projeto Reforço Escolar; Lu ckesi (2000; 2012), Sant‟anna (2011) e Perrenoud (2002) que abordam a preocupação acerca da avaliação da aprendizagem; Celso Vasconcellos (1994) que reforça as questões referentes à prática pedagógica e a forma de aplicar a recuperação de estudos; e por fim Lück (2006; 2009), para a importância do papel do gestor e outros autores que contribuirão para a presente pesquisa.
Mostrar mais

139 Ler mais

A INFLUÊNCIA DO DISCURSO PUBLICITÁRIO UTILIZADO PARA A MODA INFANTIL NO PROCESSO DE ADULTIZAÇÃO PRECOCE DE CRIANÇAS DO SEXO FEMININO

A INFLUÊNCIA DO DISCURSO PUBLICITÁRIO UTILIZADO PARA A MODA INFANTIL NO PROCESSO DE ADULTIZAÇÃO PRECOCE DE CRIANÇAS DO SEXO FEMININO

A entrevistada E7 afirmou que acompanha uma blogueira chamada Ana Cardoso, a apresentadora Maisa, e tantas outras não tão famosas, e afirmou que todas são mais velhas do que ela, mas não soube falar a idade. Gosta do estilo que elas usam e se inspira nelas para escolher suas roupas. Reforçou a questão de preferência por determinadas marcas e que nem sempre são adequadas para o público infantil. Ela não se importa com isso e insiste pela compra até ser realizada, mesmo não sendo a preferência de sua mãe, como relatado no depoimento. Reforçando o apontado por Brei, Garcia e Strehlau (2011, pág. 102) “as informações que chegam aos lares, pela mídia, em forma de novelas, reportagens, programas de entretenimento e propagandas televisivas, ressaltam a sexuliadade e o corpo erotizado”.
Mostrar mais

105 Ler mais

O espectro do Manifesto. A propósito dos 150 anos de uma teoria da ação revolucionária — Outubro Revista

O espectro do Manifesto. A propósito dos 150 anos de uma teoria da ação revolucionária — Outubro Revista

Constrangidos a vender-se diariamente, esses trabalhadores vivem para trabalhar. Mas atenção, eles só trabalham na medida em que aumentam o capital. Seu destino está associado à permanente tendência que o capital tem a se reproduzir ampliando cada vez mais seu alcance e aos desdobra- mentos dessa tendência: as crises comerciais recorrentes; a constante redu- ção de salários tendo em vista a concorrência intercapitalista; e o rápido aperfeiçoamento da maquinaria. A contradição entre desenvolvimento das forças produtivas e relações sociais manifesta-se, com o máximo de vigor, na própria existência do proletariado.
Mostrar mais

12 Ler mais

O governo Lula e a derrota da esquerda — Outubro Revista

O governo Lula e a derrota da esquerda — Outubro Revista

A eleição para a presidência do Brasil, em outubro de 2002, do antigo operário metalúrgico Lula da Silva, abriu um amplo sopro de esperança de que mudanças significativas na vida socia[r]

20 Ler mais

Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) em Programas de Atenção à Mulher em situação de Violência [2013] - CREPOP CREPOP

Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) em Programas de Atenção à Mulher em situação de Violência [2013] - CREPOP CREPOP

Os anos 1970 são marcados pela criação de diversas iniciativas a favor dos direitos das mulheres. No âmbito internacional, o marco inicial foi estabelecido com a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (The Convention on the Elimination of All Forms of Discrimination Against Women - Cedaw), adotada pelas Nações Unidas, em 1979, e em vigor a partir de 1981. Foi o primeiro instrumento internacional de direitos humanos voltado especificamente para as mulheres. Ratificada pelo governo brasileiro, em 1984, a Cedaw tem como fundamento a obrigação de os Estados assegurarem a igualdade entre homens e mulheres e eliminar todos os tipos de discriminação contra a mulher. Assim, prevê, entre seus princípios, a erradicação do tráfico sexual e da violência doméstica; o acesso à educação; a garantia do direito de voto; o fim do casamento forçado e entre crianças; e o fim da discriminação no trabalho.
Mostrar mais

120 Ler mais

A ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DOS SEMINÁRIOS DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DO SPAECE NA COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – CREDE 11/CEARÁ. – Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública

A ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DOS SEMINÁRIOS DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS DO SPAECE NA COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – CREDE 11/CEARÁ. – Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública

A institucionalização dos seminários é, iminentemente, uma ação de responsabilidade da esfera de governo estadual, que poderá ser viabilizada através do envio de projeto de lei para aprovação pelo legislativo do estado. O Secretário de Educação poderá propor ao governo do estado, através do gabinete executivo da SEDUC, a elaboração da mensagem do projeto de lei que institucionaliza a realização dos seminários, haja vista deter todas as condições necessárias para viabilização desse tipo de legislação, uma vez que podem contar com a competência jurídica da Assessoria Jurídica-ASJUR e da Procuradoria Geral do Estado-PGE. Finalizado o processo de construção do projeto de lei, o mesmo deverá ser apresentado a Assembleia Legislativa pelo chefe do poder executivo estadual, para discussão, votação e caso seja aprovada, devolvida para a sanção pelo governador. Considerando-se que algumas regionais realizam ações similares, a elaboração de um projeto de lei, dentro dos limites da legislação vigente, e devidamente ratificado pelo chefe do executivo, seria um incentivo para a realização dos seminários, uma vez que a prática poderia ser estendida a todas as demais regionais, permitindo que aquelas que ainda não realizaram seminários similares comecem a fazê-lo e para os demais, que estabeleçam uma regularidade na realização destes.
Mostrar mais

116 Ler mais

OS GASTOS SIGILOSOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA  Stefan Hanatzki Siglinski

OS GASTOS SIGILOSOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Stefan Hanatzki Siglinski

um adiantamento concedido a servidor, a critério e sob a responsabilidade do Ordenador de Despesas, com prazo certo para aplicação e comprovação dos gastos. O Suprimento de Fundos é uma autorização de execução orçamentária e financeira por uma forma diferente da normal, tendo como meio de pagamento o Cartão de Pagamento do Governo Federal, sempre precedido de empenho na dotação orçamentária específica e natureza de despesa própria, com a finalidade de efetuar despesas que, pela sua excepcionalidade, não possam se subordinar ao processo normal de aplicação, isto é, não seja possível o empenho direto ao fornecedor ou prestador, na forma da Lei nº 4.320/64, precedido de licitação ou sua dispensa, em conformidade com a Lei nº 8.666/93 (BRASIL, 2006, p. 6).
Mostrar mais

20 Ler mais

A IMPLEMENTAÇAO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE GESTORES ESCOLARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REGIONAL METROPOLITANA II

A IMPLEMENTAÇAO DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE GESTORES ESCOLARES DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA REGIONAL METROPOLITANA II

estabelecendo programas e diretrizes que afetam não só a estrutura da Secretaria, mas todos os servidores, docentes e administrativos, as escolas e os alunos. Dentre as principais mudanças, destacam-se: a criação do Índice de Desenvolvimento Escolar do Estado do Rio de Janeiro (IDERJ) elaborado para aferir e monitorar a Qualidade do Ensino no âmbito das Escolas da Rede; o Modelo de Gestão das Escolas com a implantação da metodologia de Gestão Integrada da Escola (GIDE); o programa de Bonificação por Resultados, destinado ao pagamento de uma remuneração por desempenho aos servidores públicos, efetivos, que alcançarem as metas estabelecidas para a sua unidade escolar; o programa de recrutamento e seleção que modificou o preenchimento das vagas relativas às funções de confiança e cargos estratégicos da Secretaria; a criação de um currículo mínimo para cada disciplina, que deve ser revisto a cada ano escolar; a criação de um sistema de avaliação por competências; a Diretriz Estadual de Formação e Desenvolvimento de pessoas para os servidores públicos efetivos lotados na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (RIO DE JANEIRO, 2011a).
Mostrar mais

212 Ler mais

O jogo das identidades como fator de mobilização político-eleitoral nas campanhas de Dilma Rousseff e Rosalba Ciarlini em 2010

O jogo das identidades como fator de mobilização político-eleitoral nas campanhas de Dilma Rousseff e Rosalba Ciarlini em 2010

As vozes sociais que emergem desse dizer apontam para a necessidade de ruptura com ideias conservadoras, na medida em que atribuem valor positivo às eleições de um operário para ocupar a cadeira da presidência da República, fato inédito até 2002, e de uma mulher, acontecimento inédito até então. No entanto, em função do caráter internamente dialogizado de todo dizer, como coloca Bakhtin (1990), pode-se perceber a articulação de múltiplas vozes, que se confrontam na arena discursiva. Nesse sentido, percebe-se que ressoam da fala do narrador vozes sociais que apontam para a ruptura com as ideias conservadoras, de resistência à presença da mulher nas esferas públicas da sociedade, bem como vozes sociais que reforçam tais ideias, ao reproduzir estereótipos historicamente associados ao gênero feminino, como pode-se constatar em: Experimentar o olhar feminino cuidando das nossas crianças. Experimentar um jeito ainda mais sensível de governar. O cuidado com as crianças e o jeito mais sensível são marcas identitárias atribuídas a Dilma ao longo de várias propagandas, remetendo sempre à identidade de mãe, de avó, colocadas em evidência nos discursos veiculados pela propaganda da candidata ao longo de praticamente toda campanha – o que é reforçado exaustivamente pela linguagem não-verbal (Imagem 11).
Mostrar mais

174 Ler mais

Especificações técnicas para a realização de espirometrias com qualidade em adultos, nos Cuidados de Saúde Primários – Normas de Orientação Clínica

Especificações técnicas para a realização de espirometrias com qualidade em adultos, nos Cuidados de Saúde Primários – Normas de Orientação Clínica

Esta Orientação refere-se às especificações técnicas para a realização de espirometrias de qualidade nos Cuidados de Saúde Primários, em adultos, para efeitos de diagnóstico e[r]

25 Ler mais

Para compreender a recolonização do Haiti — Outubro Revista

Para compreender a recolonização do Haiti — Outubro Revista

“Nem sequer Simón Bolívar, que tão valente soube ser, teve a coragem de firmar o reconhecimento diplomático do país negro. Bolívar conseguiu reiniciar a sua luta pela independência americana, quando a Espanha já o havia derrotado, graças ao apoio do Haiti. O governo haitiano havia-lhe entregue sete naves e muitas armas e soldados, com a única condição de que Bolívar libertasse os escravos, uma ideia que não havia ocorrido ao libertador. Bolívar cumpriu com este compromisso, mas depois da sua vitória, quando já governava a Grande Colômbia [a atual Colômbia, o Equador, o Panamá e a Venezuela], deu as costas ao país que o havia salvo. E quando convocou as nações americanas à reunião do Panamá, não convidou o Haiti, mas convidou a Inglaterra” (G ALEANO , 2010a)
Mostrar mais

30 Ler mais

OS CONTROLES INTERNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE GESTÃO E PARA A GOVERNANÇA INSTITUCIONAL

OS CONTROLES INTERNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PROCESSO DE GESTÃO E PARA A GOVERNANÇA INSTITUCIONAL

casos, pode dificultar a atuação do gestor e até mesmo incompatibilizar suas ações com o posicionamento dos conselhos superiores, lado outro, concede uma maior transparência e democracia no processo decisório. Entretanto, é necessário o estabelecimento de rotinas padronizadas pontuando quais assuntos devem realmente perpassar pelo crivo dos conselhos. Tal procedimento está sendo desenvolvido pela Pró-Reitoria ―A‖. a extrair o trecho de nossa entrevista com o respectivo consulado: ―Estamos em processo de criação da comissão de monitoramento e avaliação o que pode levar `constatação de mudanças que tendem a afetar as at ividades de controle interno‖. Percebemos aqui a importância que o gestor confere às atividades de monitoramento no sentido de granjear a criação de uma comissão própria que possa interagir com as demais atividades relacionadas aos projetos e programas afetos à unidade pesquisada.
Mostrar mais

152 Ler mais

A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE A GESTÃO DE RESÍDUOS DA SUINOCULTURA: um estudo de caso em granjas na região da Zona da Mata mineira

A PERCEPÇÃO DOS GESTORES SOBRE A GESTÃO DE RESÍDUOS DA SUINOCULTURA: um estudo de caso em granjas na região da Zona da Mata mineira

Esses dados indicam uma lacuna entre estudos que inter-relacionam gestão de resíduos suínos com tecnologia e uso de biodigestores mais energia elétrica. Os dados expressam a crescente busca acadêmica sobre energias renováveis, traduzindo o reclamo social e a pesquisa sobre a dependência das matrizes energéticas fósseis; e a vulnerabilidade que tem mostrado a matriz hidrelétrica, em face da redução dos níveis d’água dos reservatórios das maiores hidrelétricas brasileiras, exaustivamente noticiadas e já sentidas pela população. Todos esses problemas vêm sendo causados por sucessivos períodos de escassez e má distribuição das chuvas, fenômenos esses denominados mudanças climáticas e que estão diretamente relacionados ao contexto dos GEEs e suas implicações na temática do problema de pesquisa.
Mostrar mais

141 Ler mais

Show all 10000 documents...

temas relacionados