Top PDF Um protótipo de sistema de busca de conteúdo para aplicações

Um protótipo de sistema de busca de conteúdo para aplicações

Um protótipo de sistema de busca de conteúdo para aplicações

Este trabalho apresenta o protótipo de um sistema capaz de integrar a busca por recursos multimídias, como imagens, áudio e modelos em 3D, para aplicações que utilizam Realidade Aumentada e Realidade Virtual em ambientes virtuais. O sistema proposto é composto por uma aplicação móvel, responsável por interagir com o usuário, e por um Web Service que atua como provedor e centralizador dos conteúdos de multimídias disponíveis na internet. O trabalho mostra, ainda, testes preliminares com uma placa Arduíno, operando como um sistema de controle, o qual atua como controlador do ambiente físico a partir das configurações feitas pelo o usuário.
Mostrar mais

45 Ler mais

Anotação semi-automática baseada em ontologia, busca e relacionamento semântico entre textos : proposta para um sistema de gerenciamento de conteúdo

Anotação semi-automática baseada em ontologia, busca e relacionamento semântico entre textos : proposta para um sistema de gerenciamento de conteúdo

A semântica ainda é um desafio para a automação e para a melhoria do relacionamento entre homem e máquina. Os sistemas de gerenciamento de conteúdo apresentam várias possibilidades de melhoria com o processamento semântico. Uma redação jornalística com um sistema de gerenciamento de conteúdo que possibilite busca semântica, rela- cionamento semântico entre artigos jornalísticos e comunicação com sistemas semânticos externos pode incrementar a capacidade produtiva dos profissionais e facilitar a vida de quem consome o conteúdo, por exemplo. Este trabalho apresenta um protótipo funcional de um sistema de gerenciamento de conteúdo semântico com foco na construção de anotações semânticas semi-automáticas baseadas em uma ontologia de domínio, reutilizar as anotações para busca e construção de relacionamentos entre textos armazenados no sistema e prover uma interface semântica para acesso do conteúdo do sistema por sis- temas externos ao sistema de informação no qual possa ser implantado. São apresentados o algoritmo de anotação, os casos de uso de anotação, criação e edição de artigos, uma abordagem para busca semântica dos mesmos e duas abordagens para construção de rela- cionamentos entre os textos anotados. O sistema aumenta muito a velocidade em que se pode anotar semanticamente um artigo além permitir que o usuário adicione e remova anotações que foram sugeridas automaticamente. As duas abordagens para relaciona- mento de textos se mostraram bastante precisas e úteis. A ferramenta de busca é muito versátil por permitir a busca em campos de dados semânticos e não semânticos ao mesmo tempo e também o uso de operadores lógicos em todos eles.
Mostrar mais

61 Ler mais

Avaliando a eficácia e a eficiência da busca Par-a-Par por conteúdo

Avaliando a eficácia e a eficiência da busca Par-a-Par por conteúdo

Busca par-a-par por conteúdo é uma área de pesquisa e desenvolvimento ainda muito recente. Grande parte dos esforços foca em obter uma eficácia (isto é, recu- peração dos documentos mais relevantes) próxima da obtida em máquinas de busca centralizadas [10, 35, 43], sem considerar a heterogeneidade dos pares quanto a recur- sos como banda e espaço em disco bem como a restrição dos mesmos. Além disso, em geral assume-se um cenário idealizado em que os pares nunca saem da rede ou possuem comportamento pouco dinâmico. No entanto, vários estudos sobre a dinamicidade dos pares (ou churn) em aplicações P2P de compartilhamento de arquivos concluíram que pares tendem a ser muito dinâmicos, entrando e saindo várias vezes da rede [41]. Por exemplo, no contexto de bibliotecas digitais P2P, não é esperado que todos os usuá- rios da biblioteca estejam presentes na rede o tempo todo. Nesse cenário instável, um usuário pode não obter os documentos mais relevantes para sua consulta se esses per- tencerem a pares ausentes no momento em que a consulta for submetida ao sistema. Logo, a dinamicidade dos pares afeta diretamente a disponibilidade de conteúdo e, consequentemente, a eficácia da busca P2P por conteúdo.
Mostrar mais

86 Ler mais

Protótipo de sistema de catracas biométricas para estádio de futebol

Protótipo de sistema de catracas biométricas para estádio de futebol

A quantidade de impressões comparadas leva em conta também atributos como a rotação da imagem e o nível de velocidade. O IDKIT PC FREE permite níveis de velocidade entre um e oito e rotação de imagem de até 180 graus. Como o banco de dados é de no máximo 50000 pessoas, foi utilizado o valor máximo de rotação de 30 graus com nível de velocidade três. Assim é garantido, mesmo no pior caso, 137000 comparações por segundo, ou seja, o tempo máximo de busca e comparação dentro do banco de dados cheio é de aproximadamente 360 milissegundos, que representa uma parte ínfima do tempo total de acesso.
Mostrar mais

71 Ler mais

Protótipo de Sistema de Rastreamento de Temperaturas e Localização em Transporte

Protótipo de Sistema de Rastreamento de Temperaturas e Localização em Transporte

O testes das partes modificadas do software foram feitos em vários ciclos de desenvolvimento, como é definido no modelo espiral. Após o desenvolvimento completo, o programa foi instalado no servidor de desenvolvimento da Sensorweb. Utilizei o programa chamado Curl, para, a partir do meu computador gerar as requisições HTTP do tipo Get e Post similares às enviadas pelo equipamento. Nesse projeto, os registros de temperatura e localização são enviados como parâmetros da requisição HTTP, juntamente com a data e horário em que foi realizado cada registro. Não foi feito um teste de performance, para simular um sistema com vários equipamentos funcionando simultaneamente.
Mostrar mais

53 Ler mais

Sistema linear óptico para protótipo de detector de fumaça

Sistema linear óptico para protótipo de detector de fumaça

Este tempo de tolerˆancia existe para evitar alarmes falsos e se mostrou muito eficiente durante os testes. O teste foi realizado liberando uma fumac¸a fina e passageira (menor que trˆes segundos) em frente ao detector, a detecc¸˜ao ocorreu e o sistema voltou para ”condic¸˜ao normal” ap´os a fumac¸a se dissipar. Essa fumac¸a fina e passageira simula a presenc¸a de part´ıculas n˜ao crescentes no ar, situac¸˜ao em que n˜ao caracteriza-se um incˆendio.

82 Ler mais

Protótipo de um sistema de vistoria veicular através de webservices

Protótipo de um sistema de vistoria veicular através de webservices

O projeto apresenta a integração de informações veiculares provindas de bases de dados de órgãos responsáveis por divulgá-las, que são pagas por consulta, com dados que são registrados na execução da atividade do serviço de vistoria veicular. O registro dos diversos dados relativos a um determinado veículo que sofre vistoria em uma base única é uma maneira adequada de armazenar as informações. Além disto, no caso de uma nova consulta para o mesmo veículo, os dados já estão disponíveis para consulta e comparação. Empresas que utilizam o serviço de vistoria, tendo acesso as bases de dados sobre registro de veículos, também possuem a vantagem de redução de custos, pois invés de coletar os dados em formulários de papel para posterior digitação no sistema computacional, pode permitir o acesso direto à base de dados, através do uso de smartphones, e de um formato digital próprio para transmissão. Outra vantagem é a otimização do tempo de envio e recebimento dos dados remotamente, dispensando o deslocamento para a sede visando digitação dos dados. Com a utilização deste serviço a empresa pode também obter vantagens pela não necessidade de re-consultar as bases de dados pagas para acessar dados de um veículo já consultado previamente, em vistoria anterior, pois os dados ainda se encontram disponíveis na base local da empresa. Este projeto foi desenvolvido utilizando dispositivos móveis da plataforma Android (Smartphones ou Tablets), que acessa o sistema de informações e a base de dados desenvolvidos através de serviços Web (WebServices), através de uma rede de comunicação de dados disponível (3G ou WiFi).
Mostrar mais

65 Ler mais

Desenvolvimento de um protótipo para a simulação do sistema cardíaco humano

Desenvolvimento de um protótipo para a simulação do sistema cardíaco humano

Neste projeto foram várias as dificuldades encontradas. Inicialmente, o objetivo do trabalho era o desenvolvimento de um protótipo físico para a simulação do sistema cardíaco humano. No entanto, o desenvolvimento de toda a simulação hidráulica e a realização do rigoroso projeto mecânico requereram muito tempo e dedicação, impossibilitando, consequentemente, a construção física do simulador dado o período estipulado para a concretização da mesma. Outra dificuldade foi a validação do circuito hidráulico projetado em Automation Studio™, devido à determinação do fator de escala aplicado ao caudal. Após a análise dimensional o problema físico era descrito por uma relação de três grupos adimensionais. Além disso, questões de ordem pessoal, como o facto de ser trabalhador- estudante, e não ter disponibilidade total, foram também um entrave para o alcance do objetivo inicialmente delineado. No entanto, foi possível reduzir as consequências que estas poderiam ter sobre o projeto desenvolvido.
Mostrar mais

131 Ler mais

Protótipo de um sistema de gerenciamento de protocolos de câncer colorretal.

Protótipo de um sistema de gerenciamento de protocolos de câncer colorretal.

RESUMO: Objetivo: desenvolvimento de um protótipo de sistema de cadastro e controle de protocolos de Câncer Colorretal, com a inalidade de armazenar um conjunto abrangente de dados de forma estruturada para posterior aplicação de métodos de análise inteligente de dados. Material e Método: o protótipo foi construído em cinco etapas: análise do domínio de Câncer Colorretal, deinição de requisitos básicos (operacionais e informacionais), projeto do sistema, construção do sistema usando tecnologias open source e avaliação do sistema com o apoio de especialistas. Resultados e Discussão: durante o desenvolvimento, o protótipo foi avaliado por especialistas quanto à estrutura do conjunto de dados, à coerência de organização das informações, à validade das
Mostrar mais

7 Ler mais

Sistema de controle rastreável para painéis fotovoltaicos: protótipo

Sistema de controle rastreável para painéis fotovoltaicos: protótipo

Resumo: As fontes de energia podem ser convencionais ou alternativas. Apesar de a energia convencional ser caracterizada pelo custo acessível, a energia alternativa ganha visibilidade, entre elas a solar, por ser limpa, silenciosa e poder adaptar-se aos mais diversos locais. O foco principal desta pesquisa foi os sistemas fotovoltaicos e a busca por um melhor desempenho destes sistemas, a partir de estratégias de posicionamento dos painéis solares em direção ao Sol. Para tal, construiu-se um protótipo de um sistema eletromecânico rastreável automatizado para painéis solares de modo a ser usado em um sistema de orientação capaz de fazer o rastreamento do Sol com o objetivo de estudar os efeitos do rastreamento sobre a eficiência da captação dos raios solares. Para tanto, construiu-se uma bancada didática com um articulado de inclinação, que é ajustada manualmente na estrutura para fixar os ângulos nas posições. O rastreador foi feito com o microcontrolador do tipo Arduíno® utilizando quatro LDR’s (Fotoresistência) como sensores de luz. Concluída esta primeira parte, foram feitas avaliações energéticas, a fim de determinar a eficiência de conversão energética e, por fim, fez-se uma avaliação de painéis fotovoltaicos rastreadores que mostraram um aumento médio na eficiência de até 30% em relação a painéis fixos. A análise técnica e de custos mostraram a viabilidade econômica e técnica do rastreador projetado.
Mostrar mais

137 Ler mais

Desenvolvimento de protótipo de sistema especialista para projeto pneumático

Desenvolvimento de protótipo de sistema especialista para projeto pneumático

Desde o início das pesquisas com o desenvolvimento dos computadores, diversas áreas têm se beneficiado da sua utilização, em aplicações que simplesmente substituam ou então auxiliem parcialmente o homem No setor de engenharia, o meio computacional ou o uso do computador auxilia no processo de produção, com a utilização de ferramentas computacionais do tipo CAD, CAE, CAM, ou na integração do computador a máquinas e processos como os CNC e os CIM, dentre tantas outras aplicações que são desenvolvidas para complementar as atividades de engenharia. Todas estas ferramentas são utilizadas no intuito de auxiliar e aprimorar a elaboração do produto com qualidade e rapidez. Porém, a velocidade de operação dos computadores pouco pode ser explorada se os software existentes oferecem poucos recursos que agreguem real valor ao projeto. O conhecimento especializado sobre os processos produtivos e de projeto são o ponto de partida para potencializar ferramentas computacionais que realmente auxiliem na condução do projeto.
Mostrar mais

161 Ler mais

do sistema de rastreamento de um protótipo de concentrador solar fresnel linear

do sistema de rastreamento de um protótipo de concentrador solar fresnel linear

Em meio às grandes crises no ambiente energético novos métodos para geração de energia elétrica, principalmente aqueles que não agridem o meio ambiente, são procurados constantemente para suprir a crescente necessidade mundial. Dentre eles, o uso de concentradores Solares do tipo Fresnel linear torna-se cada vez mais viável, devido possuir custo inferior a outros tipos de concentradores solar. Com isso, procura-se desenvolver técnicas que otimizem o uso do modelo onde o principal objetivo deste trabalho é implementar e validar o sistema de rastreamento de um protótipo de concentrador solar Fresnel linear, com funcionamento compreendido aproximadamente entre 7:30 e 16:30 h, na cidade de Fortaleza, Ceará. Para tanto, utilizou-se microcontroladores, sensores e motores para projetar um sistema capaz de rastrear a luz Solar. A caracterização e validação do sensor de posição indutivo utilizado também é parte importante do trabalho. Para a realização do rastreamento empregou-se uma metodologia teórica para localização relativa do Sol, além da técnica de escalonamento de ganho no controle do movimento empregado. A validação do sensor de posição foi realizada encontrando-se um erro máximo em torno de 0,3º. Portanto, pode-se considerar que, com a utilização das técnicas abordadas para a realização do controle do sistema o erro médio obtido foi cerca de 0,06º, fazendo com que o projeto realizasse a concentração dos raios solares no absorvedor do concentrador com um desvio máximo de 0.5º, fornecendo ao sistema a confiabilidade desejada para sua utilização.
Mostrar mais

116 Ler mais

Protótipo de sistema de controle e monitoramento para chuveiro com aquecimento solar

Protótipo de sistema de controle e monitoramento para chuveiro com aquecimento solar

Ao longo da evolução da espécie o ser humano esteve sempre buscando conforto e comodidade para seus momentos pessoais e, associado a isso, usufruir de seus bens de consumo de modo eficiente, acarretando na busca incessante pelo aprimoramento das técnicas de produção, controle e medida dos gastos associados a tais necessidades. Diante disso, os métodos de engenharia se encontram cada vez mais elaborados no que tange à aplicação de dispositivos tecnológicos aprimoradas e capazes de oferecer resultados de excelência, tanto para aqueles que projetam tais dispositivos, quanto para aqueles que irão desfrutar da praticidade e eficiência que seu uso proporciona.
Mostrar mais

80 Ler mais

UM PROTÓTIPO DE SISTEMA DE VISÃO COMPUTACIONAL PARA RASTREAR A MOVIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS.

UM PROTÓTIPO DE SISTEMA DE VISÃO COMPUTACIONAL PARA RASTREAR A MOVIMENTAÇÃO DE VEÍCULOS.

A maior parte dos sistemas de monitoramento de trânsito empregados atualmente utilizam operadores humanos para monitorar ocorrências. Esse trabalho apresenta uma abordagem para detectar e rastrear automaticamente a movimen- tação de veículos em imagens digitais de tráfego rodoviário para permitir que os operadores identifiquem facilmente a quantidade de veículos e os horários de mais tráfego na rodovia, independente de a placa do veículo estar presente. Elaborou-se um protótipo de software com técnicas de processamento de imagens e visão computacional, que incluem operações morfológicas, limiarização, subtração de fundo com MOG (Mixture of Gaussian), entre outras, para trabalhar com vídeos de monitoramento de trânsito. Os vídeos utilizados durante os experimentos permitem ao sistema efetuar a contagem de veículos corretamente e de forma automática na maioria dos testes; entretanto, nesses resultados prelimi- nares, identificaram-se situações nas quais o algoritmo perde a precisão momentaneamente e esses casos interessantes também são discutidos.
Mostrar mais

10 Ler mais

Proposta de um protótipo para a configuração e execução de aplicações no ambiente de Grade computacional Globus 3.0

Proposta de um protótipo para a configuração e execução de aplicações no ambiente de Grade computacional Globus 3.0

Assim este trabalho tem como objetivo propor uma solução para que um usuário iniciante nesta plataforma possa realizar de maneira mais transparente possível a execução de um[r]

45 Ler mais

Protótipo de um sistema de business intelligence para a administração pública local

Protótipo de um sistema de business intelligence para a administração pública local

Um dos projetos que funcionou como motor desta modernização foi o projeto denominado “@risto - Projeto de Modernização e Qualidade” que pretendeu ser um projeto integrado e multifacetado inscrito numa estratégia autárquica de modernização administrativa baseada nos princípios de Gestão pela Qualidade Total (estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais estendida aos parceiros externos como fornecedores e clientes). Este projeto (certificado segundo a norma NP EN ISO 9001:2000, em Abril de 2007, e premiado em 2008 no concurso Nacional de Boas Práticas na Administração Local, através de uma Menção Honrosa) desenvolveu-se em três frentes, visando aproximar a organização das expectativas dos seus munícipes/requerentes, nomeadamente a adoção de um modelo de atendimento centralizado e personalizado; a implementação de um sistema integrado de gestão de arquivo; e a implementação de um sistema de gestão da qualidade. Acima de tudo, pretendeu simplificar procedimentos e procurar eliminar gradualmente a burocracia, diversificar e melhorar os canais de informação, e aumentar a interação entre os munícipes e a sua Câmara Municipal através da disponibilização de serviços on-line.
Mostrar mais

104 Ler mais

Desenvolvimento de um protótipo de aplicações interativas para TV Digital no Middleware Ginga com objetos NCL

Desenvolvimento de um protótipo de aplicações interativas para TV Digital no Middleware Ginga com objetos NCL

Com o desenvolvimento e codificação desse protótipo foi possível perceber, após testes, que é possível inserir informações complementares em comerciais televisivos e através de pesquisas que a interatividade conquistou espaço na comunicação televisiva, pois proporciona acessibilidade, inclusão social, bem como clareza de informação. Pela facilidade de acesso, desperta no telespectador maior curiosidade por informação, promovendo crescimento cultural e intimidade na relação empresa cliente.

47 Ler mais

Desenvolvimento de sistema protótipo colector de urina para bebés

Desenvolvimento de sistema protótipo colector de urina para bebés

Nesta Dissertação, foi apresentada a metodologia concebida e a sua implementação durante o trabalho desenvolvido. Tendo sempre presente as considerações e os objectivos delineados inicialmente, as tarefas desenvolvidas foram as seguintes: estudo bibliográfico dos métodos mais significativos actualmente existentes no âmbito do tema da Dissertação e verificação de algumas das suas aplicações; adaptação de uma metodologia de processo de desenvolvimento de produto; recolha de informação sobre os diferentes métodos de recolha de urina em bebés e em crianças; análise e experimentação do método de recolha de urina em bebés; criação e desenvolvimento de conceito; modelação CAD 3D dos modelos para realização do protótipo; realização do protótipo rígido e dos moldes em resina pela técnica de Protótipagem Rápida em estereolitografia; criação do protótipo em silicone pelo sistema de vácuo e compressão; desmoldagem e colagem dos vários protótipos.
Mostrar mais

145 Ler mais

Um estudo sobre ferramentas de busca de vulnerabilidades em aplicações web

Um estudo sobre ferramentas de busca de vulnerabilidades em aplicações web

Como é dito em [Fonseca, Vieira e Madeira 2007], existem dois principais métodos de teste de aplicações web para varredura de vulnerabilidades. O primeiro é chamado de white-box onde o software de varredura tem conhecimento do código fonte da aplicação web, e assim, faz a análise deste código em busca de vulnerabilidades. O segundo método, que é o usado pelas ferramentas testadas neste trabalho, é chamado de black-box. Neste método, o software de varredura não tem conhecimento do código fonte da aplicação, e assim utiliza a técnica de fuzzing sobre as requisições HTTP (HiperText Transfer Protocol). Desta forma, são realizados vários testes na aplicação web, simulando-se a atividade de um usuário.
Mostrar mais

61 Ler mais

Conteúdo. Introdução ao Sistema Gestor de Conteúdo. Compartilhamento. Parte V Compartilhamento

Conteúdo. Introdução ao Sistema Gestor de Conteúdo. Compartilhamento. Parte V Compartilhamento

• Quando um item é publicado, ele somente pode ser editado pelo gerente do site ou poder ser retraído e voltar novamente ao estado visível para ser editado, sendo enviado novamente para [r]

10 Ler mais

Show all 10000 documents...