• Nenhum resultado encontrado

2ª SEMANA DE ATIVIDADES:

No documento formação Caderno de (páginas 78-85)

3ª Aula Presencial – 04/02/2013 – 2ª feira

Atividade 11 – Retomada de conceitos estudados nas Partes III e IV do texto 01 Iniciem a aula trabalhando os conceitos estudados no período virtual anterior. Reto-mem as anotações das atividades 09 e 10, e discutam coletivamente os pontos que mais chamaram sua atenção, esclarecendo eventuais dúvidas.

Em seguida, formem grupos menores, reflitam e discutam sobre a organização do Ensino Médio, a partir das seguintes questões:

1. Historicamente, como vem sendo a trajetória do ensino médio no Brasil?

2. Vocês consideram adequada a articulação proposta pela LDB entre a edu-cação geral e a eduedu-cação profissional no ensino médio? Justifiquem a res-posta.

3. Em linhas gerais, no que consiste o chamado currículo inovador proposto pelo Ministério da Educação?

4. No que consiste o chamado dualismo do ensino médio?

5. Vocês entendem que o fato de o ensino médio passar a ser obrigatório para todos altera as finalidades desse nível de ensino? Justifiquem a resposta.

6. Vocês consideram que o ensino médio da forma como vem sendo oferecido para os jovens atende às expectativas desse segmento da população? Jus-tifiquem a resposta.

7. Vocês consideram adequado transformar o ensino médio regular noturno no mesmo tipo de curso voltado à educação de jovens e adultos? Justifiquem a resposta.

8. Considerando que a lei anterior (5.692/71) estabelecia a idade de 18 anos para a realização de exames no ensino fundamental e de 21 no ensino mé-dio, vocês concordam com a redução nas idades feita pela LDB atual (art.

38)? Justifiquem a resposta.

Em seguida, assistam ao vídeo 02 – A crise do Ensino Médio e a saída pela profis-sionalização.

Atividade 12 – Assistir ao vídeo 02 – “A crise do Ensino Médio e a saída pela profissionalização” –, e realizar atividade em grupo

79

LEGISL AÇÃO E DUCACI O NAL

Assistam às 20h e/ou às 21h15, em sua TV digital, ao vídeo 02 – A crise do Ensino Médio e a saída pela profissionalização, veiculado pela UNIVESP TV.

O vídeo discute a questão da profissionalização no âmbito do Ensino Médio. Im-portante assinalar que muitos políticos entendem ser o ensino médio adequado à realização de cursos técnicos. Nesse sentido, a LDB sofreu, a partir do ano de 2004, algumas alterações na direção de propiciar a estruturação curricular que contemple duas modalidades de formação profissional em nível médio: integrado e concomitan-te, como comentamos quando analisamos os artigos 36 A e 36 B.

Diante do exposto, no vídeo, apresenta-se aos especialistas Lucia Helena Lodi Ri-zzini (RETEC-SP), Almério Araújo (Centro Paula Souza) e Francisco Aparecido Cor-dão (CNE) a seguinte questão: A educação profissional pode ser uma saída para o Ensino Médio?

Para respondê-la, os estudiosos fazem um breve relato do ensino técnico no Brasil, da experiência da Lei Federal nº 5.692, de 11.8.1971, até os dias de hoje, com a pos-sibilidade de integração do Ensino Médio com a profissionalização.

O vídeo apresenta, ainda, três escolas técnicas estaduais, bem como o perfil de seus alunos e cursos, mostrando que grande parte dos estudantes deseja chegar ao Ensino Superior.

Finalizada a apresentação do vídeo, retomem a discussão. Observem se a opinião do grupo ou de um de seus colegas divergiu em algum ponto depois dos conteúdos apresentados. Em seguida, escolham quatro das questões apresentadas na Ativida-de 11, respondam-nas e as publiquem no Portfólio do Grupo, com título D25_ativi-dade 12. Destaquem também os aspectos que, a partir do vídeo, levaram o grupo a novas reflexões.

Esse vídeo pode ser acessado também, por meio da Ferramenta Material de Apoio, ou pelo Portal Acadêmico, link Vídeos.

Atividade avaliativa – Formar Grupos na Plataforma – Associar à avaliação – Compartilhar com formadores

Valor: 10.00 Peso: 3

Tipo de atividade: Em grupo.

Objetivos:

• Sistematizar o resultado das reflexões e discussões acerca da organização do Ensino Médio.

80

Critérios de avaliação:

• Critérios gerais de produção textual (vide Manual do Aluno).

• Cumprimento da proposta.

• Entrega no prazo determinado.

Prazo de entrega:

• até 10/02/2013 – sem desconto em nota.

• de 11/02 a 20/02/2013 – com desconto em nota.

Atividade 13 – Leitura da Parte V do texto 01 – A organização Legal da Educação Básica

Apreciem a apresentação do grupo responsável pela Parte V do texto 01 – A orga-nização Legal da Educação Básica.

Parte V - composta pelos subtemas:

13. Educação de Jovens e Adultos – EJA 14. Educação Profissional e Tecnológica

Em seguida, iniciem a leitura detalhada desse segmento e, conforme a leitura for avançando, discutam os pontos principais com seus colegas.

Texto disponibilizado na Ferramenta Leituras ou, diretamente, em seu Caderno de Formação.

3° Período Virtual – 05 e 06/02/2013 – 3ª e 4ª feira

Atividade 14 – Estudo da Parte V do texto 01 – A organização Legal da Educação Básica

Finalizem a leitura sobre a Educação de Jovens e Adultos – EJA, bem como sobre Educação Profissional e Tecnológica. E fundamentados pelas leituras feitas até o momento, respondam às seguintes questões:

1. Tomando como ponto de partida a Lei 5.692/71 e como ponto de chegada a atual LDB com as alterações feitas pela Lei 11.741, trace, em linhas gerais, a trajetória percorrida pela educação profissional no Brasil na sua relação com o ensino médio.

2. Como podemos diferenciar a forma articulada integrada da concomitante?

Saiba Mais

Saiba Mais

81

LEGISL AÇÃO E DUCACI O NAL

Vocês consideram adequada a formação profissional no nível médio ou preferem que a mesma seja feita apenas em nível superior? Justifiquem a resposta.

Publiquem suas respostas no Portfólio Individual, com o título D25_Atividade14, e levem uma cópia impressa na aula do dia 07/02/2013.

Atividade 15 – Leitura da Parte VI do texto 01 – A organização Legal da Educação Básica

Leiam a Parte VI do texto 01 – A organização legal da Educação Básica, disponível na Ferramenta Leituras ou, diretamente, em seu Caderno de Formação.

Observem abaixo, os subtemas que compõem esse segmento:

Parte VI - composta pelos subtemas:

15. Educação Inclusiva 16. Educação Especial

17. A Educação Especial no Plano Nacional de Educação (PNE)

Anotem os pontos principais do texto e aqueles que gostariam de discutir na próxi-ma aula presencial.

4ª Aula Presencial – 07/02/2013 – 5ª feira

Atividade 16 – Retomada de conceitos estudados nas Partes V e VI do texto 01 – A organização Legal da Educação Básica.

Iniciem a aula discutindo as questões da atividade 14 e os pontos que levantaram durante as leituras propostas na atividade 15. Em seguida, discutam coletivamente os seguintes aspectos da Educação Inclusiva e Especial:

1. Comentem o disposto no artigo 26 da LDB. Vocês consideram que os siste-mas de ensino vêm cumprindo essa determinação legal?

2. De acordo com a legislação educacional, o que se entende por educação inclusiva?

3. Discutam sobre o atendimento de Estudantes Público-Alvo da Educação Es-pecial (EPAEE) na rede regular de ensino.

Se acharem pertinente, façam anotações em seus Diários de Bordo para futuras consultas.

Saiba Mais

Saiba Mais

82

Atividade 17 – Leitura Parte VII do texto 01 – A organização Legal da Educação Básica

Finalizadas as discussões, apreciem a apresentação do grupo responsável pela Parte VII do texto 01 – A organização Legal da Educação Básica. Em seguida, iniciem a leitura detalhada dessa parte do texto:

Parte VII - composta pelos subtemas:

18. Educação Escolar Indígena 19. Educação Quilombola 20. Educação no Campo

Finalizada a leitura e trabalhando em pequenos grupos, reflitam e respondam à seguinte questão:

’

’ Qual é a pedagogia recomendada pela legislação educacional para a edu-cação no campo, indígena e quilombola?

Publiquem suas considerações no Portfólio de Grupo, com o título D25_Atividade 17.

Atividade 18 – Assistir ao vídeo 03 – Parte I - Formação de Professores: o papel do Curso de Pedagogia e Parte II - Formação de Professores: um exemplo de formação continuada.

Iniciem suas reflexões referentes à parte VIII do texto 01, a qual aborda o tema “A Política Nacional para a Formação dos Profissionais da Educação”, assistindo às 20h e/ou às 21h15, em sua TV digital, às duas partes do vídeo 03:

’

’ Parte I – Formação de Professores: o papel do Curso de Pedagogia

’

’ Parte II - Formação de Professores: um exemplo de formação continuada.

No ano de 2005 e início de 2006, o Conselho Nacional de Educação (CNE) apro-vou as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia. Estas suscitaram muita discussão e explicitaram a inexistência de consenso nessa matéria.

Assim, o tema será debatido por três educadores: Bernadete Gatti, da Fundação Carlos Chagas; Helena Freitas, da UNICAMP; e Francisco Aparecido Cordão, do Conselho Nacional de Educação. O debate será em torno da questão: “O Curso de Pedagogia é adequado para a formação de professores?” Se não, o que seria mais adequado?

83

LEGISL AÇÃO E DUCACI O NAL

Para ampliar a reflexão, alguns marcos legais do assunto serão apresentados, como a obrigatoriedade do diploma de licenciatura em nível superior para o exercí-cio da profissão, como previsto no artigo 87 da LDB. E serão ainda mostradas duas situação práticas: uma na Escola Estadual Romeu de Moraes e outra no curso de formação do REDEFOR. Há, ainda, a possibilidade de acompanhar a rotina de um professor que dá aulas em quatro escolas diferentes, mostrando os obstáculos de tempo e espaço para a formação docente.

Finalizadas as apresentações, discutam os aspectos apresentados nas dife-rentes partes do vídeo, de forma a buscar soluções para os eventuais problemas apresentados.

Esse vídeo pode ser acessado, também, por meio da Ferramenta Material de Apoio, ou pelo Portal Acadêmico, link Vídeos.

4° Período Virtual – 08, 09 e 10/02/2013– 6ª feira, sábado e domingo (Feriado) Atividade 19 – Estudo da Parte VIII do texto – A organização Legal da Educação Básica

Leiam a Parte VIII do texto 01 – A organização Legal da Educação Básica, para verificar as importantes inovações introduzidas na LDB em relação ao processo de formação dos profissionais da educação.

Parte VIII – composta pelo subtema:

21. A Política Nacional para a Formação dos Profissionais da Educação.

Em seguida, levando em consideração as discussões referentes ao vídeo 03, pu-bliquem no Portfólio Individual, com o título D25_Atividade19, suas considerações a respeito das seguintes questões:

1. De acordo com a LDB, como são qualificados os profissionais da educação?

2. Quais são as exigências legais para o exercício da profissão docente?

3. Vocês consideram importante a formação em nível superior para o exercício profissional na educação infantil? Justifiquem a resposta.

4. Vários municípios brasileiros alegam não poder arcar com as despesas de-correntes da lei do piso salarial. Comentem.

5. Qual é sua opinião sobre a exigência de um exame nacional para ingresso na carreira do magistério?

Saiba Mais

Saiba Mais

84

Atividade 20 – Participar do Fórum 01 – Considerações acerca da Política Nacional para a formação dos profissionais da educação

Vamos discutir os conteúdos da Parte VIII do texto 01 – A organização Legal da Educação Básica, interagindo no Fórum 01 – Considerações acerca da Política Na-cional para a formação dos profissionais da Educação.

Acessem, então, a ferramenta Fórum de Discussão e respondam à mensagem dis-paradora do Fórum 01. Interajam com os colegas e orientadores, lançando questões pertinentes ao tema e esclarecendo eventuais dúvidas.

Esse fórum ficará aberto até o dia 20 de fevereiro de 2013.

Importante: Não está previsto período de recuperação de prazos para essa atividade.

Atividade avaliativa - Valor: 10.00 Peso: 3

Tipo de atividade: Individual.

Objetivos:

• Refletir e discutir com os colegas sobre a Política Nacional para a formação dos profissionais da Educação.

Critérios de avaliação:

• Critérios gerais de produção textual (vide Manual do Aluno).

• Critérios gerais para participação no Fórum (vide Manual do Aluno).

• Cumprimento da proposta.

• Interação com os colegas.

• Participação no prazo determinado.

Prazo para participação:

• até 20/02/2013 – sem desconto em nota.

85

A Conferência Mundial de Educação para Todos (Jomtien-Tai-lândia,1990) e a Conferência de Cúpula de Nova-Delhi (1993) indicaram a necessidade de construção de um novo modelo de gestão educacional capaz de assegurar, para todos, uma edu-cação básica de qualidade, vista como uma das condições es-senciais do desenvolvimento humano. (FREITAS, 1998, p. 30).

Olá Caríssimos,

Iniciamos esta semana com os feriados do Carnaval, mas reservamos quinta-feira para o encontro presencial referente às orientações de TCC. Entretanto, agora que o diagnóstico já está bem avançado ou finalizado, vamos aproveitar os períodos virtu-ais para a sistematização dos dados do Plano de Intervenção Pedagógico.

Observem que, durante a terceira semana, não temos propostas de atividades ava-liativas. Entretanto, se fizerem as postagens indicadas nas atividades 21 e 23, bem como nas datas propostas, poderão contar com os comentários formativos de seus Orientadores para o aprimoramento final de seu PIP.

Atenção: As atividades presenciais deverão ser publicadas até o final da aula.

Observem abaixo as atividades programadas para a semana:

5ª Aula Presencial – 11/02/2013 – 2ª feira (Feriado)

5º Período Virtual – 12 e 13/02/2013 – 3ª (Feriado) e 4ª feira Atividade 21 – Sistematizar o Plano de Intervenção Pedagógico 6ª Aula Presencial – 14/02/2013 – 5ª feira

Atividade 22 – Orientação de TCC

6º Período Virtual – 15, 16 e 17/02/2013 – 6ª feira, sábado e domingo.

Atividade 23 – Dar continuidade ao Plano de Intervenção Pedagógico Atividade 24 – Levantamento de questões para esclarecimentos finais

Qualquer problema, por favor, entrem em contato com seu Orientador de Disciplina.

Referência

FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. A gestão educacional na interseção das políticas federal e municipal. Rev. Fac.

Educ. [online], São Paulo, v.24, n.2, p. 29-50, 1998.

Saiba Mais

No documento formação Caderno de (páginas 78-85)