• Nenhum resultado encontrado

PARTE II – Metodologia

3. Descrição do Caso de Estudo

3.2. Sinistralidade na Câmara Municipal de Lisboa

3.2.4. Cálculo dos Indicadores de Gestão do Risco

3.2.4.3. Índice de Gestão do Risco

Por fim, o Índice de Gestão do Risco (IGR), é calculado pela média de 4 parcelas, sendo que cada uma das parcelas se pode classificar numa escala entre 1 e 5:

A escala (níveis de performance) de cada uma das parcelas referidas é a seguinte (Cardona 2005): 1. Baixo; 2. Incipiente; 3. Significativo; 4. Excelente; 5. Ótimo.

Para a valoração (nível de performance) de cada uma das parcelas, considerou-se o conhecimento das atividades desenvolvidas pelo DSHS na DLU, bem como o desempenho da CML em matéria de SHT.

O quadro seguinte identifica os aspetos a ter em conta em cada uma das quatro parcelas: e traduz a sua classificação:

47

Quadro 20 – Dados para cálculo do Índice de Gestão do Risco

Parcela Fatores Associados Nível de

Performance

1. Identificação do Risco

- Avaliação dos Riscos;

- Participação e Consulta aos Trabalhadores;

- Formação e informação sobre os riscos; 4 (excelente)

2. Redução do Risco

- Localização de locais e postos de trabalho; - Construção de edifícios;

- Técnicas de proteção e controlo dos riscos inerentes ao edificado.

3 (significativo)

3. Gestão das Ocorrências

- Implementação de Planos de Segurança Internos; - Realização de simulacros;

- Formação em emergências;

- Instrução para emergências no exterior.

4 (excelente)

4. Proteção Financeira

- Orçamento anual da CML:

* Rubrica do Departamento de Higiene Urbana, ao qual pertence a DLU, que garante a proteção financeira dos danos materiais (máquinas, equipamentos de trabalho, edifícios, etc.)

* Rubrica “Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais” do DSHS, que garante a proteção financeira dos danos pessoais (lesões)

5 (ótimo)

A justificação para a atribuição de cada uma das valorações apresentadas, e esmiuçando os vários fatores associados a cada uma das parcelas, é a seguinte:

1. Identificação do Risco:

1º Fator - Avaliação de Riscos: existe uma metodologia bem definida para

identificação de perigos e avaliação de riscos, bem como uma exaustiva matriz de avaliação dos riscos que contempla todas as atividades. Para além disso existe um constante acompanhamento “no terreno”, por parte do DSHS, das atividades desenvolvidas pela DLU. Pelo descrito considera-se que o nível de performance para este fator é 5 (ótimo).

48

2º Fator - Participação e Consulta aos Trabalhadores: existem efetivamente

assuntos em que a participação e consulta aos trabalhadores é eficaz, nomeadamente no que diz respeito a testes para escolha de fardamento e equipamentos de proteção individual; para além disso existe um procedimento que define quando e como é efetuada a participação e consulta aos trabalhadores, no que aos requisitos legais diz respeito; no entanto contata-se que nem sempre essa participação e consulta é “efetiva” para todas as temáticas. O nível de performance para este fator, considerando o referido, é valorado como 3 (significativo).

3º Fator - Formação e Informação sobre os Riscos: no que concerne à formação,

para os diferentes intervenientes da DLU, constata-se que esta é ainda insuficiente, pois os dados estatísticos relativos aos acidentes demonstram que mais de metades dos colaboradores que têm acidentes ainda não tiveram formação sobre segurança e higiene no trabalho. No que respeita à informação, a mesma é assegurada por ações de sensibilização, pela afixação de cartazes/folhetos em placards específicos, pela divulgação de informações específicas previamente ao início das atividades, etc. Considera-se, pelo exposto, que a informação aos trabalhadores é mais frequente que a formação, apesar de não se substituir a esta. Assim o nível de performance considerado para este fator é 3 (significativo).

Considerando o descrito para os 3 fatores que compõem a parcela Identificação do Risco, e fazendo uma ponderação dos mesmos, chega-se a um nível de performance de 4 (excelente).

2. Redução do Risco:

1º Fator - Localização de locais e postos de trabalho: uma vez que existem

Postos de Limpeza nas mais variadas zonas da cidade e que, para além disso, as atividades desenvolvidas pela DLU são também executadas por toda a cidade, pois não têm local de trabalho “fixo”, considera-se que o nível de performance para este fator é 3 (significativo).

2º Fator - Construção de edifícios: No que concerne aos edifícios onde estão

49

diversidade, quer de tipologias, quer de construção e conservação dos edifícios, pelo que se considera como nível de performance para este fator 3 (significativo).

3º Fator - Técnicas de proteção e controlo dos riscos inerentes ao edificado: tal

como anteriormente referido os edifícios afetos à DLU para além de serem muito diversificados são, quase na sua totalidade, antigos. Assim considera-se que o nível de performance deste fator é 3 (significativo).

Considerando o descrito para os 3 fatores que compõem a parcela Redução do Risco, e fazendo uma ponderação dos mesmos, chega-se a um nível de performance de 3

(significativo).

3. Gestão das Ocorrências:

1º Fator - Implementação de Planos de Segurança Internos: apesar de existir

uma grande diversidade de edifícios salienta-se que para todos existem, e estão aprovados pela Associação Nacional de Proteção Civil, planos de segurança internos, pelo que se considera para este fator um nível de performance de 5 (ótimo).

2º Fator - Realização de simulacros: existe, e é implementado, um plano bianual

de simulacros e/ou exercícios de evacuação, para todos os locais da DLU. Considera-se pelo referido que o nível de performance para este fator é 5 (ótimo).

3º Fator - Formação em emergências: para todos os edifícios da DLU estão

identificados os elementos que constituem a Equipa 1ª Intervenção e Evacuação e todos os colaboradores que integram as equipas tiveram uma formação específica para resposta a emergências (incêndios). Verifica-se que existe uma grande rotatividade de colaboradores entre postos de limpeza, o que pode originar algumas “falhas pontuais” dos elementos que estão identificados como elementos das Equipas de 1ª Intervenção. Para os colaboradores que não fazem parte das equipas de 1ª intervenção foi ministrada sensibilização sobre o tema. Pelo exposto considera-se que o nível de performance é 4 (excelente).

4º Fator - Instrução para emergências no exterior: Considerando a tipologia de

50

instrução específica que define como proceder em caso de emergência durante a realização de tarefas no exterior. Constata-se que para esta instrução não existem simulacros. Considerando o exposto o nível de performance para este fator é 3 (significativo).

Tendo por base o exposto, considera-se que para a parcela Gestão das Ocorrências o nível de performance é 4 (excelente).

Por último, no que concerne à parcela Proteção Financeira, há que ter em conta todas as questões orçamentais relacionadas com a capacidade da organização dar resposta aos sinistros (aspeto já focado no primeiro indicador - IDA). Sendo a CML uma entidade autosseguradora, responsável pela reparação de todos os danos advenientes dos acidentes de trabalho, tem que prever no seu orçamento anual, verbas para esse efeito. Relativamente a esta parcela há que considerar quer a reparação dos danos materiais, que é garantida pela DHU, quer a reparação dos danos pessoais (lesões) que é garantida pelo DSHS. O que ocorre durante o ano é que sempre que numa das rubricas referidas não haja verba disponível para assegurar os custos, efetuam-se acertos, durante as várias revisões orçamentais que ocorrem ao longo do ano, aprovadas em Assembleia Municipal, para que se garanta sempre a reparação dos acidentes de trabalho ocorridos. Assim, considera-se o nível 5 (ótimo).

Não se considera que tenham ocorridos diferenças significativas em nenhum dos fatores que compõem as várias parcelas do IGR, pelo que a sua valoração quer para o ano 2010, quer para o ano 2011, se mantem inalterável. Assim, com o valor relativo ao IGR para os anos em estudo é o seguinte:

Quadro 21 – Cálculo do Índice de Gestão do Risco

Parcela Nível de Performance

Identificação do Risco 4

Redução do Risco 3

Gestão das Ocorrências 4

Proteção Financeira 5

51

PARTE III – Apresentação dos Dados

Documentos relacionados