• Nenhum resultado encontrado

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

4.2. Distribuição espacial de E heros

4.2.3. Índices de dispersão de percevejos maiores que 0,5 cm de E.

heros

De acordo com os resultados obtidos na safra 2013/14 na cultivar SYN 1365 RR, os índices razão variância/média (I) e Morisita (Id) apresentaram em 88,8% das avaliações valores superiores a um, indicando distribuição agregada para percevejos maiores que 0,5 cm, categoria utilizada como nível de controle deste pentatomídeo na cultura da soja (Tabela 2).

Em relação ao coeficiente de Green (Cx) verificaram-se na maioria das avaliações valores positivos e superiores a zero, indicando um padrão de distribuição agregado (Tabela 2).

No expoente k da distribuição binomial negativa verificaram-se 22,2% dos valores com (k < 2), 66,6% dos valores entre dois a oito e 11,1% dos valores superiores a oito, ou seja, estes resultados indicam distribuição altamente agregada, agregação moderada e distribuição aleatória, respectivamente (Tabela 2).

Os resultados dos índices de dispersão na cultivar SYN 1365 RR, indicaram disposição agregada moderada para percevejos maiores que 0,5 cm de E. heros.

Na cultivar M 7908 RR os resultados obtidos apresentaram valores de I e Id superiores a um, na maioria das avaliações, ou seja, indicando distribuição agregada (Tabela 3).

De acordo com os resultados obtidos para o coeficiente de Green (Cx) observou-se, valores positivos e superiores a zero, na maioria das avaliações (Tabela 3), indicando um padrão de distribuição agregado.

No expoente k da distribuição binomial negativa verificaram-se 18,1% dos valores com k < 2, 45,4% variando entre dois a oito e 18,1% dos valores superiores a oito, ou seja, estes resultados indicam padrão altamente agregado, agregação moderada e distribuição aleatória, respectivamente (Tabela 3).

Nos resultados obtidos, os índices de dispersão indicaram uma agregação moderada para adultos de E. heros na cultivar de soja M 7908 RR.

Na cultivar BRS Valiosa RR os índices I e Id apresentaram valores superiores a um, na maioria das avaliações, indicando um padrão de distribuição agregado (Tabela 4).

No coeficiente de Green (Cx) observou-se, na maioria das avaliações valores positivos e superiores a zero, indicando agregação (Tabela 4).

O expoente k da distribuição binomial negativa apresentaram 33,3% dos valores com (k < 2), 58,3% dos valores entre dois a oito, ou seja, estes resultados indicam distribuição altamente agregada e agregação moderada, respectivamente.

Os resultados dos índices de dispersão na cultivar BRS Valiosa RR supracitados, indicaram agregada moderada para percevejos maiores que 0,5 cm.

Na cultivar AS 3730 RR2 IPRO os resultados dos índices razão variância/média (I) e Morisita (Id) apresentaram em 90,0% das avaliações valores superiores a um, indicando distribuição agregada para percevejos maiores que 0,5 cm (Tabela 5).

Em relação ao coeficiente de Green (Cx) verificaram-se na maioria das avaliações valores positivos e superiores a zero, indicando um padrão de distribuição agregado (Tabela 5).

No expoente k da distribuição binomial negativa, verificaram-se 10,0% dos valores com (k < 2), 80,0% dos valores entre dois a oito e 10,0% dos valores superiores a oito, ou seja, estes resultados indicam distribuição altamente agregada, agregação moderada e distribuição aleatória, respectivamente (Tabela 5).

Os resultados dos índices de dispersão na cultivar AS 3730 RR2 PRO, indicaram uma agregação moderada para percevejos maiores que 0,5 cm de E.

heros.

Considerando-se a safra 2014/15 na cultivar SYN 1365 RR, verificaram-se nos índices razão variância/média e Morisita, na maioria das avaliações valores iguais a um, indicando distribuição aleatória (Tabela 6).

No coeficiente de Green (Cx) notaram-se 77,7% dos valores iguais a zero, indicando aleatoriedade (Tabela 6).

Considerando os resultados do expoente k da distribuição binomial negativa nota-se 33,3% dos valores com (k < 2), 11,1% dos valores entre dois a oito e 33,3% de valores superiores a oito, indicando distribuição altamente agregada, agregação moderada e aleatória, respectivamente (Tabela 6).

Os resultados dos índices de dispersão na cultivar SYN 1365 RR supracitados, indicaram uma variação da disposição, de moderadamente agregada à aleatória para percevejos maiores que 0,5 cm.

Na cultivar M 7908 os índices I e Id apresentaram valores superiores a um, na maioria das avaliações, indicando um padrão de distribuição agregado (Tabela 7).

No coeficiente de Green (Cx) observou-se, na maioria das avaliações valores positivos e superiores a zero, indicando agregação (Tabela 7).

O expoente k da distribuição binomial negativa, apresentaram 22,2% dos valores com (k < 2), 44,4% dos valores entre dois a oito e 11,1% dos valores

superiores a oito, ou seja, estes resultados indicam distribuição altamente agregada, agregação moderada e distribuição aleatória, respectivamente (Tabela 7).

Os resultados dos índices de dispersão na cultivar M 7908 supracitados, indicaram agregada moderada para percevejos maiores que 0,5 cm de E. heros.

Na cultivar BRS Valiosa RR os resultados obtidos apresentaram valores de I e

Id superiores a um, na maioria das avaliações, ou seja, indicando distribuição

agregada (Tabela 8).

De acordo com os resultados obtidos para o coeficiente de Green (Cx) observou-se, valores positivos e superiores a zero, na maioria das avaliações (Tabela 8), indicando um padrão de distribuição agregado.

No expoente k da distribuição binomial negativa, verificaram-se 27,2% dos valores com k < 2, 27,2% variando entre dois a oito e 27,2% dos valores superiores a oito, ou seja, estes resultados indicam padrão altamente agregado, agregação moderada e distribuição aleatória, respectivamente (Tabela 8).

Nos resultados obtidos, os índices de dispersão indicam uma variação, de moderadamente agregado à aleatória na cultivar BRS Valiosa RR.

De acordo com os resultados na cultivar AS 3730 RR2 PRO, os índices razão variância/média (I) e Morisita (Id) apresentaram em 70,0% das avaliações valores iguais a um, indicando distribuição aleatória para percevejos maiores que 0,5 cm (Tabela 9).

Em relação ao coeficiente de Green (Cx) verificaram-se na maioria das avaliações valores iguais a zero, indicando um padrão de distribuição aleatório (Tabela 9).

No expoente k da distribuição binomial negativa, verificaram-se 20,0% dos valores com (k < 2), 20,0% dos valores entre dois a oito e 30,0% dos valores superiores a oito, ou seja, estes resultados indicaram distribuição altamente agregada, agregação moderada e distribuição aleatória, respectivamente (Tabela 9).

Os resultados dos índices de dispersão na cultivar AS 3730 RR2 PRO, indicaram variação na disposição, de moderadamente agregado à aleatória para percevejos maiores que 0,5 cm de E. heros.

Documentos relacionados