• Nenhum resultado encontrado

A ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO E A ESTRATÉGIA DO SERVIÇO

4 RESULTADOS

4.1 A ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO E A ESTRATÉGIA DO SERVIÇO

Para definir a estratégia do serviço, Cartlidge et al. (2007) ensina que será necessário entender o cliente e suas necessidades, a oportunidade, o espaço do serviço, os fatores críticos de sucesso e a priorização de investimentos para este serviço.

A seguir será apresentado o detalhamento da proposta de contribuição da Arquitetura da Informação para a estratégia do serviço de TI

4.1.1 A proposta de contribuição da Arquitetura da Informação na estratégia do serviço de TI

Na formulação da estratégia do serviço, a arquitetura da informação cumpre o papel de orientar a identificação das necessidades do serviço, a organização das informações relevantes ao serviço e a produção de insumos informacionais adequados à execução desse serviço. Assim, a estratégia do serviço tanto mais terá condições de projetar serviços que melhorem a utilização dos recursos de TI e atendam os objetivos estratégicos da organização, quanto mais se valer do conteúdo e das possibilidades oferecidas pela arquitetura da informação.

A arquitetura da informação também contribui para um melhor Gerenciamento Financeiro do Serviço na medida em que subsidia o entendimento dos custos da adoção do novo serviço com base nos mapas informacionais necessários ao serviço.

A Figura 24 mostra uma visão esquematizada dessa contribuição, conforme detalhamento.

Figura 24 - Proposta de adequação dos Processos da Estratégia de Serviço

Fonte: elaborado pelo autor

A figura ilustra a relação do novo processo Gerenciamento da Arquitetura da Informação com os demais processos da Estratégia de Serviços de TI.

A seguir será feito o detalhamento do processo Gerenciamento da Arquitetura da Informação.

Gerenciamento da Arquitetura da Informação

Para manter a padronização e aderência ao modelo de melhores práticas da ITIL, o processo de Gerenciamento da Arquitetura da Informação, ora proposto, foi descrito da mesma forma que Iqbal e Nieves (2007) descreveram os demais processos da estratégia do serviço no modelo de melhores práticas da ITIL V3, detalhando os objetivos, os principais conceitos, as atividades e os papeis e responsabilidades.

Objetivo do Processo de Gerenciamento da Arquitetura da Informação

O principal objetivo do Gerenciamento da Arquitetura da Informação é estabelecer os espaços informacionais que apóiem a criação da estratégia de um novo serviço. Esses espaços devem ser integrados a outros espaços já existentes e a interdependência entre eles deve ser bem definida .

Conceitos relacionados ao Processo de Gerenciamento da Arquitetura da Informação Espaço informacional de um serviço de TI é um espaço delimitado em seu contexto que disponibiliza conteúdos informacionais de toda natureza, que por sua vez, dão subsídios fundamentais para auxiliar os profissionais envolvidos na criação da estratégia do serviço.

Atividades do Processo de Gerenciamento da Arquitetura da Informação

O processo de gerenciamento da Arquitetura da Informação será executado por meio das seguintes atividades.

Identificar necessidades e requisitos de informação: Identificação das necessidades informacionais para a criação da estratégia de fornecimento do serviço; planejamento das fontes de informação relevantes para a estratégia do serviço.

Classificar, armazenar, tratar e apresentar a informação: Organização das informações relevantes para a criação da estratégia do serviço; criação e disponibilização do espaço informacional.

Papeis do Processo de Gerenciamento da Arquitetura da Informação

O Arquiteto da Informação é responsável por desenvolver as estruturas de informação, com níveis múltiplos de interação que possibilitem os tomadores de decisão escolherem a melhor estratégia de fornecimento do serviço. Do mesmo modo, o Arquiteto da Informação é responsável por criar mapas informacionais que possibilitem e facilitem a análise e utilização das informações necessárias para a criação de serviços de TI.

4.1.2 O resultado do grupo focal sobre a proposta de contribuição da Arquitetura da Informação na estratégia do serviço de TI

A proposta preliminar do pesquisador foi apresentada e detalhada ao grupo focal pelo pesquisador que passou a palavra aos participantes para que pudessem expressar suas opiniões sobre a mesma com base na pergunta 01 (Qual a contribuição da Arquitetura da Informação para a Estratégia do Serviço de TI?) elaborada para iniciar os debates (Apêndice B)

O Quadro 9 apresenta um resumo dos principais pontos discutidos entre os participantes, suas observações e percepções a cerca da proposta.

Quadro 9 - Resumo dos principais pontos discutidos entre os especialistas

Participante Principais pontos

Participante 2 “[...] A Arquitetura da Informação não vem antes nem depois da estratégia do serviço é ela parte dessa estratégia, ou seja, no meu entendimento a proposta está adequada e as atividades propostas atingem esse objetivo [...].”

Participante 3 “[...] Concordo com demais participantes. A Arquitetura da Informação apóia significativamente com a continuidade do negócio, a Arquitetura da Informação contribuirá em alertar o impacto nos demais serviços [...].”

“[...] Ela também se relaciona com o Gerenciamento Financeiro do serviço [...].”

Participante 4 “[...] A interface entre Arquitetura da Informação e a estratégia de serviço é plenamente viável [...].”

“[...] A Arquitetura da Informação separada da estratégia não funciona [...].”

“[...] O modelo apresentado é o ideal para as organizações. Isso aproxima a Arquitetura da Informação do mundo do negócio [...].”

“[...] Concordo que a Arquitetura da Informação tem relacionamento com o Gerenciamento Financeiro do serviço [...].” Participante 7 “[...] O maior relacionamento da arquitetura da informação não é com a estratégia e sim com o Gerenciamento do Portfolio de Serviço, pois a informação em si é um serviço [...].”

“[...] Dentro de um serviço tem informação. A arquitetura da informação é pensar a forma como você vai disponibilizar essa informação para o serviço [...].”

“[...] A arquitetura da informação provavelmente está em paralelo com o Gerenciamento de Portfolio de Serviço [...].”

Participante 8 “[...] Concordo que a arquitetura da informação contribui na elaboração da estratégia. Também concordo que ela apóia o Gerenciamento de Portfolio [...].”

O Quadro 9 sintetiza as percepções dos participantes do grupo focal sobre a contribuição da arquitetura da informação na estratégia de serviço de TI.

4.2 A ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO E O DESENHO DO SERVIÇO