• Nenhum resultado encontrado

A Biblioteca da Universidade do Algarve – Campus da Penha

Capitulo II – A entidade acolhedora do estágio curricular

2.3 A Biblioteca da Universidade do Algarve – Campus da Penha

A partir deste ponto do trabalho, passo a debruçar-me sobre as características e especificidades da Biblioteca da UALG-Campus da Penha e as atividades aí desenvolvidas visto o meu estágio ter decorrido nesta unidade documental.

9 Endereço: http://www.ualg.pt/home/pt/content/bibliotecas-1 10 Endereço: http://www.ualg.pt/home/pt/agenda

37 2.3.1 Historial da Biblioteca da UALG - Campus da Penha

A Biblioteca da UALG - Campus da Penha, adiante designada apenas por Biblioteca da Penha, foi inaugurada em julho de 2009, abrindo ao público a 1 de outubro de 2009, e está instalada no edifício poente do Complexo Pedagógico (Anexo 2). Foi criada a partir da fusão das três bibliotecas existentes nas escolas superiores da Penha: Biblioteca da Escola Superior de Educação e Comunicação, Biblioteca da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo e Biblioteca do Instituto Superior de Engenharia, com o objetivo de disponibilizar melhores instalações, novos serviços e otimizar recursos. Recebeu os fundos documentais das Bibliotecas acima mencionadas, os quais se encontram, na sua maioria, em livre acesso.

A Biblioteca da Penha é um edifício construído de raiz, bem localizado no campus, que harmoniza eficiência com comodidade, constatando-se quer na conceção arquitetónica, quer nos métodos de organização e disponibilização de serviços, centrados nas necessidades do utilizador.

2.3.2 Espaço físico

A Biblioteca da Penha compreende 2 pisos e tem duas salas de leitura com um total de 1600m2. No piso 1 a sala dispõe de 57 lugares sentados e de 23 nos gabinetes. No piso 2 existem 51 lugares na sala e 34 nos gabinetes. Dispõe ainda de uma sala de formação e de uma sala de computadores.

É uma unidade documental que se carateriza por salas amplas, que permitem uma boa distribuição do fundo documental e de mesas de estudo, facultando, ao mesmo tempo, uma boa circulação quer dos utilizadores, quer do pessoal técnico. Possui iluminação adequada, natural e artificial, e ar condicionado. Relativamente ao mobiliário, procedeu-se ao reaproveitamento de algum mobiliário proveniente das bibliotecas extintas, tendo sido completado posteriormente com a aquisição de novo material, pelo que se pode considerar funcional.

O utilizador encontra sinalização adequada que identifica e orienta para os distintos espaços e modo de organização da Biblioteca e do fundo documental.

A Biblioteca da Penha dispõe de cobertura wireless, com acesso à rede da UALG e à internet em todos os seus espaços.

38

Em suma, em termos físicos, esta unidade documental oferece aos seus utilizadores um ambiente agradável e as condições necessárias ao estudo e à pesquisa, convidando à sua frequência e permanência.

2.3.3 Equipa: composição e funções

A equipa da Biblioteca da Penha é constituída por treze elementos, na sua maioria com formação em biblioteconomia: três técnicas superiores, das quais duas com mestrado em biblioteconomia e uma com pós-graduação na mesma área de especialização; nove Assistentes Técnicos, dos quais sete com formação BAD (Biblioteca, Arquivo e Documentação) e um Assistente Operacional.

O pessoal técnico superior desempenha as funções inerentes às respetivas áreas funcionais pelas quais são responsáveis, tal como consta no artigo 6.º do Regulamento Orgânico da Biblioteca. Cabem aos Assistentes Técnicos as tarefas de atendimento e apoio ao utilizador nas salas de leitura, das quais fazem parte o empréstimo domiciliário e devolução de documentos, a arrumação das coleções nas salas e depósito, o empréstimo interbibliotecas e as tarefas de tratamento técnico, tais como: o registo, a etiquetagem, a magnetização e a catalogação, bem como outras ações necessárias ao bom funcionamento do serviço.

2.3.4 Fundo documental

A Biblioteca da Penha possui um fundo documental diversificado, que abrange todas as áreas do conhecimento (Anexo 3), com especial ênfase para a educação, a gestão, o turismo e as engenharias, visto serem estas as principais áreas dos cursos ministrados no Campus onde se insere a unidade documental.

Composição do fundo documental

 Monografias - cerca de 80 mil;

 Publicações periódicas – cerca de 500;  Documentos cartográficos – 200;  Normas técnicas – 2300;

39

 Registos audiovisuais e multimédia (CD, CD-ROM, DVD, VHS) - cerca de 2180.

Coleções especiais

 Legado do antigo Magistério Primário de Faro;  Centro de Apoio da Faculdade de Letras de Lisboa;  Universidade Aberta;

 Fundo bibliográfico da professora Margarida Ramires Fernandes.

Quadro 2.2 – Áreas Temáticas da Biblioteca da Penha

2.3.5 Serviço de informática

No piso 1 existe uma sala de informática equipada com dez computadores para consulta e pesquisas na internet, de caráter formativo ou informativo, e para a realização de trabalhos nos programas office e do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), destinada apenas à comunidade académica. O utilizador dispõe ainda, na sala de leitura do 1º piso, de dois computadores e na sala do 2º piso de um computador, destinados à consulta do catálogo bibliográfico da Biblioteca e de outras bases de dados de acesso livre e acesso restrito. A Biblioteca da Penha disponibiliza igualmente um computador portátil aos alunos, gratuitamente, para utilização no interior da Biblioteca. As condições de empréstimo constam em regulamento próprio.

ÁREAS TEMÁTICAS

Arte Educação História Normalização

Biologia Engenharia alimentar Hotelaria Psicologia Ciências da

comunicação Engenharia civil Informática Química Ciências da natureza Engenharia elétrica e eletrónica Línguas Humanos Recursos

Contabilidade Engenharia mecânica Literatura Secretariado

Design Física Matemática Sociologia

40 2.3.6 Salas para trabalhos de grupo

As salas para trabalhos de grupo existentes na Biblioteca da Penha destinam-se a atividades de estudo e investigação e podem ser utilizadas por todos os membros da comunidade da UALG. A sua utilização pode ser feita sem marcação prévia e devem ser ocupadas por um mínimo de duas pessoas. Para a realização do estudo individual o utilizador deve optar pela utilização das salas de leitura.

2.4 Desenvolvimento do estágio na Biblioteca do Campus da Penha

Documentos relacionados