• Nenhum resultado encontrado

A catação de formigas

No documento EVELYN DENISSE FELIX DE OLIVEIRA (páginas 143-146)

3 O BRINQUEDO COMO UMA RAIZ CULTURAL

8.3 DESCRIÇÃO DAS BRINCADEIRAS

8.3.1 A catação de formigas

As crianças sapateavam para que as formigas saíssem debaixo das folhas e elas pudessem pegá-las. As formigas, entretanto, possuem na parte frontal da cabeça um ferrão, que segundo as crianças produz uma picada bem dolorida e isto fazia com que as crianças não parassem de pular até mesmo enquanto as catavam. Tudo isto acontecia por meio de uma brincadeira alegre e, espontaneamente, bem organizada: as crianças pequenas presentes ajudavam a sapatear para que as formigas saíssem de seus formigueiros, mas na hora de catar, elas eram colocadas nas costas dos maiores para não serem picadas. Em meio a esta “festa de formigas” uma menina se afasta e após alguns minutos, volta para a brincadeira com uma espécie de botas improvisadas, feitas de saco plástico, que a cobria até a altura dos joelhos. A partir de então as crianças sapateavam paras as formigas saírem e a menina com muita agilidade as catava rapidamente. Enquanto isto, outras crianças continuavam a brincadeira, e pediam ajuda para as crianças menores na hora de sapatear. Na hora de catar, os maiores colocavam os pequenos nas costas e se abaixavam, ainda batendo os pés, para catar as formigas. No final da brincadeira a menina que estava com as botas improvisadas espontaneamente divide com as outras crianças o grande número de formigas que catou, inclusive com as crianças pequenas, de maneira que todos ficassem com aproximadamente a mesma quantidade de formigas. Após a brincadeira das formigas me perguntam se podíamos brincar à tarde. Respondo que sim. E eles sugerem que a brincadeira seja no gramado.

QUADROS C1 - DIVISÃO DO TEXTO EM PARAGRÁFOS

As crianças sapateavam para que as formigas saíssem debaixo das folhas e elas pudessem pegá-las.

segundo as crianças produz uma picada bem dolorida e isto fazia com que as crianças não parassem de pular até mesmo enquanto as catavam.

Tudo isto acontecia por meio de uma brincadeira alegre e, espontaneamente, bem organizada: as crianças pequenas presentes ajudavam a sapatear para que as formigas saíssem de seus formigueiros, mas na hora de catar, elas eram colocadas nas costas dos maiores para não serem picadas.

Em meio a esta “festa de formigas” uma menina se afasta e após alguns minutos, volta para a brincadeira com uma espécie de botas improvisadas, feitas de saco plástico, que a cobria até a altura dos joelhos.

A partir de então as crianças sapateavam para as formigas saírem e a menina com muita agilidade as catava rapidamente.

Enquanto isto, outras crianças continuavam a brincadeira e pediam ajuda para as crianças menores na hora de sapatear.

Na hora de catar, os maiores colocavam os pequenos nas costas e se abaixavam, ainda batendo os pés, para catar as formigas.

No final da brincadeira a menina que estava com as botas improvisadas espontaneamente divide com as outras crianças o grande número de formigas que catou, inclusive com as crianças pequenas, de maneira de que todos ficassem com aproximadamente a mesma quantidade de formigas.

QUADROS C1 - TRANSFORMAÇÃO EM LINGUAGEM PSICOLÓGICA

As crianças sapateavam para que as formigas saíssem debaixo das folhas e elas pudessem pegá-las.

As crianças sapateavam juntas nas folhas para que as formigas saíssem

As formigas, entretanto, possuem na parte frontal da cabeça um ferrão, que segundo as crianças produz uma picada bem dolorida e isto fazia com que as crianças não parassem de

pular até mesmo enquanto as

catavam.

As formigas possuem ferrões e picadas doloridas. As crianças sapateiam o tempo todo enquanto catam as formigas

Tudo isto acontecia por meio de uma brincadeira alegre e bem organizada: as crianças pequenas presentes ajudavam a sapatear para que as

formigas saíssem de seus

formigueiros, mas na hora de catar, elas eram colocadas nas costas dos

A brincadeira mostrou - se alegre e espontânea. As crianças maiores contavam com o auxilio das menores, encarregadas de sapatear sobre as folhas. Na hora de catar as formigas as crianças menores eram erguidas do chão para não serem picadas.

145

maiores para não serem picadas. Em meio a esta “festa de formigas” uma menina se afasta e após alguns minutos, volta para a brincadeira com uma espécie de botas improvisadas, feitas de saco plástico, que a cobria até a altura dos joelhos.

Uma menina se protege das formigas com sacos plásticos dos pés aos joelhos

A partir de então as crianças sapateavam paras as formigas saírem e a menina com muita agilidade catava rapidamente as formigas.

As crianças sapateiam e a menina

protegida com o plástico cata as formigas

Enquanto isto, outras crianças

continuavam a brincadeira, e pediam ajuda para as crianças menores na hora de sapatear.

A interação entre as crianças menores e maiores continua.

Na hora de catar, os maiores colocavam os pequenos nas costas e se abaixavam, ainda batendo os pés, para catar as formigas.

Para catar as formigas as crianças menores eram erguidas do chão

No final da brincadeira a menina que estava com as botas improvisadas espontaneamente divide com as outras crianças o grande número de formigas que catou, inclusive com as crianças pequenas, de maneira de

que todos ficassem com

aproximadamente a mesma

quantidade de formigas.

A menina que estava protegida dividiu as formigas igualmente com as outras crianças.

QUADROS C1 - UNIDADE DE SIGNIFICADO

As crianças sapateavam juntas nas folhas para que as formigas saíssem debaixo. As formigas possuem ferrões e picadas doloridas. As crianças maiores catavam as formigas com o auxilio das menores que ajudavam sapateando sobre as folhas para que as formigas saíssem do formigueiro. Na hora de catar as formigas as

crianças menores eram erguidas do chão. Uma menina se protege das formigas com sacos plásticos dos pés até os joelhos. As crianças sapateiam e a menina protegida cata as formigas. No final da brincadeira a menina que estava protegida dividiu as formigas igualmente com todas as outras crianças.

QUADROS C1 - SÍNTESE DA UNIDADE DE SIGNIFICADO Predominância das brincadeiras norteadas pela reciprocidade.

No documento EVELYN DENISSE FELIX DE OLIVEIRA (páginas 143-146)

Documentos relacionados