• Nenhum resultado encontrado

A constituição do corpus da pesquisa

No documento Download/Open (páginas 30-36)

Para conhecer a produção acadêmica relacionada ao uso de tecnologias no ensino da área das Ciências da Natureza, foi realizado um estudo de artigos publicados em revistas acadêmicas consideradas relevantes para a pesquisa na referida área, conforme indicação de Teixeira e Megid Neto (2006) e Nardi (2014). De acordo com este referencial, algumas revistas têm relevância na constituição histórica da área de pesquisa em ensino de Ciências da Natureza ao agregar publicações de pesquisas oriundas dos trabalhos de pós-graduação de

suas áreas constituintes, assim como de eventos que almejam socializar seus resultados e promover discussões sobre a área.

Nardi (2014) apresenta uma retomada histórica da institucionalização da pós- graduação na área de ensino de Ciências, desde a década de 1940, a partir de uma extensa revisão da literatura e de entrevistas com pesquisadores da área. Segundo o autor, essa organização institucional representou um avanço na consolidação da pesquisa ao proporcionar ações como a formação de grupos de pesquisa, organização de eventos e de periódicos, a princípio destinados apenas a publicar os trabalhos provenientes dos programas de mestrado e doutorado. Entre os periódicos de destaque no Brasil, o autor indica: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC), Ciência & Ensino, Ciência & Educação, Investigações em Ensino de Ciências e Ensaio.

Teixeira e Megid Neto (2006), ao apresentarem um breve histórico da pesquisa em Educação no Brasil, destacam o desenvolvimento da pesquisa sobre o ensino de Ciências a nível de pós-graduação. Com o surgimento de programas com a temática a partir da década de 1950, a área tem se constituído e publicizado suas pesquisas em eventos e revistas especializadas, entre as quais os autores indicam: Ciência & Educação, Investigações em Ensino de Ciências e Ensaio.

Delizoicov (2004) e Slongo (2004) também enfatizam as contribuições dos periódicos para a consolidação da área de pesquisa em ensino de Ciências, assim como para a socialização dos dados obtidos, o que demonstra uma crescente organização da comunidade científica. Estes autores destacam, como importantes a partir da década de 1990, as revistas: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Ciência & Educação, Investigações em Ensino de Ciências e Ensaio.

Ao consultar os sítios eletrônicos das revistas citadas, foi possível confirmar o seu vínculo aos programas de pós-graduação9. Além disso, verificou-se que essas revistas apresentam um escopo semelhante, propondo-se a realizar publicações com variados temas de pesquisa relacionados ao ensino de Ciências da Natureza, assim como contribuir para a divulgação do conhecimento científico da área.

A revista Ciência e Educação é financiada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio

9 As informações sobre as revistas pesquisadas, assim como seus acervos, estão disponíveis nos respectivos endereços eletrônicos: 1) Ciência e Educação em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1516- 7313&lng=pt&nrm=iso; 2) Ciência e Ensino em http://200.133.218.118:3535/ojs/index.php/cienciaeensino; 3) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências em https://seer.ufmg.br/index.php/ensaio; 4) Investigações em Ensino de Ciências em https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/index; 5) Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências em https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec. Acesso em: 17/07/19.

de Mesquita Filho” (UNESP), Campus Bauru. Ciência e Ensino é uma revista que foi publicada inicialmente pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência & Ensino (GEPCE), vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mas hoje conta com uma parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Piracicaba (IFSP-PRC) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no desenvolvimento de suas atividades.

No endereço eletrônico da revista Investigações em Ensino de Ciências não há menção de vínculo com programa de pós-graduação. Porém a sua equipe editorial brasileira é composta por professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) vinculados a programas de pós-graduação desta instituição. A revista Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências é uma publicação do Centro de Ensino de Ciências e Matemática (CECIMIG), um órgão de pesquisa e extensão no ensino de Ciências da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e do Programa de Pós- Graduação em Educação da UFMG. A RBPEC é uma revista vinculada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC).

Em que pese os trabalhos de referência para a seleção do corpus que também mencionam revistas cujo foco está em uma das áreas específicas dentro das Ciências da Natureza, a exemplo do Caderno Brasileiro de Ensino de Física e Química Nova na Escola (TEIXEIRA e MEGID NETO, 2006; NARDI, 2014), a presente pesquisa almeja compreender a área em si. Para isso, foram selecionadas cinco revistas brasileiras que tratam do ensino das Ciências da Natureza em geral, das quais totalizaram 120 artigos analisados (Tabela 1).

Os artigos foram selecionados do acervo disponível no sítio eletrônico das respectivas revistas por meio da leitura de todos os títulos disponíveis e, em caso de dúvida, sobre a temática apresentada nos resumos. A maioria das revistas disponibiliza em seu acervo publicações desde a década de 1990 e, como não houve delimitação prévia de período, constam no corpus todos os trabalhos encontrados sobre a temática disponibilizados até janeiro de 2018, quando foi realizada a última consulta. Portanto, o ano de início da análise é um dado emergente dos dados da pesquisa.

Na leitura para a seleção do corpus não se delimitou descritores a priori. Procurou-se nos títulos e, quando necessário, nos resumos, termos que indicassem alguma relação com o objeto de estudo desta tese. Entre esses termos tem-se, por exemplo: tecnologia, tecnologias

da informação e comunicação, informática, computador, hipermídia, alfabetização científica e tecnológica, entre outros.10

Tabela 1. Distribuição do corpus da pesquisa.

Revista Qualis Educação*11 Qualis Ensino* Ano de início do acervo Início da análise Ano final Artigos Ciência e Educação A1 A1 1998 2001 2017 39 Ciência e Ensino B2 B1 1996 1998 201512 25 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências A2 A1 1999 2001 2015 17 Investigações em Ensino de Ciências A2 A2 1996 1996 2016 15 Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) A2 A2 2001 2001 2017 24 Total: 120

Fonte: Elaborada pela autora.

Esse recorte da produção acadêmica compreendeu um período de publicações entre 1996 e 2017. É possível perceber que o ano de início da análise coincide com o primeiro ano disponível no acervo das revistas Ciência e Ensino e Investigações em Ensino de Ciências, enquanto o último ano contempla exemplares disponíveis das revistas Ciência e Educação e RBPEC.

Os 120 artigos selecionados (APÊNDICE A) constituem uma amostra de aproximadamente 5,6% do total de artigos presente nos acervos das revistas (Tabela 2). Esse fato indica que a produção sobre o uso de tecnologias no ensino das Ciências da Natureza apresenta pequena inserção como objeto de estudo. Ainda assim, há de se analisar e discutir a forma de tratamento do tema nas pesquisas como uma forma de compreender sua emergência e constituição.

10 O local de busca direta por palavras nos sítios eletrônicos de algumas revistas não estava funcionando adequadamente. Ao colocar palavras-chave como “tecnologia” e “ciência”, por exemplo, não retornava resultados. Sendo assim, foi realizado em todas as revistas pesquisadas o acesso a cada número publicado e realizada a seleção conforme explicitado.

11 *As revistas foram classificadas nas áreas de Educação e Ensino conforme a Classificação de Periódicos do Quadriênio 2013-2016 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Superior (CAPES), disponível em: https://sucupira.capes.gov.br Acesso em: 31/01/19.

Tabela 2. Comparação quantitativa entre o acervo das revistas e o corpus da pesquisa. Revista Total do acervo Seleção para o corpus Percentual do corpus Ciência e Educação 762 39 5,12 Ciência e Ensino 110 25 22,73

Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências 387 17 4,39

Investigações em Ensino de Ciências 449 15 3,34

Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em

Ciências (RBPEC) 436 24 5,5

Total: 2144 120 5,6

Fonte: Elaborada pela autora.

A produção acadêmica escolhida para a presente pesquisa é parte de um cenário amplo de pesquisas e produção de conhecimento, fruto de uma construção social e histórica, marcada por contradições e influência de interesses políticos e econômicos. É parte de uma totalidade que, para ser conhecida, não basta apenas que sejam reunidos os fatos em seu conjunto, mas que eles componham uma totalidade que pode vir a ser racionalmente compreendida de maneira a se alcançar a concreticidade. Sendo a realidade uma totalidade concreta, o estudo das partes isoladamente não leva a um avanço no conhecimento (KOSIK, 1976).

A totalidade é fruto de um exercício do pensamento que, através de sucessivas aproximações, reconstitui a realidade concreta. Em um primeiro movimento de aproximação da totalidade, a compreensão do objeto de estudo, para além do imediatismo da forma aparente, baseou-se na análise dos dados do corpus fundamentada no que foi aqui denominado de concepções acerca dos temas educação, ciência e tecnologia (Quadro 1). A caracterização deste corpus em dados gerais e dados da pesquisa posiciona a temática pesquisada no panorama da pesquisa em ensino de Ciências no Brasil.

A identificação da concepção adotada acerca dos temas educação, ciência e tecnologia foi importante para a compreensão do objeto de pesquisa, visto que para compreender a relação entre as partes é necessário conhecê-las. Ainda que a ficha de análise tenha sido elaborada antes da coleta de dados, o critério de seleção do corpus foi somente a temática uso de tecnologias no ensino de Ciências, sendo que os fundamentos das referidas concepções teóricas foram delimitados no decorrer da análise.

Quadro 1. Ficha de análise utilizada na sistematização dos dados do corpus da pesquisa.

Categoria Classificação

Dados Gerais Título

Ano

Volume/número

Autores

Instituição

Palavras-chave

Dados da pesquisa Tema (linha de pesquisa)

Tipo

Nível e modalidade de ensino

Sujeitos

Concepção Educação

Ciência

Tecnologia

Autores citados para a concepção

Educação/ensino

Ciência

Tecnologia Fonte: Elaborado pela autora.

Quanto às concepções teóricas indicadas para a análise, cada uma tem um referencial teórico específico que é discutido mais adiante neste capítulo, conforme sistematização apresentada no quadro 2.

Quadro 2. Concepções teóricas pesquisadas e suas categorias de análise.

Educação Não crítica

Crítica

Crítico-reprodutivista

Pós-moderna

Ciência Lógica formal

Lógica dialética

Tecnologia Tecnocêntrica determinista

Tecnocêntrica instrumental

Tecnocêntrica determinista e instrumental

Dialética

Fonte: Elaborado pela autora.

As concepções acima listadas e usadas como referência nesta pesquisa são um ponto de partida na busca da compreensão das temáticas em questão: educação, ciência e tecnologia, tanto em suas particularidades como nas relações que entre elas se configuram. Sabe-se que elas não conseguem apreender a totalidade das concepções, porém dão-nos elementos para analisar a produção acadêmica, tomada aqui como um singular (concreto), e avançar na busca do concreto pensado.

No documento Download/Open (páginas 30-36)