• Nenhum resultado encontrado

A criação do CEET Vasco Coutinho, a estrutura normativa da implantação do

No documento SOLANGE MARIA BATISTA DE SOUZA (páginas 46-49)

1 O PROJETO DE PESQUISA DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR E A SUA

1.3 CENÁRIO DA PESQUISA: DA INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CEET VASCO

1.3.1 A criação do CEET Vasco Coutinho, a estrutura normativa da implantação do

Em busca de suprir o “vácuo” formativo gerado, por um lado, pela expansão da população de 15 a 18 anos nos diversos territórios do Estado do Espírito Santo e, por outro, pela expansão econômica registrada nos diversos Arranjos Produtivos Locais (APLs) existentes em terras capixabas, é que se propõe a retomada da Educação Profissional na Rede Estadual, especificamente, com a criação do CEET (LIMA, 2010).

O novo contexto político nacional e estadual, juntamente com as intensas discussões sobre as questões relativas à Educação Profissional e a sua relação com o mundo do trabalho, pressionaram o Governo, em nível nacional, para uma alteração nas disposições legais. Assim, a promulgação do Decreto nº 5.154/04, que regulamenta os artigos da LDB referentes à relação do Ensino Médio com a Educação Profissional Técnica, tem contribuído para que o aluno possa cursar/concluir, de forma integrada, o Ensino Médio e o Ensino Técnico, respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais.

Depois de muitos anos de esvaziamento, o Ensino Médio, na sua vertente profissional, ganhou novos horizontes. Assim, o período de 1998 a 2005, foi marcado por uma ausência da Educação Profissional em nível estadual, por meio da Portaria nº 502, de 03/12/98, que proibiu a matrícula de novos alunos no chamado ensino profissionalizante, no âmbito da Rede Estadual de Ensino. Nesse sentido, houve um processo rápido e progressivo de corrosão dessa modalidade de educação, no Estado do Espírito Santo. No entanto, com a promulgação do Decreto nº 5.154/04, e os esforços do Governo do Estado do Espírito Santo de retomar o projeto dos CEETs renovaram-se as esperanças quanto à oferta do ensino profissionalizante. Essa possibilidade cria nova perspectiva, bem diferente da Lei 5.692/71, que é a articulação orgânica entre educação geral, educação técnica e educação tecnológica.

Nesse cenário, as oportunidades em forma de vagas para a Educação Profissional no Estado do Espírito Santo aumentaram à medida que os anos foram passando. Conforme Lima:

Em 2007, o Estado já contava com 10.102 alunos matriculados em cursos nas áreas de Gestão, Agropecuária, Turismo, Informática, Saúde, Meio Ambiente, Comércio, Comunicação, Secretariado Escolar, Mineração e Construção Civil. Esses números são considerados como insuficientes para dar conta dessa nova etapa da economia capixaba, e a Educação Profissional passou a ser vista como política pública

prioritária para uma viabilidade social do crescimento da economia capixaba (LIMA, 2010, p. 10).

A Educação Profissional tornou-se uma diretriz governamental, figurando entre os vinte e três projetos prioritários do Governo do Estado para o período 2007-2010 e compondo, no Plano Estratégico denominado “Nova Escola”, um dos projetos estruturantes do Governo Estadual para atender a uma demanda reprimida de Educação Profissional, considerando o período de 1998 a 2005, quando o Sistema Estadual de Educação do Espírito Santo deixou de ofertar Educação Profissional Técnica de Nível Médio (LIMA, 2010).

Nesse sentido, no âmbito da SEDU, isso se torna uma realidade, com a criação do CEET Vasco Coutinho, em outubro de 2005, pelo Sistema Estadual de Educação, por meio da portaria nº 151-R, com a perspectiva de oferecer ao jovem e ao adulto oriundos, preferencialmente, do Ensino Médio da Rede Pública a formação profissional em nível técnico na forma concomitante ou subsequente, como possibilidade de garantir-lhes melhores condições de inserção no mundo do trabalho (ESPÍRITO SANTO, 2005).

A justificativa de realizar a pesquisa nesse Centro Técnico se dá em decorrência de ele ser o único Centro Técnico Estadual localizado na Grande Vitória, que oferta somente Educação Profissional de nível médio na forma concomitante e subsequente, com uma relevante contribuição na formação de profissionais qualificados nos quatro Eixos Tecnológicos que somam os onze Cursos Técnicos ofertados, atualmente, para a sociedade capixaba.

O CEET Vasco Coutinho está localizado no centro do município de Vila Velha, no Estado do Espírito Santo, e atende a uma clientela formada por alunos da Grande Vitória e de outros municípios do interior, formando profissionais qualificados e cumprindo com o compromisso do poder público de garantir ao cidadão o direito ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social. Em um primeiro momento, a escola ofertou os cursos: Técnico em Gestão Empresarial, Técnico em Informática, Técnico em Turismo, Técnico em Vídeo, Técnico em Áudio e Técnico em Confecção e Modelagem, atendendo a uma demanda levantada pelos Arranjos Produtivos Locais.

O CEET Vasco Coutinho oferta, a cada semestre, oportunidade de ingresso para novos cursos. A quantidade de vagas é definida considerando os equipamentos e as dimensões dos ambientes físicos, com preocupação maior na qualidade do ensino. As áreas de atuação do CEET Vasco Coutinho pretendem atender às demandas de formação profissional em nível médio na forma concomitante ou subsequente e contribuir para o desenvolvimento econômico-social do município, ao intensificar a formação de trabalhadores que sejam capazes de dar conta das necessidades do mercado contemporâneo, ao oferecer à sociedade capixaba um profissional qualificado, tanto em nível operacional quanto humanístico.

Nesse contexto, o Plano Estratégico Estadual do Estado do Espírito Santo de 2011-2014, do Governo José Renato Casagrande, além dos investimentos na Educação Básica, prevê investimentos para a Educação Profissional, tendo como interesse ampliar a Rede Estadual dos Centros de Educação Profissional e dos Centros Vocacionais Tecnológicos. Sendo assim, tinha, também, como meta a entrega de 10 Centros de Educação Profissional e/ou Centros Vocacionais Tecnológicos, sendo que, desses, somente dois foram concluídos e estarão em funcionamento em julho de 2015, passando, assim, para quatro Centros Técnicos Estaduais no Estado do Espírito Santo (ESPÍRITO SANTO/PLANO ESTRATÉGICO ESTADUAL DO GOVERNO, 2011- 2014).

1.3.2 A transferência dos CEETs da Secretaria da Educação para a Secretaria de

No documento SOLANGE MARIA BATISTA DE SOUZA (páginas 46-49)