• Nenhum resultado encontrado

Fonte: ALGARVE (2018). Adaptado.

O estado de Mato Grosso passou por inúmeros processos de ocupação humana, desde a migração dos indígenas guaranis - originários da porção superior da América do Sul - até a chegada dos descendentes dos povos gaúchos. A criação do estado do Mato Grosso ainda no período colonial português passou pela chegada de pessoas luso-descendentes. Durante o período colonial, o interior do Brasil vivenciou as expedições dos Bandeirantes em busca de pedras preciosas, ouro e

também de índios que serviriam de escravos. A migração mais recente é dos agricultores sulistas a partir da década de 1980.

Tanto o estado de Mato Grosso quanto o estado de Mato Grosso do Sul vivenciaram ocupações de migrantes em busca de uma nova economia familiar. Com a expansão agrícola desses dois estados a produção agropecuária cresceu fortemente a partir da década de 1980. Por ser um estado da federação recém- criado, o Mato Grosso do Sul teve um crescimento populacional em franca expansão, além do surgimento de novos municípios. À época da criação o estado possuía 55 municípios. Atualmente existem 79 municípios.

O surgimento do Mato Grosso do Sul se dá com a lei federal promulgada no dia 11 de outubro de 1977. Essa lei define a partir de primeiro de janeiro de 1979 a divisão territorial do estado de Mato Grosso e se efetiva um novo desenho do Brasil que dá origem ao estado de Mato Grosso do Sul.

A instalação de Mato Grosso do Sul, em 1979, fazia parte de um planejamento do Governo Militar – uma das estratégias para interiorizar o desenvolvimento nacional, reduzindo os chamados “vazios demográficos”4 com a criação de novos pólos de produção agrícola e agroindustrial. Por ser uma nova unidade territorial, o estado de Mato Grosso do Sul enfrentou dificuldades iniciais no tocante à infraestrutura, investimentos e readequações políticas.

3.2 Aspectos Socioeconômicos de Mato Grosso do Sul

O estado de Mato Grosso do Sul consolidou-se economicamente por possuir uma agricultura de alta produtividade e com grande participação na produção agrícola do Centro-Oeste brasileiro – o estado tem uma participação de destaque como um dos maiores estados produtores mundiais de grãos – conforme demonstrado a seguir neste capítulo. No setor agropecuário e na agroindústria, com

4 Em determinadas áreas com baixo adensamento populacional do território brasileiro o planejamento do governo militar as considerava como “vazios demográficos”, sem levar em consideração a presença indígena.

a modernização e incorporação tecnológica na pecuária, com o aumento substancial no ganho de produtividade por área de produção e o aumento expressivo na produção de grãos, fez com que a economia do Mato Grosso do Sul se tornasse embasada no agronegócio.

O estado modernizou o setor primário – tornando-se um grande produtor de matéria-prima e melhorando a sua produtividade – e desde a sua criação vem recebendo agroindústrias e outros tipos de indústria – como o setor de siderurgia. A evolução do campo possibilitou uma melhor renda para os produtores rurais sul- mato-grossense, consequentemente gerando oportunidades de emprego e melhoria da arrecadação de impostos.

O estado de Mato Grosso do Sul, além de contar com um potencial de recursos naturais e de uma infraestrutura razoável de malha rodoviária para escoamento das safras ligadas ao setor produtivo agrícola, está geograficamente situado em uma posição estratégica entre mercados potenciais como o MERCOSUL5 e grandes centros consumidores brasileiros.

Além de ser moderno no tocante ao setor primário de produção – em relação às cadeias produtivas da carne, soja, leite, madeira, cana-de-açúcar, milho, algodão entre outras – o setor agroindustrial sul-mato-grossense foi no ano de 2016 no Brasil o estado que mais gerou proporcionalmente novos postos de trabalho.

De acordo com o Cadastro de Empregados e Desempregados – CAGED – o Mato Grosso do Sul liderou a geração de empregos no mês de outubro de 2016 no Brasil. Cabe ressaltar que no mês de outubro de 2016 o setor industrial brasileiro registrou uma queda significativa do número de postos de trabalho em virtude de mudança brusca no cenário político nacional6

Localizado ao sul da região Centro-Oeste - conforme o Mapa 8 – Mato Grosso do Sul possui 79 municípios e caracteriza-se por ter uma economia embasada na atividade agropastoril.

5 O MERCOSUL é uma organização internacional criada em 1991, constituída pelos países Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai; serve para adoção de políticas de integração econômica e aduaneira entre esses países, tendo como associados Chile e Bolívia.

6 No ano de 2016 houve um período recessivo economicamente logo após a destituição da presidente Dilma Roussef após um processo de impeachment – lei 1.079/50

O estado de Mato Grosso do Sul faz divisa com os estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná - esta proximidade beneficia a logística de distribuição de produtos do agronegócio. O estado também possui área fronteiriça com os países do Paraguai e da Bolívia - conforme Mapa 9. Atualmente existe um acordo entre o Brasil e o Paraguai para a construção de uma ponte sobre o Rio Paraguai a fim de interligar a região Centro-Oeste brasileira ao norte do Paraguai – isto poderá impulsionar um aumento nas exportações dos produtos agropecuários do Mato Grosso do Sul.

Mapa 8 - Mato Grosso do Sul – Divisão Político-Administrativa

Documentos relacionados