• Nenhum resultado encontrado

A deformação em Lavoura Arcaica: um diálogo com a pintura expressionista

6 ANÁLISE DO CORPUS FÍLMICO

6.3 A deformação em Lavoura Arcaica: um diálogo com a pintura expressionista

Lavoura arcaica é uma narrativa baseada no romance homônimo de Raduan Nassar (1989). A obra fílmica nacional, dirigida por Luiz Fernando Carvalho, foi lançada em 2001. A narrativa conta a história de André, um jovem que resolve ir embora da fazenda que morava com sua família, em busca de se libertar dos discursos impositivos do pai, pautados na doutrina cristã, e esquecer a paixão por sua irmã Ana, que tanto o angustia. Pedro, o seu irmão mais velho, a pedido da mãe, vai ao encontro de seu irmão com a incumbência de levá-lo de volta para casa. Em um pequeno quarto de pensão em um vilarejo qualquer, completamente solitário, André é encontrado pelo irmão, que tenta convencê-lo a retornar ao seio da família. Antes de decidir voltar para casa, ele narra a Pedro os motivos de sua fuga, revelando a ele, a relação incestuosa estabelecida com a sua irmã Ana e a sua revolta com a austeridade do pai, com os seus ensinamentos severos, que se opunham à sensibilidade exacerbada da mãe.

A narrativa é em primeira pessoa e não ocorre em ordem cronológica, já que o passado e o presente se fundem a todo momento. É por meio das memórias de André que o espectador conhece sua infância e a adolescência até o momento de sua partida. Quando retorna ao lar, todos se encontram em preparativos para uma festa em homenagem a sua chegada, que acaba se tornando uma tragédia familiar.

O filme inicia-se com uma cena (fig. 24) em que o protagonista André, encontra-se em um chão de um quarto de pensão se masturbando. Ao longe ele escuta barulhos de batidas na porta que vão se intensificando. Por fim, ele se assusta, levanta rapidamente, veste a roupa e vai atender. Quando abre, é o seu irmão Pedro.

Essa sequência não permite ao espectador distinguir, inicialmente, o lugar onde se passa a cena. A fotografia não revela de imediato o que está acontecendo, somente aos poucos novas informações vão permitir que o espectador se situe dentro da narrativa. O mistério da cena é principalmente alcançado por meio da composição estética da fotografia que sugere, ao invés de afirmar, conferindo à cena uma ambiguidade, típica à imagem poética, que causa estranhamento ao espectador, possibilitando a ele atos de criação na busca de uma possível significação.

Essa sequência não é descritiva, as informações não são transmitidas de um modo claro, objetivo, denotativo. O intuito é justamente deixar o espectador em dúvida, para que

a sua imaginação possa atuar completando a criação do artista. A fotografia dessa cena prioriza a expressão em detrimento da descrição, o que dialoga com a pintura expressionista que faz uso de elementos sensoriais, emocionais, expressivos, para manifestar uma visão subjetiva do mundo.

Fig. 24: Fragmentação e deformação da imagem de André, em Lavoura arcaica (CARVALHO, 2001)

A fotografia dessa cena é composta por planos longos. O plano detalhe é o enquadramento predominante, em favor de evidenciar partes do corpo e do rosto de André, como se o fragmentasse. O uso desse procedimento aliado ao desfoque e à iluminação contrastada constrói na tela uma imagem que evidencia uma deformação típica de uma estética de natureza expressionista. Os pedaços do corpo de André parecem metaforizar a agonia de um desejo sexual que ocupa e escraviza seu corpo e do qual não pode livrar. Esse anti-herói foi constituído pela opressão da lei paterna e o sufocamento da ternura

materna, que acabam por produzir nele uma paixão incestuosa por sua própria irmã, como se fosse o fruto de sua revolta pelo seu aprisionamento.

No livro O poder do cinema, Geada (1985:13) destaca alguns dos preceitos expressionistas que estimularam a produção artística do movimento:

Alcançar a essência das coisas, descobrir os seus aspectos invisíveis, revelar a duplicidade, as obsessões ocultas da personalidade, recusar o psicologismo linear, escapar à lógica, às leis da causalidade e à mecânica naturalista, libertar a sensibilidade e os impulsos individuais.

Quanto aos dois últimos quadros dessa sequência, tem-se o seguinte: André desperta de seu transe, pois finalmente escuta as batidas na porta. Em termos fotográficos, há o plano detalhe, que colocam o nariz e o olho (desfocados) de André, em evidência. Este plano é interrompido por um corte (ao mesmo tempo em que se ouve as batidas na porta) para o plano geral, em plongée, de André deitado no chão. Esse ângulo de filmagem, metaforiza a opressão de André, “rebaixando-o ao nível do chão, fazendo dele um objeto preso a um determinismo insuperável, um joguete da fatalidade” (MARTIN, 2003: 41). As batidas na porta, que o fazem acordar de seu “acesso epilético” e voltar ao mundo real, são de seu irmão, representante da lei paterna. Ele veio buscá-lo para levá-lo rumo a um destino trágico no qual já está aprisionado.

Ainda sobre essa sequência (fig. 24), o som do trem atua como um elemento que maximiza a ambiguidade, amplia o dualismo e a abertura da cena. O espectador não vê o trem, apenas escuta o seu barulho. O som se remete à imagem do trem, ao mesmo tempo em que é associado à imagem de André no chão em uma espécie de transe, que ora aparenta ser uma possessão, ora uma convulsão, ora um ato de masturbação. O som do trem aliado a essa fotografia antinaturalista potencializa a expressividade da cena, que se torna a própria expressão do universo interior do personagem. Segundo o próprio diretor do filme, Luiz Fernando Carvalho (2002: 50), ele almejava um som que “pudesse trazer a imagem do trem, a imagem agônica do André, associando-as ao sentido do trágico do que aquele trem poderia sugerir desde já”.

A estética dessa cena emerge da própria estrutura narrativa proposta pelo diretor. Toda a equipe, do fotógrafo ao sonoplasta, desempenha a sua função a partir da história. Entretanto, apesar de partirem de um conceito pré-estabelecido pelo cineasta é a partir da subjetividade, da criação de cada um que os elementos dessa narrativa vão sendo criados.

Nessa sequencia, a contribuição de Walter Carvalho manifesta-se na solução poética que cria em relação a imagem “agônica” do corpo do André.