• Nenhum resultado encontrado

A demanda por atendimento odontológico no curso de Graduação em

No documento leandracoimbradealmeida (páginas 38-43)

1 A DEMANDA POR ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO NAS CLÍNICAS DE

1.2 APRESENTANDO O CASO DE GESTÃO

1.2.2 A demanda por atendimento odontológico no curso de Graduação em

A grade curricular do curso de Graduação em Odontologia conta com uma série de disciplinas práticas nas quais os alunos, orientados pelos professores, realizam tratamentos odontológicos gratuitos à população. O curso utiliza três clínicas para este atendimento, localizadas no primeiro andar do prédio da FO - UFJF, identificadas por cores diferentes das cadeiras odontológicas: clínicas

amarela, azul e verde.

A organização do processo de admissão do paciente fica a cargo dos setores de Acolhimento e Triagem. No setor de Acolhimento, localizado logo na entrada do prédio, o paciente tem o primeiro contato com a faculdade e pode se informar sobre os atendimentos. Este setor recebe os encaminhamentos dos pacientes de diversos municípios. Os encaminhamentos relativos aos atendimentos realizados nas clínicas amarela e azul são posteriormente enviados ao Setor de Triagem. Já os demais encaminhamentos, referentes aos atendimentos realizados na Clínica Verde, são organizados no próprio setor de Acolhimento.

No Setor de Triagem, os encaminhamentos passaram a ser cadastrados, a partir do ano 2008, em uma planilha do Excel no computador do setor. Esta planilha está dividida nas seguintes pastas: Baixa (pacientes sem contato telefônico e aqueles em que não se consegue contato para agendamento de consultas), Alta (pacientes que já finalizaram seu tratamento na FO – UFJF), Dentística II, Dentística III e IV, Dentística V, Prótese Total Removível, Periodontia I e II, Endodontia II, Endodontia III, Clínica de Atenção Secundária I e II, Prótese Parcial Removível, Prótese Parcial Fixa II e Clínica Integrada.

Os pacientes recebem um número sequencial para cadastro, que será anotado no seu prontuário, bem como em todos os seus encaminhamentos, sejam de origem interna ou externa à FO - UFJF, que forem entregues no setor de Triagem. Na planilha, constam os seguintes dados: nome do paciente, seu número sequencial de cadastro e a tramitação de seu tratamento.

Depois de cadastrados, os encaminhamentos são armazenados em caixas de arquivo, na ordem de recebimento, identificados pelo nome da disciplina onde o procedimento indicado no encaminhamento é realizado. Quando o paciente é atendido pela primeira vez, o aluno monta seu prontuário, que posteriormente será arquivado nas caixas de pacientes que receberam alta (no caso de alta) ou será armazenado na caixa referente ao seu próximo tratamento (no caso em que haja necessidade), anexado a um encaminhamento interno para um próximo tratamento dentário. Desta forma, sempre que necessitar de um novo procedimento, o paciente é reinserido na lista de espera, sempre com um encaminhamento sendo anexado ao seu prontuário, até o dia em que receber alta.

Para que seja feito o cadastro do paciente junto ao setor de Triagem é necessário um encaminhamento emitido por uma Unidade do SUS. Sendo assim,

caso o paciente seja atendido no Pronto-atendimento (PA) da Faculdade de Odontologia (serviço que é oferecido para que o paciente esteja em condições de aguardar o atendimento definitivo), é necessário que procure, posteriormente, uma Unidade do SUS para que possa ser encaminhado desta unidade para, então, ser cadastrado no Setor de Triagem.

Em casos em que não consta no encaminhamento qualquer telefone de contato ou quando não se consegue contato para agendamento de consulta, os encaminhamentos são armazenados em caixas de arquivo identificadas como “baixa” e separadas por disciplina. Além disso, seu cadastro na planilha do Excel é transferido para a pasta de “baixa”.

De maneira geral, os encaminhamentos emitidos por Unidades de Saúde do SUS apresentam as seguintes características:

1 - São confeccionados em papel timbrado, indicando que o mesmo é emitido pelo SUS, com o nome do município de origem;

2 - Possuem campos específicos para preenchimento da Unidade de Saúde de origem, nome do paciente, data de nascimento, motivo do encaminhamento, procedimento odontológico a ser realizado, data e assinatura do profissional da saúde.

A figura 2 mostra um exemplo de encaminhamento emitido por Unidades de Saúde do SUS.

Figura 2 - Modelo de Encaminhamento emitido por uma Unidade de Saúde do SUS

Os encaminhamentos de origem interna, conforme observado na figura 3 (abaixo), é confeccionado em papel timbrado da FO - UFJF e apresentam campo para preenchimento das informações:

1 - Nome do paciente; 2 - Clínica de origem; 3 - Clínica de destino;

4- Procedimento odontológico a ser realizado; 5 - Data;

6 - Assinatura do aluno; 7 - Assinatura do professor.

Figura 3 - Modelo de Encaminhamento emitido por uma Clínica da Faculdade de Odontologia da UFJF

As figuras 2 e 3 ilustram como acontece, usualmente, o processo de atendimento do paciente, desde sua consulta em uma unidade de saúde do SUS até sua inserção na fila de espera para tratamento na FO – UFJF, bem como seus posteriores encaminhamentos para tratamento dentro da unidade. O mapeamento da origem do paciente é um importante dado para a gestão da demanda, já que determina a abrangência dos serviços prestados pela faculdade, no entanto, estes dados não são organizados na faculdade.

professores, alunos e funcionários, nem todo paciente é encaminhado por meio de um formulário do SUS e, em alguns casos, somente seu prontuário é utilizado para sua inserção na lista de espera para tratamento no Setor de Triagem. No setor de Acolhimento e no Curso de Especialização em Ortodontia, também são feitas listas de espera por meio de demanda espontânea, isto é, basta o paciente procurar a unidade e cadastrar seus dados para aguardar pelo atendimento para determinado tratamento.

1.2.3 A demanda por atendimento odontológico no curso de Especialização em

No documento leandracoimbradealmeida (páginas 38-43)

Documentos relacionados