• Nenhum resultado encontrado

A EPTV como TV regional em Ribeirão Preto

No documento Download/Open (páginas 63-67)

CAPÍTULO IV – CONHECENDO CAMINHOS DA ROÇA: A DIVULGAÇÃO

1. O Global e o Regional

1.3 A EPTV como TV regional em Ribeirão Preto

A cidade de Ribeirão Preto, com 151 anos completos em 2007, detém um grande número de meios de comunicação entre revistas, rádios, jornais impressos e canais de TV. Ao todo, somam oito as emissoras de televisão atuantes da cidade: EPTV Ribeirão, SBT, TV

Clube, Rede Record, TV THATHI e TV UNAERP.

Como exemplo de TV regional do Estado de São Paulo, a EPTV (Emissoras Pioneiras de Televisão), afiliada da Rede Globo, nos serve de base para esta pesquisa já que tem em sua programação elementos da cultura de cada região em que é exibida, preocupação com acontecimentos e problemas locais. No livro comemorativo dos 20 anos da emissora lê-se que a EPTV deu sentido próprio à televisão regional: informando, divulgando cultura, levando entretenimento e valorizando o talento da terra, atuando para e com a comunidade. A sede da

EPTV, localizada em Campinas, foi inaugurada pelo empresário José Bonifácio Coutinho

Nogueira em 1o de outubro de 1979. Foi na hora do almoço que foi ao ar a primeira notícia da

neste momento a transmissão de seu telejornal. Neste momento também abre suas câmeras para a cidade, para os problemas e interesses legítimos da comunidade” (EPTV, 1998, p. 113). A EPTV Ribeirão nasceu em 12 de novembro do ano seguinte. As instalações desta praça foram construídas no tempo recorde de nove meses. Em algum tempo, a caçula entre as afiliadas da Rede Globo passou a produzir o bloco local para o Globo Esporte, o Globinho (programa dirigido ao público infantil) e a parte local do Jornal Nacional. Em 1983 a EPTV Ribeirão também estreou seu Jornal Regional.

A inauguração da EPTV Campinas, e das demais praças posteriormente, marcou o início de uma nova relação entre os meios de comunicação e o público. As cidades do interior agora assistiam à TV com a cara e as cores regionais. A proposta era aliar a liderança da programação da Rede Globo à força das emissoras regionais, além de apoiar as diversas atividades regionais e disponibilizar uma programação local, ao lado da fornecida pela cabeça de rede, oferecendo oportunidades de crescimento aos anunciantes locais.

Tornou-se evidente, com o decorrer do tempo, a noção de que a TV Regional era uma realidade e, até mesmo, uma necessidade mercadológica. A partir daí, foram realizados novos investimentos, para ampliar a área de cobertura das emissoras, através de postos retransmissores, bem como da inauguração de duas outras emissoras: TV SUL DE MINAS, em Varginha (8.8.1988), e EPTV CENTRAL, em São Carlos (1.07.1989). O crescimento da cobertura das emissoras foi além dos municípios-sede, atendendo as cidades das micro-regiões (EPTV, 2007, online).

O mapa seguinte mostra as regiões onde atuam as quatro emissoras da rede EPTV nos Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Fonte: (EPTV, 2007, online).

No início, as notícias da região de Ribeirão Preto, como as enchentes, entravam no bloco das notícias locais e regionais do Jornal Hoje, da Rede Globo. O esforço de se colocar no ar cenas das enchentes (tragédia que se repetia há anos), por exemplo, parece ter revelado de imediato a proposta para um jornalismo local. Operando no canal 7, em VHF, a EPTV Ribeirão atende 68 municípios, sendo quatro do Sul de Minas (Claraval, Itamogi, Pratápolis e São Tomás de Aquino), totalizando uma população de 2.337.990 milhões de habitantes.

Nossa região tem as dimensões de um país. Nossa equipe conta com 600 profissionais trabalhando dia e noite para levar informação aos 300 municípios de nossa área de cobertura. Nosso jornalismo tem a força e a voz dos interesses comuns a 10 milhões de cidadãos. Credibilidade é nosso maior patrimônio. Contribuir para o desenvolvimento da região é nossa bandeira (EPTV, 2007, online).

O destaque da programação regional é o fato de conseguir estabelecer relações prósperas com o público, mostrar a realidade que está próxima do cidadão. A produção televisiva trabalha, em seu cotidiano, com características e elementos de identificação regionais. E essa regionalização da produção, hoje, é uma questão muito mais de caráter técnico, por três razões principais: o barateamento dos custos de captação e edição de imagens e sons, que permite o acesso aos meios de produção por um número cada vez maior de pessoas; o barateamento nos custos de distribuição do sinal produzido, em particular no envio

de sinais por microondas e no uplink para os satélites de comunicação; e a crescente demanda pelos operadores por uma programação em língua portuguesa, mas, sobretudo diferenciada (HOINEFF, 1996, p. 95).

A tabela a seguir apresenta a programação regional exibida pela EPTV Ribeirão de segunda a sábado. Aos domingos não há apresentação de nenhum programa da afiliada.

Programa Segunda à Sexta Sábado

EPTV Comunidade ---- 8h00 - 8h44

EPTV Notícia4 8h – 8h02 ----

Caminhos da Roça ---- 8h45 -10h00

Jornal Regional 1ª edição 11h45-12h29 12h00 -12h44

EPTV Esporte ---- 12h - 12h14

Terra da Gente ---- 13h45 - 15h00

EPTV Cidade5 10h53 e 17h17 ----

Jornal Regional 2ª edição 8h55-19h15 8h55-19h15

Tabela construída a partir de dados disponibilizados no site http://eptv.globo.com/emissora/ e também por observação da programação na TV.

O próximo quadro mostra a média de audiência das quatro praças da EPTV no horário das 7h às 23h59 em comparação com as demais emissoras:

Campinas Rib. Preto São Carlos Varginha

EPTV 22 26 27 24 SBT 10 14 9 12 Record 2 2 3 3 Bandeirantes 2 2 1 2 Fonte: (BAZI, 2001, p. 66).

4 EPTV Notícia é programa que estreou em dezembro de 2007 com a proposta de prestar serviços à comunidade. Entra logo após o Bom Dia Brasil, às 8h da manhã, tem duração de cerca de dois minutos e é um conjunto de notícias sobre a previsão do tempo para o dia, a localização dos radares móveis pela cidade, além de outros eventos e datas que forem de interesse público. Por exemplo, no dia 07/12/07 entre outras utilidades, transmitiu- se datas dos vestibulares que seriam realizados no próximo domingo (09/12/07) e os endereços das universidades.

5

EPTV Cidade são boletins de notícias com duração aproximada de dois minutos podendo entrar na programação da manhã e da tarde em qualquer horário. O dado que foi inserido nesta tabela foi baseado na programação do dia 28 de novembro de 2007.

A afiliada da Rede Globo lidera audiência sobre as demais emissoras mesmo com poucos espaços para exibir sua própria programação, já que a maior parte da programação deve ser da cabeça de rede. A Rede EPTV ganha espaço e audiência de seu público nas quatro praças onde exibe programas nacionais e regionais. Segundo dados do site6 oficial da EPTV, juntas as quatro praças atingem uma população de dez milhões de habitantes em 300 municípios do interior de São Paulo e Sul de Minas.

Conforme Bazi (2001, p. 87) o modelo de emissora regional, adotado pela EPTV, é de extrema importância para uma região e para a comunidade local, pois é através da TV regional que o público possui a oportunidade de se ver retratado na tela da televisão, tentando talvez obter, de alguma maneira, respostas aos seus anseios ou, simplesmente sentir-se mais próximos de seus direitos. E foi isso que a EPTV fez ao trazer o regional como principal fonte de sua programação, seja em seu telejornal ou programas específicos. Segundo Rosana Zaidan foi um “compromisso selado com o homem da cidade e do campo” (EPTV, 1998, p.109).

No documento Download/Open (páginas 63-67)

Documentos relacionados