• Nenhum resultado encontrado

A Escola Secundária da Baixa da Banheira – Caraterização e Organização

Figura 7 - Planta esquemática da Escola Secundária do Vale da Amoreira

A escola Secundária da Baixa da Banheira foi construída em 1977, entrando logo em funcionamento nesse mesmo ano letivo. Só depois, em 1987, foram acrescentados os espaços verdes e, dois blocos em 1990. Em 1997, foi remodelado o espaço desportivo. Faltava, no entanto, o pavilhão desportivo e nesse âmbito foi estabelecido um acordo com a camara municipal e a direção regional de educação de Lisboa (DREL) segundo o qual, os custos da construção do pavilhão seriam comparticipados através do orçamento de estado, em 70%.53 A camara municipal procedeu à execução dos projetos das

especialidades, assumindo os custos daí resultantes. Apesar deste esforço o projeto não foi para a frente, ficando sucessivamente excluído dos investimentos financiados através da União Europeia.

A escola secundária continua, através do seu nome, associada à freguesia da Baixa da Banheira, uma vez que a sua construção data de um período em que o Vale da Amoreira ainda não se tinha tornado uma freguesia independente, sendo por isso o seu nome formal: Escola Secundária da Baixa da Banheira. Está, em curso, na Assembleia Geral da Escola a discussão de um Patrono, para que a escola espelhe, não a freguesia a que pertence, mas uma inspiração histórica54.

Não é possível olhar para uma escola de forma isolada, há que vê-la e analisá-la como um produto do meio em que está inserida. Desta forma, os problemas que caraterizam a zona do Vale da Amoreira acabam por passar os portões da escola. Curiosamente não tanto como seria de esperar, talvez pelo trabalho notável que docentes, auxiliares e a própria comunidade desenvolvem tendo em vista que aquela escola seja um lugar pacífico

53 Tatiana Marques op. cit., p. 132. 54 Idem, ibidem, p. 135.

36

e de aprendizagem. O próprio edifício escolar reflete esta dicotomia. Enquanto o espaço dentro dos portões da escola é bastante agradável, repleto de espaços verdes, murais coloridos que inspiram sentimentos positivos nos alunos, o espaço em redor é vincadamente marcado pelas construções em altura de um bairro social, pouco cuidado, como mostram as imagens em baixo.

Figura 8 - Descampado em frente à escola

Figura 9 - Prédios degradados que rodeiam a escola Figura 10 - Vista de Satélite

da escola

O abandono escolar é uma grande preocupação de toda a comunidade educativa. Existe um grande esforço por parte de todas as instituições para resolver este problema de forma a que o Vale da Amoreira ultrapasse o estigma que o caracteriza.

Existe, porém um novo problema que se junta a este, a diminuição de população no concelho é bastante preponderante, o que leva a uma redução dos alunos na escola, em todos os níveis de ensino. No panorama geral da escola só a vertente da formação profissional veio contrariar, um pouco, a fuga dos jovens da freguesia para as escolas do concelho do Barreiro.

37

Segundo o projeto educativo a escola apresenta vários constrangimentos a nível interno e alguns a nível externo. Destacamos os seguintes:

Nível externo

- Concelho com um tecido empresarial débil - Privação económica e social extrema das famílias - Baixa escolaridade das famílias

- Jovens com percursos pessoais e escolares acidentados  Nível interno

- Dificuldades no domínio da Língua Portuguesa por parte da maioria dos alunos - Elevado grau de absentismo dos alunos

- Dificuldade em envolver os encarregados de educação/pais no processo educativo dos seus educandos

- Insatisfação relativamente a alguns serviços e falta de algumas instalações e equipamento

De todas as dificuldades apontadas no projeto educativo, são estas as quais tivemos contacto de forma direta, por exemplo em todos as aulas demos ou assistimos havia problemas com o projetor, o cabo ou computador, levando a que, por vezes, tivéssemos de mudar de sala. Ou de forma indireta, através de conversas com a professora cooperante e com outros docentes da escola.

Relativamente aos pontos fortes da escola, considero relevante mencionar: - Taxa de sucesso escolar nos cursos profissionais superior à média nacional

- Relação humana afetiva e de proximidade entre os membros da comunidade educativa

- Empenho do corpo de docentes e não docentes no exercício das suas funções

- Corpo docente estável capaz de assegurar disciplinas de diferentes currículos (regular, profissional, educação e formação, educação e formação adultos)

38

Figura 11 - Exemplo de um dos espaços verdes que ajuda a caracterizar a escola

É de acrescentar ao que já foi mencionado que aproximadamente 1/3 dos jovens adultos da freguesia não completou o ensino básico o que levou a escola a apostar em cursos para adultos.

Desta forma a visão da escola passa por propiciar aos seu estudantes “condições para o desenvolvimento dos requisitos necessários para se tornarem cidadãos ativos e produtivos” de a forma contribuírem para a região em que se insere, bem como para outras regiões do mundo devido às características migratórias da população em causa.55

Figura 12 –Pátio à entrada da Escola. A escola tem feito um grande esforço para “colorir” a realidade que a

rodeia. As palavras presentes nesta imagem falam por si.

55 Projeto Educativo da Escola Secundária do Vale da Amoreira – [Em Linha]. [consult.15.9.2017].

Disponível em WWW:<URL: http://esbb.pt/modules/tinycontent/pdf/Projecto_Educativo_de_Escola.pdf, p. 7.

39

A associação de pais e encarregados de educação da escola secundária Baixa da Banheira tem vindo a trabalhar no sentido de agrupar os pais e encarregados de educação dos alunos promovendo a participação na gestão democrática do ensino conforme estipulado na Constituição da República e leis regulamentares. Está legalizada desde 11 de julho de 1988. 56

Um elemento importante da escola é sem dúvida o seu clube de ciência, que parece contar com bastante aderência por parte dos estudantes, como forma de ocupar os tempos livres e de aprofundar os conhecimentos. E ofereceu a comunidade escolar dois aquários bastante bonitos à entrada do bloco 3.

Figura 13 - Os dois aquários presentes no bloco 3.O primeiro é água salgada, o segundo é de água doce. Ambos apresentam uma variedade muito interessante de espécies marinhas.

Apesar da paisagem que rodeia a entrada da escola não ser a mais agradável é de mencionar que a Biblioteca do Vale da Amoreira situa-se a alguns metros de distância da escola. Foi inaugurada a 10 de junho de 1990. Surgiu como forma de colmatar as necessidades ao nível da educação e cultura, dando apoio aos jovens que frequentam o ensino.57

56 Tatiana Marques, op. cit., p.136. 57 Idem, ibidem, p. 137.

40 Figura 14 - Biblioteca do Vale da Amoreira

41

Documentos relacionados