• Nenhum resultado encontrado

A estrutura administrativa

No documento Ana Carolina Colacioppo.pdf (páginas 39-42)

1.2. A organização da dinâmica escolar

1.2.2. A estrutura administrativa

Para atender a toda estrutura administrativa, a escola conta, atualmente, com dois diretores e três coordenadoras pedagógicas, sendo que duas dedicam-se às turmas observadas. Uma delas ocupa-se da coordenação geral das turmas em conjunto com outra que tem compromisso apenas com as turmas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A escola conta, também, com três secretárias, uma coordenadora de inspetores e serventes.

O calendário escolar do colégio Fênix é elaborado anualmente pela direção da escola e submetido à análise do corpo docente nas reuniões de planejamento. O calendário anual é organizado adequando-se ao mínimo de duzentos dias letivos, excluído o tempo reservado aos exames finais; a carga horária mínima anual de oitocentas horas também é respeitada na instituição, sendo que a soma sempre ultrapassa a mínima prevista. Portanto, a organização escolar está de acordo com o previsto no inciso I do artigo 24 da LDB.

Na escola Fênix, a freqüência mínima exigida nas disciplinas é de setenta e cinco por cento do total das horas letivas, respeitando as orientações expostas no artigo 24 da LDB.

Os alunos da Educação Infantil, dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que estudam na escola Fênix obedecem horários diferentes de entrada, de intervalo e de saída, não só devido ao fato de que a quantidade de horas-aula freqüentada é diferente entre os níveis de ensino, mas também porque tal organização facilita o funcionamento da administração burocrática, que, conforme Weber (1976), em igualdade de condições e de uma perspectiva formal e técnica, é o tipo mais racional, e é essencial para o atendimento das necessidades de muitas pessoas num mesmo espaço.

No que tange aos anos iniciais do ensino fundamental, as crianças ficam, no mínimo, quatro horas e meia por dia na escola. No entanto, vinte minutos são reservados aos intervalos, em que os alunos comem e brincam. Assim, a jornada escolar obrigatória inclui pouco mais de quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, respeitando, portanto, o mínimo de quatro horas de trabalho realizado em sala de aula diariamente estabelecido no artigo 34 da LDB.

A entrada e a saída das crianças ocorrem em um pátio da escola Fênix; nesses momentos as crianças são observadas por inspetores. Esses têm diferentes atribuições: um cuida da portaria, outro entrega a criança à pessoa que está autorizada a pegá-la no momento da saída e recebe-a na entrada, e um terceiro cuida da disciplina das crianças que brincam enquanto aguardam a pessoa que vem buscá-las na saída ou que brincam enquanto não toca o sinal de entrada para as salas de aula. Nesse pátio há bancos de madeira, mas as crianças raramente sentam, elas brincam, correm bastante nesses momentos.

Na escola Fênix, há três secretárias bem dedicadas ao trabalho e informadas sobre a maioria dos assuntos que estão em pauta na escola. Elas trabalham em período integral e abrem a sala da secretaria antes dos alunos do período matutino chegarem e a fecham somente depois que todos os alunos que freqüentam as aulas no período vespertino foram embora. Essas profissionais trabalham na escola há mais de dez anos e costumam dividir a responsabilidade pela execução de todos os serviços de responsabilidade do grupo que trabalha na secretaria. As secretárias costumam saber sobre a maioria dos acontecimentos e do que foi planejado na escola, as necessidades da

escola, a respeito das opiniões e das reclamações dos pais, dos professores e dos gestores, sobre os momentos agendados a reuniões entre professores e gestores, professores e pais, os horários de aulas de recuperação, de forma que as informações referentes à dinâmica, à organização da escola fiquem centralizadas no âmbito da secretaria. Assim, a secretaria é o primeiro local visitado pelos educadores que trabalham na escola e pelos pais dos alunos no momento da chegada à instituição, pois as secretárias da escola auxiliam os agentes5 da escola a ordená-la, sendo profissionais essenciais à organização da rotina escolar.

O intervalo diário entre as aulas é de 20 minutos e nesse tempo as crianças primeiro devem comer e depois podem brincar. A maioria das crianças gosta das brincadeiras mais agitadas, poucas crianças brincam sentadas no momento do intervalo após o lanche.

Nesse intervalo, há um inspetor que fica em cada ambiente freqüentado pelas crianças com o objetivo de manter a disciplina durante o período, cuidar das crianças e auxiliá-las durante os momentos necessários.

No que se refere ao serviço de limpeza, na escola há três senhoras responsáveis por esse setor. Elas limpam todas as salas de aulas e a sala dos professores duas vezes por dia, sempre após as aulas dos períodos vespertino e matutino. Também mantêm os espaços da quadra, dos pátios e da cantina sempre limpos após os momentos em que são usados pelos alunos.

A maior parte das professoras responsáveis pelas salas dos anos iniciais do ensino fundamental leciona nessa escola há mais de dez anos. Esse grupo de professoras cursou o magistério do ensino médio e passou a cursar a Pedagogia anteriormente à promulgação da LDB 9.394 de 1996. Só duas das professoras responsáveis pelas classes trabalham na escola há menos de dois anos e têm menos de 30 anos, sendo o caso de uma das que colaborou durante a coleta de dados para esta pesquisa. As duas professoras que participaram da pesquisa são pedagogas sendo que uma delas tem especialização em Psicopedagogia.

No que se refere à localização da moradia do corpo docente do colégio Fênix, todas as professoras responsáveis pelas turmas dos anos iniciais do ensino

fundamental da escola moram no mesmo distrito, sendo que cerca da metade delas mora no próprio bairro em que a escola está situada.

As professoras que colaboraram durante a coleta de dados para esta pesquisa trabalham apenas na escola Fênix. O tempo de trabalho diário da maioria das professoras responsáveis pelas turmas das séries iniciais do ensino fundamental é todo dedicado ao compromisso apenas com a instituição selecionada como campo empírico deste trabalho. Somente duas professoras responsáveis por séries iniciais da escola Fênix trabalham em outra escola com compromisso diário lá.

Os professores das séries iniciais da escola Fênix raramente faltam, mas quando alguma ausência é necessária, a professora substituta assume a sala e utiliza as atividades de revisão elaboradas no início do semestre pela docente que faltou.

No intervalo, as professoras vão para a sala que lhes é reservada em local razoavelmente distante dos espaços das crianças, de modo que o barulho que ocorre no período não as atrapalha, pois não é escutado. Durante esse tempo, geralmente elas comem e conversam bastante, principalmente a respeito dos alunos e da elaboração dos trabalhos apresentados pelos alunos à comunidade escolar nas exposições promovidas em determinados finais de semana na escola.

As professoras entram e saem por local do prédio diferente do utilizado pelos alunos, pois a portaria reservada ao acesso para o estacionamento utilizado pelos funcionários da instituição é a mais freqüentemente utilizada pelo corpo docente.

Todas as atividades elaboradas pelas professoras são analisadas pela coordenadora pedagógica das séries iniciais, que as encaminha para a reprodução após a análise dos exercícios. A coordenadora pedagógica também acompanha o desempenho escolar das crianças e auxilia as professoras no agendamento e conversa com os pais.

No documento Ana Carolina Colacioppo.pdf (páginas 39-42)